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Voos internacionais: Azul, GOL e Latam mudam regras de alteração e cancelamento devido ao coronavírus

Leonardo Cassol
19/03/2020 às 15:19

Voos internacionais: Azul, GOL e Latam mudam regras de alteração e cancelamento devido ao coronavírus

As três maiores companhias aéreas brasileiras atualizaram suas políticas de alteração e cancelamento de passagens aéreas internacionais devido à pandemia de coronavírus. Confira as regras definidas por cada empresa.

Atualizado em 20/03/2020

Caso a política divulgada não contemple sua data e/ou rota de viagem, a nossa sugestão é aguardar um pouco, pois as empresas têm atualizado as regras com frequência, conforme evolui a situação.

Passagens resgatadas com pontos ou milhas seguem as mesmas políticas dos voos pagos, respeitando a validade dos mesmos. Caso seus pontos tenham vencido no período entre a emissão e a data do cancelamento, a melhor opção é remarcar o voo e não pedir o reembolso.

Confira abaixo o que está sendo oferecido por cada empresa. Vale lembrar que Azul e Latam também atualizaram suas políticas de alteração ou cancelamento de passagens nacionais.

Azul

Clientes com voos AZUL com destino de/para Lisboa ou Porto, Estados Unidos e América do Sul previstos até o mês de setembro de 2020, poderão alterar ou cancelar seus voos. Confira as regras, abaixo:

  • Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020.
  • Cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxas de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 1 ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível)

Reservas realizadas em Agências de Viagens entre em contato com as mesmas para realizar os procedimentos de alteração.

Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento (11) 4003-1118. Para reservas em Pontos ou Pontos+R$, ligue para (11) 4003-1141.

As regras foram divulgadas no site da Azul e atualizadas em 17/3

GOL

Flexibilizamos as nossas políticas de remarcação e cancelamento de viagens internacionais em voos operados pela GOL ou em conexão com companhias parceiras, válida para voos internacionais marcados para até 30 de setembro de 2020:

Cancelamento e crédito: você poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra. Se optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo a taxa de reembolso poderá ser cobrada dependendo da regra da passagem adquirida.

Remarcação: Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de um ano, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver;
Cancelamento e reembolso

A companhia também está oferecendo a mesma política para quem fizer uma reserva para voar até 30 se setembro de 2020.

Quem tem passagens de voos GOL emitidos com milhas Smiles também terá os mesmos direitos, podendo fazer o cancelamento do bilhete pelo app e pelo site da Smiles, ou via central de atendimento.

A GOL pede que os clientes que desejem realizar modificações em suas reservas que façam através do site (www.voegol.com.br), aplicativo GOL, já que a central de atendimento (0300 115 2121) está congestionada. Caso o seu bilhete tenha sido comprado através de uma agência de viagens, você deverá entrar em contato com esta.

As regras foram divulgadas no site da GOL e atualizadas em 20/3.

Latam

VOOS COM ORIGEM OU DESTINO NA ÁFRICA DO SUL, ARGENTINA, BOLÍVIA, CHILE, COLÔMBIA, EUROPA, EQUADOR, ISRAEL, AUSTRÁLIA, NOVA ZELÂNDIA, PARAGUAI E PERU

Como medida para conter o surto de coronavírus em seus países, os governos da África do Sul, Argentina, Austrália, Bolívia (a partir de 16 de março), Chile (a partir de 18 de março), Colômbia, Equador, Europa, Israel, Nova Zelândia, Paraguai (a partir de 16 de março) e Peru (a partir de 23h59 de 16 de março, por 15 dias) anunciaram que a entrada de estrangeiros estará suspensa por vias aéreas, marítimas e terrestres. Esta lista está em constante revisão. Diante dessa situação, a LATAM Airlines irá oferecer a seguinte flexibilidade para seus passageiros. Se você tem uma passagem internacional com origem ou destino nos países acima, com data de voo entre 9 de março e 31 de maio de 2020, poderá:

  • Reprogramar uma vez a data do seu voo, sem multas e sem diferença tarifária, para voar até 31 de dezembro de 2020, desde que mantenha o mesmo tipo de cabine do voo original
  • Reprogramar uma vez a data do seu voo, sujeito a multa e eventuais diferenças tarifárias, para voar depois de 31 de dezembro de 2020; OU
  • Fazer uma alteração de origem ou de destino, sem multas, mas sujeito à diferença tarifária e à validade do bilhete, para voar até 31 de dezembro 2020;
  • Reembolsar, sem multas, o seu bilhete e os serviços associados, desde que nenhum trecho já tenha sido utilizado.

DEMAIS DESTINOS INTERNACIONAIS

Para compras realizadas até 5 de março de 2020, com data de voos entre 13 de março e 30 de abril de 2020 você poderá escolher uma das opções abaixo:

  • Reprogramar uma vez a data e/ou origem e destino do seu voo sem multa, pagando apenas a diferença tarifária, para voar até o dia 31 de dezembro de 2020. Alterações devem ser feitas antes do voo original;
  • Solicitar o reembolso, sujeito às regras da tarifa adquirida.

Para compras realizadas entre 6 e 31 de março de 2020, com data de voos até 31 de dezembro de 2020 você poderá escolher uma das opções abaixo:

  • Reprogramar uma vez a data e/ou origem e destino do seu voo sem multa, pagando apenas a diferença tarifária, para voar até o dia 31 de dezembro de 2020. Alterações devem ser feitas antes do voo original
  • Solicitar o reembolso, sujeito às regras da tarifa adquirida.

Se você tem um voo entre os dias 17 de março e 31 de maio de 2020, dentro o para um país com fechamento de fronteiras ou declaração de estado de emergência, você pode realizar a sua alteração diretamente por esse link.

Quem tiver algum voo cancelado, a companhia recomenda que acesse a opção “Reprograme seu Voo”. Se as alternativas oferecidas não atenderem às necessidades, o cliente poderá solicitar a remarcação do voo ou reembolso do bilhete por meio da Central de Atendimento.

Para mais informações, visite o site da empresa ou a central de atendimento  0300 5705700 ou (11) 4002-5700.

Confira informações específicas de restrições de viagens por destino no site da Latam e atualizadas em 20/3

Outras companhias aéreas

Outras companhias aéreas que atuam no Brasil também estão oferecendo possibilidade de cancelamento ou remarcação de passagens aéreas sem custo. Confira no link acima a política de cada uma delas.

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