logo Melhores Destinos

Melhores praias do Brasil: 35 lugares incríveis para você conhecer!

Monique Renne
Monique Renne
06/11/2020 às 12:03

Melhores praias do Brasil: 35 lugares incríveis para você conhecer!

Praias são o desejo de muitos viajantes para dias de férias e descanso. E, no Brasil, não faltam pequenas porções de paraíso à beira-mar para ser feliz. Escolher as melhores praias do Brasil é tarefa quase impossível, até porque são incontáveis as faixas de areia cercadas por mar e cenários espetaculares. E, vamos combinar, tem gente que gosta de praia animada, outros de praias desertas e muitos viajantes querem mesmo é uma boa praia para ir com as crianças. A lista pode variar de acordo com o gosto e desejo do viajante, mas é certo que muitas praias do Brasil são (quase) unanimidade em beleza e por isso merecem a sua visita!

Pensando nisso, listamos 35 praias incríveis no Brasil para você visitar em 2020, ou em 2021, 2022, 2023… Quando tudo estiver mais calmo! Se a sua faixa de areia favorita não está aqui, conte mais sobre ela nos comentários! As melhores praias do Brasil merecem ser conhecidas por todos e, quem sabe, não vamos até lá na próxima viagem!

Melhores praias do Brasil

Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo. Foto: Monique Renne

Melhores praias do Brasil

1- Baía do Sancho, Fernando de Noronha – Pernambuco

Considerada uma das melhores praias do Brasil e, certamente, uma das mais bonitas, a Praia do Sancho é um passeio imperdível em Fernando de Noronha. Ela está localizada em meio a um enorme paredão de pedras e seu acesso se dá pelo mar ou por uma escadaria criada no meio de uma fenda na pedra. O acesso realmente não é dos mais simples, mas o lugar é delicioso e compensa a descida! Lá no alto estão alguns mirantes, que levam a observar a própria Praia do Sancho e a vizinha Baía dos Porcos e o Morro Dois Irmãos, também símbolos da beleza de Noronha. No trecho de areia oposto ao acesso, no meio da mata, costuma formar-se uma pequena cachoeira no período de chuvas e na mesma direção, às vezes, é possível observar tubarões no mar. Uma das muitas belezas  de Fernando de Noronha!

Melhores praias do Brasil

Baía do Sancho, Fernando de Noronha. Foto: Camille Panzera

2- Lençóis Maranhenses, Barreirinhas – Maranhão

As lagoas dos Lençóis Maranhenses formam incontáveis piscinas. São pequenas porções de paraíso em meio a dunas grandiosas e de areia fininha, com água quase morna e deliciosa para um mergulho. Difícil apenas será escolher qual das tantas lagoas curtir em um dia de passeio pelos Lençóis Maranhenses. O bom é que, a cada nova porção de água entre as dunas, a sensação de estar no paraíso se repete.

E melhor ainda é saber que sempre terá mais uma lagoa para visitar logo à frente. Para conhecer as principais lagoas dos Lençóis Maranhenses você poderá encolher entre Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro. Os mais aventureiros poderão ainda fazer a travessia pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Apesar das melhores praias do Brasil serem mais comuns à beira-mar, podemos garantir que essas lagoas merecem todo o status, mesmo sendo de água doce!

Melhores Praia do Brasil

Circuito Lagoa das Emendadas. Foto: Monique Renne

3- Brava, Búzios – Rio de Janeiro

Não se deixe levar pelo nome. A Praia Brava em nada lembra um ambiente pouco acolhedor. Muito pelo contrário! É provável que ela seja uma das mais convidativas porções de areia de Búzios, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. A bela paisagem do mirante na estrada que leva à Brava já seria motivo suficiente para atrair os turistas até lá, mas ela vai muito além e oferece um mar maravilhoso, ambiente sempre tranquilo, areia vazia e dois dos mais elegantes bares à beira-mar da cidade.

Você será feliz em um belo colchão com guarda-sol à beira mar, com direito a tratamento VIP e lindos drinks, que rendem sempre fotos maravilhosas! Se quiser um ambiente mais tranquilo, basta ir para o canto direito da faixa de areia, onde não há bares ou quiosques. Veja mais sobre as praias de Búzios.

Melhores Praia do Brasil

Praia Brava. Foto: Monique Renne

4- Praia da Baía dos Golfinhos, Pipa – Rio Grande do Norte

Pipa, no Rio Grande do Norte, é aqueles destinos que agradam todos os públicos: desde os que buscam badalação até os que estão mais dispostos a curtir a tranquilidade da vida à beira-mar. Por lá, os visitantes são convidados a passar o dia nas diversas faixas de areia, fazer passeios de jardineira, buggy ou barco, curtir o pôr do sol na Lagoa Guaraíras e a noite no badalado centrinho. Entre as melhores atrações de Pipa está a Baía dos Golfinhos, onde, de fato, será fácil ver golfinhos nadando bem perto da faixa de areia. Vale dizer que para chegar à Baía dos Golfinhos será preciso aguardar a maré baixa, quando o caminho fica sem água.

Melhores praias do Brasil

Praia da Baía dos Golfinhos, em Pipa. Foto: Gustavo Mitilene Cordeiro

5- Praia da Baía dos Porcos, Fernando de Noronha – Pernambuco

Pequena gigante, assim é a linda Baía dos Porcos. Uma praia formada no meio do paredão de pedras, cercada por verde e por piscinas naturais acessíveis durante a maré baixa, o que torna o lugar ótimo para a prática de snorkel (com algumas restrições de preservação ambiental). A Baía dos Porcos tem águas esverdeadas que costumam ser visitadas também por tartarugas, o que dá ainda mais charme ao lugar. Sem falar no incrível visual para o Morro dois Irmãos. O acesso à Praia da Baía dos Porcos é pela Praia Cacimba do Padre, onde há uma escadaria e depois uma passagem por pedras. Assim como as outras praias em Fernando de Noronha, o acesso não é simples, mas vale muito a pena. Fernando de Noronha é campeã entre as melhores praias do Brasil e todas as faixas de areia poderiam entrar nesta lista tranquilamente!

Melhores praias do Brasil

Baía dos Porcos. Foto: Camille Panzera

6- Praia da Ilha do Campeche, Florianópolis – Santa Catarina

A Ilha do Campeche é daqueles lugares lindos, que não dá pra esquecer de conhecer em Florianópolis! A ilha tem uma praia de águas cristalinas, tranquilas, ideais para relaxar. Além de ser conhecida por sua beleza, é também um patrimônio arqueológico, já que possui inscrições rupestres de grande valor. Para conhecer a ilha, é preciso ir até a Praia da Armação ou Praia do Campeche, onde se pega uma pequena embarcação que faz a travessia até o local. É um passeio lindo! Para quem procura tranquilidade, o ideal é ir em um dia útil, quando a ilha recebe menos turistas! A pequena Ilha do Campeche faz parte de uma unidade de preservação, com número de visitantes diários limitados. Além da praia, quem visita a Ilha do Campeche poderá curtir também caminhadas ecológicas pelo lado leste da ilha, onde ficam inscrições rupestres de milhares de anos.

Melhores praias do Brasil

Ilha do Campeche, em Florianópolis. Foto: Camille Panzera

7- Praia da Ilha do Prumirim, Ubatuba – São Paulo

A Ilha do Prumirim, em Ubatuba, não perde em nada em beleza para a vizinha mais famosa, a Ilha das Couves. Com mar transparente, longa faixa de areia branquinha, fácil acesso e pedras que formam belos cenários para fotos, a Ilha do Prumirim é visita imperdível para quem gosta de belas praias. Com mar calmo e raso, a Ilha do Prumirim é excelente opção para a prática de snorkel. Leve a máscara para não perder os peixes e tartarugas que passam por lá e fazem a festa dos turistas. De lá, aproveite ainda a tranquila Praia do Prumirim, onde há bons restaurantes e espreguiçadeiras para relaxar em meio às praias de Ubatuba.

Ubatuba

Ilha do Prumirim. Foto: Monique Renne

8- Praia da Lagoa do Paraíso, Jericoacoara – Ceará

A Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara, é uma das mais belas da região. Com água entre diversos tons de azul, a Lagoa do Paraíso proporciona um grande espetáculo para os olhos e encanta a quem escolhe o lugar para descansar. As redes dentro da água já são tradição, mas por lá há também vários restaurantes, que colocam mesas e cadeiras dentro da água para que os visitantes relaxarem ainda mais. A lagoa tem água calma e poucas ondas, o que garante a calmaria que tanto combina com Jeri. Quem quiser um pouco mais de agito pode curtir o clube de praia com uma mega estrutura que existe no local, afinal, Jeri também é ótima para os fãs de ambientes badalados. Veja mais no nosso Guia de Jericoacoara.

Melhores Praia do Brasil

Lagoa do Paraíso. Foto: Camille Panzera

9- Praia da Lagoinha do Leste, Florianópolis – Santa Catarina

A Praia Lagoinha do Leste está entre mais bonitas de Florianópolis e também do Brasil. Escondida em acesso por trilhas, a Lagoinha do Leste é praia para quem gosta de aliar paisagem deserta a uma boa dose de exercício, já que ela é uma das faixas de areia mais difíceis de serem visitadas em Floripa. Para chegar, será necessário pegar um barco ou uma das duas trilhas pelos costões rochosos. O visual compensa em ambos os percursos. Muito preservada e parte do parque municipal de mesmo nome, a Praia da Lagoinha do Leste é praticamente um refúgio perfeito para quem procura isolamento em meio à natureza. A faixa de areia é clara, cercada por dunas e montanhas e o mar é bem batido, o que costuma atrair também surfistas. Veja dicas de praias em Florianópolis.

Melhores praias do Brasil

Lagoinha do Leste. Foto: Papa Pic

10- Praia da Ponta do Corumbau, Corumbau – Bahia

Um dos tesouros mais bem guardados entre as praias da Bahia é a maravilhosa Ponta do Corumbau, onde uma longa faixa de areia adentra o mar na maré baixa e forma uma trilha que parece levar direto ao paraíso. É o destino ideal para quem deseja descanso total e distância da vida agitada das grandes cidades. O difícil acesso à Praia da Ponta do Corumbau ajuda a mantê-la com ares de antigamente, quando as praias eram ocupadas apenas por vilas de pescadores. Por lá não há multidões de turistas, nem grandes hotéis ou aglomerados de barracas na areia. Em Corumbau, o que reina é a tranquilidade e o movimento da maré, que leva e traz aquela pontinha de areia e hipnotiza os poucos turistas que andam por lá.

Melhores praias do Brasil

Ponta do Corumbau. Foto: Monique Renne

11- Praia da Ponta do Mutá, Barra Grande – Bahia

A Praia da Ponta do Mutá oferece aos viajantes um dos maiores espetáculos da Península de Maraú, em Barra Grande. E nem estamos falando da praia, que por si só já merece lugar na lista, mas sim do magnífico pôr do sol que todos os dias causa comoção entre os frequentadores. Difícil não se apaixonar pelo visual ao final da tarde na Praia da Ponta do Mutá. Além do entardecer apaixonante, na Ponta do Mutá vale curtir os bares com diferentes estilos musicais e cadeirinhas sempre convidativas a relaxar. Quando a região está cheia de turistas, as festas costumam seguir noite adentro, com direito a fogueira, bons drinks e taças de espumante para brindar às belezas da Bahia. Veja mais sobre as praias da Península de Maraú e Barra Grande.

Melhores praias do Brasil

Ponta do Mutá. Foto: Monique Renne

12- Praia da Barra, Caraíva – Bahia

Não faz muito tempo que Caraíva ganhou luz elétrica e até hoje as ruas seguem todas de areia. Por lá não entram carros, as pousadas são pequenas e o charme ainda é a sensação de estar em um destino que parou no tempo. Caraíva não é pra quem busca luxo, mas certamente é para quem procura um dos melhores destinos da Bahia para ser feliz e tirar boas férias. Em Caraíva os turistas dividem o tempo entre o mar e o Rio Caraíva. E a ponta de areia onde acontece o encontro dos dois é chamada de Praia da Barra. Essa é a principal praia de Caraíva e onde grande parte dos visitantes passa o dia. No encontro do rio com o mar pescadores oferecem bebidas, peixe fresco e petiscos para passar o dia de sol. Escolha a sua cadeira e relaxe, seja na água doce ou salgada. O pôr do sol na Praia da Barra é um dos mais lindos espetáculos de Caraíva.

Melhores praias do Brasil

Praia da Barra, em Caraíva. Foto: Monique Renne

13- Praia da Barra de Camaratuba, Mataraca – Paraíba

Último povoado da costa paraibana antes de chegar ao Rio Grande do Norte e distante 100km de João Pessoa, a Barra de Camaratuba é um destino ainda bem pouco conhecido entre os brasileiros. Cercada por coqueiros, água cristalina e a beleza da foz do rio Camaratuba, essa praia promete ser uma das melhores descobertas para os turistas que amam ambiente rústicos e cercado por intensa natureza. A Barra de Camaratuba é marcada por coqueiros, mangue e muito vento e boas ondas, o que faz do lugar um ótimo destinos para a prática de esportes como o surfe e o kitesurfe. O mar pode ser um pouco agitado, mas a foz do rio permite sempre um banho delicioso! Outras praias da Paraíba também merecem a sua visita. Vale conferir a famosa Praia de Tambaba, a Praia do Coqueirinho e a Praia de Tabatinga.

Melhores praias do Brasil

Barra de Camaratuba. Foto: Junior Jurandir

14- Praia de Icaraí de Amontada, Amontoada – Ceará

A Praia de Icaraí de Amontoada, localizada entre Fortaleza e Jericoacoara, é um paraíso recheado de bons ventos e kitesurfistas. Chamada pelos íntimos de Icaraizinho, essa praia do Ceará promete despontar entre os mais belos destinos do estado e também do Brasil. Parte da rota do sol poente, Icaraizinho de Amontoada presenteia os turistas com entardeceres espetaculares. O cenário é sempre decorado por coqueiros, lindo mar e muitos atletas das ondas (especialmente de agosto a novembro, quando os ventos sopram na medida certa), que sempre descobrem as pequenas porções de paraíso antes de todo mundo, como foi com Jeri. A Praia de Icaraí de Amontoada está em uma vila de pescadores ainda rústica e cheia de pousadas charmosas de frente para o mar. Destino ideal para relaxar sem se preocupar!

Melhores praias do Brasil

Praia de Icaraí de Amontoada. Foto: De Praia Brasil

15- Praia de Ipanema, Rio de Janeiro – RJ

A Praia de Ipanema é para quem gosta de agito aliado a um lindo cenário. Ela pode até não estar entre as melhores praias do Brasil, mas certamente está entre as mais famosas e procuradas pelos turistas. Cartão postal do Rio de Janeiro, Ipanema vai muito além de uma simples faixa de areia cercada por mar. Ipanema é um evento e você poderá aproveitá-la de diversas maneira. Vale o simples banho de mar, um bom banho de sol, uma animada caipirinha nos quiosques, um futebol com visual de primeira, uma corridinha pela orla, um delicioso passeios de bike e, claro, um dos entardeceres mais famosos do mundo, do alto da Pedra do Arpoador! Além de Ipanema, não deixe de curtir outras maravilhosas praias do Rio de Janeiro.

Ipanema

Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Foto: Jason Ortego

16- Praia de Lagoinha, Paraipaba – Ceará

Localizada a cerca de 110 km de Fortaleza, a Praia de Lagoinha é uma das mais bonitas do litoral cearense. Lagoinha tem areia fina e colorida, cercada de lindos coqueirais, mas também repleta de grandes barracas e restaurantes espalhados ao longo de sua extensão. Ideal para aliar um visual maravilhoso a muito conforto! Em dias de semana, Lagoinha costuma ser um lugar bem tranquilo e com pouco movimento, mas em feriados prolongados e finais de semana o agito é bem maior por lá. A partir da praia é possível fazer passeios de quadriciclo pela região, que vai até a Lagoa das Almécegas, passando por dunas e lindas falésias! Ao longo do caminho as paisagens variam entre lagoas, mar, dunas, falésias e até quedas d’água, que rendem um ótimo banho! A praia de Lagoinha com certeza é dos passeios mais bonitos para fazer entre as praias de Fortaleza; mesmo que você tenha pouco tempo na cidade.

Litoral Bahia

Praia de Lagoinha. Foto: Evaldo Heber

17- Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande – Rio de Janeiro

Lopes Mendes, na Ilha Grande, tem fama de ser uma das mais melhores praias do Brasil e por isso mesmo atrai muitos turistas. A praia, com quase 3 km de extensão, é totalmente desabitada e muito preservada. Um paraíso que consegue se destacar entre tantas outras belezas da Ilha Grande. A Praia de Lopes Mendes está voltada para o mar aberto, na costa oceânica da Ilha. A posição geográfica faz com que o mar seja mais agitado e frio, com ondas que atraem um grande número de surfistas. Apesar das ondas, a praia é rasa e a qualidade da água excelente. Para chegar a Lopes Mendes vale ir de barco ou pela trilha. Já avisamos, no entanto, que para vê-la em dia de mar e céu azul é preciso paciência, afinal, na Ilha Grande chove um bocado! Veja mais sobre as praias da Ilha Grande.

Lopes Mendes

Praia de Lopes Mendes. Foto: Cibele Brugnera

18- Praia de Juquehy, São Sebastião – São Paulo

A animada Praia de Juquehy vem cada vez mais tomando o lugar da famosa Praia de Maresias como a predileta de muitos turistas que visitam o litoral norte de São Paulo e as duas competem bem pelo posto de faixa de areia mais badalada de São Sebastião. Cercada por pousadas elegantes, sempre movimentada e repleta de restaurantes e quiosques, Juquehy é destino ideal para os turistas que gostam de estar no centro das atenções. Diferente de Maresias, em Juquehy o comércio não é tão desenvolvido e a região se parece mais com uma área residencial repleta de condomínios. Com mais de 3 km de extensão, Juquehy tem ampla faixa de areia bem compacta, o que atrai grande número de atletas. O mar da Praia de Juquehy costuma ser bem tranquilo; ideal para famílias com crianças. Para quem prefere um pouco mais de ondas, o canto direito certamente irá agradar mais. Vale até tentar algumas manobras no surfe. Já no canto esquerdo, onde está o encontro com o rio, o mar se parece com uma piscina. O bom de Juquehy é que ela agrada a todos os gostos.

Juquehy Litoral Norte de São Paulo

Praia de Juqyehy. Foto: Monique Renne

19- Praia de Moreré, Ilha de Boipeba – Bahia

Moreré é um dos mais lindos e procurados cenários da Ilha de Boipeba. O lugar é cercado por coqueiros, mar calmo e, na maré baixa, deliciosas piscinas naturais para banho e prática de snorkeling. Mesmo à beira-mar é possível curtir o mergulho, mas o ideal é mesmo pegar um barco ou lancha para ir até as piscinas naturais mais afastadas. E se a pedida ao visitar a Ilha de Boipeba for por um cantinho mais rústico e isolado, hospedar-se na vila de Moreré é uma excelente pedida! Para chegar a Moreré a pé será necessário transpor um rio no final da Praia da Cueira e seguir em caminhada por uma fazenda de coqueiral. Vale também pegar um dos tratores ou quadritáxis disponíveis para o transporte de turista na vila de Velha Boipeba. Ainda que Moreré seja mesmo maravilhosa, na Ilha de Boipeba há outras maravilhosas praias, como Tassimirim, Bainema e a Ponta dos Castelhanos.

Boipeba

Praia de Moreré, na Ilha de Boipeba. Foto: Monique Renne

20- Praia de Taipu de Fora, Barra Grande – Bahia

As piscinas naturais de Taipu de Fora estão entre os mais belos motivos que levam turistas à Península de Maraú. Entre os arrecifes e corais desse pedacinho da Costa do Dendê, o mar vira piscina e presenteia os visitantes com um cenário paradisíaco. Difícil acreditar que aquelas porções de água em maravilhosos tons de azul e repletas de peixes coloridos se formam bem ali, à beira da faixa de areia. Diferente de outros destinos, em Taipu de Fora não é preciso pegar barco para chegar às piscinas naturais. Basta entrar no mar. Um detalhe importante deve ser observado ao visitar a Praia de Taipu de Fora: as piscinas se formam apenas na maré baixa, especialmente nas luas cheia e nova. Quanto menor a maré, melhor será a visualização das piscinas. Na região há outras maravilhosas porções de paraíso à beira-mar, aproveite e veja mais sobre as praias da Península de Maraú.

Taipu de Fora

Praia de Taipu de Fora, em Barra Grande. Foto: Monique Renne

21- Praia do Aventureiro, Ilha Grande – Rio de Janeiro

A Praia do Aventureiro é marcada pelo belo coqueiro que forma ângulo de 90° e se tornou uma das imagens mais famosas da Ilha Grande, em Angra dos Reis. O local tem longa faixa de areia branca, cercada de montanhas cobertas de verde e água transparente em diferentes tons entre azul e verde. Ao visitar a enseada que forma a Aventureiro, não deixe de subir ao mirante localizado à direita de quem olha para o mar. O visual do alto é maravilhoso! A atração faz parte do tour de Volta à Ilha e está entre os passeios imperdíveis para quem vai à Ilha Grande, um dos mais lindos destinos da Costa Verde do Rio de Janeiro. Veja mais dicas da Ilha Grande

Ilha Grande

Praia do Aventureiro. Foto: Monique Renne

22- Cedro do Sul e Deserto, Ubatuba – São Paulo

A Praia do Cedro do Sul e a Praia Deserto (ou Deserta) são vizinhas e divididas apenas por uma porção de rochas na maré alta. Essas duas pequenas porções de paraíso estão entre as mais belas de Ubatuba e fazem parte da Trilha das Sete Praias, que passa também pela Lagoinha, Fortaleza e Grande do Bonete, entre outras porções de areia. Tanto a Cedro do Sul quanto a Praia do Deserto têm água em tons de azul, o que não é tão comum entre as praias do Litoral Norte de São Paulo. O mar é tranquilo e convidativo a um delicioso banho, especialmente depois da trilha. Ao visitar as duas praias, não deixe de caminhar até a ponta esquerda, onde o mar é ainda mais lindo e pode ser observado do alto das pedras com um visual maravilhoso! Vale dizer que ambas as praias são mais bonitas na maré baixa e, claro, com muito sol! Calcule o tempo da trilha e veja a tábua de marés para chegar no auge da beleza.

Melhores praias

Praia do Cedro do Sul e Praia Deserto. Foto: Monique Renne

23- Espelho, Trancoso – Bahia

Praia do Espelho (ou Curuípe) é uma das maiores atrações da região nos arredores de Trancoso e entra fácil na lista de melhores praias do Brasil. Fora do circuito central, muitas vezes ela deixa de ser visitada pelos turistas por pensarem que é longe demais chegar até ela. Acredite! Vale cada metro de estrada até o Espelho, que conta ainda com a Praia dos Amores e a Praia do Outeiro bem ao lado. Todas as três são repletas de piscinas naturais e cercadas por maravilhosas falésias coloridas. É aquele visual que tanto sonhamos ao embarcar para a Bahia.

Quem não tiver disposição para encarar a pé os 17 km entre o Quadrado de Trancoso não precisa se preocupar. Ela é acessível facilmente de carro, ônibus, lancha ou quadriciclo. Ainda que ir motorizado até o Espelho seja mais fácil, não podemos negar que emocionante mesmo é ir caminhando e passando por todas as formidáveis praias de Trancoso. Ah! Fique atento à tábua de marés! O mar vira um “espelho” nas luas nova e cheia, bem no momento entre o fim da maré baixa e início da maré alta, quando o mar vira uma grande piscina. 

Espelho

Praia do Espelho. Foto: Monique Renne

24- Praia do Farol, Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

O acesso limitado torna a Praia do Farol, em Arraial do Cabo, um fetiche entre os viajantes. Para ir até lá, só em passeios nos barcos autorizados pela Marinha. E o tempo de visita é limitado a apenas 45 minutos por barco. Muito pouco, é fato! Especialmente quando você chega e percebe que está em um dos mais espetaculares cenários do Brasil. Com vegetação nativa, areia muito branca, mar calmo e absolutamente transparente, a Praia do Farol é um espetáculo imperdível. Em dias de mar perfeito, você encontrará o mar com incríveis tons de Caribe. Com sorte, você poderá ainda ver golfinhos, tartarugas, arraias e até orcas passando pela região. Um deleite para os visitantes. O passeio de barco em Arraial do Cabo tem preço médio de R$ 60, sendo que há limite para o número de visitantes no local. Escolha um dos barcos que partem mais cedo para não correr o risco de não conseguir visitar o local. Os passeios costumam fazer paradas também nas Prainhas do Pontal do Atalaia e na Praia do Forno. O tempo total do passeio é de 3h a 4h. Veja mais sobre as praias de Arraial do Cabo.

Melhores Praias do Brasil

Praia do Farol. Foto: Monique Renne

25- Praia do Forte, Mata de São João – Bahia

A Praia do Forte merece um passeio de um dia inteiro para quem está em Salvador, mas bom mesmo é se hospedar uns dias por lá para aproveitar com calma. A vila é uma graça, com diversas lojinhas e restaurantes rústicos. Em boa parte das ruas não é permitido o trânsito de carros, favorecendo ainda mais a tranquilidade de quem está caminhando. A praia é bem calma, com lindas formações de piscinas naturais e cercada por coqueirais que parecem desenhados. Um dos melhores atrativos da Praia do Forte, além da estonteante beleza, é o Projeto Tamar. Na sede você poderá ver tartarugas de todos os tamanhos, tubarões, arraias e outros animais, além de conhecer um pouco do que o projeto faz para preservar a vida marinha e aprender sobre conscientização ambiental.

Praias

Praia do Forte. Foto: Projeto Tamar

26- Praia do Francês, Marechal Deodoro – Alagoas

Considerada uma das praias mais bonitas de Alagoas e uma das melhores praias do Brasil, a Praia do Francês é hoje um point muito procurado por quem visita Maceió. Ela está localizada na cidade de Marechal Deodoro, a cerca de 25km da capital alagoana e pode ser facilmente conhecida através de um trajeto de carro ou com as empresas turísticas que realizam passeios pela região. Boa parte da praia está cercada por uma barreira de corais, que durante a maré baixa faz com que a praia se pareça com uma piscina. A Praia do Francês tem águas calmas e é perfeita para quem está com crianças e não quer encarar um local com ondas fortes. A Praia do Francês tem várias barracas, ambulantes e um mar de tirar o fôlego! É um lugar mais indicado para conhecer em um dia útil, já que nos fins de semana suas areias ficam lotadas de gente. Além da Praia do Francês, há diversas outras praias de Maceió que merecem a sua visita, como a Praia do Gunga.

Praias de Alagoas

Praia do Francês em Alagoas. Foto: Cleferson Comarela

27- Praia do Jabaquara, Ilhabela – São Paulo

Ainda na estrada já é possível ter uma ideia da imensidão da beleza da Praia do Jabaquara. Cercada por montanhas repletas de verde, Jabaquara está entre as mais bonitas praias de Ilhabela e do Litoral Norte de São Paulo. E o melhor de tudo é que, diferente de outras faixas de areia de Ilhabela, para chegar até lá não é preciso fazer um passeio de barco. Jabaquara é um paraíso ainda muito preservado e que agrada aos turistas que buscam sair do meio mais urbano. Tratando-se de Ilhabela, no entanto, isso significa também entrar em contato com maior número de borrachudos.

Depois de passar um bom repelente, basta curtir! A Praia do Jabaquara oferece mar límpido e com diferentes tons de azul e verde. A faixa de areia, com 500 metros de comprimento, é bem larga e dificilmente a praia estará lotada (salvo grandes feriados). Na praia, há bom serviço de restaurantes, que oferecem infraestrutura de cabanas, cadeiras, banheiro e chuveiro de água doce, além de excelentes pratos no cardápio. Além da Praia do Jabaquara, não deixe de conhecer em Ilhabela a Praia de Castelhanos e a Praia do Bonete, também lindíssimas!

Ilhabela

Praia do Jabaquara, em Ilhabela. Foto: Monique Renne

28- Rio Arapiuns, Alter do Chão – Pará

Tem muito rio no Brasil que oferece praias maravilhosas e não poderíamos deixar de incluir um deles na nossa lista. Um dos cantinhos mais espetaculares do Brasil para quem ama praia de água doce é a região de Alter do Chão, no Pará. Nos arredores de Alter é possível ir a incontáveis praias de areia clarinha e água doce na temperatura exata para relaxar. São mais de 100 km de praias para curtir sem pressa! Apesar do Rio Tajapós ser a grande estrela local, é no afluente Rio Arapiuns onde estão algumas das mais lindas praias do Brasil (e do mundo!). No Arapiuns, não deixe de visitar a Praia da Ponta Grande, a Praia da Ponta do Toronó e a Praia da Ponta do Icuxi. O passeio para o Rio Arapiuns é um dos melhores de Alter do Chão. Além das lindas praias, sempre há uma paradinha para almoço nas comunidades ribeirinhas, com direito a boa comida e redário para uma soneca.

melhores praias

Rio Arapiuns. Foto: Monique Renne

29 – Praia do Sono, Paraty – Rio de Janeiro

Predileta entre os turistas que buscam praias selvagens e desertas em Paraty, a Praia do Sono é um verdadeiro paraíso entre os cenários da Costa Verde do Rio de Janeiro. Com longa faixa de areia, vegetação preservada e visual paradisíaco, ela se torna desejo de muitos viajantes mais aventureiros. A Praia do Sono, por si só, já vale a visita, mas ela ainda dá acesso às praias vizinhas Antigos e Antiguinhos e, um pouco mais afastada, à Praia de Ponta Negra. 

Chegar até a Praia do Sono não é tão simples. Será necessária uma caminhada de 4 km por dentro da Mata Atlântica ou então um trajeto de barco até a praia. O início da trilha está localizado dentro do Condomínio Laranjeiras (25 km do Centro Histórico de Paraty), onde ficam os carros dos visitantes e de onde partem os barcos. No final da praia está o Rio Sono, local que marca o início da trilha para as praias Antigos e Antiguinhos. Um belo trio para um dia de passeio entre as praias de Paraty.

melhores praias

Praia do Sono, em Paraty. Foto: Henrique Ferreira

30 – Taípe, Arraial d’Ajuda – Bahia

Oficialmente, a Praia de Taípe faz parte de Arraial d’Ajuda, mas ela está tão pertinho de Trancoso que é até difícil definir onde começa uma e termina a outra. Vizinha à Praia do Rio da Barra , Taipe é marcada por lindas falésias em tons de rosa, vermelho e ocre, com quase cinquenta metros de altura. A vegetação é nativa e cercada por coqueiros, a faixa de areia é longa e o clima é de praia deserta. São poucas as barraquinhas que existem por lá e, para fugir delas, basta andar alguns poucos metros. Assim, você terá a sensação de ter a praia somente para você. Na Praia de Taípe é possível se sentar em um dos quiosques, deitar-se na rede e apreciar o mar que varia em tons de verde e azul. Relaxar é a melhor pedida! Veja mais sobre as Praias de Arraial d’Ajuda.

melhores praias

Praia do Taípe, em Arraial d’Ajuda. Foto: Monique Renne

31- Praia do Toque, São Miguel dos Milagres – Alagoas

Pertinho de Maragogi e cercada por outras belas regiões de praias, São Miguel dos Milagres é o destino certo para botar o pé na areia e relaxar em um mar piscininha. E tudo praticamente sem ninguém! Os grandes destaques de São Miguel dos Milagres são a espetacular Praia do Toque, que tem na ponta direita uma igrejinha digna das fotos mais lindas de viagem e a Praia do Patacho, que rende um maravilhosos mergulho com snorkel. Vale também, claro, visitar as praias de Maragogi e regiões vizinhas, onde estão algumas da melhores praias do Brasil, como a Praia de Japaratinga, já que todo esse pedaço do litoral de Alagoas, a apenas 100 km de Maceió, é mesmo sensacional! Por lá será fácil encontrar pousadas intimistas, bangalôs à beira-mar, praias sempre vazias e pequenos restaurantes que servem aos turistas frutos do mar sempre fresquinhos.

melhores praias

Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres. Foto: Monique Renne

32- Carneiros, Tamandaré – Pernambuco

A Praia dos Carneiros é considerada uma das mais famosas do Brasil e se destaca pelas águas claras e mornas, com arrecifes que formam piscinas naturais na maré baixa, além de uma charmosa e bem posicionada igrejinha – a Capela São Benedito – que rende um dos mais lindos cenários entre as praias do Brasil. Além do visual belíssimo, a praia de Carneiros permanece rasa por um longo trecho de areia – por isso é possível ir caminhando até a área das piscinas e as crianças podem brincar no mar sem muito perigo. Quem visita Recife ou está em Porto de Galinhas costuma dar uma passadinha na praia, mas Carneiros merece ser mais do que um destino de passagem!

Praia

Praia dos Carneiros, em Tamandaré. Foto: Vanessa Lima

33- Prainha, Itacaré – Bahia

A exuberância da paisagem ligada à dificuldade de acesso fazem da Prainha uma das mais desejadas entre os visitantes que chegam a Itacaré em busca de cenários deslumbrantes entre as melhores praias do Brasil. Quase deserta, cercada pela vegetação de Mata Atlântica e com a dose certa de coqueiros, a Prainha agrada especialmente aos turistas que buscam praias mais virgens e sem a interferência de construções, pousadas ou restaurantes. O mar da Prainha atrai não só os amantes de praia, mas também os surfistas da região. Com boas ondas, a Prainha está entre as prediletas para os praticantes do surfe. Quem estiver na Prainha poderá ainda conhecer a Praia de São José. A faixa de areia vizinha é uma ótima pedida para dividir o dia de passeio entre as praias de Itacaré.

litoral da Bahia

Prainha, em Itacaré. Foto: Monique Renne

34- Prainha, Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

Muitos turistas que visitam a cidade do Rio de Janeiro se prendem à Zona Sul, entre, Copacabana, Ipanema e Leblon e deixam de conhecer alguns dos paraísos praianos da Zona Oeste. Barra, Recreio, Reserva, Grumari e outras faixas de areia são mesmo espetaculares, mas a grande estrela da Zona Oeste é mesmo a Prainha! Ainda desconhecida de muitas pessoas que visitam o Rio e com acesso bastante limitado, a Prainha é uma linda faixa de areia em meio a morros grandiosos cobertos pelo intenso verde da Mata Atlântica. Área de reserva ambiental, a Prainha tem limite de carros que chegam até lá por dia. Se quiser visitar o local, chegue cedo, especialmente nos finais de semana, quando ela lota de surfistas e um público sempre bem descolado.

Praia do Rio de Janeiro

Prainha no Rio de Janeiro. Foto: Camille Panzera

35- Prainhas do Pontal do Atalaia, Arraial do Cabo – Rio de Janeiro

O trajeto de carro, pelo alto do Pontal do Atalaia, leva à longa e fotogênica escadaria que dá acesso às Prainhas do Pontal do Atalaia. O visual é um dos mais belos de Arraial do Cabo e já entrou para os mais famosos entre amantes de praia no Brasil. Difícil largar a câmera fotográfica enquanto se desce os degraus até o mar de cor azul intensa, cercado de areia branca e fina. Digno do título de Caribe Brasileiros. As Prainhas do Pontal do Atalaia conseguem ser, ao mesmo tempo, movimentadas e desertas. Há espaço para quem gosta de guarda-sol e cadeiras ou para quem prefere se sentar na areia para curtir a paisagem. Além do trajeto de carro, também é possível chegar às Prainhas em passeios de barco, que passam também por outras praias de Arraial do Cabo, entre elas a Praia do Farol (que também está na nossa lista) e a Praia do Forno.

Praias de Arraial do Cabo

Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo. Foto: Monique Renne


São incontáveis as praias do Brasil que merecem a sua visita, mas essa é uma boa lista para começar a viajar! Se você já esteve em algumas dessas porções de paraíso, conte pra gente qual a sua favorita. E se a praia que você mais ama no Brasil não está aqui, deixe o nome dela nos comentários para outros viajantes incluirem na lista de desejos! As melhores praias do Brasil te esperam para ser feliz, com direito a pé na areia e um momento relaxante à beira-mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *