Coronavírus: Confira todos os países que fecharam suas fronteiras ou implantaram restrições a viajantes

Thayana Alvarenga
23/03/2020  ·  7:37Publicado 23 · mar · 2020  ·  7:37Atualizado 1 · abr · 2020

Coronavírus: Confira todos os países que fecharam suas fronteiras ou implantaram restrições a viajantes

A pandemia do coronavírus (COVID-19) está afetando viajantes do mundo inteiro, já que diversos países estão tomando medidas cada vez mais rigorosas na tentativa de diminuir a propagação da doença. Alguns lugares, como os Estados Unidos, até impuseram restrições aos viajantes que vierem da Europa, região em que a situação está bastante complicada.

Considerando o atual momento, listamos a seguir as condições em relação ao acesso de brasileiros em cada país.

É importante lembrar que a lista está mudando a todo momento e vamos seguir atualizando. 

🇿🇦 África do Sul

A África do Sul está fechando suas fronteiras para cidadãos de países de alto risco a partir de 18 de março. Isso inclui Itália, Reino Unido, EUA, Coréia do Sul e China. Os vistos serão recusados ​​para quem visitou um país de alto risco nos últimos 20 dias. Além disso, 35 dos 53 portos terrestres do país também serão fechados a partir de hoje.

🇩🇪 Alemanha

Segundo a chanceler Angela Merkel, o país fechará as fronteiras com os vizinhos França, Áustria e Suíça a partir da manhã desta segunda-feira. A Alemanha já tem pelo menos nove mortes de pacientes com coronavírus e mais de 4.500 casos de infecção.

🇦🇴 Angola

Os voos internacionais estão suspensos por 15 dias a partir do dia 20/03/20.

🇸🇦 Arábia Saudita

A Arábia Saudita praticamente encerrou suas fronteiras com a maioria dos voos cancelados. Qualquer visitante que esteve nos seguintes países nos últimos 14 dias também não poderá entrar: Bahrein, China, Taiwan, Djibuti, Egito, Eritreia, Etiópia, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Itália, Quênia, Coréia do Sul, Kuwait, Líbano, Macau, Omã, Paquistão, Filipinas, Somália, Sudão do Sul, Espanha, Sri Lanka, Sudão, Síria, Turquia ou Emirados Árabes Unidos.

🇦🇷 Argentina

A Argentina agora fechou suas fronteiras a todos os não residentes. “Durante os próximos 15 dias, ninguém estará autorizado a ingressar na Argentina, exceto cidadãos argentinos e estrangeiros residentes”, anunciou o presidente da Argentina, Alberto Fernández, na noite de 15 de março.

Com 56 casos de coronavírus confirmados, a Argentina também suspendeu aulas e restringirá o transporte público em Buenos Aires.

🇦🇼 Aruba

A entrada de não-residentes no país foi proibida pelo governo até, pelo menos, o dia 31 de março.

🇦🇺 Austrália

A Austrália anunciou que vai fechar suas fronteiras a partir do dia 20/03/2020. Contudo, há uma exceção para passageiros que partem da Nova Zelândia com uma passagem confirmada no mesmo dia para voltar para casa. É importante que estes viajantes não tenham visitado a China, o Irã, a Itália ou Coreia do Sul nos últimos 14 dias.

Todos os passageiros devem se auto-isolar por um período de 14 dias após a chegada à Austrália. Se a duração da estadia for inferior a 14 dias, eles deverão se auto-isolar durante toda a duração da estadia.

🇦🇹 Áustria

Todos os visitantes da França, Irã, Itália, Coréia do Sul, Espanha, Suíça e partes da China ou que tenham visitado estes países nos últimos 14 dias deverão fornecer um atestado médico comprovando um resultado negativo no teste COVID-19.

🇧🇭 Bahrein

O país suspendeu a emissão de vistos na chegada.

🇧🇴 Bolívia

A Bolívia fechou as fronteiras aos viajantes.

🇨🇦 Canadá

O Primeiro Ministro do Canadá, Justin Trudeau, anunciou que ordenou o fechamento de todas as fronteiras do país para não cidadãos e não residentes permanentes, num esforço sem precedentes para conter o avanço do coronavírus. As únicas exceções para o momento serão diplomatas, cidadãos norte-americanos, tripulantes e parentes de primeiro grau de cidadãos canadenses. O país também restringiu a entrada apenas em navios de cruzeiro com mais de 500 passageiros.

🇶🇦 Catar

O Catar suspendeu a entrada para estrangeiros, no entanto os passageiros da Qatar Airways em trânsito via Doha ainda podem viajar se não deixarem o aeroporto.

🇨🇱 Chile

O Chile anunciou que vai suspender a entrada de estrangeiros a partir de quarta-feira, dia 18.

🇨🇳 China

Os visitantes da Itália, Coréia do Sul, Japão, Irã, França, Espanha, Alemanha e Estados Unidos que chegam a Pequim, Xangai, Sichuan ou Guangdong devem entrar em quarentena por duas semanas.

🇨🇾 Chipre

Chipre atualmente só está permitindo a entrada de residentes e trabalhadores europeus por um período de 15 dias.

🇨🇴 Colômbia

A Colômbia fechará completamente suas fronteiras a partir da próxima segunda-feira (23/03/20).

🇭🇷 Croácia

A Croácia fechou suas fronteiras até o dia 18 de abril.

🇰🇵 Coreia do Norte

Os coreanos fecharam suas fronteiras, inclusive com a China, de onde vem a maioria dos voos para lá. Somente diplomatas podem atravessar a fronteira.

🇰🇷 Coreia do Sul

Atualmente, a Coreia do Sul suspendeu a entrada de passageiros da província de Hubei na China.

🇨🇼 Curaçao

Todos os voos para Curaçao estão cancelados, exceto voos com residentes locais na posse de um bilhete de retorno válido. Todos os residentes que retornam são obrigados a passar 14 dias em quarentena domiciliar. Apenas não residentes estão autorizados a sair do país.

🇩🇰 Dinamarca

A Dinamarca fechou sua fronteira em 14 de março para todos os não cidadãos, o que inclui a proibição de turismo e férias. “Os estrangeiros que não puderem fornecer um propósito digno de entrar na Dinamarca terão a entrada negada na fronteira”, disse o primeiro-ministro dinamarquês Mette Frederiksen, segundo a Reuters. A medida tem prazo de duração de 30 dias.

🇪🇬 Egito

O Egito fechou suas fronteiras até o dia 31 de março.

🇸🇻 El Salvador

El Salvador está restringindo a entrada a todos os estrangeiros desde 11 de março.

🇦🇪 Emirados Árabes

Os Emirados Árabes suspenderam temporariamente a emissão de todos os vistos de entrada (incluindo a isenção de visto na chegada) a partir de 17 de março, exceto os passaportes diplomáticos. Isso entrará em vigor a partir de amanhã, dia 17 de março.

🇸🇰 Eslováquia

A Eslováquia fechou suas fronteiras e aeroportos e impôs quarentena obrigatória para os residentes que retornem. Há uma multa de 1.659 euros por qualquer pessoa que viole esta nova regra.

🇸🇮 Eslovênia

A Eslovênia também fechou suas fronteiras para não residentes.

🇪🇨 Equador

O Equador foi o primeiro país da América do Sul a fechar suas fronteiras como medida emergencial contra o avanço do novo coronavírus. Todos os estrangeiros estão proibidos de entrar no país. Além disso, o país também restringiu o acesso de turistas às Ilhas Galápagos na tentativa de evitar que o coronavírus chegue ao arquipélago, considerado um dos sítios naturais com maior biodiversidade do planeta.

🇪🇸 Espanha

A Espanha já havia anunciado quarentena no sábado (14/3), que deve manter cerca de 47 milhões de pessoas em casa. A partir das 8h de segunda-feira (16/3), todos os moradores da Espanha devem sair de casa apenas para atividades essenciais, como comprar comida ou remédios, ir ao médico e trabalhar.

Viagens mesmo dentro do país só serão permitidas em casos de emergência ou para cuidar de idosos ou crianças. Está proibida a entrada de passageiros na Espanha.

🇺🇸 Estados Unidos

A entrada está suspensa até pelo menos 13 de abril para qualquer residente dos países da área Schengen. Isso também inclui qualquer pessoa que tenha visitado esses países nos últimos 14 dias. Ainda é permitida a entrada de residentes permanentes legais e familiares mais imediatos de cidadãos dos EUA.

🇪🇪 Estônia

O país fechou completamente suas fronteiras.

🇵🇭 Filipinas

A Embaixada do Brasil em Manila divulgou um comunicado recomendando a saída imediata de visitantes brasileiros nas Filipinas, em razão do estado de quarentena no país.

Ao contrário da “janela de 72h” anteriormente divulgada, estrangeiros poderão sair do país a qualquer momento.

🇫🇮 Finlândia

As autoridades finlandesas informaram que vão aumentar o controle nas fronteiras na Finlândia entre 19 de março e 13 de abril. Na prática, só está permitida a entrada de cidadãos da Finlândia. Os estrangeiros poderão sair do país para voltar normalmente.

Os aeroportos de Helsinque, Turku e Mariehamn serão mantidos abertos para viajantes que retornam ao seu país e voos de carga. Todos os outros aeroportos serão fechados ao tráfego internacional.

🇫🇷 França

A França fechou suas fronteiras para nacionais de fora da União Europeia.

🇬🇷 Grécia

Como os demais países da União Europeia, a Grécia fechou suas fronteiras a estrangeiros.

🇬🇹 Guatemala

O presidente Alejandro Giammattei anunciou o fechamento das fronteiras da Guatemala nos próximos 15 dias. Somente será permitida a entrada de residentes e diplomatas – e estão todos sujeitos a ficar em quarentena.

🇭🇳 Honduras

O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, decidiu pelo fechamento das fronteiras e do comércio pelos próximos sete dias. As restrições de fronteiras aéreas, marítimas e terrestres não afetarão o transporte de cargas e o fornecimento de produtos.

🇭🇰 Hong Kong

Os visitantes de Hong Kong dos países da área de Schengen ficarão em quarentena por 14 dias.

🇭🇺 Hungria

A Hungria fechou as fronteiras para todos os transportes de passageiros, exceto cidadãos húngaros retornando ao país.

🇰🇾 Ilhas Cayman

O país fechou completamente suas fronteiras.

🇮🇳 Índia

O país suspendeu todos os vistos de estrangeiros até 15 de abril.

🇮🇩 Indonésia

A partir de abril, todos os viajantes que desejarem visitar a Indonésia precisarão apresentar um atestado médico do seu país de origem e obter um visto nas representações consulares do país. Contudo, até dia 20 de abril estão suspensos os vistos na chegada a passageiros estrangeiros.

🇮🇱 Israel

Israel impôs a quarentena obrigatória de 14 dias para visitantes e cidadãos.

🇮🇹 Itália

A Itália está atualmente em confinamento, sendo o maior país da Europa com casos confirmados de coronavírus.

🇯🇲 Jamaica

A Jamaica suspendeu o acesso de turistas ao país.

🇯🇵 Japão

O Japão proibiu a entrada de passageiros que estiveram nos últimos 14 dias em diversos países em todos os continentes, incluindo o Brasil.

🇰🇼 Kuwait

O Kuwait fechou o aeroporto e cancelou voos. Existem algumas exceções para os nacionais do Kuwait, portanto alguns voos charter ainda podem operar.

🇱🇻 Letônia

O país fechou completamente suas fronteiras.

🇱🇹 Lituânia

A Lituânia está com suas fronteiras fechadas a partir da meia-noite de hoje, exceto para residentes.

🇲🇾 Malásia

A Malásia fechou as fronteiras até 31 de março, barrando todos os turistas estrangeiros. O país também não está permitindo a saída de cidadãos e fechou escolas e comércios.

🇲🇻 Maldivas

As Maldivas suspenderam a chegada de cruzeiros no país.

🇲🇹 Malta

O país suspendeu todos os voos para Malta.

🇲🇳 Mongólia

O país fechou completamente suas fronteiras.

🇲🇪 Montenegro

Montenegro fechou as fronteiras, impedindo a entrada de estrangeiros ao país.

🇳🇴 Noruega

A Noruega disse que visitantes de fora dos países nórdicos terão de voltar para casa, pois não serão aceitos em precaução a pandemia.

🇳🇿 Nova Zelândia

O país fechou completamente suas fronteiras.

🇴🇲 Omã

Omã suspendeu todos os vistos de turista por um período de um mês desde 15 de março.

🇵🇦 Panamá

O governo do Panamá decretou a suspensão da entrada no país de estrangeiros e não residentes durante os próximos 14 dias. A mudança não vai afetar passageiros que estejam em trânsito pelo aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá.

🇵🇾 Paraguai

O Paraguai proibiu a entrada de passageiros, mesmo que em trânsito e fechou suas fronteiras terrestres.

🇵🇪 Peru

O Peru anunciou o fechamento de todas as fronteiras por 15 dias. O governo peruano também vai entregar uma bolsa especial às famílias mais necessitadas, para que tenham recursos para aguentar a quarentena.

🇵🇫 Polinésia Francesa

Qualquer visitante de Bora Bora e Tahiti deve apresentar um atestado médico comprovativo de saúde, com data não inferior a 5 dias antes da chegada.

🇵🇱 Polônia

A Polônia instaurou uma proibição de 10 dias para visitantes estrangeiros a partir de 15 de março e uma quarentena obrigatória de 14 dias para os nacionais que retornam.

🇵🇹 Portugal

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, informou hoje o fechamento da fronteira com a Espanha para turistas já a partir de amanhã (16/3). A medida deve se estender até a Páscoa. As regras para a circulação de mercadorias e trabalhadores ainda serão definidas.

🇰🇬 Quirguistão

Todos os voos para o Quirguistão estão suspensos.

🇬🇧 Reino Unido

O governo britânico decidiu por enquanto não fechar as fronteiras nem as portas de estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes e escolas por não considerar uma medida eficaz para conter a pandemia.

🇩🇴 República Dominicana

Todos os voos para o país, famoso por destinos como Punta Cana, estão suspensos até 3 de abril.

🇨🇿 República Tcheca

O país fecha a partir de hoje, segunda-feira, todas as suas fronteiras para não residentes, sem prazo para reabrir.

🇷🇺 Rússia

A Rússia entrou para a lista de países que fecharam suas fronteiras para combater a propagação do coronavírus. O governo de Vladimir Putin informou que a medida já está valendo e fica em vigor até 1 de maio.

🇸🇭 Saint Helena (Caribe)

🇸🇽 Saint Martin/Sint Marteen (Caribe)

O país fechou completamente suas fronteiras.

🇸🇬 Singapura

Cidadãos e residentes devem ficar em quarentena por 14 dias, e visitantes do Reino Unido, Alemanha, França, Espanha, Itália e Suíça não podem entrar ou transitar.

🇱🇰 Sri Lanka

O Sri Lanka suspendeu a entrada de turistas estrangeiros no país e todos os voos internacionais.

🇸🇷 Suriname

O Suriname fechou completamente suas fronteiras.

🇨🇭 Suíça

A Suíça fechou completamente suas fronteiras.