logo Melhores Destinos

Thermas dos Laranjais: tudo sobre o maior parque aquático da América Latina

Daniel Akstein Batista
21/06/2024 às 17:54

Thermas dos Laranjais: tudo sobre o maior parque aquático da América Latina

O Thermas dos Laranjais, em Olímpia, é um dos maiores parques aquáticos do mundo e o maior da América Latina. O parque oferece muitas atrações, seja para quem busca adrenalina ao descer um toboágua em alta velocidade, seja para quem quer diversão em família nas águas termais de Olímpia.

O Melhores Destinos esteve no Thermas dos Laranjais e conta a você nesse post todos os detalhes do parque, os melhores brinquedos e atrações, o que fazer, onde comer, quanto custa os ingressos, as novidades que estão por vir e muito mais!

Veja também:

Como chegar a Olímpia, cidade do maior parque aquático do Brasil

Foto: Divulgação

Thermas dos Laranjais

O Thermas dos Laranjais é o precursor do turismo em Olímpia, localizado a 430 km de São Paulo. Fundado em 1987 como clube social, ele abriu as portas como parque aquático em 2002 e a cada ano vem crescendo mais. Hoje são mais de 55 atrações para todos os públicos e idades espalhadas em mais de 300 mil metros quadrados de terreno, o que faz dele o maior parque aquático do Brasil e da América Latina.

Segundo o último relatório da TEA – Themed Entertainment Association, o Thermas dos Laranjais foi o 4º parque aquático mais visitado do mundo em 2022, com 1,72 milhão de visitantes.

Considerando que Olímpia tem apenas 56 mil moradores, dá para perceber que a cidade recebe muitos turistas, a maioria atraída pelas águas termais e os parques aquáticos que deram fama à Olímpia.

O Hot Beach é o outro grande parque da cidade, mas o Thermas dos Laranjais é sem dúvida o principal deles. É o maior e também o que tem mais atrações, destacando-se principalmente com seus inúmeros brinquedos radicais.

Dependendo da época que você visitar Olímpia, já se prepare para reservar dois dias de passeio ao Thermas dos Laranjais. Em alta temporada (julho, dezembro e janeiro) e feriados o parque costuma lotar, formando enormes filas nas principais atrações. O ideal, se possível, é ir ao Thermas durante a semana em baixa temporada – com certeza você vai conseguir aproveitar e curtir muito mais todo o parque!

Águas termais e muito lazer!

A fama de Olímpia se deve muito à descoberta das águas termais na década de 1960. Mas ela veio ao acaso, já que a ideia inicial era procurar petróleo na região. Se o “ouro preto” não jorrou do solo, foi a água termal que apareceu para colocar a cidade no mapa turístico do Brasil.

O Thermas dos Laranjais veio justamente para aproveitar essa fonte, e hoje o parque é abastecido pelas águas quentes do Aquífero Guarani, com piscinas cujas temperaturas variam de 26ºC a 38ºC.

O maior parque aquático do Brasil funciona 365 dias por ano, seja no Natal, no Réveillon ou no Carnaval – em qualquer feriado o parque estará aberto. Com capacidade para receber até 20 mil pessoas, não é tão difícil assim ver o parque com tudo isso de gente. Para ser ter uma ideia, em maio deste ano o parque registrou a presença de 185 mil visitantes, sendo 15 mil apenas na sexta-feira do feriado do Corpus Chisti.

Além das mais de 55 atrações, a infraestrutura do Thermas conta com 32 lanchonetes e restaurantes, uma super variedade de comidas e bebidas espalhadas pelo parque. E, além de todos os brinquedos aquáticos, há até uma mini fazendinha com diversos animais, que faz a alegria das crianças.

O parque funciona das 9h às 17h e o ideal é mesmo chegar cedo. Se for de carro, saiba que o estacionamento é gratuito. Mas tenha a noção também que talvez seja preciso estacionar na rua, caso sua visita seja em alta temporada.

Antes de trazer aqui os principais brinquedos e atrações do Thermas dos Laranjais, é bom reforçar que sua experiência no parque será diferente dependendo da época da viagem.

Em feriados e meses de alta temporada, o Thermas estará lotado. Assim, é bom já tentar ir nas atrações que mais têm fila logo ao chegar, correndo para a montanha-russa aquática ou para o Lendário, caso você prefira os brinquedos mais radicais. Ou tentar pegar uma mesa na praia, caso a ideia seja relaxar.

Pode também, logo na entrada do parque, já garantir o seu cartão consumo e o aluguel do armário – já indico fazer isso para não ficar se preocupando em pegar dinheiro ou cartão para pagar depois todos as comidas e bebidas que for consumir; basta colocar a quantia desejada no cartão, usar nos estabelecimentos na hora do pagamento e, se sobrar saldo, sacar o restante ao ir embora.

Caso a visita seja durante a semana longe dos meses de férias, aí sim pode curtir o parque com mais tranquilidade, sem se preocupar com filas e lugares para sentar.

Dado o aviso, vamos agora conhecer melhor o parque em si e toda as suas atrações.

Atrações radicais do Thermas dos Laranjais

O Thermas tem diversão para todas as idades, mas é inegável que ele se destaca mesmo pelas suas atrações mais radicais. Para quem gosta de aventura e de sentir aquele friozinho na barriga, esse é o parque perfeito para se divertir!

Vamos começar falando daquele que para mim é o melhor brinquedo do parque aquático, o que mais tem filas e que vale a pena a espera, a 1º montanha-russa aquática do Brasil.

Em um trajeto de 370 metros de extensão, somos impulsionados em alta velocidade em uma boia dupla, em um percurso formado por subidas, quedas e curvas. O brinquedo aceita duas pessoas, desde que não ultrapasse 180 kg. Para ir sozinho, o visitante deve pesar ao menos 90 kg.

Foto: Divulgação

Outra atração imperdível é o Lendário, o maior complexo de toboáguas radicais do Brasil. Ele é composto por cinco pistas de toboágua, sendo três individuais de onde caímos de uma cápsula e outros dois de boias Cada brincadeira leva nome de personagens do folclore brasileiro, como Boitatá, Saci Pererê, Cuca, Iara e Boto.

Esses brinquedos também costumam ter bastante filas, principalmente as duas atrações com boias (Iara e Boto). Eles ficam no final do parque e, se sua ideia é começar pelo Lendário, uma sugestão é já ir direto para ele assim que o Thermas abre para pegar menos filas.

Pertinho da montanha-russa encontramos outras atrações radicais bastante procuradas. A Asa Delta lembra uma pista de skate, descendo em uma boia dupla de uma altura de 18 metros. Tem também outras três brincadeiras que saem praticamente do mesmo complexo. Com 30 metros de altura, o Everest é atração mais alta do parque, ao lado do Kamikaze; ambos oferecem uma queda livre super rápida e não é todo mundo que tem coragem de encarar. Já no Maluquinho descemos em uma prancha por 150 metros de pista.

Maluquinho

Ainda falando em toboáguas radicais, os visitantes podem curtir também o Caracol, o Crazy, Xícara Maluca e o Toboágua Rio (esse bem mais calminho, mas também legal), além, do Escorregador Flutuante.

Para quem gosta de surfar, ou quer se aventurar no esporte, o Thermas conta com dois espaços exclusivos: a Pista de Surf e o Surf Master. É preciso equilíbrio para encarar as fortes ondas, e a diversão de muita gente é ficar do lado de fora acompanhando o tombo da galera (e haja tombos!).

Outra atração que o Thermas classifica como radical é o Rio Selvagem, um rio de corredeira rápida feito em um trajeto de 600 metros de extensão. A brincadeira aceita visitantes acima de 1 metro e não achei assim tão radical, mas com certeza vale o passeio.

Atrações para família e relax

Antes de mostrar o que o parque oferece para as crianças, vamos ver algumas atrações mais relaxantes do Thermas dos Laranjais e também alguns toboáguas mais tranquilos.

O toboágua Hula Hula tem história, já que foi a primeira atração do parque. É uma queda razoavelmente curta, mas que atinge até 35 km/h.

Foto: Divulgação

Ao lado da montanha-russa aquática há dois brinquedos também bem calminhos, realizados em boias duplas (mas que também dá para ir sozinho). O Toboágua Família achei mais legal, com curvas mais rápidas. O outro é o Toboágua em S. O bacana é aproveitar a descida para também contemplar a vista do parque.

O Thermas dos Laranjais é mesmo gigante e você já deve ter percebido que há muito o que fazer nas suas piscinas de águas termais. Aliás, relaxar nas águas quentinhas também é algo que você deve fazer no parque, além de curtir os brinquedos mais radicais. E não faltam ótimos espaços para isso.

O Hidro Spa é uma das atrações mais novas, inspirado nos antigos banhos gregos. Em uma área de mil metros quadrados, o espaço é muito bem feito, com dois bancos para hidromassagem, dezenas de jatos d’água, piscina de hidroterapia e rio de corredeira.

Foto: Divulgação

A Piscina de Pedras, os Ofurôs, a Sonolência (com espreguiçadeiras dentro d’água) e a Hidroterapia são outros espaços perfeitos para relaxar. O ofurô, aliás, é onde tem a água mais quente de todo o parque e é preciso entrar devagarzinho para ir se acostumando com a temperatura da água, que passa dos 36 graus.

 

Não podemos deixar de falar também das duas praias do Thermas, lugares bastante disputados pelos visitantes, principalmente por oferecer mesas e cadeiras na sombra. A Piscina de Ondas é a primeira do parque, um pouco maior do que o Mar Azul, que tem ondas de até 1,5 m. Os dois espaços ficam no meio de muito verde e árvores, além de ter lanchonetes por perto.

O Rio Lento é outra atração também que está sempre cheia, mas com filas rápidas, onde percorremos um percurso de mais de 300 metros em cima de uma boia por um rio de corredeiras leves.

Atrações para as crianças

Não é exagero dizer que o Thermas dos Laranjais é um parque completo. Afinal, ele tem atrativos para todas as idades. Se não faltam brinquedos radicais para quem gosta de aventuras e emoção, podemos dizer que também há muitas opções para as crianças se divertirem.

Em maio deste ano, uma das principais áreas destinadas aos pequenos dobrou de tamanho, ficando com 6 mil m². E os destaques da Play Kids são as réplicas dos brinquedos radicais, como a Asa Delta, o Boto e a Iara.

Foto: Divulgação

Com 3 mil m², o Clube das Crianças é o outro espaço principal destinado aos pequenos, com diferentes brinquedos: bolha infantil, toboáguas, escorregadores, tirolesa e outros. O Baldão é uma das atrações preferidas dos pequenos, um chuveiro gigante que a cada 3 minutos despeja mais de 1.000 litros de água.

Ambos os espaços estão em lugares diferentes do parque. Enquanto a Play Kids fica mais para o final, pertinho do Lendário, o Clube das Crianças fica mais próximo à entrada principal.

A Piscina Maluca é outra atração querida pelas crianças, indicada para maiores de 6 anos. Ela é uma espécie de prova de obstáculos flutuantes, onde a garotada precisa atravessar a piscina passando por cordas e plataformas.

Outras atrações do Thermas

Acredite se quiser, mas no meio de tanta água há também um mini zoológico e uma fazendinha no Thermas dos Laranjais. O lugar conta com dezenas de animais, alguns presos e outros que circulam perto da gente mesmo. Não foi o meu lugar preferido no parque, longe disso (até porque o cheiro não é nada agradável), mas ele tem apelo com as crianças.

O Thermas conta ainda com uma piscina semiolímpica, academia e até quadras de tênis e biribol – esses espaços, no entanto, são mais utilizados pelos sócios do parque. Os outros visitantes até podem aproveitar esses locais, mas é preciso, por exemplo, levar raquete e bolinha caso queiram jogar tênis – o parque não empresta os materiais esportivos.

Onde comer no Thermas dos Laranjais

O Thermas possui algumas lanchonetes próprias e mais de 30 estabelecimentos terceirizados. Se por um lado me surpreendeu a variedade de opções de comidas e também o bom preço (considerando os valores cobrados por outros grandes parques), por outro a falta de padronização dos pontos de alimentação é um ponto que deixa a desejar.

Para quem deseja fazer uma refeição mais completa, o Thermas conta com dois restaurantes que servem pratos feitos a partir de R$ 31. O maior deles, Restaurante Brazilian, fica mais perto da entrada principal e tem bastante mesa para os visitantes. Pedi um filé de peixe que estava saboroso.

O Ther+Bar e a Pizzaria Thermas são os dois lugares próprios do parque, que conta até com uma cerveja exclusiva com dois tipos, Pilsen e Summer Ipa, produzidas por uma cervejaria de Olímpia. A pizza individual, aliás, vale menção: estava bem saborosa e achei que valeu o R$ 22 gastos. Por outro lado, comi um x-salada de uma das lanchonetes terceirizadas e me arrependi: pão grande com hambúrguer pequeno industrializado sem gosto por R$ 21.

Dependendo da fome, vale a pena apostar no prato feito ou nas várias outras comidinhas espalhadas pelas lanchonetes do parque. Tem crepe suíço por R$ 12, tapioca a partir de R$ 16, salgados por R$ 10, pastel por R$ 15, porção de frango crocante por R$ 42 e muito mais. A água sem gás custa R$ 5 e a cerveja parte de R$ 7.

Ingresso Thermas dos Laranjais

Se você está planejando visitar o parque, o ideal é comprar o ingresso para o Thermas dos Laranjais antecipadamente no site oficial, pois costuma ser um pouco mais barato do que na bilheteria.

O valor muda muito de acordo com o período, e nos feriados e meses de alta temporada costuma ser um pouco mais caro. O preço mais comum do ingresso gira em torno de R$ 140, sendo R$ 70 a meia entrada. Crianças de 1 a 6 anos pagam menos, R$ 30.

O parque costuma fazer promoções e, quando eu visitei o Thermas em maio, o ingresso custava metade do valor para quem doasse 1 kg de alimento. É bom ficar de olho nas páginas oficiais do parque para saber quando tem promoção.

Ao comprar o ingresso no site, já é preciso escolher a data da visita.

Ao contrário de muitos outros parques, o Thermas dos Laranjais não cobra por nenhuma atração extra, a não ser a alimentação. A única coisa cobrada à parte é o aluguel do armário, que custa R$ 20 o pequeno e R$ 25 o médio, com mais R$ 10 de caução (devolvidos na devolução da chave). O armário pode ser alugado no mesmo lugar onde há a aquisição do cartão de consumo, que pode ser carregado com até R$ 200.

Hotel Thermas dos Laranjais

Alguns hotéis e resorts de Olímpia possuem uma super vantagem em relação a outros: uma entrada exclusiva para seus hóspedes aos parques aquáticos. Enquanto o Hot Beach conta com quatro hotéis próprios, o Thermas dos Laranjais não conta com nenhum, mas tem ao lado duas opções de hospedagem com acesso exclusivo ao parque: o Wyndham Olímpia Royal Hotels e o Thermas de Olimpia Resorts By Mercure.

Wyndham Olímpia

O Wyndham é o primeiro hotel de bandeira internacional de Olímpia e um dos principais resorts da cidade, com uma super estrutura para receber as famílias. Tem 11 piscinas, (nove climatizadas e duas cobertas), oito ofurôs, sala de jogos com tênis de mesa, bilhar e pebolim, quadras de tênis, futebol, basquete e de areia, sauna, área de jogos eletrônicos e spa (cobrados à parte), academia e muito mais!

Confira aqui os valores do Wyndham Olímpia e faça sua reserva!

O acesso exclusivo ao Thermas é mesmo um diferencial. O hóspede pode entrar e sair do parque, voltando ao hotel quantas vezes quiser no dia, desde que tenha comprado ingresso. E esse é um detalhe importante: quem se hospeda no Wyndham ou no Mercure não ganha o bilhete para o parque, é preciso comprar à parte.

Veja também: 

Como é se hospedar no resort com acesso exclusivo ao maior parque aquático do Brasil!

Vista para o parque de um dos quartos do Wyndham

Veja mais hotéis em Olímpia:

Hotel Nota na Booking.com Reservas
Wyndham Olímpia Royal Hotels 8,4 Reserve aqui
Hot Beach Resort 8,7 Reserve aqui
Celebration Resort Olímpia by Hot Beach 8,6 Reserve aqui
Hotel Dolce Dulce 8,9 Reserve aqui
Hotel Pousada Villa Itália Olímpia 9.5 Reserve aqui
Thermas Park Resort & SPA by Hot Beach 9,3 Reserve aqui
Pousada Faruk 9,3 Reserve aqui
Enjoy Solar das Águas Park Resort 7,8 Reserve aqui
Água Viva Hotel 9,0 Reserve aqui
Hot Beach Suites 10 Reserve aqui
Pousada Por do Sol 9,0 Reserve aqui
Hotel Fazenda Haras 8,8 Reserve aqui

Quando ir ao Thermas dos Laranjais

Olímpia recebe turistas o ano todo, principalmente por fazer calor quase todos os dias. No inverno só faz um leve frio à noite e em alguns raros dias. Já no verão costuma chover mais, principalmente no fim de tarde, mas nada que atrapalhe a visita aos parques aquáticos.

Como já falado ao longo desse texto, tente visitar o Thermas dos Laranjais durante os dias de semana, de preferência entre segunda e quinta-feira. É bom saber que nas sextas, sábados e domingos a cidade fica cheia e há filas nos brinquedos, fica difícil encontrar mesa e cadeira nas praias artificiais, terá mais gente nas lanchonetes e restaurante, etc. Evite principalmente feriados, datas comemorativas e os meses de férias escolares. Se não tiver como fugir desses períodos, saiba que o parque estará bem mais cheio.

Novidades do Thermas dos Laranjais

Quem já visitou o Thermas mais do que uma vez ao longo desses anos já percebeu que o parque está em constante evolução. Agora em 2024 ele inaugurou a sua nova área kids e pretende apresentar ao público também mais um espaço de atrações radicais, o Nações, que será formado por dois supertoboáguas, com 33 metros de altura.

O Thermas também já adquiriu um terreno ao lado e no futuro tem planos de construir um resort só seu. O estacionamento também deve mudar de lugar, para abrir espaço para outras atrações daqui alguns anos. A ideia, como podemos ver, é mesmo manter o título de maior parque aquático da América Latina, oferecendo ainda mais aventura e diversão para os milhares de visitantes que visitam o parque anualmente.

Thermas dos Laranjais Olímpia: vale a pena?

Eu já conhecia a boa fama do Thermas dos Laranjais e, quando visitei, entendi os motivos que fizeram dele um dos parques aquáticos mais visitados do mundo. Ele não é apenas um parque grande em tamanho, é também um parque que oferece muitas atrações e, o mais importante, atividades para pessoas de todas as idades.

Quem gosta de aventura vai se divertir muito no Thermas, mas quem prefere piscinas calminhas e quentinhas também tem o seu lugar. Assim como as áreas kids entregam muita brincadeira para os pequenos.

No geral, gostei bastante do parque, tirando alguns detalhes como a falta de padronização dos pontos de alimentação e a demora em algumas lanchonetes – cheguei a esperar 30 minutos por um lanche e o parque nem estava assim tão cheio.

Eu visitei o Thermas em dois dias seguidos, e acredito que esse seja o ideal caso o visitante vá em um período de alta temporada. Como o parque é muito grande, será impossível aproveitar tudo encarando filas em diferentes brinquedos. Para se ter uma ideia, fiquei mais de uma hora esperando para ir na montanha-russa aquática, mas em alguns momentos do dia a demora chegou a duas horas (o horário de almoço costuma estar um pouco mais vazio, fica a dica).

Os preços no geral achei bons, considerando que muitos parques costumam cobrar valores exorbitantes nas comidas e bebidas. Achei falta de vestiários e banheiros infantis e também de bebedouros, ainda mais considerando que a cidade é muito quente e precisamos nos hidratar o tempo todo.

E, diante de todo o tamanho do parque, também fiquei um pouco perdido procurando a entrada de algumas atrações. Acho que poderia ser um pouco melhor sinalizado.

Uma coisa legal do parque é que é permitido sair e voltar enquanto ele estiver aberto, caso haja necessidade – o Thermas está localizado a poucos metros de restaurantes e lanchonetes, então os visitantes podem sair para se alimentar e voltar depois.

Outro detalhe importante é que todos os brinquedos possuem informações sobre a altura permitida, então já dá para saber antes de encarar as filas se as crianças podem aproveitar ou não aquela atração específica. Vale dizer também que há salva-vidas presentes em todos os brinquedos, sempre de olho no que está acontecendo.

Após toda essa explanação, minha opinião é que vale sim visitar o Thermas dos Laranjais. Se conseguir ir durante a semana fora da alta temporada, melhor ainda. Senão, é só aumentar o seu grau de paciência e curtir o parque do mesmo jeito – com mais gente e mais fila, mas ainda sim com muita diversão!


Você já visitou o Thermas dos Laranjais? Diz pra gente o que achou do parque aquático de Olímpia.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção