logo Melhores Destinos

Lugares para viajar em setembro – 28 opções para suas férias

Camille Panzera
Camille Panzera
30/03/2021 às 5:00

Lugares para viajar em setembro – 28 opções para suas férias

Vai viajar em setembro? Está com férias marcadas neste mês? Aqui você confere nossas dicas dos melhores lugares para viajar em setembro e escolher onde desfrutar de suas férias com tranquilidade.

Lugares para viajar em setembro

Setembro é uma escolha interessante de período para viajar. O mês costuma ser de média/baixa temporada em muitos destinos mundo afora, o que significa que você poderá encontrar hotéis com diárias a preços mais baixos do que o normal e cidades não tão cheias.

Para quem decide viajar dentro do Brasil, uma vantagem desse mês é que não costuma ter nem temperaturas muito frias e nem muito quentes. Entretanto, como há um feriado no dia 7 de setembro, é importante notar que o fim de semana próximo a esse dia você poderá encontrar cidades mais cheias. Se não quiser tumulto, escolha sempre não viajar no feriado.

Para quem decide ir para a Europa, setembro é um ótimo mês! A vantagem é ainda poder aproveitar um pouco do verão europeu, mas sem cidades lotadas como acontece em agosto, período de férias escolares no hemisfério norte.

Outro ponto positivo é que passadas as férias de agosto, as chances de conseguir bons preços nas passagens aéreas para Europa e Estados Unidos é grande! Nos Estados Unidos, o destaque fica por conta de Orlando, já que esse mês é excelente para quem deseja conhecer os parques da Disney e Universal sem enfrentar longas filas nas atrações.

Leia também:
Lugares para viajar em outubro
Lugares para viajar em novembro
Lugares para viajar em dezembro

Lugares para viajar em setembro no Brasil

1 – Fernando de Noronha

Temperaturas em setembro: Média Máxima 28°C / mínima: 24°C
Precipitação: 17 mm

Setembro é o mês ideal para quem deseja conhecer Fernando de Noronha com águas tranquilas e cristalinas. O destino-desejo de muitos brasileiros fica badalado (e mais caro!) durante o verão, e por volta de setembro que você encontrará um mar mais tranquilo, ideal para a prática de mergulho e para curtir o mar sem se preocupar com o tamanho das ondas, já que nesse período o mar está calmo! Para quem quer curtir praias lindas e mar tranquilo, certamente é um dos melhores lugares para viajar em setembro dentro do Brasil!

Fernando de Noronha

Leia também

2 – Diamantina, Minas Gerais

Temperaturas em setembro: Média Máxima 24°C / mínima: 1°3C
Precipitação: 39 mm

Com poucas chuvas no mês de setembro, a pequena cidade de Diamantina, localizada a 300 km da capital Belo Horizonte e é ponto de partida de uma das rotas mais populares para o turismo mineiro: A Estrada Real. Por muitos anos esquecida pelos visitantes, Diamantina recebeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1999 e desde então busca novos rumos para o turismo. E setembro é um dos meses que Diamantina recebe a Vesperata, concertos noturnos e ao ar livre que ocorre nos fins de semana, deixando as noites da cidade bastante animadas.

lugares para viajar em setembro

Diamantina, Minas Gerais / Imagem: Monique Renne

3 – Jalapão, Tocantins 

Com uma estação chuvosa e uma estação seca, setembro é um mês ideal para quem deseja visitar as lindas paisagens naturais dessa região do Tocantins sem risco de pegar dias chuvosos. Um dos melhores destinos do Brasil para os amantes do ecoturismo, o Jalapão ainda está sendo descoberto pelos viajantes que gostam de desbravar novos roteiros. O difícil acesso ajuda a preservar a região, que ainda recebe poucos turistas em busca das atrações do cerrado.

Jalapão, Tocantins / Imagem: Monique Renne

4 – Ouro Preto, Minas Gerais

Temperaturas em setembro: Média Máxima 25°C / mínima: 15°C
Precipitação: 57 mm

Localizada a apenas 100 km da capital Belo Horizonte, Ouro Preto é ótima pedida para um passeio de bate e volta e também para dias de intenso mergulho na história e arte do Brasil. A cidade respira o período colonial brasileiro e andar por suas ladeiras nos leva direto ao século XVIII, quando a corrida do ouro tomou força e a cidade se tornou uma das mais importantes do país. Setembro é um mês de poucas chuvas em Ouro Preto e de temperaturas amenas, que podem ser ideias para fazer uma viagem romântica em um fim de semana!

5 – Tiradentes, Minas Gerais

Temperaturas em setembro: Média Máxima 24°C / mínima: 15°C
Precipitação: 66 mm

O colorido dos casarões coloniais de Tiradentes inebria os visitantes que chegam à região. Aos pés da Serra de São José, a cidade preserva a história e arquitetura do século XVIII em suas construções, igrejas e cenários bucólicos que a transformam em um dos mais charmosos destinos de Minas Gerais. Assim como acontece em Ouro Preto, setembro é um bom mês para visitar Tiradentes, não pegar tantas chuvas e curtir um friozinho gostoso durante a noite

lugares para viajar em setembro tiradentes

Tiradentes, Minas Gerais / Imagem: Monique Renne

6 – Paraty, Rio de Janeiro

Temperaturas em setembro: Média máxima 23°C / mínima: 16°C
Precipitação: 134 mm

A cidade alia turismo histórico, paisagens naturais exuberantes, pousadas charmosas, excelente gastronomia e um intenso movimento cultural. É destino para quem deseja descansar, mas não necessariamente desplugar do mundo. Em setembro a cidade não costuma receber tantas chuvas como no verão e pode ser um bom período para conhecer a cidade. Lembre-se, no entanto, que o feriado costuma deixar Paraty bastante cheia!

lugares para viajar em setembro paraty

Paraty, Rio de Janeiro / Imagem: Monique Renne

7 – Bonito, Mato Grosso do Sul

Temperaturas em setembro: Média Máxima 32°C / mínima: 19°C
Precipitação: 79 mm

Considerado um dos melhores destinos para ecoturismo no Brasil, Bonito realmente faz jus ao nome que recebeu e se destaca por ser uma cidade com turismo organizado, com inúmeras belezas naturais. Seus rios cristalinos cheios de peixes, cachoeiras e cavernas podem ser conhecidos durante o ano inteiro, mas setembro tem o diferencial de ser um mês com poucas chuvas, ideais para a prática de atividades ao ar livre.

Bonito, MS

8 – Arraial d’Ajuda, Bahia

Temperaturas em setembro: Média Máxima 26°C / mínima: 20°C
Precipitação: 78 mm

O distrito de Porto Seguro é um ótimo destino para quem procura praia em setembro. O índice de chuvas nesse mês é baixo e as médias de temperatura mínima e máxima variam entre 20 e 26 graus – não faz frio em Arraial d’Ajuda, então é realmente um bom mês para curtir o mar. Arraial tem praias belíssimas, pousadas charmosas, um centrinho com lojas muito legais e bastante tranquilidade. Não é um mês que as praias ficam lotadas, por isso é ótima oportunidade para quem procura um pouco de descanso e tranquilidade.

porto seguro

Arraial d’Ajuda, Bahia / Imagem: Camille Panzera

9 – Alter do Chão, Pará

Temperaturas em setembro: Média Máxima 31°C / mínima: 21°C
Precipitação: 34 mm

Considerada um dos melhores destinos de praia do Brasil, a vila paraense às margens do rio Tapajós está cercada pela floresta Amazônica e tem lindas praias de água doce. Alter do Chão realmente surpreendente não apenas suas belezas naturais como também pela cultura dessa região tão bonita, autêntica e que evidencia um Brasil muito diferente de outras partes do país. A temporada seca por lá, ou seja, quando os rios formam as praias, vai de agosto a dezembro.

praias no brasil

Alter do Chão, Pará / Imagem: Monique Renne

10 – Jericoacoara, Ceará

Temperaturas em setembro: Média Máxima 24°C / mínima: 15°C
Precipitação: 66 mm

Setembro é um ótimo mês para pegar pouca (ou nenhuma chuva) em Jericoacoara, destino muito popular no nordeste do país e com lindas paisagens. Nessa época é também grande a ocorrência de ventos, então se você gosta de praticar windsurf ou kitesurfe, é a melhor época para realizar suas viagens!

lugares viajar em setembro jericoacoara

Jericoacoara, Ceará / Imagem: Camille Panzera

Outras boas opções de destinos para visitar o ano todo:

Arraial do Cabo, Belo Horizonte, Brasília, Búzios, que é considerada uma das melhores praias do Brasil, Chapada Diamantina, Curitiba, Foz do Iguaçu, Gramado, Itacaré, Península de Maraú, São Paulo e Trancoso.

Lugares para viajar em setembro – destinos internacionais

11 – Orlando, Estados Unidos

Temperaturas em setembro: Média Máxima 32°C / mínima: 22°C
Precipitação: 153 mm

A capital mundial da diversão já é uma velha conhecida dos brasileiros e para quem deseja visitar ou revisitar a cidade, setembro pode ser o mês ideal. É um mês que geralmente encontra-se de poucas filas nas atrações dos parques temáticos e que tem temperaturas agradáveis. Com menos filas você pode aproveitar muito melhor seu tempo em Orlando!

lugares para viajar em setembro disney orlando

Disney, Orlando / Imagem: Camille Panzera

12 – Albânia

Temperaturas em setembro: Média Máxima 27°C / mínima: 13°C
Precipitação: 40 mm

Com preços baixos e praias de águas cristalinas, a Albânia é um destino ainda novo e pouco difundido entre os brasileiros. Localizado entre Itália e Grécia, o lugar tem uma litoral belíssimo, boa gastronomia e paisagens encantadoras. Mas o melhor de tudo é poder aproveitar os baixos preços do país, que tornam o turismo bastante econômico, mesmo na Europa.

13 – São Francisco, Estados Unidos

Temperaturas em setembro: Média Máxima 21°C / mínima: 12°C
Precipitação: 5 mm

O fim do verão é um dos melhores momentos para visitar uma das cidades mais bonitas da América do Norte, com um clima agradável e festivais ocorrendo em suas ruas. São Francisco fica muito animada entre junho e setembro e com pouca ocorrência de chuvas. A cidade se desenvolveu entre colinas e se diferencia — e muito! — de outras cidades do país, com moradores simpáticos e deliciosos programas ao ar livre, estilo de vida característico dos californianos!

lugares para viajar em setembro sao francisco

São Francisco / Imagem: Monique Renne

14 – Bali, Indonésia

Temperaturas em setembro: Média Máxima 29°C / mínima: 24°C
Precipitação: 40 mm

Reconhecida pelas excelentes praias para surf, pelas paisagens inusitadas e templos cercados por natureza, Bali é um destino econômico e ideal para conhecer uma nova cultura. A ilha tem um povo muito acolhedor, ótima gastronomia e hotéis excelentes por preços baixos. Entre os destaques da ilha estão o Templo de Uluwatu, na frente de um costão rochoso, os terraços de arroz, e a animada vida noturna de Seminyak.

viagem em setembro bali

Bali, Indonésia / Imagem: Camille Panzera

15 – Armênia e Geórgia

Temperaturas – Armênia: Média Máxima 28°C / mínima: 12°C
Precipitação: 10 mm

Temperaturas – Geórgia: Média Máxima 26°C / mínima: 15°C
Precipitação: 40 mm

Geórgia e Armênia são duas ex-repúblicas soviéticas localizadas no Cáucaso, uma região tão bonita quanto (ainda) desconhecida no mundo. Geograficamente na Ásia e culturalmente na Europa, ambos os países guardam semelhanças e diferenças sutis entre si. Somente uma viagem com calma por suas belas paisagens, conhecendo a história e explorando a rica culinária local é capaz de dar o devido valor a esses destinos que, pouco a pouco, começam a ganhar espaço nos melhores roteiros turísticos.

16 – Buenos Aires, Argentina

Temperaturas em setembro: Média Máxima 19°C / mínima: 9°C
Precipitação: 68 mm

A capital argentina é a principal cidade que os brasileiros visitam no exterior, fato que se explica não apenas pela proximidade com o Brasil, mas também pela enorme variedade de coisas para ver e fazer. A cada viagem, uma nova surpresa: mais pontos turísticos, mais restaurantes, mais lojas e o mesmo charme de sempre – assim é a terra dos hermanos.

Buenos Aires é um destino completo, perfeito para o turismo e para conhecer uma nova cultura que tem tudo a ver com a nossa. Deixe de lado samba e feijão com arroz, mergulhe fundo no país do tango, das carnes, das papas fritas e, da cultura. Mesmo com a crise que o país vem enfrentando, a capital continua sendo um ótimo local para fazer passeios, espairecer e se divertir.

lugares para viajar em setembro

Buenos Aires / Imagem: Camille Panzera

17 – Atenas, Grécia

Temperaturas em setembro: Média Máxima 28°C / mínima: 20°C
Precipitação: 10 mm

Considerada uma das cidades mais espetaculares do mundo para os amantes de história, a capital da Grécia é berço da democracia e da civilização ocidental. É um verdadeiro museu a céu aberto, com excelente gastronomia e que pode servir de ponta pé para visitar as maravilhosas praias do país. Setembro, pós alta-temporada, é um ótimo período para visitar Atenas!

viagem em setembro atenas

Atenas, Grécia

18 – Marrocos

Temperaturas em setembro: Média Máxima 31°C / mínima: 21°C
Precipitação: 34 mm

O país africano é um dos mais visitados no continente, conhecido por suas paisagens únicas, oportunidades de compras, pela arquitetura característica e saborosa culinária. Esse período pode ser muito bom para visitar cidades como Marrakesh e Casablanca, já que não oferece temperaturas tão quentes. O ideal é separar alguns dias em seu roteiro para conhecer diferentes cidades do país, e também o Deserto do Saara, que oferece lindas paisagens.

viagem setembro marrocos

Imagem: allisonmacsas

19 – Bocas del Toro, Panamá

Temperaturas em setembro: Média Máxima 26°C / mínima: 22°C
Precipitação: 192mm

Considerado um dos destinos panamenhos mais visitados, Bocas del Toro tem boa estrutura e excelentes praias. O arquipélago fica voltado para o Mar Caribenho, próximo da fronteira com a Costa Rica e é visitado por surfistas. É um lugar com chuvas abundantes ao longo de todo ano, mas setembro é um dos meses que menos chove e por isso ele integra nossa lista de destinos para serem visitados nesse mês.

viagem setembro bocas del toro

Bocas del Toro, Panamá / Imagem: Monique Renne

20 – Cidade do México, México

Temperaturas em setembro: Média Máxima 23°C / mínima: 10°C
Precipitação: 102 mm

Com status de uma das maiores metrópoles do mundo, a Cidade do México atrai pela diversidade do turismo, que agrada tanto a quem busca roteiros históricos quanto os que preferem destinos ligados à arte, entretenimento, gastronomia e compras. É o tipo de lugar onde você poderá explorar a vida real e não se sentir apenas um visitante. Aliás! Por lá o turismo é intenso e repleto de opções. Prepare-se para montar um bom roteiro, consultar muitas vezes o mapa, experimentar vários meios de transporte e tentar não perder tempo demais no trânsito. A cidade é mesmo um tanto caótica, mas isso a torna ainda mais interessante para quem gosta de viver intensamente os destinos de viagem.

viagem em setembro cidade do mexico

Cidade do México / Imagem: Monique Renne

21 – Barcelona, Espanha

Temperaturas em setembro: Média Máxima 25°C / mínima: 18°C
Precipitação: 73 mm

A segunda maior cidade da Espanha é conhecida pelo ritmo descontraído, pelas praias que ficam lotadas o verão, pela maravilhosa gastronomia e por sua arquitetura, que mistura do estilo gótico aos grandiosos inventos de Antoni Gaudí. Ao visitar a cidade, reserve um tempo para caminhar a pé por suas lindas ruas, visite a incrível Sagrada Família, um templo religioso que é cartão-postal da cidade e assegure-se de curtir um passeio pela Rambla e La Boquería, um ótimo mercado.

lugares para viajar em setembro

Barcelona / Imagem: Camille Panzera

22 – Washington, Estados Unidos

Temperaturas em setembro: Média Máxima 26°C / mínima: 17°C
Precipitação: 94 mm

A capital dos Estados Unidos está longe de ser uma cidade entediante e oferece os mais variados programas aos seus visitantes. Com belos parques, importantes memorais e museus variados, Washington DC é uma bela surpresa, fica florida e muito animada nesse período do ano. Veja aqui todas as dicas do que fazer em Washington!

viagem setembro

Washington, Estados Unidos

23 – Istambul, Turquia

Temperaturas em setembro: Média Máxima 24°C / mínima: 15°C
Precipitação: 46 mm

Istambul é um destino surpreendente, com mesquitas incríveis, animadas ruas de compras, uma gastronomia maravilhosa e muitas atrações. É um destino para conhecer e aprender sobre uma cultura bem diferente da nossa, que tem muita história e já passou por grandes mudanças! A maior cidade da Turquia também pode ser o ponto de partida para conhecer a região da Capadócia, outro destino muito legal no país, com formações rochosas bem diferentes e voos de balão memoráveis.

lugares para viajar em setembro

Istambul, Turquia

24 – Normandia, França

Temperaturas em setembro: Média Máxima 19°C / mínima: 20°C
Precipitação: 50 mm

Considerado um dos destinos mais surpreendentes da França, a Normandia alia belas paisagens às atrações históricas. A região tem diferentes cidades e cerca de 600km de litoral, que já foram tanto cenário de grandes guerras como inspiração para importantes pintores. A cereja do bolo da Normandia é o Monte Saint-Michel, uma pequena ilhota murada, que abriga uma abadia que dá nome ao lugar.

destinos para viajar em setembro

Rouen, França / Imagem: Monique Renne

25 – Namíbia

Temperaturas em setembro: Média Máxima 26°C / mínima: 15°C
Precipitação: 0 mm

Ganhando adeptos pelo turismo fácil, a Namíbia é um excelente local para começar a explorar o continente africano. Ela é conhecida por ser a “África para Iniciantes”, porque não exige muita experiência do viajante, tem bons preços, fauna incrível e belezas naturais diversas. Que tal fazer um safári e no Etosha Nacional Park ou visitar o Deserto da Namíbia? Certamente você voltará de viagem renovado depois de conhecer tão lindas paisagens naturais!

lugares para viajar em setembro

Namíbia / Imagem: Monique Renne

26 – Cairns, Austrália

Temperaturas em setembro: Média Máxima 27°C / mínima: 18°C
Precipitação: 30 mm

Localizada na costa leste da Austrália, em Queensland, Cairns é um destino muito legal para ter como base ao visitar a Grande Barreira de Corais, o maior organismo vivo da Terra! A cidade tem uma excelente estrutura, permite conhecer mais de perto a cultura do povo aborígene e a floresta tropical da região, de uma beleza inesquecível!

destinos para viajar em setembro

Grande Barreira de Corais, Austrália / Imagem: Camille Panzera

27 – Vale do Loire, França

Temperaturas em setembro: Média Máxima 21°C / mínima: 11°C
Precipitação: 53 mm

O Vale do Loire é uma região de cerca de 800km² que abriga várias cidades históricas e castelos construídos ao longo de rios como o Cher, o Vienne e, principalmente, o rio Loire. Essa região serviu de refúgio para a nobreza francesa, que, especialmente durante os séculos XV e XVI, construiu seus châteaux, castelos e palácios de proporções magníficas, residências de férias ou permanentes que mesclam o estilo medieval e o renascentista.

O “jardim da França” (como ficou conhecido o Vale do Loire) é hoje um grande destino turístico, procurado, principalmente, pelos aficionados por história e pelos românticos amantes de um cenário digno de filme.

lugares para viajar em setembro

Castelo do Vale do Loire, França / Imagem: Camille Panzera

28 – Irã

Temperaturas em setembro: Média Máxima 30°C / mínima: 16°C
Precipitação: 12 mm

Lar de desertos de dunas itinerantes, montanhas cobertas de neve e praias de água azul cristalina. Do povo mais hospitaleiro do mundo, que considera visitantes como um presente de Deus. Da arte e poesia que mantêm sua essência na intangibilidade da tradução. O Irã é um mistério para muitos brasileiros, mas em nosso Guia do Irã, você poderá ter mais informações e assim visitar esse novo destino!

Outras boas opções de destinos internacionais par:

Amsterdã, Barcelona, Berlim, Bruxelas, Buenos Aires, GenebraKuala Lumpur, Las Vegas, Lima, Lisboa, Londres, Montevidéu, Montreal, Nova York, Paris, Santiago, Singapura, Toronto, Veneza e Zurique.

E você, já esteve em algum desses destinos? Vai viajar para outra cidade neste mês? Divida conosco suas dicas de viagem e sugestões de lugares para viajar em setembro!