Central de informações na crise do coronavírus: orientações aos viajantes e espaço para tirar dúvidas
Central de informações na crise do coronavírus: orientações aos viajantes e espaço para tirar dúvidas
Decidimos criar uma página especial com informações e orientações relevantes para todos aqueles que estão com dúvidas, tem viagens programadas, planejam viajar ou tiverem seus planos afetados pela pandemia de coronavírus. Reunimos conteúdos úteis e atualizados com o posicionamento de companhias aéreas, empresas de cruzeiro, seguradoras e outras organizações que flexibilizaram políticas de cancelamento ou remarcação de viagens, além de restrições impostas por alguns países, o fechamento de atrações e o cancelamento de voos e rotas durante a crise.
Nesse espaço, além de se manter atualizado, você poderá tirar dúvidas, compartilhar suas experiências ocorridas durante esse período e reportar mudanças ou novas políticas que estejam sendo adotadas, já que tudo tem evoluído muito rápido. Nossa equipe está mobilizada para buscar informações e produzir conteúdo que ajudem você, nosso leitor, nesse momento tão complexo. Conte com o Melhores Destinos!
Veja também:
- Coronavírus e viagens: Devo adiar ou cancelar minha viagem por conta do coronavírus? Veja o que fazer e como!
- Por que paramos de divulgar promoções de passagens e de pacotes por um tempo
- O que fazer com pontos ou milhas próximos a vencer?
Passagens aéreas
Dezenas de companhias aéreas estão permitindo cancelamento ou alteração de passagens aéreas em períodos específicos, incluindo Azul, GOL e Latam. Confira as políticas vigentes de cada empresa:
ROTAS EM FUNCIONAMENTO – Confira todas as rotas que estão sendo operadas pela Azul, GOL e Latam
PASSAGENS AÉREAS – Coronavírus: companhias aéreas flexibilizam remarcação ou cancelamento de passagens internacionais
BOA NOTÍCIA – Azul, GOL, Latam e VoePass fazem acordo com governo para remarcar voos sem custo para passageiros
REEMBOLSOS – Novas regras para reembolso de passagens aéreas, que passam a ter o prazo de 12 meses
VOOS NACIONAIS – Azul, GOL e Latam atualizam políticas de alteração e cancelamento de voos nacionais devido ao coronavírus
VOOS INTERNACIONAIS (AZUL, GOL, LATAM) – Azul, GOL e Latam flexibilizam alteração e cancelamento de voos internacionais devido ao coronavírus
VOOS INTERNACIONAIS (OUTRAS CIAS) – Companhias aéreas flexibilizam remarcação ou cancelamento de passagens internacionais
Cruzeiros marítimos
Todos os cruzeiros estão suspensos no Brasil. Algumas empresas de cruzeiro marítimo começaram a cancelar itinerários de viagem, ou estão permitindo cancelamento ou alteração das viagens. Confira as políticas vigentes: Empresas de cruzeiros marítimos flexibilizam regras de remarcação
Restrições de viagens em outros países
Com a disseminação do novo coronavírus, diversos governos intensificaram ações de prevenção e restrição que impactam viajantes. Confira as principais restrições anunciadas, que incluem a proibição de entrada de turistas e o fechamento de fronteiras, que mantemos atualizado
GERAL – Coronavírus: lista de restrições aos viajantes por país
Cancelamento de voos e rotas
A crise do coronavírus é um verdadeiro desastre para as companhias aéreas e todos que trabalham com o turismo. Uma das consequências da forte queda da demanda e da medida dos governos é o cancelamento de milhares de voos e várias rotas. Confira as principais delas:
AIR CANADA – Air Canada suspenderá voos para o Brasil
AIR FRANCE/KLM – Air France-KLM vão reduzir oferta de voos em até 90%
AMERICAN AIRLINES – American Airlines suspende temporariamente todos os voos para o Brasil
AZUL – Azul suspenderá temporariamente atuação em algumas cidades
CABO VERDE – Cabo Verde Airlines e Amaszonas suspendem temporariamente todas suas atividades
GOL – GOL anuncia redução de até 70% dos seus voos até junho
LATAM – Latam reduzirá 70% de suas operações e oferece remarcação de data sem custo
JETSMART – JetSmart adia estreia da rota entre São Paulo e Santiago
NORWEGIAN – Norwegian suspende temporariamente sua operação no Brasil
TAP – TAP Portugal manterá apenas 3 voos semanais para o Brasil nas próximas semanas
SWISS – Swiss suspende temporariamente suas operações no Brasil
ROYAL AIR MAROC – Royal Air Maroc suspende todos os seus voos internacionais
UNITED – United suspenderá todos os voos para o Brasil
MAP – MAP suspende todas as suas operações devido ao coronavírus
NORONHA – Aeroporto e Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha fecham temporariamente
Hotéis
No caso dos hotéis, vai depender do tipo de reserva que você fez, cancelável ou não cancelável. Mas, na prática, se sua reserva envolve uma área fortemente atingida pelo coronavírus, o que temos visto são os hotéis aceitando a devolução do dinheiro pago sem multa, inclusive para reservas de quartos pelo Airbnb. Mas não é uma regra universal. Entre em contato com a empresa que fez a reserva e veja as opções oferecidas. Caso você vá reservar um hotel para uma viagem futura, espere um pouco, ou faça uma reserva com cancelamento gratuito, o que te resguarda em caso de um eventual desdobramento não esperado.
A rede Accor informou em seu perfil nas redes sociais que clientes que reservaram tarifa não flexível com a Accor e planejam chegar antes de 30 de abril de 2020 podem modificar sua reserva para viagens até 31 de dezembro de 2020 sem penalidade, entrando em contato diretamente com o hotel. Hóspedes que viajam para ou da China Continental, Hong Kong, Macau, Taiwan ou Coreia do Sul até 31 de março de 2020 poderão alterar ou cancelar uma reserva válida. Hóspedes que viajam pata a Itália até a data de 3 de Abril de 2020 poderão alterar ou cancelar uma reserva existente. Hóspedes que reservaram e planejaram uma estadia entre 10 de Março e 22 de Abril de 2020 para Emirados Árabes, Kuwait, Egito, Bahrein, Qatar e Arábia Saudita, poderão cancelar ou alterar sua reserva para estadia até 30 de Setembro de 2020, sem penalidade. Os hóspedes que reservaram através de um agente de viagens, plataforma de reservas online ou terceiros devem contactar o seu prestador de serviços de reserva diretamente para assistência. Confira o comunicado aqui.
Seguro viagem
Algumas seguradoras estão oferecendo cobertura para despesas relacionadas ao tratamento do coronavírus, mesmo após a declaração de pandemia. Confira o posicionamento de cada empresa: Seguro viagem e coronavírus: confira as empresas que garantem cobertura em meio à pandemia
Passaporte
Muitos atendimentos em órgãos públicos tiveram alterações, dentre eles o da Polícia Federal que restringiu atendimentos presenciais para emissão de passaportes.
Vamos continuar atualizando essa lista e as matérias conforme a situação for evoluindo.
Tem alguma dúvida não esclarecidas nos posts acima? Conseguiu remarcar ou cancelar sua viagem? Seus planos de viagem foram afetados? Está viajando nesse momento e quer compartilhar alguma experiência vivida nos últimos dias? Comente, participe e ajude outras pessoas.