logo Melhores Destinos

Verão Europeu: Os 10 destinos mais procurados (e dicas de alternativas!)

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
04/06/2020 às 5:00

Verão Europeu: Os 10 destinos mais procurados (e dicas de alternativas!)

O verão é o período de alta temporada na Europa e uma das melhores épocas para visitar o Velho Continente. O verão europeu acontece de meados de junho até meados de setembro, sendo julho e agosto os meses mais movimentados, porque coincidem com as férias dos brasileiros e europeus, quando todo mundo quer viajar!

Nessa época do ano faz bastante calor na Europa, mesmo nos países tipicamente mais frios. É uma ótima oportunidade de conhecer os destinos mais procurados do verão europeu, na França, Grécia, Portugal, Itália e Espanha. Mas se você já viajou para esses lugares, que tal procurar por alternativas na Europa, como Romênia, Malta, Montenegro e Albânia?

Leia também: Dicas para escolher a mala ideal para a sua viagem de avião

Confira nossas dicas e boa viagem!

1. Paris (França) 🇫🇷

Como não se render aos encantos de Paris? A capital francesa é um destino turístico frequentado por milhões de turistas todos os anos, principalmente durante o verão europeu. Suas construções, museus, jardins, palácios e dezenas de pontos turísticos a tornam um destino único no mundo. Confira nossas dicas sobre O que fazer em Paris para quem vai visitar a cidade pela primeira vez, além de Onde ficar em Paris e Onde comer bem e barato em Paris.

Torre Eiffel, Paris

Torre Eiffel, cartão-postal de Paris

Mas convenhamos, se você já foi a Paris, sabe que a cidade vem perdendo um pouco de seu brilho do passado. Constantes greves, manifestações e a típica décadence avec élégance ainda não tornaram o destino menos desejável, mas sem dúvidas começa a despertar o desejo de alternativas naqueles que a visitam.

Que tal substituir a velha conhecida Paris por uma “novata” cheia de potencial?

Alternativa: Bucareste (Romênia) 🇷🇴

Não confunda com Budapeste, na Hungria. Bucareste, a capital da Romênia, é conhecida como a “Pequena Paris do Leste Europeu”, e tem até um Arco do Triunfo e avenidas largas iguaizinhas à Champs-Élysées. Muitos edifícios foram feitos com arquitetura idêntica à Paris, incluindo teatros, museus e palácios.

Isso porque após Bucareste ter sido destruída devido às guerras, o ditador Nicolae Ceaușescu, num projeto megalomaníaco de urbanização, demoliu quase tudo que restou da cidade e substituiu por novas estruturas à imagem da capital francesa. Apesar disso, a Romênia tem sua própria cultura e tradições, que valem a pena serem descobertas. Para viajantes mais destemidos, dá até para esticar a viagem e explorar as lendárias cidades medievais da Transilvânia.

Verão Europeu na Romênia

Bucareste, capital da Romênia (Imagem: World Travel Guide)

2. Santorini e Mykonos (Grécia) 🇬🇷

Santorini é uma das ilhas mais famosas da Grécia e um dos destinos turísticos mais cobiçados do mundo. Com o típico contraste azul e branco das ilhas gregas e um pôr do sol inesquecível, não há quem não se encante! Dona de um charme irresistível e do pôr do sol mais famoso do mundo, a ilha é ponto essencial em um roteiro pela Grécia. Confira o post especial de Santorini de Norte a Sul: Dicas e o que fazer na ilha mais charmosa da Grécia.

Com uma vista incrível para o mar, Mykonos encanta os viajantes com praias paradisíacas, casas pintadas de branco e moinhos de vento. A ilha é conhecida pela vida noturna bem animada, além de paisagens surpreendentes. Isso sem falar de Zakynthos e a famosa Navagio Beach, considerada por muitos a praia mais linda do mundo!

Verão Europeu na Grécia

Que a Grécia é linda você já sabe, mas boa sorte tentando encontrar um espacinho na areia nas praias mais badaladas durante a alta temporada. Além disso, alguns costumes europeus podem causar certo choque cultural. Você pode estar curtindo a paisagem e de repente se deparar com um peladão andando na praia, sem o menor pudor…

Alternativa: Saranda e Ksamil (Albânia) 🇦🇱

Em cima da Grécia e do ladinho da Itália, a Albânia já foi considerada a nação mais fechada da Europa, mas atualmente se abriu ao turismo sem perder sua autenticidade. O ritmo por lá é lento, os preços baixíssimos e o verão demora a acabar. Um destino com algumas das praias mais lindas e inexploradas do continente europeu!

Sobra espaço na areia, enquanto na maior parte dos destinos europeus cada metro quadrado na praia é disputado. A cidade praiana com mais infraestrutura para receber turistas sem dúvidas é Saranda. De lá é possível chegar em 20 minutos de ônibus até Ksamil, com praias cristalinas e desertas.

Verão Europeu em Ksamil, Albânia

Ksamil, uma das praias mais famosas da Albânia.

3. Lisboa (Portugal) 🇵🇹

Lisboa é a queridinha dos brasileiros! Uma cidade de perder o fôlego com suas belas paisagens e ladeiras. Nada melhor do que caminhar pelas estreitas ruas de Alfama e se encantar com cada cantinho que a capital portuguesa tem a oferecer.

Um belo passeio pelas margens do Rio Tejo não pode faltar em seu roteiro, assim como uma subida ao Bairro Alto e uma caminhada pelo centro apreciando as lojas e os doces portugueses. A capital de Portugal também é um belo destino para quem busca comer bem.

Torre de Belém, Lisboa

Torre de Belém, Lisboa

Portugal é um destino incrível, mas também é um dos menores países da Europa. Isso significa que se você fez o roteiro por Algarve, Lisboa, Sintra, Coimbra, Óbidos, Aveiro, Fátima e Porto, já viu praticamente “tudo”. Que tal então ir além e explorar um destino alternativo com a conveniência do português como idioma?

Alternativa: Ilha da Madeira (Portugal) 🇵🇹

A Ilha da Madeira está entre os melhores destinos de Portugal e do mundo para os viajantes apaixonados por paisagens espetaculares. É o lugar ideal para quem busca novidades em meio à Europa ou deseja ir um pouco além de Lisboa. Prepare as malas, pegue uns dias a mais de férias e aproveite a viagem a Portugal para esticar por alguns dias até a Ilha da Madeira. Garantimos que você não vai se arrepender!

E a boa notícia é que os hotéis na Ilha Madeira têm ótimos preços! Excelente para quem não quer gastar muito, mas ainda assim deseja um destino diferente do habitual. É hora de deixar o roteiro básico da Europa de lado e investir em uma viagem fora do comum.

Verão Europeu na Ilha da Madeira

4. Roma (Itália) 🇮🇹

Não é à toa que Roma é conhecida como “A Cidade Eterna”. A capital da Itália oferece ao visitante uma viagem no tempo por meio de patrimônio histórico riquíssimo  — além, é claro, dos museus interessantes, bons restaurantes e tantos outros motivos que levam uma grande quantidade de turistas à cidade todos os anos. Uma cidade que vai te surpreender a cada esquina!

Ninguém ousaria dizer que a Itália não é um destino que vale a pena. Mas depois de ficar horas na fila do Coliseu, pegar o Vaticano lotado ou esbarrar na multidão de turistas para garantir uma foto na Fontana di Trevi, chega uma hora que cansa. Você fica ávido em encontrar um lugar com o jeitinho da Itália, mas sem tanta gente. É aí então que entra a…

Alternativa: Malta 🇲🇹

Localizada no Mar Mediterrâneo, no meio do caminho entre a Europa e a África, Malta é uma pequena ilha de cultura vibrante, grande acervo arquitetônico e belezas naturais incríveis. Destino ideal para quem gosta de esportes náuticos, quer passar as férias em um ambiente tranquilo (e nem tão conhecido) e ainda relaxar nas várias opções de spas e clínicas de tratamentos.

Sem falar da rica gastronomia, que mistura as delícias do Mediterrâneo com pitadas da culinária africana. A vida noturna é agitada e há muitas opções para se divertir.

Malta

Paisagens pitorescas de Malta

Porto Valletta, Malta

Porto Valletta, Malta

5. Ibiza e Barcelona (Espanha) 🇪🇸

Durante o dia, praias paradisíacas. À noite, baladas que não tem hora para acabar. Ibiza é a capital mundial das festas, com uma vida noturna super agitada e quilômetros de praias à sua disposição!

Ibiza, Espanha

Ibiza, Espanha

Barcelona é um destino completo, uma cidade que encanta com suas múltiplas possibilidades. Um destino onde o visitante encontra excelentes museus, monumentos, belas praças, igrejas, praias, restaurantes, bares, casas noturnas e mais uma série de opções. Não deixe de conhecer as criações de mestres como Antoni Gaudí, em especial a imponente e suntuosa Catedral da Sagrada Família, um dos símbolos de Barcelona.

Barcelona, Espanha

Barcelona, Espanha

Mas se você curte baladas mais modestas, não faz questão de encontrar o Neymar num passeio de iate em Ibiza e nem quer pagar os preços estratosféricos da alta temporada em Barcelona, aqui vão boas alternativas:

Alternativas: Ayia Napa (Chipre) 🇨🇾 e Odessa (Ucrânia) 🇺🇦

Confesse, você nunca ouviu falar de Ayia Napa, não é? Tudo bem, a cidade resort do Chipre ainda é relativamente desconhecida, mas é um dos destinos mais promissores do verão europeu. O Chipre é atendido por voos baratos de diversas companhias low cost, atraindo um público jovem que vai atrás de suas praias de azul cristalino e uma vida noturna animada, onde dançar de roupa de banho é a regra.

Além disso, a cidade é atendida por cruzeiros, tem um mosteiro medieval como atração e também o Water World, o maior parque aquático temático da Europa!

Ayia Napa, Chipre

Ayia Napa, no Chipre (Imagem: Click&Boat)

Outra opção interessante é Odessa, a “Pérola do Mar Negro”, na Ucrânia. Bem longe de Chernobyl, Odessa encanta com seus parques, mercados locais e clima bem mais ameno do que o restante do país. A Praia de Arcadia é a mais agitada da região, com parques de diversões, bares e restaurantes por todos os lados. Os “Beach Clubs” são uma atração à parte e se comparam aos mais famosos de Ibiza.

Odessa, Ucrânia

Odessa, Ucrânia

6. Croácia 🇭🇷

A Croácia já deixou de ser coadjuvante e vem ganhando notoriedade nos últimos anos como um dos melhores destinos do verão europeu. E não à toa: são diversas as ilhas de paisagens deslumbrantes, areia branquinha e mar azul-esverdeado! Temos um post só para falar sobre as belezas de Vis, uma dessas ilhas que levam turistas Mediterrâneo a dentro.

Na capital Zagreb, por exemplo, ganham destaque as áreas verdes e as construções caraterísticas do império austro-húngaro. Em uma visita à capital croata, caminhe pelas largas avenidas, entre nos diversos museus e teatros, prove a comida local e se perca no Dolac, o famoso mercado a céu aberto.

Mas com a fama, vem os prós e os contras: a Croácia já não é mais um destino tão barato quanto antes. Se você procura um destino de praia mais acessível no verão europeu, os Balcãs oferecem outras opções.

Alternativa: Montenegro 🇲🇪

Budva, Ulcinj, Bečići, Sveti Stefan… nunca ouviu falar? É só questão de tempo até você querer viajar para Montenegro, um destino com algumas das praias mais bonitas da Europa! O país dos Balcãs faz séria concorrência com os vizinhos europeus mais famosos, oferecendo paisagens encantadoras e baixo custo.

Montenegro é um destino barato para viajar gastando em euro, mesmo sem ainda fazer parte oficialmente da União Europeia. Vale a pena sair na frente e visitar o país antes que ele se torne mais popular (e mais caro)!

Verão Europeu em Sveti Stefan, Montenegro

Sveti Stefan, Montenegro

7. Londres (Inglaterra) 🇬🇧

O verão em Londres pode não ser garantia de dias inteiramente livres de chuva, mas o clima mais quente sem dúvidas ajuda no passeio. Moderna, elegante, movimentada, riquíssima em cultura e opções de entretenimento: características como essas, entre tantas outras, deixam claro por que a capital britânica é um dos destinos mais procurados do mundo. Não deixe de conferir nosso post sobre o que fazer de graça em Londres.

Mas para quem passa algum tempo em Londres sabe que ela é uma cidade ocupada demais, movimentada demais — e com a cotação da libra nas alturas, infelizmente cara demais. Quem disse que “não existe lugar na Europa como Londres” está correto. Por isso não saímos da Inglaterra e recomendamos uma alternativa no próprio país, a menos de 300 km de distância.

Alternativa: Liverpool (Inglaterra) 🇬🇧

Liverpool é bem menor que Londres, mas é cheia de vida, cultura e hospitalidade. O centro da cidade é convidativo para uma caminhada e dá para fazer tudo andando. As famosas docas da cidade já foram lar de alguns dos maiores navios do mundo e hoje abrigam bares e restaurantes.

Alguém aí falou “Beatles”? A banda de rock mais famosa do mundo surgiu em Liverpool e fazem parte do rico cenário musical da cidade. O famoso time de futebol da cidade também é uma atração, e você até pode assistir a uma partida no histórico Estádio Anfield Road.

Liverpool

Docas de Liverpool

8. Alpes suíços (Suíça) 🇨🇭

Embora seja um destino mais procurado durante o inverno, é durante o verão que a vista panorâmica do alto das montanhas da Suíça fica ainda melhor. Com o derretimento das geleiras dos Alpes, as 74 cachoeiras da vila de Lauterbrunnen voltam com força total, em meio a um vale com paisagens impressionantes!

Mas se você não abre mão de ver neve e esquiar em pleno verão europeu, saiba que a experiência é possível na charmosa cidadezinha de Zermatt, um vilarejo nos Alpes Suíços aos pés da icônica montanha Matterhorn.

Alpes suíços

Alpes suíços: um destino para o inverno e também para o verão europeu.

Mas tudo na vida tem um preço, e na Suíça eles são bem altos. Durante a alta temporada, espere pagar ainda mais. Prepare o bolso!

Alternativa: Alpes Julianos (Eslovênia) 🇸🇮

Que tal conhecer alguns dos cenários do filme “As Crônicas de Nárnia“? Isso é possível no Vale do Soča, no coração dos Alpes Julianos, uma uma subcordilheira dos Alpes que se estende do nordeste da Itália até à Eslovênia. O nome, inspirado em Júlio César, dá a noção da grandiosidade do lugar.

Além de ser uma alternativa bem mais barata do que os Alpes suíços, os Alpes Julianos são uma região com lagos glaciares cristalinos, belas montanhas e parques inexplorados, com uma tranquilidade sem comparação. Os resorts de ski nas cidades de Bohinj e Bovec funcionam mesmo durante o verão. A experiência de ver neve nas montanhas eslovenas de Vogel e Kanin enquanto a maior parte da Europa passa calor é inesquecível. Por Aslam!

alpes julianos eslovenia

Alpes Julianos, na Eslovênia

9. Budapeste (Hungria) 🇭🇺

O que atrai tantos turistas a Budapeste, capital da Hungria? Seria a arquitetura de deixar qualquer um de queixo caído, o lendário rio Danúbio, os famosos banhos termais ou as baladas em lugares inusitados que viram a noite? É difícil apontar apenas uma razão para visitar esse destino, que agrada até mesmo os visitantes mais exigentes. Na dúvida, visite Budapeste por todos os motivos! Tédio é uma palavra que não entra no vocabulário de quem visita a cidade.

Budapeste, Hungria

Budapeste, Hungria

Com a fama de ser um destino barato e ter vida noturna agitada, Budapeste atrai muitos jovens europeus, às vezes em suas primeiras viagens internacionais sozinhos. Ou seja…

Alternativa: Bratislava (Eslováquia) 🇸🇰

Bratislava quase sempre é deixada para trás nos roteiros da Europa, ou no máximo vista como um destino bate-volta partindo de Viena, na Áustria, a apenas 80 km de distância. Mas vale a pena explorar a pequena capital da Eslováquia! A cidade tem um centro histórico compacto e fácil de conhecer a pé, com inúmeras opções gastronômicas, bem menos turistas e muito mais autenticidade.

Os Free Walking Tours em Bratislava são imperdíveis, um deleite para quem aprecia castelos, construções antigas do período comunista e da Segunda Guerra.

Bratislava, Eslováquia

Bratislava, Eslováquia

10. Praga (República Tcheca) 🇨🇿

A República Tcheca é famosa pela incrível arquitetura, que une construções históricas em diversos estilos, de castelos medievais a prédios modernos. A capital Praga é considerada a cidade mais bonita do Leste Europeu, e uma das cidades mais procuradas pelos turistas no continente. Seja para curtir a intensa vida noturna, ou um passeio sossegado à beira-rio, a República Tcheca é um destino que sabe receber bem quem a visita.

Ah, e já mencionamos que a cerveja é mais barata do que a água por lá?

Praga, República Tcheca

Praga, República Tcheca

Menos é mais: Praga seria um destino perfeito, se não fosse tão lotada durante o verão europeu. Por mais charmosa e atraente que seja, é difícil se acostumar com tantas filas e turistas nos mesmos lugares ao mesmo tempo. Haja paciência!

Alternativa: Polônia 🇵🇱

Pode anotar: se você ainda não incluiu a Polônia na sua lista de viagem pela Europa, é questão de tempo. O turismo no país vem crescendo e batendo recordes, fazendo deste uma dos próximos destinos da moda do continente, a exemplo do que aconteceu com Portugal.

Razões não faltam para isso: além da segurança e preços (ainda) baixos, a Polônia oferece uma rica história e cultura, entre museus, sinagogas, mercados locais e a bela arquitetura de Varsóvia, Cracóvia e outras cidades. Vá antes que descubram!

Cracóvia, Polônia

Cracóvia, Polônia


E você, já viajou durante o verão europeu? Recomenda algum destino? Deixe seu comentário!