logo Melhores Destinos

Os 20 melhores destinos do Nordeste para as férias perfeitas!

Bruna Scirea
Bruna Scirea
09/02/2021 às 10:28

Os 20 melhores destinos do Nordeste para as férias perfeitas!

Os melhores destinos do Nordeste têm praias de mar quente, azul, esverdeado, dunas, falésias, rios, manguezais, ilhas, chapadas, cidades históricas e gastronomia arretada. São inúmeros argumentos que endossam a mesma afirmação: o Nordeste é um imperdível destino de férias para quem busca dias de descanso em alguns dos melhores destinos de viagem do Brasil.

Espalhados pelos nove estados da região estão alguns dos mais famosos pontos turísticos do nosso país. É tanta cidade bonita e lugares paradisíacos que provavelmente serão necessárias várias idas para conhecer os principais destinos do Nordeste. Mas uma coisa é certa: vale muito a pena!

Para te ajudar a pensar nas próximas viagens para o Nordeste, fizemos uma lista com os melhores da região segundo a opinião dos nossos leitores no Prêmio Melhores Destinos 2019. Confira o ranking abaixo e deixe seus comentários no fim do post.

1 – Lençóis (Chapada Diamantina)

Principal base para quem deseja conhecer a Chapada Diamantina, no interior da Bahia, Lençóis é uma cidadezinha pequena, histórica, colorida, cheia de restaurantes e onde vive um povo muito carismático. O clima aconchegante do município, associado aos diversos passeios pela Chapada que partem dele para atrações em cidades próximas, certamente foram os motivos que levaram Lençóis à lista dos melhores destinos do Nordeste.

melhores destinos nordeste

A Chapada Diamantina é um dos principais destinos brasileiros para quem curte o ecoturismo. É impossível ficar indiferente diante das cachoeiras enormes, de cores e formatos diversos, grutas de água cristalina, trilhas, paredões rochosos perfeitos para escaladas e diversos mirantes naturais que nos entregam a imensidão das paisagens. No nosso guia, confira fotos e todas as dicas do que fazer na Chapada Diamantina.

2 – Fernando de Noronha

Fernando de Noronha é uma unanimidade: quem nunca foi quer ir, quem já foi pretende voltar (e o quanto antes). As praias de água cristalina (que estão entre as melhores praias do Brasil), a rica vida marinha, as formações rochosas e a natureza bem preservada enchem os olhos dos visitantes, que não raramente voltam para casa afirmando ter encontrando o paraíso brasileiro. Bastam um pôr do sol, um passeio de barco e um mergulho com tubarões para se encantar e ter orgulho por um lugar tão lindo desses fazer parte do nosso Brasil. Estamos exagerando? Nadinha. Veja o guia de Fernando de Noronha para tirar suas próprias conclusões.

3 – João Pessoa

Jampa, como carinhosamente é chamada pelos seus moradores, mistura o agito das cidades grandes com a tranquilidade da vida à beira-mar. A extensa orla, cheia de belas praias e a constante presença dos coqueiros fazem da capital um dos mais bonitos destinos do Nordeste. Para além das famosas praias de Tambaú, Cabo Branco e Manaíra, vale a pena conferir o pôr do sol na Praia do Jacaré ao som do Bolero do Ravel, visitar as piscinas naturais de Picãozinho e o centro histórico, além de se deliciar com a culinária paraibana. Confira todas as nossas dicas no guia de João Pessoa e os melhores preços de passagens aéreas para João Pessoa.

4 – São Miguel do Gostoso

A cerca de 100 quilômetros de Natal, capital do Rio Grande do Norte, está o vilarejo de pescadores São Miguel do Gostoso, que recentemente virou um dos mais badalados destinos brasileiros de Réveillon. Nas demais épocas do ano, no entanto, o clima por ali é de calmaria total: ruas não pavimentadas, praias praticamente isoladas, onde o vento sopra com força e de forma constante, tornando este um dos principais points de kite e windsurf em todo o país. Para além das praias, São Miguel do Gostoso ainda serve como base para passeios de buggy e para visitar outras praias próximas e até piscinas naturais (parrachos, como chamam por lá), como Perobas ou Maracajaú. Leia nosso post com 5 passeios para fazer entre Natal e São Miguel do Gostoso.

melhores destinos nordeste

5 – São Miguel dos Milagres

Piscinas naturais que podem ser acessadas com passeios de jangada, sombra dos coqueiros e longe do turismo massivo. São Miguel dos Milagres, no litoral de Alagoas, é um destino perfeito para quem quer curtir um pedacinho de paraíso com toda a tranquilidade. A água do mar é esverdeada, morninha e não é difícil ouvir a comparação de que se está no Caribe brasileiro.

melhores destinos nordeste

6 – Jericoacoara

Entre dunas, mar, lagoas e mangues, a vila de Jericoacoara é um refúgio diante da modernidade das grandes cidades e do agito diário. Por lá não há iluminação pública, necessidade de carros ou ruas calçadas – tudo é de areia. No ar é perceptível a simplicidade e um acolhimento, que faz muita gente se sentir em casa. Jeri tem bons restaurantes, pousadas com uma estrutura cada vez melhor, festas e loijinhas de artesanato. É o lugar ideal para quem quer relaxar e revezar entre cenários belos, passar o dia na Lagoa do Paraíso e um fim de tarde na Duna do Pôr do Sol. Confira os melhores preços de passagens aéreas para Jericoacoara e pacotes de viagem para Jericoacoara.

7 – Barra Grande (Península de Maraú)

Na Costa do Dendê, no litoral sul da Bahia, está um daqueles destinos de tirar o fôlego. Nas palavras da nossa editora de destinos, Monique Renne, a Península de Maraú é um lugar digno de causar paixões – e paixões que viram casamento: já que quem vai uma vez sempre volta. Pudera… são piscinas naturais, extensos coquerais, longas faixas de areia e um pôr do sol que comove qualquer um. Barra Grande é uma das bases para explorar todo este cenário, uma vila pacata, com ruas de chão batido, bons restaurantes e ares interioranos. Confira nosso guia da Península do Maraú e saiba mais sobre este destino incrível (e ainda não tão famoso).

8 – Maceió

Mar verde, piscinas naturais e uma das orlas urbanas mais bonitas do país deram a Maceió, a capital do Alagoas, a oitava posição no ranking dos melhores destinos do Nordeste. Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca são algumas das praias que roubam o coração dos turistas, mas há outras tantas nas redondezas que devem ser incluídas no roteiro. Veja o guia completo com dicas do que fazer em Maceió, os melhores preços de passagens aéreas para Maceió e oportunidades de pacotes de viagem para Maceió.

9 – Praia da Pipa

A Praia da Pipa, que é considerada uma das melhores praias do Brasil, no Rio Grande do Norte, é aqueles destinos que agradam todos os públicos: desde os que buscam badalação até os que estão mais dispostos a curtir a tranquilidade da vida à beira-mar. Sobrevivendo e se reinventando turisticamente há algumas décadas, Pipa tem ótimas e variadas opções de hospedagem e restaurantes que contemplam todos os bolsos. Por lá, os visitantes são convidados a passar o dia nas diversas praias, fazer passeios de jardineira, buggy ou barco, curtir o pôr do sol na Lagoa Guaraíras e a noite no badalado centrinho. Leia mais no guia da Praia da Pipa.

melhores destinos nordeste

10 – Porto de Galinhas

Águas mornas, esverdeadas e agradáveis durante todo o ano fazem de Porto de Galinhas um dos principais destinos do litoral nordestino. Da Praia da Vila saem as jangadas que levam os turistas até as famosas piscinas naturais, onde se pode facilmente ver peixinhos de todos os jeitos. Importante destino que é, Porto de Galinhas está preparada para receber seus visitantes: há boas e variadas opções de hospedagem, boa gastronomia e ruas com lojinhas de artesanato para os agradáveis passeios noturnos. Veja o guia de Porto de Galinhas e um roteiro completo por Porto de Galinhas. Confira também os melhores preços de passagens aéreas para Porto de Galinhas.

11 – Lençóis Maranhenses

“As lagoas de água doce entre as dunas formam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar no topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses“, descreve a editora Monique Renne no guia que escreveu sobre o destino. Prepare-se para mergulhos em lagoas paradisíacas, passeios em meio às dunas e um pôr do sol de tirar o fôlego de qualquer um.

12 – Itacaré

Vegetação bem preservada, faixas de areia praticamente inabitadas e uma cidade animada, cheia de restaurantes, lojas, bares e festas dão fama a Itacaré, um dos destinos mais procurados da Costa do Cacau, no litoral sul da Bahia. São treze praias principais para conhecer durante o descanso na cidade, algumas acessíveis de carro e outras por belas trilhas em meio à Mata Atlântica. Tem praia para todos os gostos! Confira o guia de Itacaré e conheça essa paraíso baiano. 

13 – Arraial D’Ajuda

Menos urbanizada do que sua vizinha Porto Seguro, na Bahia, Arraial D’Ajuda é o destino ideal para aqueles que veem as férias mais ou menos assim: praia de dia e agito em barzinhos com música ao vivo à noite. Em uma passagem por Arraial, não pode faltar um passeio pelo centro histórico e pela Rua do Mucugê, onde ficam as lojinhas de artesanato. Leia mais no guia de Arraial D’Ajuda.

melhores destinos nordeste

14 – Morro de São Paulo

Ruas de areia, carrinhos de mão para carregar as malas, praias reservadas, orlas mais agitadas, passeios de barco, mergulhos e esportes náuticos. Não é a toa que Morro de São Paulo, no litoral da Bahia, não muito distante de Salvador, encanta seus visitantes. Gastronomia de primeira e ótimas vistas para o pôr do sol completam os motivos pelos quais o destino faz parte dos melhores do Nordeste! Veja todas as nossas dicas de como chegar e o que fazer em Morro de São Paulo.

15 – Tamandaré (Praia dos Carneiros)

Em Tamandaré estão algumas das praias mais tranquilas do litoral pernambucano, com direito a águas calmas, areia branca, piscinas naturais e coqueirais a perder de vista. Entre as joias da região, está a famosa Praia dos Carneiros, onde está uma icônica capelinha, erguida bem à beira da praia. Já esteve em Tamandaré? Nos comentários, conta para a gente como foi sua passagem por lá! Veja nosso post sobre as melhores praias de Pernambuco.

melhores destinos nordeste

16 – Maragogi

Embora os coqueiros estejam por todos os lados, a culinária seja de deliciosos peixes e frutos do mar e a tranquilidade faça parte dos dias de quem passa as férias por ali, são as águas cristalinas de Maragogi que fazem com que muitos visitantes se apaixonem pela região. Passeios de buggy, travessias de barco até as piscinas naturais, praias desertas, sossego e uma culinária deliciosa… Maragogi é um destino que cabe no bolso e um lugar onde o clima pacato se destaca. Veja também nosso post sobre o que fazer em Maragogi e as melhores oportunidades de passagens Aéreas para Maragogi e de pacotes para Maragogi.

17 – Aracaju

Uma capital que transita entre o ar de cidade do interior e a diversidade de uma metrópole: em Aracaju, monumentos históricos contrastam com edifícios modernos, feiras locais com grandes shoppings, restaurantes regionais e contemporâneos dividem clientes, mar e rios convivem de perto, dando um toque especial às paisagens da cidade. Confira o nosso guia de Aracaju.

18 – Praia do Forte (Mata de São João)

A Praia do Forte é um dos principais pontos turísticos da Mata de São João, no litoral norte da Bahia. A charmosa vila reúne bons restaurantes e pousadas, piscinas naturais de águas mornas e claras, dunas e coqueirais. Considerada um ótimo destinos de férias para famílias com crianças, é na Praia do Forte que está localizada a sede do Projeto Tamar, responsável pela pesquisa e proteção das tartarugas marinhas. Uma vez na região, vale também o passeio no Instituto da Baleia Jubarte e ao Castelo Garcia D’Ávila (considerada a primeira edificação portuguesa construída no Brasil).

19 – Caraíva

Dos destinos perfeitos para relaxar: ruas de areia fina, cheiro de mar, a simplicidade de um povo acolhedor, praias praticamente desertas, com opções para todos os gostos, e piscinas naturais de arrancar suspiros dos visitantes. Pertinho de Caraíva estão duas das mais belas praias de todo o litoral baiano: Praia do Espelho e Praia dos Amores, com falésias, areias claras, coqueiros e águas tranquilas e onde em um mergulho se vê a vida marinha.

20 – Natal

Para fechar o top 20 do ranking, nossos leitores elegeram Natal, cidade cercada pelas mais variadas belezas naturais e por um ventinho constante. Ela é digna do título de “cidade grande”, mas tem aquele clima aconchegante de uma pequena capital, que cresce e muda constantemente. Saiba o que fazer e confira todas as dicas de Natal no nosso guia. Também veja os melhores preços de pacotes de viagem para Natal.


E aí, o que acharam da lista dos melhores destinos do Nordeste na avaliação dos leitores? Qual outros destinos merecem estar na lista? Participe deixando seu comentário!