logo Melhores Destinos

Status Topázio, Safira e Diamante no programa TudoAzul: quais os benefícios e como conseguir!

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
15/07/2020 às 16:22

Status Topázio, Safira e Diamante no programa TudoAzul: quais os benefícios e como conseguir!

Ter status nos programas de fidelidade das companhias aéreas abre portas para muitos benefícios como despacho de bagagem sem custo, atendimento prioritário, assentos mais confortáveis e até acesso às salas VIP. O programa de fidelidade da Azul oferece essas e outras vantagens para os clientes que pertencem às suas categorias elite. Neste post vamos mostrar como conseguir status no TudoAzul e as vantagens e benefícios oferecidos por cada categoria.

Como conseguir status no programa TudoAzul?

O programa TudoAzul promove os participantes para suas categorias elite de acordo com a quantidade de pontos qualificáveis acumulados de janeiro a dezembro de cada ano, que podem ser acumulados em voos da Azul ou de parceiras, bem como em parcerias de varejo, dos cartões de crédito TudoAzul Itaucard e da compra de pontos. Outra maneira de obter status no programa é  através da adesão aos maiores planos do Clube TudoAzul, ou adquirindo o  TudoAzul Itaucard Platinum. Infelizmente, não há qualificação baseada na quantidade de trechos voados.

Pontos Qualificáveis TudoAzul

Os pontos qualificáveis são os pontos que contabilizam para que o participante suba ou mantenha sua categoria. Eles são diferentes dos “pontos resgatáveis” que são os pontos que transferimos dos cartões de crédito para o programa.

Atualmente é possível ganhar pontos qualificáveis no TudoAzul voando com a Azul ou companhias parceiras, utilizando os cartões de crédito TudoAzul, transferindo pontos de parceiros, comprando, transferindo ou renovando pontos TudoAzul, sendo assinante do Clube TudoAzul ou participando do Desafio TudoAzul. Veja como funciona em cada caso:

Pontos Qualificáveis em Voos

Para cada R$ 1 gasto em voos da Azul, o participante recebe 1 ponto qualificável.  Taxas de embarque e serviços adicionais como bagagem, seguros e assentos Espaço Azul não são contabilizados. Pontos bônus acumulados pelo status de categoria não são qualificáveis.

Já em companhias parceiras, o acúmulo é por milhas voadas, de acordo com  a tarifa adquirida. Infelizmente, nem todas as parceiras são elegíveis para o acúmulo de pontos qualificáveis.

Apesar do TudoAzul ter parceria com as quatro empresas acima, apenas a Turkish Airlines, United Airlines e Air Canada permitem o acúmulo de pontos qualificáveis.

Clientes que já tenham status no programa TudoAzul também acumulam pontos bônus ao voar com a United Airlines. Este bônus, no entanto, não é qualificável.

Pontos Qualificáveis com os Cartões de Crédito TudoAzul

Clientes que possuem os cartões de crédito TudoAzul em todas as suas versões acumulam 1 ponto qualificável para cada 10 pontos acumulados com o cartão, exceto pontos bônus. Além de ajudar a subir de categoria, alguns cartões de crédito TudoAzul oferecem benefícios como despacho de bagagem sem custo e acesso a sala VIP mesmo que o cliente ainda não tenha conquistado status no programa.

Transferindo Pontos de Parceiros

Os participantes que acumularem pontos através de transferências de cartão de crédito, compras em parceiros ou compras no Shopping TudoAzul também acumulam pontos qualificáveis. Será creditado 1 ponto qualificável para cada 15 pontos acumulados.

O programa é parceiro dos principais bancos e cooperativas do país como Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa, Porto Seguro, Itaú, entre outros. Já os varejistas parceiros também são muitos, como Ponto Frio, Magazine Luiza, Extra e Netshoes. Confira a lista completa no site do TudoAzul.

Comprando, transferindo ou renovando pontos

Os participantes que comprarem pontos TudoAzul, receberem pontos transferidos de outro participante ou renovarem pontos expirados também serão contemplados com pontos qualificáveis. Nestes casos, a conversão é de 1 ponto qualificável para cada 15 pontos comprados, recebidos de transferências ou renovados, exceto pontos bônus. O TudoAzul é o único programa que oferece pontos qualificáveis nestes casos.

Pontos Qualificáveis com o Clube TudoAzul

Assinantes do Clube TudoAzul recebem 1 ponto qualificável a cada 10 pontos acumulados através do clube, exceto pontos bônus. O clube também oferece outras vantagens como acúmulo mensal de pontos, pontos bônus nas transferências de pontos de parceiros e maior validade dos pontos.

Status com os cartões TudoAzul Itaucard

Portadores dos cartões TudoAzul Itaucard nas versões Gold e Platinum recebem upgrade automático para as categorias Topázio e Safira, respectivamente. O benefício é válido apenas para o titular do cartão.

Status com o Clube TudoAzul

Os clientes que aderirem aos planos 10 mil e 20 mil do Clube TudoAzul são premiados com upgrade automático para as categorias Safira e Diamante, respectivamente. O benefício será válido enquanto o usuário permanecer com o plano ativo.

Categorias e benefícios do TudoAzul

O TudoAzul oferece quatro categorias: TudoAzul (inicial), Topázio, Safira e Diamante. Vamos conhecer os requisitos necessário para que o participante conquiste cada uma delas. Os benefícios variam de primeira bagagem despachada grátis até passagem cortesia para acompanhante, confira.

Categoria TudoAzul

Requisitos: Basta se cadastrar no programa.

Categoria TudoAzul Topázio

status no programa TudoAzul

Requisitos: 5 mil pontos qualificáveis em um ano ou ser aprovado para o TudoAzul Itaucard Gold.

Benefícios: Despacho de uma bagagem de até 23 kg em voos da companhia, três vezes mais pontos acumulados por real do que a categoria inicial e uma cortesia para uso do assento Espaço Azul por ano.

Categoria TudoAzul Safira

status no programa TudoAzul

Requisitos: 10 mil pontos qualificáveis em um ano, adesão ao Clube TudoAzul 10 mil ou ser aprovado para o TudoAzul Itaucard Platinum.

Benefícios: Despacho de duas bagagem de até 23 kg em voos da companhia, prioridade no embarque, check-in e retirada das bagagem, central de atendimento exclusiva, antecipação de voo em até 6 horas sem custo, quatro vezes mais pontos acumulados por real do que a categoria inicial e duas cortesias para uso do assento Espaço Azul por ano.

Categoria TudoAzul Diamante

status no programa TudoAzul

Requisitos: 20 mil pontos qualificáveis em um ano ou aderir ao Clube TudoAzul 20 mil.

Benefícios: Três bagagens despachadas de até 23 kg em voos da companhia, antecipação de voo em até 6 horas sem custo, seis vezes mais pontos acumulados por real do que a categoria inicial, prioridade no check-in, embarque e retirada de bagagem, central de atendimento exclusiva, assentos do Espaço Azul sem limite, acesso à sala VIP Lounge Azul em Campinas viajando para destinos internacionais, acesso às salas VIP da TAP Portugal e bilhete cortesia para acompanhante. Clientes TudoAzul Diamante também recebem tratamento especial ao voar com a United Airlines como bagagem despachada adicional e prioridade no check-in.

Resumo dos benefícios do TudoAzul por categoria

Desafio TudoAzul

Clientes que tenham status em outro programa de fidelidade como Latam Pass, Smiles, American Airlines AAdvantage, Delta SkyMiles ou em companhias membro da aliança Star Alliance podem solicitar um status challenge/desafio de status com o TudoAzul.

O Desafio TudoAzul oferece um “atalho” para que o participante alcance qualquer uma das três categorias elite do programa acumulando apenas metade dos pontos qualificáveis normalmente exigidos, veja.

 

Para participar é necessário enviar uma comprovação do status no outro programa e aguardar a validação do TudoAzul. O programa informará a sua participação no desafio e qual categoria você poderá conquistar.

No entanto, o prazo para acumular os pontos qualificáveis exigidos pelo desafio é de 180 dias. Veja mais no site Desafio TudoAzul.

Dicas para conseguir status no programa TudoAzul

A primeira dica pode parecer óbvia, mas é dar preferencia a voar com a Azul ou com uma de suas parceiras e sempre colocar o seu número TudoAzul quando fizer o check-in.

Se o seu cartão de crédito não acumula milhas ou pontos, considere preencher uma proposta para um cartão co-branded do programa. Frequentemente o TudoAzul promove promoções com pontos bônus na adesão. Os cartões Gold e Platinum oferecem upgrade automático de categoria sem nenhum custo, além de outros benefícios como embarque preferencial, bagagem despachada sem custo e acesso às salas VIP da companhia.

Outra dica é aderir a um dos cinco planos do Clube TudoAzul. Assinantes do clube ganham pontos qualificáveis todos os meses mesmo sem viajar, participam de promoções mais agressivas, recebem descontos nos resgates e outros benefícios. Para quem não quer esperar juntar a quantidade de pontos qualificáveis para se qualificar, os Clubes TudoAzul 10 mil e 20 mil oferecem upgrade automático, respectivamente, para as categorias Safira e Diamante. No entanto, considere o custo mensal ou anual dos clube e não aja por impulso.

A última dica é, caso você possua status em outro programa de fidelidade, aproveite o Desafio TudoAzul e conquiste status no programa acumulando apenas a metade dos pontos qualificáveis exigidos.

Recentemente a Azul anunciou um acordo de compartilhamento de voos com a Latam e uma integração nos programas de fidelidade, que vai permitir aos clientes o acúmulo de voos das duas empresas tanto no Latam Pass, como no TudoAzul. Ainda não sabemos se esse acúmulo vai gerar pontos e trechos qualificáveis, mas pode ser uma oportunidade de ampliar as opções de acúmulo.

Infelizmente, o programa TudoAzul não permite que os pontos qualificáveis acumulados além do necessário sejam utilizados na qualificação do ano seguinte. Sendo assim, após atingir a categoria TudoAzul Diamante, os pontos qualificáveis acumulados a mais serão perdidos na virada do ano.


Alguém tem alguma outra dica de como conseguir status no programa TudoAzul?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *