logo Melhores Destinos

Praia do Espelho! Conheça esse paraíso no Litoral Sul da Bahia

Monique Renne
Monique Renne
12/01/2021 às 4:55

Praia do Espelho! Conheça esse paraíso no Litoral Sul da Bahia

A Praia do Espelho é o destino dos sonhos para quem busca relaxar diante do mar da Bahia. Uma das melhores praias do Brasil, esse paraíso cada dia mais deixa de ser uma simples praia para curtir durante um dia e se transforma em um fantástico destino de férias. Se as vizinhas Trancoso e Caraíva já parecem grandes demais para você, a Praia do Espelho pode ser uma ótima pedida nos feriados de 2021.

Com deliciosas pousadas, bons restaurantes, quiosques charmosos, mar transparente, falésias coloridas e piscinas naturais, a Praia do Espelho é certeza de felicidade. E o pacote fica perfeito com faixas de areia desertas e repletas de coqueiros para emoldurar a paisagem. Ainda não conhece a Praia do Espelho? Confira nossas dicas! A Praia do Espelho tem tudo para se encaixar perfeitamente nos seus sonhos de viagem!

Praia do Espelho

Praia do Espelho / Foto: Monique Renne

Onde fica a Praia do Espelho

A Praia do Espelho é um dos paraísos mais bem guardados do Litoral Sul da Bahia e faz parte do município de Porto Seguro. Para sermos mais exatos, a Praia do Espelho está localizada quase no meio do caminho entre as vilas de Trancoso e Caraíva. O lugar, também chamado de Curuípe, ainda é bem tranquilo e pode ser descrito como um discreto vilarejo à beira-mar.

O fazer na Praia do Espelho

As piscinas naturais que se formam na Praia do Espelho (também chamada de Curuípe), são o desejo de muitos turistas que visitam o Litoral Sul da Bahia. Aliadas às lindas falésias em tons de rosa, vermelho, bege e ocre,  a Praia do Espelho se torna um paraíso para os amantes do mar. O visual fica completo com os intensos coqueirais que beiram a faixa de areia e também com o rio que desemboca no mar, dando um ar bucólico e ainda mais charmoso ao Espelho. 

Os dias no Espelho são dedicados a relaxar. E a região convida a isso a todo instante. As praias são tranquilas, os quiosques e hotéis muito charmosos e o visual é capaz de nos transportar a outro universo. Aproveite os dias no Espelho para desconectar da vida e se conectar ao paraíso!

O que fazer na Praia do Espelho

Kite na Praia do Espelho / Foto: Monique Renne

Praia do Espelho (Curuípe)

A Praia do Espelho, também chamada de Curuípe, é a principal faixa de areia da região, onde está grande parte dos restaurantes, quiosques e pousadas que recebem os turistas. O “agito” se concentra em um curto trecho do mar, mais à esquerda. Para ver a Praia do Espelho mais tranquila, basta caminhar para a direita, onde a praia se torna cada vez mais selvagem e preservada. Um espetáculo de visual, que agrada a todos os amantes de praias desertas.

Praia do Espelho Trancoso Bahia

Praia do Espelho / Fotos: Monique Renne

Quanto mais para a direita, mais tranquila será a Praia do Espelho, porém mais agitado será o mar. Ao chegar ao rio que desemboca na praia, fique ligado! A travessia é mais fácil na maré baixa. O trecho de mar mais calmo, com formação de piscinas, é de frente para os principais quiosques e restaurantes.

Há quem chame o trecho mais animado da praia de Curuípe e o trecho mais deserto de Espelho. Na prática, o nome de Praia do Espelho é usado para um longo trecho, tanto o do agito quanto o mais deserto. Na dúvida, fique com a beleza do lugar e não se prenda ao nome exato de cada pequeno trecho da praia.

Praia dos Amores (Setiquara)

Além da Praia do Espelho, outras duas porções de areia vizinhas merecem a visita. E de tão coladas que são, é até difícil definir onde começa uma e termina a outra. Para ir além do Espelho, basta andar para a esquerda rumo à Praia dos Amores (também conhecida como Setiquara). Na maré baixa, Amores e Espelho se unem e viram uma só praia. Entretanto, na maré alta, o mar fecha a passagem de rocha entre as duas e a Praia dos Amores fica isolada e com acesso apenas pela trilha no alto da falésia (de onde se tem linda vista para o mar).

Praia do Espelho Trancoso

Praia dos Amores / Fotos: Monique Renne

A Praia dos Amores tem formação de piscinas naturais tão lindas quanto a Praia do Espelho, mas sem os coqueiros, restaurantes e quiosques à beira-mar. Na Praia dos Amores o que reina é o visual das falésias incrivelmente coloridas em meio a uma espetacular praia deserta. Um paraíso!

Praia do Outeiro

Seguindo a faixa de areia rumo à esquerda, logo depois da Praia dos Amores, você encontrará a Praia do Outeiro. Com menos falésias e mais coqueiros, a Praia do Outeiro é a última antes de chegar à Praia da Barra do Rio dos Frades, já em Trancoso. Para quem está no Espelho e deseja se isolar um pouco mais, a Praia do Outeiro é ótima pedida. Vale a longa caminhada e também uma paradinha para relaxar. A caminhada até a Praia do Outeiro é mais recomendada na maré baixa, já que na maré alta alguns trechos ficam quase 100% dentro da água, o que torna o passeio não tão fácil.

Praia do Espelho o que fazer

Praia do Outeiro / Fotos: Monique Renne

Mirante da Praia do Espelho

Ao caminhar pela Praia do Espelho e pela Praia dos Amores, não perca a chance de ver as duas do alto. O visual é incrível, especialmente na maré baixa, quando é possível ver as nuances do mar, com cores entre azul e verde. É possível subir ao topo das falésias pela escadaria do Condomínio do Outeiro e também um pouco mais adiante, rumo à Praia do Outeiro. Ambos são lindos!

Praia do Espelho quando ir

Praia do Espelho / Foto: Monique Renne

Caminhada do Espelho rumo a Trancoso ou Caraíva

Quem ficar na Praia do Espelho por mais tempo poderá se aventurar em lindas caminhadas à beira-mar. O passeio é especialmente interessante na maré baixa, quando a faixa de areia é mais longa e o mar forma incríveis piscinas naturais. Você poderá escolher entre os percursos rumo a Trancoso ou Caraíva, sendo que ambos oferecem praias espetaculares, algumas entre as melhores praias da Bahia.

Praia do Espelho Bahia

Trilha da Praia do Espelho até Trancoso

Serão 18 km de trilha entre Trancoso e a Praia do Espelho, sempre à beira-mar. O passeio começa com a Praia do Espelho, Praia dos Amores e Praia do Outeiro. Logo na sequência, você encontrará o Rio dos Frades, que dá início às praias de Trancoso, a começar pela bem preservada Praia do Rio dos Frades. O visual é cercado de mar transparente e enormes árvores de mangue. Uma paisagem bem distinta e que vale o percurso.

Praia do Espelho onde fica

Praia do Espelho / Foto: Monique Renne

Na sequência da trilha, você encontrará a Praia de Itaquena, Praia de Patimirim, Praia de Itapororoca, Praia do Rio Verde e, finalmente, a Praia dos Coqueiros, por onde é possível chegar ao Quadrado de Trancoso. Ufa! O caminho é longo, mas vale cada passo na areia! Na volta, cogite a possibilidade de pegar o ônibus que sai de Arraial d’Ajuda e passa pela Praia do Espelho.

Trilha da Praia do Espelho até Caraíva

A caminhada da Praia do Espelho até Caraíva é bem mais curta se comparado ao trajeto rumo a Trancoso. Serão apenas 10 km até a Vila de Caraíva, com direito a paisagens espetaculares no caminho. O percurso começa na Praia do Espelho e segue rumo ao sul, passando pela Praia da Juacema, Lagoa do Mucaba, Praia do Satu, Praia do Camarão e, finalmente, a travessia do Rio da Barra para chegar à vila de Caraíva. Parte inicial do percurso da trilha do Espelho para Caraíva é pelo alto das falésias, o que rende visual ainda mais lindo ao passeio!

Praia do Espelho caminhada

Praia do Espelho/ Fotos: Monique Renne

Lembre-se de fazer a caminhada na maré baixa e também de levar dinheiro para a travessia de canoa no Rio Caraíva (R$ 5). Ao retornar, vale pegar o ônibus rumo a Trancoso (com parada no Espelho) ou pagar um barco para levar até a Praia do Espelho pelo mar.

Piscinas naturais na Praia do Espelho

Para ver o mar como um espelho de fato, é preciso ter condições perfeitas de vento, maré e sol. É um visual um pouco raro, mas, sem dúvida, maravilhoso. As piscinas naturais que deram fama à Praia do Espelho aparecem na maré baixa, especialmente nas luas nova e cheia, quando a maré tem maior variação e as piscinas naturais ficam ainda mais bonitas. Na maré alta, apesar das praias continuarem lindas, elas não estarão com piscinas naturais.

Praia do Espelho piscinas naturais

Praia do Espelho/ Foto: Monique Renne

O efeito de espelho acontece no exato momento que a maré a atinge o ponto mais baixo. O mar estará “parado” e a água formará um lindo e encantador espelho. Um espetáculo! Confira a tábua de maré antes da viagem para ter certeza de conseguir ver o fenômeno que tornou a Praia do Espelho famosa.

Restaurantes na Praia do Espelho

Será fácil encontrar um delicioso restaurante na Praia do Espelho, especialmente se você busca um ambiente relaxante à beira-mar. Ao longo da faixa de areia não faltam opções, mas é importante estar preparado para o preço, que pode ser um pouquinho salgado, especialmente na alta temporada. Muitas vezes os restaurantes exigem consumação mínima para usar as mesas e guarda-sol, fique ligado na hora da escolha.

Praia do Espelho restaurantes

Onde comer na Praia do Espelho / Fotos: Monique Renne

Para uma experiência inusitada, com cardápio surpresa, vale conferir o Restaurante da Silvinha (atende apenas com reserva). Se a pedida for por uma boa comida com frutos do mar aliada a ambiente aconchegante, não deixe de ir ao Maion, que funciona como pousada e restaurante, assim como quase todas as pousadas da praia. Há ainda diversos quiosques charmosos à beira-mar, como o Oribá. Faça uma caminhada para escolher o seu favorito.

Quem passar a noite na Praia do Espelho contará ainda com alguns restaurantes localizados dentro do Condomínio Outeiro das Brisas, como o Bistrô do Oswaldo e os restaurantes de pousadas, como o Brisas do Espelho e a Pousada do Outeiro.

Quando ir à Praia do Espelho

A Praia do Espelho pode ser visitada durante todo o ano, porém é preciso ficar ligado na maré certa para conseguir ver o efeito de espelho que tornou o destino famoso. Para ver a praia em sua beleza máxima, o ideal é viajar nas luas nova e cheia, quando a maré é mais ativa e o efeito de espelho poderá ser visto no exato momento da maré mais baixa. Para saber o período ideal, consulte a tábua de marés e o calendário lunar. Fique ligado também à hora do dia do passeio, já que a maré baixa acontece cada dia em um horário diferente.

Praia do Espelho melhor época

Praia do Espelho / Foto: Monique Renne

Clima na Praia do Espelho

O clima na região da Praia do Espelho se mantém constante ao longo do ano e a variação de temperatura entre o período mais quente e mais frio não passa de 4°. Os meses mais quentes do ano são no verão, entre fevereiro e março, quando a mínima média é de 26°C e a máxima é de 28°C. Já os meses mais frios, no auge do inverno, são julho, agosto e setembro, com mínima de 23°C e máxima de 24°C. Os dados meteorológicos são com base em Caraíva, destino mais próximo da Praia do Espelho com medição.

Praia do Espelho onde comer

Praia do Espelho/ Foto: Monique Renne

Assim como o sol, a chuva também está presente durante todo o ano. Mesmo os meses mais “secos” são chuvosos. A boa notícia é que as chuvas costumam ser passageiras e o sol sempre reina na região. Os meses mais chuvosos são março, abril, novembro e dezembro, com precipitações que variam de 141 mm a 165 mm. Já o mês mais seco é agosto, com 81 mm de chuva, o que não é pouco.

Praia do Espelho Caraíva

Praia dos Amores/ Foto: Monique Renne

A combinação de temperatura mais baixa e aumento das chuvas faz o meio do ano – entre maio e julho – o período menos recomendado para visitar a região. Já o período entre a primavera e o verão está entre os prediletos para as praias da Bahia. Vale dizer que em todos os feriados a Praia do Espelho costuma ficar mais movimentada. Mesmo assim, dificilmente ela estará lotada na sua viagem. Vale dizer que nos meses de inverno é comum que muitos restaurantes e pousadas fechem as portas. O período é ideal para quem deseja preços mais baratos. Já a alta temporada tem valores inflacionados e preços bem mais caros.

Praia do Espelho pôr do sol

Pôr do sol na Praia do Espelho/ Foto: Monique Renne

Como chegar à Praia do Espelho

Você poderá chegar à Praia do Espelho de carro, ônibus, quadriciclo, lancha e, com um pouco mais de pique, até mesmo a pé! A maneira mais rápida de chegar ao Espelho é o percurso de lancha, porém o carro permite liberdade de horário e você poderá conhecer outras praias na região. O ônibus é uma boa pedida especialmente no retorno de quem vai à Praia do Espelho a pé e, certamente, a maneira mais econômica de chegar ao lugar.

Como chegar à Praia do Espelho

Praia do Espelho/ Foto: Monique Renne

Como chegar à Praia do Espelho saindo de Trancoso

Para quem está em Trancoso e pretende ir à Praia do Espelho de carro, basta seguir por 18 km pela BA-283 (Estrada de Trancoso) e entrar na placa indicativa para a Praia do Espelho (Curuípe). A partir desse ponto, serão mais 5 km em estrada de terra até a Praia do Espelho. Para quem está de quadriciclo, o caminho pode ser um pouco mais curto, passando pelas estradas de areia próximas à Praia da Barra do Rio dos Frades. Nesse caso, é recomendável fazer um passeio com guia. Nos arredores da Praia do Espelho há estacionamento pago (média de R$ 20 por carro). O acesso principal à praia é por uma rampa/ escadaria de madeira construída nas falésias.

 

Quem não estiver de carro poderá fazer o trajeto até a Praia do Espelho de ônibus. O transporte sai de Arraial d’Ajuda rumo a Caraíva e faz uma parada próxima ao Condomínio Outeiro das Brisas, de onde é preciso caminhar por mais 1,4 km até a praia. A empresa que realiza a rota é a Viação Águia Azul. São duas viagens por dia. Confira o horário do ônibus

Praia do Espelho como chegar saindo de Trancoso

Praia do Espelho/ Foto: Monique Renne

Para quem gosta de aliar praia e passeio, vale investir no tour de lancha até a Praia do Espelho. O custo varia de acordo com o número de passageiros e o percurso pode ser feito em grupo ou com uma lancha particular. O custo médio por pessoa, em grupo, é de R$ 300.

Os turistas que tiverem muita disposição poderão fazer o trajeto a pé a partir de Trancoso. Serão 18 km de percurso à beira-mar. O ideal é fazer o trajeto na maré baixa, para não pegar a travessia do Rio dos Frades cheia. Consulte a tábua de marés antes de fazer o passeio. Para a volta, vale pegar o ônibus que parte à tarde de Caraíva rumo a Trancoso.

Como chegar à Praia do Espelho saindo de Caraíva

A partir de Caraíva, o trajeto total de carro tem 22 km. O percurso (depois da travessia do Rio Caraíva) segue pela BA-283 até a placa indicativa para a Praia do Espelho (Curuípe). A partir desse ponto, serão mais 5 km em estrada de terra até a Praia do Espelho. O trajeto final é o mesmo de quem segue a partir de Trancoso.

 

Para quem vai de ônibus, o mesmo ônibus que passa por Arraial d’Ajuda e Trancoso vai até Caraíva. Você pegará o trajeto Caraíva – Arraial d’Ajuda e fará uma parada próxima ao Condomínio Outeiro das Brisas, a partir de onde é preciso caminhar por mais 1,4 km até a praia. A empresa que realiza a rota é a Viação Águia Azul. São duas viagens por dia. Confira o horário do ônibus.

Praia do Espelho como chegar saindo de Caraíva

Condomínio Outeiro das Brisas / Foto: Monique Renne

Assim como é possível ir a pé até a Praia do Espelho saindo de Trancoso, também vale fazer o trajeto a partir de Caraíva. Atravesse o Rio Caraíva e siga a trilha pela faixa de areia e pelo alto das falésias. Faça o percurso na maré baixa para ser mais fácil atravessar os trechos de rio. O trajeto total tem 10 km de distância e leva por volta de 2h30. Na volta, vale pegar o ônibus!

Pousadas na Praia do Espelho

Quem abrir mão de um bate e volta e optar por se hospedar em uma das deliciosas pousadas na Praia do Espelho não irá se arrepender. Na região há pousadas convidativas a dias de descanso, muitas delas com pé na areia e ambiente relaxante. Ideal para se isolar e curtir diante do mar. No Espelho é possível também se hospedar em casas de aluguel, já que um grande condomínio está localizado no topo das falésias, o que favorece os turista que desejam maior privacidade e buscam um cantinho para ficar por mais tempo. Confira as melhores opções de pousadas na Praia do Espelho!

pousadas na Praia do Espelho

Pousada do Outeiro / Foto: Monique Renne

Calá & Divino Hotel Casa – Praia do Espelho

De frente para o mar, o Calá & Divino Hotel Casa parece uma continuação da faixa de areia. Com estilo mediterrâneo, esse hotel boutique lembra hospedagens dos melhores destinos da Grécia. Aproveite o delicioso restaurante, as espreguiçadeiras, redários e todo o jardim que cerca o lugar. Tudo com direito a uma maravilhosa praia de brinde.

Nota 9.5 no Booking

hotéis e pousadas na Praia do Espelho

Fotos: Booking

Pousada Enseada do Espelho – Praia do Espelho

Pousada Enseada do Espelho agrada em cheio a quem busca conforto, mas sem perder o lado rústico que tanto encanta no Litoral Sul da Bahia. O lugar é especialmente interessante para quem viaja de casal e busca um destino muito especial para dar romantismo ao momento, com direito a pé na areia, varanda com vista pro mar, café da manhã na beira da praia e banheira de hidromassagem para relaxar, quem precisa de mais?

Nota 9.6 no Booking

Pousadas na Praia do Espelho

Fotos: Booking

Pousada Brisas do Espelho

Localizada no alto das falésias que cercam a Praia do Espelho, dentro de um condomínio particular, a Pousada Brisas do Espelho é uma boa pedida para quem não faz questão de ficar à beira-mar, mas ainda assim busca uma bela pousada para os dias de descanso pertinho da praia. O espaço da pousada conta com piscina e ambientes aconchegantes.

Nota 9.0 no Booking

Pousada na Praia do Espelho

Fotos: Booking

Pousada Bendito Seja

Localizada de frente para o mar, a Bendito Seja vai além do mar e oferece tinas de madeira para um delicioso ofurô, banheiras de hidromassagem, amplas varandas com redário, quartos lindamente decorados e serviço de massagem. A Pousada Bendito Seja tem tudo para você relaxar! Difícil não sair de lá com as energias renovadas!

Nota 9.3 no Booking

Pousadas na Praia do Espelho

Fotos: Booking

Pousada do Outeiro

A Pousada do Outeiro está localizada no alto das falésias que cercam a Praia dos Amores e oferece um visual incrível para o mar, além de acesso por escadas direto para a praia. Uma ótima pedida para quem busca um lugar para descansar na Praia do Espelho.

Nota 9.4 no Booking

Pousadas na Praia do Espelho

Fotos: Booking

Quanto tempo ficar

Muita gente acha que o Espelho é só um passeio de bate e volta, mas para curtir de verdade o lugar, o ideal é se hospedar por lá uma ou duas noites. Se a ideia for relaxar e curtir sem pressa, vale até mesmo estender o tempo e escolher uma deliciosa pousada para ficar vários dias por lá! Com mais tempo você terá a chance de ver a praia em diferentes formas e marés, além de poder ir além da praia e conhecer belezas vizinhas, como Trancoso e Caraíva, com direito a uma deliciosa caminhada à beira-mar.

Praia do Espelho Bahia


Você já esteve na Praia do Espelho? Conta pra gente como foi a experiência e deixe as suas dicas nos comentários! Quanto mais dicas, melhor! E se você está se programando pra ir às praias baianas, confira 19 hotéis e pousadas para relaxar nas praias do Litoral Sul da Bahia!