Viagens baratas! 15 lugares incríveis para visitar no Brasil pagando pouco!
Viagens baratas! 15 lugares incríveis para visitar no Brasil pagando pouco!
Quais são os melhores lugares para fazer viagens baratas no Brasil? Nosso país tem diversos destinos maravilhosos a serem explorados. Melhor ainda se a viagem for feita gastando pouco, não é mesmo?
Nossos leitores avaliaram de 1 a 10 a relação custo-benefício das cidades que conheceram na última edição do Prêmio Melhores Destinos. Com base nos resultados, listamos 15 melhores destinos para viajar barato pelo Brasil, confira!
Leia também:
– Os Melhores Destinos de viagem no Brasil!
– As melhores praias do Brasil
Viagens baratas no Brasil
1. João Pessoa
A cidade de João Pessoa, na Paraíba, lidera a nossa lista de melhores destinos para viajar barato! De acordo com os leitores que participaram da pesquisa, a cidade é a que tem melhor custo-benefício entre os destinos de turismo do Brasil, com nota 8,55 nesse quesito!
Pensar no Nordeste brasileiro é pensar em praias, coqueiros e clima quente o ano todo. Em João Pessoa, capital paraibana, o cenário não é diferente. A cidade ainda é um mistério para muitos brasileiros, que ouvem falar mais das capitais vizinhas quando o assunto é turismo, mas é exatamente a oportunidade de conhecer um local em processo de crescimento o que a torna interessante.
Jampa – como é carinhosamente chamada por seus moradores – é uma capital que mistura tranquilidade e beleza. Quem viaja à cidade percebe seu ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços. A orla da cidade, com edifícios baixos, muitos coqueiros e toda a proximidade com o mar que um visitante merece, é um convite para andar e sentir a brisa do mar. Isso tudo sem falar na culinária, que mistura peixes e frutos do mar aos sabores do sertão sem exagerar no preço – o paladar e o bolso agradecem.
2 – Chapada Diamantina
A Chapada Diamantina é um paraíso para os viajantes que procuram ecoturismo e o turismo de aventura. A região, de onde faz parte o Parque Nacional da Chapada Diamantina, oferece diversas atrações e atividades – para se ter uma ideia, são mais de 360 cachoeiras catalogadas. Além de todas as suas belezas naturais, a Chapada Diamantina ainda encanta com lindas cidades históricas, gastronomia bem elaborada e um povo hospitaleiro.
Lençóis é a porta de entrada para quem vai visitar a Chapada mas, ainda que seja a principal cidade, localidades como Mucugê, Vale do Capão, Igatu e Ibicoara também se destacam na recepção aos viajantes.
O pôr do sol no alto do Morro do Pai Inácio abraça os turistas que chegam em busca de imersão na natureza da Chapada Diamantina. Do topo, a exuberante paisagem dá uma pequena ideia da dimensão da beleza que espera pelos viajantes. São mais de 38 mil km² ⏤ repletos de vegetação bem preservada, cachoeiras grandiosas, trilhas desafiadoras, grutas de beleza irretocável e charmosas cidades.
Tantas atrações juntas fazem da Chapada Diamantina um dos melhores destinos do Brasil para quem busca aventura e ecoturismo. Não faltarão cenários incríveis para os dias de viagem. E o melhor é saber que a Chapada Diamantina tem natureza para todo tipo de viajante: dos que buscam passeios bem fáceis até os que desejam aventura extrema. A Chapada Diamantina tem beleza para todo mundo – e preços acessíveis para todos!
Para chegar à Chapada Diamantina vale optar pelo transporte de carro, ônibus e até alguns voos que saem de Salvador rumo a Lençóis. Confira aqui os preços de passagens aéreas para Salvador.
Dicas de hotéis na Chapada Diamantina: Lendas do Capão Pousada, Pousada Solar Azul, Pousada Pé no Mato. Confira aqui mais opções de onde ficar na Chapada Diamantina.
3 – Diamantina
O terceiro destino com melhor custo-benefício segundo os leitores é Diamantina, Patrimônio Cultural da Humanidade declarado pela Unesco e ponto de partida da rota conhecida como Estrada Real.
Quem viaja para esse destino de Minas Gerais se encanta com os charmosos casarões e igrejas centenárias que compõem as ruas de pedras da cidade. Um final de semana ou até mesmo um feriado prolongado é o ideal para conhecer as principais arações de Diamantina, seja para percorrer as ladeiras do Centro Histórico, tomar um banho de cachoeira ou visitar suas lindas igrejas. E, claro, não podemos deixar de mencionar a deliciosa gastronomia mineira presente nos restaurantes da cidade.
Se estiver na dúvida por onde começar a viagem, confira nossas dicas com o que fazer em Diamantina. E, claro, pesquise aqui os melhores preços de passagem aérea para Minas Gerais.
Quer ficar hospedando nesse super destino turístico? Veja todas as nossas dicas aqui de onde ficar em Diamantina.
4. Pomerode
Na quarta posição da nossa lista de destinos baratos para viajar levando em conta o custo-benefício do Prêmio Melhores Destinos 2023, Pomerode é uma grata surpresa no interior de Santa Catarina. Perto das movimentadas Blumenau (cerca de 30 km) e Balneário Camboriú (97 km), Pomerode não tem tanto agito e é conhecida por ser uma cidade pacata e também por ser a cidade mais alemã do Brasil.
A Rota do Enxaimel é uma das atrações turísticas de Pomerode, e é no Bairro Testo Alto que fica o trecho que abriga a maior concentração fora da Europa de casas construídas com a técnica que dá nome ao percurso.
A Vila Encantada – um parque repleto de brinquedos, aventuras e dinossauros – e o Alles Park – onde fica a famosa Vila da Neve – são outros passeios imperdíveis em Pomerode.
O aeroporto mais próximo de Pomerode é o de Navegantes, localizado a cerca de 75 km de distância. Os demais são Joinville (87 km), Florianópolis (183 km) e Curitiba (187 km). Confira aqui todos os valores de passagens aéreas para Santa Catarina.
Onde ficar em Pomerode: Pousada Oma Helga, Hotel Bergblick, Pousada Max Pomerode, Casa Branca Pousada.
5. Maceió
Mais uma beleza nordestina em nosso ranking de viagens baratas! Imagina conhecer as maravilhas de Maceió e ainda gastar pouco? Segundo os leitores do Melhores Destinos, a cidade possui um ótimo custo-benefício.
Já cantava Luiz Gonzaga: “Alagoas tem joias tão caras que meus olhos não cansam de olhar / Uma delas és tu, Pajuçara, / Praia linda engastada no mar (…)”. Com um mar verde que não fica devendo em nada ao do Caribe, piscinas naturais de águas cristalinas e barreiras de corais que fazem com que as praias se tornem verdadeiras piscinas, Maceió e suas adjacências conquistam visitantes à primeira vista.
Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca – guarde esses nomes. A capital alagoana tem uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil e essas três praias são responsáveis por grande parte do sucesso da cidade. Arborizada e animada dia e noite, a orla de Maceió chama a atenção pelo movimento constante de pessoas. Com venda de artesanato e barracas ótimas para curtir a praia ou a vida noturna, o calçadão da orla é o coração da cidade.
As praias e os passeios são os principais atrativos turísticos da cidade. Fazer um passeio de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara é imperdível, bem como curtir o visual da Ponta Verde, com coqueiros para nenhum amante da natureza botar defeito. Jatiúca, com ondas mais fortes, é ideal para quem prefere mar mais agitado. Apesar da beleza incontestável, é preciso ficar atento aos relatórios de balneabilidade das praias, pois alguns trechos da orla podem ser considerados impróprios para banho.
Veja também:
– Os melhores preços de passagem aérea para Maceió
– Onde ficar em Maceió: Hotel Brisa Tower, Maceió Atlantic Suites, Meridiano Hotel, Maceió Mar Hotel. Veja mais dicas de hotéis em Maceió aqui.
6. Lençóis Maranhenses
Quando falamos em Lençóis Maranhenses, englobamos todas as cidades ao longo desse paraíso, como Barreirinhas, Atins e Santo Amaro, suas principais bases. Visitar os Lençóis Maranhenses é se encantar com centenas de lagoas de água doce cercadas por dunas grandiosas e nos mais diferentes e incríveis formatos, além de curtir lindas praias e rios.
Entre os passeios que os turistas mais procuram estão a Lagoa Azul, Lagoa Bonita e o circuito Vassouras – Mandacaru – Caburé, em Barreirinhas; Lagoa das Emendadas, Lagoa da Betânia, Lagoa da Andorinha e Lagoa da Gaivota, em Santo Amaro; a Lagoa Tropical e Lagoa da Capivara, em Atins.
A melhor época para viajar para os Lençóis Maranhenses é entre os meses de abril e setembro. Veja mais informações sobre quando ir aos Lençóis Maranhenses. Para quem deseja chegar aos Lençóis Maranhenses de avião, o melhor é pegar um voo até o Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ).
A maioria dos hotéis nos Lençóis Maranhenses não tem muito luxo, o que acaba deixando a viagem mais barata. Dicas de hotéis: Solar das Gaivotas Pousada, Pousada Barreirinhas, Pousada São José, Pousada Lins. Confira aqui mais hospedagens nos Lençóis Maranhenses.
7. Vitória
Vitória não é uma capital tão falada quanto as outras do Sudeste, mas nem por isso perde sua importância. A capital do Espírito Santo tem o seu charme, um ritmo mais tranquilo e preços sem exageros.
A cidade oferece belas paisagens que surpreendem quem a conhece pela primeira vez. Oferece boas praias e muita história: quem visita Vitória precisa caminhar pelo centro da cidade e conhecer o Palácio Anchieta.
Visitar a capital é também um convite a dar um pulo nas cidades vizinhas, como Vila Velha. E, claro, comer muito bem – impossível não provar a moqueca capixaba!
Para conhecer a capital do Espírito Santo e ter uma viagem barata, veja aqui todas as promoções de passagem aérea para Vitória. E confira também nossas dicas de hospedagem aqui, como Sleep Inn Praia do Canto, o Ibis Vitória Praia de Camburi ou o Champagnat Praia Hotel.
8. Foz do Iguaçu
Os leitores do Melhores Destinos colocaram Foz Do Iguaçu como o oitavo destino com o melhor custo-benefício para viajar no Brasil. E a cidade é realmente uma das mais visitadas do país, graças a toda sua beleza natural.
Principal atração de Foz do Iguaçu, a Cataratas do Iguaçu é considerada uma das 7 maravilhas naturais do mundo, e é realmente maravilhosa. Mas, além de visitar o Parque Nacional do Iguaçu, os turistas ainda têm paradas obrigatórias no Parque das Aves e também no Marco das Três Fronteiras – lembrando que a cidade está na tríplice fronteira com Argentina e Paraguai, o que possibilita uma visita rápida aos países vizinhos (e quem resiste a uma comprinha extra no Paraguai ou Argentina?)
Se sua ideia é já planejar uma viagem para esse que é um dos principais destinos do Brasil, comece a ver agora mesmo as promoções de passagens aéreas para Foz do Iguaçu em nossa página e também nosso Guia de Foz do Iguaçu.
Dicas de hotéis: Ibis Budget Foz do Iguaçu, Tarobá Hotel, San Juan Tour Foz, Mabu Thermas Grand Resort. Mais opções de hospedagem em Foz do Iguaçu aqui.
9. Itacaré
Foi-se o tempo que Itacaré era um reduto desconhecido e pouco explorado. A apenas 75 km de Ilhéus, esse destino baiano tem conquistado cada vez mais os turistas – e na opinião dos nossos leitores ele ainda é uma viagem barata, ainda mais se compararmos com outros destinos mais badalados do Nordeste.
É claro que, assim como na maioria de cidades turísticas, dá para gastar mais ou economizar em Itacaré, tudo depende do perfil do viajante. O certo é que Itacaré oferece as mais belas praias, algumas a poucos passos da pousada, outras para ir de carro ou encarando trilhas – seja qual for a escolha, o destino final é sempre surpreendente e encantador.
Já coloque as seguintes praias em seu roteiro: Prainha, Praia de São José, Praia da Engenhoca, Praia Havaizinho, Praia da Camboinha (ou Gamboa), Praia de Itacarezinho, Jeribucaçu e Arruda.
Para chegar a Itacaré, o melhor é descer de avião no Aeroporto de Ilhéus e depois pegar um transfer, ônibus ou alugar um carro. Confira aqui as melhores ofertas de passagem aérea para Ilhéus.
Opções de hospedagem em Itacaré: Pousada Pedra Torta, Pousada Ilha Verde, Pousada Villa Maeva, Pousada Vila do Dengo. Veja aqui mais hotéis e pousadas em Itacaré.
10. Urubici
A décima posição das viagens baratas no Brasil ficou com outro destino de Santa Catarina, Urubici. A cidade é famosa pelas paisagens e estrada exuberante, com lindas trilhas em meio à natureza. Cachoeiras, cavernas com inscrições rupestres, cânions e montanhas dão o tom da região.
Apesar de ser bastante procurada pelos aventureiros e por quem quer curtir lindas paisagens, Urubici acaba recebendo também muitos turistas no inverno, quando pode chegar até a nevar na cidade!
O aeroporto mais próximo de Urubici fica em Florianópolis, distante cerca de 170 km. Confira aqui os melhores preços de passagem aérea para Florianópolis.
Dicas de pousadas e hotéis em Urubici: Pousada Colina do Sol, Refúgio do Sol Campestre, Refúgio da Montanha, Pousada Pica Pau.
11. Poços de Caldas
É no sul de Minas Gerais que encontramos mais uma viagem barata de nossa lista. Poços de Caldas combina águas naturalmente quentinhas com o clima frio do outono e do inverno, mas é também uma cidade bastante procurada pelos turistas nas outras estações do ano.
As águas termais e terapêuticas são mesmo o grande atrativo de Poços de Caldas, distante 450 km de Belo Horizonte e 250 km de São Paulo, e a cidade atrai visitantes com o suntuoso balneário Thermas Antônio Carlos e os lindíssimos salões e piscina do Palace Hotel – ele fica bem no centro da cidade, o que já rende belas fotos.
Poços de Caldas tem ainda outros atrativos, como o mirante no alto do Cristo Redentor, o teleférico, praças e parques. Veja aqui as passagens aéreas para Minas Gerais e Resort em Poços de Caldas – 6 opções para você curtir o sul de Minas.
Sugestão de hotéis em Poços de Caldas: Ibis Poços de Caldas, Presidente Hotel, Minas Garden Hotel, Hotel Carlton Plaza, Vilage Inn All Inclusive Poços de Caldas.
12. Campina Grande
Campina Grande é conhecida como a cidade da maior festa de São João do mundo, mas ela tem muito mais a oferecer do que ‘apenas’ os festejos juninos.
A segunda cidade mais importante da Paraíba entrou na nossa lista de melhor custo-benefício de uma viagem na 12ª posição. É claro que o mês de junho é o mais procurado pelos turistas, sendo que agora em 2023 a cidade comemora os 40 anos de existência do maior São João do mundo, mas nos outros meses os viajantes podem também curtir essa cidade cheia de cultura, seus parques e museus, como o Museu de Arte Popular.
Campina Grande está localizada a 130 km da capital João Pessoa, e é na capital da Paraíba que fica o principal aeroporto do estado e que recebe a maioria dos voos. Confira aqui os melhores preços de passagem aérea para João Pessoa e já programe a sua viagem barata!
Onde ficar em Campina Grande: Intercity Campina Grande Citymix, Hotel do Vale, Hotel Village Confort Campina Grande, Garden Hotel.
13. Boipeba
A Ilha de Boipeba ainda pode ser considerada um paraíso pouco explorado na Bahia, ainda mais quando comparamos com outros destinos como Morro de São Paulo, Itacaré ou até mesmo Salvador. Distante menos de 90 km da capital baiana, Boipeba tem praias lindíssimas que vem aos poucos sendo procuradas pelos turistas, principalmente aqueles que querem descansar no meio de belíssimas paisagens naturais – pois relaxar de frente ao mar é realmente uma obrigação para quem chega a Boipeba.
Ir à praia acaba sendo o principal passeio turístico na cidade, assim como mergulhar nas piscinas naturais que se formam quando a maré baixa. Passeios de caiaque e canoa são outras atrações, assim como percorrer as ruas do povoado de Velha Boipeba à noite, em busca de um bom jantar. Uma dica é também visitar a ilha vizinha mais famosa (e mais agitada): Morro de São Paulo.
De avião, a maneira mais prática para chegar a Boipeba é descendo no Aeroporto de Salvador (para depois escolher entre pegar voo em avião de pequeno porte, carro, lancha/ferry boat ou ônibus). Confira aqui os preços de passagem aérea para a Bahia.
Dicas de hospedagem em Boipeba: O Céu de Boipeba, Pousada Pérola do Atlântico, Pousada Sossego, Pousada Canoa Nativa, Pousada Aldeia, a Pousada Fasani.
14. Barra Grande
A Praia de Barra Grande, no Piauí, ganhou destaque nos últimos anos pelo agito no Réveillon, mas as festas são só uma pequena parte deste paraíso, também conhecido por ser um destino de esportistas que buscam os ventos fortes no mar para praticar kitesurf e por turistas que querem curtir a natureza.
No final do ano, o destino acaba ficando um pouco mais caro para visitar por causa das festas de Réveillon, mas nos outros meses o valor é mais justo e a cidade também recebe muitos turistas. Os ventos mais fortes são um convite para a prática do kitesurf, mas não só isso: Barra Grande também serve de base para quem quer explorar a região do Delta da Parnaíba e faz parte da Rota das Emoções.
O aeroporto mais próximo de Barra Grande é o de Parnaíba, distante cerca de 70 km. A capital Teresina está a 400 km. Outra opção é pegar um voo para Jericoacoara, a 170 km de distância – veja aqui as passagens aéreas para Jericoacoara.
Onde ficar em Barra Grande: Pousada BGK, La Cozinha Bungalow, The Barra Grande Guesthouse & Hostel, Pousada Villa Zen, Be Caju Hotel.
15. Vila Velha
No top 15 das viagens baratas no Brasil, encontramos um outro destino do Espírito Santo: Vila Velha, pertinho da capital Vitória.
Vila Velha é a cidade mais antiga do Espírito Santo e a segunda mais populosa. Com 32 km de praia, algumas delas são consideradas as mais lindas do estado, como a praia de Itaparica e da Baleia.
Além das praias, Vila Velha ainda oferece um roteiro histórico que encanta os turistas, como a Torre de Santa Luzia, que foi inaugurada por Dom Pedro II, em 1871, e o Museu Vale, que narra a história da estrada de ferro que ligava Vitória ao estado de Minas Gerais.
Para quem vai viajar de avião até Vila Velha, a melhor maneira é ir até o aeroporto da capital. Veja todas as promoções de passagens aéreas para Vitória.
Hospedagens em Vila Velha: Itaparica Praia Hotel, Tulip Inn Vila Velha, Diamond Beach, Hotel Santorini.
E você, o que achou da lista? Acrescentaria algum destino brasileiro que também achou barato? Comente abaixo e ajude outros leitores!