logo Melhores Destinos

Morro de São Paulo: como chegar, o que fazer e 12 atrações imperdíveis!

Camille Panzera
Camille Panzera
09/09/2021 às 16:18

Morro de São Paulo: como chegar, o que fazer e 12 atrações imperdíveis!

Morro de São Paulo é um destino com praias maravilhosas, localizadas a apenas 60 km de Salvador. O lugar é perfeito para pegar um sol, comer uma boa moqueca, praticar snorkeling ou, melhor ainda, não fazer nada e descansar! Confira nossas dicas de Morro de São Paulo e saiba o que fazer por lá!

Localizada no arquipélago baiano de Tinharé, e distrito da cidade de Cairu, Morro de São Paulo é um destino pequenino, que encanta por suas belezas naturais, seu povo alegre e sua simplicidade.

Embora geralmente lembrada pelas praias paradisíacas e por sua beleza natural, a ilha também tem história! O local foi descoberto em 1531 pelo português Martin Afonso de Souza e possui ainda diversos monumentos históricos do Brasil Colônia, período em que Morro de São Paulo tinha construções para proteger Salvador e a Ilha de Itaparica de invasões. Em seu período mais recente, a ilha tornou-se uma colônia de pescadores, até começar a ser explorada pelo turismo.

O que fazer em Morro de São Paulo

As praias são as principais atrações em Morro de São Paulo, assim como os passeios para conhecer a região. Reserve um tempo do seu itinerário para curtir o pôr-do-sol na ilha, que é sempre belo!

morro de sao paulo

Morro de São Paulo e seu mar

1 – Primeira Praia de Morro de São Paulo

Ela é a praia de Morro de São Paulo que fica mais próxima ao centrinho e geralmente é a “porta de entrada” dos visitantes, por isso é chamada de “Primeira Praia” — você verá a seguir que todas as praias seguem esse padrão em seus nomes. Ela tem uma faixa de areia curta, não tem muita estrutura de restaurantes ou barracas, mas é onde termina a tirolesa de Morro de São Paulo, com um belo banho no mar! O lugar tem águas cristalinas e acaba não sendo tão frequentado pelos turistas.

2 – Segunda Praia de Morro de São Paulo

Ela é a praia mais badalada de Morro de São Paulo, com vários restaurantes, bares, sempre tem música tocando e bastante gente transitando. É, geralmente, a praia mais cheia da ilha e a mais buscada pelos jovens. Para quem quer badalação, ver e ser visto, é o lugar certo para ir. Em feriados, principalmente, essa praia costuma ficar lotada!

morro de sao paulo

Segunda Praia, em Morro de São Paulo

3 – Terceira praia de Morro de São Paulo

A Terceira Praia em Morro de São Paulo, é o ponto de onde partem os passeios de barco pela região. A praia tem águas cristalinas, tem alguns restaurantes, mas sem toda a concentração de pessoas da Segunda Praia. Durante a maré baixa formam-se piscinas naturais, que é o melhor momento para visitá-la, enquanto no período de maré alta, o mar toma quase toda sua areia. Essa praia tem pedras, então é bom ter um pouco de cuidado ao transitar por ela, e também tem várias pousadas de boa qualidade ao longo de sua extensão.

4 – Quarta Praia de Morro de São Paulo

Com um longo trecho de areia, formação de piscinas naturais no período de maré baixa e águas mornas, a Quarta Praia de Morro de São Paulo fica mais afastada do centro e é uma das melhores opções na ilha para quem busca sossego e tranquilidade, já que possui um público pequeno de frequentadores. Ela tem algumas pousadas e restaurantes ao longo de seu prolongamento e é bem mais vazia do que outras praias da ilha! Muitas pessoas aproveitam para alugar uma bicicleta, realizando um trajeto pela areia firme entre a Quarta e Quinta Praias.

5 – Quinta Praia de Morro de São Paulo (Praia do Encanto)

Conhecida como Quinta Praia ou Praia do Encanto, essa praia de Morro de São Paulo é praticamente deserta, bem reservada, com pouco movimento de pessoas e também de comércio. Na maré baixa o mar recua bastante, surgem alguns bancos de areia e a praia fica com um longo trecho até o início do mar. É uma praia de acesso mais difícil, que fica afastada da vila, então quem a visita geralmente vai de bicicleta, táxis ou charrete. Se você gosta de caminhar bastante, também é possível ir a pé!

6 – Praia de Gamboa

Gamboa é um povoado pertinho de Morro de São Paulo, que oferece uma ótima praia para quem procura locais menos badalados. Para chegar ao local é possível ir com passeios de barco ou caminhando por cerca de 40 minutos durante o período de maré baixa. Ao fazer o passeio caminhando você pode aproveitar para tomar um banho de argila no percurso, que segundo dizem os moradores, deixa a pele mais hidratada. Uma boa opção para conhecer a Praia de Gamboa é ir a pé (sempre no período de maré baixa) e retornar de barco. A Praia de Gamboa tem vários restaurantes para quem deseja almoçar e passar o dia por lá, então também é um lugar bem estruturado.

Passeios em Morro de São Paulo

7 – Passeio de Volta à Ilha

Principal passeio para fazer em Morro de São Paulo, o Passeio de Volta à Ilha percorre de barco as ilhas do arquipélago de Tinharé, permitindo admirar em um mesmo dia algumas das principais atrações do arquipélago. Ele tem duração de um dia inteiro, sai pela manhã da Terceira Praia e faz parada nas piscinas naturais de Guarapuá, que estão em Morro de São Paulo, e/ou nas piscinas de Moreré, que estão em Boipeba, ilha vizinha que oferece ainda mais tranquilidade.

Depois no mergulho nas piscinas, a embarcação segue para outros locais próximos, como a Praia de Cueira e Boca da Barra, que também estão em Boipeba e pode-se provar a gastronomia de seus restaurantes ou simplesmente curtir a praia. Por fim, o passeio faz uma parada em Cairu, onde fica a sede do arquipélago e você pode visitar o Convento de Santo Antônio.

8 – Admirar o pôr-do-sol

Admirar o fim de tarde pode até parecer uma atividade trivial, mas em Morro de São Paulo ela é parte da programação e oferece um visual incrível, que não deve ser menosprezado. Há diferentes lugares para admirar o pôr-do-sol na ilha, sendo um dos mais conhecidos a Toca do Morcego, que tem música, drinks e almofadas para sentar e curtir o visual.

Outra opção é ir ao antigo Forte de Morro de São Paulo, que tem ruínas e antigas paredes onde você pode sentar para ver o sol se pôr. A partir da Segunda Praia e outros bares locais também é possível admirar o fim de tarde — o importante é reservar esse horário do dia para admirar essa beleza da natureza, tão simples e ao mesmo tempo tão bela!

morro de sao paulo por do sol

Fim de tarde em Morro de São Paulo

9 – Praticar mergulho com cilindro ou snorkeling

Visitar Morro de São Paulo, um destino com tantas paisagens bucólicas e piscinas naturais, pode ser a oportunidade perfeita para praticar snorkeling ou até fazer um mergulho com cilindro e se encantar com a vida marinha da região.

Diferentes agências locais realizam a atividade de mergulho, enquanto para o snorkeling você pode aproveitar o período de maré baixa nas praias para fazê-lo por conta própria.

DICA: Se já tiver uma máscara de snorkeling e sapatilhas, não esqueça de colocá-las na mala de viagem porque facilitarão o seu passeio! Além disso, você não precisará compartilhar o material com outras pessoas.

10 – Forte de Morro de São Paulo

Esse antigo forte, também chamado Fortaleza de Tapirandú, foi construído a partir de 1630 e assim como tantos outros fortes do país, foi feito com pedras e óleo de baleia. Ele foi construído para proteger o Arquipélago de Tinharé e a Baía de Todos os Santos contra invasões estrangeiras e muito embora esteja atualmente em ruínas, é um local muito legal para conhecer em Morro de São Paulo, especialmente no fim de tarde, quando moradores e visitantes sentam-se em seus muros para ver o sol se pôr.

morro de sao paulo

Vista a partir do Morro de São Paulo

11 – Mirante da Tirolesa de Morro de São Paulo

Morro de São Paulo tem, de fato, um morro, onde estão localizados o Farol do Morro, instrumento de sinalização marítima e também o Mirante da Tirolesa. A tirolesa oferece uma experiência incrível, tem 320 metros de extensão e termina com um mergulho na Segunda Praia de Morro de São Paulo. Mesmo que você não queira realizar a atividade, vale muito a pena subir ao lugar, porque a vista lá de cima é espetacular, com uma visão panorâmica incrível das praias da região. Com certeza vale um passeio para tirar fotos!

12 – Andar no centrinho de Morro de São Paulo

O centro da vila é onde você encontrará opções de restaurantes, lojinhas, além de agências para marcar passeios e a Igreja da Nossa Senhora da Luz, que faz parte do cenário da cidade. Além de curtir as praias, vale dar uma voltinha na região para conhecê-la melhor.

Mapa de Morro de São Paulo

Confira um mapa com as principais atrações e atividades de Morro de São Paulo

 

Quando ir a Morro de São Paulo – melhor época

Sol e calor aparecem praticamente o ano todo em Morro de São Paulo. A alta temporada ocorre, principalmente, da segunda quinzena de dezembro ao Carnaval, quando fica bem cheia.

Ao planejar uma viagem para o arquipélago, pense em dois importantes pontos: sempre viajar no período de maré baixa, que é quando as praias formam piscinas naturais e analisar se você quer encontrar a ilha mais cheia ou mais vazia, já que as praias e pousadas podem ficar lotadas em feriados. Se quiser encontrar a região vazia, evite o período entre meio de dezembro e o Carnaval.

As chuvas são mais frequentes entre abril e julho, então, se não quer correr o risco de pegar chuvas, evite esses meses. Uma boa época para viajar a Morro de São Paulo são meses como agosto, setembro, outubro e novembro.

Leia aqui quando ir a Morro de São Paulo e veja aqui todas as dicas sobre a tábua de maré, que é essencial para identificar quando ocorre o período de maré baixa e desfrutar das piscinas naturais!

clima em morro de sao paulo

Chuvas mês a mês em Salvador. Informações: Weather and Climate

Como chegar a Morro de São Paulo – confira as diferentes formas de ir

Infelizmente, essa é a parte mais chata de uma viagem a Morro de São Paulo, não dá para mentir. A ilha já é até conhecida por seu trajeto meio chatinho de barco, mas a beleza do lugar compensa a viagem!

Passagens aéreas para Morro de São Paulo

O aeroporto mais próximo a Morro de São Paulo é o de Valença, que tem voos operados pela Azul saindo de Belo Horizonte, mas que atualmente estão suspensos. De lá são apenas 15 minutos de lancha até Morro. Como os preços para Valença não costumam ser tão baixos, a maioria das pessoas prefere voar até o Aeroporto de Salvador e de lá seguir viagem.

Vale destacar que a Azul às vezes faz promoções de passagens a Valença com bons preços, enquanto Salvador sempre é muito bem atendida de promoções da companhia, além da Latam e da Gol. Para ficar por dentro e ser avisado das melhores oportunidades baixe o aplicativo do Melhores Destinos, e você receberá um alerta quando encontrarmos boas tarifas!

Como ir de Salvador a Morro de São Paulo

Veja quais são as possibilidades antes de como chegar a Morro de São Paulo e escolha a opção que melhor se encaixa em seu perfil

Trajeto pelo Mar até de Salvador a Morro de São Paulo

Lanchas e catamarãs saem do Terminal Marítimo de Salvador (próximo ao Mercado Modelo) e vão direto para Morro de São Paulo. Esse trajeto é feito em mar aberto e dura em torno de 2 a 3 horas — o tempo pode ser diferente a depender das condições do mar e vento. Infelizmente esse percurso é conhecido por causar muitos enjoos nos passageiros e embora seja a opção mais econômica e rápida, realmente pode ser bem desconfortável pelos balanços da embarcação. Caso opte por esse tipo de trajeto, recomendamos tomar um remédio para náuseas.

Trajeto Semi-terrestre — mar e terra entre Salvador e Morro de São Paulo

Esse tipo de trajeto combina três etapas:
1 – Travessia em embarcação pública do Terminal Marítimo de Salvador até a Ilha de Itaparica +
2 – Trajeto terrestre de 140 km entre o terminal marítimo de Itaparica (Mar Grande) e o terminal de Valença, em Bom Jardim +
3 – Trajeto em lancha entre Bom Jardim e Morro de São Paulo.
Todo o percurso dura em torno de 4 horas e por ser realizado em uma área de mar mais calmo que o trajeto exclusivamente pelo mar. Geralmente é também um trajeto mais confortável para a maior parte dos viajantes.

Já realizamos o todo pelo mar e o semi-terrestre, e recomendamos o semi-terrestre ao invés do trajeto exclusivamente pelo mar! Ele pode ser feito com agências, que organizam toda a viagem, ou por conta própria, mas essa opção por conta própria pode acabar sendo mais cansativa e demorada já que toda a viagem não está previamente esquematizada. Recomendamos, então, ir com uma agência pelo trajeto semi-terrestre, porque dessa forma a viagem ficará organizada e poderá ser feita de forma mais cômoda.

morro de sao paulo terceira praia

Terceira Praia, Morro de São Paulo

Táxi aéreo – Para quem deseja mais conforto e não se importa em pagar (bem) mais caro, também é possível chegar a Morro de São Paulo de avião partindo de Salvador. Algumas empresas de táxi aéreo oferecem o percurso direto entre Salvador e Morro de São Paulo.

Onde ficar – dicas de pousadas em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo tem todo tipo de hospedagem: das mais econômicas e simples às mais exclusivas e luxuosas. Avalie o tipo de hospedagem que você busca e procure não deixar a reserva para o último momento, para assim poder encontrar mais opções disponíveis.

Se você busca badalação, procure ficar próximo da Segunda Praia, que é onde rola o agito. Se prefere tranquilidade e uma praia mais deserta, a Quarta Praia pode ser sua opção! Ficar no centrinho da vila também é uma alternativa, com vários restaurantes e comércio próximo.

Na Primeira Praia está a Pousada Bahia Bacana, que tem uma piscina com linda vista para o mar, ótima para relaxar! Na Segunda Praia você encontra a Pousada Bahia 10, com um bom custo-benefício, além da Praia Pousada da Torre, que tem uma ótima estrutura. Para poder ficar perto das festas, as pousadas da Segunda Praia são uma ótima ideia.

Na Terceira Praia está a Pousada Villa dos Corais, com um espaço amplo e confortável bem na frente do mar e também a Pousada Minha Louca Paixão, com um ambiente refinado e indicado para casais celebrando uma data especial, por exemplo. Na Quarta Praia está o Patachocas, um resort cheio de atrativos, ótima ideia para quem está em família por possuir diferentes atividades dentro do próprio resort e bem na frente de uma praia linda e pouco movimentada.

Dicas de Morro de São Paulo

Caso viaje pelo mar, tente tomar alguns cuidados para evitar o enjoo na embarcação. Faça refeições leves antes de embarcar ou tome um remédio de enjoo, seguindo orientação médica.

  • Leve roupas leves, protetor solar e calçados confortáveis para caminhar. O clima por lá é quente e o astral descontraído, sem formalidades, com direito a roupas frescas e chinelo sempre no pé.
  • Procure também viajar com pouca bagagem para que o deslocamento até sua pousada seja mais fácil e sem complicações.
  • Ao desembarcar em Morro de São Paulo, você verá pessoas oferecendo para carregar suas malas. Esse serviço pode ser uma boa alternativa de você tiver malas pesadas, mas é sempre bom combinar o valor previamente e não depois do serviço.
  • Hoje em dia é possível pagar com cartão de crédito diversos serviços em Morro de São Paulo, entretanto é sempre bom ter dinheiro em espécie para alguns gastos menores, em especial porque os caixas eletrônicos da ilha podem não funcionar. Sendo assim, leve dinheiro do continente e não conte com os caixas eletrônicos de Morro de São Paulo.
  • Prepare-se para caminhar… a maior parte das atividades em Morro de São Paulo são feitas a pé!

    Tem mais dicas de Morro de São Paulo? Compartilhe com a gente nos comentários!