Passagens nacionais: Azul, GOL e Latam atualizam políticas de alteração e cancelamento devido ao coronavírus

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
19/03/2020 às 15:25 - atualizado em 14/05/2020

Passagens nacionais: Azul, GOL e Latam atualizam políticas de alteração e cancelamento devido ao coronavírus

A Azul e a Latam atualizaram mais uma vez suas políticas de alteração ou o cancelamento de passagens aéreas nacionais, devido à pandemia de coronavírus. Já a GOL, agora a noite, seguiu o mesmo caminho. Confira em detalhes o que cada empresa está oferecendo.

Lembramos que caso as políticas divulgadas não contemplem sua data e/ou rota de viagem, a nossa sugestão é aguardar um pouco, pois as empresas têm atualizado as regras dia a dia, conforme a situação do coronavírus evolui.

Passagens resgatadas com pontos ou milhas seguem as mesmas políticas dos voos pagos, respeitando a validade dos mesmos. Caso seus pontos tenham vencido no período entre a emissão e a data do cancelamento, a melhor opção é remarcar o voo e não pedir o reembolso.

Caso tenha emitido o bilhete por uma agência, você deve procurar a empresa onde comprou a passagem.

Azul

Clientes com voos nacionais e internacionais para Maio

No caso da Azul alterar seu voo você receberá um e-mail ou um SMS. Você sempre pode consultar a sua reserva na área do “Minhas Reservas”.

  • Alterações: você poderá alterar a data do seu voo (uma única vez) sem cobrança* de taxa de alteração, para voar até um ano da data da emissão..
  • Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custos deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano, sendo o valor pessoal e intransferível).
  • Pedido de Reembolso: você poderá solicitar o reembolso, mediante a aplicação de eventuais taxas contratuais, e o valor residual será reembolsado em até 12 (doze) meses, a contar da data da solicitação. Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento

Para mais informações entre em contato com a Central de Atendimento (11) 4003-1118. Para reservas em Pontos ou Pontos+R$, ligue para (11) 4003-1141.

Caso tenha comprado bilhete por uma agência, devem procurar o emissor do bilhete.

As regras foram divulgadas no site da Azul

GOL

A GOL atualizou em seu site a política que flexibiliza remarcações e cancelamento de voos da companhia devido a epidemia do novo coronavírus. A regra agora é válida tanto para passagens para destinos nacionais como internacionais.

Remarcação de voos entre 14/05 a 31/05 (Malha Essencial)

  • Taxa de remarcação: isenta
  • Diferença tarifária: isenta

Pode ser remarcado sem custo uma única vez, mantendo a origem e destino, para qualquer período disponível dentro do intervalo de validade da passagem.

Remarcação de voos entre 01/03 a 30/09, exceto no período de 28/03 a 31/05

Nos 3 casos abaixo, a alteração é permitida uma única vez, mantendo a origem e destino, para qualquer período disponível dentro do intervalo de validade da passagem.

1. Voo alterado da baixa para a alta temporada:

  • Taxa de remarcação: isenta
  • Diferença tarifária: cobrada, se houver

2. Voo alterado da baixa para a baixa temporada:

  • Taxa de remarcação: isenta
  • Diferença tarifária: isenta

3. Voo alterado da alta temporada para qualquer período:

  • Taxa de remarcação: isenta
  • Diferença tarifária: isenta

Remarcação de voos entre 28/03 a 31/05 (Malha Essencial) – Compras realizadas até 13/05

  • Taxa de remarcação: isenta
  • Diferença tarifária: isenta
  • Reitineração: permitida

Pode ser remarcado sem custo uma única vez, para qualquer período disponível, mantendo a característica da viagem(doméstica ou internacional).

Cancelamento e crédito entre 01/03 a 30/09

  • Taxa de cancelamento: isenta
  • Validade do crédito: 12 meses, a contar da data do voo.

Cancelamento e reembolso entre 01/03 a 30/09

  • Taxa de cancelamento: isenta
  • Taxa de reembolso: cobrada, se houver
  • Prazo para reembolso: até 12 meses, a partir do dia da solicitação

A GOL considera alta temporada: meses de julho, dezembro, janeiro e feriados, incluindo véspera e dia seguinte ao feriado.

Quem tem passagens de voos GOL emitidos com milhas Smiles também terá os mesmos direitos, podendo fazer o cancelamento do bilhete pelo app e pelo site da Smiles, ou via central de atendimento.

A GOL pede que os clientes que desejem realizar modificações em suas reservas que façam através do site (www.voegol.com.br), aplicativo GOL, já que  a central de atendimento (0300 115 2121) está congestionada. Caso o seu bilhete tenha sido comprado através de uma agência de viagens, você deverá entrar em contato com esta.

Confira o comunicado no site

Latam

Permite alterar uma vez a data da viagem, sem multas e sem diferença tarifária, dentro data de validade do bilhete (12 meses após a compra da passagem). Porém, quem tem um voo na baixa temporada (março a junho e agosto a novembro) só poderá remarcar sem custo para o mesmo período, havendo cobrança de eventuais diferenças de tarifa se o cliente decidir alterar para um voo na alta temporada (dezembro a fevereiro e julho).

Central de atendimento Latam: 0300 5705700 ou (11) 4002-5700.

Confira mais informações específicas de restrições de viagens da Latam aqui

Passagens internacionais

Azul, GOL, Latam e outras companhias aéreas também divulgaram políticas que permitem o cancelamento ou alteração sem custo de passagens aéreas internacionais. Confira a as políticas vigentes em nossos posts:

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