logo Melhores Destinos

Lugares para viajar em maio – 25 opções em todo o mundo!

Camille Panzera
Camille Panzera
01/12/2020 às 17:29

Lugares para viajar em maio – 25 opções em todo o mundo!

Maio costuma ser um excelente período para viajar para várias cidades porque é um mês sem extremos, nem muito frio e nem muito quente em dezenas de destinos turísticos. Por isso, hoje trazemos para você a nossa lista com 25 lugares para viajar em maio!

Outro ponto positivo que faz muitas pessoas viajarem nesse mês é que, excedendo-se os feriados prolongados, é uma época de baixa e média temporada em muitas cidades, sem preços exorbitantes nas passagens aéreas e nos hotéis!

Dessa forma, maio se torna um mês ótimo para viajar e é uma excelente pedida para quem tem flexibilidade de datas e pode fugir da alta temporada. Para quem quer viajar para destinos de natureza, conhecer a Chapada dos Veadeiros é uma boa pedida, já para quem gosta de destinos históricos, Ouro Preto é sempre uma boa ideia!

Férias em Maio

Maio é também um  mês excelente para viajar para fora do Brasil. No hemisfério Norte é um mês de primavera, que muitas cidades estão floridas e com clima ameno, ótimo para passeios ao ar livre. É uma boa época para Conhecer Cusco e Machu Picchu, aqui na América do Sul, ou para quem pretende ir mais longe, desbravar a França e a região da Normandia!

Informação importante: Sabemos que viajar nesse momento de pandemia do Corona Vírus não é sensato e nem apropriado. As dicas que trazemos hoje são para depois que tudo isso passar e podem servir como inspiração para uma viagem futura.

Vamos às dicas de lugares para viajar em maio!

Destinos nacionais para viajar em maio

1. Chapada dos Veadeiros, Goiás

Temperaturas em maio – Goiânia –  Média Máxima: 29°C / mínima: 16°C
Precipitação: 32 mm

A Chapada dos Veadeiros é um convite irrecusável aos amantes do ecoturismo. A região, que engloba oito municípios do interior de Goiás, tem como principais bases de apoio para os turistas a cidade de Alto Paraíso de Goiás, a Vila de São Jorge e Cavalcante. Grande parte das atrações da região está concentrada nas três localidades, entre elas o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e quedas d’água espetaculares, como a Cachoeira Santa Bárbara, que se tornou famosa pela água em tons de azul Caribe. Não faltará opções de banho nos dias em que você estiver por lá.

Leia também: Destinos próximos a Brasília – 12 opções para relaxar
Hotéis e pousadas perto de Brasília para relaxar

lugares para viajar em maio

Chapada dos Veadeiros

 

Leia também:
Lugares para viajar em junho
Lugares para viajar em julho
Lugares para viajar em agosto

2. Jalapão, Tocantins

Temperaturas em maio – Palmas –  Média Máxima 32°C / mínima: 19°C
Precipitação: 15mm

O Jalapão reserva aos visitantes paisagens arrebatadoras em meio à imensidão de 34 mil quilômetros quadrados de área preservada, tudo permeado por veredas, chapadões e, diferente do que parece à primeira vista, muita água. Prepare-se para o intenso sol e tenha certeza de que sempre haverá um fervedouro ou um rio para aplacar o calor no meio do caminho.

destinos para viajar em maio

Dunas do Jalapão

3 – Pirenópolis, Goiás

Temperaturas em maio – Goiânia – Média Máxima: 29°C / mínima: 16°C
Precipitação: 32mm

Pirenópolis é o destino perfeito para os viajantes que desejam dias de tranquilidade em meio à natureza, mas sem abrir mão de conforto e bom serviço. Localizada a apenas 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia, Piri tem acesso rápido por estrada e pode ser visitada até mesmo em um bate e volta de um dia. Tanta facilidade faz de Pirenópolis um roteiro muito procurado por quem tem pouco tempo, mas deseja relaxar muito. E a boa notícia é que as atrações de Pirenópolis agradam a todos os turistas, desde os que desejam facilidade total aos que não abrem mão de um pouco de aventura.

férias em maio

Pirenópolis, Goiás

4 – São Paulo, São Paulo

Temperaturas em maio-  Média Máxima: 23°C / mínima: 14°C
Precipitação: 78 mm

O mundo em uma cidade. O mundo em uma avenida. O mundo em um restaurante de esquina. São Paulo é tão grandiosa que nela tudo cabe. Cabe o empresário apressado para a reunião na Avenida Paulista, o jovem que devora uma média com pão na chapa depois da balada na Augusta e o boêmio que espera o final do dia para um chopp com jazz na Vila Madalena. Cabe o artista a flanar por dezenas de exposições apenas para ter inspiração, os apressados que correm nos vagões do metrô e os impacientes, parados no carro, enquanto a vida segue na cidade. E neste universo, onde tudo cabe, é o viajante quem se sente convidado a viver um pouquinho de cada um dos mundos paulistanos.

Leia nosso post sobre o que fazer em São Paulo, com 25 atrações grátis (ou quase).

férias em maio

São Paulo

5. Diamantina, Minas Gerais

Temperaturas em maio –  Média Máxima: 23°C / mínima: 13°C
Precipitação: 34 mm

As íngremes ladeiras repletas de casarões coloniais coloridos se destacam em meio à Serra dos Cristais e formam a impressionante paisagem de Diamantina. O anúncio de tanta beleza acontece ainda na estrada que leva à cidade histórica, quando o contorno das montanhas transforma o caminho em um cenário cinematográfico. Difícil manter os olhos na pista enquanto se está dirigindo em um dos mais lindos destinos de Minas Gerais. Embarcar em alguns dias de passeio para Diamantina é como fazer uma viagem por séculos de história, sempre recheado de muita beleza.

É um ótimo lugar para viajar em maio porque nesse mês a cidade costuma sediar a Vesperata, um evento em que músicos tocam nas sacadas dos casarões da cidade, uma delícia para curtir a noite.

lugares para viajar em maio

Diamantina, Minas Gerais

6 – Ilha Grande, Rio de Janeiro

Temperaturas em maio –  Média Máxima: 24°C / mínima: 18°C
Precipitação: 97 mm

O intenso verde do mar se mistura à Mata Atlântica e os olhos não são capazes de definir qual o mais belo cenário para mirar. Perder-se entre praias paradisíacas e o transparente das águas que circulam a Ilha é fácil. Não é exagero. São 193 km² de pura beleza preservada. É lugar para quem gosta de contato direto com a natureza, muito verde e um pouco de vento no rosto, afinal, é quase impossível resistir a um passeio de lancha pela Ilha Grande, que é considerada uma das melhores praias do Brasil

Leia também: Pontos turísticos do Rio de Janeiro

lugares para viajar em maio

Ilha Grande, Rio de Janeiro

7 – Ouro Preto, Minas Gerais

Temperaturas em maio: Média Máxima: 22°C / mínima: 14°C
Precipitação: 33 mm

Ouro Preto, um dos melhores destinos do Brasil, consegue manter os viajantes que chegam à cidade entretidos por muitos dias. São dezenas de pontos turísticos a serem visitados, belas cidades nas redondezas para passeios de bate e volta, muitos mirantes que merecem paradas fotográficas e, claro, incontáveis comidinhas mineiras a serem experimentadas. Faltará tempo para tantas atrações.

8 – Paraty, Rio de Janeiro

Temperaturas em maio: Média Máxima: 22°C / mínima: 16°C
Precipitação: 97 mm

Fundada oficialmente em 1667, Paraty era apenas um pequeno povoado aos pés do Morro do Forte. A cidade cresceu e se tornou, entre os séculos XVIII e XIX, um dos maiores entrepostos comerciais do país. Rota do Caminho do Ouro, por onde escoavam as preciosidades vindas das Minas Gerais, e grande produtora de cana-de-açúcar, Paraty era ponto final da Estrada Real. Com a construção de um novo caminho, por onde levavam ouro e pedras preciosas diretamente ao Rio de Janeiro, a cidade perdeu importância e por muitos anos ficou esquecida, até ser redescoberta pelo turismo e se tornar um dos mais belos destinos do Rio de Janeiro e do Brasil. Os tempos agora são bem diferentes dos séculos passados, mas a circulação de estrangeiros continua intensa e a arquitetura colonial, bastante preservada, é uma bela maneira de viajar na história.

lugares para viajar em maio

Paraty, Rio de Janeiro

9 – Tiradentes, Minas Gerais

Temperaturas em maio: Média Máxima: 21°C / mínima: 13°C
Precipitação: 39 mm

Tiradentes convida os visitantes a belos dias de descanso. A cidade é linda, tranquila, bem pequenina e sem muitas obrigações turísticas a cumprir. O conjunto de fatores perfeito para quem deseja se desconectar do corrido dia a dia para curtir momentos de puro deleite em meio a paisagens encantadoras e casarões coloniais apaixonantes. Tudo regado ao melhor da tradição mineira e um delicioso roteiro gastronômico.

férias em maio

Tiradentes, Minas Gerais

Destinos internacionais para viajar em maio

10. Cusco, Peru

Temperaturas em maio: Média Máxima: 19°C / mínima: 3°C
Precipitação: 0 mm

Curiosidade e enigmas são palavras que permeiam os pensamentos de muitos viajantes, mas para aqueles que têm vontade de conhecer Cusco, são fatores essenciais. A cidade é o principal destino turístico do Peru e se orgulha por ter sido a capital do incrível império inca; visitá-la é a certeza de encontrar uma fonte de história infindável e se encantar com as genialidades de um povo singular.

 

11. Machu Picchu, Peru

Temperaturas em maio: Média Máxima: 19°C / mínima: 3°C
Precipitação: 0 mm

Reconhecida como uma das maravilhas do mundo atual, Machu Picchu é um lugar impressionante sob inúmeros aspectos. É daqueles destinos que você tem de colocar no topo da lista de lugares para conhecer antes de morrer. A cidade comemorou 100 anos de seu descobrimento em 2011. É um dos ótimos lugares para viajar em maio porque esse é um mês com poucas chuvas no sítio arqueológico e que não faz parte da alta temporada.

A “cidade perdida dos Incas” exala energia e permite aos visitantes desvendar um pouquinho de um povo que guardava conhecimento muito avançado, especialmente para a época. O sítio arqueológico está 2.450 metros acima do nível do mar e foi povoado entre os anos de 1450 a 1540. As famílias que lá viviam cultivavam, principalmente, milho e batata e deixaram a cidade antes da chegada dos espanhóis, provavelmente motivados por doenças.

 

12. Cidade do Cabo, África do Sul

Temperaturas em maio: Média Máxima: 19°C / mínima: 11°C
Precipitação: 70 mm

A Cidade do Cabo é a capital legislativa da África do Sul e foi uma das sedes da Copa do Mundo de 2010. Detentora de belas paisagens e de um astral contagiante, a cidade é símbolo da miscigenação de culturas e, de quebra, é reconhecida como uma das cidades mais bonitas do mundo. Ideal para pessoas de todas as idades, a chamada cidade-mãe é vibrante e cheia de atrativos – quando você se der conta, já foi conquistado!

cidade do cabo

Cidade do Cabo, África do Sul

13. Joanesburgo, África do Sul

Temperaturas em maio: Média Máxima 18°C / mínima: 8°C
Precipitação: 10 mm

Estar em Joanesburgo é a oportunidade perfeita para se aprofundar na história de um país que em diversos aspectos se parece com o Brasil. A mistura de sabores, credos, culturas e línguas (são 11 idiomas oficiais!) promove uma imersão em uma história nem sempre bonita, mas que mostra ao mundo a necessidade do respeito ao ser humano e a luta contra a discriminação. Dois programas imperdíveis para quem visita o lugar são o Museu do Apartheid, onde você pode sentir a realidade da segregação, e a casa de Nelson Mandela, ex-prisioneiro e ex-presidente sul-africano, o grande ídolo da nação.

onde viajar em maio

Joanesburgo, África do Sul

14 – Budapeste, Hungria

Temperaturas em maio: Média Máxima 21°C / mínima: 10°C
Precipitação: 70 mm

Com uma arquitetura de deixar qualquer um de queixo caído, Budapeste está cheia de construções imponentes, nos mais diversos estilos: barroco, neoclássico e Art Nouveau. Além do mais, não podemos deixar de mencionar que o destino se tornou a segunda cidade mais importante do império austro-húngaro sob o comando da dinastia Habsburgo.

Atrações estão por todos os lados, tanto em Peste quando em Buda, e tédio, definitivamente, é uma palavra que não entra no vocabulário dos que visitam a cidade. É muito provável que em Buda você se concentre no Castelo e região, já em Peste, a dica é perder-se pelas ruas e aproveitar as atrações e a atmosfera incrível deste lado da cidade.

onde viajar em maio

Budapeste, Hungria

15. Florença, Itália

Temperaturas em maio: Média Máxima 23°C / mínima: 11°C
Precipitação: 70 mm

Florença é a cidade berço do Renascimento na Itália, um destino para estar próximo da história do país e do mundo. É um destino para conhecer obras artísticas de valor inestimável, museus incríveis e paisagens naturais deslumbrantes que só a Toscana é capaz de oferecer. Difícil explicar o mundo de possibilidades que Florença tem em si. Entre as principais atrações de Florença estão o Duomo e a Galleria Degli Uffizi, um dos mais importantes museus da Europa.

toscana florença roteiro

Florença – Itália

 

16. Praga, República Checa

Temperaturas em maio: Média Máxima 17°C / mínima: 7°C
Precipitação: 50 mm

Conhecida como a “Cidade das Cem Cúpulas”, Praga impressiona o visitante desde o primeiro instante por reunir uma grande quantidade de monumentos e construções de valor arquitetônico incomensurável. Um verdadeiro e belo museu a céu aberto!

Sem contar que o turismo na cidade vem crescendo a passos largos, razão pela qual o destino tornou-se altamente preparado para receber o visitante, com hospedagem dos mais diversos tipos e para os mais diversos poderes aquisitivos, restaurantes que servem o melhor da gastronomia local e vida noturna pra lá de agitada, sendo considerada uma das mais pulsantes de toda a Europa, nos últimos tempos.

17. Istambul – Turquia

Temperaturas em maio: Média Máxima 20°C / mínima: 12°C
Precipitação: 30mm

Primeiro Istambul foi chamada pelos gregos de Byzantium, em 660 a.C., até se restabelecer como capital do Império Romano e se tornar Constantinopla, pelas mãos do imperador Constantino (330 d.C.). Mas foi durante a conquista pelo império Otomano que a cidade turca que tem “um pé na Europa e outro na Ásia” passou a ter o nome atual e se tornou uma metrópole de quase 2,7 mil anos de idade que impressiona e conquista o visitante do começo ao fim da viagem.

A breve explicação, baseada em fatos históricos, é apenas uma amostra do que Istambul representa nos dias atuais: um destino turístico único que exala história e cultura por todos os lados; o habitat de um povo que passou por muitas adversidades, sofreu os mais variados tipos de influências, mas soube, ao longo de uma história fascinante, “absorver” tais fatores com maestria, agregando cores, sabores, sons e aromas.

18. Normandia, França

Temperaturas em maio – Roeun: Média Máxima 17°C / mínima: 8°C
Precipitação: 50mm

A pouco mais de 100 km de Paris, viajantes caminham em Giverny pelos jardins que inspiraram Monet. Em Rouen, quem atrai é a heroína Joana D’Arc e as ruas repletas de casas medievais. Pouco adiante, incríveis paisagens emocionam quem percorre as trilhas das falésias de Etretat e um encantamento toma conta de quem caminha pelo porto de Honfleur. Bem pertinho dali, Deaville e Trouville recebem os turistas que saboreiam deliciosos frutos do mar e aproveitam o refinado balneário para um dia de sol.

Também à beira-mar, interessados em história visitam os sítios que lembram os combates do Dia D. Passíveis a tudo isso, milhares de visitantes emocionados sobem as escadarias da vila medieval dentro dos muros do Monte Saint-Michel. No alto da Abadia, todos aguardam o movimento da maré, um espetáculo imperdível que fecha o roteiro de um dos mais belos destinos da França, a Normandia! As boas condições climáticas tornam a Normandia um dos ótimos lugares para viajar em maio!

19. Jordânia

Temperaturas em maio – Amã: Média Máxima 26°C / mínima: 13°C
Precipitação: 0mm

Uma casa silenciosa em meio a uma vizinhança barulhenta. Assim poderia ser definida a Jordânia. Encravada no Oriente Médio, ao lado de Israel e seus vizinhos árabes, o país é um verdadeiro oásis de tranquilidade em meio a uma região tão conturbada. Ao contrário do que se possa imaginar, o Reino Hachemita da Jordânia não é rico em petróleo ou recursos naturais. Resta oferecer então o que tem de melhor: sua estabilidade e paisagens. E que paisagens! Leia nosso post especial com dicas da Jordânia!

20. Irã

Temperaturas em maio: Média Máxima 21°C / mínima: 13°C
Precipitação: 39mm

Do poderoso Império Persa no passado à atual República Islâmica dos aiatolás, o Irã quase sempre é notícia devido às sanções internacionais e sua política externa no Oriente Médio. No entanto, ainda pouco se fala sobre seu potencial turístico, com uma rica história, cultura instigante e paisagens arrebatadoras.

Lar de desertos de dunas itinerantes, montanhas cobertas de neve e praias cristalinas. De mesquitas que são obras-primas da arquitetura mundial; da arte e poesia que mantêm sua essência na intangibilidade da tradução. E também do povo mais hospitaleiro do mundo: prepare-se para ser recebido de braços abertos por mais de 80 milhões de amigos, que consideram os visitantes um presente divino.

21. Fort Lauderdale, Estados Unidos

Temperaturas em maio: Média Máxima 30°C / mínima: 22°
Precipitação: 121mm

Com eterno clima de férias, sol reinando durante todo o ano e mar sempre convidativo, Fort Lauderdale é um dos melhores destinos da Flórida para quem deseja descansar. Vizinha à agitada Miami, Fort Lauderdale conquista pela simplicidade do dia a dia e, claro, pela linda praia! Apesar de estar bem pertinho de um dos destinos mais populares dos Estados Unidos, Fort Lauderdale ainda guarda o ar de cidade pequena, mas sem perder todo o requinte das mansões e iates que permeiam as ruas e canais da região.

E se você não for proprietário de um belo barco para navegar, não precisa se preocupar. Basta escolher um dos muitos cruzeiros que saem do Porto Everglades para percorrer as maravilhosas praias do Caribe que estão bem pertinho de lá.

dicas fort lauderdalea

22. São Francisco, Estados Unidos

Temperaturas em maio: Média Máxima 18°C / mínima: 10°C
Precipitação: 14 mm

Entre o Oceano Pacífico e as águas gélidas da baía, cresceu uma cidade de característica única nos EUA. São Francisco consegue ser, ao mesmo tempo, sofisticada e casual, liberal e familiar. Sob constante nevoeiro – ou fog, para entrar no clima -, cada um pode ser o que quiser. Com 50% da população formada por estrangeiros, São Francisco mostra uma grande qualidade: o respeito às diferenças.

23. Washington, Estados Unidos

Temperaturas em maio: Média Máxima 25°C / mínima: 11°C
Precipitação: 104mm

Fundada em 1800, Washington é totalmente planejada, com prédios baixos e extremamente arborizada. É fácil ficar encantado com uma esplanada de 3 km, chamada entre os locais apenas por The Mall: a cada 100 metros há um belo monumento, memorial ou um museu com acervo espetacular. Além disso, praticamente não é preciso utilizar transportes (apesar de eles serem muito eficientes). Pés ou bicicletas são suficientes para nos levar a quase todos os lugares. E quando falamos em todos os lugares podemos incluir os importantes prédios públicos, sempre abertos à visitação. Washington consegue transformar o turismo cívico e altamente patriótico em passeios incríveis, mesmo quando se trata dos memoriais de guerra, onde as honrarias são para as vítimas e combatentes.

A capital dos Estados Unidos está longe de ser uma cidade entediante e oferece os mais variados programas aos seus visitantes. Com belos parques, importantes memorais e museus variados, Washington DC é uma bela surpresa, fica florida e muito animada nesse período do ano, quando acontece o festival nacional das cerejeiras – veja aqui mais detalhes.


24. Nova Zelândia

Temperaturas em maio – Wellington: Média Máxima 14°C / mínima: 9°C
Precipitação: 120 mm
As grandiosas paisagens e o mistério que cerca o lugar sempre aguçaram a curiosidade de viajantes de todo o mundo, que veem no país um destino exótico e repleto de possibilidades. Embarcar para a Nova Zelândia está na lista de desejos de qualquer aventureiro. E não é para menos. O lugar reúne em um espaço muito pequeno uma quantidade absurda de paisagens distintas, como se viajássemos por vários países ao mesmo tempo.

25. Namíbia

Temperaturas em maio: Média Máxima 22°C / mínima: 11°C
Precipitação: 0 mm

Ainda pouco conhecida entre os brasileiros, a Namíbia já caiu no gosto de viajantes de todo o mundo, que costumam classificar o país como a “África para iniciantes”. Tudo porque a Namíbia oferece um turismo fácil, seguro, barato e repleto de belas atrações. Isso sem perder os traços culturais característicos do país. Viajar para a Namíbia não exige do viajante muita experiência e é uma excelente oportunidade para entrar em contato com as belezas do continente africano. O país, que se tornou independente apenas na década de 90, cada dia mais investe no turismo e tem se tornado um dos destinos prediletos e mais procurados por viajantes que buscam belezas naturais e vida selvagem. Tudo em meio a um dos territórios com menor densidade demográfica do mundo, porém com maior intensidade de belezas.

Quer viajar em outra época do ano? Alguns outros destinos no Brasil podem ser visitados o ano inteiro, entre eles Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Foz do Iguaçu e a Península de Maraú, na Bahia.

Caso esteja em busca de um destino internacional, algumas dicas de lugares para viajar em maio (ou em outros meses) são Paris, Lisboa, Bruxelas, Miami, Genebra e Toronto!

Curtiu nossas dicas de lugares para viajar em maio ou tem mais alguma sugestão? Escreva para gente nos comentários!