logo Melhores Destinos

Santorini: 47 dicas para a sua viagem à mais charmosa ilha da Grécia

Monique Renne
Monique Renne
02/05/2021 às 7:00

Santorini: 47 dicas para a sua viagem à mais charmosa ilha da Grécia

Santorini, na Grécia, está entre os mais charmosos destinos da Europa e a ilha é parada quase obrigatória de quem visita o país pela primeira vez. Famosa pelo visual cercado de casinhas brancas pontuadas por igrejas de domos azuis, Santorini encanta pelo cenário dramático formado por rochas vulcânicas em meio ao azul intenso do mar Egeu. Romântica e incrivelmente fotogênica, a Ilha de Santorini quase sempre faz parte dos roteiros de quem viaja pela Grécia. É mesmo difícil resistir ao famoso pôr do sol de Oia, sempre regado a um bom vinho grego; às praias cercadas pelos penhascos; ou a um jantar com vista para a caldeira do vulcão. A verdade, é que não há motivos para resistir a tanta beleza. Santorini é um destino incrível e merece entrar na lista de melhores viagens da sua vida!

Santorini é capaz de causar comoção até mesmo no turista mais experiente e uma viagem por Santorini renderá momentos memoráveis. Não se engane achando que a ilha pode ser vista em uma viagem rápida. Há muito o que fazer em Santorini e você poderá passar dias por lá sem repetir uma atração sequer. Curta tudo o que há para fazer em Santorini e aproveite cada minuto em um dos mais incríveis destinos da Grécia. Veja as dicas e boa viagem!

Santorini

Santorini está entre os melhores destinos da Grécia

Santorini, Grécia

Santorini é uma ilha da Grécia e faz parte do arquipélago das Ilhas Cíclades, do qual também fazem parte as ilhas de Mykonos, Milos, Ios, Naxos, Paros, Antiparos, Delos, Amorgos, Tinos, Andros, Sifnos, Sefiros, Folegandros, Syros (a capital do arquipélago), entre outras. O arquipélago conta com mais de duas mil porções de terra, sendo que apenas 25 ilhas são habitadas. Banhado pelo Mar Egeu, o arquipélago das Ilhas Cíclades está localizado na região sul da Grécia, entre Atenas e a grande ilha de Creta. Santorini está distante apenas 300 km da capital Atenas e 115 km da ilha de Mykonos.

Santorini Grécia

Pôr do sol em Fira

O que fazer em Santorini

1- Comece por Fira, capital de Santorini

Capital de Santorini e maior vila da ilha, Fira é animada, vibrante e deliciosa para um passeio e também para hospedagem. Apesar de Oia ser o sonho de consumo de grande parte dos turistas que visitam Santorini, podemos garantir que Fira merece a sua visita, mesmo em um roteiro corrido e apertado com apenas um ou dois dias em Santorini.

Fira pode não ter a quantidade de domos azuis, casas incrivelmente brancas e flores por todo lado que dão charme a Oia, mas Fira tem vida 24h! A vila é um convite a um passeio longo pelas vielas e muitas paradas ao longo do caminho para apreciar a caldeira do vulcão de Santorini, que em Fira tem vista privilegiada do alto do penhasco com 260m de altura. Por diversas vezes você será pego de surpresa com o vulcão e sempre irá se apaixonar por ele.

Aproveite o tempo em Fira para fazer compras, tomar um bom vinho diante do mar e do vulcão e, claro, degustar alguns dos melhores sabores da Grécia. Fira tem uma quantidade imensa de restaurantes e, acredite, eles cabem em todos os bolsos! Aliás, essa uma das grandes vantagens de Fira: a vila é acessível a todos os orçamentos! Fira é também o lugar certo para quem procura tours e passeios. Na vila há diversas agências e será fácil contratar o tour desejado.

Santorini o que fazer

Restaurante em Fira, capital de Santorini

2- Igrejas de Fira

Fira é repleta de capelas, igrejas e catedrais. Durante passeio pela vila, você irá se deparar por diversas delas. Entre os destaques de Fira, vale conferir a Catedral de São João Batista, a Catedral Metropolitana Ortodoxa, a Igreja Católica da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria (onde estão os três sinos que são pontos turístico de Santorini); o Mosteiro das Irmãs Dominicanas; a Igreja Ortodoxa de Anastasi, e a Igreja Ortodoxa de St. Gerasimo, entre muitas outras! Cada uma rende uma linda foto e visita diferente.

3- Os três sinos de Fira

Ponto de parada obrigatório para quem busca um lindo registro de Santorini, os três sinos da Igreja Católica da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria (Assumption of the Blessed Virgin Mary Catholic Church-Three Bells of Fira) são especialmente interessantes ao entardecer, quando o sol de põe atrás dos arcos e forma um dos mais lindos cenários da ilha. Vale uma passadinha por lá durante um passeio pelas ruas de Fira.

4- Teleférico e Karavolades

Fira está localizada no alto de um penhasco e é conectada por uma longa escadaria  ao antigo porto de Santorini, com cenário bucólico, cercado por barcos e restaurantes diante do intenso azul do Mar Egeu. Para sair do centro de Fira e chegar ao porto, será preciso encarar uma longa descida. Você poderá fazer esse trajeto a pé, descendo os 600 degraus da escadaria (chamadas de Karavolades) e curtindo o visual, ou ainda de teleférico (€6 o trecho), bem mais rápido e prático. O passeio vale para quem deseja um lindo pôr do sol diante do mar ou mesmo pelo cenário grandiosos ao longo da descida. Ao chegar, sente-se à mesa de um dos restaurante e relaxe diante da paisagem.

Precisamos fazer um alerta sobre a descida pelas escadas: o local é utilizado também por quem faz o percurso montado em burros, tradição de Santorini que já não é bem aceita entre muitos viajantes. Apesar de ter diminuído muito o fluxo de turistas que usam os burros como meio de transporte, ainda é comum vê-los por lá. E, para sermos bem realistas, o caminho da escadaria nunca fica muito limpo, já que os burros fazem as necessidadesno percurso por onde eles e os turistas passam. Ao realizar a descida (ou subida) a pé, fique atento a cada passo para não ter uma surpresa desagradável. Não recomendamos de modo algum o trajeto montado.

Pontos turísticos de Santorini

Teleférico de Santorini

5- Museu da Fira Pré-histórica

Em Fira, além de flanar livremente pela rua, aproveite para fazer uma visita ao Museu da Fira Pré-histórica (€6), que conta mais sobre o passado de Santorini e as escavações de Akrotiri. O museu funciona em um lindo edifício no centro de Fira e guarda peças de grande valor descobertas na ilha. Com mais tempo na vila, vale ainda conferir o Museu Arqueológico de Fira, com estrutura mais simples, mas acervo também muito interessante.

Santorini atrações

Museu da Fira Pré-histórica

6- Apaixone-se por Oia

Vila mais famosa e disputada pelos turistas em Santorini, Oia (pronuncia-se “ía”) é destino certo de todo viajante que passa pela ilha. Impossível ignorar os charmoso domos azuis das igrejas, as casas incrivelmente brancas (com portas e janelas azuis combinando com os domos) e as flores que colorem as ruas do vilarejo. Sem falar no luxuoso conjunto de piscinas que marca a paisagem e faz com que todos sonhem com um mergulho diante daquele cenário formado pelo vulcão e o mar intensamente azul. Oia tem tudo o que um turista espera encontrar em Santorini, desde o visual magnífico ao inesquecível pôr do sol, um dos mais famosos do mundo.

Oia é um destino para ser vivenciado. Não há muitas obrigações turísticas a cumprir e o melhor por lá é curtir cada momento, cada passo em meio aquele lugar mágico. Mesmo que um passo, a depender do horário, exija um bocado de paciência para andar junto a outras centenas de viajantes. Para escapar do movimento, comece o passeio ainda cedo, quando a vila ainda está tranquila. Quanto mais perto do pôr do sol, mais cheia Oia ficará.

Um dia será suficiente para conhecer toda a vila de Oia, porém vale ficar mais tempo por lá para conhecer e curtir cada cantinho com calma. Não deixe de aproveitar os restaurantes com linda vista, as lojinhas irresistíveis e cada esquina de Oia, seja ou não ao pôr do sol.

Oia

Oia é o desejo de muitos turistas que visitam Santorini

7- Amoudi Bay

Oia está localizada no alto de um penhasco, mas você poderá descer até o mar para curtir o clima romântico de Amoudi Bay. O pequeno porto está a 300 degraus de distância de Oia e vale a visita especialmente ao final da tarde. Se quiser fugir do movimento de turistas na vila, os restaurantes de Amoudi Bay podem ser uma boa pedida ao pôr do sol. Vale ir até lá a pé – pela escadaria – ou de barco, em passeios que passam pelo local. Em Amoudi Bay você encontrará o clima certo para um jantar especial.

Oía o que fazer

Amoudi Bay

8- Castelo de Oia

O Castelo de Oia – também chamado de Castelo de Agios Nikolaos  ou St. Nicholas – é um dos lugares mais populares de toda Santorini. É a partir das ruínas do castelo que se tem o visual mais famoso para o pôr do sol na ilha. Você pode visitar o lugar com calma, fora do entardecer, mas basta o sol começar a descer no horizonte para o castelo lotar de turistas em busca da melhor foto.

Castelo de Oia

Castelo de Oia

9- Assista ao pôr do sol em Santorini

O pôr do sol é um dos grandes eventos de Santorini. Impossível viajar para a região e não se programar ao menos um dia para assistir a esse espetáculo, que durante o verão é sempre garantido! E em toda a ilha há diversos pontos para assistir ao pôr do sol. O mais famoso deles é na vila de Oia, onde milhares de turistas disputam os poucos metros nos arredores do castelo para assistir ao sol descer no mar. Ainda que esse pedacinho seja o mais procurado de Santorini, outros lugares da ilha rendem lindos espetáculos.

Em Santorini, vale assistir ao pôr do sol com um bom vinho na varanda da vinícola Santo Wines; no alto do Farol de Akrotiri, onde há espaço de sobra para sentar-se nas pedras e curtir com calma; no topo da Skaros Rock, onde o pôr do sol é bem casado com um pouco de aventura; nas ruas e restaurantes da Vila de Imerovigli, semelhante a Oia, mas com bem menos gente; e também na capital Fira, onde não há o cenário romântico de Oia, mas o vulcão rende lindas fotos a partir de lugares como a Catedral Ortodoxa. Ah! E se a pedida for aliar o pôr do sol a um bom programa, não deixe de investir em um passeio de barco ao entardecer. Será inesquecível!

Se quiser assistir ao pôr do sol com mais conforto, escolha cedo um restaurante, bar ou café nas vilas de Fira, Imerovigli e Oia. Os melhores lugares são muito disputados e vale até fazer reserva para garantir o espetáculo. E se o orçamento da viagem permitir, vale escolher um maravilhoso hotel com direito a piscina privativa, vista para os domos azuis e, claro, para o pôr do sol em Santorini!

Santorini pontos turísticos

Pôr do sol em Fira, com vista para a caldeira do vulcão

10- Pôr do sol em Oia

Oia é um lugar tranquilo durante o dia, mas basta o sol começar a descer no horizonte para a vila fervilhar de turistas. E são milhares deles! E você, quase certo, não irá resistir a fazer parte desse time, afinal, estamos falando de um dos entardeceres mais famosos do mundo! Quem é capaz de resistir? Se você está em Santorini e sonha com aquele cenário de casinhas brancas, moinhos de vento, domos azuis, mar e pôr do sol, tudo ao mesmo tempo, Oia é o seu lugar para o final de tarde.

Pôr do sol em Santorini 

11- Pôr do sol no Castelo de Oia

Há diversos pontos de Oia onde é possível assistir ao pôr do sol, porém o mais famoso e disputado deles é o Castelo de Oia, onde turistas se aglomeram em busca de um espacinho para o registro do entardecer. Para conseguir um lugar no Castelo de Oia, é preciso se organizar bem cedo. Durante o verão, o lugar começa a encher no meio da tarde. Horas antes do pôr do sol, que acontece entre 20h e 21h da noite no auge do verão.

No castelo não há sombra e é bom estar prevenido. Leve água, chapéu, protetor solar e uma boa dose de paciência para esperar. Guarde o seu lugar com fervor e não saia de lá nunca mais! Assim você vai garantir um lindo pôr do sol sem nenhum turista à sua frente (mas centenas deles estarão atrás de você). Acredite, as ruas nos arredores ficam lotadas e o momento pode até ser desagradável se você não garantir um lugar tranquilo (e preferencialmente sentado) para esperar.

Dica: Para conseguir um espacinho no Castelo de Oia para assistir ao pôr do sol de frente para o cenário mais famoso de Santorini, é preciso chegar entre 15h e 17h. Depois disso será bem difícil garantir um lugar ao sol!

Pôr do sol no Castelo de Oia

Pôr do sol no Castelo de Oia

12- Pôr do sol nos restaurantes e cafés de Santorini

O Castelo de Oia não é o único lugar da vila para um pôr do sol. Quem não quiser disputar espaço com outros turistas pode se organizar para assistir ao pôr do sol sentadinho, tranquilo, em um dos restaurantes e cafés da vila. Há diversos locais onde é possível conseguir uma boa vista e ainda curtir um bom vinho. O ideal é você escolher um deles um dia antes e fazer a reserva de uma mesa. Sem reserva, é quase impossível conseguir um lugar na hora do pôr do sol.

pôr do sol em um restaurante de Fira

Pôr do sol em um restaurante de Fira

13- Pôr do sol em um hotel com piscina privativa em Santorini

Esse é o nível hard de sonho! Ter uma piscina privativa com vista para o pôr do sol de Santorini é o desejo de muitos viajantes que chegam à Grécia. E se for uma data especial, vale o investimento! Você viverá momentos inesquecíveis na sua piscininha particular diante do pôr do sol em Oia. Ao fazer a reserva de um quarto, confira bem as fotos para ter certeza que ela oferece um pôr do sol completo. Muitos hotéis tem a vista obstruída por outras construções e você corre o risco de ficar sem um entardecer completo. Agora, se o visual for obstruído por um domo azul, por exemplo, quem se importa de perder um pouquinho no pôr do sol, não é? Se a grana estiver curta e não for possível uma piscina privativa, tente hotéis que oferecem terraços ou piscinas coletivas voltados para o pôr do sol. Também será maravilhoso e o bolso vai agradecer!

Hotel em Santorini com piscina privativa

Pôr do sol a partir de hotel em Oía

14- Fotografe as igrejas com domo azul em Santorini

Os domos azuis das igrejas de Santorini estão espalhados por toda a ilha e são irresistíveis para quem adora fotografar. Ainda que haja diversas igrejas com os charmosos domos azuis por toda a ilha, é em Oia que elas atraem mais a atenção. Em meio às casinhas brancas e flores coloridas da vila, os domos azuis se destacam e se tornam um dos mais lindos cenários de toda Santorini. Para ir direto aos domos mais fotogênicos, procure no Google Maps pela localização dos “Three Domes of Santorini”. Há algumas vielas que levam até o local exato para fotografá-los. Um bom ponto de referência é o Melenio Cafe e o restaurante Pelekanos. A partir deles, entre nas vielas próximas e desça as escadarias para achar o cenário perfeito para a sua foto.

Domos azuis

Domos azuis estão espalhados por toda a ilha de Santorini

15- Vá às praias de Santorini

Santorini, por mais incrível que pareça, não tem como ponto forte as praias. Destinos como Mykonos, Zakynthos, Kefalonia e outras ilhas da Grécia têm praias bem mais bonitas se comparadas a Santorini. Ainda que não estejam entre as mais belas porções de areia da Grécia, as praias de Santorini merecerem a sua visita. Até porque elas são únicas! Estamos falando de uma ilha vulcânica, onde há cenários dramáticos, de diferentes cores, em meio a grandiosas falésias.

O que reina em Santorini são praias com faixas de areia formadas por pequenas pedras, quase sempre de tonalidade que beira o cinza escuro. O fenômeno é devido à formação vulcânica e o estranhamento que causa à primeira vista será deixado de lado no primeiro mergulho. A água em Santorini é cristalina e sempre convidativa a um bom banho!

Em Santorini há praias para todos os gostos. Será fácil curtir faixas de areia animadas, com infraestrutura de restaurantes e bares que, em alguns casos, até lembram os famosos beach clubs de Mykonos. Para quem prefere calmaria, mesmo na alta temporada é possível encontrar um bom banho de mar longe da multidão de turistas.

Praias de Santorini

15- Melhores Praias de Santorini

As melhores praias de Santorini estão localizadas na costa leste e sul da ilha, direção oposta a de destinos famosos como Fira e Oia, localizados na costa oeste e onde está a parte mais alta de Santorini. Kamari, Perissa e Perivolos são praias com faixa de areia bem longa e onde está a melhor infraestrutura de restaurantes e bares da ilha. Red Beach, White Beach, Mesa Pigadia Beach (Black Beach) e Vlichada Beach se destacam pelo incrível visual e muito procuradas em passeios (mas raramente ficam cheias). Já Kambia Beach é para quem busca um lugar bem fora do circuito para curtir com calma.

Se você quer mesmo um lugar para sair da rota turística, procure as pequenas praias a sudoeste da ilha. Apesar de não estarem entre as mais bonitas da ilhas, essas praias são desconhecidas entre os viajantes, o que as tornam pedidas perfeitas para fugir da multidão. Vale conferir a Vourvoulos Beach, Pori Beach, Cape Columbo e Baxedes Beach. Na dúvida, pegue a estrada da costa leste e siga parando de praia em praia para escolher a sua favorita!

17- Kamari Beach

Uma das praias mais populares e movimentadas de Santorini, Kamari Beach – também conhecida como Black Beach – é o lugar certo para quem gosta de espreguiçadeiras elegantes, guarda-sóis convidativos, restaurantes à beira-mar e uma orla deliciosa para caminhar. Kamari é um destino muito procurado pelos turistas e rende um dia inteiro de passeio, até porque a praia tem 5 km de extensão! Kamari tem mar calmo e “areia” fofa e negra de origem vulcânica, o que dá ao lugar um ar estranho à primeira vista. Podemos garantir, no entanto, que logo você estará acostumado ao visual e até vai curtir a praia com tonalidades tão diferentes das que temos no Brasil. O cenário de Kamari Beach é cercado ainda por imponentes paredões rochosos, que dão tom dramático – e lindo – à praia.

Praias de Santorini

Kamari Beach

Quem estiver em Santorini em busca de uma vila confortável com hospedagem à beira-mar, encontrará em Kamari uma excelente opção! De quebra, você ainda levará no pacote a deliciosa praia e todos os bares e restaurantes para relaxar diante do Mar Egeu. Ótima pedida para o verão grego.

Kamari Beach está localizada na costa leste de Santorini, distante 8 km de Fira e 21 km de Oia. Na praia há estacionamento gratuito e pontos de ônibus.

18- Perissa e Perivolos Beach

Perissa e Perivolos estão entre as melhores praias de Santorini. Vizinhas e emendadas pela mesma faixa de areia, as duas praias são formadas por pequenas pedrinhas de origem vulcânica, o que rende a elas coloração negra e o apelido de Black Sand Beach. Apesar da tonalidade da areia, o mar é cristalino e ótimo para um bom banho.

As duas praias têm ambiente descolado e festivo, com ótimos bares que oferecem clima descontraído, sempre com guarda-sóis e espreguiçadeiras para relaxar diante do mar. As praias têm excelente infraestrutra, além de muitos restaurantes e comércio animado. É uma boa pedida para quem busca um lugar que misture bem diversão e um ambiente para descansar. Os bares costumam ter música e, na alta temporada, até alguns djs que rendem boas festas.

Praias

Perissa e Perivolos Beach

Perissa Beach é a primeira praia ao sul, onde há restaurantes e comércios mais bem estruturados. A ponta esquerda da praia é marcada pela grande montanha chamada de Mesa Vouno, que separa a Perissa de Kamari Beach. Aos pés da formação rochosa, há uma pequena vila, com comércio, restaurantes e uma simpática igreja de domo azul.

Caminhando rumo ao sul, você chegará a Perivolos Beach. E quanto mais ao sul, mais descolado e descontraído o clima da praia. Os restaurantes e beach bars ganham ares mais jovem e festivo e será difícil resistir a pedir um drink e relaxar! Alguns bares tem um tom semelhante aos beach clubs de Mykonos. Se você quer um pouco mais de glamour diante do mar, Perivolos é a sua praia. Passado o trecho mais animado, quanto mais ao sul, mais tranquila, deserta e preservada é a praia. Se você busca calmaria, é só seguir adiante.

Perissa e Perivolos Beach estão localizadas na costa leste de Santorini, distante 8 km de Fira e 21 km de Oia. Na praia há estacionamento gratuito e pontos de ônibus.

Perissa e Perivolos Beach melhores praias

Perissa e Perivolos Beach

19- Vlichada Beach

Vlichada Beach é famosa entre os turistas que desejam um lugar tranquilo e romântico para curtir o pôr do sol. A praia é cercada por falésias que, ao entardecer, mudam de cor e ganham tons mágicos entre amarelo e laranja. A cada minuto, o cenário muda e as falésias ganham novas formas. É uma praia para se deliciar com a paisagem, com o entardecer e, claro, como mar!

Em Vlichada Beach há poucos restaurantes e bares, que marcam apenas o início da faixa de areia. Depois, Vlichada Beach é dedicada apenas aos banhistas. E com tanta tranquilidade, há quem aproveite o lugar para a prática de nudismo (especialmente mais ao final da praia). Se estiver com tempo de sobra na praia, aproveite para visitar o inusitado Tomato Industrial Museum, um museu dedicado à produção tomate que costumava ser muito comum na ilha.

Praias mais bonitas de Santorini

Vlichada Beach

20- Red Beach

Red Beach é um dos cenários mais inusitados de Santorini e o nome já diz o porquê. Com areia e paredões rochosos em tons de vermelho, Red Beach se destaca entre todas as praias da ilha pela coloração intensa e visual sensacional. A praia está entre as mais visitadas de Santorini, mas é preciso atenção na hora de ir até lá. A depender do período (e dos tremores de terra), a encosta que cerca a praia tem deslizamentos, o que torna o acesso a pé perigoso e até proibido (caso de quanto estivemos por lá). Apesar da orientação para que os turistas não sigam adiante na trilha (que tem menos de 5 minutos de trajeto), muitos insistem no caminho e vão a pé até a praia.

Red Beach

Red Beach

O ideal, para não correr riscos desnecessários, é visitar Red Beach em passeio de barco (disponível no estacionamento que dá acesso à praia). Vale dizer que ao final de Red Beach há um pequeno bar que serve petiscos e bebidas simples, suficiente para suprir a necessidade de um dia de praia.

Red Beach está localizada na costa sul de Santorini, distante 12 km de Fira e 26 km de Oia. Na praia há estacionamento gratuito. Red Beach está muito próxima de Akrotiri e vale aliar o passeio pelas duas atrações no mesmo dia.

21- Kambia Beach

Kambia Beach não está entre as mais populares de Santorini, por isso mesmo é uma ótima opção para fugir do movimento da ilha, especialmente na alta temporada. Se você estiver em busca de um cantinho para relaxar longe da aglomeração de Oia e Fira, aproveite Kambia Beach. Por lá há apenas um restaurante e a faixa de areia é formada por pedrinhas vulcânicas e grandes paredões rochosos escuros. Apesar do tom da areia, o mar segue cristalino e delicioso para o banho. Aproveite os dias de água calma para nadar até as pequenas cavernas próximas à praia.

Para chegar a Kambia Beach será preciso passar por um pequeno trecho em estrada de terra. Na praia há local para estacionamento na rua de acesso. A praia está localizada entre Red Beach e White Beach, sendo uma boa pedida para aliar o passeio com as duas e também com Akrotiri. Kambia Beach está distante 13.5 km de Fira e 28 km de Oia.

22- White Beach

White Beach é uma das praias mais difíceis de serem visitadas em Santorini. Com acesso apenas pelo mar, White Beach depende de condições perfeitas para que os barcos cheguem até lá. Com mau tempo, ventos fortes e grandes ondas, White Beach ficará para a próxima viagem (como aconteceu com a gente). White Beach é marcada por falésias de tons muito claros, o que rende a ela o nome de “praia branca”. O mar é cristalino e o passeio é uma ótima maneira de fugir do grande fluxo de turistas na ilha, especialmente na alta temporada.

Qual ilha escolher na Grécia

White Beach

Para chegar a White Beach, vale fazer o tour completo pelas praias ou pegar um barco em Red Beach, Akrotiri Beach ou Mesa Pigadia Beach. O custo médio do trajeto é 10 euros por pessoa. White Beach está distante 14.5 km de Fira e 28 km de Oia.

23- Mesa Pigadia Beach (Black Beach)

Com jeito de praia VIP, Mesa Pigadia Beach – também conhecida como Black Beach – é um achado para quem busca ambiente refinado e um ótimo restaurante em ambiente tranquilo à beira-mar. Afastada dos pontos mais movimentados da ilha, essa praia é o lugar perfeito para esquecer o grande volume de turistas e passar um dia repleto de conforto de frente para o mar.

Mesa Pigadia Beach

Mesa Pigadia Beach

Mesa Pigadia Beach é servida pelo restaurante Akro Beach Bar, que tem ótimo menu, espreguiçadeiras confortáveis e até um quiosque de massagem para tornar a felicidade completa. Além do bom serviço, a praia é cercada pelo maravilhoso visual das falésias e areia preta que recobrem esse pedaço do litoral sudoeste de Santorini.

Você poderá chegar a Mesa Pigadia Beach de barco (saindo de Akrotiri pelo custo de 10 euros) ou de carro, passando por uma curta estrada de terra. Vale aliar o passeio com uma visita a White Beach, Red Beach e também ao Farol de Akrotiri, que está bem pertinho. Mesa Pigadia Beach está distante 27 km de Oia e 13 km de Fira.

24- Visite Imerovigli e suba aos topo da Skaros Rock

Imerovigli é um charmoso e luxuoso vilarejo de Santorini. Muito parecida com Oia, mas sem a multidão de turistas que existe por lá, Imerovigli é o lugar certo para relaxar diante de um visual espetacular! Imerovigli está distante apenas 2.5 km de Fira e brinda os turistas com cenários românticos e repletos de casinhas brancas e flores colorindo a paisagem. Sem falar na grandiosa caldeira do vulcão e o lindo pôr do sol que marcam o horizonte do lugar Aliás, Imerovigli passa ainda por processo de reconstrução, já que parte do vilarejo foi destruída por um terremoto causada por atividades vulcânicas em 1956.

Santorini Imerovigli

Imerovigli

25- Skaros Rock

Imerovigli vale a visita também pela trilha que leva ao topo da Skaros Rock. A imponente formação rochosa, onde existia uma fortaleza – Skaros – no período medieval, é boa pedida para os viajantes mais aventureiros, que vêem na trilha uma maneira de fugir da multidão e alcançam assim alguns minutos de paz em meio à paisagem natural de Santorini. No caminho rumo à Skaros Rock, faça uma parada na encantadora Panagia Theoskepasti, a capelinha que marca o caminho e ajuda a tomar fôlego. A subida não é das mais fáceis, mas vale o sacrifício pelo magnífico cenário ao pôr do sol. A trilha tem cerca de 1km, mas é cheia de subidas e descidas. Vá com um tênis, chapéu e lembre-se de uma garrafinha de água!

Imerovigli está distante 2.5 km de Fira e 10 km de Oia. Há estacionamentos nos arredores da entrada da vila.

Sakaros Rock Imerovigli

Skaros Rock

26- Conheça Pyrgos, uma das mais autênticas vilas de Santorini

Oia, Fira e Imerovigli são vilas imperdíveis para quem está em Santorini, mas não são as únicas. Santorini é repleta de pequenas vilas charmosas, muitas fora da rota turística, mas que rendem deliciosos passeios. Se você tem mais tempo para curtir em Santorini e não está na correria, experimente vivenciar lugares diferentes, onde a vida segue em ritmo mais lento e você poderá curtir uma Santorini mais real.

Pyrgos é uma das mais autênticas vilas de Santorini, Ela é a medida certa entre ponto turístico e dia a dia. Percorrer as ruas estreitas de Pyrgos remete a outra realidade e nos ajuda a entrar no clima tranquilo que os gregos costumam levar a vida. Pyrgos é a vila mais alta de Santorini e tem visual lindíssimo, com direito a domos azuis, muitas igrejas e casas branquinhas para aquelas fotos especiais. Vez ou outra, uma passagem leva a uma loja charmosa ou um café. Aproveite o passeio e faça diversas paradas.

Chegar ao topo de Pyrgos exige um pouco de fôlego, mas vale a subida! No alto, você encontrará as ruínas do Castelo de Pyrgos, cercado por igrejas. Aproveite o visual e sente-se à mesa do restaurante que marca o topo do lugar. Uma ótima parada antes de seguir o passeio por Santorini.

Pyrgos

Pyrgos

27- Aprecie a vista do Farol de Akrotiri

O Farol de Akrotiri marca o extremo da ponta sudoeste ilha de Santoniri. A região é bem mais tranquila se comparada ao norte, onde está a vila de Oia e é o lugar certo pra respirar e fugir do grande movimento de turistas durante o verão. Com construção do século XIX, o Farol de Akrotiri é um bom passeio para o dia de O acesso ao Farol de Akortiri é bem fácil e há vagas de estacionamento no local. Nem será preciso caminhar muito para assistir a um dos mais belos entardeceres de Santorini. O pôr do sol no Farol de Akrotiri é especial e recomendado para quem gosta de curtir o momento sem muita gente por perto. Vale dizer que o passeio para o Farol de Akrotiri é uma boa pedida para aliar à visita ao Sítio Arqueológico de Akrotiri.

O Farol de Akrotiri está localizado a 14 km de Fira e 28 km de Oia.

Farol de Akrotiri

Farol de Akrotiri

28- Experimente o vinho de Santorini em diversas vinícolas

A Grécia é um grande produtor de vinho e em Santorini essa maravilha ganha um toque especial! Os vinhos de Santorini são produzidos em solo vulcânico e fazem das vinícolas locais atrações imperdíveis para os amantes da bebida. Há diversas vinícolas que podem ser visitadas em Santorini e cada uma delas tem um toque que a torna especial. Veja algumas das nossas favoritas!

Curiosidade! A uva mais especial de Santorini é a Assyrtiko, que rende vinhos brancos complexos, deliciosos e refrescantes, bem a cara do verão grego. Há ainda a produção de vinhos de sobremesa, chamados de Visanto, e até vinhos de coloração amarelo ouro ou mais escuros e extremamente aromáticos.

Como o solo vulcânico não é dos mais fáceis, as uvas de Santorini são extremamente raras e muito resistentes a pragas, o que faz com que as vinhas alcancem até 70 anos de idade. Impossível sair da Grécia sem experimentar alguns dos bons vinhos de Santorini. E como eles podem ser envelhecidos por anos, a ilha tem fama de produzir alguns dos melhores vinhos da Grécia! Nada como experimentar alguns deles in loco.

Vinhos gregos

Vinícola Santo Wines, em Santorini

29- Santorini Wine Museum

Para começar a entender mais sobre os vinhos locais, vale investir em uma visita ao Santorini Wine Museum, onde você poderá caminhar por uma longa cava, ver maquinários, aprender sobre a tradição dos vinhos gregos e toda a história do vinho de Santorini. Com direito a áudio-guia em português! E ao final, claro, ainda há uma degustação para entender, na prática, tudo o que você aprendeu durante a visita! A entrada tem custo de 10 euros por pessoa.

30- Vinícola Santo Wines

A Santo Wines merece a sua visita pelo pacote completo que oferece. Na vinícola é possível fazer um tour rápido para aprender mais sobre a produção de vinho em Santorini; fazer a degustação de vinhos locais; se deliciar com ótimas refeições harmonizadas com os vinhos da casa; e, para fechar o pacote, assistir a um lindo pôr do sol com vista para a caldeira do vulcão. Você poderá escolher cada uma das atividades, sem precisar pagar por um pacote completo. Se quiser uma mesa especial, com vista livre para o pôr do sol, faça a reserva com antecedência para garantir o lugar. A visita com degustação de 5 rótulos de vinhos tem custo de 30 euros. Há diversos outros pacotes disponíveis. Veja mais no site oficial.

Vinícola Santo Wines

Vinícola Santo Wines

31- Vinícola Estate Argyros

A Estate Argyros não está entre as mais visitadas vinícolas de Santorini, no entanto ela se destaca na produção de alguns dos melhores vinhos da ilha. Com ambiente moderno, linda arquitetura e tour bastante didático, a Estate Argyros é uma ótima pedida para aprender mais sobre os vinhos locais e ainda degustar excelentes rótulos in loco. Você poderá optar pelo tour com degustação ou apenas sentar-se à mesa do restaurante para degustar os vinhos com alguns petiscos, sem a obrigação do tour. A visita à vinícola tem custo de 15 euros e o tour com degustação 40 euros. Veja mais no site oficial.

Estate Argyros

Estate Argyros

32- Vinícola Venetsanos

A Venetsanos Winery divide com a Santo Wine o mesmo visual maravilhoso para a caldeira do vulcão. A vinícola oferece tour pelas instalações históricas, degustação de excelente rótulos e um espetacular terraço para experimentar aquelas maravilhas inebriado pela luz do pôr do sol. Impossível não sair da Venetsanos amando os vinhos gregos. Você poderá ainda ir à vinícola e se sentar à mesa no café, para curtir uma boa taça de vinho ao entardecer, sem obrigação de tour ou degustação.

Vinícolas em Santorini

Vinícola Venetsanos

33- Suba até a caldeira do vulcão de Santorini e mergulhe nas hot springs

Santorini é uma ilha que teve origem há cerca de 3600 anos, após sucessivas erupções vulcânicas. Ao chegar à ilha, você verá nitidamente a caldeira do vulcão de Santorini, que está presente em meio ao mar e pode ser vista de cidades como Fira e Oia. E o mais impressionante é que você poderá conferir de perto essa incrível força da natureza, que permanece adormecida em meio às águas do Mar Egeu.

34- Vulcão de Santorini

Para saber mais sobre a história do vulcão de Santorini e ter a experiência de chegar perto de uma caldeira, você poderá fazer uma visita ao Parque Nacional Geológico de Nea Kameni. O local recebe visitantes que podem subir até o topo da caldeira e conhecer mais de perto a história das erupções que tornaram Santorini o que é hoje. Você poderá escolher entre a visita livre ou guiada. E é bom estar com fôlego em dia para chegar ao topo! A caminhada leva, em média, 20 minutos e é feita sobre pedras soltas. Vá com um tênis, leve água e prepare-se para o sol forte que castiga por lá! O ingresso tem custo de € 2.50 e costuma estar incluso no valor do passeio.

Santorini ilha vulcânica

Vulcão de Santorini

35- Hot Springs

Depois de conhecer de perto da área próxima à caldeira, é hora de um banho para sentir na pele a força do vulcão. Nos arredores de Santorini é possível mergulhar em meio a águas naturalmente aquecidas, conhecidas como hot springs. Os passeios de barco pela região costumam levar às piscinas naturais de Palea Kameni, ilha vizinha a Nea Kameni (onde acontece a visita ao vulcão). Um salto no lugar certo ajuda a ter a nítida sensação da diferença entre as águas geladas do Mar Egeu e as águas quentes que sofrem a influência da atividade vulcânica. Ao fazer o passeio, evite roupas de banho de cor clara: a quantidade de enxofre na água pode causar manchas nos tecidos.

Ilha vulcânica

Hot Springs

A maneira mais prática de conhecer a caldeira do vulcão e nadar nas hot springs é fazer um passeio de barco. Você poderá escolher entre roteiros que visitam apenas a caldeira, as piscinas aquecidas ou tours mais completos, que levam à ilha de Thirasia e fecham o roteiro com um pôr do sol em Oia. Os passeios tem custo a partir de 20 euros, sendo que o pacote completo tem custo médio de 40 euros. Há ampla oferta do roteiro em Santorini.

36- Faça um passeio de barco até Thirassia Island

Santorini não é um destino forte para quem busca o mar azul na Grécia, mas se você estiver por lá e quiser uma experiência com águas transparentes e visual vulcânico, vale ir até Thirassia Island. A ilha faz parte do visual da caldeira do vulcão e surgiu há 3600 anos, quando houve a grande erupção que também transformou Santorini no que é hoje. A ilha pode ser vista a partir de Fira e Oia e ir até lá é bem fácil! Há diversos passeios de barco que fazem paradas na ilha Tirassia, sendo os mais comuns os que aliam também visitas à cratera do vulcão de Santorini e às hot springs, para um mergulho no Mar Egeu em piscinas naturais aquecidas por atividade vulcânica.

Passeio de barco

Passeio de barco para Thirassia Island

Thirassia é uma ilha pequena, onde vivem pouco mais de 200 habitantes. A ilha é permeada por vilarejos e casinhas coloridas, especialmente em Manolas. Thirassia não oferece faixas de areia, mas sim pedras vulcânicas cercadas por água límpida e cristalina. Quem visita Thirassia poderá investir no banho de mar, restaurantes de frutos do mar e também em passeios pelas ruas e igrejas das vilas, de onde se tem linda vista para Santorini. O difícil será aliar tudo isso ao tempo de passeio de barco, que costuma ser bem curto. Ah! E para chegar às vilas, que estão no topo da encosta, será preciso subir quase 300 degraus! Caso queira curtir Thirassia com mais calma, durma uma noite por lá.

Thirassia

Thirassia Island

37- Percorra a trilha que liga Fira a Oía

Santorini é uma ilha espetacular e a melhor maneira de conhecê-la é percorrer cada pedacinho possível a pé! Caminhar pelas ruas de Fira e Oía já faz parte do pacote básico dos turistas que visitam a ilha, mas que tal ir de uma à outra caminhando? As duas principais vilas de Santorini estão a 10 km de distância e é possível fazer o trajeto todo a pé. A trilha de Fira até Oía segue beirando as encostas, sempre com visual incrível para Mar Egeu e o vulcão. Há trechos calçados e outros de terra batida. Não é fácil se perder, mas é bom usar um app de trilha, como o Wikiloc, para pegar dicas. No caminho, vale parar em Firostefani ou na vila de Imerovigli para tomar fôlego e, claro, um bom vinho grego. Você vai recarregar as energias e seguirá tranquilamente o resto do trajeto.

O melhor sentindo para fazer a trilha é a partir de Fira e rumo a Oía. Isso porque o final de tarde em Oía é sempre sensacional e vale chegar lá a tempo de curtir o sol se pôr no mar. O trajeto total leva, em média, 3h. Se você for parar em Imerovigli e visitar a Skaros Rock, considere uma hora e meia a mais no percurso. Curta o caminho sem sacrifício e lembre-se de levar água, vestir algo confortável e se proteger do sol.

Trilha Fira Oia

38- Visite o Sítio Arqueológico de Akrotiri

É bem difícil visitar destinos da Grécia sem entrar em contato com alguns sítios arqueológicos. E em Santorini não será diferente! Na ilha será possível visitar a antiga vila de Akrotiri, soterrada pela grande erupção vulcânica de 3600 anos atrás. A cidade, arrasada pelas lavas, ficou soterrada até começar a ser explorada em escavações no ano de 1967. Durante a visita ao sítio arqueológico – que data da era do bronze – você verá resquícios das construções e ruas da época, além de artefatos como peças de cerâmica e murais pintados. O local é um passeio na história. Se quiser se aprofundar no assunto, visite também o Museu da Fira Pré-Histórica, onde está grande parte dos artefatos encontrados nas escavações de Akrotiri.

A visita a Akrotiri leva, em média, 2h. O ambiente é todo climatizado e você poderá ver cada detalhe com calma e sem passar calor! A entrada tem custo de €12 e há promoção com valor de €15 para o ingresso casado com o sítio arqueológico de Ancient Thera e o Museu Pré-Histórico de Fira. Veja mais detalhes no site oficial.

Akrotiri

Sítio Arqueológico de Akrotiri

39- Conheça Ancient Thera

Santorini já foi bem diferente do que é hoje e parte desse registro histórico pode ser conferido no sítio arqueológico de Ancient Thera (ou Thira), descoberto em 1896. A antiga capital, construída no século 8 a.C., era o principal centro comercial de Santorini. Antes usada como ponto de observação para proteção da ilha, Ancient Thera ainda hoje encanta com visual magnífico para o mar.

Construída no topo da montanha chamada de Mesa Vouno – a 365m de altura – Ancient Thera oferece um dos visuais mais espetaculares de Santorini. Ao visitar a antiga cidade, você poderá ver resquícios da arquitetura, ruas, templos, casas de banho, mercados e obras de arte da época, que agora formam um dos mais belos passeios em Santorini.

Ancient Thera

Ancient Thera

O passeio é livre e você poderá curtir o tempo que desejar. Para ver tudo com calma, separe ao menos duas horas para o passeio. Lembre-se de levar chapéu e água. Lá no alto é bem quente! O sítio arqueológico funciona todos os dias (exceto terças) de 8h30 a 15h30 e tem custo de € 6 por pessoa. Veja mais no site oficial.

40- Restaurantes em Santorini

Escolher um restaurante em Santorini pode ir muito além de uma simples refeição. Na ilha vale investir em momentos memoráveis. Comer em Santorini envolve muitas vezes um lindo cenário, o pôr do sol tão sonhado, um bar à beira-mar ou o visual para o magnífico vulcão. Sempre regado a sensacionais vinhos de produção local, raríssimos de serem encontrados no Brasil com bons preços. Se você já está na Grécia, mesmo com orçamento apertado, não se prive de experimentar Santorini também à mesa.

Os principais polos gastronômicos de Santorini são as vilas de Oia e Fira, as duas com ampla oferta de restaurantes diante de belas paisagens. A vila de Imerovigli também agrada pelo visual e é especialmente interessante por estar longe do grande movimento de turistas. Ótima para relaxar sem gente demais vigiando o seu prato. Boa pedida para aliar paisagem a ambiente relaxantes são as vinícolas de Santorini, especialmente a Santo Wines e a Venetsanos, as duas com vista para o pôr do sol e a caldeira do vulcão.

Restaurantes em Santorini

Restaurante em Fira

Oia é o lugar de Santorini com preços mais altos, mas também os restaurantes com vista mais disputada, especialmente se for de frente para o pôr do sol. Escolha o seu predileto, faça uma reserva (é quase impossível conseguir uma mesa ao entardecer na mesma hora) e aproveite o momento com um bom vinho! Ainda em Oia, vale descer as escadarias rumo a Amoudi Bay, onde românticos restaurantes oferecem pôr do sol aliado à beira-mar. Um sucesso entre os casais apaixonados. Um restaurante com vista em Oia dificilmente custará menos de €30 uma refeição, mas há alguns achados – como cafés e creperias – onde é possível gastar menos.

Restaurantes em Oia

Oía tem ótimos restaurantes com vista para o pôr do sol

Fira, apesar de também ter ótimas pedidas de frente para a vista do vulcão, tem como ponto forte a oferta de refeições mais econômicas, contando até com um Mc Donald’s para quem precisa economizar de verdade. Na região chamada de Fira Square há diversas opções para quem precisa desacelerar os gastos da Grécia. Nos arredores da vila também será fácil encontrar pedidas de refeições mais baratinhas, com preços até €10.

Para um restaurante mais descontraído e com vista para o mar, vale investir em uma visita às praias de Perivolos, Perissa e Kamari, onde há dezenas de bons restaurantes com cabanas e espreguiçadeiras, onde você poderá relaxar durante todo o dia. E os preços são bem mais amigáveis se comparados a Oia.

Ao visitar Santorini, é importante saber que é possível sim economizar, mas que vale também investir em uma experiência memorável! Separe um pouquinho do orçamento para um momento especial. E se a grana não permitir, compre um bom vinho no mercado e faça o seu próprio piquenique diante do mar!

Onde comer

41- Compras em Santorini

Quem gosta de investir em compras e lembrancinhas de viagem não vai resistir às lojas de Santorini. A ilha é repleta de boas opções e os produtos são (quase) irresistíveis. Você encontrará de tudo por lá, mas os preços nem sempre irão agradar. Santorini é um destino caro e os valores se refletem também na hora das compras, especialmente se você busca um item especial e que ultrapasse o status de souvenir.

Além das compras básicas, em Santorini vale caprichar na compra de vinhos. A ilha é produtora de rótulos muito especiais, que você jamais encontrará em outro lugar. Aproveite para adquirir algumas garrafas in loco por preços acessíveis. Vinhos com denominação de origem de Santorini chegam ao Brasil com preços absurdos e proibitivos. Na ilha você poderá degustar alguns vinhos locais e ainda trazer na mala os vinhos que foram eleitos os seus favoritos durante a viagem!

Compras em Santorini

Lojinhas de Santorini

Para quem está em busca de souvenires e também roupas, joias, objetos de arte e grandes marcas internacionais, os melhores pontos para compras em Santorini são as vilas de Oia e Fira. As duas oferecem grande variedade de comércio dedicado aos turistas. Fira também é uma boa opção para compras mais comuns, como comidas em mercados. À beira das praias de Perivolos, Perissa e Kamari, é possível fazer umas comprinhas, especialmente se o que você busca são produtos para os dias à beira-mar.

42- Onde ficar em Santorini: hotéis e melhores regiões

Santorini envolve muito mais que uma simples viagem. Quem embarca rumo a essa ilha na Grécia muitas vezes está em busca de uma experiência inesquecível. Realizar o sonho de conhecer os cenários de Santorini pode envolver não só os pontos turísticos, mas também uma hospedagem especial, um lugar inesquecível e um visual sensacional. Sendo assim, ao embarcar rumo a Santorini, avalie bem o que você espera de uma hospedagem por lá, já que o hotel muitas vezes é grande parte da experiência de viajar para Santorini!

Ao buscar por hospedagem em Santorini você irá se deparar com diversas opções que recebem o nome de “villas”. O conceito de villas é usado para hospedagens mais completas, com espaços amplos e muitas vezes com piscina, jacuzzi e até cozinha.

Escolher a melhor região para se hospedar em Santorini não é difícil. Raramente um turista que visita a ilha pela primeira vez consegue escapar de se hospedar em Fira, Oia ou mesmo nas duas! E nem há razão para fugir delas! As vilas são mesmo espetaculares e contam com diversas vantagens. Mas, claro, elas não são as única opções por lá! Para fugir do convencional em Santorini, vale se hospedar no elegante vilarejo de Imerovigli, no pitoresco Pyrgos e até em grandiosos hotéis à beira-mar, em praias como Perissa, Perivolos e Kamari. Santorini tem hospedagem para todos os bolsos e sonhos.

Hotéis em Santorini

Fira

Hotéis em Oia

Oia é o vilarejo mais charmoso e também mais disputado de Santorini. É lá onde estão aqueles hotéis incríveis, com piscinas privativas, vista para os domos azuis e o pôr do sol mais famoso da ilha. Se hospedar em Oia é mesmo espetacular, mas para conseguir esse visual tão sonhado, é preciso desembolsar uma boa parte do orçamento da viagem. Se você não faz questão de um visual surreal de frente para o mar, você encontrará melhores preços em Fira.

A grande vantagem de se hospedar em Oia é o próprio vilarejo, que rende um passeio delicioso. Na vila há boa oferta de restaurantes, comércio e, de quebra, o pôr do sol mais famoso de Santorini. A desvantagem de Oia é estar localizada na ponta da ilha, o que torna os deslocamentos para todas as outras atrações mais longo. Outro ponto negativo da região é o grande número de turistas, que pode ser incômodo para quem busca um lugar mais tranquilo e privativo para os dias de descanso em Santorini. Para fugir do excesso de gente (e dos altos preços), vale viajar fora da altíssima temporada.

Veja aqui as melhores opções de hotéis em Oia.

Hotéis em Oia

Oia

Hotéis em Fira

Fira é o destino certo para quem está em busca de bom preço e localização. A capital de Santorini está na região mais central da ilha e facilita o deslocamento para todas as atrações, tanto para quem está de carro quanto os que vão usar o transporte público. Fira também tem grande oferta de hotéis e muitos deles com excelente tarifas, especialmente se comparados a Oia, onde estão as hospedagens mais caras de Santorini. Fira conta ainda com a vantagem de ter ampla oferta de comércio, agências de passeios, restaurantes com ótimos preços e uma vida noturna bem animada.

Em Fira você não terá a famosa vista para os domos azuis, em compensação, será fácil uma boa piscina com vista para a caldeira do vulcão! Se você não faz questão da vista, procure hotéis mais afastados do centro, onde o acesso é fácil com uma curta caminhada e os preços serão bem mais acessíveis!

Veja aqui as melhores opções de hotéis em Fira.

Hotéis em Fira

Fira

Hotéis em Imerovigli

Imerovigli é um dos mais lindos e românticos vilarejos de Santorini. Localizado entre Fira e Oia, ele é a pedida exata para estar bem localizado e, de quebra, com um visual incrível para a caldeira do vulcão e o pôr do sol! Imerovigli, apesar da pouca fama entre os turistas, tem alguns dos melhores hotéis de Santorini, muitos deles com piscina privativa. É o mesmo estilo de Oia, com a diferença de ter preços um pouco mais acessíveis. Vale comparar os preços das duas regiões na hora de escolher uma hospedagem especial.

Veja aqui as melhores opções de hotéis em Fira.

Imerovigli hotéis

Imerovigli é boa opção para fugir do movimento de Oía

Hotéis em Pyrgos

Pyrgos é um vilarejo tradicional, onde a vida segue normal em meio aos poucos turistas que passam por lá. Pyrgos preserva casinhas e igrejas tipicamente gregas e tem jeito de destino real, onde moradores se misturam a todo momento com viajantes. Se você busca uma experiência mais autêntica em Santorini, Pyrgos é o seu lugar.

O vilarejo oferece hospedagens padrão luxo com preços mais acessíveis. Você poderá se hospedar em hotéis de padrão muito superiores com o mesmo dinheiro que gastaria em hotéis comuns nas vilas mais famosas, como Oia e Fira. Pyrgos conta ainda com a vantagem de estar localizada bem no centro da ilha, a menos de 5 km de Fira. A desvantagem é estar longe do visual incrível bem de frente para o Mar Egeu, em compensação, verá o mar e as colinas ao mesmo tempo. Para alguns turistas, Pyrgos pode ser um lugar pacato demais. Para outros, esse é exatamente o ponto forte do lugar!

Veja aqui as melhores opções de hotéis em Pyrgos.

Hotéis em Pyrgos

Pyrgos

Hotéis à beira-mar em Santorini

Santorini não é famosa pelas praias, mas sim pelo visual das vilas à beira de penhascos. A verdade, no entanto, é que a costa leste da ilha (lado oposto ao de Fira, Imerovigli e Oia) é repleto de praias e boas opções de hotéis à beira-mar. Se você não faz questão do visual da caldeira do vulcão e gosta mesmo é de pé na areia, a costa leste de Santorini é uma ótima pedida. Vale, inclusive, dividir a hospedagem entre as vilas tradicionais e um bom hotel de praia. Assim você mata a vontade dos dois!

Entre as opções na costa leste para quem busca um hotel à beira-mar, as melhores pedidas são as vizinhas Perissa e Perivolos e também a superpopular Kamari Beach. Nas três praias há boa infraestrutura, comércio próximo, diversos restaurantes e ótimos hotéis, muitos deles com vista para o mar e até pezinho na areia! Os preços são mais acessíveis que Oia e Fira e você poderá ainda curtir uma boa praia durante a hospedagem. Difícil vai ser sair de lá pra passear!

Veja aqui onde se hospedar nas praias de Santorini.

Hotéis com piscina privativa em Santorini

Ah! Quem nunca sonhou com aqueles hotéis incríveis com piscina privativa e vista para o pôr do sol e os domos azuis de Santorini? O desejo é grande e o sonho pode se tornar realidade para muitos viajantes mais dispostos a investir alguns (muitos) euros em uma diária. A verdade é que o custo desses quartos com tudo o que muitos viajantes sonham, é bem alto! Dificilmente você conseguirá uma diária por menos de 500 euros na altíssima temporada, sendo que o mais comum são diárias a partir de 1000 euros. No entanto, é possível encontrar algumas alternativas mais em conta se você pesquisar com calma, fizer a reserva com muita antecedência e viajar fora da altíssima temporada de verão. Nós nos hospedamos por uma noite no Sophia Oia View e foi maravilhoso!

Hotéis com piscina em Oía

Piscina privativa no hotel em Oia

Se o que você busca é o sonho perfeito e está disposto a pagar por isso, o lugar certo para a procura é entre os hotéis de Oia . Ao buscar por um hotel, fique atento se realmente há uma piscina privativa com vista. Em muitos casos a foto divulgada pelo hotel é apenas de um dos quartos e não de todos. Outro detalhe muito importante é o café da manhã, que nem sempre está incluso na diária (mesmo sendo hotéis caríssimos). Leia os reviews atentamente para não ser pego de surpresa.

No mais, tenha em mente que é bem difícil um hotel com ambiente muito privativo em meio às mais belas vistas de Santorini. Se você está em um lugar lindíssimo, a chance de ter muitos turistas nos arredores (para fazer a foto da mesma vista que você tem) é bem grande. Privacidade não é o forte desses hotéis, mas o visual é sempre incrível!

Onde ficar em Santorini

Piscina privativa no hotel em Oia

43- Como chegar a Santorini

Santorini faz parte do arquipélago das Ilhas Cíclades e está distante 300 km de Atenas e 150 km de Mykonos. Santorini não tem conexão terrestre com o continente e para chegar até lá será preciso fazer um trecho aéreo ou pelo mar. As rotas mais comuns para quem pretende visitar Santorini são a partir de Atenas ou Mykonos, ilha que também faz parte do arquipélago das Ilhas Cíclades. Ainda essas rotas sejam as mais comuns, é possível chegar a Santorini a partir de outras ilhas do arquipélago e também por via área de outros países, especialmente da Europa. A escolha de como chegar a Santorini vai depender do seu roteiro, orçamento e disponibilidade de tempo e datas.

Durante a alta temporada, os valores de passagens aéreas e ferries para Santorini é bem mais alto, sendo assim, garanta a sua passagem com antecedência para não pagar muito caro. Especialmente em julho e agosto é comum as passagens esgotarem. Não deixe a compra para a última hora e fique ligado nos alertas do aplicativo do Melhores Destinos para encontrar uma boa promoção para Santorini!

Como chegar a Santorini

Oia

Como chegar a Santorini de avião

O Aeroporto de Santorini (JTR) recebe voos de diversos países, sendo a rota mais comum o trecho saindo de Atenas, capital da Grécia. Apesar de ser a principal rota, nem sempre o trecho aéreo de Atenas para Santorini é o mais barato. É possível encontrar ótimos preços – especialmente em companhias aéreas Low Coast – a partir de destinos como Itália, França e Reino Unido. Vale dizer que a oferta de voos é maior na alta temporada, quando o fluxo de turistas aumenta bastante. Durante os meses de inverno a oferta é bem menor.

As principais companhias aéreas que voam para Santorini são as gregas Aegean Airlines e Olympic Air, que operam voos a partir de Atenas. Além delas, vale conferir voos na Sky Express, Volotea, Lufthansa, British Airways, Iberia, Alitalia, Swiss, Easyjet, Condor, Eurowings, SAS Scandinavian, Transavia, Ryanair, Qatar Airways, Vueling e outras. Confira a lista completa de cidades e companhias aéreas com voos para o Aeroporto de Santorini.

O trecho aéreo entre Atenas e Santorini tem custo médio entre € 35 e € 60, mas é possível encontrar promoção por preços bem mais baixos, especialmente em companhias aéreas low coast. Já a passagem de última hora pode facilmente alcançar € 200. Ao realizar a compra, não esqueça de verificar se está inclusa a franquia de bagagem despachada ou somente a bagagem de mão.

Uma boa pedida para quem pretende conhecer Atenas, Mykonos e Santorini na mesma viagem é começar com um trecho aérea entre Atenas e Santorini, depois seguir de ferry de Santorini para Mykonos e, para fechar o roteiro, fazer o trecho de Mykonos até Atenas por via aérea. O percurso contrário também vale!

Como chegar a Santorini

Fira é o ponto de chegada de grande parte dos turistas em Santorini

Como sair do Aeroporto de Santorini

O Aeroporto de Santorini está distante 5.5 km de Fira e 17 km de Oia. Caso vá alugar um carro, você poderá já sair do aeroporto dirigindo. Se você pretende usar o transporte público, há uma linha de ônibus disponível no Aeroporto de Santorini que leva ao centro de Fira e o custo da viagem é € 2.30. Outra alternativa que pode ser bem prática na alta temporada é contratar um transfer particular até o hotel. O custo será mais alto que o do ônibus, mas você terá a comodidade de ir direto para o hotel.

Como ir de Atenas para Santorini de ferry?

O trajeto de ferry entre Atenas e Santorini tem duração média de 5h a 8h. O tempo da viagem depende do ferry escolhido e do número de paradas que ele faz antes de chegar a Santorini. Os ferries rumo a Santorini partem do Porto de Piraeus, em Atenas. Piraeus é o porto mais próximo do centro de Atenas e é possível ir até ele de metrô (fique atento ao horário do ferry para ter certeza que haverá transporte disponível).

Os ferries chegam de Atenas no porto de Santorini, chamado de Athinios Port ou apenas Tinos – O porto de Santorini está à beira-mar – próximo à capital Fira – e, ao chegar, você verá uma grande confusão de pessoas, malas, barcos, vendedores, carros, lojas e muito mais. Tudo junto e misturado! Tenha calma, respire e não se perca. Acredite, vai dar certo!

O custo médio de uma passagem de ferry de Atenas para Santorini é entre € 30 e € 70, a depender do tipo de ferry escolhido e da empresa. Na alta temporada, há ferry diversas vezes por dia, todos os dias da semana. Já na baixa temporada, a periodicidade é bem reduzida.

Como ir de Mykonos para Santorini de ferry?

Para chegar a Santorini partindo de Mykonos (e outras ilhas do arquipélago das Ilhas Cíclades) a melhor opção é o trajeto de ferry, que quase sempre é mais rápido e barato se comparado ao avião. Poucas ilhas oferecem aeroportos e quase não há voo direto entre elas, sendo necessário uma conexão em Atenas, o que torna a viagem de avião mais cara e demorada. Sendo assim, o ferry é uma boa pedida em diversos trajetos entre as ilhas localizadas no mesmo arquipélago.

Santorini e Mykonos formam a principal rota de ferry entre as ilhas gregas, já que as duas fazem parte do roteiro da maioria dos viajantes. A partir de Mykonos, há diversas opções de horário todos os dias da semana para quem pretende ir direito a Santorini de ferry. A viagem leva entre 2h30 a 3h30, a depender da embarcação e das paradas em outras ilhas no percurso. O custo do bilhete econômico, por trecho, é entre € 30 e € 70. Vale dizer que alguns ferries permitem o embarque de veículos, mas o custo é mais alto que uma diária do carro. Sendo assim, vale devolver o carro em uma ilha e reservar um novo na outra.

Ao embarcar em Mykonos, fique atento ao fato de que há dois portos na ilha, sendo o Novo Porto de Mykonos o mais comum entre os ferries que partem rumo a Santorini. O porto está localizado a apenas 2 km de Chora, no centro de Mykonos.

Ferry de Mykonos para Santorini

Ferry de Mykonos para Santorini

Como sair do Porto de Santorini

Caso tenha alugado um carro para retirar no porto, pegue todas as indicações de onde o carro estará estacionado. É tudo bem confuso (como é comum na Grécia), mas você irá encontrar o seu carro ou transfer no final. Há diversas lojas no local, mas muitas delas disponibilizam motoristas para levar o cliente até a loja em outro ponto da ilha. Vale dizer que a subida de carro a partir do porto é uma aventura. A estrada é sinuosa, à beira do precipício e é comum os carros precisarem dar espaço para os ônibus que manobrarem nas curvas estreitas. Dirija com cuidado!

Se você estiver com transfer agendado, fique atento às placas que os motoristas mostram com os nomes dos passageiros. São dezenas delas e é comum a troca de passageiros (aconteceu comigo). Confira com cuidado se o transfer é mesmo os seu.

Quem pretende usar o transporte público não terá dificuldade. No Porto de Santorini sempre há ônibus disponível a cada chegada de ferry. Os veículos ficam estacionados à esquerda do desembarque e o motorista estará na porta para receber os pagamentos (somente em dinheiro). A passagem tem custo de € 2.30 e leva até o centro de Fira. A viagem leva 20 minutos. Todos os ônibus fazem a rota do porto até Fira. Não há ônibus disponível para outras vilas. Neste caso, será necessário pegar outro transporte em Fira para seguir até o seu destino.

Outras ilhas gregas fazem parte da rota comum para Santorini, entre elas Paros, Naxos, Ios, Syros e Milos. Todas fazem parte do mesmo arquipélago. As dicas que valem para o trecho de Santorini a Mykonos também valem para esses destinos. O custo da passagem varia com o tempo da viagem e tipo de ferry. Quase sempre, essas ilhas são ponto de “escala” em rotas mais movimentadas e o ferry pode ser o mesmo que segue de Mykonos ou Atenas rumo a Santorini. Ao comprar a passagem para uma ilha, o seu tíquete terá validade apenas para desembarque no seu destino, mesmo que o ferry pare em outras ilhas. Há conferência do tíquete durante a viagem.

44- Como se locomover em Santorini

Santorini é uma ilha bem fácil de ser percorrida e você poderá escolher entre alugar um carro, usar o transporte público, fazer boas caminhadas ou mesmo investir em alguns passeios que levem a diversos pontos da ilha, entre eles passeios de barco.

Santorini de carro

A maneira mais fácil e prática de se locomover em Santorini é de carro. Você terá liberdade de horários, itinerários e poderá conhecer cada cantinho da ilha. Alugar um carro em Santorini é bem fácil e o custo não é alto. A partir de € 30 será fácil conseguir um veículo básico. E podemos adiantar que quanto menor o carro em Santorini, melhor. As estradas em Santorini são bem apertadas e repletas de curvas, os estacionamentos são escassos e ter um carro pequeno ajudará em todos os momentos da viagem.

Para atravessar a ilha de ponta a ponta são apenas 30 km de viagem. Nenhuma viagem é muito distante em Santorini, mas o tempo de trajeto pode ser longo, a depender do trânsito e curvas pelo caminho. Em Santorini vale ainda alugar quadriciclos ou motos (para quem ter carteira especial), mas é bom estar preparado para o sol na cabeça!

Para alugar um carro na Grécia é obrigatória a Permissão Internacional para Dirigir – PID, apesar de algumas locadoras não cobrarem. A PID deve estar acompanhada da Carteira Nacional de Habilitação – CNH. Não corra o risco de ser cobrado e não poder alugar o carro caso não esteja com a PID.

Se você optar por alugar um carro, tenha em mente que não há acesso ou estacionamento para veículos em diversos pontos da ilha, o que exige caminhadas e alguns lances de escada pelo caminho. Os estacionamentos em Santorini costumam ser em grandes áreas demarcadas fora dos centros das vilas. De lá, é necessário caminhar.

Todos os estacionamentos são gratuitos, o que já rende uma boa economia para o viajante! Se você faz questão de deixar o carro estacionado próximo à hospedagem, atente-se a isso na hora de reservar um hotel em Santorini. Muitos dos melhores hotéis não oferecem vaga de estacionamento, já que estão localizados dentro das vilas.

Não é difícil circular por Santorini e um GPS com Google Maps ajudará na questão com itinerário. Quase sempre as sinalizações estão escritas em grego e também em inglês, o que facilita bastante a vida do turista. 

Se você optar por uma hospedagem nas encostas, dentro das vilas e com vista para o mar, é quase certo que não terá estacionamento e será necessário carregar a sua bagagem até lá. Fique ligado e, neste caso, prefira malas do tipo mochila. Você terá que descer algumas escadas, o que torna o transporte de malas grandes e de rodinha bem difícil!

Santorini de ônibus

O transporte público em Santorini atende bem aos turistas e leva às principais atrações, vilas e praias da ilha. Apesar de terem horários limitados e muitas vezes estarem cheios (especialmente na alta temporada), os ônibus são uma ótima alternativa para quem não quer gastar com o aluguel de carro ou não se sente seguro para dirigir no exterior.

Os ônibus em Santorini são operado pela empresa Ktel e a passagem tem custo entre € 1.60 e € 2.90, a depender do itinerário e horário da rota. Os tíquetes são pagos em dinheiro, diretamente ao motorista, no embarque do ônibus.

O trecho entre Fira e Oia, por exemplo, sair por € 1.60 na rota comum e € 2 entre 0:30h e 5h. A frequência de horário depende da rota. Nos trechos mais concorridos, como de Fira para Oia, há ônibus com intervalos de trinta minutos a uma hora, sendo que o último de Oia para Fira sai às 22h15. Veja a lista completa de preços e horários do transporte público de Santorini.

Fique ligado no horário dos ônibus! Nem todos operam durante a noite e, caso você perca o último ônibus, pode ficar sem ter como voltar para o hotel. Outro detalhe importante são as greves, bem comuns na Grécia. Antes da viagem, confira se os motoristas de ônibus não estão em greve.

Santorini a pé

Nem todos os principais pontos turísticos de Santorini podem ser acessados de carro e muitas vezes será necessário caminhar pelas ruas da ilha. E essa tarefa está entre as mais prazeirosas para quem está em Santorini. Aproveite que o carro não entra em grande parte dos vilarejos e aventure-se entre ruas e vielas da ilha. Essa é a melhor maneira de explorar Santorini. Lembre-se apenas de sempre usar um calçado confortável, caprichar no protetor solar e ter o chapéu como fiel companheiro de viagem!

45- Quando ir a Santorini

Santorini segue o calendário do verão europeu e a ilha recebe grande parte dos turistas especialmente nos meses de julho e agosto, quando o calor está a pico e as férias na Europa estão no auge. Ainda que julho e agosto sejam os meses mais disputados pelos viajantes, viajar nesse período pode não ser a melhor opção, já que os preços estarão mais altos, as atrações mais cheias e o calor intenso (aliado ao clima seco) pode tornar os dias bem cansativos.

Para casar bem o clima agradável, dias de sol, bons preços e ilha menos lotada, procure viajar nos meses de maio, junho, setembro e outubro. Neste período será mais fácil encontrar passagens aéreas com bom preço, hospedagens com desconto, aluguel de carro mais barato e, mais importante que tudo, o pôr do sol em Oía será menos disputado!

Como o forte de Santorini não são as praias, é possível viajar fora da alta temporada e ainda assim curtir o charme e romantismo da ilha, mesmo que o clima esteja um pouco mais frio. Vale dizer que fora da temporada de verão, as ilha gregas têm queda drástica no turismo e muitos comércios, restaurantes e hotéis fecham as portas.

  • Melhores meses para viajar – De junho a setembro;
  • Meses com mais turistas – Julho e agosto;
  • Meses mais tranquilos para viajar – Maio, junho, setembro e outubro;
  • Para fugir da alta temporada e preços altos – Segunda quinzena de maio e primeira quinzena de outubro.

Temperatura do mar em Santorini

Se você não abre mão de um banho de mar na Grécia e está preocupado com a temperatura da água, fique ligado! A variação é bem grande ao longo do ano e você pode sofrer um bocado a depender da época escolhida para a viagem. A época do ano que tem a água mais quente é entre o final de junho e início de outubro, quando a temperatura média fica acima de 23ºC. Já entre dezembro e abril essa média fica abaixo de 17ºC, o que torna o banho de mar bastante desconfortável.

46- Documentação, visto e vacinas para a Grécia

  • A moeda oficial da Grécia é o euro. Em Santorini cartões de crédito são amplamente aceitos e será fácil encontrar caixas eletrônicos e casas de câmbio;
  • Portadores do passaporte brasileiro não precisam de visto para viagens com até 90 dias de duração. O passaporte deve ter validade superior a 3 meses a partir da data prevista para saída do Espaço Schengen (do qual a Grécia faz parte);
  • Por enquanto, nenhuma vacina é obrigatória para brasileiros que pretendem visitar a Grécia;
  • Em caso de emergência, o serviço consular mais próximo está localizado em Atenas. Endereço: Brazilian Embassy in Athens, Greece 23, Vassilissis Sophias Ave 106 74 Athens Greece; telefone: (+30) 210 721 30 39 /   (+30) 210 723 44 50; plantão consular: (+30) 693-6921673  (somente para emergências); email: brasemb.atenas@itamaraty.gov.br;
  • Lembre-se sempre de fazer um seguro de viagem antes de embarcar;
  • Leia também: Passaporte vencido? Saiba como renovar!

47- Quanto tempo ficar em Santorini

Santorini é uma ilha que merece ser curtida com calma e não em um bate e volta corrido a partir de Mykonos ou Atenas. Se a sua ideia é dividir o tempo de férias na Grécia entre diversos destinos, tente ficar alguns dias a mais em Santorini para sentir a ilha de verdade. Quanto mais tempo por lá, melhor!

Em dois ou três dias em Santorini será possível conhecer os principais pontos turísticos, como Fira, o pôr do sol de Oia e a caldeira do vulcão. Com alguns dias a mais você terá a oportunidade de percorrer diversas vilas, fazer a trilha de Fira para Oia, experimentar diferentes vinícolas, conhecer as melhores praias de Santorini e ainda visitar alguns sítios históricos. Sem falar que quanto mais tempo você ficar em Santorini, mais entardeceres inesquecíveis irá colecionar. O ideal, para curtir e conhecer Santorini com calma, é ficar na ilha pelo período de 5 a 7 dias, contanto os dias de chegada e partida. Assim tudo poderá ser feito no tempo Santorini merece!


Você já esteve em Santorini? Divida com a gente as suas dicas! Quando mais dicas de Santorini, na Grécia, melhor.