logo Melhores Destinos

Como conseguir upgrade nos voos internacionais da Latam?

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
29/07/2020 às 8:14

Como conseguir upgrade nos voos internacionais da Latam?

Um upgrade para a classe executiva é o sonho da maioria dos passageiros. Afinal, quem não gosta de viajar em uma poltrona mais larga, com mais espaço para as pernas e serviço de bordo requintado? E que tal dormir em poltronas que viram camas? Você sabia que pode conseguir um upgrade de cabine no seu próximo voo internacional da Latam? Saiba tudo sobre como fazer upgrade na Latam neste post!

O que é o upgrade de cabine?

Chamamos de upgrade de cabine quando o passageiro compra uma passagem em uma determinada classe de serviço e, utilizando alguma ferramenta oferecida pela companhia aérea, pode voar em uma classe superior, como econômica premium, classe executiva ou primeira classe.

Na maioria dos casos, as companhias oferecem o upgrade através de pagamento em dinheiro, milhas ou pontos, leilão ou como benefício no seu programa de fidelidade para passageiros elite. Vamos conferir como funciona o upgrade na Latam Airlines.

Upgrade-latam

Premium Business da Latam Airlines no Boeing 777

Como fazer upgrade na Latam Airlines?

A companhia oferece duas formas de fazer upgrade em seus voos, são elas:

  • Upgrade Cortesia por Cupons
  • Opção Upgrade
  • Upgrade Instantâneo

Vamos saber como cada um deles funciona e quais são os passageiros elegíveis.

Upgrade Cortesia por Cupons

Passageiros com status no programa Latam Pass ou que tenham os cartões de crédito Latam Pass nas categorias Platinum, Visa Infinite ou Mastercard Black recebem cupons que podem ser utilizados para fazer upgrade de cabine sem nenhum custo em voos da companhia.

A quantos cupons de upgrade tenho direito?

A quantidade de cupons oferecida por ano varia de dois cupons até cupons ilimitados de acordo com a categoria ou cartão do cliente.

Os cupons podem ser utilizados pelo participante e compartilhados com acompanhantes que estejam voando no mesmo voo do titular, independente de estarem na mesma reserva.

Upgrade Latam

  • Latam Pass Gold: 2 cupons por ano;
  • Latam Pass Gold Plus: 4 cupons por ano;
  • Latam Pass Platinum: 6 cupons por ano;
  • Latam Pass Black: Cupons ilimitados para o cliente e 6 cupons para acompanhantes;
  • Latam Pass Black Signature: Cupons ilimitados para o cliente e 6 cupons para acompanhantes.
  • Itaucard Latam Pass Visa Platinum: 3 cupons por ano;
  • Itaucard Latam Pass Mastercard Platinum: 3 cupons por ano;
  • Itaucard Latam Pass Mastercard Black: 6 cupons por ano;
  • Itaú Personnalité Visa Infinite: 6 cupons por ano.

É importante destacar que cartões adicionais não dão direito a cupons, apenas o titular, já que o benefício é atrelado ao número Latam Pass.

Infelizmente os cupons não utilizados durante o ano não são válidos para o ano seguinte e também não são cumulativos. Ou seja, um passageiro que pertença à categoria Latam Pass Gold Plus e tenha o cartão Itaucard Latam Pass Mastercard Black receberá apenas o maior benefício de cupons a que tiver direito, no caso, 6 cupons.

Quantos cupons preciso para fazer o upgrade?

A quantidade de cupons necessária por trecho varia de acordo com o país de origem e de destino da viagem. Veja a tabela de cupons necessário para voos saindo do Brasil.

 

Ou seja, um trecho entre o Brasil e os Estados Unidos, por exemplo, custa 3 cupons. Caso esteja acompanhado, a quantidade de cupons será por passageiro.

Confira a quantidade de cupons necessária para viagens com origem em outros países.

Upgrade Latam

Como utilizar os cupons?

Para usufruir do benefício, é necessário, após realizar o check-in, se inscrever o quanto antes no site para receber o upgrade cortesia por cupons.

Depois de inscrito, você entrará na lista de espera por um assento em cabine superior de acordo com a disponibilidade. A sua colocação na fila será determinada de acordo com a sua categoria no programa Latam Pass e a antecedência em que você solicitou o upgrade. Clientes dos cartões de crédito Latam Pass que não possuem status no programa ficam na última posição.

Uma dica para aumentar suas chances é fazer o check-in assim que ele estiver disponível, ou seja, com 48 horas de antecedência do seu voo. O upgrade será confirmado com 12 horas de antecedência ou no portão de embarque.

Vale lembrar que o upgrade cortesia com cupons só está disponível nos bilhetes emitidos nas tarifas Plus, TOP e resgates com pontos Latam Pass. Passageiros com bilhetes emitidos nas classes Light e Promo não são elegíveis ao upgrade cortesia independente do seu status no programa.

Opção Upgrade

Clientes que tenham comprado passagem em classe econômica da Latam, mas não tenham cupons para fazer upgrade cortesia, podem utilizar a ferramenta “Opção Upgrade”. O serviço funciona como um leilão em que os passageiros fazem ofertas de quanto estariam dispostos a pagar para viajar em uma cabine com serviço superior.

