logo Melhores Destinos

Zakynthos: Conheça a ilha de Navagio Beach, na Grécia

Monique Renne
Monique Renne
08/03/2020 às 5:46

Zakynthos: Conheça a ilha de Navagio Beach, na Grécia

Viajamos rumo à Ilha de Zakynthos, na Grécia, em busca de uma das mais lindas praias do mundo: Navagio Beach! Embarcamos sonhando com o visual azul neon do mar da Praia de Navagio (também conhecida como Shipwreck Beach ou Praia do Naufrágio). Chegando lá, descobrimos que Zante (como os moradores chamam a ilha) vai muito além da icônica praia e oferece outras maravilhosas paisagens a serem descobertas pelos viajantes. Se você tem planos de conhecer Navagio Beach, aproveite a viagem e passe mais alguns dias em Zakynthos. Outros paraísos estão à sua espera na encantadora ilha grega banhada pelo mar Jônico.

Para te ajudar a embarcar rumo a essa viagem inesquecível, preparamos um post repleto de dicas do que fazer, as melhores praias, sugestões de hospedagem e tudo o que você precisa saber para conhecer a Ilha de Zakynthos, na Grécia. Aproveite e já vai sonhando com as próximas férias, certeza que ela renderá deliciosos mergulhos no espetacular mar da Grécia!

Navagio Beach

Navagio Beach

Como chegar à Ilha de Zakynthos
Melhor época para ir a Zakynthos
Quantos dias ficar em Zakynthos
Praias de Zakynthos
Passeios em Zakynthos
Onde comer em Zakynthos
Como se locomover em Zakynthos
Onde ficar em Zakynthos
Quanto custa viajar para Zakynthos

Onde fica a Ilha de Zakynthos

Zakynthos é um dos mais belos destinos entre as ilhas da Grécia. Parte do Arquipélago das Ilhas Jônicas e banhada pelo Mar Jônico, Zante está distante 320 km a oeste da capital Atenas, direção oposta a de destinos como Mykonos e Santorini, ilhas que fazem parte do Arquipélago das Ilhas Cíclades, localizado a sudeste de Atenas e banhadas pelo Mar Egeu.

Navagio Beach vista a partir do mirante

Navagio Beach vista a partir do mirante

Como chegar à Ilha de Zakynthos, na Grécia

Para chegar a Zakynthos, na Grécia, você poderá escolher o trajeto por via aérea, a partir de Atenas e rumo ao Aeroporto de Zakynthos – ZTH; por via terrestre, com trecho final de ferry e chegada ao Porto de Zakynthos (para quem viaja a partir do continente); ou ainda uma viagem curta de ferry com chegada ao Porto de St. Nikolas (para quem parte de Cefalônia).

Atenção! Não há transporte direto das ilhas de Mykonos e Santorini para Zakynthos. Para chegar a Zante a partir das duas ilhas é necessário fazer uma parada em Atenas, seja em trajeto de avião ou terrestre mais ferry.

O custo das viagens varia com a temporada e antecedência da compra. Um voo entre Atenas e Zakynthos, com duração de apenas 50 minutos, tem valores a partir de 40 euros o trecho. Já a viagem combinada de ônibus e ferry a partir de Atenas custa a partir de 37 euros. O trajeto mais barato é via ferry a partir de Cefalônia, com viagem de 1h de duração e trecho por apenas 9 euros. 

 

Navagio Beach

Navagio Beach

 

Como chegar à Ilha de Zakynthos a partir de Atenas por via aérea

A maneira mais rápida de chegar à Ilha de Zakynthos a partir de Atenas, capital da Grécia, é por via aérea. O voo rumo ao Aeroporto de Zakynthos – ZTH tem apenas 50 minutos de duração e a passagem, comprada com antecedência para a alta temporada, sairá por 40 euros o trecho. Os horários dos voos na alta temporada são excelentes e permitem curtir o dia todo por lá. Vale até mesmo fazer um bate e volta indo de manhã bem cedo e voltando à noite! Para quem não tem tempo a perder, é uma excelente pedida! As principais companhias aéreas a operar a rota são a Aegean Airlines e a Olympic Air. Fique atento se for viajar na baixa temporada, quando a oferta de voos é bem menor.

Como chegar à Ilha de Zakynthos a partir de Atenas por via terrestre e ferry

Chegar à Ilha da Zakynthos por via terrestre vai demandar mais tempo de deslocamento, mais organização e não necessariamente mais economia. O percurso começa com um trecho terrestre de 288 km de Atenas até o Porto de Killini, de onde você partirá de ferry rumo ao Porto de Zakynthos em uma viagem de 1h15 de duração.

Para o trecho terrestre de Atenas até Killini vale ir de carro ou ônibus. Para quem está de carro, será preciso deixar o veículo no Porto de Killini ou atravessá-lo até Zakynthos no ferry (o que gera um custo extra de 28 euros ou mais, a depender do veículo e do ferry). O trajeto de Atenas até Killini de ônibus, operado pela KTEL, tem 5h de duração e custo a partir de 28 euros o trecho.

Ao chegar ao Porto de Killini, você precisará fazer a travessia de ferry até o Porto de Zakynthos. A viagem tem 1h15 de duração e o custo é a partir de 9 euros por pessoa o trecho. Vale dizer que passagens compradas com antecedência custam mais barato, porém as vendas são abertas apenas de dois e três meses antes da data da viagem. Há diversos horários ao longo do dia. Não deixe para comprar na última hora, especialmente na alta temporada. As empresas que operam o trecho entre Killini e Zakynthos são a Kefalonian Lines e a Levante Ferries.

Ferries que chegam a Zakynthos a partir de Killini

Ferries que chegam a Zakynthos a partir de Killini

Como chegar à Ilha de Zakynthos a partir de Cefalônia de ferry

É bastante comum a dobradinha entre Cefalônia e Zakynthos em uma viagem pelas Ilhas Jônicas. Para atravessar de uma para a outra a opção é o trajeto de ferry. E aqui está um segredinho importante: o ferry entre Cefalônia (Porto de Pesada) e Zakynthos (Agios Nikolaos) não está disponível para venda nos grandes sites de passagem de ferry. O trajeto é operado pela Ionion P. Lines, uma empresa bem pequena que oferece apenas vendas diretas, seja pelo site da empresa ou pessoalmente no balcão de atendimento das duas ilhas.

O custo do trecho de ferry entre Cefalônia e Zakynthos é de 9 euros por pessoa e 32 euros pelo carro (caso você decida atravessá-lo). A viagem tem uma hora de duração. Há um ferry partindo de Cefalônia no início da manhã e outro no início da noite. O horário permite fazer um bate e volta a partir de Cefalônia para conhecer Navagio Beach. Vale dizer que em Cefalônia é possível contratar passeios de um dia para Navagio Beach. O trajeto entre as duas ilhas, apesar de ser um tour privativo, também será feito no ferry.

 

Ferry de Zakynthos para Cefalônia

Ferry de Zakynthos para Cefalônia

Melhor época para visitar Zakynthos

A alta temporada em Zakynthos segue o ritmo do verão europeu. Os meses de julho e agosto marcam o auge do movimento de turistas, dias mais longos, temperaturas mais elevadas e o menor índice de chuvas do ano. Você terá condições climáticas perfeitas para um delicioso banho de mar na Praia de Navagio!

Ainda que julho e agosto sejam excelentes meses para a viagem, o período tem algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração. No auge da alta temporada, os preços dos hotéis tem aumento significativo, as passagens de avião e ferry compradas de última hora podem ser bem mais caras e tudo estará cheio. Muito cheio! O excesso de turistas não ajuda em nada nessa hora e um banho relaxante no mar de Navagio pode se transformar em um momento até desagradável.

Navagio Beach

Navagio Beach vista a partir do mirante

Para aliar bom clima (ainda com poucas chuvas), temperatura amena, preços mais acessíveis e um número mais baixo de turistas, procure viajar nos meses de maio, junho e setembro. Apesar do calor não ser tão intenso e a temperatura da água estar um pouco mais baixa, tudo será recompensado com preços mais acessíveis e muito menos turistas para disputar um lugar ao sol com você. Vale dizer que fora do período de maio a setembro poucos serviços se mantêm operantes em Zakynthos e a ilha praticamente “morre”. 

Navagio Beach ao meio dia

Navagio Beach ao meio dia.

Temperatura Mínima / Temperatura Máxima / Índice de chuva *

  • Janeiro – 7,6 ºC / 13,9 ºC / 150 mm
  • Fevereiro – 7,4 ºC / 14,3 ºC / 102 mm
  • Março – 9,5 ºC / 16,5 ºC / 87 mm
  • Abril – 12 ºC / 20,4 ºC / 47 mm
  • Maio – 15,1 ºC / 24,9 ºC / 23 mm
  • Junho – 18,6 ºC / 28,7 ºC / 7 mm
  • Julho – 21,5 ºC / 32,2 ºC / 5 mm
  • Agosto – 21,9 ºC / 32,3 ºC / 8 mm
  • Setembro – 19,5 ºC / 28,7 ºC / 37 mm
  • Outubro – 16,6 ºC / 24,8 ºC / 129 mm
  • Novembro – 13,1 ºC / 19,6 ºC / 150 mm
  • Dezembro – 9,8 ºC / 15,5 ºC / 192 mm

*Com dados do climate-data.org.

Temperatura da água do mar em Zakynthos – Mínima / Máxima *

  • Janeiro – 15,6 ºC / 18,3 ºC
  • Fevereiro – 15,1 ºC / 16,2 ºC
  • Março – 14,9 ºC / 16,5 ºC
  • Abril – 15,1 ºC / 19,5 ºC
  • Maio – 16,4 ºC / 22,9 ºC
  • Junho – 19,1 ºC / 26,2 ºC
  • Julho – 23,4 ºC / 27,1 ºC
  • Agosto – 25 ºC / 28,1 ºC
  • Setembro – 24,1 ºC / 28 ºC
  • Outubro – 21,6 ºC / 25,9 ºC
  • Novembro – 18,9 ºC / 24,2 ºC
  • Dezembro – 16,3 ºC / 21,3 ºC

*Com dados do seatemperature.net.

Praia de Little Xigia da esquerda

Praia de Little Xigia da esquerda.

Quantos dias ficar em Zakynthos

A primeira coisa que leva os viajantes a Zakynthos é Navagio Beach. Sim! Essa praia é mesmo especial e vale a viagem a Zakynthos apenas para ir até lá. Zante, no entanto, como um bom destino grego, oferece outras maravilhas a serem descobertas. Sendo assim, aproveite para ficar mais dias por lá. Há muito o que fazer em Zakynthos e uma viagem corrida não será suficiente para ver tudo o que a ilha oferece.

Se a sua ideia é visitar apenas Navagio Beach, um dia inteiro será suficiente para ver a praia do mirante, fazer o passeio de barco e ainda visitar as Blue Caves. É possível até mesmo chegar em um voo ou ferry no início da manhã e partir da ilha no início da noite. 

Se você quer conhecer Zakynthos para curtir outras praias além de Navagio, recomendamos uma estadia de 3 ou 4 dias inteiros por lá. Com três dias você poderá conhecer a Praia de Navagio e ainda investir em destinos como Little Xigia (da direita e da esquerda), Xigia, Makris Gialo, Porto Liminionas e Porto Roxa. Com mais tempo na ilha será fácil ir também a Gerakas Beach, St Nikolas Beach, Banana Beach, White Beach (em passeio de lancha), Porto Vromi e até fazer um tour para conhecer a Maratonish Island e a Cameo Island.

Quiosque na Praia de Little Xigia

Quiosque na Praia de Little Xigia

O que fazer em Zakynthos

Em Zakynthos você poderá curtir diversas praias, mas também aproveitar para mergulhar em cavernas com mar intensamente azul; fazer passeios de barco passando por dramáticas paisagens rochosas; visitar ilhas onde acontece a desova de tartarugas; fazer refeições diante de visuais incríveis, com direito à deliciosa culinária grega e pôr do sol; conhecer vilarejos intimistas; e até curtir noites animadas. Em Zakynthos vale ir muito além de Navagio Beach!

Little Xigia Beach da direita

Little Xigia Beach da direita.

Praias de Zakynthos

Quem viaja rumo a Zakynthos certamente está em busca de lindas praias e, mais especificamente, de Navagio Beach! Podemos garantir que serão muitas paisagens espetaculares durante os dias da sua viagem nessa ilha grega. Cada pedacinho de mar em Zakynthos é um convite a um delicioso mergulho, por isso mesmo é tão difícil contabilizar quantas praias há por lá. Podemos garantir que há, ao menos, 40 praias com nomes. É bom reservar alguns dias da sua viagem para desbravar essas porções de areia (ou pedras, em muitos casos).

Para explorar as praias de Zakynthos o ideal é dividir o roteiro por região. A ilha é maior do que imaginamos antes de chegar e se deslocar diversas vezes de norte a sul pode ser uma grande perda de tempo. Prefira praias próximas, economize no deslocamento e passe cada minuto possível à beira-mar. Para facilitar a organização da sua viagem, selecionamos algumas boas pedidas de praias por região. Aproveite!

Navagio Beach

Navagio Beach

Praias da Costa oeste de Zakynthos

A costa oeste de Zakynthos é marcada por Navagio Beach, considerada uma das mais lindas praias do mundo e motivo que leva quase todos os turistas a Zakynthos. Depois de conhecer Navagio, aproveite para visitar outras praias da costa oeste, uma das regiões mais bem preservadas, com o mar mais bonito e onde estão as praias mais difíceis de serem acessadas em Zakynthos.

Três dias serão suficientes para ver as principais atrações da região. Na costa oeste há diversas praias em meio a pequenas enseadas rochosas chamadas de “porto”. É um tipo de praia que não estamos acostumados, onde a faixa de areia (que na verdade são seixos rolados) é bem curta e o mar é sempre lindo para o mergulho. Aproveite cada um desses pequenos paraísos para um bom banho!

Navagio Beach

Navagio Beach é a grande estrela de Zakynthos e não há como negar isso. O inacreditável tom azul neon de suas águas aliado à maravilhosa paisagem rodeada por penhascos faz de Navagio Beach o sonho de muitos amantes de praias. Para completar o visual, um navio naufragado (que rendeu o novo nome à praia) dá ao lugar um tom de cenário desenhado para fotos espetaculares. Navagio Beach _ também chamada de Shipwreck Beach ou Praia do Naufrágio _, ganhou fama nos últimos anos depois de ser apontada por diversos sites especializados como uma das mais lindas praias do mundo. E podemos garantir que o título não é exagero!

Navagio Beach está distante 34 km de Zakynthos Town e pode ser visitada a partir do alto de um mirante e também em passeios de barco. Não é possível chegar a pé a Navagio Beach, sendo assim, prepare-se para dois passeios distintos. A visita ao mirante é gratuita e a trilha que leva ao melhor ponto para foto pode ser percorrida em menos de 15 minutos. Quem preferir poderá ficar no mirante próximo ao estacionamento, com acesso mais fácil e visual menos bonito. Ah! Se você quiser pegar a praia no melhor horário para fotos, o ideal é ir ao mirante entre 12h e 13h, quando praticamente não há sombra.

Navagio Beach às 12h30 de setembro

Navagio Beach às 12h30 de setembro

O custo de um tour de barco para a Praia de Navagio é a partir de 15 euros (20 euros se for casado com uma visita às Blue Caves). Há diversos roteiros disponíveis, porém o mais comum é com visita de uma hora a Navagio Beach e também uma parada para mergulho nas Blue Caves. Apenas os barcos pequenos conseguem entrar nas Blue Caves, sendo assim, escolha bem a empresa do tour. Os passeios partem principalmente de Agios Nikolaos, Porto Vromi e Zakynthos Town e o roteiro depende do ponto de partida. Para uma experiência mais VIP, vale contratar um barco particular. O custo é a partir de 200 euros para até quatro pessoas.

Como Navagio Beach é muito especial, preparamos um post cheio de detalhes e totalmente dedicado a ela. Em breve ele estará no ar!

Navagio Beach

Navagio Beach

White Beach e Sfogio Beach

White Beach e Sfogio Beach são duas praias espetaculares e bem escondidas entre as enseadas da costa oeste de Zakynthos. Ambas estão no caminho entre Porto Vromi e Navagio Beach e são acessíveis apenas pelo mar. Para conhecê-las será necessário fazer um passeio de barco ou mesmo alugar uma lancha particular. Quem faz os passeios de barco a partir de Agios Nikolaos ou da costa leste de Zakynthos nem chega a ver esses paraísos. Já quem faz o caminho a partir de Porto Vromi terá mais chance de curtir esses cenários ainda escondidos de grande parte dos turistas.

White Beach

White Beach

Vale dizer que as formações rochosas da região são espetaculares e há diversas cavernas para uma paradinha e um mergulho especial. As praias são vizinhas e qualquer uma das duas será uma boa pedida! Para fugir do grande número de turistas de Navagio Beach, vale até mesmo contratar um passeio privativo apenas para essas praias.

Acesso para Sfogio Beach

Acesso para Sfogio Beach

Porto Vromi

O caminho que leva a Porto Vromi revela uma Zakynthos bem mais inóspita e preservada se comparada à costa leste. Chegar a Porto Vromi pode não ser das tarefas mais simples, mas o sinuoso trajeto até essa pequena enseada passa por paisagens tão espetaculares que vale cada minuto.

Porto Vromi atrai turistas principalmente pela oferta de passeios a Navagio Beach e algumas cavernas próximas que são tão bonitas quanto as Blue Caves. O trajeto de barco até Navagio Beach é oposto ao de quem parte de Agios Nikolaos, o que permite ver novas paisagens e belas praias, entre elas White Beach e Sfogio Beach. A partir de Porto Vromi também é possível alugar caiaques para passear pelas cavernas próximas. Ah! Vale dizer que Porto Vromi é acessível por duas estradas e cada uma delas leva a uma enseada diferente. Porto Vromi está distante 34 km de Zakynthos Town.

Porto Vromi

Porto Limnionas

Muito popular entre os turistas, Porto Limnionas é uma das melhores pedidas para quem quer curtir uma praia com formação de pequenas enseadas e paredes rochosas cobertas de verde. O mar é lindo, profundo e há um bom restaurante que oferece espreguiçadeiras e cabanas de frente para o visual. Em sistema de arquibancadas, as cadeiras ficam estrategicamente posicionadas para que todos possam curtir a paisagem. Quem não quiser pegar uma cadeira no restaurante poderá escolher os espaços nas rochas, onde é possível deitar e relaxar de graça.

Porto Limnionas

Porto Limnionas

Para aproveitar Porto Limnionas intensamente, leve uma boa boia, fique o máximo possível dentro daquele mar intensamente azul e dê algumas braçadas até a caverna mais próxima. O acesso a Porto Limnionas é fácil e há estacionamento praticamente à beira-mar. Depois de parar o carro, é só encarar uma descidinha rápida pelas rochas. Fique atento apenas para não escorregar, já que muitos trechos ficam molhados devido aos banhistas. Em Porto Limnionas você poderá escolher entre ficar nas águas claras e esverdeadas da enseada ou à beira do mar aberto.

Porto Limnionas

Porto Limnionas

Porto Roxa

Assim como Porto Limnionas, Porto Roxa também é formada uma linda enseada em meio a rochedos. A diferença entre as duas praias é que Porto Roxa, além da enseada, ainda oferece uma faixa de areia (com pedras) e diversos restaurantes. É um lugar excelente para escolher uma cabana de frente para o mar e simplesmente relaxar. Há até algumas tendas mais privativas propícias a um bom clima romântico.

Em Porto Roxa vale dar um mergulho e depois sentar para aproveitar o clima tranquilo do lugar. De frente para a enseada há um restaurante com sistema de arquibancada. Assim como em Porto Limnionas, você poderá escolher entre a praia ou as rochas para aproveitar. Em Porto Roxa há diversas áreas para estacionamento, incluindo vagas privativas dos restaurantes. Apesar de ser um lugar lindo, Porto Roxa costuma ser bem mais tranquilo que Porto Limniona. 

Porto Roxa

Porto Roxa

Praias da costa oeste ao norte de Zakynthos Town

Rumo ao norte da ilha, você encontrará diversas praias, algumas delas entre as mais famosas de Zakynthos, como as que têm água sulfurosa. É uma ótima região para um ou dois dias de roteiro na sua viagem. No primeiro dia, invista em um visita a Xigia Beach e depois siga para Little Xigia (tanto a da direita quanto a da esquerda). No dia seguinte, dedique um tempo para relaxar em Makris Gialo, dê um mergulho nas águas de Mikro Nisi ou nos arredores das Blue Caves e feche o passeio com um banho ou um drink ao final da tarde em Agios Nikolaos. Se tiver mais tempo (nós não conseguirmos ir até lá), experimente algumas praias mais movimentadas, como Alykes Beach, Alykanas Beach e Tsivili Beach.

Little Xigia da esquerda

Little Xigia da esquerda

Xigias

Antes de começar a falar sobre Xigia Beach, precisamos explicar que há três praias distintas chamadas de Xigia. Todas são lindas, estão próximas e merecem a sua visita. Localizadas na costa leste, seguindo rumo ao norte de Zakynthos, as três Xigias sofrem a influência de uma fonte sulfurosa localizada em uma caverna próxima, o que faz com que a água das praias tenha características bem marcante e cheiro de enxofre muito forte a depender do dia. Há quem tome banho nas praias pelas propriedades medicinais, mas a grande parte dos turísticas está mesmo é interessada na beleza do lugar. Na prática, o que difere as três praias?

Little Xigia Beach da direita e da esquerda

Chamadas de Little Xigia, essas duas praias são vizinhas e acessíveis pela mesma estrada de terra. Apesar de serem praias de água sulfurosa, o cheio de enxofre nas Little Xigia costuma ser ameno. Separadas por um morro onde funciona um simpático bar, as duas praias são deliciosas para um bom dia de passeio em Zakynthos. A Little Xigia da direita é formada por duas pequenas enseadas com águas rasas e coloridas, faixa de areia curta (que na verdade são pedrinhas de seixo rolado) e um lindo visual. O acesso por escada facilita a chegada até a praia e o serviço de bar ajuda a deixá-la mais movimentada. Os produtos do bar descem até os clientes por um divertido sistema de tirolesa que atração à parte.

Praia Little Xigia da direita

Praia Little Xigia da direita

Já a Little Xigia da esquerda tem clima mais rústico e deserto. O acesso por trilha  e depois saltando pedras à beira-mar faz com que ela fique sempre mais tranquila que a vizinha da direita. Com uma faixa de areia mais larga e mar um pouco mais profundo, a Little Xigia da esquerda agrada a quem gosta de calmaria aliada a um lindo visual. É o lugar certo para curtir quase sem ninguém um dia de praia em Zakynthos. A praia também costuma ser ponto de parada de alguns passeios que fazem a rota ao redor da ilha, por isso é comum ver barcos ancorados por lá.

Little Xigia da esquerda

Little Xigia Beach da esquerda.

Xigia Beach

Formada por uma curtíssima faixa de areia em meio a dois altos paredões rochosos, Xigia Beach é a praia com mais cheiro de enxofre entre as três opções (ao menos quando estivemos por lá). O espaço para os turistas não é muito grande, mas sempre cabe mais um guarda-sol. Para chegar a Xigia Beach o caminho é mais fácil se comparado às outras Xigia. O acesso de carro está bem à beira da estrada asfaltada, há estacionamento organizado e um restaurante com preço bastante honesto. O visual do alto é lindo e já anuncia que é preciso encarar uma descidinha de escadas para chegar à praia. Se quiser curtir Xigia Beach no melhor horário, prefira ir quando o sol está a pico e a faixa de areia toda no sol.

Xigia Beach

Xigia Beach

Makris Gialos Beach

Bastante popular entre os turistas, Makris Gialo alia fácil acesso, boa infraestrutura e um mar maravilhoso. Com faixa de areia formada por pedras de seixo rolado, Makris Gialo é uma boa pedida para relaxar com tranquilidade sem abrir mão de um pouquinho de conforto. O mar é calmo, profundo e muito transparente, ótimo para a prática de snorkeling. Na curta faixa de areia não há quiosques ou restaurantes, mas na pista de acesso à praia há opções para uma refeição ao longo do dia. Os restaurantes e bares também oferecem aluguel de cadeiras e guarda-sol para quem quiser um pouco mais de conforto, além de estacionamento. Makris Gialo é uma excelente pedida para passar o dia todo!

Makris Gialos

Makris Gialos

Mikro Nisi, Stoufis Beach e Climati Beach

A região de Mikro Nisi (próxima a Makris Gialos Beach) não tem uma praia famosa oficial, entretanto o mar da região é lindíssimo e altamente convidativo para um banho. Será difícil manter os olhos atentos à estrada enquanto estiver percorrendo esse trecho da costa leste de Zakynthos. Se quiser dar um mergulho, mesmo que não seja em uma praia famosa, experimente a Stoufis Beach, a Climati Beach ou uma parada em um dos restaurantes da região, como o El Sueno (que oferece espreguiçadeiras e escada de acesso ao mar), o MiKro Nisi Restaurant e o Niko’s By The Sea.

Stoufis Beach

Stoufis Beach

Agios Nikolaos

Agios Nikolaos é um pequeno vilarejo de onde parte a maioria dos passeios de barco para a Praia de Navagio e só isso já é motivo para muita gente ir até lá. Ainda que Agios Nikolaos seja mais famoso pelos passeios a outra praia, por lá também é possível curtir um bom banho de mar aliado ao clima tranquilos de restaurantes e cafés. O visual cercado por barcos ancorados ainda rende algumas lindas fotos. Vale dizer que é a partir de Agios Nikolaos que parte o ferry rumo a Cefalônia. Se você estiver se programando pra ir à ilha vizinha, já aproveite antes Agios Nikolaos. 

Pôr do sol na partida do ferry para Cefalônia

Pôr do sol na partida do ferry para Cefalônia.

Blue Caves

Incríveis cavernas com intenso mar azul e verde estão espalhadas por toda a costa de Zakynthos. Algumas delas, de tão famosas entre os turistas, ganharam nome e se tornaram visitas quase obrigatórias para quem está por lá. Localizadas na costa noroeste de Zakynthos, as Blue Caves são disparadas as mais procuradas. Essas cavernas estão no principal percurso que leva os turistas a Navagio Beach. Exatamente por isso fazem parte de muitas rotas de passeio e se tornaram parada quase obrigatória.

O mais comum entre os visitantes é conhecer as Blue Caves em um tour de barco, normalmente com parada de meia hora para um bom banho e prática de snorkeling. O passeio casado com Navagio Beach tem custo a partir de 20 euros. Já o tour apenas para as Blue Caves sai por 15 euros.

Blue Caves

Blue Caves

Outra maneira de conhecer as Blue Caves é a partir de um restaurante próximo, o Potamitis Windmill. O lugar oferece uma escadaria (é preciso fôlego na volta) de onde é possível saltar e nadar até as formações rochosas. Essa opção é indicada para os viajantes com disposição e apenas em dias de mar bem calmo. Para fazer esse passeio vale até levar uma boia, nadadeiras, máscara e snorkel para curtir os corais e vida marinha da área.

Mar na região das Blue Caves

Mar na região das Blue Caves

Praia da costa leste ao sul de Zakynthos Town

Seguindo ao sul, a costa leste da ilha forma uma península onde há diversas pequenas praias. A região é agitada e cercada por hotéis à beira-mar, mas chegar às praias nem sempre é fácil (devido ao grande número de propriedades) e muitas vezes a tarefa de encontrar onde estacionar pode ser desgastante. Apesar da grande diversidade de faixas de areia, precisamos admitir que elas não se comparam em beleza às praias do norte e oeste de Zakynthos. A boa notícia é que elas se destacam pela boa infraestrutra e presença de beach bars, coisa bem rara de achar em outras regiões de Zante. Para conhecer as principais praias dessa região o ideal é ter dois dias disponíveis para o passeio.

St. Nikolas Beach

St. Nikolas Beach

Porto Zorro

A praia de Porto Zorro é uma das boas pedidas para quem está nessa porção sul da ilha. Porto Zorro se destaca por ter uma boa faixa de areia, mar muito calmo, lindas formações rochosas e ambiente relaxante em meio à natureza. O mais comum entre os turistas é ficar pelo Porto Azurro Beach Bar, onde há ótima infraestrutura, aluguel de cabanas e cadeiras além de comida e bebida para curtir o dia todo. Assim como as outras praias desse trecho de Zakynthos, o mar não é tão colorido, mas ainda assim é delicioso para um banho.

Banana Beach (Ionio Beach)

Banana Beach é a praia mais longa de toda a ilha de Zakynthos. Apesar de afastada de grandes construções e hotéis, essa praia oferece boa infraestrutra para os turistas. na praia há alguns beach bars _ como o Casa Playa Banana Beach Bar_ com serviço de restaurante, bar, barracas e espreguiçadeiras com pé na areia. Banana Beach tem mar tranquilo e a faixa de areia é mesmo de areia (coisa incomum em outras regiões de Zakynthos , onde há pedras de seixo rolado). Banana Beach é recomendada para quem gosta de conforto total e prefere praias com serviço e longas faixas de areia.

Banana Beach

Banana Beach

Plaka Beach

Com faixa de areia curta e acesso por dentro de hotéis e restaurantes, a Plaka Beach é boa opção para quem quer uma praia pequenina e não abre mão de serviço à beira-mar. A praia não tem nada de especial, mas é na medida certa para quem está hospedado na região e deseja fugir do grande fluxo de turistas. Vale pegar uma espreguiçadeira para descansar ou investir em um esporte à beira-mar. O principal acesso a Plaka Beach é pelo Vrahos Beach Snack Bar.

Plaka Beach

Plaka Beach

St Nikolas Beach

A Praia de St. Nikolas é uma deliciosa pedida para os viajante que gostam de um pouco de requinte. O Ammos Beach Club, beach bar à beira-mar, conta com bom serviço de restaurante e também aluguel de espreguiçadeiras e cabanas. É um espaço delicioso para um dia de praia. St. Nikolas Beach também se destaca na boa oferta de esportes e atividades na água. Quem quiser investir em um pouco mais de emoção poderá alugar alguns equipamentos esportivos ou praticar jet ski, flyboard, parasailing e outras atividades com mais emoção dentro do mar.

St. Nikolas Beach

St. Nikolas Beach

Praia na costa sul de Zakynthos

A costa sul de Zakynthos se destaca por ser a região onde está o Parque Nacional Marinho de Zakynthos, local onde acontece a desova de tartarugas caretta-caretta. Em formato de uma baía, o sul de Zakynthos tem tanto praias preservadas e cercadas por natureza, como Gerakas Beach, quanto destinos onde o agito é carro chefe, caso de Laganas Beach. A partir do sul ainda será possível fazer passeio para as Keri Caves (semelhantes às Blue Caves) e a bem preservada Maratonish Island.

Gerakas Beach e Dafni Beach

Gerakas é uma das mais lindas e bem preservadas praias de Zante. Parte do Parque Nacional de Zakynthos, Gerakas Beach é área de desova de tartarugas marinhas e um dos principais destinos para quem não abre mão de intenso contato com a natureza. Em Gerakas vale observar o trabalho dos biólogos que acompanham a desova e nascimentos das tartaruguinhas e até ajudar no processo de preservação. Apesar de ser uma área protegida, a praia é aberta ao público. A área de desova é sinalizada e o horário de permanência limitado entre 7h30 e o pôr do sol. Tudo para não atrapalhar o processo de desova.

Em Gerakas Beach o mar é transparente, muito calmo e com sorte será possível praticar snorkeling em meio a tartarugas. Por ser uma área de proteção ambiental, em Gerakas Beach não há bares ou restaurantes, ainda assim há guarda-sol e espreguiçadeiras para uso coletivo. Próximo ao estacionamento será fácil encontrar lugares para comer, além de ser possível conhecer o Mediterranean Marine Life Center, um centro de visitantes com informações sobre a vida marinha no parque. No final de Gerakas Beach há uma área não oficial destinada à prática de naturismo.

Gerakas Beach

Gerakas Beach

Quem estiver focado em avistar algumas tartarugas pode visitar também a Dafni Beach. Assim como Gerakas, Dafni Beach faz parte do Parque Nacional Marinho de Zakynthos, oferece águas quentes e cristalinas e também é área de desova de tartarugas. As duas praia estão distantes 10 km uma da outra na costa sul de Zakynthos.

Laganas Beach e Kalamaki Beach

Laganas é uma das praias mais cheias de Zakynthos. Localizada em uma das principais regiões hoteleiras da ilha, Laganas acaba sendo a escolhida de muitos turistas simplesmente pela comodidade. Laganas Beach não tem a faixa de areia mais bonita e nem o mar mais azul, porém é aquela típica praia que lota sem entendermos muito bem o porquê. Se você faz a linha que gosta de ir onde a galera e a bagunça está, Laganas é o seu lugar!

Já quem prefere um pouco mais de calmaria, mas está hospedado na região e não quer se deslocar muito, vai curtir bem mais a vizinha Kalamaki Beach. As duas praias dividem a mesma faixa de areia, mas à medida que andamos para Kalamaki as coisas ficam bem mais tranquilas e a praia muito mais vazia.

Agios Sostis Beach e Cameo Island

Agios Sostis é uma praia bastante movimentada e popular ao sul de Zakynthos. A pequena orla é cercada de restaurantes e hotéis, o mar é tranquilo e há diversas atividades e esportes náuticos para quem não abre mão de passar um dia ativo. É praia pra quem gosta de agito! Agios Sostis Beach é um dos principais pontos de partida dos passeios que visitam Maratonish Island e as Keri Caves, além de ser ponto de acesso para a Cameo Island, uma ilha particular com mar transparente e muito frequentado pelas tartarugas marinhas.

O acesso à Cameo Island é por uma plataforma de madeira a partir de Agios Sostis Beach ou em passeios de barco que vão a Maratonich Island. O custo para visitar a ilha é de 5 euros por pessoa e no local há restaurante, espreguiçadeiras e um lindo mar para mergulho.

Cameo Island

Cameo Island

Maratonish Island

Para quem adora um passeio de barco e curte passar o dia em lindos cenários, a Maratonish Island pode ser uma boa pedida, especialmente se você estiver hospedado na região sul de Zakynthos. Maratonish Island é um roteiro para sair das praias do continente e conhece mais a fundo o mar de Zante. Com água extremamente transparente e área de desova de tartarugas, a llha Maratonish é uma ótima oportunidade para a prática de snorkeling. Os passeios para a ilha partem principalmente de Laganas Beach e Agios Sostis Beach e o roteiro inclui também visita a Cameo Island, Maratonish Cave e em alguns casos as Keri Caves. O custo é a partir de 20 euros e depende do roteiro e tempo de duração.

Maratonish Island

Maratonish Island

Keri Bech e Marathias Beach

Keri Bech e Marathias Beach marcam o extremo sul de Zakynthos. A região é bem preservada, tranquila e com mar bem transparente. Keri Beach é uma boa pedida para quem está no sul da ilha e deseja fugir do agito de Laganas, mas não abre mão de infraestrutura e restaurantes próximo à praia. A partir de Keri Beach vale ainda ir até Keri Caves. As formações rochosas à beira-mar se assemelham às Blue Caves e são um bom passeio para quem está na região. Já Marathias Beach agrada mesmo a quem deseja uma praia mais isolada e quase sem ninguém. Opção excelente para quem gosta de praia sem construções. 

Passeios em Zakynthos

Zakynthos tem ampla oferta de passeios para os turistas que desejam passar alguns dias na ilha. Os preços são amigáveis e certamente você incluirá ao menos um dos roteiros na sua viagem. E já sabemos até qual será o primeiro! Difícil ir até Zakynthos e não investir em um tour de barco até Navagio Beach, motivo que leva tanta gente a Zante. Um passeio de barco até Navagio Beach tem custo a partir de 15 euros, o que torna bastante acessível o sonho de conhecer aquele cenário paradisíaco bem de pertinho.

Navagio Beach

Navagio Beach

Ainda que Navagio Beach seja o principal destino de Zante, há outras boas pedidas por lá, muitas delas em viagens de dia inteiro que casam várias atrações. Para quem estiver com mais verba disponível e quiser um passeio mais especial, vale até mesmo contratar um tour particular para curtir com calma cada mergulho no mar, com direito a paradas em praias menos comuns, como White Beach e Sfogio Beach, as duas acessíveis apenas pelo mar.

Navagio Beach

Navagio Beach

Além de Navagio Beach, outro roteiro bastante comum rumo ao norte de Zakynthos é para conhecer e mergulhar nas Blue Caves. Muitas vezes os passeios são casados e você conhecerá as duas atrações em um mesmo dia. O valor para um tour até as Blue Caves é a partir de 15 euros. Já o roteiro casado com Navagio Beach tem custo a partir de 20 euros. O tour com visita a Navagio Beach e Blue Caves tem duração de meio dia e a parada em Navagio costuma ser de uma hora. Também é fácil encontrar em Zakynthos roteiros de dia inteiro que levam a Navagio Beach e a outras praias como Xigia, Gerakas e Agios Nikolaos. No caso de um passeio de dia inteiro o valor é a partir de 45 euros.

Passeio para as Blue Caves

Passeio para as Blue Caves

Seguindo para o sul de Zakynthos, os passeio mais procurados entre os viajantes são para a Maratonish Island e as Keri Caves. Maratonish Island se destaca pelo lindo mar colorido e por ser região de desova de tartarugas, o que aumenta muito a chance de encontrar uma delas durante um mergulho. Já as Keri Caves são formações rochosas semelhantes às Blue Caves, mas dizem por lá que são ainda mais bonitas. Infelizmente não conseguimos ir até o local porque pegamos um dia de mau tempo na ilha. Um passeio para Maratonish Island tem custo a partir de 25 euros, já o passeio casado com as Keri Caves tem custo a partir de 40 euros.

Se você pretende fazer um passeio de barco em Zakynthos, não deixe para o último dia. Não é raro que o tempo vire, o vento mude e os tours de barco sejam impedidos de sair. Organize-se para fazer os seus passeios prioritários nos primeiros dias. Se o tempo estiver ruim, você ainda poderá esperar para fazer o tour ao final da viagem.

Barco rumo a Navagio Beach

Passeio de barco rumo a Navagio Beach

Vilarejos de Zakynthos

A Ilha de Zante é repleta de vilarejos, alguns deles bem charmosos e que merecem uma paradinha entre uma praia e outra. Nem é preciso procurar ou se programar para conhecê-los. No deslocamento entre as principais atrações você passará por cenários que merecem a sua visita. Não se prenda à correria para chegar à próxima praia e permita-se curtir um pouco mais de Zakynthos. As principais vilas da ilha são Zakynthos Town e Laganas, mas algumas menores e mais charmosas são ótimos passeios.

Zakynthos Town

Zakynthos Town

Os vilarejos costumam ser convidativos a um bom vinho diante de paisagens rurais ou com vista para o mar e ainda oferecem monumentos, construções históricas, antigas casas de pedras, monastérios e igrejas, além de algumas boas oportunidades de compras. Vale ir ao vilarejo de Anafonitria, onde está um monastério do século XIV, considerado o mais antigo da ilha; Volimes, onde está a Igreja de Agia Paraskevi e um lindo visual para o mar; e Koiliomenos, um vilarejo rural no alto da montanha onde o destaque é a Igreja de Agios Nikolaos.

Vila de Koiliomenos

Vila de Koiliomenos

Onde comer em Zakynthos

A Grécia é repleta de sabores maravilhosos e em Zakynthos você poderá mergulhar de cabeça na culinária local, muitas vezes diante de maravilhosos cenários. Na ilha há oferta para todos os bolso e certamente as opções irão se encaixar no seu orçamento. Tem de food truck com vista para o mar a elegantes restaurantes no topo de montanhas. 

Sunset Michali's Tavern

Sunset Michali’s Tavern

Os principais pontos de Zante para quem procura um bom restaurante para o jantar são Zakynthos Town e Laganas, onde está grande parte da oferta de estabelecimentos. As duas regiões são as principais bases de hospedagem na ilha e se tornam especialmente interessantes à noite, quando as ruas ficam repletas de turistas e os restaurantes funcionam a todo vapor! Laganas tem um clima mais informal, com bares animados e opções mais populares. Já Zakynthos Town oferece restaurantes mais elaborados, com menus caprichados e cardápios recheados de ótimos pratos.

Zakynthos Town

Zakynthos Town

Já durante o dia o foco se volta para as praias e a chance é grande de você ter que se virar por onde estiver passeando. A ilha é bem grande e voltar até Zakynthos Town apenas para almoçar pode não ser uma boa ideia. Nem todas as praias oferecem restaurantes ou quiosques. Vale se organizar para estar no almoço em um ponto com infraestutura ou, se for o caso, garantir o seu lanche e já levar na mochila para o passeio.

Little Xigia Beach

Little Xigia Beach

Quem procura praias com restaurantes encontra boas opções em Porto Limnionas, Porto Roxa, Makris Gialo, Agios Nikolaos, Banana Beach, St. Nikolas Beach, Laganas Beach, Agios Sostis, St Nikolas Beach e Agios Nikolaos. Se um quiosque simples te agrada, as Xigias Beach são para você. Para quem deseja um almoço com linda vista, mas não necessariamente na praia, vale conferir o Windmill Snack Bar, bem ao norte de Zakynthos e com pier de acesso às Blue Caves; o Sunset Michali’s Tavern, com visual maravilhoso para Porto Schiza; o Keri Lighthouse Restaurant, com vista para as magníficas rochas de Keri; e o El Sueno, com pier de acesso ao mar da região de Mikro Nisi.

St Nikolas Beach

St Nikolas Beach

Compras em Zakynthos

Zakynthos não é um destino dedicado às compras, mas é claro que sempre é possível dar um jeito de levar algumas lembranças para casa. A maior concentração de lojas em Zante está em Zakynthos Town e Laganas, mas para compras mais regionais vale parar nas banquinhas e pequenas lojas à beira da estrada e em vilarejos em toda a ilha. Entre os produtos típicos da região está a produção de mel, azeite e até vinho. Uma boa é comprar roupas e tecidos com a cara da Grécia, objetos de cerâmica e peças em madeira de oliveira, muito comuns por lá.

Como se locomover em Zakynthos

Não se engane achando que Zakynthos é uma ilha pequenina e que tudo está a um pulo de distância. Para atravessar os 50 km de estradas que ligam Zakynthos de ponta a ponta você levará 1h20. Viajar por Zakynthos pode exigir um bom tempo de deslocamento entre uma atração e outra, especialmente se você pretende explorar diversas regiões e praias.

A melhor maneira de se locomover por Zakynthos é de carro. O transporte público atende com regularidade apenas e região próxima a Zakynthos Town e Laganas e deixa muito a desejar no quesito eficiência em todo o resto da ilha. Há viagens ligando as maiores vilas, mas em alguns casos apenas uma vez por dia.

Um carro é essencial para os turistas que irão passar diversos dias por lá, mas já avisamos que as estradas em Zakynthos nem sempre são de boa qualidade e há até alguns momentos de emoção em vias estreitas de mão dupla e por onde passa apenas um veículo. Há também estradas sinuosas e à beira de precipícios. Com o passar dos dias será fácil se acostumar à aventura.

Transporte público em Zakynthos

Transporte público em Zakynthos

Há diversas locadoras de veículos em Zante e muitas delas desconhecidas entre os brasileiros. Não se preocupe! É comum a locação em empresas locais. O serviço costuma ser rápido e sem burocracias, assim como a entrega do automóvel. No nosso caso, ao devolver o carro em um porto onde não havia loja da locadora, a orientação foi deixar a chave sob o tapete do motorista e fechar o carro sem trancar. Assim mesmo! Pagamos uma taxa adicional pela entrega em outro ponto da ilha (onde pegamos o ferry para Cefalônia) e simplesmente deixamos o carro lá com a chave dentro.

Ao alugar um carro em Zakynthos fique atento ao local de devolução do veículo. Caso pretenda deixar o carro em Agios Nikolaos, onde está o acesso ao ferry para Cefalônia, consulte a locadora para saber se a entrega no local é possível. É comum que seja cobrada uma taxa extra para a devolução do carro fora da locadora e algumas empresas nem permitem fazer isso. Se for o caso da sua locadora, será necessário contratar um transfer até o porto, o que pode sair mais caro que o valor da locação do carro por um dia.

Estradas pela Ilha de Zakynthos

Estradas pela Ilha de Zakynthos

Fique atento também ao horário de retirada do veiculo. Algumas locadoras cobram taxa extra para reservas que começam antes do horário de abertura das lojas. A confusão costuma acontecer com quem chega no voo da manhã. Nesse caso, vale fazer hora no aeroporto até a abertura da loja ou procurar uma locadora que não cobre taxa para a entrega mais cedo. Os valores para aluguel de um veículo em Zakynthos variam muito entre as agências. Fique atento a todas as taxas e seguros na hora de fazer a reserva para não ter surpresas ao chegar e realizar o pagamento.

Laganas

Laganas

Para alugar um carro na Grécia é obrigatória a apresentação da PID – Permissão Internacional para Dirigir. Algumas locadoras poderão não exigir o documento e aceitarão a CNH brasileira, mas não vale correr o risco de ficar sem o carro. Na locação do nosso automóvel em Zakynthos houve exigência da PID, assim como em outras cidades da Grécia.

Quem não quiser alugar um carro poderá contar com os serviços de agências de turismo que realizam passeios pela ilha. Há diversos roteiros e grande parte deles tem partida de Zakynthos Town ou de Laganas. Em trajetos mais curtos vale ainda pegar táxi e ônibus, mas eles serão úteis basicamente nos arredores de Zakynthos Town e Laganas. 

Estradas em Zakynthos

Estradas em Zakynthos

Dicas de locadoras de carro em Zakynthos

Onde se hospedar em Zakynthos

Escolher bem onde se hospedar em Zakynthos fará bastante diferença na sua estada por lá. A ilha é bem maior do que imaginamos à primeira vista e as atrações não necessariamente estão próximas umas das outras, o que exigirá longos deslocamento de carro.

Os preços dos hotéis em Zakynthos agradam a todos os bolsos e são bem mais amigáveis se comparados a outros destinos mais famosos da Grécia, como Mykonos e Santorini. Aproveite para caprichar na escolha! A graça de Zakynthos é passar o dia de praia em praia e muitas vezes o hotel serve apenas para o pernoite. Avalie bem a relação custo x benefício para não ficar em uma hospedagem cheia de atrativos que você sequer vai ter tempo para experimentar. Agora, se a ideia é mesmo curtir e relaxar em um hotel maravilhoso, você encontrará por lá boas opções!

As principais bases de hospedagem para quem viaja para Zakynthos e onde está a maior concentração de restaurantes, entretenimento e comércio são Zakynthos Town (distante 36 km do mirante de Navagio Beach) e a região da Praia de Laganas (distante 33 km de Navagio). No entanto, há hotéis e villas (como chamam as grandes casas para aluguel) espalhados por toda a ilha, muitos deles com vista para o mar e a sensação de praia particular. A depender do seu desejo durante a viagem não é necessário ficar próximo a regiões muito movimentadas. Vale investir em hotéis intimistas e até isolados em meio à beleza natural de Zakynthos.

Hotéis em Zakynthos Town

Localizada na costa leste, bem ao centro da ilha, Zakynthos Town é a principal base de hospedagem e concentra a maior parte dos hotéis, restaurantes, lojas e entretenimento noturno de Zakynthos. Ela é o lugar certo para quem deseja facilidade e acesso a diversos serviços. Quanto mais perto da orla principal, do Porto de Zakynthos e da Praça Solomos, menos você precisará do carro para sair à noite e curtir a cidade. Para quem procura um lugar mais tranquilo e barato, mas ainda assim perto do centro, vale escolher as hospedagens que estão mais afastadas da orla. Nesse caso, invista em hotéis com clima rural e em meio às oliveiras que tomam conta da ilha.

Boas pedidas na região são: o Palatino Hotel, o Phoenix Hotel, o Dali e o Plaza Hotel. Um pouco mais afastado do centro, em meio às oliveiras, veja o Hotel Varres.

"<yoastmark

Hotéis em Laganas

Seguindo rumo ao sul de Zakynthos, Laganas é boa pedida para quem deseja ficar próximo à praia e também a restaurantes, lojas e muito agito noturno. Na região está uma grande concentração de beach Bars e algumas baladas da ilha. A desvantagem de Laganas é que a praia não está entre as mais bonitas, mas há outras belas porções de areia nos arredores. Para se hospedar bem próximo, vale também a região de Agios Sostis, ao sul de Laganas e Kalamaki, vizinha mais tranquila de Laganas e região do Aeroporto de Zakynthos. 

Em Laganas, veja o Ilios Hotel, o Litore Luxury Living, a Casa del Mar, o Agave Boutique Hotel. Já em Kalamaki, confira o Aeolos Boutique Resort and Suites, o Meandros Boutique & Spa Hotel, Kalamaki Beach Hotel Zakynthos Island e o Vanessa Hotel. Em Agios Sostis, veja o Koklas Studios.

Hotéis em Tsilivi

Rumo ao norte da costa leste, a região da vila de Tsilivi é uma boa opção para estar próximo a belas praias (a praia mesmo de Tsilivi não é das melhores, mas você estará no rumo de praias mais bonitas), com vista para o mar e não muito distante do agito de Zakynthos Town. A região oferece bons hotéis e clima de resort. É uma boa pedida para quem busca sofisticação e faz questão de uma hospedagem espetacular.

Para ficar em Tsilivi, veja o Iakinthos Tsilivi Beach, o Balcony Hotel, o Contessina Hotel, o Kymothoe Elite, o Ionian Aura, o Lesante Classic – Preferred Hotels & Resorts, o Ktima Kourou e, um pouco mais afastado do mar, os charmosos Olea All Suite Hotel e Zante Maris Suites. Pra um lugar deslumbrante, um pouco mais ao norte de Tsilivi, em Tragaki, confira o Lesante Blu – The Leading Hotels of the World.

Hotéis em Agios Nikolaos e região

A nordeste de Zakynthos a região de Agios Nikolaos atrai muitos turistas em busca de passeios de barco que levam a Navagio Beach. O porto da pequena vila está entre os mais próximo das Blue Caves e Praia de Navagio, o que faz do lugar um ponto estratégico para quem quer economizar com o tempo de deslocamento de carro. Em Agios Nikolaos há alguns restaurantes e o clima é de vila de pescadores. Há hotéis com faixas de areia quase exclusivas e outros, mais afastados da praia, com linda vista para o mar.

Nos arredores da vila de Agios Nikolaos, veja o Nobelos Seaside Lodge, o Emerald Villas, o Panorama Apartments e o La Grotta. Um pouco mais ao norte, confira o Lithies Boutique Hotel e o Akron Luxury Suites.

Hotéis em Argassi, Vassilikos e toda a península até Gerakas

A península a sudoeste de Zakynthos é um passeio que rende o dia inteiro e uma boa hospedagem. A região tem diversos restaurantes, beach bars e hotéis para todos os gostos. Apesar de não ter as praias mais bonitas da ilha, o local agrada a quem busca praia com infraestrutura, como a St. Nikolas, e também aos turistas que buscam áreas mais preservadas, como Gerakas Beach, onde está o Parque Nacional Marinho e uma região de desova de tartarugas. Boa parte dos hotéis entre Argassi e Gerakas estão à beira-mar.

Para se hospedar no início da península, nos arredores de Argassi, confira o Alas, Ionian Hill Hotel, o Windmill, o Anemona Beach Hotel, o Xenos Kamara Beach, o Contessa Hotel, o Ilaeira rooms e o Hotel Palmyra. Mais na região central, próximo a Vassilikos, veja o Fiore Beach Studios, o Villa Levante, o Villa Contessa e o Zakynthos Villa. Na região de St. Nikolas Beach, procure pelo The Bay Hotel & Suites, o Alegria Villas Complex e o Ammos Beachfront Luxury Rooms. Pertinho de Gerakas beach, vale o Porto Gerakas Villas.

Hotéis em Marathias e Keri

No extremo sul de Zakynthos, Marathias e Keri são duas regiões preservas e que fazem parte do Parque Nacional Marinho. Localizadas de frente para Maratonish Island, próximas a diversas cavernas e dramáticas formações rochosas ao longo da costa (as Keri Caves), a região é ideal para quem não faz questão de ficar perto do agito e busca um ambiente mais tranquilo e com lindas paisagens para os dias na ilha. A desvantagem da região é a distância para atrações mais famosas, como Navagio Beach e outras praias.

Para se hospedar próximo a Marathias Beach, veja o Exensian Villas & Suites e o Lithalona Villas & Houses. Já em Keri, onde há mais infraestrutura, confira o Dakis Studios, o Stefanos Studios, o Castello Bellos Villas & Apartments, Castello Bellos 2, o Bratis Apartments e o Blue Lake.

Hotéis em Volimes e Anafonítria

Se o seu sonho é se hospedar de frente para o mar de Navagio Beach, temos uma notícia ruim: a praia está em uma região com pouca infraestrutura e não há hotéis nos arredores com vista para o mar. As duas regiões com oferta de hotéis mais próximas a Navagio Beach são os vilarejos de Volimes e Anafonítria, porém os dois tem pouquíssima oferta e quase todas são villas (casas inteiras para aluguel), como a Tramonto Villa, a Eden Villas e a Luxury Villa 3min from the famous Shipwreck. Se você quiser ficar mais próximo de Navagio Beach, vale escolher a região de Agios Nikolaos (veja acima), de onde parte um grande número de tours para Navagio Beach.

Porto Schiza

Porto Schiza

Quanto custa viajar para Zakynthos

Essa é a pergunta do milhão! Calcular os custos de uma viagem não é tão simples assim, já que os valores de passagem aérea, hospedagem e aluguel de um carro podem depender muito da época do ano e também do gosto do freguês. Ah! O câmbio, claro, também irá interferir um bocado nos custos da viagem, já que na Grécia a moeda oficial é o euro. Mas é possível dar uma estimativa mínima de gastos, assim você consegue se organizar bem.

  • Passagem aérea de São Paulo para Atenas: custo médio de 2500 a 3000 reais ida e volta (para alta temporada a passagem deve ser comprada com bastante antecedência);
  • Passagem aérea de Atenas para Zakynthos; custo médio de 80 euros ida e volta (para alta temporada a passagem deve ser compradas com antecedência);
  • Hospedagem em Zakynthos: há pousadas e hotéis mais simples (com boas notas no Booking) a partir de 15 euros a diária do quarto duplo em baixa temporada e 30 euros no auge da alta temporada. O custo pode chegar à casa das centenas de euros caso você prefira um hotel padrão luxo. Nem sempre os hotéis oferecem café da manhã e isso pode interferir no valor da diária;
  • Alimentação: Encontramos no centro de Laganas fatias de pizza por apenas 1 euro! Claro que você não irá viver à base de pizza durante toda a viagem, mas na ilha há muita oferta de restaurantes e lanchonetes bem em conta. Com 10 euros será fácil fazer uma refeição em toda a ilha. Já com 20 euros você poderá investir em restaurantes mais elaborados.
  • Transporte: O custo do aluguel de um carro varia bastante, mas um carro popular, em baixa temporada, terá custo a partir de 70 euros por 4 diárias (quanto mais dias, menor o valor da diária). Já na alta temporada esse valor sobe para 160 euros por 4 diárias. É possível encontrar valores mais baratos. O estacionamento é gratuito em todas as praias de Zante.
  • Passeios: O passeio mais procurado em uma viagem a Zakynthos é para Navagio Beach e Blue Caves. O custo do passeio é 20 euros por pessoa. O acesso às praias de Zakynthos é gratuito.
Mar de Navagio Beach

Mar de Navagio Beach

Dicas finais: documentação, visto e vacinas para a Grécia

  • Portadores do passaporte brasileiro não precisam de visto para viagens com até 90 dias de duração. O passaporte deve ter validade superior a 3 meses a partir da data prevista para saída do Espaço Schengen (do qual a Grécia faz parte).
  • Nenhuma vacina é obrigatória para brasileiros que pretendem visitar a Grécia.
  • Em caso de emergência, o serviço consular mais próximo está localizado em Atenas. Endereço: Brazilian Embassy in Athens, Greece 23, Vassilissis Sophias Ave 106 74 Athens Greece; telefone: (+30) 210 721 30 39 /   (+30) 210 723 44 50; plantão consular: (+30) 693-6921673  (somente para emergências); email: brasemb.atenas@itamaraty.gov.br.
  • Lembre-se sempre de fazer um seguro de viagem antes de embarcar.

Leia também: Passaporte vencido? Saiba como renovar!

Nós amamos a Ilha de Zakynthos e temos certeza que você também irá se apaixonar por aquele mar incrível da Grécia! E se você já esteve por lá e vive cheio de saudades, deixe as suas dicas aqui nos comentários e conte pra gente qual a sua praia favorita de Zakynthos. Quanto mais dicas, melhor! Boa viagem!

Leia também: