logo Melhores Destinos

Capri – todas as dicas para conhecer essa charmosa ilha italiana

Camille Panzera
27/03/2021 às 6:00

Capri – todas as dicas para conhecer essa charmosa ilha italiana

A  Ilha de Capri é um dos destinos mais badalados da Itália e não poderia ser diferente, tamanha a sua beleza. Famosa por suas paisagens naturais, com praias de águas incrivelmente azuis e enormes paredões rochosos, a ilha é um destino maravilhoso, principalmente no verão Europeu! Capri conquistou magnatas com seus enormes iates e turistas que fazem um passeio de um dia para explorar o melhor do lugar! Confira as dicas para conhecer Capri, o que fazer por lá, principais passeios e muito mais!

Capri, Itália

Capri é uma pequena ilha do Golfo de Nápoles, no sul da Itália, localizada a apenas 19 km de Sorrento, a 22 km de Positano ou 40 km de Nápoles. A história da ilha é muito antiga, remete ao século VII-VI a.C. e também ao antigo Império Romano, quando o Imperador Augusto a incorporou a seu domínio. O sucesso de Capri, entretanto, ganhou grandes proporções por volta de 1950 e 1960, quando grandes celebridades passaram a frequentar o local.

capri italia

Capri tem praias cristalinas, bons restaurantes, hotéis que oferecem uma maravilhosa paisagem, além de algumas atrações turísticas que valem muito o passeio. A ilha é bastante montanhosa, o que faz com que seu visual seja maravilhoso a partir de alguns lugares. É também um lugar com muitas lojas, de artesanato a grifes do mundo da moda, que também marcam presença por lá, deixando a atmosfera ainda mais elegante.

A Ilha de Capri tem duas cidades: Capri e Anacapri. As duas estão a 3 km uma da outra, mas Capri tem mais movimentação, comércio e luxo, enquanto Anacapri é mais sossegada, está a uma altitude mais elevada, é menos badalada e muitas vezes mais econômica para hospedagem. Vale a pena incluir a ilha em sua próxima viagem à Itália.

Onde fica Capri e como chegar

Capri está localizada no Mar Tirreno. Seu acesso é feito através de embarcações, que partem de diferentes cidades da costa regional. Para conhecer Capri você pode pegar um barco em cidades grandes, como a própria Nápoles, Sorrento ou Salerno, de onde chegam e parte embarcações de maior porte, ou também de cidades pequenas da Costa Amalfitana como Amalfi e Positano, outros lindos destinos da Itália.

As embarcações são um transporte muito popular nessa região, que transitam o tempo inteiro entre as cidades da região da Campânia, em especial durante o verão, quando a quantidade de passageiros e embarcações é maior. O tempo de trajeto nesse percurso dependerá da cidade de partida e também da própria embarcação escolhida, já que algumas são mais rápidas que outras, mas como o trajeto leva em torno de 1 hora, é muito simples ir e voltar a Capri em um único dia.

mapa capri

– Um ferry boat entre Sorrento e Capri leva em torno de 20-30 minutos de viagem
– Um ferry boat entre Positano em Capri leva em torno de 40 minutos
– Um ferry boat entre Nápoles e Capri leva entre 50 minutos e 1h30
– Um ferry boat entre Salerno e Capri leva em torno de 2 horas

Diferentes empresas operam as rotas entre os diversos destinos turísticos no Golfo de Nápoles e na região da Campânia – veja aqui os horários das embarcações e/para Capri. Você pode optar por comprar sua passagem minutos antes de embarcar, mas essa prática não é uma boa ideia no período de alta temporada (verão). Sendo assim, compre seus bilhetes com alguns dias de antecedência que cairá melhor.

Dica: Como em qualquer outro lugar do mundo, a saída de embarcações depende de boas condições climáticas. Caso as condições climáticas não estejam favoráveis, é muito provável que as embarcações de menor porte não operem, consequentemente, as cidades de menor porte da Costa Amalfitana ficam desassistidas, sem receber embarcações.

ilha capri dicas

O que fazer em Capri

Ao chegar na Ilha de Capri, você desembarcará na Marina Grande, o porto de Capri, que é o local que recebe todos os turistas e embarcações. Nessa região de Marina Grande estão algumas lojinhas turísticas, além de taxistas oferecendo um tour pela ilha.

A partir da Marina Grande você pode optar por seguir para o centro de Capri, onde fica sua Piazzeta (pracinha), a pé ou de funicular. Como o centro fica bem alto em relação ao porto e exige uma caminhada por vários lances de escadas, ir com o funicular poderá ser mais confortável. Ali na região de Marina Grande você também pode optar por fazer o tradicional passeio de barco oferecido ao redor da ilha ou ir para Anacapri em táxi ou ônibus.

Principais passeios em Capri

1. Passeio de barco

O passeio de barco ao redor de Capri com certeza é das atividades mais tradicionais por lá! A atividade leva em torno de 2h e através dela você dar uma volta ao redor de Capri, admirar suas paisagens naturais de um ângulo incrível e inclusive observar alguns dos maiores símbolos de Capri, a opção de  ver a Gruta Azul (Grotta Azzurra) por dentro, que tem águas impressionantes e também ver de perto os Faraglioni, que são formações rochosas no mar, com 3 tamanhos diferentes, consideradas símbolos de Capri.

2. Gruta Azul

A Gruta Azul é a maior atração de Capri e que pode ser conhecida através dos passeios de barco. Diante de boas condições climáticas, pequenas embarcações a remo podem entrar na gruta, que tem em torno de 60 metros de comprimento, mas uma fenda para acessá-la que tem apenas um metro de altura.

O passeio ao interior da gruta leva em torno de 5 minutos e pode ser feito através dos tradicionais passeios de barco (aqueles de maior porte) que dão um giro na ilha, escolhendo a opção de visitar a gruta internamente, o que tem um custo extra. Outra alternativa é ir a pé ou de ônibus até o ponto de partida dos pequenos barquinhos.

gruta azul capri

Interior da Gruta Azul, em Capri / Imagem: Jason Tsai

O interior da gruta tem uma coloração impressionante, de um azul profundo e se as condições do mar permitirem, vale muito a pena visitá-la! O passeio pode ser especialmente bonito entre 12h e 14h.

3. Faraglioni

Os conhecidos Faraglioni de Capri são 3 rochas no mar que com sua beleza se tornaram cartão-postal da ilha. Com cerca de 100 metros de altura, cada uma das formações têm um nome: Stella, Faraglione di Mezzo, que tem uma fenda, e o Faraglione di Fuori. É um lugar super bonito, que se pode admirar de diferentes partes de Capri, inclusive dos passeios de barco e dos Jardins de Augusto.

ilha de capri atracoes

Faraglioni de Capri

4. Jardins de Augusto e Via Krupp

Os jardins de Augusto (Giardini di Augusto) são jardins formados por uma área ao ar livre em Capri, na beira de um paredão rochoso, que reúne plantas bem cuidadas e oferece uma vista sensacional da região. Dali se tem o clássico visual para os Faraglioni de Capri e também para a Via Krupp uma curiosa estradinha construída por um magnata alemão, Friedrich Krupp, que pretendia acessar sua embarcação mais facilmente ao deixar o hotel que sempre ficava.

passeios em capri

Via Krupp

5. Piazzeta e Via Camerelle

A Piazzeta é a pracinha principal de Capri, onde estão algumas cafeterias, lojas de roupas e que dá acesso a outras ruas da cidade. Já a Via Camerelle é uma das ruazinhas de Capri, onde você encontrará várias lojas de roupas, objetos para presente e de perfumes, uma marca da ilha. É também uma via de acesso a importantes atrações de Capri, como o Belvedere Tragata. Para ir da parte baixa de Capri, onde está a Marina Grande, até o centro da cidade, você pode pegar o funicular, meio de transporte que torna o trajeto ainda mais legal.

6. Certosa San Giacomo

Considerada uma das construções históricas mais antigas de Capri, a Certosa San Giacomo foi construída a partir de 1371 e hoje abriga uma escola da ilha, além de espetáculos durante o verão. A construção é bem bonita, interessante para um passeio que fuja do óbvio, tem uma igreja e claustros com uma bela arquitetura.

7. Monte Solaro, em Anacapri

O Monte Solaro, é uma montanha que tem o ponto mais alto da Ilha. O seu cume pode ser acessado através de um teleférico, que tem uma paisagem deslumbrante! Lá em cima do Monte Solaro funciona uma cafeteria e a vista é arrebatadora! Vale muito a pena visitar o local e fazer um passeio em um dia de tempo aberto! Imperdível!

capri o que fazer

Vista do Monte Solaro

8. Villa San Michele, em Anacapri

Localizada em Anacapri, a Villa San Michele é um espaço belíssimo, que reúne museu, jardim, achados arqueológicos e um ponto panorâmico que oferece uma vista impressionante do Golfo de Nápoles. O passeio pela propriedade é simples, mas muito agradável, principalmente pelo visual que oferece. Vale a pena conhecer a Villa San Michele e o Monte Solaro no mesmo dia, porque estão próximos um ao outro.

ilha capri ruas

Ruas de Capri

9. Mirante de Anacapri

Pertinho da Villa San Michele, em Anacapri, fica um ponto panorâmico de onde se tem uma vista linda da região e da Marina Grande. Vale a pena visitá-lo para tirar umas fotos. Quem tiver um pouco mais de ânimo pode fazer o percurso da Escada Fenícia, que liga Anacapri a Marina Grande através de um percurso com mais de 900 degraus.

10. Pontos Panorâmicos

Capri é uma ilha montanhosa e que oferece diversos pontos panorâmicos de onde se têm paisagens maravilhosas da região, dentre eles o Belvedere Tragata, o Belvedere Punta Cannone e o Farol de Punta Carena. Para quem gosta de caminhadas, é um destino encantador!

capri passeios panorama

Vista de Anacapri

11. Ruínas Romanas

Como a ilha de Capri foi ocupada por romanos, ela também guarda alguns vestígios do antigo império, e se você tiver mais tempo disponível no roteiro, pode dedicar-se a conhecê-los. As ruínas da Villa Juvis, construída no século I e que tem uma pequena fortaleza, e da Villa Damecuta, construída pelo Imperador Tibério (e danificada pelo vulcão Vesúvio) são duas opções de passeio para quem se interessa por história.

12. Praias de Capri

Muita gente que visita Capri faz apenas o passeio de um dia pela ilha e com o tempo apertado, acaba por não se dedicar a mergulhar em suas praias, que são pequeninas, mas realmente muito bonitas. Se você tiver mais tempo disponível no roteiro ou fizer questão de guardar um tempo para conhecer suas praias, programe-se, já que algumas das praias não têm acesso tão simples.

Confira algumas praias de Capri:

  • Marina Grande, com acesso muito fácil a partir da área de Marina Grande
  • Palazzo al Mare, com acesso a pé ou de barco
  • Marina Picola – com praias pequeninas, voltadas para os Faraglioni
  • Punta Carena – a região é mais vazia que outras praias de Capri e oferece vista para o pôr-do-sol
praias de capri

Praia de Marina Grande

Roteiro em Capri

1 dia de Capri

Se você tem um dia em Capri e vai fazer um passeio bate-volta, planeje-se para começar o dia cedo e tentar chegar por volta das 9h na ilha.
Ao desembarcar na Marina Grande, você já pode procurar um tour para fazer o passeio de barco ao redor de Capri.
Depois do passeio, siga para Anacapri de ônibus ou táxi e lá visite o maravilhoso Monte Solaro.
– Durante a tarde pegue um ônibus para a Piazzeta e por lá aproveite para curtir a atmosfera da cidade, suas ruas, tomar um gelato até o momento de voltar ao Porto para pegar seu barco. Vale sempre a dica de adquirir o bilhete de ida e volta da embarcação, para não correr o risco de ficar sem vaga no barco.

2 dias em Capri

Se você tem dois dias em Capri, poderá fazer todas as atividades que deseja com mais calma.

Comece com o passeio de barco, para ter uma visão geral da ilha
Durante a tarde, aproveite para andar sem pressa pelas ruas de Capri, conhecer os Jardins de Augusto, tirar fotos do Faraglioni e até fazer uma trilha.
– Pela noite você pode curtir um dos restaurantes do centro da ilha.
Em seu segundo dia em Capri, aproveite para explorar AnacapriL
Suba ao Monte Solaro
– Visite a Villa San Michelle
Por último, mas não menos importante, você ainda pode escolher entre fazer uma trilha, ou visitar atrações menores exploradas da ilha, como as ruínas romanas ou o Farol de Punta Carena.

capri o que fazer

Marina Grande

3 dias em Capri

Esse é o tempo ideal para poder ver as principais atrações da Ilha e ainda aproveitar uma prainha. Você pode seguir o roteiro sugerido para 2 dias e ainda deixar um dia inteiro de viagem para curtir uma das praias de Capri, unindo as melhores atividades do destino.


Hotéis em Capri – onde ficar

Capri é um destino que muita gente visita em um único dia, fazendo um bate volta a partir da Costa Amalfitana ou de cidades como Sorrento e Nápoles, mas se você quiser desfrutar da ilha com mais calma, aproveitar para ficar hospedado por lá alguns dias é uma ótima pedida.

Se optar por ficar hospedado na ilha, é importante saber de antemão que a hospedagem não é uma pechincha e se quiser encontrar opções mais econômicas e bem localizadas, será necessário empregar um pouco de tempo em suas pesquisas.

Sobre a localização do hotel em Capri, vale recordar que a ilha está dividida em duas cidades: Capri tem mais movimento, mais lojas e restaurantes, enquanto Anacapri fica um ligeiramente mais afastada, mas pode ter hotéis mais econômicos. É possível ir de uma cidade a outra com um trajeto de ônibus que dura em torno de 10 a 15 minutos. Outra opção, é ficar na região de Marina Grande, onde chegam e partem as embarcações — apenas se atente para o fato de que o centrinho da cidade fica na parte alta de Capri e não na área do Porto.

Outra informação relevante é que como a ilha não é plana, é interessante que você escolha uma acomodação em que não terá que fazer muitas descidas ou subidas, que pode tornar mesmo distâncias curtas um pouco desconfortáveis.

Nós ficamos hospedados no Capri Wine Hotel, que além de uma vista linda tem um dono muito atencioso e solícito! Gostamos muito da experiência e também da localização até as atrações de Capri, que ficavam próximas.

Outras opções de hotéis em Capri que vale você dar uma olhada são o Fuorlovado 40, o Marunnella Suites, ambos com um preço sem exageros, além do prestigiado Hotel Punta Tragara, um 5 estrelas caso você busque uma acomodação luxuosa!
Em Anacapri confira as instalações do Hotel Al Mulino, do Hotel Villa Caselle e do Le Cantinelle.


Transportes em Capri

Capri é um destino muito curioso no que diz respeito aos transportes, a ilha tem ruas muito estreitas e veículos pequenininhos, adaptados para o modo de vida naquele lugar, o que faz com que um simples passeio se torne uma verdadeira atração.

dicas capri italia

As caminhadas são ótimas para ir de um lugar a outro em Capri, mas quando as distâncias são mais longas é aos ônibus que a gente acaba recorrendo. Na verdade, são micro-ônibus, levam poucos passageiros, mas são puro charme.

O lado negativo é que como são pequenos e levam poucas pessoas, o transporte fica sobrecarregado no período de alta temporada, o que acaba gerando filas longas em alguns pontos de ônibus.

transporte capri

Como alternativa, você pode também utilizar os táxis – alguns veículos são belíssimos, sem capota e combinam muito com o charme da ilha, mas não são uma pechincha.

 


E você, já esteve em Capri? Tem alguma dica da ilha? Compartilhe com a gente nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção