logo Melhores Destinos

11 benefícios de viagem que seu cartão de crédito pode oferecer e você talvez não saiba

Daniel Gadelha
05/12/2020 às 8:00

11 benefícios de viagem que seu cartão de crédito pode oferecer e você talvez não saiba

Os cartões de crédito são ótimos companheiros em viagens. Eles são aceitos praticamente em todos os lugares do mundo e tornam o pagamento de qualquer compra ou despesa muito mais fácil e prático. Mas você sabia que esses produtos financeiros podem oferecer benefícios valiosos pouco conhecidos e explorados por quem viaja? As vantagens vão além do tradicional acúmulo de pontos ou milhas e podem render uma boa economia. Confira 11 benefícios que o seu cartão de crédito pode oferecer e que você talvez não saiba!

1- Seguro viagem

O seguro viagem é um item quase indispensável em qualquer jornada. Em alguns países, a entrada de imigrantes só é permitida com apresentação da apólice. Embora seja um serviço que ninguém espera utilizar, tê-lo traz mais tranquilidade e segurança. O que muita gente não sabe é que esse é um benefício oferecido pelas bandeiras de cartão de crédito mais exclusivas sem nenhum custo adicional, inclusive nas passagem emitidas com milhas ou pontos. As coberturas variam de acordo com a bandeira, assim como os critérios para elegibilidade para uso. Na regra geral, é preciso ter comprado a passagem aérea com o cartão e emitir o certificado do seguro antes do início da viagem.

Confira:
Seguro viagem do cartão de crédito nas passagens emitidas com milhas: saiba como funciona!

2- Cancelamento de viagem grátis

Imagine planejar aquela tão sonhada viagem, comprar as passagens aéreas, reservar hotel, comprar ingressos para atrações… Agora imagine ter que cancelar tudo de última hora. Dureza, não? Muitos serviços turísticos não são reembolsáveis ou cobram altas taxas para cancelamento. Mas se você tiver usado o cartão de crédito para pagar as despesas e, obviamente, tiver um bom motivo para não fazer a viagem, você pode ser elegível ao reembolso de todas as reservas não reembolsáveis que tenha feito. Alguns dos eventos cobertos são: morte, acidente pessoal ou doença grave de um dos viajantes ou parentes de primeiro grau, perda inesperada de emprego formal por parte de um dos viajantes e perda ou furto de documentos dos viajantes que sejam necessários para realizar a viagem e que não sejam reemitidos a tempo. A elegibilidade e as coberturas do benefício variam de acordo com a política da bandeira.

3- Bagagem despachada grátis

Com o fim da franquia de bagagem obrigatória, as companhias aéreas logo começaram a cobrar pelo serviço. No entanto, você pode ter na carteira um cartão de crédito que permita o despacho de malas gratuito e nem sabe disso. Os cartões GOL Smiles emitidos pelos bancos Santander, Banco do Brasil e Bradesco e os cartões TudoAzul Itaucard podem oferecer até duas bagagens de porão de graça, veja os produtos elegíveis:

  • GOL Smiles Platinum e Infinite: 1ª bagagem grátis em voos da GOL;
  • Azul Itaucard Gold: 1ª bagagem grátis em voos da Azul para todos os destinos nacionais, Estados Unidos ou Europa;
  • Azul Itaucard Platinum: Duas primeiras bagagens grátis para todos os destinos nacionais, Estados Unidos ou Europa e uma para viagens na América do Sul em voos da Azul;
  • Azul Itaucard Infinite: Três primeiras bagagens grátis para todos os destinos nacionais, Estados Unidos ou Europa e uma para viagens na América do Sul em voos da Azul.

Para usufruir do benefício, basta apresentar o cartão no balcão de check-in da companhia aérea. A bagagem grátis oferecida pelos cartões não é cumulativa com a franquia oferecida por status em programas de fidelidade e malas já inclusas na tarifa aérea adquirida. Sendo assim, valerá sempre o benefício mais vantajoso para o cliente.

4- Seguro para bagagem despachada

Quem não sente um frio na barriga quando despacha a bagagem com medo que ela não chegue ao seu destino com você? Infelizmente uma pequena porcentagem das malas despachadas são extraviadas ou danificadas. No entanto, alguns cartões de crédito oferecem seguro contra bagagem extraviada, danificada ou entregue com atraso. A proteção oferece indenização caso o viajante passe por uma das três situações. As coberturas variam de acordo com a bandeira assim como os critérios para que o usuário seja elegível. Esse é mais um seguro que eu espero não precisar nunca!

Veja também:
18 dicas para viajar só com a bagagem de mão de até 10 kg!

5- Seguro para carro alugado grátis

O aluguel de carro é um serviço muito útil em destinos como Miami ou Orlando, por exemplo. As tarifas podem variar bastante de acordo com o modelo escolhido, a locadora e o período da viagem. Além do aluguel em si, ainda são cobradas as proteções para caso haja algum sinistro como colisão ou roubo do veículo. Em alguns casos, essas despesas podem representar 50% do valor total da locação. Mas que tal ficar livre desse gasto? Os cartões de crédito também oferecem seguro para carro alugado de graça, basta utilizar o cartão para pagar a locação e recusar o seguro da locadora. As coberturas variam de acordo com a bandeira assim como os critérios para elegibilidade para uso da proteção. Verifique com o seu cartão de crédito as regras antes de reservar o veículo.

6- Acesso às salas VIP

As salas VIP dos aeroportos são excelentes locais para aguardar o seu voo. Os espaço oferecem diversas amenidades como lanches, refeições quentes, lugar para descansar e trabalhar com tranquilidade, bebidas, cafés e até chuveiros. O acesso às salas não é exclusivo para passageiros frequentes ou voando em classe executiva e primeira classe, mas também para portadores de alguns cartões de crédito.

Os principais programas de salas VIP são Priority Pass, LoungeKey e Diners Club International. No Brasil, o primeiro é oferecido apenas pelo cartão Porto Seguro Visa Infinite. Já o LoungeKey é fornecido pelos cartões emitidos nas bandeiras Mastercard Black, Visa Infinite e ELO Nanquim de todos os bancos. No entanto, a política de acesso pode variar conforme o emissor. As visitas podem ser grátis, limitadas ou cobradas. Atualmente, o Banco do Brasil Altus Visa Infinite lidera o ranking de melhores cartões de crédito por oferecer acesso ilimitado para o portador e seus convidados as salas LoungeKey.

Por último, o programa Diners Club International é oferecido pelo cartão ELO Nanquim Diners Club emitido pelos bancos Bradesco e Banco do Brasil.

Salas VIP Bradesco

VIP Club Internacional no Aeroporto de Brasília

Além dos programas de salas VIP, alguns cartões oferecem acesso a acervos exclusivos. Os clientes dos cartões Bradesco ELO Nanquim, Bradesco ELO Nanquim Diners e Bradesco Aeternum Visa Infinite podem acessar de forma ilimitada às salas Bradesco Cartões e parceiros. Já o American Express The Platinum Card, além de permitir entrada nos lounges Bradesco Cartões, permite admissão nas salas American Express no Brasil e no exterior e nas salas VIP SkyClub Delta.

Já os cartões GOL Smiles Platinum e Infinite e Itaucard Azul Platinum e Infinite oferecem entrada, respectivamente, nos GOL Premium Lounges e no Lounge Azul. O acesso é ilimitado, mas é necessário que o passageiro esteja embarcando com as companhias para ter acesso. Os cartões Azul Platinum e Infinite também permite acesso a sala Latitude Workspace no Aeroporto de Congonhas.

Por fim, os cartões BRB permitem acesso a sala exclusiva do banco no Aeroporto de Brasília. A quantidade de acessos depende da categoria do cartão.

Sala VIP BRB – Aeroporto de Brasília

Veja também:
Conheça os melhores cartões de crédito para utilizar salas VIP no Brasil e no exterior sem custo adicional

7- Chip de celular para uso no exterior

Hoje em dia é praticamente impossível ficar sem nossos aparelhos eletrônicos, principalmente em viagens. Eles são essenciais para manter contato com a família e amigos, fazer o check-in do voo, buscar informações sobre o destino, utilizar o Google Maps ou Google Tradutor, compartilhar os melhores momentos nas redes sociais e muito mais. No entanto, utilizar o celular no exterior, em roaming internacional, pode sair bem caro. Mas se você tiver um cartão de crédito ELO Nanquim, isso não será problema. A bandeira oferece dois chips por ano para uso no exterior de graça. O serviço é oferecido mediante compra de uma passagem aérea internacional com o cartão.

Confira os termos e condições de uso do chip de viagem internacional.

8- Wi-fi grátis

Mas se você não tiver um cartão ELO Nanquim na carteira, não há motivo para pânico. Outras bandeiras mantêm parceria com hotspots que oferecem acesso a milhares de redes wi-fi em todo mundo. Restaurantes, bares, aeroportos, shopping, lojas de departamento e museus são apenas alguns exemplos de locais onde é possível encontrar redes credenciadas. Em alguns casos, é possível acessar wi-fi até a bordo de algumas aeronaves. Os serviços mais conhecidos são ELO Wi-fi iPass e Mastercard Wi-fi Boingo. Antes de utilizar o serviço, é necessário se cadastrar nos programas.

9- Transfer grátis de/para o aeroporto

Toda viagem começa no caminho de casa até o aeroporto. A maioria das pessoas utiliza transportes por aplicativo para esses trajetos, mas dependendo do seu cartão de crédito, essa corrida pode sair de graça! Os clientes dos cartões ELO Diners Club recebem serviço de transfer gratuito de casa para o aeroporto ou vice-versa com distância máxima de 40 km.

O benefício é condicionado a compra de uma passagem aérea internacional com o cartão e pode ser utilizá-lo até duas vezes por ano respeitando o valor máximo de R$ 150 por corrida. O serviço deve ser solicitá-lo através do portal de benefícios ELO. A central de atendimento fará o agendamento da corrida através de um dos aplicativos de transporte conveniados. No dia da viagem o cliente receberá um link de onde poderá solicitar a corrida, receber as informações do motorista e um canal por onde é possível se comunicar com ele.

Confira todos os termos e condições do Transfer ELO Nanquim Diners Club.

10- Embarque e check-in prioritários

Quem não gosta de ter atendimento preferencial no check-in e ser um dos primeiro a embarcar na aeronave? Clientes dos cartões GOL Smiles Platinum e Infinite, Itaucard Azul Platinum ou Infinite e Latam Pass Mastercard Black ou Infinite contam com ambos os benefícios. O cartão GOL Smiles Gold oferece prioridade apenas no embarque. Apresente um dos cartões elegíveis e tenha acesso às filas designadas.

11- Marcação de assento grátis, cupons para upgrade de cabine e outros benefícios

Os cartões das companhias aéreas, além de oferecerem alguns dos benefícios já citados, disponibilizam outras vantagens interessantes como marcação de assentos mais espaçosos, como o Itaucard Azul Platinum e Infinite que permitem utilizar o Espaço Azul duas vezes por ano sem custo (Platinum) e ilimitado (Infinite). Outro benefício valioso são os cupons para upgrade de cabine na Latam oferecidos pelos cartões de crédito Latam Pass Platinum, Infinite e Black. Os cupons permitem que os clientes viagem em classe executiva em viagens internacionais mediante disponibilidade. Já o Itaucard Azul Infinite oferece dois upgrades de cabine por ano após o cliente acumular 50 mil pontos com o cartão.

Adicionalmente, os cartões de crédito da Latam, GOL e Azul oferecem pontos ou milhas qualificáveis que permitem que o cliente suba de categoria em seus respectivos programas de fidelidade. Os status elite, além de também oferecerem muitos dos benefícios já citados, permitem que os clientes tenham ainda mais vantagens como antecipação ou postergação de voo, isenção de taxa reembolso de passagens emitidas com pontos, benefícios em companhias parceiras, prioridade na fila para upgrade de cabine e muito mais.

Os cartões Azul Gold, Platinum e Infinite oferecem, respectivamente, upgrade automático para as categorias TudoAzul Topázio, Safira e Diamante. A versão Infinite oferece ainda duas diárias de locação de veículo grátis na Unidas e companion pass (passagem grátis para acompanhante). O companion pass também só poderá ser utilizado após o cliente acumular 50 mil pontos com o cartão. A locação na Unidas poderá ser utilizada a qualquer momento.

Confira:
Quais os benefícios e como conseguir status no TudoAzul
Quais os benefícios e como conseguir status no Latam Pass
Quais os benefícios e como conseguir status no Smiles


Você conhecia algum desses benefícios? Já utilizou algum? Comente e participe.

Veja também:

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção