logo Melhores Destinos

O que fazer em Maresias: dicas e mais 11 praias próximas para curtir!

Monique Renne
Monique Renne
10/02/2021 às 16:39

O que fazer em Maresias: dicas e mais 11 praias próximas para curtir!

Maresias é a praia responsável por grande parte dos turista que chegam ao Litoral Norte de São Paulo. Famosa pelas boas ondas e por ter revelado grandes nomes do surfe mundial, Maresias é muito mais que apenas uma praia. De tão importante para a região de São Sebastião, há quem chegue por lá pensando que Maresias é a cidade de fato. Um dos principais destinos entre as praias do Brasil, Maresias atrai pela boa infraestrutura, grande número de pousadas e fartura de restaurantes. Sem falar na balada e vida noturna, uma das mais famosas do país. Aproveite um feriado prolongado ou as merecidas férias para curtir Maresias. Acredite! Não faltará o que fazer em Maresias durante os seus dias de descanso por lá.

Maresias e outras praias de São Sebastião estão entre as mais belas praias de São Paulo. Com mais de trinta faixas de areia para dias de descanso, São Sebastião oferece praia para todos os gostos e desejos. Há praias desertas, praias de ilhas, praias com rio, praias para surfe e praias com vista para o intenso verde da Serra do Mar. Tem praia com muito agito – como a Praia de Maresias e a Praia de Juquehy – e praia que é só calmaria, como a lindíssima Praia de Calhetas. Certamente Maresias e as outras praias de São Sebastião irão se encaixar perfeitamente no seu desejo de férias ou em uma viagem rápida de final de semana. Se você procura um lugar para esfriar a cabeça e relaxar quando a quarentena passar, Maresias pode ser o seu lugar!

Maresias

Praia de Maresias

Onde fica Maresias?

Distante 100 km de Ubatuba e 160 km da capital São Paulo, Maresias está localizada na cidade de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. Diferente do que muita gente pensa, Maresias não é uma cidade. Na verdade, Maresias é uma das mais de trinta praias de São Sebastião. Claro que não estamos falando de uma praia qualquer, mas sim de uma praia (ou bairro/vila) que, de tão famosa, ganhou vida própria e se tornou um dos destinos turísticos mais procurados de São Paulo. Na prática, é bem mais comum ouvir que alguém está indo para Maresias do que para São Sebastião.

Maresias

Canto do Moreira na Praia de Maresias

Maresias e as melhores praias de São Sebastião

Se você nunca esteve na Praia de Maresias ou em outras praias de São Sebastião, temos algumas sugestões para você! Mas se você já esteve no Litoral Norte de São Paulo muitas vezes e, ainda assim, não desapega nunca da sua praia favorita, que tal experimentar algumas novidades desta vez? Aproveite! São muitas praias para curtir em São Sebastião, a começar por Maresias, claro!

As melhores praias de São Sebastião estão localizadas principalmente ao sul do centro da cidade (sentido a Bertioga). Um dos maiores fatores que contam a favor de Maresias e São Sebastião é que grande parte das faixas de areia são facilmente acessíveis de carro, o que faz do destino o lugar ideal para quem não quer dificuldade para chegar aos paraísos à beira-mar.

Maresias

Praia de Calhetas

Ao viajar rumo a Maresias e São Sebastião, é importante ter em mente que quanto mais gente estiver no destinos, maior será o trânsito. Para evitar perder tempo demais em deslocamentos, procure montar roteiros com praias próximas. Vale também dar preferência a hotéis e pousadas de Maresias e São Sebastião que estejam localizados nos arredores das suas praias favoritas. Quanto menos tempo na estrada, mais tempo no mar!

Outra vantagem de Maresias e outras praias de São Sebastião, é que quase sempre há infraestrutura no local, seja de uma simples barraquinha, seja de restaurantes badalados. Ótimo para quem não abre mão de serviços como comida, bebida e aluguel de barracas. É a pedida certa para relaxar sem se preocupar. Confira as melhores praias de São Sebastião para quem está em Maresias.

O que fazer em Maresias

Praia, surfe e balada resumem bem Maresias! O destino é ideal para se divertir, mas também para relaxar. O pacote fica completo com bons restaurantes, pousadas charmosas, hotéis refinados, fácil acesso e vizinhas famosas (Ubatuba e Ilhabela estão logo ali). Aproveite os dias em Maresias para ir além do seu quiosque favorito à beira-mar. Vale até investir em alguns esportes de aventura enquanto estiver por lá. Agora, se você faz a linha que adora curtir a noite, mas não abre mão de recarregar a energia em um banho de mar, Maresias pode ser o seu lugar!

Praia de Maresias

Coconut’s Maresia Hotel / Foto: Booking

Vá à Praia de Maresias

Maresias conta com mais de 5 km de faixa de areia. Um deleite para os amantes do mar e um paraíso para quem quer descansar no Litoral Norte de São Paulo. A Praia de Maresias é especialmente interessante para os praticantes do surfe, que encontram no Canto do Moreia (o canto direito da praia) condições ideais para a prática do esporte. Não à toa foi lá que surgiu o talentoso campeão mundial Gabriel Medina. Quem não é adepto das manobras não terá problema em curtir o mar, que em diversos trechos da praia é tranquilo para banho, especialmente no canto esquerdo.

Maresias

Canto do Moreira

Maresias é a praia ideal para quem busca conforto aliado a bons serviços e muito agito. A noite de Maresias está entre as melhores de São Paulo, o que rende movimento durante todo o dia para os arredores da praia. Você pode se hospedar por lá e passar alguns dias sem repetir um programa ou um cantinho de praia sequer.

Vá a outras praias de São Sebastião

Comco dissemos, Maresias é uma das dezenas de praias de São Sebastião. Ser apenas uma praia não tira a importância de Maresias, afinal, estamos falando de uma das faixas de areia mais badaladas, movimentadas e animadas de todo o Brasil. Mas se você está hospedado por lá, não deixe de conhecer outras belas faixar de areia nos arredores de Maresias!

Praia de Juquehy

A Praia de Juquehy – ou Juqueí – disputa com Maresias o título de praia mais badalada de São Sebastião. Juquehy é o destino certo para quem gosta de praia com infraestrutura e muito espaço para a prática de esportes. Diferente da concorrente Maresias, Juquehy tem como característica um ambiente sempre mais tranquilo. O agito é na medida exata para quem gosta de praia animada e também para os que preferem ambientes menos tumultuados. Ideal para os dois públicos, que podem garantir distância graças à faixa de areia com mais de 3 km de extensão.

Praias perto de Maresias

Juqyehy

Se você prefere movimento, prefira o centro da praia; se prefere calmaria, recorra às pontas. A região de Juquehy é um mix de residências e comércio, com boas pousadas e restaurantes. Hospedar-se por lá garante dias de descanso sem precisar se deslocar para nenhum outro lugar; ótimo para os dias de feriados prolongados, quando as estradas ficam lotadas. Aproveite Juquehy para alugar uma bike, praticar esportes e curtir sem pressa.

Praia de Juquehy Maresias

Praia de Juquehy

Como chegar à Praia de Juquehy

A Praia de Juquehy está distante 52 km do centro de São Sebastião e 26 km da Praia de Maresias (sentido sul). O acesso é pela BR-101 (Rodovia Rio-Santos). No local, há diversos pontos disponíveis para estacionamento ao longo da orla e nos comércios da região.

Praia de Calhetas

O difícil acesso à Praia de Calhetas costuma preservá-la quase sempre tranquila, muitas vezes com jeito de praia deserta (mas é preciso sorte para isso). Calhetas está localizada dentro de uma propriedade particular e não há estacionamento nos arredores, o que desanima muitos turistas. Não desista! Uma caminhada um pouquinho mais longa te levará a uma das melhores praias de São Sebastião.

Maresias onde fica

Praia de Calhetas

Localizada em uma península que segue em direção ao mar, Calhetas tem duas praias distintas, uma de cada lado da faixa de areia. Você poderá escolher o seu visual predileto para curtir o dia de sol. A paisagem é linda para ambos os lados. Apesar de os olhos permanecerem grudados ao mar, vale também observar a montanha ao fundo do cenário, coberta por intenso verde bem preservado. Na ponta da península, há uma pequena área verde de onde se tem linda vista para as praias. Não deixe de subir até lá!

Maresias

Praia de Calhetas

Como chegar à Praia de Calhetas

A Praia de Calhetas está distante 18 km do centro de São Sebastião (sentido sul) e 11 km da Praia de Maresias (sentido norte), entre as praias do Toque-Toque Grande e Toque-Toque Pequeno. O acesso à faixa de areia é por uma propriedade particular, com entrada pela BR101. Apenas pedestres são autorizados a entrar, por isso o veículo deve ficar estacionado na rodovia. À beira da estrada, há alguns recuos onde os motoristas costumam estacionar, entretanto multas são comuns na área. Fique ligado! Na dúvida, estacione mais longe e siga a pé até a praia. A partir da rodovia, o percurso a pé até a praia leva 15 minutos. No caso da Praia de Calhetas, que não tem vaga para estacionar, ir de ônibus é uma boa pedida.

Praia do Toque-Toque Pequeno

Ainda um dos poucos redutos de pescadores em São Sebastião, a Praia do Toque-Toque Pequeno é lugar para quem busca calmaria e um belo cenário, mas sem abrir mão de infraestrutura nos arredores. Apesar da presença de casas de luxo, o comércio tradicional de peixes fresquinhos segue vivo e o clima é mesmo de cidade do interior. Toque-Toque Pequeno preserva ambiente sempre tranquilo e bem familiar, o que rende a ela um certo ar de paraíso quase particular.

Maresias

Praia do Toque-Toque Pequeno

Apesar de praticamente não ter quiosques à beira-mar, nas ruas próximas à praia há boas opções de restaurantes. A vizinhança reserva até uma bela igrejinha que rende um cenário para fotos. Sobre o mar, é importante dizer que a Praia do Toque-Toque Pequeno é de tombo, e forma uma piscina profunda logo na arrebentação. Há salva-vidas no local, mas é importante ficar atento para evitar incidentes.

Maresias praias de São Paulo

Praia do Toque-Toque Pequeno

Como chegar à Praia do Toque-Toque Pequeno

A Praia do Toque-Toque Pequeno está distante 22 km do centro de São Sebastião (sentido sul) e 7 km da Praia de Maresias (sentido norte). O acesso principal é pela BR101, a partir de onde diversas ruas levam à faixa de areia. No local, há vagas disponíveis para estacionamento ao longo das ruas residenciais.

Praia de Santiago

A Praia de Santiago é uma das raras remanescentes que recebem campistas à beira-mar. Cercada por natureza ainda bem preservada, Santiago tem mar límpido e muita sombra para relaxar. A praia é extremamente tranquila e chega a ficar deserta quando São Sebastião está com pouco movimento. Boa opção entre as melhores praias de São Sebastião para fugir do público que lota a cidade durante os feriados. 

Praias perto de Maresias

Praia de Santiago

Na praia de Santiago a faixa de areia é fofa e longa o suficiente para nunca ficar lotada de turistas. Já o mar, sempre transparente, é ótimo para a prática de snorkeling e varia entre dias tranquilos e outros com boas ondas, quando o canto direito da praia costuma favorecer a prática de surfe. Como a Praia de Santiago está bem perto da Praia de Maresias, ela é uma ótima opção para fugir nos dias que a vizinha mais badalada estiver lotada. Vale dizer que na praia não há grandes bares ou restaurantes, apenas um pequeno quiosque serve comida e bebida aos frequentadores. Vá preparado se quiser passar o dia por lá.

maresias

Praia de Santiago

Como chegar à Praia de Santiago

A Praia de Santiago está distante 22 km do centro de São Sebastião (sentido sul) e 5 km da Praia de Maresias. Uma pequena rua dá acesso à praia a partir da BR101. No local, há vagas disponíveis para estacionamento ao longo da rua. 

Praia de Camburi e Praia de Camburizinho

A dupla formada pela Praia do Camburizinho e Praia do Camburi encanta pelo visual e também pela tranquilidade. Com ótimo mar, areia fofa e cercadas por boas pousadas e restaurantes, Camburizinho e Camburi são separadas por uma península e um rio e, juntas, rendem um belo dia de passeio. Movimentada na medida certa e considerada uma das mais badaladas de São Sebastião, a Praia do Camburi é cercada de muito verde, tem areia branca e o mar costuma ser agitado, o que agrada aos praticantes de surfe.

Camburi

Já Camburizinho, tem faixa de areia que forma uma pequena enseada de águas tranquilas e cristalinas. O local é ideal para uma caminhada. Aproveite e vá até a ponta direita, onde a praia conta com uma faixa de vegetação que parece uma ilha. Dá até para fazer uma trilha curtinha. Ao chegar à ponta da enseada, você verá o rio que divide Camburizinho e Camburi.

Camburizinho

Como chegar à Praia de Camburizinho e à Praia de Camburi

As praias de Camburi e Camburizinho estão distantes 39,5 km do centro de São Sebastião e 13,5 km da Praia de Maresias (sentido sul). O acesso é pela Estrada do Camburi. No local, há vagas disponíveis para estacionamento ao longo das ruas residenciais e também nos comércios à beira-mar. Circular entre as duas praias é bem fácil. Uma estrada com comércios e casas charmosas faz a ligação entre ambas, o que torna o trajeto entre elas bem tranquilo.

Praia da Baleia

A Praia da Baleia tem faixa de areia longa e compacta, o que agrada em cheio a quem gosta de praticar esportes ao ar livre. Com mar que varia entre trechos extremamente tranquilos e outros com boas ondas para o surfe, a Praia da Baleia é capaz de atender a diversos públicos, dos atletas às família com crianças. A Praia da Baleia tem ainda cantinhos dedicados a quem não abre mão de serviços à beira-mar e também aos que preferem ambientes mais isolados.

Praias de São Sebastião

Praia da Baleia

Se você quiser um quiosque com aluguel de barracas, encontrará por lá. Mas se o que você procura é um bom espaço para relaxar, não há com o que se preocupar. Uma boa sombra você sempre irá achar por lá! A praia é muito limpa e bem cuidada pelos moradores, chegando a destoar das demais pela boa sinalização e presença da associação que preza pela preservação da área. Um reduto delicioso para um dia tranquilo de frente para o mar.

Praias de São Sebastião

Praia da Baleia

Como chegar à Praia da Baleia

A Praia da Baleia está distante 42 km do centro de São Sebastião e 15,5 km da Praia de Maresias (sentido sul). O acesso é pela Estrada do Camburi. No local, há vagas disponíveis para estacionamento ao longo das ruas residenciais, onde há passagens para pedestres até a faixa de areia. 

Praia da Barra do Sahy

A Praia da Barra do Sahy é um dos melhores redutos em meio à natureza ainda preservada que reina nesse trecho do Litoral Norte de São Paulo. Cercada por uma pequena vila de pescadores, a Barra do Sahy segue em ritmo lento, como bem deve ser um dia de descanso entre as melhores praias de São Sebastião. Pegue uma sombra sob as amendoeiras, estenda a canga e aproveite a calmaria do lugar.

Praias de São Sebastião

Praia da Barra do Sahy

Na Barra do Sahy, a vida anda em ritmo próprio e é possível passar dias sem precisar sair da região. Ideal para se isolar do movimento, especialmente na alta temporada, quando o trânsito é intenso. Escolha uma boa pousada, guarde um lugar ao sol e aproveite cada minuto. O mar calmo da Barra do Sahy agrada em cheio às famílias e aos praticantes de SUP. Para quem gosta de explorar cada pedacinho das praias, um passeio até o canto esquerdo leva a uma charmosa capelinha no encontro com o Rio Sahy. Já no canto direito, há uma boa formação de piscinas naturais em meio às rochas.

Maresias

Praia da Barra do Sahy

Como chegar à Praia da Barra do Sahy

A Barra do Sahy está distante 44 km do centro de São Sebastião e 18 km da Praia de Maresias (sentido sul). O acesso é pela Estrada do Camburi e depois Av. Deble Luísa Deraniaté. No local, há vagas disponíveis para estacionamento ao longo das ruas residenciais, onde há passagens para pedestres até a faixa de areia. 

Praia da Barra do Una

A Praia da Barra do Una é uma das mais interessantes da região e oferece um ambiente único entra as melhores praias de São Sebastião. Ela se difere das demais por unir o banho de mar ao banho de rio. O encontro dos dois forma uma bela marina, que faz a felicidade dos turistas. Sempre movimentada, a Barra do Una é o lugar ideal para quem curte lancha, barcos ou jetski. Vale até alugar um caiaque ou uma prancha de SUP para subir o Rio Una. Os restaurantes, localizados à beira-rio, servem deliciosas refeições, enquanto embarcações oferecem passeios para as principais ilhas de São Sebastião.

Maresias

Praia da Barra do Una

Além do rio, a Barra do Una tem uma linda faixa de areia que dá ainda mais charme ao lugar. O mar varia entre trechos de tombo e outros que lembram uma piscina. Quem tiver habilidade com esportes poderá até tentar algumas manobras de skimboard. Vale dizer que a região da Barra do Una tem boa oferta de pousadas, restaurantes e comércio. Quem optar por hospedar-se por lá não precisará se deslocar com frequência e poderá curtir a região sem precisar botar o pé na estrada. Ideal para quem deseja apenas uma praia e não abre mão de infraestrutura durante um feriadão.

Praias de São Sebstião

Praia da Barra do Una

Como chegar à Praia da Barra do Una

A Praia da Barra do Una está distante 57 km do centro de São Sebastião e 31 km da Praia de Maresias (sentido sul). O acesso é pela BR101 (Rodovia RioSantos). No local, há diversos pontos disponíveis para estacionamento e o acesso à praia é por vielas que ligam a estrada à faixa de areia.

Praia da Jureia

A Praia da Jureia é uma das melhores opções de São Sebastião para quem não quer agito e procura praias sem restaurantes ou grandes construções nos arredores. A Praia da Jureia tem boas ondas, há uma deliciosa lagoa na ponta esquerda e a areia é branca e fofinha. É uma daquelas faixas de areia gostosas de deitar à sombra e ouvir o barulho do mar. A Praia da Jureia ainda é um segredinho bem guardado de grande parte dos turistas e o lugar é ótimo para quem procura por praias que têm como cenário apenas a natureza.

Maresias

Praia da Jureia

Apesar das casas de veraneio nos arredores, o visual da Jureia se mantém quase intocado. Protegida nas duas pontas por costões recobertos pela Mata Atlântica, repleta de sombras de coqueiros e amendoeiras, a Praia da Jureia é o destino certo para quem busca sossego e tranquilidade em meio ao agito de São Sebastião. Na Praia da Jureia, não há restaurantes ou bares. Apenas algumas barraquinhas que servem aos frequentadores lanches rápidos. Isso ajuda a manter a praia menos movimentada se comparada a outras mais populares, como Maresias e Juquehy.

Praias de São Sebastião

Praia da Jureia

Como chegar à Praia da Jureia

A Praia da Jureia está distante 58 km do centro de São Sebastião e 32 km da Praia de Maresias (sentido sul). O acesso à estrada que leva à praia pode ser pela pela BR101 (Rodovia Rio-Santos) ou pela pista de acesso à Barra do Una e de lá seguir pela Av. Magno Passos Bittencourt até as casas que cercam a Praia da Jureia. No local, há pontos disponíveis para estacionamento e o acesso à praia é bem à beira da pista.

Ilha dos Gatos

Em São Sebastião há mais de trinta praias para curtir os dias de folga. Nem todas as praias, no entanto, estão no continente e vale investir em alguns passeios para as ilhas próximas, entre elas a Ilha dos Gatos. A praia é uma boa pedida para quem busca mar extremamente transparente e uma praia pequena e tranquila para relaxar em São Sebastião.

Antiga sede de uma mansão milionária, a Ilha dos Gatos hoje abriga apenas as ruínas da construção e a casa do antigo caseiro, que hoje é guardião do lugar. Com vista privilegiada para o lindo cenário de São Sebastião, a praia da Ilha dos Gatos é pequenina e o mar cristalino é praticamente sem ondas. O lugar é ponto de parada de barcos, lanchas e escunas que fazem a rota de passeios pelas ilhas de São Sebastião. O tour para a Ilha dos Gatos costuma incluir também visita às Ilhas e uma parada na Ilha das Couves ou na Ilha Montão de Trigo para a prática de snorkeling.

Maresias

Ilha dos Gatos

Como chegar à Ilha dos Gatos

Para chegar à Ilha dos Gatos será preciso fazer um passeio de barco por lancha. Os valores variam bastante e dependem do tempo do tour e tipo de embarcação escolhida. É possível encontrar transporte com valores a partir de R$ 30. Para visitar a Ilha dos Gatos, os melhores pontos de partida são a Praia de Camburi, Praia de Boiçucanga e a Praia da Barra do Una, as três com ampla oferta de tours. Se quiser ver a Ilha dos Gatos bem vazia, prefira visitá-la em dias de semana e fora de feriados prolongados. 

As Ilhas

As pequenas praias que formam “As Ilhas” estão entre as mais bonitas de São Sebastião. Apesar do nome plural, As Ilhas formam uma porção de terra única, onde há duas praias principais e também bons pontos para a prática de snorkel e trilhas. Nos dias de sol, esse pequeno paraíso de São Sebastião recebe dezenas de iates, lanchas e barcos repletos de turistas que aproveitam o mar transparente para um bom mergulho. 

O visual das Ilhas é mesmo impressionante. Por lá será possível curtir duas diferentes praias de areia branca e fofa, um pequeno veio de água doce, rochas onde o mar bate e dá espetáculo e mata virgem onde é possível fazer trilhas. É lugar para passar o dia todo e que agrada a diferentes públicos, desde os que querem apenas uma boa bebida gelada à beira-mar aos que desejam se aventurar em um mergulho ou caminhadas em meio à natureza ainda preservada.

O que fazer em Maresias

As Ilhas

Como chegar às Ilhas

O acesso às Ilhas só é possível pelo mar, mas você poderá escolher diversas maneiras de chegar até lá. As praias mais próximas das Ilhas são a Praia da Barra do Sahy e a Praia de Juquehy. A partir das duas, é possível conseguir barcos que fazem o transfer para As Ilhas. Você poderá fechar com o barqueiro um horário para o retorno e assim ficar quanto tempo desejar por lá. Vale também fazer passeios de lancha ou escuna que incluem visitas a outras ilhas. Nesse caso, uma boa praia para a saída do passeio é a Praia de Boiçucanga ou a Praia da Barra do Una.

Os passeios mais completos costumam incluir também visita à Ilha das Couves, Ilha dos Gatos e Ilha Montão de Trigo. Os preços dos barcos e passeios custam a partir de R$ 40 e R$ 100, a depender do trajeto e meio de locomoção escolhido. Quem tiver mais pique e pegar tempo bom em São Sebastião poderá se aventurar na travessia da Barra do Sahy até As Ilhas em uma prancha de SUP ou caiaque. O passeio só é recomendado em dia de mar muito tranquilo e o ideal é nunca fazer o trajeto sozinho.

Inspire-se no Gabriel Medina e tente algumas manobras de surfe

O campeão mundial de surfe, Gabriel Medina, é natural de Maresias. E foi naquelas ondas que ele, aos 9 anos, começou a executar as primeiras manobras no surfe. Medina não largou a terra natal e fundou na praia o Instituto Gabriel Medina, espaço dedicado a incentivar campeões nas ondas que estejam preparados para o futuro, seja como competidores ou profissionais atuando no esporte. O instituto atende atletas dos 10 aos 17 anos e dá todo o aporte para que eles se tornem campões dentro e fora do mar. Com sorte, ao visitar Maresias, você poderá ser presenteado com algumas manobras do campeão, que vez ou outra ainda pega umas ondas por lá.

Quem quiser iniciar no esporte ou aprimorar a prática, contará com escolinhas à beira-mar em diversas praias da região, entre elas Maresias e Juquehy. Vale investir em algumas aulas para sair de lá surfando lindamente como o Medina.

Faça um passeio de lancha para as ilhas próximas a Maresias

Para conhecer alguns dos pontos mais bonitos de São Sebastião será preciso investir em alguns passeios de lancha, barco ou escuna. Entre os destinos mais procurados para passeios em Maresias estão As Ilhas, a Ilha dos Gatos, a Ilha das Couves, Ilha do Montão de Trigo e o Arquipélago de Alcatrazes. A boa notícia é que os trajetos mais comuns tem custo a partir de R$ 30 e são boas pedidas até para quem está com orçamento apertado. O valor final vai depender do seu ponto de partida, quantas ilhas deseja visitar e qual o meio de transporte escolhido.

passeios maresias

As Ilhas

Um tour completo costuma incluir visita à Ilha do Gato, às duas praias das Ilhas e um mergulho de snorkeling na Ilha das Couves ou Ilha do Montão de Trigo. Já o Arquipélago de Alcatrazes costuma ser um roteiro especial, com boas oportunidades para o mergulho de cilindro e também para a prática de snorkeling. Se estiver em São Sebastião com um tempinho de sobra, aproveite e não perca a chance de contemplar também a vida marinha. Os roteiros são oferecidos por diversas agências e em diferentes praias, sendo que as mais procuradas para a partida são a Barra do Una e a Praia de Boiçucanga.

Invista em passeios para cachoeiras

São Sebastião reserva algumas boas surpresas para quem gosta de intenso contato com a natureza. Cercada pelo intenso verde do Parque Estadual da Serra do Mar, a região tem algumas belas cachoeiras e poços que podem ser uma ótima alternativa à praia, especialmente em dias de grande fluxo de turistas.

cachoeiras maresias

Trilha dos Poções/ Foto: Raízes Aventura

Quem busca uma experiência mais intimista pode começar por passeios como a trilha das Cachoeiras do Ribeirão de Itu, com visita à Cachoeira da Pedra Lisa e à Cachoeira Samambaiaçu; as Cachoeiras do Camburi, com três quedas d’água e acesso pela estrada que leva ao Sertão do Cacau); a Cachoeira Toque-Toque (à beira da BR101 e com acesso em frente à entrada para a Praia de Toque-Toque Grande); a Trilha dos Poções e a Trilha do Escorrega, com acesso pela Barra do Una; e a Cachoeira de Calhetas (com entrada pela mesma trilha que leva à Praia de Calhetas). Os passeios para as cachoeiras podem ser realizados por conta própria ou, caso não se sinta seguro, com agências da região. A Raízes Aventura e a Maresias Tour operam passeios com trilhas para algumas cachoeiras próximas a Maresias.

Pratique alguns esportes de aventura

A riqueza natural que cerca toda a cidade de São Sebastião permite a prática de diversos esportes de aventura. Você poderá sair dos roteiros comuns de praias e passeios de lancha para se aventurar em percursos bem mais inusitados. Apesar de menos procurados, esses passeios são ideais para quem quer fugir do grande movimento, principalmente em alta temporada. Vale praticar rappel, cascading (descida de corda em cachoeiras), paraglider, tirolesa, arvorismo, trekking, canoagem, stand up paddle e até canoa havaiana!

Os esportes são oferecidos por agências como a Raízes Aventura e a Maresias Tour e acontecem em diferentes praias da região. Boas pedidas para investir em um pouco mais de emoção são o voo de parapente, a partir da Praia de Boiçucanga; o passeio de caiaque pelo Rio Una ou para a Ilha das Couves; a prática de canoa havaiana na Praia de Juquehy; o canionismo nas quedas das Cachoeiras do Ribeirão de Itu; o rapel na Cachoeira de Calhetas; e a trilha entre Maresias e a Praia do Paúba.

Aproveite os restaurantes de Maresias

Principal polo gastronômico de São Sebastião, Maresias tem diversas opções de restaurante, tanto à beira-mar quanto nas ruas paralelas. Enquanto os restaurantes e quiosques da praia abrem as portas durante todo o dia, os que estão localizados na rua paralela investem no jantar. A faixa de preço em Maresias é bastante variada e não haverá dificuldade para encaixar as refeições no orçamento. Mas podemos adiantar que comer à beira-mar dificilmente será barato por lá!

Terral Maresias

Terral Maresias

Para quem deseja ficar com os pés na areia sem perder um minuto sequer da praia, boas opções são o BadauêOs Alemão e o Kanaloa. Já na paralela, onde acontece o agito noturno, vale ir ao Restaurante Ravenala e à Firma Pizza. Um pouco mais escondido, porém sempre disputado, o cardápio do Terral Maresias é mais elaborado e agrada aos turistas que buscam uma refeição especial em um lindo ambiente. Boa opção para uma massa caprichada é o Ristorante Mergellina. Já para quem quer economizar e comer um prato com jeito de caseiro, o destino certo é o Restaurante Pessegueiro. E se a vontade for de um lanche rápido, experimente os hambúrgueres do Nomiolo ou as especialidades árabes da Esfiharia da Hora.

Claro que há restaurantes por toda a cidade de São Sebastião. Se quiser ir um pouco além de Maresias, confira mais dicas de onde comer em São Sebastião.

Curta a noite e a balada de Maresias

Maresias é um dos melhores destinos de São Paulo para quem ama uma balada. Se você é do time que troca fácil o dia pela noite, Maresias certamente irá te agradar! As festas em Maresias acontecem principalmente durante o verão, mas feriados prolongados também costumam levar muitos turistas até lá, especialmente quando está previsto um grande show ou DJ renomado. A festa se concentra principalmente na praia de Maresias, mas também é possível encontrar agito noturno em outras regiões, como Juquehy.

Noite de Maresias

Maresias

A principal balada de Maresias e que leva multidões ao Litoral Norte de São Paulo é a casa noturna Sirena. O lugar agrada especialmente a quem busca festas disputadas, DJ superfamosos e shows de artistas da moda. O lugar costuma lotar em dias de grandes eventos, especialmente durante a alta temporada de verão. Quem prefere ambiente mais aberto e não abre mão da praia certamente irá curtir o Parador. A casa, de frente para o mar, realiza grandes festas ao final da tarde na alta temporada. Ótimo pela animação e também pelo visual.

Ainda em Maresias, quem deseja aliar cerveja à boa música certamente irá curtir o Santo Gole, uma mistura de bar e casa de show, onde o repertório é voltado para o rock e as cervejas são sempre geladas. A casa recebe grande público, especialmente nos dias de cidade cheia. Em dias mais tranquilos, é possível curtir um pouco mais o bar.

Saindo do circuito Maresias, com clima mais tropical e ambiente à beira-mar, o Banana’s Beach Club é a cara do verão. Localizado próximo à Praia Preta e coladinho à Praia de Juquehy, o Banana’s tem clima descontraído e também foca nos grandes djs e shows. Tudo ao ar livre e de frente para o mar. Ainda em Juquehy e com festas regadas a pôr do sol, o Badauê agrada tanto a quem busca um bom restaurante quanto aos que desejam música e festa. Vale para encerrar um bom dia de praia. Fora do circuito Maresias e Juquehy, a Barra do Una guarda uma boa surpresa. É lá que está o Balneário, um mix de restaurante e balada com programação bem eclética, onde de dia a ideia é relaxar e à noite, festejar. De frente para o Rio Una, o lugar é uma delícia para festas a qualquer hora.

Visite o Centro Histórico de São Sebastião

Depois de curtir o mar de Maresias, que tal uma voltinha pelo Centro Histórico de São Sebastião? A região — próxima ao porto e ao acesso à balsa que leva até Ilhabela — é repleta de edifícios coloniais que datam do século XVII e XVIII. Para quem visita São Sebastião pela primeira vez, uma passagem pelo Centro Histórico ajuda a conhecer mais sobre a história local e a entender como se desenvolveu a região ao longo dos séculos.

São Sebastião

Centro Histórico de São Sebastião

A tradição caiçara (comunidades pesqueiras do litoral do sudeste) está presente em diversos pontos, mas o que prevalece nas edificações são os traços do Período Colonial. Coloridos e charmosos, o casario oferece um lindo passeio à beira do calçadão. Sente-se nas mesinhas ao ar livre, peça um café e curta o visual. Ao visitar o centro, não deixe de ir à Casa de Câmara e Cadeia, Igreja Matriz e à Casa Esperança, onde hoje funciona um centro cultural. Veja mais sobre os pontos turísticos de São Sebastião fora das praias.

Passeie pelo centrinho de Maresias

Depois de um dia de praia ou quando o tempo estiver mais nublado, aproveite para caminhar pelo centrinho de Maresias. A região tem lojinhas interessantes, praças, restaurantes e até um skate park para os mais animados. Vale passar com calma pela Capela São Benedito e Sant’Anna, para renovar a fé, e também pela Bendita Feirinha, para fazer umas comprinhas e tomar um café. Outra boa pedida para passar o tempo e fazer lindas fotos é o Beco da Mulher Maravilha, uma versão praiana do Beco do Batman, em São Paulo. No Beco da Mulher Maravilha, os artistas gráficos podem expressar livremente suas artes e ideia nas paredes da viela. O lugar é colorido, cheio de boas reflexões e sempre rende um ótimo click! E como bônus, ele te leva direto para a praia!

O que fazer em Maresias

Maresias

Vale até casar em Maresias!

Diversas praias de São Sebastião são marcadas por pequenas vilas de pescadores, onde uma capelinha protege os moradores e rende lindas fotos para os turistas. Algumas, de tão famosas, se tornaram cenários de belos casamentos. É o caso da igrejinha ao final da Praia da Barra do Sahy, que, escondida após o rio, reserva um espetacular cenário pertinho do mar.

Além das charmosas capelas, Maresias e outras praias de São Sebastião contam com espaços dedicados a eventos e casamentos, como o Mahalo Maresias, o Parador Wedding e o Luai Cabanas. Se você tem o sonho de casar na praia, Maresias pode ser uma excelente pedida!

casamento em Maresias

Foto: Kyono Andre / Divulgação Parador

Quando ir a Maresias

Maresias é bom destino de praia durante todo o ano. A região tem clima ameno e é ideal para quem não gosta de calor ou frio extremos. O verão é a estação mais quente, com temperatura máxima de 26 ºC e mínima de 25 ºC, no entanto, o período é também o mais chuvoso, com média de 239 mm no mês de janeiro. Nada que atrapalhe ou reduza o movimento de turistas na região. A temperatura cai um pouco à medida que avança o ano, sendo julho o mês mais frio, com mínima de 20 ºC e máxima de 21 ºC. O inverno marca também o período com menos chuvas em São Sebastião. Agosto registra 61 mm de índice pluviométrico, sendo o mês mais seco do ano. O inverno é ideal para quem não gosta de pegar tempo feio na praia, mas também não faz questão do calorão do verão.

Alta temporada em Maresias

A alta temporada em Maresias e toda a cidade de São Sebastião é marcada pelos meses de verão, férias de julho e todos os feriados prolongados ao longo do ano. Entre o Ano Novo e o Carnaval, a região opera com força total e recebe um enorme número de turistas. Para viajar nesse período, é preciso se organizar com antecedência, especialmente para evitar o trânsito nas estradas e os altos preços em hospedagem. No verão todos os restaurantes, bares e baladas estarão funcionando. É o período certo para quem não abre mão do agito noturno, gosta de praias com movimento e não abre mão de um lindo pôr do sol. O grande movimento é esperado também nos feriados ao longo do ano.

A baixa temporada é ideal para quem busca sossego e não gosta de faixas de areia disputadas. As praias estarão mais vazias, as estradas mais tranquilas e os preços dos hotéis e pousadas mais baratos. Se a previsão for de sol, corra para o litoral norte de São Paulo para curtir. Mas se o tempo estiver nublado, não se preocupe. Com ou sem céu azul, é normal ir à praia em São Sebastião.

Se não deu para viajar rumo a Maresias nos feriados 2021, aproveite para tirar o atraso nos feriados 2022

Maresias / Foto: Roberto C G Ogusku

Pousadas em Maresias

Maresias é um dos pontos prediletos entre os turistas que buscam hospedagem em São Sebastião. Maresias é uma praia completa e por lá há grande oferta de pousadas e hotéis, além de muitos restaurantes, infraestrutura na orla, bares à beira-mar e baladas que agitam a região especialmente durante o verão. Maresias é a praia ideal para quem quer ficar perto do movimento e não faz questão de uma praia deserta. A região também é excelente por oferecer acesso fácil tanto às praias ao norte quanto ao sul de São Sebastião.

Na Praia de Maresias há diversos hotéis com vista para o mar e também nas ruas internas, localizados a poucos passos da praia. Além de hotéis e pousadas, a região tem ampla oferta de casas de aluguel, o que atraia muitos turistas na alta temporada. Fique atento caso esteja pesando em ir a Maresias durante feriados prolongados. Os preços costumam ficar mais altos e muitas pousadas ficam lotadas. Reserve a sua hospedagem com antecedência para garantir um bom preço!

Pousadas em Maresias

Coconut’s Maresias Hotel / Foto: Booking

Pousadas beira-mar em Maresias

Maresias é uma praia deliciosa para quem busca hospedagem pé na areia. A praia é longa e há várias opções ao longo da orla. Uma boa pedida é o Amora Hotel, hospedagem para quem sonha com pé na areia da praia mais badalada de São Paulo. O hotel oferece piscina, espreguiçadeiras confortáveis e guarda-sóis para relaxar à beira-mar. Já o Beach Hotel Maresias é ótima opção para quem busca dias de descanso sem precisar tirar o pé do hotel, especialmente porque ele dispõe de um restaurante bem de frente para a praia. De frente para Maresias vale conferir ainda o Coconut’s Maresia Hotel, com uma linda piscina e deck de madeira convidativo a dias de descanso. Ainda que não seja pé na areia, o Hotel Maui Maresias está pertinho da praia e ofere requinte na medida certa para os hóspedes mais exigentes e que buscam ir um pouco além de uma boa cama para descansar.

Veja aqui mais opções de hotéis em Maresias e mais 18 hotéis e pousadas incríveis para relaxar no Litoral Norte de São Paulo!

Pousadas pé na areia em Maresias

Amora Hotel / Foto: Booking

Pousadas baratas em Maresias

Para quem busca economia, mas não abre mão de conforto na hora de se hospedar em Maresias, vale conferir a Casa Ka, onde você poderá ficar em uma casa maravilhosa, pertinho da praia e sem precisar pagar muito por isso.  Outra boa pedida com preço acessível é a Pousada Porto Mare. Quem está em busca mesmo de economia para passar alguns dias em Maresias precisa ficar ligado, especialmente nas datas concorridas, como feriados prolongados, quando todas as hospedagens ficam mais caras e lotadas. Para garantir um bom preço vale conferir a pousada Jungle Beach, distante apenas 600m da praia e com diárias que cabem no seu bolso; a Pousada Nusa Dua Maresias, que também agrada com preços baixos; e, se o seu foco for economizar e também conhecer uma ótima galera, procure pelo Hostel Caiçara.

Saindo do Centro de São Sebastião rumo a Maresias, será fácil encontrar hospedagem em diversas praias, entre elas as praias de Barequeçaba, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno e Paúba. Todas elas têm infraestrutura simples e são interessantes para quem quer ficar longe do agito noturno de Maresias, mas ainda assim estar mais perto da praia badalada.  Veja mais dicas e outras regiões para escolher entre as pousadas em São Sebastião.

Hotéis em Maresias

Beach Hotel Maresias / Foto: Booking

Como chegar a Maresias

Maresias está localizada na cidade de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo. Distante 100 km de Ubatuba, 160 km da cidade de São Paulo, 172 km de Paraty e 420 km da cidade do Rio de Janeiro, Maresias tem fácil acesso por estrada, porém não há oferta de aeroportos próximos à praia.

Para quem mora em outros estrados, os principais aeroportos para chegar a Maresias são: o Aeroporto de São José dos Campos (SJK), a 134 km; Aeroporto de Guarulhos (GRU), distante 152 km; o Aeroporto de Congonhas (CGH), distante 174 km; e o Aeroporto de Viracopos (VCP), localizado em Campinas e distante 254 km de Maresias. A partir de qualquer um dos aeroportos será necessário se deslocar até a cidade de São Sebastião por via terrestre. É fácil alugar um carro em qualquer um desses aeroportos, mas vale também viajar de ônibus.

A Praia de Maresias está distante 27 km do centro de São Sebastião. O acesso à praia é pela BR-101 (Rodovia Rio-Santos), que segue ao longo de toda a faixa de areia e divide a praia da zona comercial e também das pousadas. Ao longo da rodovia há vagas para estacionamento, assim como nas ruas adjacentes.

Maresias onde fica

Canto do Moreira, em Maresias

Como chegar a Maresias de carro

As estradas que levam a Maresias e todo o Litoral Norte de São Paulo são excelentes e a viagem de carro é bastante tranquila, exceto nos grandes feriados, quando engarrafamentos costumam ser quilométricos e o percurso até a praia pode durar longas horas. Para viajar com estradas vazias, o ideal é fugir de datas muito concorridas e consultar aplicativos de locomoção, como o Google Maps, para ter certeza da rota mais rápida até Maresias.

A principal via de acesso ao Litoral Norte de São Paulo é a Rodovia dos Tamoios, que liga São José dos Campos a Caraguatatuba. A partir da capital ou Guarulhos, você chega a ela pelas rodovias Presidente Dutra ou Ayrton Senna. Todas as estradas têm pedágios e muitos radares de velocidade. Fique ligado!

Uma boa rota alternativa, caso o trânsito esteja muito pesado, é acessar a Rodovia Mogi-Bertioga (SP-098) e seguir pela Rio-Santos, que corta todo o litoral paulista. Apesar de ser bem mais longo, o trajeto pela Rio-Santos tem trechos muito bonitos. Veja mais detalhes sobre como chegar a São Sebastião.

Como chegar a Maresias de ônibus

Quem quiser viajar de ônibus rumo a Maresias e São Sebastião contará com diversas rotas, entre elas com partida de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraty.

  • De São Paulo (Terminal Tietê) para Maresias – Trecho operado pela Pássaro Marron, com custo a partir de R$ 65;
  • De São Paulo (Terminal Tietê) para São Sebastião (centro) – Trecho operado pela Pássaro Marron, com custo a partir de R$ 74;
  • Do Rio de Janeiro (Rodoviária Novo Rio) para São Sebastião (centro) – Trecho operado pela Viação Útil com custo a partir de R$ 69;
  • De Paraty para São Sebastião (centro) – Trecho operado pela Viação Útil com custo a partir de R$ 29;
  • De São Sebastião para Maresias – Trecho operado pela Ecobus e pela Pássaro Marron.
Onde ficar em Maresias

Amora Hotel/ Foto: Booking

Está programando viajar para Maresias e São Sebastião? Confira outras dicas sobre o destino no nosso exclusivo Guia de São Sebastião. Lá você encontrará detalhes sobre as melhores regiões para hospedagem, quando ir ao Litoral Norte de São Paulo, além de outras praias próximas a Maresias para você curtir no feriadão e nas férias!

Se você é da turma que frequenta Maresias e São Sebastião desde criança e é apegado à mesma praia, que tal experimentar algumas novidades na próxima vez? E se você quiser contar pra gente qual a sua praia favorita em São Sebastião, vamos adorar! Quanto mais dicas, melhor! 

Leia também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *