O que fazer de graça em Paris -14 passeios grátis para incluir em sua viagem!
O que fazer de graça em Paris -14 passeios grátis para incluir em sua viagem!
Paris é o sonho de viagem de milhares de pessoas, que encanta por seu charme, gastronomia, beleza e variedade de atrativos. E sabemos que em época de Euro nas alturas, os passeios por lá podem não ser tão econômicos, por isso reunimos aqui alguns dos passeios grátis para fazer em Paris em sua próxima viagem!
As atrações mais famosas da cidade costumam ser pagas, é verdade, mas com nossas dicas você poderá curtir sua viagem economizando e fazer aquilo que o Melhores Destinos mais gosta: viajar mais, pagamento menos! Vamos às dicas!
Passeios grátis para fazer em Paris
1. Aproveitar o primeiro domingo do mês e visitar museus gratuitamente
Visitando a cidade no período certo você pode conhecer diversas atrações pagas de maneira gratuita! No primeiro domingo de cada mês, atrações como Louvre e o Museu d’Orsay funcionam gratuitamente. Provavelmente você não encontrará museus vazios, mas para quem quer economizar é uma baita oportunidade, né?
Abaixo alguns museus de Paris gratuitos no primeiro domingo de cada mês*
-
- Museu do Louvre (gratuito na noite do primeiro domingo do mês)
* O período de gratuidade dos museus pode variar de acordo com os meses do ano.
Aqui você confere uma lista completa com dos museus gratuitos em Paris
2. Passear nos Jardins de Luxemburgo e outros parques de Paris
Os Jardins de Luxemburgo, com seus espaços ornamentados e belas flores oferecem um passeio delicioso para se fazer um dia de tempo aberto. O parque abriga o Palácio de Luxemburgo, tem fontes e várias estátuas em homenagem a personalidades da história da cidade. É um passeio que os franceses gostam de fazer, especialmente nos meses de verão, quando o lugar costuma ficar cheio de gente descansando e curtindo o calor parisiense.
Outros parques que você pode visitar em Paris gratuitamente:
-
Parque Buttes Chaumont
-
Champ de Mars
-
Jardim do Palais Royal
-
Parque Monceau
3. Visitar a Basílica do Sacre-Coeur
A Basílica do Sacre-Coeur (Basílica do Sagrado Coração) é uma das principais construções da Igreja Católica em Paris. Ela fica localizada em Montmartre, no alto de uma colina, e é um dos monumentos mais visitados do país. Ela tem o formato de cruz grega e possui quadro cúpulas, a maior delas com 80 metros de altura.
É um passeio gratuito para fazer em Paris, que além de impressionar por sua construção imponente também oferece uma bela vista da cidade e jardins onde muitas pessoas gostam de se sentar para relaxar.
4. Fazer um walking tour gratuito
Os chamados “walking tour” são passeios a pé oferecido por diferentes empresas e permitem conhecer várias cidades gratuitamente na companhia de um guia. Eles oferecem um panorama geral do destino, os guias dão dicas de passeios e contam curiosidades sobre a história do lugar. Os passeios podem ser uma ótima pedida para aquele momento em que você acaba de chegar em uma cidade e precisa se situar no ambiente a ser explorado. Os passeios são gratuitos, mas a grande parte dos guias pede uma gorjeta, que é voluntária e você decide com quanto contribuir. Veja aqui como fazer um tour gratuito em Paris.
5. Conhecer as Galerias Lafayette
As Galerias Lafayette são um dos mais importantes centros de compra em Paris, frequentado pelos moradores da cidade e por turistas. Ela é uma loja de departamento, está em mais de um endereço na cidade e reúne um pouco de tudo: artigos de beleza, vestuário, calçados, moda, vinhos e alimentação.
Além de oferecer esse enorme leque de possibilidades para compras, as galerias são também um lugar histórico. Aberta inicialmente em 1893, a empresa cresceu e passou a ocupar um edifício com uma bela cúpula de vidro e escadas art noveau, na Galeria Lafayette Paris Haussmann. Hoje as Galerias Lafayette estão presentes em vários endereços na França e na Europa e chamam atenção por sua decoração impecável, especialmente no Natal.
6. Ver a Catedral Notre-Dame de Paris
A Catedral Notre-Dame de Paris é um dos mais importantes monumentos religiosos da Europa, considerado patrimônio da UNESCO. A construção em estilo gótico está às margens do Rio Sena e começou a ser construída em 1163. Em 2019 ela foi atingida por um incêndio de grande proporções, que destruiu em especial a parte superior da construção – desde então o lugar encontra-se em reforma e cheio de andaimes, mas se você for a Paris e tiver curiosidade sobre como andam as obras, vale passar por lá.
A visita à Notre-Dame antes do incêndio era gratuita e a subida às suas torres pagas. Após a reforma é provável que isso volte a acontecer.
7. Cinema gratuito em Paris
Paris vive seus dias de glória e animação durante os meses de verão e nessa época abriga eventos bem legais de cinema, em especial os cinemas a céu aberto, como o festival Cinema en Plein Air (cinema ao ar livre). No ano passado a cidade teve ainda o Cinema sur L’eau (cinema sobre a água), uma iniciativa com projeções feitas para o público em embarcações.
Aqui você pode conferir mais dicas das sessões de cinema gratuitas em Paris.
8. Conhecer a Promenade Plantée
A Promenade Plantée é considerada um dos primeiros parques elevados do mundo. Esse parque foi criado a partir de um viaduto que fazia parte de uma estação ferroviária. A estação ferroviária foi extinta, mas os arcos e a estrutura do viaduto seguiram existindo, hoje de maneira revitalizada — na parte de baixo do viaduto existem lojas e na parte superior um jardim que pode render um passeio gratuito e muito diferente em Paris!
9. Bater perna na Champs-Élysèe e ver o Arco do Triunfo
A Avenida Champs-Élysées é uma das mais famosas do mundo e ao visitar Paris você não deve deixar de conhecê-la. Nos dois lados da avenida você encontrará os mais variados tipos de lojas, incluindo as famosas boutiques do mundo da moda. Mesmo que não seja para comprar nada, vale a pena passear por lá, seja durante o dia ou pela noite e fechar o passeio com uma visita externa ao Arco do Triunfo, um dos grandes símbolos da França.
10. Conhecer o Cemitério Père-Lachaise
O Cemitério Père-Lachaise é o maior cemitério de Paris, com 44 hectares. É um lugar que muita gente acha estranho visitar, mas há vários cemitérios famosos pelo mundo que têm importantes contribuições para a arquitetura, com sepulturas adornadas e diversas esculturas. Nesse cemitério estão enterrados importantes personalidades da cidade, artistas e escritores, como Frédéric Chopin e Oscar Wilde.
11. Conhecer charmosos bairros de Paris a pé
Muitas vezes, ao viajar, a gente se prende ao desejo de visitar atrações, museus, e espaços específicos… mas em Paris, um bairro pode ser também uma atração. Alguns lugares da cidade oferecem um charme especial e o simples caminhar por suas ruas já é um incrível passeio. Esse é o caso de regiões como o Marais, Montmartre e o Quartier Latin, por exemplo. Dedique um tempo a caminhar sem pressa por suas ruas, admirar a arquitetura de seus edifícios, suas lojas e boulangeries… a atividade é simples, mas ideal para quem quer fugir daquele roteiro mais tradicional e pode render descobertas de lugares que você nem imaginava encontrar.
12. Fazer um pique-nique em Paris
Se tem um hábito que os franceses apreciam é curtir os dias ao ar livre, se reunir com amigos e fazer um pique-nique. São vários os lugares legais para escolher para um pique-nique em Paris, entre eles a Champs de Mars, onde você terá uma vista linda para a Torre Eiffel, a Praça Vert Galant, às margens do Rio Sena, o já comentado Jardim de Luxemburgo e o Parque Buttes Chaumont. Se você tiver uma toalha/canga, basta passar em uma boulangerie (padaria), fromagerie (onde vende-se queijos) ou mesmo em um supermercado para rechear o seu pique-nique com os mais deliciosos itens.
13. Ver a Torre Eiffel se iluminando
É simples, mas é encantador! Ver a Torre Eiffel se iluminando pela noite pode ser um programa básico, mas é realmente muito bonito. A dama de ferro se ilumina todas as noites por 336 refletores: a cada hora “cheia” seus refletores ficam acessos por 5 minutos. É um momento lindo para ver a Torre Eiffel e tirar fotos!
14. Aproveitar os eventos gratuitos da cidade
Paris é uma cidade em mudança contínua e que realiza diversos eventos culturais gratuitos. Além das festas de Réveillon e a Dia da Bastilha (14 de julho), com tradicional queima de fogos, vale ficar de olho nos eventos que acontecerão na cidade durante a sua visita. A vida cultural de Paris é riquíssima e a cidade sempre oferece atrações gratuitas, dentre elas exposições, shows musicais, espetáculos, além de eventos virtuais, cada vez mais frequentes. Confira aqui mais informações de eventos em Paris e eventos virtuais.
Leia também:
E você, tem mais sugestões passeios grátis para fazer em Paris? Compartilhe com a gente nos comentários!