logo Melhores Destinos

Aeroporto Santos Dumont (SDU): um guia do aeroporto central do Rio de Janeiro

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
28/09/2020 às 4:58

Aeroporto Santos Dumont (SDU): um guia do aeroporto central do Rio de Janeiro

O Aeroporto Santos Dumont (SDU) está entre os dez mais movimentados do país. Construído na década de 30 sobre um aterro à beira da Baía de Guanabara, no centro do Rio de Janeiro, foi o primeiro aeroporto exclusivamente civil a ser inaugurado no país. Confira nosso Guia do Aeroporto Santos Dumont com informações sobre transporte, voos, alimentação, lojas e serviços.

Este aeroporto tem capacidade para cerca de 10 milhões de passageiros por ano e opera exclusivamente voos domésticos, na sua maioria para curtas distâncias. Conta com 2 pistas, 8 pontes de embarque e desembarque e 13 posições de alocação remota. Possui ainda 6 esteiras de restituição de bagagem e estacionamento para mais de 3.400 veículos.

O Melhores Destinos foi indicado ao Prêmio Ibest 2020! Nos ajude com um voto! É rapidinho! 

Área aterrada onde fica o Aeroporto Santos Dumont (SDU)

A beleza é um dos destaques do Aeroporto Santos Dumont. Envolvido pelo mar, oferece um visual deslumbrante da cidade do Rio de Janeiro. Nas cabeceiras das pistas você observa o Pão de Açúcar de um lado e a ponte Rio x Niterói de outro. O Cristo Redentor um pouco mais adiante. É daqueles lugares que vale a pena brigar para ficar na janela do avião apreciando a vista. Além disso, possui um terminal moderno, enxuto, com muita iluminação natural e boas opções de alimentação, compras, salas VIP e outros serviços.

História do Aeroporto Santos Dumont

O aeroporto foi idealizado no começo da década de 30, pelo urbanista francês Alfred Agache. O Rio de Janeiro era a capital federal do Brasil e tinha uma demanda de passageiros que estava em forte crescimento. A região escolhida foi uma área na Ponta do Calabouço, no centro da cidade, onde operavam os hidroaviões. O projeto arquitetônico foi dos irmãos Marcelo e Milton Roberto.

A obra demandou a ampliação do aterro em mais 370 mil m², com o lançamento de mais de 2,7 milhões de m³ de areia ao mar. Também foi construída uma muralha de contenção.

O aeroporto foi um marco da arquitetura moderna brasileira. Com saguão de passageiros duplo, painéis de Cadmo Fausto e uma escultura do busto de Alberto Santos Dumont, do artista plástico francês Hugues Desmazieres. Já o jardim localizado em frente ao aeroporto, na Praça Salgado Filho, é uma criação do renomado paisagista Burle Marx.

Uma curiosidade é que as primeiras tentativas de voo regular no aeroporto do Rio de Janeiro foram frustradas. A Vasp inaugurou o serviço com aviões Junkers 52 ligando o Rio a São Paulo, mas infelizmente as duas aeronaves se acidentaram. A primeira quase caiu ao mar e a segunda, ao pousar, colidiu com carroças usadas na movimentação de terra na provisória pista de Congonhas. Os dois incidentes acabaram por adiar a inauguração que ocorreu em 30 de novembro de 1936, passando de Aeródromo do Calabouço para Aeroporto Santos Dumont.

O prédio do Aeroporto Santos Dumont foi inaugurado em 1945. Na década de 50 ocorreu a ampliação do sítio aeroportuário e das pistas, que necessitavam de mudanças urgentes para acompanhar o tamanho dos aviões. A pista principal passou a ter 1.323 metros em 1958. No mesmo ano ocorreu a inauguração da pista auxiliar com 1.260 metros. Nessa ocasião os voos intercontinentais foram transferidos para o Aeroporto do Galeão, que tinha uma pista maior e permitia que os aviões decolassem mais pesados.

A Ponte Aérea Rio-São Paulo foi criada em 5 de julho de 1959, através de um acordo firmado entre companhias aéreas que ofereciam várias viagens entre os aeroportos Santos Dumont e Congonhas, em São Paulo. Esse sistema de pool de empresas virou um exemplo mundial e inspirou outras rotas no mesmo modelo de gestão, onde o bilhete valia em qualquer companhia.

Em fevereiro 1998 o terminal do aeroporto foi destruído por um grande incêndio, que durou 8 horas. Todos os voos foram temporariamente transferidos para o Aeroporto Internacional do Galeão, até que a estrutura do Santos Dumont fosse recuperada, em agosto do mesmo ano.

Em 2004 a Infraero iniciou uma grande obra de modernização e ampliação do aeroporto, que na época operava com o dobro de sua capacidade. A obra foi concluída em 2007, quando foi inaugurado o atual e moderno terminal, com 8 pontes de embarque, sala de embarque transparente com muita iluminação natural, novas esteiras de bagagem, além das pistas reformadas. Isso mais do que triplicou a capacidade do aeroporto.

Visão Geral

O Aeroporto Santos Dumont possui dois terminais interligados, sendo um para embarque e outro para desembarque. Além disso, anexo ao terminal de embarque existe o Bossa Nova Mall, um complexo com hotel, praça de alimentação, bancos, muitas lojas e serviços.

Terminal de Embarque do Aeroporto Santos Dumont

No térreo do terminal de embarque ficam os totens e os balcões de check-in, lojas das companhias aéreas, uma lanchonete da Casa do Pão de Queijo e um Starbucks, o balcão de informações e um quiosque com aquele serviço de proteção de bagagens. É nessa área que fica o posto médico.

No segundo andar, subindo as escadas rolantes ou elevadores, na área externa, antes do controle por raios-x, você vai encontrar lojas, cafés, lanchonetes, farmácia, casa de câmbio, Correios e a entrada para os portões de embarque. O acesso ao Bossa Nova Mall, onde fica o Mc Donald’s e uma praça de alimentação com várias opções de restaurantes, é feito tanto pelo térreo quando pelo segundo andar do terminal de embarque.

Tem ainda um terceiro andar, onde fica o restaurante Madero, a Delegacia de Imigração da Polícia Federal e uma casa lotérica.

Na área segura do embarque, depois de passar pelo controle de raios-x, você terá acesso aos portões de embarque de 1 ao 8, além de muitas opções de lojas, como Dufry Shopping, MAC, Hudson, Chilli Beans, Maybelline, Track & Field, SOS Celulares, Bhuda Spa, e também de alimentação, como Casa do Pão de Queijo, Fran’s Café, Vezpa Pizzas, Doog, Bacio di Latte e Zep Café.

No andar inferior da área segura ficam os portões de embarque remoto, através de ônibus, numerados de 9 a 14. Basta descer as escadas rolantes depois de passar pelos raios-x e virar à esquerda. Nesta aérea também tem um café, banheiros e algumas cadeiras para os passageiros aguardarem o seu voo.

Terminal de desembarque do Aeroporto Santos Dumont

Ao chegar no Santos Dumont você vai sair pelo mesmo local onde são embarcados os voos, com acesso à todas as lojas acima. No entanto, ao sair da área de segurança, você vai encontrar o local onde ficam as esteiras de bagagem, já no terminal de desembarque.

Logo na saída tem as lojas das locadoras de automóvel Movida e Localiza, os terminais para comprar o RioCard (que dá acesso ao VLT e demais transportes públicos da cidade), um Bob’s, além de outras lanchonetes e o local para embarque no Uber e nos táxis. Tem também uma agência do Bradesco e quiosques para comprar rosas. No fim do corredor, quase na entrada do terminal de embarque, tem alguns caixas eletrônicos 24 horas.

Para mais informações, você pode consultar o site do Aeroporto Santos Dumont que pode ser de grande ajuda para quem não está familiarizado com o local.

Shopping Bossa Nova Mall

O Bossa Nova Mall é um complexo com 47 lojas, restaurantes e cafés, além de um hotel, centro de convenções e um business center. É o primeiro shopping do Brasil interligado a um aeroporto. São dois restaurantes boutique, o Vamo (carnes e cervejas artesanais), no térreo, e o Xian (asiático) no terraço do shopping, com um projeto único e uma vista incrível.

Tem também um lounge da Uber e lojas como Natura, Osklen, Ricardo Almeida, Reserva, Farm, Le Lis Blanc, Fuel, Samsonite, entre outras. Conta ainda com redes conhecidas como Mc Donald’s, Burger King, Spoleto, Billy The Grill, Brahma, Vivenda do Camarão, Starbucks, Havanna e World Wine.

Você também encontra lá agências dos bancos Santander e Itaú, casa de câmbio e a loja da locadora Unidas.


Companhias aéreas e destinos a partir do Aeroporto Santos Dumont

O Aeroporto de Santos Dumont é exclusivamente utilizado em voos domésticos. As companhias aéreas Azul, Gol, Latam e Passaredo operam no local. Grande parte das rotas são voos de curta duração, com menos de 90 minutos de duração. As operações da ponte aérea Rio-São Paulo (Congonhas) representam a maioria dos pousos e decolagens, mas também é possível encontrar ligações diretas com os aeroportos de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Cuiabá, Curitiba, Goiânia, Guarulhos, Porto Alegre, Porto Seguro, Recife, Ribeirão Preto, Salvador e Vitória. Além disso, através de conexões nos aeroportos de Campinas, Congonhas e Brasília, é possível viajar do Santos Dumont para os principais destinos nacionais.

No site Flight Connections você pode conferir todas as rotas atualizadas. oferecidas pelo aeroporto bem como sua frequência e companhia aérea.

Acompanhe aqui o painel de voos atualizado do aeroporto Santos Dumont.


Localização e telefone do Aeroporto Santos Dumont

O Aeroporto Santos Dumont fica super bem localizado, no centro do Rio de Janeiro. Fácil acesso para os bairros da Zona Sul, como Flamengo, Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, bem como para a região central da cidade. Em uma situação de trânsito normal, você levará em torno de 10 a 20 minutos para chegar à Zona Sul.

Confira no Google Maps a localização do Aeroporto Santos Dumont.

Aeroporto Santos Dumont
Praça Sen. Salgado Filho, s/n – Centro, Rio de Janeiro – RJ
CEP 20021-340
Contato: +55 (21) 3814-7070


Como chegar e sair do Aeroporto Santos Dumont

O acesso entre o aeroporto Santos Dumont e outras regiões da cidade pode ser feito com transporte público via ônibus, ônibus executivo, VLT, táxis e aplicativos de mobilidade, como Uber e 99. Para utilizar o metrô é preciso pegar o VLT e descer na Estação Cinelândia.

Ônibus executivo: os cariocas chamam o ônibus executivo de “frescão”. O aeroporto possui linhas regulares de ônibus executivo que o ligam ao Aeroporto Internacional do Galeão (R$ 18,25 – a cada 30 minutos), à Barra da Tijuca – Terminal Alvorada (R$ 18,25 – a cada 30 minutos) e à Zona Sul (é o mesmo ônibus que vai para a Barra – R$ 18,25 – a cada 30 minutos). Os ônibus têm ar condicionado, bagageiro para as malas, como num ônibus de viagem.

VLT: o Veículo Leve sobre Trilhos liga o Aeroporto Santos Dumont (estação terminal) ao centro do Rio de Janeiro e a Rodoviária Novo Rio. A estação fica a 1-2 minutos de caminhada do saguão de desembarque (saia, vire à esquerda e siga a sinalização). A linha 1 opera de Praia Formosa ao Santos Dumont das 6h à meia-noite. A linha 2 circula das 6h às 22h da Praia Formosa à Praça XV e das 22h às 00h da Central à Praça XV. A linha 3 opera das 6h à meia-noite entre Central e Santos Dumont. O intervalo médio é de 15 minutos.

Todas as estações são novas e bem sinalizadas. A conexão com o metrô carioca ocorre na estação Cinelândia. São apenas 2 estações entre elas e o trajeto entre o aeroporto e o metrô dura apenas 7 minutos. Mais informações no site VLT Rio.

Táxi: o táxi comum é uma opção tradicional aos passageiros que desembarcam no Rio de Janeiro. Para utilizar o serviço vire à direita após desembarcar e vá até o final. Fique atento, pois no meio do saguão tem uma fila do táxi especial, que é bem mais caro que o comum. E, nunca pegue táxis fora do local indicado. Infelizmente há casos de golpes com taxímetros adulterados que dão um valor muito acima do normal.

Aplicativos de mobilidade: a Uber e a 99 operam com grande disponibilidade na cidade do Rio de Janeiro. A tarifa básica sai mais em conta do que o táxi comum. O ponto de encontro geralmente é na pista central do terminal de embarque. A Uber tem ainda um lounge no Shopping Bossa Nova Mall. Você pode escolher onde vai encontrar o motorista pelo app. A pista central fica mais perto do desembarque do que o lounge.

Confira aqui dicas do que fazer no Rio de Janeiro, caso você tenha tempo para visitar a cidade.


Estacionamento no Aeroporto Santos Dumont

O Aeroporto Santos Dumont conta com um estacionamento com capacidade para 1.200 veículos. Ele é administrado pela Estapar, com diárias a partir de R$ 29,90. Confira mais informações no site.


Aluguel de carro no Aeroporto Santos Dumont

As locadoras de veículos Localiza e Movida ficam no terminal de desembarque, logo na saída das esteiras. Já no shopping Bossa Nova Mall fica a loja da Unidas.

O passageiro que tem uma reserva de aluguel de carro deve procurar o balcão da empresa em que realizou sua reserva. O local de retirada do veículo fica próximo ao aeroporto e as orientações serão dadas pelos funcionários das empresas.

Confira aqui um guia dicas para o alugar carro na cidade.


Internet no Aeroporto Santos Dumont

A Infraero disponibiliza internet wifi gratuita para os passageiros do Aeroporto Santos Dumont. Cada cliente tem 1 hora de cortesia, bastando fornecer alguns dados básicos para ter acesso à rede. A conexão é estável e de boa velocidade.

Alimentação no Aeroporto Santos Dumont

O Aeroporto Santos Dumont conta com várias opções de alimentação para os passageiros, desde de restaurantes de alto padrão, como o Madero (terceiro piso do terminal de embarque), o Vamo e o Xian (ambos no Shopping Bossa Nova Mall), até redes famosas como Bob’s e Nescafé (desembarque), Casa do Pão de Queijo e Vezpa Pizzaria (embarque), Spoleto, McDonald’s, Burguer King  e Vivenda do Camarão (no Shopping Bossa Nova Mall) e Starbucks (no terminal de embarque).

Mesmo após o passageiro passar pelo controle de segurança com raios-x existem muitas opções de alimentação, especialmente cafés, lanches e saladas. Tem o Frans Café, Zep Café, Doog, emBARque e outros.

Veja aqui a lista completa de restaurantes do Aeroporto Santos Dumont.


Lojas no Aeroporto Santos Dumont

O Aeroporto tem muitas lojas e quiosques para quem quer comprar roupas, óculos e acessórios de moda, presentes, brinquedos ou lembranças de viagem. São boas opções, na maioria dos casos com os mesmos preços do shopping (não é igual a alimentação que é inflacionada). Entre as lojas do aeroporto, temos a grife carioca Richards, a joalheria HStern e a Foam (no terminal de embarque), além de MAC, Dufry, Track & Field, Maybelline, Chillibeans e muitas outras (próximas aos portões de embarque, depois dos raios-x). Veja aqui todas as opções.

Além disso, tem as lojas do Shopping Bossa Nova Mall, anexo ao aeroporto, como Osklen, Reserva, Fuel, Le Lis Blanc, Ricardo Almeida, Polo Wear, Natura, Samsonite, entre outras. Veja aqui todas as opções.

Serviços no Aeroporto Santos Dumont

O Aeroporto de Santos Dumont conta com uma agência da Caixa Econômica Federal (segundo piso do terminal de embarque) e do Bradesco (terminal de desembarque). Além disso, no Shopping Bossa Nova Mall, anexo ao aeroporto, tem agências do Santander e do Itaú. Também há vários caixas eletrônicos da rede 24 horas entre os terminais de embarque e desembarque.

Quem precisar comprar algum remédio ou item de higiene encontra uma farmácia no terminal de embarque, antes do controle de segurança. No mesmo andar há uma casa de câmbio.

Órgãos públicos: no terminal de embarque tem uma delegacia da Polícia Federal e um Juizado Especial Civil.

O setor de achados e perdidos fica no terminal de embarque, ao lado da Starbucks. Ele funciona de 8h às 17h. Telefone (21) 3814-7805. O aeroporto dispõe também de fraldário e serviço de engraxate.

Salas VIP do Aeroporto Santos Dumont

O Aeroporto Santos Dumont tem duas salas VIP. Uma terceira do grupo Latitude será inaugurada até o fim de 2020. O acesso aos lounges pode ser feito de maneira avulsa, pagando diretamente pelo uso, por clientes de cartões de crédito de diferentes bandeiras participantes dos programas Priority Pass e LoungeKey.

Lounge Bradesco Cartões

Fica no terminal de embarque, antes do controle de segurança, no segundo andar. Oferece lanches e bebidas variadas. O espaço funciona todos os dias das 5h30 às 22h30.

Advantage Group VIP Lounge

A sala está localizada dentro da area segura de embarque, logo após os raios-x, virando à esquerda. O espaço é relativamente pequeno, mas oferece lanches e bebidas variadas. Funciona das 5h às 20h, diariamente.


Hotéis próximos ao Aeroporto Santos Dumont

Existe um hotel no Shopping Bossa Nova Mall, anexo ao aeroporto Santos Dumont. É o Prodigy Santos Dumont, que oferece um bom serviço e uma bela vista, dependendo do quarto.

Existem ainda outras opções próximas e bem acessíveis ao Aeroporto, como o Ibis Santos Dumont e o Novotel Santos Dumont, que oferecem translado frequente para o aeroporto, a menos de 5 minutos dos hotéis.

Além disso, qualquer hotel non centro do Rio de Janeiro vai ficar próximo ao aeroporto, de 5 a 10 minutos de carro. O mesmo vale para os bairros do Flamengo, Botafogo, Glória e Catete, na Zona Sul, entre 10 e 15 minutos de carro do aeroporto.


E você, tem mais dicas do Aeroporto de Santos Dumont? Dúvidas? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *