logo Melhores Destinos

Kefalonia: o paraíso (quase) secreto com algumas das praias mais espetaculares da Grécia!

Monique Renne
Monique Renne
07/10/2020 às 18:32

Kefalonia: o paraíso (quase) secreto com algumas das praias mais espetaculares da Grécia!

A Ilha de Kefalonia é um dos mais espetaculares destinos de praia entre as ilhas da Grécia. Surpreendente e ainda desconhecida por grande parte dos brasileiros, Kefalonia tem tudo para arrebatar os corações dos apaixonados por pequenas porções de paraíso à beira-mar. Kefalonia não faz parte do circuito mais famoso das ilhas da Grécia, que conta com nomes como Mykonos e Santorini. Banhada pelo mar Jônico, Kefalonia faz uma maravilhosa dupla com Zakynthos, ilha vizinha onde está a lindíssima Navagio Beach.

Juntas, Kefalonia e Zakynthos despontam como um dos melhores destinos da Grécia para quem gosta de praia. E são dezenas de lindas faixas de areia para se apaixonar por Kefalonia. A ilha conta ainda com a vantagem de ter preços bem mais acessíveis e ser muito mais tranquila se comparada aos destinos mais procurados da Grécia. Se o que você quer mesmo é uma linda praia à beira do mar grego, Kefalonia pode ser o seu próximo destino de férias!

Kefalonia Grécia

Antisamos Beach

Onde fica Kefalonia?

A Ilha de Kefalonia faz parte da Grécia, e está localizada mais especificamente no Arquipélago das Ilhas Jônicas. A Ilha de Kefalonia está distante 360 km a oeste da capital Atenas, direção oposta a de destinos como Mykonos e Santorini, ilhas que fazem parte do Arquipélago das Ilhas Cíclades, localizado a sudeste de Atenas e banhadas pelo Mar Egeu.

Kefalonia

Assos

O que fazer em Kefalonia

A Ilha de Kefalonia é um dos melhores destinos da Grécia para quem busca lindas praias, natureza abundante e clima tranquilo, mesmo durante a temporada de verão. Kefalonia reserva mais de trinta praias para dias de descanso em meio ao colorido Mar Jônico, além de pequenas e charmosas vilas que rendem passeios relaxantes.

Com um pouquinho mais de tempo, você poderá ainda curtir cavernas, trilha pela montanha e belas construções espalhadas por toda a ilha. Sem contar que, a partir de Kefalonia, você poderá ainda fazer um bate e volta até Zakynhtos, ilha vizinha onde está a famosa Navagio Beach, considerada uma das mais bonitas do mundo! Confira mais detalhes sobre o que fazer em Kefalonia.

O que fazer em Kefalonia

Fiskardo

Vá às praias de Kefalonia

Se você, quando pensa nas praias da Grécia, lembra de Mykonos e Santorini, está na hora de rever os seus conceitos. Apesar das duas ilhas mais famosas da Grécia terem lindas porções de areia, elas não chegam aos pés das maravilhosas praias de Kefalonia e de outros destinos do Arquipélago das Ilhas Jônicas. E, vamos ser sinceros, Kefalonia é ainda menos conhecida que a vizinha Zakynthos, onde está Navagio Beach. Não se apegue à fama de algumas ilhas da Grécia! Kefalonia reserva alguns paraísos à beira-mar para quem busca as praias mais bonitas da Grécia.

Fteri Beach Kefalonia

Fteri Beach

A Ilha de Kefalonia tem cenário repleto de montanhas e pequenas enseadas distribuídos por mais de 250 km de litoral, o que favorece a formação de mais de 40 praias. O mar é cristalino e em lindos tons de azul, quase sempre com formação de deliciosas piscinas.

Em Kelafonia as praias são mais tranquilas e não há grandes beach clubs festivos à beira-mar. O que reina por lá são charmosas e coloridas vilas de pescadores, montanhas verdejantes e cenários dedicados a quem busca relaxar. Se o que você procura é uma praia tranquila para descansar, Kefalonia é o seu lugar!

Melhores praias de Kefalonia

Fokis Beach

Há boas praias espalhadas por toda a ilha e o ideal é se organizar por região para não perder tempo demais na estrada. Quanto mais tempo tempo você ficar em Kefalonia, mais poderá curtir cada uma das praias. Lembre-se que Kefalonia é uma ilha bem grande e com estradas que exigem atenção e, muitas vezes, trânsito lento.

Ao montar o roteiro de praias para conhecer, prefira sempre as que estão próximas umas das outras. Assim você conhecerá mais praias em um mesmo dia. Tenha em mente que para atravessar a ilha de ponta a ponta será necessário 1h30 de estrada.

 

Melhores praias de Kefalonia

Com mais de trinta porções de areia acessíveis aos turistas, não será fácil escolher as melhores praias de Kefalonia para visitar. Montamos então uma lista com as nossas favoritas enquanto estivemos por lá. Ela será um bom guia para você aproveitar as belezas de Kefalonia.

Em um comparativo entre Kefalonia a Zakynthos, podemos dizer que Kefalonia tem mais praias bonitas, mas é impossível ignorar que Zakynthos tem Navagio Beach, uma das mais bonitas do mundo. Na dúvida, ficamos com as duas ilhas! E a dica vale para vocês!

Vejam mais detalhes das nossas praias favoritas em Kefalonia.

Myrtos Beach Praia

Myrtos Beach

Myrtos Beach

Myrtos Beach é a grande estrela de Kefalonia. Com mar cristalino e intensamente azul, Myrtos Beach atrai olhares ainda à beira da estrada, que passa pelo alto da montanha e oferece vista privilegiada e apaixonante para a praia. Faça uma parada no mirante, aproveite o cenário e prepare-se para a descida íngreme que leva a uma das mais belas faixas de areia (ops, pedrinhas) de Kefalonia. Com sorte, você ainda verá o voo dos parapentes que aproveitam o bom vento para chegar com mais estilo a Myrtos Beach.

Myrtos Beach Kefalonia

Myrtos Beach

Com formato de concha e protegida por paredões rochosos, Myrtos Beach tem mar tranquilo e forma uma grande e convidativa piscina para relaxar. A faixa de areia é larga é também a mais extensa da ilha, com 1 km. Na verdade, a “areia” é formada por pedrinhas de seixo bem roliças e brancas, o que torna a água ainda mais clara.

Caminhar pela praia exige destreza ou um calçado, mas deitar é surpreendentemente confortável. Aproveite para conhecer a praia de ponta a ponta e não perca a caverna que oferece um bom cenário para fotos no canto esquerdo de Myrtos Beach. O destaque de Myrtos Beach é mesmo a beleza do lugar e, claro, do incrível mar! Ah! E a praia está de frente para o pôr do sol. Fique até mais tarde e não perca o espetáculo.

Na Praia de Myrtos, há um bar que oferece bebidas e comidas. Nada muito elaborado e o estilo é de uma praia tranquila e sem badalação. O lugar também tem cadeiras e guarda-sóis disponíveis para aluguel, mas vale levar um guarda-sol para poder ficar na parte mais tranquila da praia, onde não há infraestrutura e o clima é ainda mais tranquilo. Chuveiros e banheiros também estão disponíveis para uso dos banhistas.

Myrtos Beach Grécia Kefalonia

Myrtos Beach

Como chegar a Myrtos Beach

Myrtos Beach está localizada a 30 km do centro de Argostoli, ao norte da costa oeste de Kefalonia. O acesso à praia é por rodovia asfaltada, com início da descida a partir da vila de Divarata. Em Myrtos Beach há estacionamento, mas é comum faltar vagas e os carros acabam estacionados à beira da estrada. Fique atento na descida de 2km até a praia, já que a pista é bem estreita e com curvas muito acentuadas.

Fteri Beach

Difícil dizer qual é a praia mais bonita de Kefalonia, mas com certeza Fteri Beach disputa intensamente o primeiro lugar! Com água em tons de azul neon, Fteri Beach é capaz de causar comoção em qualquer amante do mar. A praia não é das mais fáceis e muito menos mais conhecidas de Kefalonia, até por isso se mantém um paraíso bem pouco visitado. Ideal para quem busca cenários desertos e com jeito de paraíso particular.

Fteria beach não é acessível de carro e para chegar até ela será preciso fazer uma trilha a pé ou um passeio de barco (que em Kefalonia são bem menos disputados e procurados, por isso são sempre tranquilos). Ainda que chegar a Fteri Beach não seja fácil, vale cada sacrifício para ir até lá!

Quando ir a Kefalonia

Fteri Beach

Fteri Beach tem cenário totalmente preservado, sem nenhum tipo de construção ou serviço. A faixa de areia é formada por pedras de seixo ralado bem branquinhas, o que ajuda a tornar a água ainda mais cristalina. O tom de intenso azul claro do mar é raro, até mesmo entre as praias de Kefalonia, o que faz de Fteri Beach ainda mais especial.

Vale dizer que a água por lá nem sempre é tranquila e é importante ficar atento para não correr riscos (até porque a praia é praticamente deserta). Em dias calmos, dá para nadar tranquilamente, até mesmo ir para as faixas de areia vizinhas e tão preservadas quanto Fteri Beach. E quando a maré está mais baixa, é possível caminhar por uma faixa mais longa da areia.

Kefalonia

Fteri Beach

Como chegar a Fteri Beach

Fteri Beach está localizada a 25 km de Argostoli, no início da Península Paliki, a norte da costa oeste de Kefalonia. A praia pode ser acessada por trilha ou pelo mar. O trajeto por trilha tem início depois de um trecho de estrada de terra, onde há local para deixar o carro. Siga rumo à esquerda e passe por uma pequena plantação. Depois, atente-se às marcações na trilha, que ajudam a não errar o caminho. O ideal, e mais seguro, é seguir a trilha por aplicativos de locomoção, como o Wikiloc. A trilha é curta, com apenas 1,8 km de trajeto. É preciso fôlego por ser uma longa descida e depois subida.

Para ir pelo mar, você poderá pegar um “transfer” a partir do restaurante The Fisherman’s Hut (próximo a Vouti Beach), em Zola Village ou fazer um passeio de barco tipo tour ou privativo. O passeio para Fteri Beach é uma ótima pedida, até porque leva a outras praias maravilhosas. O passeio tem 6h de duração.

Fteri Beach Kefalonia

Fteri Beach

Vouti Beach

Vouti Beach é um pequeno paraíso quase escondido em Kefalônia. Longe de vilarejos, mas facilmente acessível de carro, Vouti Beach conta com duas faixas de areia e um mar espetacular para relaxar. É a praia perfeita para fugir do movimento, mas ainda assim ter infraestrutura para passar o dia. Na praia há um pequeno restaurante que supre bem as necessidades básicas de bebida e comida e ainda oferece um visual maravilhoso para o mar.

O restaurante também aluga espreguiçadeiras e guarda-sol para quem quem quiser passar o dia com mais conforto na praia, já que a faixa de areia tem bem mais pedrinhas que areia de fato. Vouti Beach tem mar com belos tons de azul e costumam ser bem tranquila para nadar e também para praticar caiaque ou SUP. Quem quiser ir mais a fundo, poderá experimentar um bom mergulho para a prática de snorkeling.

Vouti Beach Kefalonia

Vouti Beach

Como chegar a Vouti Beach

Vouti Beach está localizada a 25 km de Argostoli, na região norte da costa oeste de Zakynthos. O acesso à praia é por estrada, sendo que o asfalto vai até Zola Village e o final do trajeto é em pista de terra. Há estacionamento disponível no local.

Vouti Beach Kefalonia

Vouti Beach

Agia Kiriaki Beach

Agia Kiriaki faz parte do conjunto de praias de Kefalonia onde reinam lindos tons de azul neon no mar. Com fácil acesso de carro, longa faixa de areia e jeitinho de praia rústica, Agia Kiriaki é para quem quer fugir da badalação de outras praias mais famosas ou próximas de vilas, mas ainda assim deseja um ponto de apoio para passar o dia. A praia tem faixa de areia longa e nos trechos das pontas oferece bar, espreguiçadeiras e guarda-sóis, o que ajuda a manter o cenário de praia mais preservada e tranquila.

O canto esquerdo é marcado por uma pequena marina, já o canto direito tem mar mais convidativo para banho. Se quiser se afastar do movimento, basta caminhar para a área mais deserta, formada por uma longa e fina faixa de areia que rende muita privacidade a quem busca o local. A praia é dividida por uma faixa de pedras, o que dá a impressão de que são duas praias. Escolha seu cantinho favorito para relaxar.

Kefalonia

Agia Kiriaki Beach

Como chegar a Agia Kiriaki Beach

Agia Kiriaki Beach está localizada a 25 km de Argostoli, na região norte da costa oeste. O acesso à praia é por estrada, sendo que o asfalto vai até Zola Village e o final do trajeto será em pista de terra. No local há estacionamento disponível. A estrada é a mesma que leva a Vouti Beach, com uma bifurcação para a direita ao final.

Kefalonia

Agia Kiriaki Beach

Assos Beach

Assos Beach é um lugar tão encantador que é difícil desapegar. Cercada por casinhas coloridas decoradas com varandas, Assos Beach é uma praia ideal para famílias e para quem deseja apenas um lugar para relaxar sem se preocupar. Apesar de estar localizada em meio ao vilarejo de Assos, a praia é muito tranquila. Formanda por uma enseada e emoldura por montanhas repletas de verde, Assos parece uma grande e convidativa piscina.

Aproveite a sombra no local, tome um bom frapê no café e não perca a chance de curtir o lugar com calma. Assos Beach faz parte do passeio pelo vilarejo e rende ainda visita a diversas praias próximas, como Dafnoudi Beach, Kimilia Beach, Emplisi Beach, Foki Beach e o vilarejo de Fiskardo.

Assos Beach Kefalonia

Assos Beach

Como chegar a Assos Beach

Assos Beach está localizada a 35 km de Argostoli, na região norte de Kefalonia. O acesso à praia é por estrada. No local há estacionamento disponível. Caso não encontre vagas próximas à praia, procure nas ruas residenciais próximas. O vilarejo é bem pequeno.

Dafnoudi Beach

Dafnoudi Beach compõe o lindo conjunto de praias no extremo norte de Kefalonia, onde pequenas enseadas se multiplicam em diversos presentes para os turistas. Com mar transparente e em tons que variam de verde a azul, Dafnoudi Beach tem ambiente perfeito para um dia de descanso. A areia é formada por pedrinhas brancas e a paisagem é cercada por vegetação fechada, o que dá a sensação de estar em meio à natureza.

Na praia não há bares, quiosques, restaurantes ou serviço de aluguel de cadeiras e guarda-sóis. Em Dafnoudi Beach a vida é a mais natural possível. Ao chegar, não deixe de conferir a pequena caverna que se forma no canto direito da praia, que rende um belo cenário para aquela foto especial! Dafnoudi Beach, por não ter acesso de carro, costuma ser sempre vazia e não lota nem nos dias de alta temporada de verão. Ah! Para pegar a praia com sol, prefira ir de manhã.

Dafnoudi Beach Kefalonia

Dafnoudi Beach

Como chegar a Dafnoudi Beach

Dafnoudi Beach está localizada a 47 km de Argostoli e 4 km de Fiskardo, no extremo norte de Kefalonia. O acesso à praia é por uma curta trilha (menos de 1 km por dentro da floresta) que tem início à beira da estrada. Caso não encontre vagas próximas à entrada da trilha, procure ao longo da via.

Kimilia Beach

Na sequência das pequenas enseadas do extremo norte de Kefalonia, Kimilia Beach também é um presente! O mar segue colorido, mas agora a água oferece ainda mais transparência e uma grande enseada que rende boas oportunidades para a prática de snorkeling, tanto que a praia é muito procurada por veleiros e lanchas. E com uma enseada de águas tão tranquilas, vale investir em um bom mergulho!

Kimilia já foi um paraíso escondido dos turistas e até hoje figura em poucas listas de praias sobre Kefalonia. Hoje, a praia já tem acesso bem sinalizado (por uma trilha curta) e, no auge do verão, pode ser até uma praia concorrida. Caso encontre a Kilimia Beach muito cheia, pegue a trilha à direita da faixa de areia (na verdade pedrinhas) e siga até chegar às grandes rochas à beira-mar, onde o mergulho é ainda mais bonito! Se estiver com disposição, siga a trilha de 1,3 km pelo meio da floresta até chegar à próxima praia: Emplisi Beach.

Kefalonia

Kimilia Beach

Como chegar a Kimilia Beach

Kimilia Beach está localizada a 47,5 km de Argostoli e 3 km de Fiskardo, no extremo norte de Kefalonia. O acesso à praia é por uma curta trilha (menos de 1 km) por dentro da floresta. Você poderá estacionar o carro na pista ou seguir mais um pouco pela estrada de terra até o início da trilha, onde há estacionamento disponível sob as árvores.

Kimilia Beach

Kimilia Beach

Emplisi Beach

A proximidade de Emplisi Beach (ou Emblisi Beach) com a vila de Fiskardo faz dessa pequena praia um destino bastante popular. Com boa sombra sob as árvores, faixa de areia formada por pedrinhas brancas e uma enseada com água que mais parece piscina, Emplisi Beach é a praia ideal para quem está hospedado em Fiskardo e não quer ir longe demais.

A praia costuma agradar em cheio às famílias com crianças por aliar o mar tranquilo à proximidade com infraestrutura e fácil acesso à praia. O verde que cerca a praia torna o cenário ainda mais bonito, dando a sensação de estar bem inserido em meio à natureza de Kefalonia. A partir de Emplisi Beach, se estiver com disposição, você poderá fazer uma caminhada em meio à floresta até Kimilia Beach, com duração de apenas 30 minutos.

Emplisi Beach

Emplisi Beach

Como chegar a Emplisi Beach

Emplisi Beach está localizada a 48 km de Argostoli e 2 km de Fiskardo, no extremo norte de Kefalonia. O acesso à praia é à beira da estrada, onde há um amplo estacionamento para os carros.

Foki Beach

Foki Beach parece ter sido pintada à mão. A paleta de cores que forma o mar nessa pequena enseada ao norte de Kefalonia é mesmo de impressionar. Difícil não ficar encantado, e até hipnotizado, pelas nuances entre azul e verde que formam a água desta praia. O visual fica ainda mais completo com o intenso verde que recobre a mata ao redor.

Ao visitar Foki Beach, não deixe de ir ao mirante à beira da estrada, de onde é possível ter a dimensão da beleza do mar dessa praia. Depois, sente-se à sombra das oliveiras para relaxar e, claro, tome um bom banho de mar! Na praia não há restaurantes ou serviços disponíveis com infraestrutura, mas à beira da rodovia há uma taverna que servirá de apoio ao longo do dia. Foki Beach está bem pertinho de Fiskardo e vale até ir a pé à praia a partir da vila.

Kefalonia

Foki Beach

Como chegar a Foki Beach

Foki Beach está localizada a 47 km de Argostoli e 1,5 km de Fiskardo, no extremo norte de Kefalonia. O acesso à praia é à beira da estrada, onde há um estacionamento para os carros.

Antisamos Beach

Uma das mais bonitas praias de Kefalonia, Antisamos Beach vale a sua visita, mesmo que pareça um pouco contramão no roteiro mais comum pela ilha. Aproveite a ida à praia para aliar o roteiro a um passeio pela Melissani Cave, a Drogarati Cave e Porto de Sami, assim você garante um belo dia de atividades sem perder tempo em deslocamento. Antisamos Beach está localizada em uma grande enseada cercada por altas montanhas cobertas de intenso verde.

Antisamos Beach

Antisamos Beach

A praia tem lindo mar em tons de azul e água sempre cristalina. A faixa de areia longa faz dela uma das mais populares de Kefalonia, mas raramente há dificuldade para encontrar um bom lugar na areia. No local, há bares e restaurantes com clima descontraído que completam bem o pacote para um dia perfeito entre as praias de Kefalonia. Para fechar o passeio, aproveite para dar uma volta de caiaque ou SUP pelo lindo mar de Antisamos Beach.

Como chegar a Antisamos Beach

Antisamos Beach está localizada a 30 km de Argostoli, no bem no centro da costa leste de Kefalonia e próximo ao Porto de Sami. O acesso à praia é à beira da estrada, onde há um estacionamento para os carros. Aproveite para fazer uma parada no mirante próximo, que rende um lindo visual para o mar e as montanhas.

Lourdas Beach

Lourdas Beach é uma das praias de Kefalonia que tem mais jeito de urbana. Com beira-mar asfaltada e repleta de bares, restaurantes e mercadinhos, Lourdas Beach agrada especialmente aos turistas que buscam fácil acesso e muitos serviços à disposição para escolher. Ainda que seja uma das mais urbanas, em nada Lourdas Beach lembra as praias populares dos destinos mais famosos da Grécia.

Mesmo sendo bem movimentada e com diversas construções, Lourdas Beach mantém o clima tranquilo e o cenário de cidade pequena que reina em toda Kefalonia, tudo cercado por mar azul e límpido e uma grande montanha de fundo que emoldura a paisagem.

Kefalonia

Lourdas Beach

Como chegar a Lourdas Beach

Lourdas Beach está localizada a 16 km de Argostoli, em direção ao sul da costa oeste de Kefalonia. O acesso à praia é à beira da estrada, onde há amplo estacionamento para os carros.

Makris Gialos Beach e Platis Gialos Beach

Essa linda dupla de praias está entre as mais procuradas pelos turistas em Kefalonia. Makris Gialos Beach e Platis Gialos Beach são vizinhas e separadas apenas por uma ponta de rocha que adentra o mar. Conectadas pela mesma estrada, elas rendem um bom passeio entre as praias de Kefalonia. Ambas tem infraestrutura de bar e restaurante, mar cristalinos e em diversos tons de azul, além de espreguiçadeiras e guarda-sóis em grande quantidade para descansar.

Makris Gialos Grécia

Makris Gialos

Um ponto diferencia essas praias de muitas outra em Kefalonia: elas têm faixa de areia de verdade! Sim! Se você estiver na ilha e sentir falta de caminhar na areia (e não em pedras), Makris Gialos e Platis Gialos resolverão o seu problema! Vale dizer que Makris Gialos tem faixa de areia mais longa e costuma ter mais gente, enquanto Platis Gialos tem uma pequena faixa de areia que é sempre mais tranquila.

Platis Gialos Grécia

Platis Gialos

Como chegar a Makris Gialos Beach e Platis Gialos Beach

As duas praias são vizinhas e estão localizadas a apenas 3,5 km de Argostoli, em direção à costa oeste de Kefalonia. O acesso à praia é à beira da estrada, onde o estacionamento é bastante disputado. Para chegar à praia é preciso descer uma escada.

Melhores praias de Kefalonia

Makris Gialos

Petani Beach

Petani Beach está entre as praias mais populares de Kefalonia. Com faixa de areia longa, diversos restaurantes e boa infraestrutura, ela atrai especialmente os turistas que gostam de ficar o dia todo na mesma praia. E, acredite, vale ficar por lá até o anoitecer, já que o pôr sol acontece no mar. Petani Beach tem espreguiçadeiras, guarda-sol, banheiro, chuveiros, cabines para troca de roupa e serviços de guarda-vidas. Ideal para famílias.

Assim como outras tantas praias de Kefalonia, o mar de Petani Beach tem lindos tons de azul, que podem ser visto do alto da estrada que desce até a praia. A praia tem características muito semelhantes a Myrthos Beach.

Kefalonia

Petani Beach

Como chegar a Petani Beach

Petani Beach está localizada a 35 km de Argostoli, em direção ao extremo oeste de Kefalonia, na Península de Paliki. O acesso à praia é por estrada, sendo que o final do trajeto é uma longa descida com curvas bem fechadas. Fique atento para evitar acidentes. Na praia há amplo estacionamento para os carros.

Outras praias de Kefalonia

É impossível visitar Kefalonia e conhecer todas as praias em apenas um viagem. É provável que nem os moradores conheçam tudo, até porque muitas delas têm acesso apenas pelo mar e são belezas escondidas de quase todo o mundo.

Kafalonia, claro, tem algumas praias mais especiais, como as que mostramos aqui no post, mas elas não são as únicas! Há outras belezas na ilha que merecem a sua visita e, claro, a sua descoberta! Cada estradinha pode levar a uma enseada desconhecida, assim como as diversas trilhas presenteiam os turistas com pontos de mergulho isolados e sempre maravilhosos.

O que fazer em Kefalonia

Agios Thomas Beach

Quer mais praias para a sua viagem? Experimente Skala Beach e Kaminia Beach, no extremo sul e cercadas por boa oferta de hotéis; Pesada Beach, com formações rochosas que rendem um bom mergulho de snorkel; Ammes Beach, coladinha ao aeroporto e de onde é possível assistir aos pousos e decolagens na ilha; Xi Beach, no extremo sul da Península de Paliki e que conta com faixa de areia em tons de ocre; sem falar em Ithaka, ilha vizinha onde está a bela Filiantro Beach; além de diversas outras pequenas belezas por toda a ilha.

Aeroporto de Kefalonia

Ammes Beach

Curta o dia e a noite em Argostoli

Argostoli é a capital de Kefalonia e maior cidade da ilha, com 14 mil habitantes. Principal região de hospedagem da ilha, Argostoli também concentra grande parte das lojas, restaurantes e bares de Kefalonia. Argostoli tem arquitetura que lembra a cidade italiana de Veneza, mas tudo é bem recente, já que a cidade foi, em grande parte, reconstruída após um grande terremoto em 1953.

Durante o dia, Argostoli rende um bom passeio pela orla e pela Drapano Bridge (uma ponte peatonal que adentra o mar). Se você é do time que gosta de se aprofundar na história dos destinos que visita, experimente ir ao pequeno Museu de Arqueologia de Kefalonia.

Ao anoitecer, não deixe de percorrer os arredores da Vallianos Square, principal praça da cidade e onde o clima delicioso convida a relaxar nos cafés, restaurantes e bares da região. Vale ainda uma voltinha pela Lithostroto Street, rua repleta de boas lojas para compras.

 

Argostoli Grécia

Argostoli

Visite diversos vilarejos de Kefalonia

Um dos pontos altos de Kefalonia são as charmosas vilas que existem na ilha. Enquanto você percorre as estradas em busca das praias, não deixe de parar nos encantadores cenários pelo caminho. Se quiser ir direto aos pontos imperdíveis, não deixe de visitar Fiskardo e Assos. Os dois estão localizados na parte norte de Kefalonia e podem ser visitados em um mesmo dia.

A região também é ótima para hospedagem! Além dos dois vilarejos, vale passar por Sami, região portuária na costa leste bem próxima a Melissani Cave e Drogarati Cave; Skala, com belas praias na região sul; Poros, onde chegam os ferries que saem de kyllini rumo a Kefalonia; e Lixouri, na ponta da enseada à oeste de Kefalonia.

Kefalonia Vilas

Fiskardo

Vila de Fiskardo 

Fiskardo é um vilarejo à beira-mar, cercado por montanhas verdejantes e por um pequeno pier onde ficam ancorados veleiros e iates. É uma das mais bonitas áreas de Kefalonia! A orla é decorada por casas coloridas (são algumas das poucas que resistiram ao grande terremoto de 1953) e restaurantes com mesas estrategicamente posicionadas de frente para o mar. Escolha um deles para descansar e tomar um bom vinho regional.

Vale ir de dia e também à noite, quando as luzes dão ainda mais graça ao lugar. Depois de experimentar algumas delícias da Grécia, visite as diversas lojinhas de Fiskardo.

Fiskardo

Fiskardo

Vila de Assos

Assim como Fiskardo, Assos preserva algumas das casas que resistiram ao terremoto de 1953. Repleta de cores e cercada por lindo mar, Assos é um convite a curtir o dia todo entre a praia e os restaurantes. O vilarejo, bem pequenino, é boa pedida para quem deseja um mar piscininha e clima bem tranquilo. Com tempo, não deixe de visitar o as ruínas do castelo construído entre 1593 e 1596, localizado na ponta da península e cercado por intenso verde das montanhas de Kefalonia.

Conheça Melissani Cave e Drogarati Cave

A geografia acidentada e montanhosa de Kefalonia proporciona aos turistas não só boas praias, mas também formações geológicas que merecem a visita, entre elas Melissani Cave e Drogariti Cave, os dois localizados próximos ao Porto de Sami, na costa leste de Kefalonia.

Melissani Cave é uma formação geológica única na ilha de Kefalonia, que lembra um cenote. Até meados do século passado, Melissani era uma caverna subterrânea, porém com o terremoto de 1953, parte do teto desabou e revelou o lindo lago em tons de azul que recebe luz solar e propicia um cenário muito particular. Cristalina, a água do lago é formada tanto por água doce quanto salgada.

Segundo a mitologia, a ninfa Melissani cometeu suicídio e caiu no lago por não ter o amor correspondido por Pan. No local foram encontrados sinais de cultos dedicados a Pan e à ninfa Melissani.

Melissani Cave

Melissani Cave

Quem quiser conhecer o local poderá fazer um passeio em pequenos barcos. O tour, com custo de 7 euros, é muito rápido e não levará 15 minutos, mas é tempo suficiente para registrar a beleza da formação natural. Você começará a viagem pelo ponto do lago onde os raios solares entram pela fenda e seguirá para visitar mais dois salões da caverna, onde há plantas misturadas a formações geológicas.

Para visitar a Caverna Melissani, dê preferência ao horário entre 12h e 14h, quando os raios solares incidem diretamente no lago e tornam o cenário ainda mais mágico. Não é permitido mergulhar no lago. Veja mais no site oficial.

Para quem gosta de visitas geológicas, vale ainda uma visitinha à Drogariti Cave. Maior caverna de Kefalonia, Drogariti pode ser visitada tranquilamente por caminhos bem estruturados. Você verá belas estalactites e estalagmites em grandes salões, com formações bem diferentes de Melissani Cave. A visita, autoguiada, tem custo de 6 euros por pessoa e leva, em média, meia hora.

Visite a Ilha de Ithaka

Para quem tem mais tempo em Kefalonia, vale investir em uma visita à ilha vizinha de Ithaka. Localizada a apenas 11 km do Porto de Sami, Ithaka é um bom passeio de bate e volta para gosta de praias. Você poderá ir por conta própria, com ferries disponíveis para a travessia, e contratar um passeio na própria ilha de Ithaka (há tours de barco e de ônbus). Outra opção é contratar um tour em Kefalonia, que inclua a travessia. Com os passeios, será mais prático e fácil conhecer diversas praias de Ithaka, como Gidaki Beach e Aspros Gialos Beach, além de charmosas vilas, como Kioni, Stavros e Vathi, capital da ilha. Os tours de barco tem custo a partir de 35 euros.

Faça um passeio até Zakynthos para conhecer Navagio Beach

Parte do arquipélago das Ilhas Jônicas, Kefalonia e Zakynthos são vizinhas e é bem fácil ir de uma à outra (veja os detalhes no tópico “como chegar a Kefalonia). Se você estiver com tempo corrida na viagem, vale se hospedar em Kefalonia e ir até Zakynthos em um bate e volta apenas para conhecer Navagio Beach, a principal atração da Ilha de Zakynthos.

Você poderá contratar um passeio a partir de Kefalonia ou fazer tudo por conta própria. O tour, com 7h de duração, tem custo a partir de 40 euros por pessoa. Caso escolha ir por conta própria para Zakynthos, alugue um carro (mesmo que seja por um dia apenas) para poder se locomover até os locais de partida dos passeios de barco e também até o mirante, que é maravilhoso! Veja mais dicas sobre Navagio Beach e sobre Zakynthos.

Como chegar a Kefalonia, na Grécia?

Para chegar a Kefalonia a partir de Atenas, você poderá escolher entre o trajeto aéreo ou via terrestre + ferry (saindo do Porto de Kilini). Outra boa opção para quem está percorrendo outras ilhas do arquipélago é fazer uma curta viagem de ferry a partir da Ilha de Zakynthos. Ah! E se você estiver na Itália, poderá pegar um ferry direto a partir do Porto de Brindisi ou do Porto de Bari (ambos a sudeste do país) para Kefalonia.

Atenção! Não há transporte direto das ilhas de Mykonos e Santorini para Kefalonia. Para chegar a Kefalonia a partir das duas ilhas é necessário fazer uma parada em Atenas, seja em trajeto de avião ou terrestre + ferry.

O custo das viagens varia com a temporada e antecedência da compra. Um voo entre Atenas e Kefalonia, com duração de apenas 50 minutos, tem valores a partir de 40 euros o trecho. Já a viagem combinada de ônibus e ferry a partir de Atenas custa a partir de 37 euros. O trajeto mais barato é via ferry a partir de Zakynthos, com viagem de 1h de duração e trecho por apenas 9 euros. 

Como chegar a Kefalonia

Myrtos Beach

Como chegar a Kefalonia a partir de Atenas por via aérea?

A maneira mais rápida de chegar Kefalonia a partir de Atenas, capital da Grécia, é por via aérea. O voo do Aeroporto de Atenas – ATH rumo ao Aeroporto de Kefalonia – EFL tem apenas 50 minutos de duração e a passagem, comprada com antecedência para a alta temporada, sairá por 40 euros o trecho. As principais companhias aéreas a operar a rota de Atenas para Kefalonia são a Aegean Airlines, a Olympic Air e a Sky Express. Fique atento se for viajar na baixa temporada, quando a oferta de voos é bem menor.

Como chegar em Kefalonia

Myrtos Beach

Como chegar a Kefalonia a partir de Atenas por via terrestre + ferry?

Chegar a Kefalonia por via terrestre + ferry vai demandar mais tempo de deslocamento, mais organização e não necessariamente mais economia. O percurso começa com um trecho terrestre de 288 km de Atenas até o Porto de Kyllini, de onde você partirá de ferry rumo ao Porto de Poros, em Kefalonia em uma viagem de 1h30 de duração.

Para o trecho terrestre, vale ir de carro ou ônibus. Para quem está de carro, será preciso deixar o veículo no Porto de Kyllini ou atravessá-lo até Kefalonia no ferry (o que gera um custo extra de 42 euros ou mais, a depender do veículo e do ferry). O trajeto de Atenas até Kylini de ônibus, operado pela KTEL, tem 5h de duração e custo a partir de 28 euros o trecho.

Ao chegar ao Porto de Kyllini, você precisará fazer a travessia de ferry até o Porto de Poros, em Kefalonia. A viagem tem 1h30 de duração e o custo é a partir de 10,50 euros por pessoa o trecho.

Vale dizer que passagens compradas com antecedência custam mais barato, porém as vendas são abertas apenas de dois e três meses antes da data da viagem. Há diversos horários ao longo do dia. Não deixe para comprar na última hora, especialmente na alta temporada. A empresa que opera o trecho entre Kyllini e Kefalonia é a Levante Ferries.

Como chegar a Kefalonia

Vouti Beach

Como chegar a Kefalonia a partir de Zakynthos de ferry?

Roteiros que incluem Kefalonia e Zakynthos são bastante comuns entre os turistas que procuram as Ilhas Jônicas. Para ir de uma à outra a maneira mais rápida e barata é o trajeto de ferry. A má notícia é que o ferry entre Kefalonia (Porto de Pesada) e Zakynthos (Porto de Agios Nikolaos) não está disponível para venda nos grandes sites de passagem de ferry. O trajeto é operado pela Ionion P. Lines, uma empresa pequena que oferece apenas venda direta, seja pelo site da empresa ou pessoalmente no balcão de atendimento das duas ilhas.

O custo do trecho de ferry entre Kefalonia e Zakynthos é 9 euros por pessoa e 32 euros pelo carro (caso você decida atravessá-lo de uma ilha à outra). A viagem tem 1h de duração. Há um ferry partindo de Kefalonia no início da manhã e outro no início da noite. Vale dizer que em Kefalonia é possível contratar passeios de um dia para Navagio Beach, em Zakynthos. O trajeto entre as duas ilhas, apesar de ser um tour privativo, também será feito no ferry.

Ferry de Zakynthos pra Kefalonia

Ferry de Zakynthos pra Kefalonia

Quando ir a Kefalonia?

A alta temporada em Kefalonia segue o calendário do verão europeu e de todas as ilhas da Grécia. Os meses de julho e agosto são os que atraem mais viajantes para a ilha. Durante o verão, os dias são mais longos, as temperaturas mais altas e o sol reinará intenso no céu, já que praticamente não há chuva.

Os meses mais quentes em Kefalonia são julho e agosto, com máxima de 32.4 ºC. No mesmo período, a água do mar também será bem mais convidativa que nos meses de inverno. Em agosto, a temperatura do mar chega a 28 ºC, uma grande diferença se comparado ao mês de fevereiro, quando a água não costuma passar de 16ºC.

A desvantagem da alta temporada de verão é o grande número de turistas e os preços mais elevados em hospedagem e passagens aéreas. Alta de preço que acontece em toda a Grécia. Para fugir dos valores elevados e do grande fluxo de turistas, vale investir em viagens nos meses de junho e setembro, quando o clima estará ótimo e a ilha bem mais tranquila.

Temperatura e clima em Kefalonia

Temperatura mínima Temperatura máxima Volume de chuva
Janeiro 7 ºC 13.8 ºC 141 mm
Fevereiro 7 ºC 14.4 ºC 110 mm
Março 8.8 ºC 16.4 ºC 86 mm
Abril 11.4 ºC 20.2 ºC 50 mm
Maio 14.6 ºC 24.7 ºC 28 mm
Junho 18.3 ºC 28.9 ºC 10 mm
Julho 21 ºC 32.4 ºC 7 mm
Agosto 21.3 ºC 32.4 ºC 9 mm
Setembro 18.9 ºC 28.7 ºC 45 mm
Outubro 15.7 ºC 24.3 ºC 128 mm
Novembro 12.1 ºC 19.2 ºC 159 mm
Dezembro 8.9 ºC 15.2 ºC 177 mm

*Com dados do climate-data.org e do seatemperature.net.

Quanto tempo ficar em Kefalonia?

Kefalonia não é um destino para ser visitado com um bate e volta. A ilha é bem grande, tem diversas praias e vilarejos lindos, e merece bem mais que apenas uma passagem rápida. Para conhecer bem Kefalonia e curtir as praias sem correria, o ideal é ficar por lá cinco dias.

Com sete dias você terá tempo de fazer tudo com calma e ainda investir em um bate e volta à Ilha de Zakynthos para conhecer Navagio Beach. Se estiver correndo com o roteiro pela Grécia, fique em Kefalonia ao menos três dias para poder curtir as melhores praias da ilha.

Kefalonia

Vouti Beach

Hotéis em Kefalonia

Kefalonia tem grande oferta de hotéis e será fácil encontrar uma boa hospedagem para os seus dias de férias. E a boa notícia é que os custos são mais baixos se comparados a destinos mais populares da Grécia, como Mykonos e Santorini. Kefalonia é uma ilha de grandes proporções e com estradas montanhosas que não permitem circular em alta velocidade.

Se você pretende explorar diversas regiões de Kefalonia, conhecer várias praias e vilas, o melhor é escolher duas regiões diferentes para se hospedar. Assim você não perderá tempo demais em deslocamento, poderá ficar até mais tarde nas praias e irá se preocupar bem menos com a direção do carro.

A região com maior oferta de hotéis, restaurantes e serviços em Kefalonia é a capital Argostoli. Maior cidade de Kefalonia, Argostoli é uma ótima pedida para quem não abre mão de ficar perto do agito. Durante o dia, será possível curtir a bela orla do lugar. À noite, os restaurantes, bares e lojas renderão um ótimo passeio! Argostoli é uma região bem central, o que ajuda no deslocamento por toda a ilha. Veja aqui as melhores opções de hotéis em Argostoli.

Argostoli

Pertinho de Argostoli, Lassi é o destino certo para quem deseja uma hospedagem à beira-mar, mas ainda assim quer ficar perto do centro mais movimentado de Kefalonia. Lassi e Argostoli estão distantes apenas 3 km uma da outra, o que facilita o deslocamento entre ambas para aproveitar a noite mais agitada. Próximo à região de Lassi estão as lindíssimas Makris Gialos Beach e Platis Gialos Beach, além do Aeroporto de Kefalonia. Veja aqui as melhores hospedagens nos arredores de Lassi.

Rumo ao norte de Kefalonia estão alguns dos mais charmosos e encanadores vilarejos da ilha. É o lugar perfeito para estar perto de lindas praias e enseadas, além de vilarejos com boa oferta de restaurantes para curtir à noite. No norte da ilha, não deixe de conferir as hospedagens em Fiskardo e Assos, dois dos mais charmosos lugares de toda a ilha. Veja aqui as melhores hospedagens no norte de Kefalonia.

Hotéis em Kefalonia

Fiskardo

Seguindo rumo ao sul de Kefalonia, a região de Trapezaki também tem boa oferta de hotéis. O lugar é ideal para quem não faz questão de estar perto do agito e deseja ficar próximo à lindíssima Pessada Beach. Já no extremo sul da ilha, os arredores de Skala Beach e Kaminia Beach podem agradar a quem deseja um pouco mais de isolamento e não pretende se deslocar muito durante a viagem. Veja aqui as melhores opções de hospedagem no sul da Ilha de Kefalonia.

Na costa leste de Kefalonia, o destaque é a região nos arredores de Sami, onde há um pequeno porto, boa oferta de restaurantes e comércio. É a segunda região mais desenvolvida da ilha. Apesar de ser um pouco isolada das principais praias, Sami está bem próxima da maravilhosa Antisamos Beach e também das cavernas Melissani e Drogarati. Veja aqui as melhores hospedagens em Sami.

Como se locomover em Kefalonia

Kefalonia é a maior do Arquipélago das Ilhas Jônicas. Para atravessá-la do extremo norte ao extremo sul serão 73 km de estrada percorridos em 1h30 de viagem. As grandes dimensões e a geografia acidentada não facilitam a vida de quem pretende conhecê-la de ponta a ponta, mas certamente rendem ainda mais praias e lindos cenários para quem está em Kefalonia.

A melhor maneira de percorrer as atrações e praias de Kefalonia é de carro. Na verdade, o carro será quase obrigatório para quem está na ilha e pretende conhecer diversas regiões. O transporte público, apesar de atender a grande parte da ilha, tem horários limitados e exige baldeações para chegar às principais atrações, o que tomará um grande tempo do dia. Sendo assim, nossa dica é alugar um carro para conhecer a ilha.

Kefalonia Grécia

Fiskardo

Vale combinar com a locadora o local de retirada e também de retorno do veículo, assim não será necessário se preocupar com o transfer até o hotel. Há diversas locadoras de veículos disponíveis em Kefalonia, algumas locais e outras conhecidas mundialmente.

Vale pesquisar o preços e as condições de locação, assim como a taxa (se for o caso) para retirada e entrega do veículo em local específico. Grande parte das locadoras estão localizadas no Aeroporto de Kefalonia e em Argostoli.

Para alugar um carro na Grécia, é obrigatória a apresentação da PID – Permissão Internacional para Dirigir. Algumas locadoras poderão não exigir o documento e aceitarão a CNH brasileira, mas não vale correr o risco de ficar sem o carro. Na locação do nosso automóvel em Kefalonia houve exigência da PID, assim como em outras cidades da Grécia.

Ao dirigir por Kefalonia, tenha muita atenção! A ilha tem relevo montanhoso, com diversas estradas estreitas à beira de precipícios, curvas perigosas e pistas simples e estreitas onde não é possível ultrapassar. E com o visual maravilhoso da ilha, é comum perder o foco. Fique sempre ligado e tenha muita paciência. Para ajudar, prefira alugar um carro pequeno. No geral, há estacionamento gratuito em todas as praias e vilas da ilha. Em alta temporada, pode ser necessário estacionar um pouco mais distante devido ao grande número de veículos na ilha.

Como se locomover Kefalonia

Vouti Beach

Veja algumas locadoras de carro em Kefalonia

Compras em Kefalonia

O principal centro de compras em Kefalonia é a região de Argostoli. Na cidade, há diversas lojas capazes de suprir as necessidades de algumas lembrancinhas e também qualquer outro item que seja necessário adquirir durante a viagem. Há lojas em toda a faixa à beira-mar, mas a rua que mais chama atenção é a Lithostroto, aberta apenas para pedestres e repleta lindas lojas. Em uma volta rápida pelos arredores da região você terá boas oportunidades de compras. Outra boa pedida é a vila de Fiskardo, onde há lojas mais elaboradas e boas oportunidades de compras para quem busca algo diferente.

Restaurantes em Kefalonia

Sentar-se à mesa na Grécia é sempre uma das melhores tarefas da viagem. E em Kefalonia esse momento ganha um gostinho ainda mais espacial. A ilha tem diversos restaurantes em vilas charmosas e praias espetaculares, que sempre rendem um bom prato e uma linda vista. Aliar o visual ao sabor é o que há de melhor em Kefalonia. Não se apegue à busca de restaurantes renomados ou indicações de grandes chefes. Em Kefalonia os sabores são mais simples, os cardápios menos requintados, mas o sabor e visual sempre serão intensos!

restaurantes em kefalonia

Fiskardo

Para escolher entre várias opções de restaurantes, os melhores destinos de kefalonia são a vila de Argostoli e Fiskardo. Argostoli concentra a maior parte dos grandes restaurantes e será fácil escolher entre um deles para curtir a animação do local. Já Fiskardo tem ar bem mais praiano e convidativo a relaxar. É o lugar ideal para uma boa taça de vinho grego acompanhada de frutos do mar fresquinhos. Em Fiskardo também há grande oferta de restaurantes para escolher, muitos deles com vista para o pier principal da vila.

Dicas finais: documentação, visto e vacinas para a Grécia

  • Portadores do passaporte brasileiro não precisam de visto para viagens com até 90 dias de duração. O passaporte deve ter validade superior a 3 meses a partir da data prevista para saída do Espaço Schengen (do qual a Grécia faz parte).
  • Nenhuma vacina é obrigatória para brasileiros que pretendem visitar a Grécia.
  • Em caso de emergência, o serviço consular mais próximo está localizado em Atenas. Endereço: Brazilian Embassy in Athens, Greece 23, Vassilissis Sophias Ave 106 74 Athens Greece; telefone: (+30) 210 721 30 39 /   (+30) 210 723 44 50; plantão consular: (+30) 693-6921673  (somente para emergências); email: brasemb.atenas@itamaraty.gov.br.
  • Lembre-se sempre de fazer um seguro de viagem antes de embarcar.

Leia também: Passaporte vencido? Saiba como renovar!


E você? Já esteve em Kefalonia, na Grécia? Conta pra gente quais são as suas praias favoritas, o que você mais gostou na ilha e tudo o que fez por lá. Quanto mais dicas, melhor!