Upgrade Latam

Essa opção estará disponível sempre que houver assentos livres na classe superior. Nesse caso, a Latam comunica os passageiros por e-mail e convida-o a dar um lance. Caso o passageiro não tenha recebido o e-mail, pode verificar se é elegível para o upgrade no site. Diferente do upgrade com cupons, não há restrição quanto à tarifa adquirida pelo cliente.

Os valores dos lances deverão estar dentro do intervalo de preço definido pela Latam. As ofertas poderão ser modificadas ou canceladas até 24 horas antes da partida. Caso a oferta seja aceita, não será possível cancelá-la.

Esse modelo de upgrade é amplamente utilizado por diversas companhias aéreas no mundo, como publicamos no post sobre como conseguir upgrade para classe executiva e primeira classe.

A empresa afirma que a Opção Upgrade não prejudica os passageiros das categorias mais altas, Black e Black Signature, que solicitarem o upgrade através de cupons cortesia e explica que os passageiros que participarem do leilão serão atendidos após a acomodação dos passageiros pertencentes a estas categorias que tiverem solicitado upgrade.

Mais informações na página do Opção Upgrade Latam.

Upgrade Instantâneo

Passageiros com bilhete emitido na classe econômica, poderão fazer upgrade instantâneo para a classe Premium Economy, quando houver disponibilidade, pagando um valor fixo. Diferente da Opção Upgrade e do Upgrade com Cupons, o upgrade instantâneo é confirmado de imediato.

Caso seja elegível, o cliente receberá um e-mail convidando-o a realizar a mudança de cabine. A compra do serviço pode ser feita entre 14 dias até 48 horas antes do voo. O pagamento deve ser feito com cartão de crédito e o valor varia de acordo com a rota e a ocupação do voo.

Como está disponível apenas para em voos equipados com a cabine Premium Economy, essa opção de upgrade está disponível apenas em voos na América do Sul e América Central.

Veja mais sobre o Upgrade Instantâneo.

Quais são as cabines premium oferecidas pela Latam Airlines?

A Latam Airlines oferece a cabine Premium Economy em rotas regionais dentro da América Latina e a cabine Premium Business em rotas internacionais de longo curso. Vamos conhecer as amenidades oferecidas em cada uma delas.

Premium Economy

A cabine Premium Economy da Latam é oferecida nos equipamentos A319, A320 e A321. As três primeiras fileiras do avião são reservadas para esta cabine que tem as poltronas do meio bloqueadas e até 15 cm a mais de espaço para as pernas. A cabine acomoda no máximo 12 passageiros por voo.

Upgrade Latam

Os passageiros recebem atendimento diferenciado, contam serviço de bordo mais elaborado que a classe econômica e compartimento para bagagem de mão exclusivo. Algumas aeronaves oferecem ainda tomadas universais para carregamento de dispositivos eletrônicos.

Saiba mais sobre a cabine Economy Premium da Latam.

Premium Business

Já a Premium Business é a cabine mais sofisticada e exclusiva da Latam. Ela está disponível nos aviões wide-body (com dois corredores) da companhia: B767, B777 e A350. A cabine conta com assentos que viram camas com até 1,98 m de comprimento.

Tela de entretenimento individual de até 18”, entrada USB e tomadas universais estão disponíveis em todos os assento para maior conforto dos passageiros. Nos voos noturnos com mais de 5 horas ou diurnos com mais de 7 horas, os passageiros recebem um amenity kit com produtos da marca francesa L’Occitane.

Já o serviço de bordo é para lá de requintado e conta com entrada, prato principal e sobremesa. As refeições utilizam ingredientes que valorizam os sabores da América do Sul e são assinadas por chefs renovados. Está disponível também uma carta de vinhos selecionada pelo mestre sommelier Hector Vergara, com os melhores rótulos do continente.

Em agosto de 2019, a companhia revelou mudanças na sua cabine executiva, padronizando os assentos na configuração 1-2-1 onde todos os passageiros têm acesso ao corredor. A renovação das cabines está sendo feita de forma gradual, então ainda é possível encontrar cabines da Latam na configuração antiga (2-3-2).

Saiba mais sobre a cabine Premium Business da Latam.

Vale a pena fazer upgrade na Latam?

A pergunta pode parecer boba, mas depende da modalidade de upgrade que você fizer. Se você for um passageiro elite no programa Latam Pass ou tenha os cartões de crédito do programa que oferecem cupons para upgrade cortesia, a resposta é SIM, obviamente! Não deixe de aproveitar esse benefício e solicite seu upgrade cortesia assim que ele estiver disponível. Eu já consegui upgrade utilizando os cupons do meu cartão Latam Pass Mastercard Black em um voo de Paris para São Paulo e foi maravilhoso!

Por outro lado, caso não tenha cupons para upgrade e opte por utilizar a Opção Upgrade, é preciso considerar o preço que a companhia está cobrando. Em alguns casos, o valor pago pela sua passagem mais o valor do lance pode sair mais caro do que se você tivesse comprado a passagem em classe executiva. Além disso, quanto menor o valor do lance, menor será as chances de você ser contemplado com o upgrade.


E você, já fez upgrade em algum voo da Latam? Conte-nos como foi sua experiência nos comentários.