logo Melhores Destinos

São Miguel dos Milagres! Dicas do paraíso alagoano que esbanja charme

Camille Panzera
09/01/2022 às 6:00

São Miguel dos Milagres! Dicas do paraíso alagoano que esbanja charme

São Miguel dos Milagres, ou simplesmente Milagres, é uma cidade alagoana que cada vez conquista mais fãs pelo Brasil. A pequena cidade faz parte da chamada Rota Ecológica, um pedacinho do litoral Norte alagoano que encanta por sua simplicidade, pelas pousadas de charme e pelas praias vazias, com piscinas naturais e coqueiros a perder de vista.

O pequeno trecho do litoral da Rota Ecológica compreende cerca de 25 km, que fazem parte da Costa dos Corais, uma área de proteção ambiental. Ao longo de todo esse litoral, formado apenas por cidades de pequeno porte, as praias têm um mar morno, com águas esverdeadas e em muitos trechos há a formação de piscinas naturais, que se pode conhecer através de um passeio de jangada. E a águas nessas piscinas é cristalina! Uma verdadeira pérola do litoral nordestino!

A vantagem de visitar São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica é que ainda se trata de um espaço pouco explorado pelo turismo, preservando aquele clima de cidade do interior, mas sem deixar a desejar em qualidade e estrutura.

Onde fica São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres está localizada a cerca de 100 km de Maceió, no litoral Norte de Alagoas. Muita gente chega ao local pelo Aeroporto de Maceió, que é o mas próximo da cidade, mas como esse pedacinho do litoral é cheio de praias lindas, há quem aproveite para viajar pelo litoral pernambucano também e chega pelo Aeroporto do Recife.

Dependendo do tempo disponível e do seu roteiro, você pode organizar uma viagem que contempla as praias do litoral pernambucano e alagoano, incluindo Maragogi e Porto de Galinhas no roteiro.

onde fica sao miguel milagres

Mapa de Miguel dos Milagres

O que fazer em São Miguel dos Milagres

O mar belo e com piscinas naturais é o grande motivo de Milagres fazer tanto sucesso. A cidade tem 5 praias, uma diferente da outra, mas que guardam em comum a sua beleza preservada. Para além das praias, São Miguel dos Milagres tem outras atividades para se fazer, como o passeio de buggy pela região, passeios de bicicleta percorrendo o litoral, os passeios de jangada para as piscinas naturais e um mirante com vista do litoral. Além disso, as igrejas e casas antigas da cidade incrementam o passeio de quem desembarca por ali para passar as férias.

Porto de Pedras, cidade vizinha mas que na prática funciona quase que como um bairro vizinho, já que uma fica ao lado da outra, também têm ótimas atividades que não devem ficar de fora do seu roteiro! Abaixo você confere todas as nossas dicas de atividades para fazer em São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras, ambas na Rota Ecológica!

Praias de São Miguel dos Milagres

São Miguel dos Milagres tem 5 praias e longos trechos de areia sem grande movimento de pessoas. Sua água é morna, com muitos e muitos coqueiros, além de formação de piscinas naturais em diversos pontos da orla. A diferença das praias entre o período de maré baixa e maré alta é bem grande, então lembre-se sempre de consultar a tábua de marés!

Os restaurantes na beira da praia não são tantos e boa parte das vezes pertencem a pousadas, que geralmente requerem reserva e/ou atendem apenas seus próprios hóspedes. Se você gosta de estrutura na beira do mar, escolha a praia certa para curtir. Mas se prefere uma praia isolada e sem muita gente, encontrará muitas opções.

Uma dica importante é não se prender aos limites da cidade e também visitar o litoral dos municípios vizinhos, que são próximos e facilmente acessíveis com carro.

1. Praia de Porto da Rua

Porto da Rua é uma espécie de “centrinho” de São Miguel dos Milagres. Sua praia é longa, com muitos coqueiros a sua frente e consequentemente forma muitas piscininhas no período de maré baixa. É uma praia ótima para crianças, já que com a água represada entre os arrecifes, o cenário fica ótimo para quem procura piscinas rasinhas. No período de maré baixa, o mar se “retrai” e é preciso andar vários metros para conseguir acessar a água.

praia porto da rua

Praia de Porto da Rua

2. Praia do Toque e suas piscinas naturais

A praia do Toque é uma das mais conhecidas de São Miguel dos Milagres porque foi uma das pioneiras em relação ao turismo local. A praia geralmente é calma e tem piscinas naturais à sua frente, que se pode visitar através de jangada. Fizemos o passeio de jangada no período de maré baixa e gostamos muito da experiência. As piscinas do Toque são cristalinas e bem preservadas, sem confusão de gente e grandes grupos de passeio

3. Praia de São Miguel dos Milagres

Essa é a praia que deu nome à região. Com coqueiros ao seu redor e bancos de areia que surgem no período de maré baixa, a Praia de São Miguel dos Milagres tem águas bem calmas e rasas. A partir da praia você pode fazer passeios para as piscinas naturais com jangadas ou então passar o dia em um dos quiosques simples que ficam na beira do mar. A praia é linda, tem um cenário muito diferente na maré baixa e vale super a pena conhecê-la. Os bancos de areia são deliciosos!

4. Praia do Riacho

Muito calminha, a praia do Riacho é uma opção de praia em Milagres para quem busca alguma estrutura, já que por longos trechos de areia você caminha pelas praias sem ter acesso a uma barraca. Na região central das praias ficam duas barracas, sendo uma das delas a Mi Casa, um dos espaços com melhor estrutura de praia de São Miguel dos Milagres.

Enquanto estivemos por lá a praia tinha ondas fracas, mas com algum sargaço ao seu redor. Passando o dia nessa praia você pode ir andando até o trecho da Praia do Marceneiro, onde fica a Igrejinha de São Miguel dos Milagres.

5. Praia do Marceneiro

Longa e com um lindo coqueiral, a Praia do Marceneiro é uma praia quase deserta, tem algum comércio simples de barracas e um belo litoral. Enquanto estivemos por lá vimos um mar um delicioso, verde, com ondas fracas e pouco movimento de pessoas. Ótimo lugar para passar o dia se você não gosta de multidões.

Igreja de São Miguel dos Milagres

É nessa praia que fica a famosa Igrejinha de Milagres, localizada em uma propriedade privada, mas que pode ser visitada mediante agendamento através do número (82) 99341 5995.

igreja sao miguel milagres

Igrejinha de Milagres

6. Praia do Patacho (em Porto de Pedras)

A Praia do Patacho é uma das praias que mais vem fazendo sucesso atualmente. É uma praia cercada por coqueiros, com pousadas de charme ao longo de sua extensão, águas bem calmas e piscinas naturais que se pode acessar de jangada.  O lugar é bem tranquilo, bem sossegado, ótimo para quem busca um momento de paz.
praia do patacho

7. Praia de Lajes (em Porto de Pedras)

A Praia de Lajes está localizada em Porto de Pedras. Tem muitos coqueiros e conta com a barraca Sonhos do Patacho, com uma estrutura que é ideal para quem busca conforto na beira do mar, diversidade de pratos e bebidas. A barraca conta ainda com estacionamento e piscina.

O que mais fazer em São Miguel dos Milagres

8. Passeio de jangada pelas piscinas naturais

As piscinas naturais da Praia de São Miguel dos Milagres e da Praia do Toque são os principais grupos de piscinas em Milagres, mas passeando pela cidade você verá que outras praias também oferecem o passeio porque em todo esse litoral há formação de piscinas.

Para ver as piscinas em sua plenitude, o ideal é visitar a cidade durante o período de maré baixa, quando o mar fica mais baixo e as piscinas e bancos de areia ficam em evidência.

Sugerimos que ao fazer o passeio de jangada você combine o horário previamente com o jangadeiro porque dessa forma poderá agendar a atividade para o melhor período da maré baixa ou antes do ápice do movimento de turistas, podendo curtir as piscinas com menos gente. O bom de Milagres é justamente ter acesso a atrações mais vazias e menos exploradas.

sao miguel dos milagres passeio

São Miguel dos Milagres

9. Passeio de buggy

O passeio de buggy é uma ótima forma de explorar as belezas do litoral alagoano. O trajeto pode variar de acordo com o pedido do cliente e do que o bugueiro sugerir.

Em nosso passeio visitamos e fizemos paradas na Praia de Laje, depois na Praia do Patacho, passamos pelo Túnel Verde e enfim fomos à Praia de Tatuamunha, onde fica a Foz do Rio Tatuamunha e por ali curtimos um banho de rio durante o pôr-do-sol. O passeio no fim de tarde vale super a pena e a Foz do Rio Tatuamunha é uma atração imperdível!

10. Passeio da Associação do Peixe-Boi

A Associação do Peixe-Boi, localizada em Porto de Pedras, é um projeto de educação ambiental criado pela comunidade local e órgão de proteção que visa a sobrevivência e conscientização a respeito do peixe-boi, uma espécie de mamíferos que já sofreu muito com caçadas ao longo dos anos. O passeio é agendado previamente através da Associação Peixe-Boi e realizado na presença de um guia local.

O percurso começa com uma pequena caminhada, que passa por passarelas sobre o mangue ao redor do Rio Tatuamunha, seguido de um percurso de jangada pelo Rio Tatuamunha, onde, com um pouco de sorte você, você poderá observar o peixe-boi em seu habitat natural.

O peixe-boi é uma espécie de mamífero que se alimenta de algas, sargarços, capim e outros alimentos naturais que se encontram nessa região do litoral alagoano — a região é uma espécie de berçário para essas espécies, que os animais visitam naturalmente e retornam para se alimentar.

Além de geralmente poder ver o animal livre, se alimentando ao longo do rio, o projeto possui também áreas cercadas, uma espécie de aquário, onde alguns peixes-bois ficam durante um tratamento ou período de cuidado maior, até estar pronto para ser liberado novamente. O passeio custa R$ 70 é muito interessante para pessoas de todas as idades! Lembre-se de fazer sua reserva alguns dias antes.

11. Passeio de bicicleta

Para quem gosta de pedalar e fazer passeios ao ar livre, uma boa dica de passeio na região é o passeio de bicicleta, feito ao longo do litoral da cidade. O trajeto pode variar, você pode fazer o itinerário que preferir ou então contratar um tour guiado com bicicletas propícias para andar na areia e ir até a Barra de Camaragibe, atravessando  de balsa o Rio Camaragibe, passando por trechos de praias isoladas e com falésias.

12. Mirante Alto do Cruzeiro

O local é simples e sem muita estrutura, mas para ter uma visão panorâmica de São Miguel dos Milagres é uma ótima dica! Não é necessário pagar nada para fazer o passeio e ter um gostinho da vista da região. Prefira dias de tempo aberto para as fotos ficarem melhores!

13. Farol de Porto de Pedras

O Farol de Porto das Pedras, localizado em uma área alta da cidade é outra dica para ter uma vista bonita do litoral alagoano. O espaço carece de estrutura e a visão para o litoral é apenas parcial, mas também é bonito.

Restaurantes em São Miguel dos Milagres

A gastronomia de Milagres é ótima, com direito a muitos peixes e frutos do mar frescos, mas sem esquecer outras delícias do Nordeste, como as tapiocas, carne de sol e bons sucos de frutas.

A qualidade dos restaurantes da cidade realmente pode surpreender para um lugar simples e de dimensões tão pequenas. E vale a pena ficar de olho ao fato de que os melhores restaurantes de Milagres pedem reserva, mesmo fora da alta temporada. Portanto, se você tem vontade de ir a algum restaurante específico, procure se antecipar e fazer sua reserva alguns dias antes.

restaurantes milagres

Um dos restaurantes que mais gostamos foi o Patrícia Bistrô, que fica no jardim de uma casa bem ventilada, com pratos variados e todos muitos gostosos, especialmente a sobremesa com bolo de rolo grelhado e o pastelzinho de entrada. Também recomendamos o No Quintal, com pratos que levam ingredientes da cozinha nordestina – pedimos um camarão que estava delicioso!

O Villa Milagres, que muitas vezes tem música ao vivo, é uma boa pedida para comer petiscos e tomar uns drinks. Gostamos ainda do restaurante da Pousada do Toque, com um ceviche de coco que é sucesso! Para almoçar na beira da praia, uma boa dica de barraca Sonhos do Patacho.

restaurantes em milagres
Não estivemos no Peixe na Telha, mas conhecemos a unidade que funciona em Porto de Galinhas e que tem pratos excelentes! Vale a dica de visitar o restaurante de Milagres! Também não tivemos tempo de ir ao Jardim Secreto fazer um lanchinho e essa dica ficará para nossa próxima viagem à região!

Pousadas em São Miguel dos Milagres

Acreditando que São Miguel dos Milagres é um destino simples e pequeno, muita gente pensa também que as hospedagens por lá seguem essa mesma premissa, né? Mas não é bem assim.

Milagres tem pousadas de charme, locais com ótima estrutura e nem sempre com preços tão baixos. É claro que as pousadas têm valores variados, mas no geral, não é um local com hospedagens tão econômicas. Além das pousadas, simples ou mais luxuosas, o aluguel de casas e chalés é bem forte na região.

Uma das pousadas precursoras do turismo local é a Pousada do Toque, onde ficamos hospedados. Ela fica na beira da Praia do Toque, tem chalés muito espaçosos, uma boa piscina e excelente atendimento. É o lugar ideal para ficar alguns dias bem tranquilo curtindo as férias e com restaurante próprio!

Outra dica para quem procura conforto e um pouco de luxo é Pedras do Patacho Hotel Boutique, também conhecido na região. No mesmo estilo e próximo ao mar uma sugestão para quem também busca conforto é a Pousada Samba Pa Ti, com piscinas privativas. O Vila Canziani também é indicado para quem busca um espaço bem decorado e ótimo para fotos.

Pousadas baratas

Com perfil mais econômico e com boas avaliações de quem já se hospedou, as dicas são o Naim Milagres, Sollaris Ecopousada, a Pousada Vila do Coco e o Refúgio dos Milagres, que também ficamos hospedados e gostamos especialmente do atendimento dos donos e da localização, na beira da praia.

Como chegar a São Miguel dos Milagres

A melhor forma de chegar a São Miguel dos Milagres é de carro porque ele também será de grande utilidade para você poder explorar toda a região e visitar praias diferentes ao longo da sua viagem.

O transporte público na cidade não é bom, especialmente porque se trata de uma cidade pequena, onde todo mundo se locomove com bicicleta, táxi, moto ou carro. Milagres não é enorme, mas ter um carro facilitará bastante o seu deslocamento por lá. Para percorrer distâncias curtas você pode utilizar uma bicicleta. E se fizer questão de não alugar um carro, consulte sua pousada se ela oferece um transfer a partir do aeroporto.

De Maceió a São Miguel dos Milagres

São cerca de 100 km entre Maceió e São Miguel dos Milagres, uma viagem que dura em torno de 2 horas. Um dos caminhos para fazer essa viagem é pela AL-101, em que se viaja ao longo do litoral e você pode aproveitar para fazer paradas pelo caminho em alguma praia.

Do Recife a São Miguel dos Milagres

Entre o Recife e São Miguel dos Milagres são cerca de 4 horas de viagem e embora seja um percurso bem mais demorado do que por Maceió, muita gente aproveita esse caminho para visitar também destinos como Porto de Galinhas e Maragogi. Viajando através da BR-101 você também consegue fazer essas paradas no caminho.

Dica: Sobre o percurso pelo litoral é importante saber que entre as cidades de Japaratinga e Porto de Pedras, ambas em Alagoas, existe um rio e o GPS geralmente sugere um percurso “por dentro”, contornando esse rio pela cidade de Porto Calvo. Entretanto, você não precisa passar por Porto Calvo para atravessar o Rio Manguaba porque entre Japaratinga e Porto de Pedras existe um serviço de balsa para veículos e pessoas. O valor da travessia para carros é de R$18 e economizará cerca de 40 km de estrada!

Quantos dias ficar em São Miguel dos Milagres

Em 2 ou 3 dias você consegue fazer as principais atividades de Milagres, mas para curtir o lugar com calma e poder relaxar, sugerimos 5 dias. Milagres é o tipo de lugar convidativo para não ter programação e curtir uma praia diferente a cada dia, sem se preocupar em “ticar” uma atividade da programação.

Quando ir a São Miguel dos Milagres

Milagres é um destino que sempre faz calor, então você pode curtir o mar em qualquer época do ano — a temperatura média anual da cidade é de 25 °C. Entretanto, é bom saber que as chuvas são mais frequentes entre abril e agosto.

O mês que mais chove por lá, estatisticamente é julho. Isso não impede que você  pegue bons dias de sol durante o inverno, porque muitas vezes as chuvas são passageiras, mas é bom ter essa informação em mente e priorizar sua viagem em períodos mais secos, como outubro e novembro, por exemplo.

clima sao miguel dos milagres

Clima de São Miguel dos Milagres – informações do site Climate-data.org

Importante: Qualquer que seja o mês que você escolher viajar, é importante estar atento período de maré baixa, porque esse é o melhor momento para aproveitar as piscinas naturais de Milagres e de todo o litoral Nordestino onde as piscinas naturais são atrações.

Fique de olho na Tábua de Marés, a planilha que explica sobre as oscilações da maré ao longo do dia. Temos um post completo sobre o assunto – clique aqui para entender melhor sobre a tábua de marés e saiba quando realizar sua viagem

Outras dicas de São Miguel dos Milagres

A maior parte dos estabelecimentos locais aceita cartões de crédito e débito e pix. Há um caixa eletrônico na região, mas costuma estar sempre cheio, então se você gosta de ter dinheiro em espécie, procure sacar uma quantia antes de chegar por lá.
Confira a tábua de marés e época de maré baixa antes de realizar sua viagem para poder curtir as piscinas naturais da cidade.
Use bastante protetor solar, porque com o ventinho constante pode parecer que o Sol não está queimando, mas está.

Se você tiver máscara de snorkeling vale a pena levar para a viagem, assim como sapatilha de neoprene para ir às praias e piscinas.

Informações básicas de São Miguel dos Milagres

Onde fica: Em Alagoas, a 100 km de Maceió
Aeroporto mais próximo: Aeroporto de Maceió
População: em torno de 8 mil pessoas
Média anual de temperatura: 25°C
Época com menos chuvas: verão
DDD: (82)

 


E você, já esteve em São Miguel dos Milagres e na Rota Ecológica? Conte sua experiência nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção