logo Melhores Destinos

Viagens baratas! 10 lugares para visitar no Brasil pagando pouco!

Thayana Alvarenga
Thayana Alvarenga
16/12/2019 às 5:01

Viagens baratas! 10 lugares para visitar no Brasil pagando pouco!

O nosso Brasil tem diversos destinos maravilhosos a serem explorados. Melhor ainda se a viagem acontecer gastando pouco, não é mesmo? Os participantes do Prêmio Melhores Destinos 2019 avaliaram de 1 a 10 a relação de custo-benefício das cidades que conheceram. Com base nos resultados, listamos 10 melhores destinos para viajar barato pelo Brasil, confira!

Leia também:
Os Melhores Destinos de viagem no Brasil!
As melhores praias do Brasil

1. João Pessoa

A cidade de João Pessoa, na Paraíba, lidera a nossa lista com o melhor custo-benefício apresentado: 8.64! De acordo com os leitores, foi o destino mais barato que visitaram em 2019.

Pensar no Nordeste brasileiro é pensar em praias, coqueiros e clima quente o ano todo. Em João Pessoa, capital paraibana, o cenário não é diferente. A cidade ainda é um mistério para muitos brasileiros, que ouvem falar mais das capitais vizinhas quando o assunto é turismo, mas é exatamente a oportunidade de conhecer um local em processo de crescimento o que a torna interessante.

Jampa – como é carinhosamente chamada por seus moradores – é uma capital que mistura tranquilidade e beleza. Quem viaja à cidade percebe seu ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços. A orla da cidade, com edifícios baixos, muitos coqueiros e toda a proximidade com o mar que um visitante merece, é um convite para andar e sentir a brisa do mar. Isso tudo sem falar na culinária, que mistura peixes e frutos do mar aos sabores do sertão sem exagerar no preço – o paladar e o bolso agradecem.

2. Lençóis

Lençóis, na região da Chapada Diamantina, na Bahia, também foi lembrada pelos leitores. Segundo eles, é o segundo local mais barato para se viajar dentro do Brasil. Lençóis é a porta de entrada para quem vai visitar a Chapada mas, ainda que seja a principal cidade, localidades como Mucugê, Vale do Capão, Igatu e Ibicoara também se destacam na recepção aos viajantes.

O pôr do sol no alto do Morro do Pai Inácio abraça os turistas que chegam em busca de imersão na natureza da Chapada Diamantina. Do topo, a exuberante paisagem dá uma pequena ideia da dimensão da beleza que espera pelos viajantes. São mais de 38 mil km² ⏤ repletos de vegetação bem preservada, cachoeiras grandiosas, trilhas desafiadoras, grutas de beleza irretocável e charmosas cidades. Tantas atrações juntas fazem da Chapada Diamantina um dos melhores destinos do Brasil para quem busca aventura e ecoturismo. Não faltarão cenários incríveis para os dias de viagem. E o melhor é saber que a Chapada Diamantina tem natureza para todo tipo de viajante: dos que buscam passeios bem fáceis até os que desejam aventura extrema. A Chapada Diamantina tem beleza para todo mundo.

 

3. Jalapão

Um dos destinos mais procurados do momento, o Jalapão surpreende também nos preços. Foi a terceira melhor cidade votada pelos leitores do Melhores Destinos no quesito custo-benefício.

Enquanto o sol se põe em meio ao cerrado do Tocantins, as Dunas do Jalapão trocam de cor e ganham intenso tom de dourado entre os buritis. É nesse momento que a região se mostra ainda mais impressionante e quando o Jalapão deixa claro a dimensão de sua beleza. O dia está acabando, mas a viagem pela região está só no começo. O Jalapão reserva aos visitantes paisagens arrebatadoras em meio à imensidão de 34 mil quilômetros quadrados de área preservada, tudo permeado por veredas, chapadões e, diferente do que parece à primeira vista, muita água. Prepare-se para o intenso sol e tenha certeza de que sempre haverá um fervedouro ou um rio para aplacar o calor no meio do caminho.

O difícil acesso ajuda a preservar a região, que ainda recebe poucos turistas em busca das atrações do cerrado. Porém quem se aventurar nessa viagem não irá se arrepender. O Jalapão oferece aos turistas rios com água límpida e deliciosas quedas d’água, como a Cachoeira da Velha e a Cachoeira do Formiga; o raro fenômeno dos fervedouros, onde nascentes profundas se transformam em oásis que permitem aos visitantes flutuarem sem esforço algum; um conjunto de dunas douradas perfeitas para o pôr do sol; e formações rochosas que parecem ter saído do papel, de tão perfeitamente desenhadas pela natureza, como a Serra do Espírito Santo e a Pedra Furada.

4. São Miguel do Gostoso

A cerca de duas horas de Natal, no Rio Grande do Norte, está São Miguel do Gostoso, outro destino que também foi apontado pelos leitores por ter bons preços. O legal desta cidade é que é possível combiná-la com um tour pela capital, onde também há vários lugares bacanas para conhecer.

Imagine visitar um lugar onde os nativos são chamados de gostosos. Pois é… Em São Miguel do Gostoso são todos assim: gostosos e gostosas. A cidade ainda é pouco explorada pelo turismo, mas vem ganhando força nos últimos anos e pode ser uma boa opção para quem busca tranquilidade.

As praias de São Miguel do Gostoso ficam vazias por longos trechos de areia. Dunas, águas mornas e lindas formações rochosas fazem parte do cenário local. A cidade é muito simples, pacata e parece parada no tempo. Há diversas opções de pousadas no lugar, algumas mais simples e outras mais luxuosas. Quanto à gastronomia, espere comer peixes bem frescos.

5. Olímpia

A cidade de Olímpia, no interior de São Paulo, também ganhou espaço nesta lista. De acordo com os leitores, é uma boa opção para passear e economizar em SP! Situada entre as importantes São José do Rio Preto, Barretos e Ribeirão Preto, Olímpia é uma das cidades que mais recebe turistas no Brasil. Para se ter uma ideia, em 2018 foram mais de 2 milhões, o que representa 40 vezes a população da cidade que passa um pouco dos 50 mil habitantes. Tudo graças à descoberta de águas de fonte termal que jorraram como petróleo e fizeram o município se desenvolver e a cada ano abrir uma nova atração para os turistas.

A principal atração em Olímpia é o famoso Thermas dos Laranjais e suas atrações radicais. Mas os investimentos não pararam, em 2017 inaugurou o Hot Beach e neste ano um grupo de empresários gastou R$ 15 milhões para abrir o Vale dos Dinossauros de Olímpia.

6. Fortaleza

A capital cearense, Fortaleza também aparece entre as opções de viagens baratas pelo Brasil. Pode ser um ótimo destino para ser combinado com cidades próximas, como Jericoacoara e Canoa Quebrada.

Fortaleza é um dos destinos turísticos mais cobiçados no Brasil e, depois de conhecer a variedade de atrativos que a cidade oferece, fica fácil entender o porquê desse sucesso. Com o poder de agradar pessoas de todas as idades, a capital cearense mistura muitas coisas de que o brasileiro gosta: belezas naturais, cultura, música, diversão e uma culinária de tirar o chapéu.

São mais de 2,6 milhões de habitantes em uma cidade onde o mar estonteante está completamente integrado ao dia a dia. Seja para pegar um sol durante a manhã ou para caminhar à noite, o litoral é um dos grandes destaques da capital. A orla urbana de Fortaleza — acompanhada por edifícios altos e um calçadão movimentado — reúne as praias de IracemaMucuripe e Meireles, onde fica a feirinha de Artesanato, que todas as noites fica cheia de turistas. A cerca de 10 km dessa região fica a Praia do Futuro, a melhor praia da cidade para curtir o mar, ideal para quem busca estrutura e um pouco de sossego.

Leia também:
Praias de Fortaleza e arredores: quais as melhores para a sua viagem!

 

7. Caldas Novas

Caldas Novas, em Goiás, também é considerado um destino barato pelos leitores. Famoso destino de férias, ela e sua vizinha Rio Quente há décadas são um dos grandes destinos do centro-oeste brasileiro. Detentora de uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo, a região tem fontes de águas quentes naturais e com propriedades terapêuticas que fizeram o turismo local despontar.

Juntas, Caldas Novas e Rio Quente, embora cidades pequenas, recebem um número grande de turistas o ano inteiro. Suas fontes de água, com temperaturas que variam entre 36 e 70 graus, são o grande motivo do lugar fazer sucesso — depois de você passar 5 minutos curtindo o mergulho no conforto de uma piscina morna sem sentir vontade de sair, dá para entender porque o local se tornou um grande sucesso.

Casais, idosos e principalmente famílias com crianças adoram o lugar. Caldas Novas e Rio Quente são destinos para públicos distintos, mas que têm uma vontade em comum: relaxar e se divertir. As principais atrações da cidade giram em torno da água: são parques aquáticos, hotéis com piscinas quentes e clubes.

8.Cuiabá

Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso, também foi bem votada pelos leitores como mais um destino barato para viajar no Brasil. A cidade é bastante conhecida por ser a porta de entrada para as zonas do Pantanal Norte.

Entre as opções de passeio, os turistas vão encontra uma arquitetura colonial, como a Praça da República, que é repleta de árvores e fica no centro, juntamente com as torres do relógio da moderna Catedral de Bom Jesus. No Museu Histórico de Mato Grosso, nas proximidades, pinturas e modelos retratam a história e as batalhas da região.

A Chapada dos Guimarães, patrimônio natural, fica a 80 km do aeroporto de Cuiabá e tem mais de 320 mil km2. O local certamente vai te surpreender pela beleza. Conta com diversas cachoeiras, grutas e rios para você explorar. Faça trilhas e admire a beleza. Destaque para a Cidade de Pedra, um dos locais mais lindos do Parque. São mais de 150 km de paredões e, do alto deles, há vários mirantes com vistas de tirar o fôlego.

9. Maceió

Mais uma beleza nordestina em nosso ranking de viagens baratas! Imagina conhecer as maravilhas de Maceió e ainda gastar pouco? Segundo os leitores do Melhores Destinos, a cidade possui um ótimo custo-benefício.

Já cantava Luiz Gonzaga: “Alagoas tem joias tão caras que meus olhos não cansam de olhar / Uma delas és tu, Pajuçara, / Praia linda engastada no mar (…)”. Com um mar verde que não fica devendo em nada ao do Caribe, piscinas naturais de águas cristalinas e barreiras de corais que fazem com que as praias se tornem verdadeiras piscinas, Maceió e suas adjacências conquistam visitantes à primeira vista.

Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca – guarde esses nomes. A capital alagoana tem uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil e essas três praias são responsáveis por grande parte do sucesso da cidade. Arborizada e animada dia e noite, a orla de Maceió chama a atenção pelo movimento constante de pessoas. Com venda de artesanato e barracas ótimas para curtir a praia ou a vida noturna, o calçadão da orla é o coração da cidade.

As praias e os passeios são os principais atrativos turísticos da cidade. Fazer um passeio de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara é imperdível, bem como curtir o visual da Ponta Verde, com coqueiros para nenhum amante da natureza botar defeito. Jatiúca, com ondas mais fortes, é ideal para quem prefere mar mais agitado. Apesar da beleza incontestável, é preciso ficar atento aos relatórios de balneabilidade das praias, pois alguns trechos da orla podem ser considerados impróprios para banho.

10. Aracaju

Aracaju, no Sergipe, também tem um ótimo custo-benefício segundo os leitores. Por exemplo, você pode esperar curtir uma tarde na praia, utilizar a estrutura dos quiosques (mesas, cadeiras e guarda-sol) e pagar barato por isso. Até mesmo o próprio consumo: uma água de coco por R$ 2.

Uma capital que transita entre o ar de cidade do interior e a diversidade de uma metrópole: monumentos históricos contrastam com edifícios modernos, feiras locais, grandes shoppings apresentam uma grande variedade de produtos, calçadões e parques esportivos oferecem bons espaços para esportistas, restaurantes regionais e contemporâneos dividem clientes, mar e rios convivem de perto, dando um toque especial às paisagens da cidade.

Turistas que curtem tranquilidade acham programas ideais por aqui: caminhar pela Orla de Atalaia relaxa e oferece lindos visuais, o pôr do sol na Orla do Pôr do Sol renova as energias, as praias tranquilas e geralmente vazias permitem um descanso sem igual. Difícil se lembrar de trabalho e estresse por aqui.


E você, o que achou da lista? Acrescentaria algum destino brasileiro que também achou barato? Comente abaixo e ajude outros leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *