logo Melhores Destinos

Melhores destinos do Brasil para viajar em 2021: 21 destinos para recarregar as energias!

Monique Renne
Monique Renne
04/01/2021 às 8:58

Melhores destinos do Brasil para viajar em 2021: 21 destinos para recarregar as energias!

Os melhores destinos do Brasil te esperam em 2021! Sabemos que no último ano muitos sonhos de viagem foram adiados, mas em 2021, com a vacina, será possível retomar os planos e realizar todas as viagens que ficaram de lado no ano que passou. E como os últimos meses não foram fáceis, que tal investir em destinos do Brasil que ajudem a recarregar as energias para encarar 2021? Alguns dos melhores destinos do Brasil são capazes de levantar o ânimo de qualquer viajante. É hora de retomar os planos e pensar para onde viajar. Você merece!

Muitas das nossas sugestões entre os melhores destinos do Brasil para 2021 são dedicadas a quem precisa descansar, relaxar e esquecer os problemas. Outras, agradarão em cheio a quem quer usar as férias para botar a bateria em dia e voltar com tudo depois da folga. Há até destino para quem deseja mesmo é agito com força, para esquecer que passamos muito tempo viajando apenas do quarto para a sala e da sala para o banheiro. Confira nossa lista de melhores destinos do Brasil em 2021. E se você tem outras dicas, deixe nos comentários. Os 21 melhores destinos do Brasil para viaja em 2021 esperam por você!

Se quiser mais algumas dicas para inspirar suas viagens, confira no vídeo os melhores destinos do Brasil eleitos pelos leitores do Melhores Destinos!

Melhores destinos do Brasil em 2021

Melhores destinos do Brasil

Lençóis Maranhenses, um dos melhores destinos do Brasil

1- Alter do Chão, Pará

A energia das águas amazônicas e toda a força da natureza que cerca Alter do Chão, no Pará, são capazes de recarregar qualquer energia, mesmo depois de um ano como 2020! Aproveite os mergulhos nos espetaculares rios Tapajós e Arapiuns para botar o corpo e a mente em dia em um dos melhores destinos do Brasil. O lugar é ideal para descansar e também para manter um pouco de isolamento, caso seja necessário.

Quem viaja rumo a Alter do Chão encontrará incontáveis praias de areia branquinha e a boa notícia é que por lá o mergulho é em água doce. Além das praias de rio, como a famosa Praia da Ilha do Amor, Alter do Chão reserva ainda aos viajantes florestas grandiosas, lagoas convidativas, igarapés e igapós incríveis e passeios em meio à sempre magnífica vegetação amazônica. Tudo regado ao maravilhoso tempero paraense.

Melhores destinos do Brasil

Alter do Chão, um dos melhores destinos do Brasil para viajar em 2021

Quando ir a Alter do Chão

A melhor época para ver as famosas praias de rio (principais atrações da região, que engloba também Santarém e Belterra) é o chamado verão amazônico, temporada seca que vai de agosto a dezembro. Já quem busca passeios de barco em meio à floresta e quer ver muita vida animal, o mais recomendado é viajar no inverno amazônico, temporada de chuvas que vai principalmente de janeiro a julho. Veja mais sobre quando ir a Alter do Chão.

Como chegar a Alter do Chão

Pode até parecer estranho, mas a verdade é que chegar a Alter do Chão é bem mais fácil que você imagina. A vila de Alter do Chão está localizada a apenas 34 km do Aeroporto de Santarém (STM), onde chegam voos diariamente com saída de Belém, Manaus e Brasília. A partir das três cidades há voos diretos operados pelas companhias aéreas Latam (Brasília), Gol (Brasília, Belém e Manaus) e Azul (Belém e Manaus). Se estiver em outras cidades, basta uma conexão para chegar a Santarém. Veja mais detalhes sobre como chegar a Alter do Chão.

Quanto tempo ficar em Alter do Chão

Um feriado prolongado permite ver as principais atrações. Com uma semana por lá você já começa a curtir sem correria, mas bom mesmo é ficar dez dias para descansar de verdade! Confira alguns roteiros para uma viagem a Alter do Chão.

Dicas de Alter do Chão

Quer mais dicas sobre o que fazer em Alter do Chão? Confira o nosso exclusivo Guia de Alter do Chão e programe já a sua viagem para esse paraíso paraense.

Melhores destinos do Brasil para viajar

Alter do Chão, um dos melhores destinos do Brasil para viajar em 2021

2- Lençóis Maranhenses, Maranhão

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o destino certo para ajudar a recuperar o seu lado emocional ou para te tirar do eixo de vez, rs. E dizemos isso porque é impossível não cair de amores por esse lugar! Ao visualizar pela primeira vez as lagoas dos Lençóis Maranhenses, você sentirá um mix de emoção indescritível. E vale cada sentimento que aquele cenário mágico, entre os melhores destinos do Brasil, é capaz de despertar nos viajantes.

Os Lençóis Maranhenses tem uma paisagem única em todo o mundo. Entre os passeios mais procurados na região, estão o Circuito Lagoa Bonita e o Circuito Lagoa Azul, além da visita à Lagoa das Emendadas e ao Canto de Atins. E nem só de lagoas vive o turismo por lá. Quem visitar os Lençóis Maranhenses poderá investir ainda em dias na praia do Caburé e na Praia de Atins, em passeios pelo Rio Preguiças e Rio Formiga e até na prática de kitesurfe, que anda crescendo muito na região. Tudo envolvendo percursos em veículos 4×4, lindas paisagens, águas transparentes e areia sempre fina e muito branca. E como se não bastasse, ainda é possível apreciar a imensidão da beleza local em um sobrevoo pelos Lençóis Maranhenses. Experiência inesquecível!

Melhores destinos do Brasil 2021

Lençóis Maranhenses, um dos melhores destinos do Brasil para relaxar em 2021

Quando ir aos Lençóis Maranhenses

A alta temporada dos Lençóis Maranhenses acontece durante e logo após as chuvas, especialmente entre os meses de abril e setembro. No auge da seca, de outubro a dezembro, muitas lagoas desaparecem e a paisagem, cheia de porções de água, se transforma em um imenso deserto. A verdade, entretanto, é que os Lençóis Maranhenses são lindos durante todo o ano, tendo ou não lagoas cheias. Sendo assim, vá de todo jeito! Na falta de lagoas, você poderá curtir a praia! Veja mais sobre quando ir ao Lençóis Maranhenses.

Como chegar aos Lençóis Maranhenses

As principais portas de entrada para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são Barreirinhas (de onde se tem acesso a Atins) e Santo Amaro do Maranhão. O único aeroporto da região – o Aeroporto de Barreirinhas – recebe apenas voos fretados de São Luís e o custo do trajeto é muito alto. O melhor aeroporto para quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses é o Aeroporto Internacional de São Luís – SLZ. De lá, será necessário pegar um transporte via terrestre, que pode ser um carro, um ônibus interurbano ou van fretada até Barreirinhas ou Santo Amaro do Maranhão. Veja mais detalhes sobre como chegar aos Lençóis Maranhenses.

Quanto tempo ficar nos Lençóis Maranhenses

Chegar aos Lençóis Maranhenses não é tão simples, então aproveite para ficar o máximo que puder na região. Para conhecer apenas os arredores de Barreirinhas, cinco dias serão suficientes. Se quiser dividir a hospedagem com Santo Amaro e Atins, fique ao menos dez dias por lá. Vale a pena!

Dicas dos Lençóis Maranhenses

Se você está com viagem marcada ou quer conhecer mais sobre a região, confira o nosso post com 35 dicas para a sua primeira viagem aos Lençóis Maranhenses!

Melhores destinos do Brasil em 2021

Lençóis Maranhenses, um dos melhores destinos do Brasil para relaxar em 2021

3- Jalapão, Tocantins

Os fervedouros do Jalapão são capazes de tirar do buraco qualquer viajante que desanimou no ano que passou. Aproveite a energias das nascentes do Tocantins para renovar o corpo, a alma e os sentimentos para enfrentar um novo ano, certamente muito melhor que o anterior! E como nos fervedouros nada é capaz de afundar, aproveite para seguir rumo ao topo da felicidade!

Uma viagem rumo ao Jalapão envolve paisagens magníficas, dunas douradas, flutuação em fervedouros e cachoeiras revigorantes. Entre os mais populares pontos turísticos do Jalapão, estão as Dunas do Jalapão, a Cachoeira do Formiga, a Prainha do Rio Novo, a Cachoeira da Velha, a Serra do Espírito Santo e ao menos um dos fervedouros, sendo um dos mais bonitos o Fervedouro Bela Vista. Localizado em meio ao ainda pouco explorado cerrado do Tocantins, o Jalapão está sendo descoberto pelos turistas que buscam alguns dias de descanso longe dos grandes centros urbanos. O destino é ideal para relaxar e curtir intensamente o contato com a natureza.

Melhores destinos do Brasil para viajar em 2021

Fervedouro Bela Vista no Jalapão

Quando ir ao Jalapão

O Jalapão pode ser visitado durante todo o ano. O que deve ser observado é o período de seca e de chuva. A temporada seca no Jalapão vai de maio a setembro, sendo que os meses de maio a julho são os melhores para viajar. Já as chuvas acontecem de outubro a abril, tendo auge nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. Apesar do calor continuar alto, a chuva pode atrapalhar passeios como a trilha pela Serra do Espírito Santo. Prefira os meses com menos chuva para viajar. Veja mais sobre quando ir ao Jalapão.

Como chegar ao Jalapão

Não há aeroportos na região do Jalapão. O único meio de transporte até lá é por via terrestre. Para quem chega de outros estados o ideal é ir de avião até Palmas, capital do Tocantins, e de lá seguir de carro até o Jalapão. A principal via de acesso, a partir de Palmas, é a TO-030 até Santa Tereza do Tocantins, e depois a TO-130 até Ponte Alta. O trajeto de Palmas até Ponte Alta é todo asfaltado, depois segue em pista de terra e areia, por isso viaje em um 4×4. Para quem vai até Mateiros, a viagem continua pela TO-255. Veja mais sobre como chegar ao Jalapão.

Quantos dias ficar

Quem deseja visitar o Jalapão encontrará pacotes que variam entre dois e sete dias. Dois dias serão suficientes para conhecer as principais atrações, mas será muito corrido! Para conhecer melhor a região, sugerimos os roteiros de cinco dias no Jalapão (sem incluir as noites em Palmas). Assim será possível conhecer vários fervedouros, cachoeiras, fazer rafting e canoagem, percorrer a trilha da Serra do Espírito Santo e ainda ver o pôr do sol na Pedra Furada. Quanto mais tempo, melhor!

Dicas do Jalapão

Está em dúvida sobre ir ao Jalapão? Confira nosso post especial com dicas para a sua primeira viagem ao Jalapão. Certeza que você vai querer ir pra lá em 2021!

Melhores destinos do Brasil

Dunas do Jalapão

4- Chapada Diamantina, Bahia

Levante essa cabeça e aproveite a Chapada Diamantina para olhar rumo ao topo de algumas das mais lindas cachoeiras do Brasil! A região é repleta de belezas naturais e não faltarão banhos revigorantes (e gelados) para passar 2021 bem mais atento e, claro, mais animado com os rumos da vida. Olhar para a frente e também para o alto te fará muito bem nas viagens de 2021!

Chapada Diamantina, um dos melhores destinos do Brasil, é o tipo de lugar que causa paixão entre os viajantes. Ao visitar a região não deixe de subir ao topo do Morro do Pai Inácio, ver a imensidão da paisagem no alto da Cachoeira da Fumaça, nadar em meio ao cânion da Cachoeira do Buracão, mergulhar nas águas transparentes da Pratinha e assistir ao espetáculo da luz no Poço Azul e Poço Encantado. Esse é só p começo da aventura por um dos mais espetaculares roteiros de natureza do Brasil. Tão espetacular que a cidade de Lençóis, principal base para quem deseja conhecer a região do Parque Nacional da Chapada Diamantina, foi eleita o “Melhor Destino Nacional” de 2019 pelos leitores do Melhores Destinos. Não faltará o que fazer na Chapada Diamantina quando estiver por lá!

Melhores destinos do Brasil em viagem 2021

Chapada Diamantina é ótima opção entre os destinos nacionais para 2021

Quando ir à Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina pode ser visitada durante todo o ano, mas a região é marcada por dois períodos distintos de clima. O primeiro, de novembro a março, é quente e úmido, com muitas chuvas e temperaturas mais elevadas. Já os meses de maio a setembro são característicos pelo período mais seco e com temperaturas um pouco mais baixas. Os dois períodos têm vantagens, por isso é preciso estar atento às prioridades da viagem ao escolher o momento ideal para viajar.

Vale dizer que região costuma ficar cheia em todos os feriados e férias escolares, o que pode atrapalhar a experiência de maior contato com a natureza. No resto do ano a Chapada Diamantina costuma ter um ritmo tranquilo, mas sempre com turistas. Veja mais sobre quando ir à Chapada Diamantina.

Como chegar à Chapada Diamantina

Lençóis está distante 430 km da capital Salvador. Você poderá chegar à cidade de carro, o que ajuda na locomoção dos passeios; ônibus, com trajeto a partir de Salvador e a maneira mais econômica de viajar rumo à Chapada Diamantina; ou avião, sendo que único aeroporto que recebe voos comerciais na Chapada Diamantina é o Aeroporto de Lençóis – LEC. Veja mais detalhes sobre como chegar à Chapada Diamantina.

Quantos tempo ficar na Chapada Diamantina

Com 3 ou 4 dias na região será possível conhecer apenas o básico. Se tiver mais tempo, você poderá investir em pernoites em diferentes bases; explorar trilhas mais longas e conhecer muito mais atrações. Uma viagem de 7 dias já ajuda a explorar diversas regiões. Já um roteiro de 10 dias permite até mesmo fazer a trilha do Vale do Pati. Confira algumas sugestões de roteiros pela Chapada Diamantina.

Dicas da Chapada Diamantina

Se você pretende explorar a Chapada Diamantina em 2021, não deixe de conferir o nosso post especial com 25 dicas para a sua primeira viagem à Chapada Diamantina, além, claro, de ter informações detalhadas no nosso exclusivo Guia da Chapada Diamantina.

Melhores destinos do Brasil depois da quarentena

Poço Encantado na Chapada Diamantina

5- Chapada dos Veadeiros, Goiás

Em 2021, aproveite para seguir novos rumos, principalmente se esses rumos levarem a cachoeiras fantásticas, um pôr do sol incrível e à grandiosa paisagem da Chapada dos Veadeiros. Destino certo para quem busca dias de descanso, contato intenso com a natureza e pouca complicação, a Chapada dos Veadeiros pode se encaixar perfeitamente no seu sonhos de viagem entre os melhores destinos do Brasil para 2021. Em meio ao cerrado do estado de Goiás, a força das quedas d’água da Chapada dos Veadeiros presenteia os viajantes com bons banhos de energia. Seja em Alto Paraíso de Goiás, na Vila de São Jorge ou em Cavalcante, aproveite para ser feliz na chapada. 

A Chapada dos Veadeiros se tornou cobiçada entre os turistas depois que as águas azuis da Cachoeira Santa Bárbara passaram a figurar na redes sociais. Mas é claro que ela não é o único cenário dos sonhos e outros destinos te esperam por lá, entre eles o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Mergulhe fundo nas águas geladas do centro-oeste e aproveite cada minuto dessa fantástica viagem! Visite o Vale da Lua, as Cachoeiras Almécegas I e II e a Cachoeira do Segredo. Para ir um pouco mais a fundo, percorra também a trilha até o Mirante da Janela e ainda os belos roteiros do Complexo das Cachoeiras do Prata e da Catarata dos Couros. Há muito o que fazer na Chapada dos Veadeiros e o tempo de viagem sempre será pouco. Aproveite e já se organize para voltar!

Quando ir à Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros pode ser visitada o ano inteiro, mas a seca é mais recomendada para a viagem. Entre os meses de maio e setembro, a Chapada dos Veadeiros estará em período de alta temporada, quando o clima seco e ausência quase total de chuvas torna os passeios mais tranquilos e o pôr do sol ainda mais belo. Já nos meses de outubro a abril, o clima muda e as chuvas tomam conta da região, o que gera risco de cabeça d’água em várias cachoeiras. A previsão do tempo tem bastante influência na experiência de viagem. Veja mais detalhes sobre quando ir à Chapada dos Veadeiros.

Como chegar à Chapada dos Veadeiros

Brasília é a cidade com aeroporto mais próximo para quem está em outros estados, já que não há aeroportos nos arredores da Chapada dos Veadeiros. A partir do Aeroporto Internacional de Brasília – BSB, será fácil alugar um carro para pegar a estrada até a Chapada dos Veadeiros ou ir de ônibus até Alto Paraíso de Goiás. A partir de Alto Paraíso, serão mais 36 km até a vila de São Jorge e 90 km até Cavalcante. Veja mais detalhes sobre como chegar à Chapada dos Veadeiros.

Quanto tempo ficar na Chapada dos Veadeiros

Para conhecer as principais cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, o ideal é ficar na região por, no mínimo, uma semana. Um roteiro de quatro dias ajudará a conhecer o básico. Para ir um pouco mais a fundo, o ideal é ficar por de sete a dez dias na região. Esse tempo será suficiente para percorrer as cachoeiras mais procuradas de Alto Paraíso, São Jorge e também Cavalcante.

Dicas

Está organizando uma viagem rumo à região? Confira mais detalhes no nosso post com dicas para a sua primeira viagem à Chapada dos Veadeiros.

Melhores destinos do Brasil Chapada dos Veadeiros

Cachoeira Rei do Prata, na Chapada Diamantina, um dos melhores destinos do Brasil para 2021

6- Tiradentes, Minas Gerais

Em 2021, bote o pé na estrada e siga rumo aos sabores de Minas Gerais. Nada como o bom e velho tempero mineiro para dar força e encarar o novo ano! Um dos melhores destinos do Brasil para quem gosta de investir em boa comida Tiradentes convida os visitantes também a dias de descanso. A cidade é linda, tranquila, bem pequenina e sem muitas obrigações turísticas a cumprir. O conjunto de fatores perfeito para quem deseja se desconectar do corrido dia a dia para curtir momentos de puro deleite em meio a paisagens encantadoras e casarões coloniais apaixonantes.

O Centro Histórico de Tiradentes concentra a grande parte das atrações da cidade. E isso inclui os pontos turísticos, igrejas, restaurantes, lojas e pousadas. Comece o passeio pelo Largo das Forras e depois siga pelas ruas Padre Toledo, Direita e Ministro Gabriel Passos. Percorrendo as três, você já terá visto quase todos os principais pontos turísticos de Tiradentes. Tiradentes é uma cidade ótima para ser curtida sem pressa. Não há muitas obrigações no roteiro e você terá bastante tempo para explorar a excelente gastronomia da cidade e também destinos vizinhos, como CongonhasOuro PretoMariana e a encantadora cidade de Bichinho. E se for a São João del Rei, não deixe de pegar a Maria Fumaça

Melhores destinos do Brasil Tiradentes

Tiradentes

Quando ir a Tiradentes

Tiradentes é destino para ser visitado durante todo o ano, sendo que a estação seca – de abril a setembro – é um ótimo período para curtir com céu azul! Alguns eventos no calendário da cidade costumam movimentar a região, por isso é preciso ficar ligado. Na segunda metade de janeiro, Tiradentes recebe a Mostra de Cinema de Tiradentes e em maio é a vez do festival de teatro Tiradentes em Cena. Porém a grande estrela da cidade é o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, o Fartura Gastronomia, que costuma acontecer no mês de agosto. Veja mais sobre quando ir a Tiradentes.

Como chegar a Tiradentes

Tiradentes está distante 190 km de Belo Horizonte e 160 km de Ouro Preto. Para quem chega de outros estados, o principal aeroporto de acesso a Tiradentes é o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte – Confins – CNF. A partir dele, é possível escolher entre trajetos de carro e ônibus até Tiradentes. O carro é a melhor pedida para quem viajar a Tiradentes, já que permite fácil locomoção entre os destinos e atrações próximas. Veja mais sobre como chegar a Tiradentes.

Quantos dias ficar em Tiradentes

Tiradentes rende uma ótima viagem de feriado prolongado e cabe muito bem em roteiros de 3 ou 4 dias. Com mais tempo, invista em visita a cidades próximas e percorra outras regiões históricas de Minas Gerais nos arredores de Tiradentes. Uma semana é ideal para isso!

Dicas de Tiradentes

Está se programando para viajar rumo a Minas Gerais? Veja mais dicas sobre o que fazer em Tiradentes, um dos melhores destinos do Brasil para os amantes de cidades históricas.

Melhores Destinos do Brasil viagem em 2021

Tiradentes

7- Maresias, São Paulo

Se você busca um lugar para aliar o relaxamento de um banho de mar a um pouquinho de festa para comemorar que tudo vai passar, Maresias pode ser o seu lugar entre os melhores destinos do Brasil em 2021! Uma das praias mais badaladas do Litoral Norte de São Paulo, Maresias é destino para festeiro que não abre mão de descansar. Tudo ao mesmo tempo e no mesmo lugar!

Maresias, aliada a outras praias de São Sebastião, forma um dos mais belos trechos do Litoral Norte de São Paulo. Na região há praias desertas, praias de ilhas, praias com rio, praias para surfe e praias com vista para o intenso verde da Serra do Mar. Tem praia com muito agito – como a Praia de Juquehy – e praia que é só calmaria, como a lindíssima Praia de Calhetas. Certamente Maresias irá se encaixar no seu desejo de férias ou em uma viagem rápida de final de semana em 2021. Se você procura um lugar para esfriar a cabeça quando a quarentena passar, Maresias pode ser o seu lugar! Ah! E Maresias é um dos melhores destinos de São Paulo para quem ama balada. Se você é do time que troca fácil o dia pela noite, Maresias tem tudo para te agradar.

Viajar no Brasil

Maresias

Quando ir a Maresias

Maresias é bom destino de praia durante todo o ano. A região tem clima ameno e é ideal para quem não gosta de calor ou frio extremos. A alta temporada em Maresias é marcada pelos meses de verão, férias de julho e todos os feriados prolongados ao longo do ano. Para viajar nesse período, é preciso se organizar com antecedência, especialmente para evitar o trânsito nas estradas e os altos preços em hospedagem.

Como chegar a Maresias

Maresias está localizada na cidade de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. Distante 100 km de Ubatuba, 160 km da cidade de São Paulo, 172 km de Paraty e 420 km da cidade do Rio de Janeiro, Maresias tem fácil acesso por estrada, porém não há oferta de aeroportos próximos à praia. Para quem mora em outros estrados, os principais aeroportos para chegar a Maresias são: o Aeroporto de São José dos Campos (SJK), a 134 km; Aeroporto de Guarulhos (GRU), distante 152 km; o Aeroporto de Congonhas (CGH), distante 174 km; e o Aeroporto de Viracopos (VCP), localizado em Campinas e distante 254 km de Maresias.

Quantos dias ficar em Maresias

Maresias cabe bem em um feriado prolongado e também em férias mais longas, com direito a relaxar e curtir de verdade e sem pressa!

Dicas de Maresias

Está com vontade de pegar uma praia ou uma balada em Maresias? Confirma nosso postcom dicas de Maresias e outras praias da região, além do nosso exclusivo Guia de São Sebastião, com tudo o que você precisa saber para visitar Maresias e região.

Viajar pelo Brasil 2021

Maresias

8- Praia do Espelho, Bahia

As boas energias da Bahia são capazes de recarregar qualquer pilha, até mesmo a sua, que tanto lutou para se manter ativo no ano que passou. Se a ideia é descarregar o que sobrou e rapidinho encher a carga outra vez, a Praia do Espelho pode ser o seu lugar! Um banho naquele mar será capaz de botar em dia o seu corpo, mente, alma e, claro, a sua pilha!

Uma das melhores praias do Brasil, a Praia do Espelho conta com deliciosas pousadas, bons restaurantes, quiosques charmosos, mar transparente, falésias coloridas e piscinas naturais. E o pacote fica ainda mais perfeito com faixas de areia desertas e repletas de coqueiros para emoldurar a paisagem. Depois que estiver com a energia mais em alta e percorrer a Praia do Espelho, Praia dos Amores e Praia do Outeiro, vale investir ainda em caminhadas à beira-mar rumo a praias vizinhas, especialmente em  Trancoso e Caraíva, dois dos melhores destinos do Brasil. Um deleite em meio às mais lindas praias da Bahia.

Viagem no Brasil

Praia do Espelho, um dos mais lindos destinos do Brasil

Quando ir à Praia do Espelho

A Praia do Espelho pode ser visitada durante todo o ano, porém é preciso ficar ligado na maré certa para conseguir ver o efeito de espelho que tornou o destino famoso. Para ver a praia em sua beleza máxima, o ideal é viajar nas luas nova e cheia, quando a maré é mais ativa e o efeito de espelho poderá ser visto no exato momento da maré mais baixa. Para saber o período ideal, consulte a tábua de marés e o calendário lunar. Fique ligado também à hora do dia do passeio, já que a maré baixa acontece cada dia em um horário diferente.

Como chegar à Praia do Espelho

A Praia do Espelho faz parte do município de Porto Seguro (aeroporto mais próximo) e está localizada no meio do caminho entre as vilas de Trancoso e Caraíva. Você poderá chegar à Praia do Espelho de carro, ônibus, quadriciclo, lancha e, com um pouco mais de pique, até mesmo a pé! A maneira mais rápida de chegar ao Espelho é o percurso de lancha, porém o carro permite liberdade de horário e você poderá conhecer outras praias na região.

Quanto tempo ficar na Praia do Espelho

O ideal, para conhecer com calma, é se hospedar na Praia do Espelho uma ou duas noites. Se a ideia for relaxar e curtir sem pressa, vale até mesmo estender o tempo e escolher uma deliciosa pousada para ficar vários dias por lá! Com mais tempo você terá a chance de ver a Praia do Espelho em diferentes formas e marés, além de poder ir além da praia e conhecer belezas vizinhas, como Trancoso e Caraíva, com direito a uma deliciosa caminhada à beira-mar.

Dicas da Praia do Espelho

Se você pretende explorar o litoral da Bahia durante as suas férias em 2021, confira o nosso post com dicas da Praia do Espelho. Lá explicamos tudo em detalhes para conhecer esse paraíso praiano.

Melhores Destinos do Brasil em viagem

Maresias

9- Capitólio, Minas Gerais

As águas de Capitólio são o lugar certo para deixar correr tudo o que passou em 2020 e preparar o corpo com boas energias para o que esperamos de 2021. Banhada pelo Lago de Furnas e repleta de lindas cachoeiras, Capitólio é destino para relaxar, curtir, se divertir e até festejar o ano com boas expectativas! E olha que nem estamos entrando no mérito dos sabores, temperos e ingredientes mineiros, sempre capazes de dar aquela dose extra de energia para os dias que virão.

A região de Capitólio se tornou famosa pelo grandioso  Lago de Furnas, pelo visual no alto do Mirante dos Cânions de Capitólio e também pela grande oferta de cachoeiras. Só isso já seria motivo suficiente para você ir até lá! Porém Capitólio vai além e oferece ainda um ótimo roteiro rural pela Serra da Canastra, baladas intensas (tanto no Lago de Furnas quanto nos grandiosos shows que acontecem na região durante a alta temporada) e também um delicioso circuito gastronômico. Uma viagem por essa linda região de Minas Gerais é capaz de recarregar as energias de qualquer viajante. Não falta o que fazer em Capitólio!

destinos do Brasil para viajar

Capitólio

Quando ir a Capitólio

Capitólio é um destino para ser visitado durante todo o ano. Alguns fatores, no entanto, podem influenciar bastante na sua experiência por lá. Ao embarcar rumo a Capitólio, vale ficar atento especialmente ao grande aumento de turistas em períodos como feriados prolongados e férias escolares. Apesar do clima ser agradável durante todo o ano, as chuvas podem atrapalhar os passeios em alguns períodos. Os Melhores meses pra viajar rumo a Capitólio são abril, maio, agosto, setembro e outubro. Já os meses de novembro a março são os mais chuvosos. Veja mais sobre quando ir a Capitólio.

Como chegar a Capitólio

Para chegar a Capitólio será preciso botar o pé na estrada. A cidade não oferece um aeroporto comercial com voos regulares e o trajeto final será obrigatoriamente por via terrestre. Apesar de a cidade estar localizada no estado de Minas Gerais, o aeroporto mais próximo de Capitólio é o Aeroporto Estadual de Ribeirão Preto (RAO), localizado em Ribeirão Preto – SP e distante 238 km de Capitólio. Outras boas opções para voar até um destino mais próximo de Capitólio são o Aeroporto Internacional de Confins (CNF), localizado em Belo Horizonte – MG e distante 317 km; e o Aeroporto de Viracopos (VCP), localizado em Campinas – SP e distante 374 km. Depois, é só botar o pé na estrada!

Quanto tempo ficar em Capitólio

Um feriado prolongado será suficiente para ver as principais atrações de Capitólio, mas a região merece bem mais que apenas uma folga de três ou quatro dias. Se possível, fique na região ao menos uma semana.

Dicas de Capitólio

Está programando uma visita ao Mar de Minas Gerais? Confira nosso post especial com todas as dicas para a sua primeira viagem a Capitólio.

Destinos do Brasil 2021

Capitólio

10- Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

Tem quem goste de recarregar as energias em banhos de cachoeiras, mas há quem prefira mesmo é afogar as mágoas em uma boa taça de vinho! Ou, quem sabe, brindar ao ano que chega com esperança renovada que tudo vai melhorar! Seja qual for a sua turma, se o vinho estiver nos planos, Bento Gonçalves é para você! A Serra Gaúcha vai muito além de Gramado e você pode aproveitar 2021 para investir em novos rumos.

A cidade gaúcha de Bento Gonçalves desponta entre os melhores destinos do Brasil com o roteiro pelo maravilhoso Vale dos Vinhedos. Além disso, Bento Gonçalves não fica para trás quando o assunto é charme e, claro, boa gastronomia! Um passeio pelo Vale dos Vinhedos inclui lindas paisagens,  imersão à cultura dos imigrantes italianos, restaurantes espetaculares e, claro, visita às dezenas de vinícolas de todos os portes – desde cantinas a grandes empresas conhecidas internacionalmente. Quem embarca rumo a Bento Gonçalves quase sempre está em busca das maravilhosas vinícolas presentes na região. E nem há porque escapar delas. Se a ideia for conhecer a produção vinícola da região mais a fundo, o ideal é se organizar. São muitas as vinícolas abertas ao turismo e há diversos tipos de visitação entre elas.

Para onde viajar

Quando ir a Bento Gonçalves

A região de Bento Gonçalves e o Vale dos Vinhedos pode ser visitada durante todo ano. Alguns períodos, no entanto, tornam a região ainda mais especial. Para quem deseja ver a colheita da uva – chamada de vindima – a melhor época para a viagem é entre os meses de dezembro e abril, quando as parreiras estão abarrotadas de uvas e a paisagem é ainda mais bonita. Já quem quer curtir um bom vinho com friozinho, a época ideal é durante o inverno, especialmente entre julho e setembro.

Como chegar a Bento Gonçalves

O aeroporto mais próximo de Bento Gonçalves é o Aeroporto de Caxias do Sul – CXJ, porém ele tem baixa oferta de voos. Sendo assim, o Aeroporto de Porto Alegre – POA é a melhor opção para chegar à região. A distância de Porto Alegre até Bento Gonçalves é de 122 km – cerca de duas horas de carro. Vale também fazer o trajeto de ônibus, com rota a partir do Aeroporto de Porto Alegre.

Quantos dias ficar em Bento Gonçalves

Bento Gonçalves cabe bem em uma viagem de feriado prolongado. Em três quatro dias dará para conhecer diversas vinícolas, experimentar restaurantes e ainda percorrer as outras atrações da região.

Dicas de Bento Gonçalves

Se você está em busca de mais dicas, quer saber mais sobre as vinícolas e procura restaurantes maravilhosos na região, confira nosso post com dicas do Vale dos Vinhedos, um dos melhores destinos do Brasil para quem ama vinhos.

onde passar as férias

11- Blumenau, Santa Catarina

Seguindo a linha do “hoje vou beber pra esquecer meus problemas”, Blumenau é a pedida perfeita para ficar alegrinho e relaxar nas viagens de 2021. Um dos melhores destinos do Brasil para os amantes da cerveja, Blumenau rende viagens deliciosas e alcoólicas, mesmo fora do período da Oktoberfest! Blumenau é mesmo conhecida pela típica festa alemã que acontece no mês de outubro, mas o destino tem uma rota cervejeira que funciona independente da Oktoberfest.

Ao visitar a região, você poderá se aventurar em tours pelas cervejarias de Blumenau e arredores, degustar excelentes chopes artesanais na Vila Germânica e ainda complementar o pacote de felicidade com os maravilhosos pratos típicos alemãs. De quebra, poderá percorrer a rota do enxaimel – com destinos como Pomerode – para garantir aquelas fotos bem comportadas. Afinal, por mais que a gente sonhe com isso, nem só de cerveja vive o mundo, né, rs? Ah! E não podemos esquecer que Blumenau está bem pertinho do Parque Beto Carrero World! Estique a viagem até lá, aproveite para dar boas risadas e recarregar as energias descendo e subindo nas montanhas russas do parque.

Lugares para viajar no Brasil

Quando ir a Blumenau

Blumenau é um bom destino para ser visitado durante todo o ano. Considerada a Capital Brasileira da Cerveja, Blumenau atrai mais turistas especialmente nos períodos do ano em que recebe festivais voltados para a bebida. O mais famoso deles é a Oktoberfest, que acontece no mês de outubro. Já no mês de janeiro, acontece em Blumenau a Sommerfest, conhecida como a Oktoberfest de Verão! Outro evento que leva muitos cervejeiros a Blumenau é o Festival da Cerveja, que acontece sempre em março. Veja mais sobre quando ir a Blumenau.

Como chegar a Blumenau

Blumenau está distante 65 km do Balneário Camboriú. É possível chegar à cidade de ônibus, carro ou mesmo de avião, porém nesse caso será necessário pegar um voo para uma das cidades vizinhas. A opção mais próxima para quem pretende chegar a Blumenau de avião é o Aeroporto Internacional de Navegantes – NVT, distante 55 km. Veja mais detalhes sobre como chegar a Blumenau.

Quanto tempo ficar em Blumenau

Blumenau é uma cidade bem fácil de ser explorada e um feriado prolongado é suficiente para sair de lá com a sensação de ter visto tudo. Se quiser aproveitar com calma, conhecer diversas cervejarias e ainda dar um pulo no Beto Carrero e Pomerode, fique em Blumenau por uma semana.

Dicas de Blumenau

Ainda está na dúvida se Blumenau é o seu destino perfeito para relaxar em 2021? Confira nosso post especial com tudo o que fazer em Blumenau, um dos melhores destinos do Brasil. Entre um gole e outro de chope você conseguirá decidir o rumo das férias em 2021.

Melhores Destinos para viajar no Brasil

12- São Miguel dos Milagres, Alagoas

O nome de São Miguel dos Milagres já diz tudo. O ano de 2020 foi mesmo difícil, então não custa a gente se apegar a milagres, né? Mas, neste caso, nem estamos falando só dos milagres de igreja, mas sim em se apegar à cor espetacular da água, à paisagem relaxante e aos dias de sol com pé nas areais que o litoral de Alagoas reserva pra você. São Miguel dos Milagres é um dos melhores destinos do Brasil para descansar diante do mar!

A região – chamada de Rota Ecológica dos Milagres – é ideal para quem busca praias desertas e não faz questão de luxo e requinte durante as férias. São Miguel ainda preserva o ar de vila de pescador, mas com a dose certa de conforto para os dias de folga. Você poderá curtir a beleza da região em destinos como a Praia do Toque e a Praia do Patacho. Vale ainda caminhar até a Capela dos Milagres (aproveite para fazer aquele pedido especial de um ano mais tranquilo) e curtir a Praia do Riacho, a Praia do Marceneiro e a Praia da Barra de Camaragibe. Todas são faixas de areia tranquilas e muitas vezes desertas. E fiique atento à maré para ter a oportunidade de ver as piscinas naturais. O mais importante em São Miguel dos Milagres é mesmo relaxar!

Viagem pelo Brasil em 2021

Quando ir a São Miguel dos Milagres

A melhor época para visitar São Miguel dos Milagres é entre os meses de setembro a fevereiro, quando as chuvas diminuem e o sol reina em grande parte do tempo. A temperatura estará alta e o mar de Alagoas lindo para um banho. Ao embarcar rumo a Milagres, fique atento à tábua de maré. Para ver a praia com lindas piscinas naturais, o ideal é viajar em semanas de lua cheia e nova.

Como chegar a São Miguel dos Milagres

O Aeroporto mais próximo de São Miguel dos Milagres é a Aeroporto de Maceió – MCZ, distante 115 km de São Miguel dos Milagres. A partir do aeroporto vale alugar um carro para poder percorrer diversas praias da região, não apenas as próximas à vila. O trajeto de carro até São Miguel dos Milagres é beirando o litoral de Alagoas. Vale dizer que a partir do Recife serão apenas 200 km até São Miguel dos Milagres, com direito a passar pela maravilhosa Praia dos Carneiros pelo caminho.

Quantos dias ficar em São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres pode ser visitada em poucos dias ou em longas férias para quem precisa relaxar. Um feriados prolongado será suficiente para ir às principais praias, porém com alguns dias a mais você poderá explorar outros destinos maravilhosos do litoral de Alagoas e que ficam bem pertinho de São Miguel dos Milagres.

Destinos brasileiros

13- Ilha Grande, Rio de Janeiro

Quem está em busca de novos rumos em 2021 e precisa de uns dias para pensar, pode começar a jornada trilhando os caminhos da Ilha Grande. Um dos melhores destinos do Brasil para quem ama praias, a Ilha Grande também surpreende com trilhas incríveis em meio ao cenário da Costa Verde do Rio de Janeiro. A Ilha Grande, junto com outras ilhas de Angra dos Reis, formam um paraíso para os apaixonados pelo mar. São mais de 100 opções de praias e pontos incríveis para mergulhar e curtir alguns dias de sol. A água, muitas vezes em tom de esmeralda, se mistura à rica vegetação e faz do cenário um paraíso muito bem preservado. Lembrando ainda que Ilha Grande e Paraty receberam, em 2019, o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Impossível não se apaixonar por faixas de areia como a Praia do Aventureiro, que é considerada uma das melhores praias do Brasil, a Praia de Lopes Mendes, a enseada da Praia do Caxadaço ou o maravilhoso encontro das águas doce e salgada na Praia da Parnaioca. Sem falar no mar colorido das Ilhas Botinas e da Lagoa Azul ou o verde intenso da Ilha da Gipóia. Difícil será escolher entre tantas opções! E se a ideia for botar a cabeça no lugar, invista nas trilhas a pé, que ligam todas essas maravilhas.

Melhores Destinos Brasileiros

Quando ir à Ilha Grande

O clima na Ilha Grande não está entre os mais estáveis do mundo, mas é claro que em alguns períodos do ano é mais fácil prever que o sol irá reinar e o tal do vento Sudoeste não vai atrapalhar a saída dos passeios de lancha. O melhor período para a viagem é a partir de abril, quando as chuvas começam a dar trégua, o que faz do outono o melhor período para visitar a região. De abril a agosto há menos chuva, os preços são mais baixos e a ilha está mais vazia. Veja mais sobre quando ir à Ilha Grande.

Como chegar à Ilha Grande

A única maneira de chegar à Ilha Grande é de barco. Carros não serão muito úteis na viagem, já que não podem entrar na ilha e ficarão estacionados no continente. O trajeto final até a Ilha Grande pode ser feito a partir de diferentes rotas, sendo as mais rápidas a partir de Angra dos Reis. O tempo da viagem de barco varia entre 15 minutos e 1h30 e o preço vai de R$ 16 a R$ 50 o trecho. O valor depende do tipo de barco escolhido: ferry, escuna ou speedboat. Veja mais detalhes sobre como chegar à Ilha Grande.

Quanto tempo ficar na Ilha Grande

Para conhecer as principais praias, o ideal é ficar na Ilha Grande por uma semana. Isso inclui também a previsão de que poderá chover alguns dias. Assim você não ficará triste por ter perdido alguns dias com mau tempo. Se você tem apenas um final de semana livre, opte por chegar à ilha bem cedo para dar tempo de fazer ao menos um dos passeios mais distantes.

Dicas da Ilha Grande

Uma viagem para a Ilha Grande exige um pouco de organização e não será fácil escolher entre tantos passeios e praias para curtir nos seus dias de descanso. Se estiver na dúvida do que fazer em um dos melhores destinos do Brasil para quem ama praias, confira nosso post especial com dicas e praias da Ilha Grande.

lugares para viajar no Brasil

14 – Pirenópolis, Goiás

Quem estiver precisando desacelerar o ritmo e ao mesmo tempo quiser recarregar as baterias vai adorar a cidade de Pirenópolis, em Goiás. Com jeitinho de interior, cercada por casarios coloniais e repleta de lindas cachoeiras, Pirenópolis é destino para ser feliz com toda a família! A cidade é charmosa, as cachoeiras são facilmente acessíveis e o tempero goiano (saudades sempre da pamonha e do empadão de Piri) farão qualquer turistas feliz.

Além do lindo Centro Histórico de Pirenópolis, os turistas que visitarem a cidade poderão investir em dezenas de cachoeiras para passar o dia de descanso na região. E, diferente de outros destinos de natureza onde é necessário fazer longas trilhas para chegar às atrações, em Piri, você poderá se fartar em banhos relaxantes percorrendo trajetos bem curtos e acessíveis a todas as idades. Uma ótima opção para famílias e para quem não está disposto a fazer longas caminhadas. Não perca a Cachoeira do Rosário, a Cachoeira do Lázaro, a Cachoeira Santa Maria, a Cachoeira do Abade e tantas outras cachoeiras de Pirenópolis. Ah! Mas se você quer mesmo um pouquinho de atividade física, não deixe de ir às trilhas das Cachoeiras dos Dragões e das Cachoeiras Bonsucesso. Há muito o que fazer em Pirenópolis, aproveite cada segundo e volte para casa cheio de energia para o novo ano!

Lugares para viajar

Quando ir a Pirenópolis

Com duas estações bem definidas – uma seca outra chuvosa – fica fácil escolher quando ir a Pirenópolis. Para quem deseja fugir das chuvas, os meses de maio a setembro são os mais indicados para a viagem. O início da seca — especialmente entre maio e junho — marca um dos melhores momentos para conhecer a região. Nesse período, as chuvas são escassas, a vegetação ainda está bem verde e as cachoeiras repletas de água. As chuvas começam entre os meses de setembro e outubro, ainda com pouca intensidade. O auge da estação chuvosa acontece no verão, entre os meses de novembro e fevereiro, quando temporais são mais constantes. Ainda que haja chuvas, Pirenópolis pode ser visitada durante todo o ano.

Como chegar a Pirenópolis

Pirenópolis está localizada no estado de Goiás, distante 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia. As duas capitais são boas portas de entrada para quem viaja a partir de outros estados. Em Pirenópolis, não chegam voos comerciais, por isso o último trecho obrigatoriamente será por via terrestre, seja de carro ou de ônibus. Os aeroportos mais próximos de Pirenópolis são o Aeroporto Internacional de Brasília (BSB) e o Aeroporto de Goiânia Santa Genoveva (GYN). Veja mais detalhes sobre como chegar a Pirenópolis.

Quanto tempo ficar em Pirenópolis

Pirenópolis é muito fácil se ser visitada e vale desde um bate e volta a partir de Brasília ou Goiânia, até mesmo uma semana inteira de descanso por lá. Um feriado prolongado é a medida certa!

Dicas de Pirenópolis

Se você está programando uma viagem rumo à região, confira o nosso Guia de Pirenópolis, com todas as dicas para a sua viagem a esse pedaço encantador de Goiás.

Para onde viajar

15- Península de Maraú, Bahia

Olha aí as praias da Bahia mais uma vez. Difícil pensar em recarregar as energias à beira-mar sem lembrar do litoral baiano. E como a fartura de boas energias é enorme na Bahia, nada mais justo que termos mais destinos de praias por lá. Até porque, a Bahia tem o litoral mais extenso do Brasil! E um dos pedacinhos mais sensacionais entre as praias da Bahia é a região da Península da Maraú, onde está Barra Grande e Taipu de Fora

A Península de Maraú oferece aos viajantes piscinas naturais incríveis, intensos coqueirais, longas faixas de areia desertas, ótimos passeios e um pôr do sol de emocionar. Tudo regado ao maravilhoso tempero de dendê baiano. A Península de Maraú é um daqueles paraísos ainda pouco conhecidos entre os brasileiros. E, neste caso, o difícil acesso é uma das explicações para que a Península de Maraú ainda se mantenha tão tranquila. Barra Grande, principal base dos turistas que chegam à Península de Maraú, é uma vila muito pacata, com direito a pracinha, feira e igrejinha. Por lá, a vida anda em ritmo lento sobre as ruas de chão batido. Ótimo para desacelerar e ter um ano bem mais tranquilo!

Viagens

Quando ir à Península de Maraú

A Península de Maraú é um bom destino para ser visitado durante todo o ano, já que o calor impera por lá! A alta temporada na Península de Maraú é marcada pelo verão, especialmente depois do Natal e até o Carnaval. É nesse período que a temperatura fica mais alta e as chuvas diminuem. Os feriados prolongados também costumam ser disputados, assim como as férias escolares do mês de julho. Ao embarcar rumo a Maraú, fique atento à tábua de maré para conseguir ver as piscinas naturais no auge da beleza. Prefira viajar nas luas nova e cheia.

Como chegar à Península de Maraú

Chegar a Barra Grande, Taipu de Fora e outras praias da Península de Maraú não é tarefa simples e exige alguns quilômetros de estrada de terra ou um trajeto de lancha ou barco via Baía de Camamu. Acredite, ultrapassado o desafio da chegada, você encontrará um destino encantador! O aeroporto mais próximo à Península de Maraú é o Aeroporto de Ilhéus, distante 127 km. A partir do aeroporto será necessário pegar um carro ou transfer até a Península de Maraú. Outra opção é ir até Camamu e de lá pegar um barco até Barra Grande. Se optar por ir de carro, fique ligado! A estrada é bem ruim, com trechos de areia e é preciso atenção redobrada. Veja mais sobre como chegar a Península de Maraú.

Quantos dias ficar na Península de Maraú

Chegar à Península de Maraú não é fácil, sendo assim, fique o máximo de tempo possível por lá! Um feriado prolongado de 4 dias ajudará a conhecer a região, porém uma semana de viagem rende passeios maravilhosos e ainda dá tempo de relaxar de verdade.

Dicas da Península de Maraú

Se você está com planos de conhecer a região, confira nosso guia com todas as dicas de praias e o que fazer em Barra Grande a na Península de Maraú.

Viagens em 2021 pelo Brasil

16- Foz do Iguaçu, Paraná 

Difícil um destino que concentre mais energia que Foz do Iguaçu. E falamos isso não só pela hidrelétrica, mas também pela potência da natureza que cerca a região. Foz do Iguaçu é a cidade que tem a honra de guardar, do lado brasileiro, um cenário digno de filmes! Um dos mais belos espetáculos da natureza.

Ao visitar Foz do Iguaçu, comece pela Parque Nacional do Iguaçu, onde estão as Cataratas do Iguaçu! O local merece ser conhecido com calma e vale investir no passeio de bote que chega bem pertinho das águas das cataratas. Vale ainda conhecer o Parque das Aves e até sobrevoar as cataratas de helicóptero! Com mais tempo, conheça a Itaipu Binacional, o Templo Zen Budista e o Marco da Três Fronteiras. Visitar Foz do Iguaçu permite ainda conhecer outros dois países: Paraguai (para algumas compras em Ciudad del Este) e Argentina (para visitar o Parque Nacional do Iguazú). Foz do Iguaçu é uma ótima pedida entre os melhores destinos do Brasil para 2021!

Viagens nacionais 2021

Foz do Iguaçu é boa pedida para as viagens pelo Brasil em 2021

Quando ir a Foz do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu mudam bastante de cenário ao longo do ano, mas elas sempre estarão lindas, seja com, muita ou pouca água. Se ao embarcar rumo a Foz do Iguaçu você deseja ver as quedas d’água das cataratas em seu potencial máximo e prefere curtir com temperaturas mais altas, vá no verão. No entanto, se você prefere ver a beleza de quedas d’água com formas mais definidas e ainda sentir um friozinho típico do sul, o recomendado é ir no inverno. Veja mais detalhes sobre quando ir a Foz do Iguaçú.

Como chegar a Foz do Iguaçu

Chegar a Foz do Iguaçu é bem fácil! A região conta com o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu / Cataratas – IGU, principal porta de entrada dos turistas que desejam conhecer as cataratas. O aeroporto fica a 13 km do centro da cidade e recebe nos principalmente de Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

Quanto tempo ficar em Foz do Iguaçu

Foz do Iguaçu cabe muito bem em um feriado prolongado. Você não perderá muito tempo em deslocamento e poderá conhecer as principais atrações em roteiros de três ou quatro dias.

Dicas de Foz do Iguaçu

Se você vai viajar para Foz do Iguaçu e ainda não decidiu o que fazer em um dos melhores destinos do Brasil, confira nosso post especial com dicas para a sua primeira viagem a Foz do Iguaçu!

Melhores lugares para viajar em 2021

Cataratas do Iguaçu

17- Belém, Pará

O tempero do jambu aliado à batida do carimbó é capaz de tirar qualquer turista do desanimo e devolver, com força total, as energias para 2021! Um dos melhores destinos do Brasil para quem gosta conhecer diferentes sabores, culturas e histórias, Belém é a pedida certa para dar um gás na vida. E olha que nem estamos falando das garrafadas do Mercado Ver-o-Peso, que são capazes de resolver qualquer problema!

Ao visitar Belém, experimente tudo o que de novo aparecer. Assim você terá um gostinho do Pará e, certamente, vai querer voltar. Se deixe levar pelo carimbó e o treme-treme do jambu, deguste os mais diferentes peixes e pratos típicos, coma castanhas em todas as formas (a fresca é maravilhosa), visite todos os espaços verdes da cidade (eles são um ótimo refúgio para os dias de calor) e marque um encontro depois da chuva (ela sempre aparece). Vá de coração aberto e deixe que ele seja preenchido pela intensidade do povo paraense.

Melhores lugares para viajar em 2021

Belém

Quando ir a Belém

Belém, no Pará, é um ótimo destino para ser visitado durante todo o ano, mas o clima é sempre quente e a chuva reina durante o ano todo. Ela será companheira fiel em todos os meses, com menor ou maior intensidade. Sendo assim, não tema o clima e siga para Belém a qualquer hora! Mas se quiser um pouquinho menos de chuva, viaje de junho a novembro. Outubro é especialmente interessante devido aos festejos do Círio de Nazaré. Neste caso, fique ligado para não ficar sem vaga nos hotéis.

Como chegar a Belém

A principal porta de entrada para os turistas que visitam a cidade é o Aeroporto Internacional de Belém Val-De-Cans (BEL). Apesar de estar distante de grande parte das principais capitais brasileiras, Belém é facilmente acessível em voo direto a partir de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, São Luis, Recife, Macapá, Santarém, Marabá e Altamira.

Quantos dias ficar em Belém

Belém é ideal para quem deseja viajar em um feriado prolongado e também para quem tem mais tempo de desbravar regiões próximas, como a Ilha do Marajó. Quatro dias são suficientes para conhecer os principais atrativos.

Dicas de Belém

Se você não conhece muito sobre Belém, mas está com vontade de ir pra lá, confira nossas dicas com tudo o que fazer em Belém, um melhores destinos do Brasil. Certeza que a cidade está entre os melhores destinos do Brasil para renovar as energias!

Melhores lugares para viajar em 2021

Belém

18- Búzios, Rio de Janeiro

Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, é um dos melhores destinos do Brasil para relaxar à beira-mar. A cidade é repleta de praias e cercada de muito charme. Com um certo tom de requinte aliado a paisagens maravilhosas, Búzios encanta os viajantes que buscam descanso aliado a uma boa dose de conforto. Tudo para recuperar as energias em um bom banho de mar.

Melhores lugares para viajar em 2021

Praia Brava em Búzios

Há mais de 20 opções de praias em Búzios capazes de agradar a todos os gostos. Algumas são praias desertas, outras bastante agitadas. Praias que formam piscinas, outras com muitas ondas. Há ainda as praias formadas por longas faixas de areia, com tons cor de rosa e até praia quase só de pedra. Tem até praia de nudismo! Exatamente por ser tão eclética, Búzios costuma agradar a todos os viajantes. Em Búzios vale ainda aproveitar a excelente gastronomia, vida noturna agitada, o final de tarde na Orla Bardot e boas opções de compras, principalmente na famosa Rua das Pedras. E com tantas pousadas e hotéis espetaculares em Búzios, não será difícil descansar por lá.

Quando ir a Búzios

Búzios é uma boa opção de viagem para o ano todo. O clima é estável, sempre agradável e com poucas chuvas. A fartura de pousadas também ajuda as viagens de última hora. Vale ficar atento apenas ao fato de que Búzios costuma lotar nos feriados prolongados. Lotar de verdade! Se possível, prefira viajar nos dias de semana, quando as praias são sempre mais tranquilas.

Como chegar a Búzios

A rota mais comum para chegar a Búzios é a partir do Rio de Janeiro, onde estão o Aeroporto Santos Dumont (SDU) e o Aeroporto do Galeão, com voos que chegam de todo o país. O Rio de Janeiro está distante apenas 170 km de Búzios e muitas vezes é a opção mais econômica para o trajeto aéreo, já que os voos rumo à Região dos Lagos costumam ter preços bem salgados. A partir do Rio de Janeiro será fácil alugar um carro ou optar pelo ônibus ou transfer até Búzios.

Quantos dias ficar em Búzios

Uma viagem de três a quatro dias já permite conhecer as principais praias de Búzios, a Rua das Pedras e sentir o clima delicioso do lugar. Ainda que um feriadão seja ótimo para ir a Búzios, é preciso dizer que a região merece bem mais tempo! Se a sua ideia é relaxar, conhecer diversas praias, curtir com calma o banho de mar e ainda dar um pulinho nas praias de Arraial do Cabo (que está logo ali), reserve uma semana para ficar em Búzios. Quanto mais tempo, melhor!

Dicas de Búzios

Está com viagem marcada rumo à Região dos Lagos, onde estão alguns dos melhores destinos do Brasil? Confira todas as dicas de o que fazer em Búzios, com passeios, praias, onde comer e tudo mais para relaxar em Búzios.

Melhores lugares para viajar em 2021

Búzios é ótima pedida entre os destinos do Brasil para viajar em 2021

19- Bonito, Mato Grosso do Sul

As águas transparentes de Bonito certamente te farão bem em 2021. Bonito é um destino incrível para admirar rios cristalinos, a vida marinha, observar aves e outros animais silvestres, visitar cavernas como a Gruta do Lago Azul, fazer trilhas, passar o dia aproveitando as águas calmas de um balneário fechar com um revigorante banho de cachoeira. As possibilidades são inúmeras e todas elas te ajudarão a passar um 2021 bem mais tranquilo, com direito a contato com a natureza revigorante de Bonito! Em Bonito há cerca de 46 passeios credenciados, o que torna quase impossível ver tudo em uma só viagem.

A principal atração de Bonito é a Gruta do Lago Azul, uma caverna com um lago de coloração azulada que chega a ter 90 metros de profundidade. Outra boa pedida é a flutuação nos rios, como a que se faz no Rio Sucuri ou no Aquário Natural. É um passeio lindo demais e que não dá para perder ao realizar sua viagem! Vale ainda conferir o Parque das Cachoeiras, o Cachoeiras Serra da Bodoquena ou o maravilhoso Boca da Onça, que possui a maior queda d’água do Mato Grasso do Sul! Só pra começar!

Melhores lugares para viajar em 2021

Bonito

Quando ir a Bonito

Bonito é boa pedida para o ano inteiro, mas cada estação oferece uma experiência diferente ao visitante. A região tem duas estações bem definidas: chuvosa (verão) e seca (inverno). A alta temporada é durante o verão, quando as cachoeiras estão mais cheias, mas é no inverno que os rios ficam mais cristalinos por causa da falta de chuvas. Uma sugestão que deixo é viajar no outono ou na primavera, períodos de meia estação que podem render ótimos passeios em diversas atividades diferentes.

Como chegar a Bonito

Para chegar a Bonito é possível pegar um voo direto rumo ao Aeroporto de Bonito – BYO ou seguir para o Aeroporto de Campo Grande – CGR, que tem mais oferta de voos e a preços mais acessíveis. Campo Grande está a 300 km de Bonito e é a porta de entrada para grande parte dos turistas que viajam a partir de outros estados. Caso desembarque em Campo Grande, você poderá seguir rumo a Bonito em carro alugado, com ônibus partindo da rodoviária de Campo Grande ou em transporte compartilhado que sai do próprio aeroporto.

Quantos dias ficar em Bonito

Para conseguir fazer diversos passeios, o ideal é ficar em Bonito ao menos uma semana. Até porque a logística para chegar e ir embora muitas vezes toma dois dias da viagem. E como você já estará lá, fique o máximo que puder!

Dicas de Bonito

Se você está programando a sua viagem em 2021, mas ainda está na dúvida sobre os melhores passeios e a logística da viagem, confira nosso post com dicas de Bonito, um dos melhores destinos do Brasil. Você poderá conferir os detalhes das principais atrações e tudo o que é preciso para visitar Bonito, um dos melhores destinos do Brasil para ficar em contato com a natureza.

Para onde viajar em 2021

20- Ubatuba, São Paulo

É até difícil acreditar que pertinho de uma das maiores e mais aceleradas cidades do mundo está um paraíso com mais de cem praias cercadas pelo intenso verde da Mata Atlântica. A verdade, no entanto, é que basta percorrer pouco mais de 200 km para sair de São Paulo e a chegar a Ubatuba, um dos melhores destinos do Brasil para quem busca praias e onde há grande oferta de faixas de areia desertas para descansar, relaxar e, se preciso for, se isolar.

Ubatuba é capaz de agradar a todos os turistas, tanto os que preferem a calmaria de uma praia praticamente exclusiva quanto os que não abrem mão de um bom e animado quiosque na praia mais badalada. Há praias em Ubatuba com acesso fácil, outras com lindas trilhas em meio à Mata Atlântica e ainda aquelas com acesso apenas de barco, como a espetacular Ilha das Couves. Ubatuba é para todo mundo e temos a certeza que também é para você. Sabemos que muitas vezes a previsão do tempo em Ubatuba não ajuda e a chuva pega os turistas de surpresa em meio a um belo dia de sol. Basta, no entanto, o vento soprar no rumo certo para as nuvens irem embora e Ubatuba se transformar em um dos melhores destinos do Brasil para relaxar em 2021.

Melhores lugares para viajar em 2021

Ilha das Couves

Quando ir a Ubatuba

O clima muito instável rende à cidade o apelido de “Ubachuva”. Brincadeiras à parte, a verdade é que esse trecho do litoral paulista, rodeado pela Serra do Mar, tem mesmo alto índice pluviométrico. Dias de tempo fechado são bastante comuns e nem por isso Ubatuba fica vazia. Por outro lado, quando a previsão é de sol forte, os turistas correm para aproveitar cada minuto de praia! Para aumentar suas chances de bom tempo, o período mais chuvoso e mais quente vai de dezembro e março, enquanto junho, julho e agosto são meses mais frios, porém com menos chuva. Confira mais dicas de quando ir e clima em Ubatuba.

Como chegar a Ubatuba

Ubatuba está distante 220 km da capital paulista e 70 km de Paraty, no Rio de Janeiro. Em Ubatuba não há aeroportos e a melhor maneira de chegar até lá é botando o pé na estrada. O ideal, para percorrer diversas praias e ter liberdade de itinerário é fazer a viagem de carro, mas o ônibus também será bem eficiente para chegar à região. Veja mais detalhes sobre como chegar a Ubatuba.

Quanto tempo ficar em Ubatuba

Ubatuba cabe em todo tipo de viagem, desde um final de semana corrido até longas férias escolares. São muitas praias a serem visitadas e o deslocamento entre elas pode tomar tempo. Montar um roteiro pelas praias de Ubatuba nem sempre é fácil. A dica é desapegar da praia que você já conhece e sempre investir faixas de areia novas a cada viagem.

Dicas de Ubatuba

Aproveite a viagem para Ubatuba, melhores destinos do Brasil, para conhecer diversas faixas de areia, percorrer lindas trilha e vistas ilhas paradisíacas. Se estiver na dúvida sobre como montar a viagem, confira nossas dicas de o que fazer em Ubatuba.

Melhores Destinos do Brasil

Ubatuba, um dos melhores destinos do Brasil para quem busca praias

21- São Paulo, São Paulo

São Paulo é a síntese da energia de todo o Brasil. Com muita gente, muitos parques, muitos museus, muito restaurantes e muita diversão, São Paulo é o lugar certo para quem cansou de isolamento e quer mesmo é curtir um lugar com muito de tudo! Esperamos que em 2021 seja possível voltar a frequentar megaeventos, feiras repletas de gente e ruas muito movimentadas. E se tudo isso fez falta em 2020, aproveite para matar a saudade em São Paulo em 2021, um dos melhores destinos do Brasil para quem quer curtir muito de tudo!

Entre tantas atrações, não será fácil decidir o que fazer em São Paulo. Aproveite para começar pela intensa Avenida Paulista, visite os principais museus da cidade, dê uma voltinha no Parque Ibirapuera e a cada parada tome um bom café ou experimente um restaurante novo. São Paulo é para ser vivida com calma, apesar da correria que encontramos sempre por lá!

viagem Brasil

Mirante do Sesc Paulista

Quando ir a São Paulo

São Paulo merece a sua visita todos os dias, muitas vezes ao longo do ano. A cidade sempre tem atrações novas e uma visita jamais será igual à outra. Aproveite qualquer folguinha para dar um pulo e curtir a agenda de São Paulo.

Como chegar a São Paulo

O Aeroporto de Congonhas – CGH é o mais bem localizado para quem vai visitar São Paulo. Ele está a apenas 8 km do centro e facilita bastante o deslocamento do turista. Já o Aeroporto de Guarulhos – GRU é um pouco mais afastado e está distante 27 km do centro. Vale dizer que o tempo de deslocamento para os dois pode ser igual, a depender do trânsito.

Quanto tempo ficar em São Paulo

São Paulo pode ser visitada em algumas horas ou em alguns anos! A verdade é que a cidade cabe em qualquer tempo, em qualquer feriado, em qualquer período de férias. Vale até uma voltinha rápida entre um voo e outro.

Dicas de São Paulo

Tá perdido e não sabe por onde começar a conhecer São Paulo, um dos melhores destinos do Brasil? Ou você já esteve por lá e procura novidades na cidade? Confira nossa post especial com 25 coisas (quase de graça) para fazer em São Paulo.

viagem Brasil

Museu de Arte de São Paulo


Você já tem planos para viajar em 2021? Qual dos melhores destinos do Brasil é a sua cara para o próximo embarque? Conte pra gente, compartilhe suas dicas e ajude outros viajantes a botarem a pilha em dia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *