O que fazer em Aveiro: 10 atrações da Veneza Portuguesa

Bruna Scirea
Bruna Scirea
15/07/2020 às 5:20

O que fazer em Aveiro: 10 atrações da Veneza Portuguesa

Aveiro talvez ainda não figure no roteiro mais clássico de Portugal. E pode ser que você até mesmo nem tenha ouvido falar dela — o que chega a ser uma injustiça! A chamada Veneza Portuguesa é um charme, está próxima do Porto e de Coimbra e ainda mais perto do mar. Tem praias, construções que só se vê ali, ótimos restaurantes de frutos do mar e passeios bastante agradáveis. Em suma: todo o necessário para dizermos que vale muito uma passada por lá.

Nós passamos por Aveiro durante o deslocamento de carro do Porto para Coimbra. A parada na cidade litorânea nos custou apenas 15 quilômetros a mais na viagem e uma tarde inteira repleta de passeios, boa comida e docinhos para adoçar as férias. Confira a seguir nossas dicas de como chegar e o que fazer em Aveiro.

O que fazer em Aveiro

1. Fotografar as casas da Costa Nova

Um dos cartões postais de Aveiro são as casinhas coloridas da Costa Nova, área mais praiana da cidade. Conforme conta a história, pescadores que moravam nesta região começaram a pintar suas residências para que fosse possível reconhecê-las de longe, quando estivessem voltando de viagem do alto mar.

Hoje algumas construções em madeira seguem sendo moradia; outras viraram restaurantes e estabelecimentos mais turísticos. Todas elas, no entanto, servem de cenário para instagramáveis fotos. Nossa recomendação é que você visite a região pela manhã, quando a luz é melhor. Nós não sabíamos deste detalhe e acabamos chegando na Costa Nova no fim de tarde, e quando a missão de fazer bons retratos ficou um pouco comprometida com a contraluz.

o que fazer em aveiro portugal

2. Andar de moliceiro pelos canais de Aveiro

Não é à toa que Aveiro é também conhecida como Veneza Portuguesa. Assim como na cidade italiana, o centro histórico é cortado por alguns canais — não tantos quanto em Veneza, é verdade, mas o suficiente para dar um charme particular. Foram eles que, ligando a Ria de Aveiro e o mar, garantiram que a cidade prosperasse.

No canal central, que você também cruzará a pé por algumas das pontes chegando assim à área mais turística da cidade, são vários os moliceiros. As pequenas e coloridas embarcações eram utilizadas na apanha do moliço, uma espécie de alga que era estendida ao sol e servia como adubo para as terras da região. O passeio nestes barcos é hoje uma das principais atrações de Aveiro (custa 10 euros). No percurso de 45 minutos se tem um belo tour (há sempre um guia a bordo contando um pouco da história da cidade), com algumas das melhores vistas para as belas e coloridas casas construídas nos quatro canais de Aveiro.

o que fazer em aveiro praias

Entre os pontos de interesse pelos quais passam os moliceiros estão os edifícios históricos do Art Nouveau, as marinhas de sal, os armazéns de peixe, várias pontes e a zona mais moderna da cidade, onde está uma antiga fábrica de cerâmicas, hoje recuperada para abrigar o Fórum de Aveiro e o Centro de Congressos. A boa pedida é fazer o passeio no fim de tarde, quando a luz fica ainda mais bonita. Pela manhã, vá ver as casas coloridas da Costa Nova. É o melhor horário para fotografá-las.

Dica: os barcos são sempre pintados com humor (por vezes até picante) e também motivos religiosos. Dá para passar algum tempo admirando os desenhos dos moliceiros — e rindo deles também.

3. Visitar as salinas de Aveiro

Os mais chegados à gastronomia talvez saibam: o sal de Aveiro é um dos mais famosos do mundo. E a produção por ali é bastante antiga, até mais do que o próprio país. Então não há dúvidas: é um lugar mais do que ideal para se conhecer uma salina. Várias delas oferecem visita guiada, com explicações históricas e também sobre os processos de produção. Duas boas opções são a  Marinha da Noeirinha e a Marinha da Passagem.

4. Comer frutos do mar fresquíssimos

Já que se está muito perto do mar e em uma cidade com tradição pesqueira, nada mais justo do que provar os peixes recém-pescados e outros frutos do mar. Os restaurantes têm cardápios e preços bastante parecidos. Quando estivemos lá, almoçamos no O Telheiro, onde comemos lampreia, parecida com a enguia, e também um peixe bastante saboroso. O restaurante fica bem próximo a um dos canais e ao Mercado Municipal. Outra recomendação é a Adega do Evaristo, aparentemente bem menos turística (fica na região mais afastada da Ria de Aveiro e dos canais).

5. Fazer a rota Art Nouveau

Aveiro é conhecida como a cidade-museu do Art Nouveau em Portugal. E o Museu da Arte Nova, em uma das margens do Canal Central, é um belo exemplar deste movimento artístico. No seu interior, é possível conhecer um pouco mais da história deste estilo, além de apreciar os coloridos azulejos com motivos florais.

aveiro portugal o que fazer

O site de Turismo de Portugal recomenda ainda um roteiro para se fazer a pé pelo centro de Aveiro, passando pelo 10 mais importantes edifícios Art Nouveau da cidade.

6. Comer os famosos Ovos Moles e outros doces típicos de Aveiro

Os doces são uma atração à parte em todo Portugal. Em Aveiro, a fama vai para os Ovos Moles, uma massinha parecida com a hóstia, recheada com doce de ovos. A Pastelaria Rossio e a Oficina do Doce são bons lugares para provar essa delícia. Outra boa pedida são as Tripas de Aveiro, uma bolachinha (bem parecida com a casquinha de sorvete) servida quentinha em vários quiosques, principalmente na Costa Nova e na Praia da Barra.

7. Passear pelo centro histórico de Aveiro

O centro histórico de Aveiro é colorido e pra lá de aconchegante. Um passeio à beira dos canais, com pausa para fotografias sobre as pontes e em frente às construções em estilo Art Nouveau, é um afago para os olhos e a alma. Para completar os momentos de tranquilidade que as férias pedem, visite o Mercado do Peixe e tome um café ou um sorvete nas proximidades da Praça 14 de Julho, um dos melhores pontos da cidade para se sentar e ver o movimento passar.

o que fazer em aveiro

8. Pedalar ou passear nos Passadiços de Aveiro

Inaugurados em 2018, os Passadiços de Aveiro são uma bela opção para quem tem mais tempo na cidade e deseja estar mais próximo da natureza. Trata-se de um caminho em madeira de 7,5 quilômetros (ou o dobro, se considerar ida e volta) que pode ser feito a pé ou de bicicleta. Neste percurso, ganha destaque a Ria, este extenso estuário que é considerado por muitos um dos pontos mais bonitos da costa portuguesa, com ricas flora e fauna. Dizem que o pôr do sol por lá é incrível!

9. Curtir as praias de Aveiro

E bem, já que estamos no litoral de Portugal, por que não curtir uma praia? São duas as opções mais próximas do centro de Aveiro: a Praia da Barra e a Costa Nova. A Praia da Barra é famosa pelo farol, um dos mais altos de Portugal, e por ser o local onde a Ria de Aveiro encontra o mar. Então, além da faixa de areia e da água fresca para aproveitar os dias mais quentes, por ali dá ainda curtir o movimento dos barcos entrando e saindo do estuário e observar os praticantes de surf e windsurf.

Outra praia bastante procurada por surfistas, muito e função do seu mar mais agitado, é a Costa Nova. A extensa faixa de areia clara e alguns quiosques de praia garantem belas horas de descanso à beira-mar. Vale aproveitar a ida à Costa Nova para visitar as casas de madeira coloridas, junto à Ria de Aveiro.

o que fazer em aveiro praias

10. Visitar o Museu de Aveiro

O Museu de Aveiro está instalado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina, fundado em 1458. Ali viveu a princesa D. Joana, filha de Afonso V, que foi beatificada em 1693. Uma das principais relíquias do museu, portanto, é o próprio túmulo de Santa Joana, uma obra-prima da arte barroca. A visita também inclui a Igreja de Jesus, em talha dourada e azulejos portugueses e claustro, com suas capelas, sala do capítulo e refeitório. O ingresso custa 4 euros.

Como chegar a Aveiro

De trem: com vários os horários ao longo do dia, a viagem custa a partir de 3,50 euros e dura cerca de uma hora. Já de Coimbra até Aveiro, o percurso dura cerca de uma hora e a passagem custa a partir de 5,35 euros. Veja mais detalhes no site dos Comboios de Portugal. Em Aveiro, para visitar as casinhas coloridas da praia da Costa Nova, pegue um táxi ou o ônibus da empresa Transdev, que parte da Rua dos Galitos.

Confira o mapa de Aveiro com as principais atrações:

De carro: saindo do Porto ou de Coimbra, basta pegar a A1 (caminho mais rápido). A viagem dura menos de 50 minutos de ambas as cidades. Para quem vem de Lisboa, o trajeto é feito pela mesma rodovia e a viagem dura cerca de 2h30.

Leia mais:
Viagem a Portugal: informações e dicas para você planejar a sua a partir do zero


 

O que achou da Veneza Portuguesa? Já esteve em Aveiro e tem dicas de passeios na cidade? Participe nos comentários!