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Como conseguir upgrade nos voos internacionais da Latam?

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
29/07/2020 às 8:14

Como conseguir upgrade nos voos internacionais da Latam?

Um upgrade para a classe executiva é o sonho da maioria dos passageiros. Afinal, quem não gosta de viajar em uma poltrona mais larga, com mais espaço para as pernas e serviço de bordo requintado? E que tal dormir em poltronas que viram camas? Você sabia que pode conseguir um upgrade de cabine no seu próximo voo internacional da Latam? Saiba tudo sobre como fazer upgrade na Latam neste post!

O que é o upgrade de cabine?

Chamamos de upgrade de cabine quando o passageiro compra uma passagem em uma determinada classe de serviço e, utilizando alguma ferramenta oferecida pela companhia aérea, pode voar em uma classe superior, como econômica premium, classe executiva ou primeira classe.

Na maioria dos casos, as companhias oferecem o upgrade através de pagamento em dinheiro, milhas ou pontos, leilão ou como benefício no seu programa de fidelidade para passageiros elite. Vamos conferir como funciona o upgrade na Latam Airlines.

Upgrade-latam

Premium Business da Latam Airlines no Boeing 777

Como fazer upgrade na Latam Airlines?

A companhia oferece duas formas de fazer upgrade em seus voos, são elas:

  • Upgrade Cortesia por Cupons
  • Opção Upgrade
  • Upgrade Instantâneo

Vamos saber como cada um deles funciona e quais são os passageiros elegíveis.

Upgrade Cortesia por Cupons

Passageiros com status no programa Latam Pass ou que tenham os cartões de crédito Latam Pass nas categorias Platinum, Visa Infinite ou Mastercard Black recebem cupons que podem ser utilizados para fazer upgrade de cabine sem nenhum custo em voos da companhia.

A quantos cupons de upgrade tenho direito?

A quantidade de cupons oferecida por ano varia de dois cupons até cupons ilimitados de acordo com a categoria ou cartão do cliente.

Os cupons podem ser utilizados pelo participante e compartilhados com acompanhantes que estejam voando no mesmo voo do titular, independente de estarem na mesma reserva.

Upgrade Latam

  • Latam Pass Gold: 2 cupons por ano;
  • Latam Pass Gold Plus: 4 cupons por ano;
  • Latam Pass Platinum: 6 cupons por ano;
  • Latam Pass Black: Cupons ilimitados para o cliente e 6 cupons para acompanhantes;
  • Latam Pass Black Signature: Cupons ilimitados para o cliente e 6 cupons para acompanhantes.
  • Itaucard Latam Pass Visa Platinum: 3 cupons por ano;
  • Itaucard Latam Pass Mastercard Platinum: 3 cupons por ano;
  • Itaucard Latam Pass Mastercard Black: 6 cupons por ano;
  • Itaú Personnalité Visa Infinite: 6 cupons por ano.

É importante destacar que cartões adicionais não dão direito a cupons, apenas o titular, já que o benefício é atrelado ao número Latam Pass.

Infelizmente os cupons não utilizados durante o ano não são válidos para o ano seguinte e também não são cumulativos. Ou seja, um passageiro que pertença à categoria Latam Pass Gold Plus e tenha o cartão Itaucard Latam Pass Mastercard Black receberá apenas o maior benefício de cupons a que tiver direito, no caso, 6 cupons.

Quantos cupons preciso para fazer o upgrade?

A quantidade de cupons necessária por trecho varia de acordo com o país de origem e de destino da viagem. Veja a tabela de cupons necessário para voos saindo do Brasil.

 

Ou seja, um trecho entre o Brasil e os Estados Unidos, por exemplo, custa 3 cupons. Caso esteja acompanhado, a quantidade de cupons será por passageiro.

Confira a quantidade de cupons necessária para viagens com origem em outros países.

Upgrade Latam

Como utilizar os cupons?

Para usufruir do benefício, é necessário, após realizar o check-in, se inscrever o quanto antes no site para receber o upgrade cortesia por cupons.

Depois de inscrito, você entrará na lista de espera por um assento em cabine superior de acordo com a disponibilidade. A sua colocação na fila será determinada de acordo com a sua categoria no programa Latam Pass e a antecedência em que você solicitou o upgrade. Clientes dos cartões de crédito Latam Pass que não possuem status no programa ficam na última posição.

Uma dica para aumentar suas chances é fazer o check-in assim que ele estiver disponível, ou seja, com 48 horas de antecedência do seu voo. O upgrade será confirmado com 12 horas de antecedência ou no portão de embarque.

Vale lembrar que o upgrade cortesia com cupons só está disponível nos bilhetes emitidos nas tarifas Plus, TOP e resgates com pontos Latam Pass. Passageiros com bilhetes emitidos nas classes Light e Promo não são elegíveis ao upgrade cortesia independente do seu status no programa.

Opção Upgrade

Clientes que tenham comprado passagem em classe econômica da Latam, mas não tenham cupons para fazer upgrade cortesia, podem utilizar a ferramenta “Opção Upgrade”. O serviço funciona como um leilão em que os passageiros fazem ofertas de quanto estariam dispostos a pagar para viajar em uma cabine com serviço superior.

Upgrade Latam

Essa opção estará disponível sempre que houver assentos livres na classe superior. Nesse caso, a Latam comunica os passageiros por e-mail e convida-o a dar um lance. Caso o passageiro não tenha recebido o e-mail, pode verificar se é elegível para o upgrade no site. Diferente do upgrade com cupons, não há restrição quanto à tarifa adquirida pelo cliente.

Os valores dos lances deverão estar dentro do intervalo de preço definido pela Latam. As ofertas poderão ser modificadas ou canceladas até 24 horas antes da partida. Caso a oferta seja aceita, não será possível cancelá-la.

Esse modelo de upgrade é amplamente utilizado por diversas companhias aéreas no mundo, como publicamos no post sobre como conseguir upgrade para classe executiva e primeira classe.

A empresa afirma que a Opção Upgrade não prejudica os passageiros das categorias mais altas, Black e Black Signature, que solicitarem o upgrade através de cupons cortesia e explica que os passageiros que participarem do leilão serão atendidos após a acomodação dos passageiros pertencentes a estas categorias que tiverem solicitado upgrade.

Mais informações na página do Opção Upgrade Latam.

Upgrade Instantâneo

Passageiros com bilhete emitido na classe econômica, poderão fazer upgrade instantâneo para a classe Premium Economy, quando houver disponibilidade, pagando um valor fixo. Diferente da Opção Upgrade e do Upgrade com Cupons, o upgrade instantâneo é confirmado de imediato.

Caso seja elegível, o cliente receberá um e-mail convidando-o a realizar a mudança de cabine. A compra do serviço pode ser feita entre 14 dias até 48 horas antes do voo. O pagamento deve ser feito com cartão de crédito e o valor varia de acordo com a rota e a ocupação do voo.

Como está disponível apenas para em voos equipados com a cabine Premium Economy, essa opção de upgrade está disponível apenas em voos na América do Sul e América Central.

Veja mais sobre o Upgrade Instantâneo.

Quais são as cabines premium oferecidas pela Latam Airlines?

A Latam Airlines oferece a cabine Premium Economy em rotas regionais dentro da América Latina e a cabine Premium Business em rotas internacionais de longo curso. Vamos conhecer as amenidades oferecidas em cada uma delas.

Premium Economy

A cabine Premium Economy da Latam é oferecida nos equipamentos A319, A320 e A321. As três primeiras fileiras do avião são reservadas para esta cabine que tem as poltronas do meio bloqueadas e até 15 cm a mais de espaço para as pernas. A cabine acomoda no máximo 12 passageiros por voo.

Upgrade Latam

Os passageiros recebem atendimento diferenciado, contam serviço de bordo mais elaborado que a classe econômica e compartimento para bagagem de mão exclusivo. Algumas aeronaves oferecem ainda tomadas universais para carregamento de dispositivos eletrônicos.

Saiba mais sobre a cabine Economy Premium da Latam.

Premium Business

Já a Premium Business é a cabine mais sofisticada e exclusiva da Latam. Ela está disponível nos aviões wide-body (com dois corredores) da companhia: B767, B777 e A350. A cabine conta com assentos que viram camas com até 1,98 m de comprimento.

Tela de entretenimento individual de até 18”, entrada USB e tomadas universais estão disponíveis em todos os assento para maior conforto dos passageiros. Nos voos noturnos com mais de 5 horas ou diurnos com mais de 7 horas, os passageiros recebem um amenity kit com produtos da marca francesa L’Occitane.

Já o serviço de bordo é para lá de requintado e conta com entrada, prato principal e sobremesa. As refeições utilizam ingredientes que valorizam os sabores da América do Sul e são assinadas por chefs renovados. Está disponível também uma carta de vinhos selecionada pelo mestre sommelier Hector Vergara, com os melhores rótulos do continente.

Em agosto de 2019, a companhia revelou mudanças na sua cabine executiva, padronizando os assentos na configuração 1-2-1 onde todos os passageiros têm acesso ao corredor. A renovação das cabines está sendo feita de forma gradual, então ainda é possível encontrar cabines da Latam na configuração antiga (2-3-2).

Saiba mais sobre a cabine Premium Business da Latam.

Vale a pena fazer upgrade na Latam?

A pergunta pode parecer boba, mas depende da modalidade de upgrade que você fizer. Se você for um passageiro elite no programa Latam Pass ou tenha os cartões de crédito do programa que oferecem cupons para upgrade cortesia, a resposta é SIM, obviamente! Não deixe de aproveitar esse benefício e solicite seu upgrade cortesia assim que ele estiver disponível. Eu já consegui upgrade utilizando os cupons do meu cartão Latam Pass Mastercard Black em um voo de Paris para São Paulo e foi maravilhoso!

Por outro lado, caso não tenha cupons para upgrade e opte por utilizar a Opção Upgrade, é preciso considerar o preço que a companhia está cobrando. Em alguns casos, o valor pago pela sua passagem mais o valor do lance pode sair mais caro do que se você tivesse comprado a passagem em classe executiva. Além disso, quanto menor o valor do lance, menor será as chances de você ser contemplado com o upgrade.


E você, já fez upgrade em algum voo da Latam? Conte-nos como foi sua experiência nos comentários.

59 Comentários

  • Claudio Meyer says:

    Até que enfim a Latam se adequou ao mercado, fazendo o mesmo que as companhias estrangeiras… Só não entendo a restrição para quem viaja com menores de 12 anos… Isso não é discriminação??? Ah, a companhia informou o custo do benefício??

    • Flavio says:

      Os menores de 12 anos, geralmente pagam 50% da tarifa de um adulto, acredito que seja por isso que a latam criou esta restrição.

      • Claudio Meyer says:

        Acho que não Flávio… Tenho um filho de 5 meses e fui pesquisar ida na Business da Latam e Azul… A Latam cobra exatamente o mesmo para o meu filho enquanto que a Azul cobra colo (média de 500 reais)… O detalhe é que na Latam ele tb vai no colo… o que eu e minha esposa pensamos é que por ser criança, pode fazer birra, chorar ou outra coisa assim e, desta forma, “atrapalhar” o conforto de quem pagou pela Business… Se for isso, não deixa de ser preconceito…

        • Flavio says:

          Claudio, esta politica que vc disse, vale para crianças de 0 à 2 anos que os reponsaveis compram passagem direto para a business. Já no caso de crianças de 2 à 12 anos que compre um bilhete em classe economica, pagará 50% da mesma tarifa da economica de um adulto.

        • LuRodamilans says:

          O que uma criança de 5 meses vai aproveitar numa classe dessa? Talvez seja essa a resposta!

          • Claudio Meyer says:

            Não é o que a criança vai aproveitar mais sim eu e minha esposa!!! O conforto de poder deitar e reclinar a poltrona em 180 graus talvez seja um dos muitos confortos na executiva…

          • Tatiane says:

            Primeiro ponto: não é a Latam que decide, é o usuário.
            Segundo ponto: note que a regra exclui crianças ATÉ 12 anos de idade. Qual é a justificativa lógica para isto, que não seja apenas discriminatória?

        • jorge moraes says:

          Quem já viajou em um longo trecho com uma criança chorando o tempo todo ao lado, sabe que é não preconceito.

          • Bruno says:

            Ah fala sério…

          • Tatiane says:

            Vamos criar uma situação surreal: você consegue imaginar o quanto seria absurdo a companhia vetar ou dificultar o acesso de idosos na classe executiva (assim como faz com bebês e crianças)? Idosos teriam que pagar mais caro e a cia aérea justificaria que faz parte das regras (justificativa padrão), mas nas entrelinhas a intenção seria excluir idosos da executiva porque se locomovem lentamente, usam mais vezes o banheiro, podem roncar ou tossir e tudo isso incomoda os demais. Isso seria muito, mas muito absurdo. É a mesma coisa com crianças!

    • Fabio says:

      A Latam, nao eh de hoje, “baniu” criancas da business criando todo tipo de dificuldade. Praticamente soh quem pagar o valor de adulto consegue levar seus filhos na business.

      • LuRodamilans says:

        Acho justo… Não é preconceito e sim respeito com quem está ali pagando caro por um serviço impecável… Não sei o que uma criança de meses vai usufruir de uma classe dessas, se começar a chorar por otite por exemplo o que não vai ter de gente incomodada… A reclamação com certeza será grande e quem vai perder é a empresa… Logo a forma de “selecionar” o público é viável e aceitável.

        • Claudio Meyer says:

          É isso que vc não entendeu… o conforto é para os pais, e não somente a criança.. mas claro, vc não deve ter filhos pelo tipo de comentário… Lamentável…

        • Bruno says:

          O seu ponto de vista é exatamente o mesmo da companhia, ou seja, discriminatório. O choro de uma criança só incomoda quem pagou a mais para viajar de executiva? Não interessa o valor cobrado, o serviço tem que ser igualitário. O resto é preconceito disfarçado de boas intenções.

          • LuRodamilans says:

            Entendo seu comentário, mas se o valor cobrado não interessa, qual a questão a ser discutida? Porque aqui até agora só vi gente falando de percentuais de descontos para crianças, o que a meu ver não tem nada de mais… Se querem direitos “iguais” pague por tais… Simples assim!

        • Tatiane says:

          Reitero aqui que a regra exclui crianças até 12 anos de idade. Vamos concordar que uma criança de 10 anos não fica chorando no vôo, portanto a regra é discriminatória. Quanto aos bebês, sim, pode ser que um bebê chore. Eu tenho uma bebê que já fez 28 vôos intercacionais e chorou em alguns momentos em apenas 1 deles. Em todos os demais 27 vôos ela dormiu. Ela não incomodou absolutamente nada. Porém, outros passageiros incomodaram demais: o idoso que ficava tossindo, o cara mal educado que abria o bagageiro e batia a porta na hora de fechar, a garota que ficava gravando snapchat falando alto e gargalhando. Todos estes me incomodaram demais na classe executiva. Será que eles também deveriam ser alvo da sua “seleção de público”?

          • LuRodamilans says:

            Entendo perfeitamente tudo isso, porém quem tem dinheiro e quer levar sua criança nas classes up que pague por isso, porque a cia tem que dar desconto? Quem tem dinheiro não vai tá preocupado se a sua criança vai tá pagando 5, 10, 50 ou 75% da tarifa que o adulto pagou, concorda? E mais, se o avião cair por exemplo todos os passageiros inclusive a criança é uma vitima que terá custos à empresa, e mais, ainda custos maiores, pois se um juíz entender que a expectativa de vida de uma criança é maior que um passageiro adulto por exemplo, a empresa ainda terá maiores custos com a criança… É tudo uma questão de bom senso, pessoas mal educadas existem em todos os lugares, o que não seria diferente em uma cabine de avião seja ela na classe econômica ou em outras classes, cabe a quem se sentir prejudicado reclamar! Nós brasileiros temos uma cultura muito pequena, entender que tudo precisa ter descontos e viver reclamando por isso como se isso fosse a solução pro mundo… As empresas vivem de lucro e não de fazer filantropia, vamos ser sensatos!

          • Bruno says:

            Verdade, pode restringir obesos também pois aumentam o peso de descolagem, não é verdade?? Lamentável sua posição.

          • LuRodamilans says:

            Não a toa que se faz “balanceamento” e o checkin existe não só para os passageiros despacharem suas malas e sim para a empresa se certificar de quem e como são os passageiros que embacarão em seu avião… Se vai cobrar mais porque é mais pesado isso eu já não sei… Mas já vi gente maiores comprando e PAGANDO por 2 assentos para ir com conforto e adequado à suas reais necessidades, o padrão da empresa não está associado a quem por alguma razão está “diferente”, isso não há o que discutir… Todos são diferentes e as regras valem pra todos!

          • Tatiane says:

            As regras não valem para todos. Não na Latam. Está acontecendo discriminação infantil!

          • Tatiane says:

            A questão aqui não é querer desconto. A incoerência está na diferença entre as cobranças da classe econômica e da executiva. A empresa tem que cobrar do mesmo jeito. Se é tarifa integral, tem que ser em ambas as classes. Caso contrário, é discriminação. E entenda que é só com crianças! Aqui não é uma questão de a empresa querer/poder lucrar mais ao cobrar integral de criança da executiva. A questão é que a empresa está dificultando o acesso de crianças à esta classe uma vez que não pratica a mesma regra na econômica.

          • Fabio says:

            Exatamente. Esse eh o ponto. Tratamento igual.

        • jorge moraes says:

          Concordo plenamente.

      • Bruno says:

        Fábio, é exatamente isso. Baniu!! Mesmo se a criança for detentora do status Black ou Black Signature ela não tem direito ao upgrade de classe, um absurdo completo. Porém como se trata de uma discriminação indireta da companhia, o ministério público deverá ser acionado para averiguar tal prática. Basta algumas reclamações e ações judiciais para que a companhia se curve e respeite as crianças.

        • Fabio says:

          Bruno, concordo. E acho que mais eficiente que ministerio publico eh o boicote a essa cia de M, cujo nome jah diz: Latam de Lixo.

          Nao viajo como pagante jah faz alguns anos e soh emito com milhas quando estah muito barato.

          Se preciso pagar, opto por cias com servico melhor e que respeitem o cliente.

          • Bruno says:

            Fabio, nesse caso específico eles estão VENDENDO um produto mas escolhendo um público que poderá acessar. Chegam a comparar uma criança a um cachorro. São poucos que percebem a discriminação infantil??

          • Fabio says:

            Claro que eh discriminacao.

  • Fabio says:

    Se seguir as politicas surreais da empresa vai ter um valor absurdo.

    • Tatiane says:

      Muito absurdo! E olha só o tamanho da incoerência: considerando um vôo internacional, bebê de colo paga 10% na econômica e viaja no colo. Até aí, Ok, correto. Caso a família queira viajar na executiva com o mesmo bebê DE COLO, tem que pagar 100% da tarifa E TAMBÉM tem que embarcar com uma cadeirinha que seja APROVADA para uso em aeronaves (no Brasil até hoje só achei 1 modelo de car seat que era aprovado para uso em avião). Na executiva, o bebê não pode decolar e pousar no colo, isto está na regra, tem que ser na cadeirinha (que não pode ser qualquer uma) instalada no assento dele. Ou seja, a regra é só para dificultar! Tem que pagar um valor surreal e tem que instalar a cadeirinha específica que provavelmente não poderá ser a que os pais já usam no carro. Qual é a lógica da obrigatoriedade da cadeirinha na executiva e não na econômica? Como não há uma resposta coerente, só podemos concluir que é DISCRIMINAÇÃO e uma forma clara de DIFICULTAR O ACESSO de famílias com bebês à classe executva.

  • Matheus says:

    Para efeitos de comparação, a TAP tem lance mínimo por trecho Brasil-Lisboa a partir de 100 euros. Se no mesmo trecho a Latam ficar nesse patamar, com certeza valerá a pena. O problema é que eu não acredito que o será hahaha.

  • Tatiane says:

    Voltei de Orlando com meu marido e minha filha (1 ano e 10 meses) no mês passado. Nós dois somos Black Signature e fomos contemplados com o upgrade cortesia para a Business. Entramos no avião e fomos os 3 para nossa poltrona. Então veio uma comissáia perguntando onde minha filha iria viajar. “No meu colo, ela ainda não tem 2 anos”, respondi. A comissária disse que minha filha não poderia voar na clase executiva pois ela não poderia fazer parte do upgrade e perguntou (pasmem!) se não tinha ninguém na econômica que pudesse levar minha filha. Naquele momento respondi que minha filha viajaria comigo no meu colo e questionei o motivo de ela não poder ir na executiva. Neste momento, quando olho para um poltrona adiante, tinha um CACHORRO. Sim, um cachorro que estava no colo da dona e estava deitado no edredon que o passageiro usa (e que sabemos que não são lavados depois de cada vôo). Fquei muito furiosa mesmo e não preciso detalhar palavra por palavra da discussão que se iniciou. Um cachorro podia voar na classe executiva e minha filha não? Começamos eu e meu marido a discutir argumentos muito lógicos junto à equipe de comissários: podem obesos, idosos, negros, homossexuais, deficientes, gestantes e cachorros. Mas bebê não pode. Depois de o vôo começar a atrasar significativamente, decidimos (graças à nossa educação) não prejudicar todos os demais passageiros com o atraso e fomos para a classe econômica com nossa filha (hoje penso que talvez eu não deveria ter ido, mas seria um ato conscientemente egoísta e vivemos em sociedade). Obviamente que registramos tudo e estamos tomando todas as providências necessárias. Porém, lembro a todos os leitores da importância de todos reclamarem nos órgãos competentes sobre este absurdo que Latam pratica ao restringir o acesso de crianças à classe executiva.

    • Vitor says:

      Tatiane, passei por um caso no voo de Orlando para GRU. Minha esposa é deficiente, e eles não reservaram os assentos preferencias na frente. Hoje a “Latam” perdeu muito a qualidade. Fora isso, estou com vários problemas que não consigo resolver, entre eles: não-reembolso de passagem não utilizada e cobrança a mais de tarifa de passagem no cartão de crédito. Lute pelos seus direitos. Você vai conseguir. Fico muito triste pelo seu caso. Quando acontecem essas situações, procuro me defender com as resoluções vigentes. Por exemplo: qual a regra que diz que não pode criança na executiva? Outra: se não pode, por que o check-in não disse? E por ai vai…

    • kako_df says:

      🙁
      “Começamos eu e meu marido a discutir argumentos ‘muito lógicos’ junto à equipe de comissários: podem obesos, idosos, ‘negros’, homossexuais, deficientes, gestantes e cachorros.”
      🙁

      • Tatiane says:

        Não insinue que sou preconceituosa pois, primeiramente, não é o intuito do meu relato (muito pelo contrário, estou lutando justamente contra a discriminação). Segundo, você não me conhece. Eu agrupei as pessoas desta forma durante a discussão para mostrar aos comissários que, se com todas estas pessoas seria preconceito, com criança também é. Sabe aquela história “desça um degrau para fazer com que te entendam”? Pois bem, foi o que fiz ao agrupar as pessoas desta forma infeliz e injusta para poder mostrar aos comissários o que eles estavam fazendo com minha filha. Espero que tenha entendido (porque sei que quando escrevemos, algumas vezes não conseguimos expressar 100% nossa intenção). =)

  • Fabio says:

    Entao que aplique a mesma politica de preco em ambas as classes. Caso contrario fica configurada a discriminacao.

  • Fabio says:

    Tentar, pode. Conseguir sao outros 500.

  • Bruno says:

    Eles removeram essa regra então? Pois antes estava explícito que adultos acompanhados de crianças menores de 12 anos não poderiam. Quero ver agora se darão a possibilidade de pagar para uma criança ir na executiva.

  • Bruno says:

    Tatiane, está tentando o upgrade como? Pode explicar melhor para podermos entender como a companhia está tratando seu caso? Obrigado

  • Bruno says:

    Luciano, não é bem assim. Veja no campo perguntas frequentes

    O único requisito é que o passageiro tenha uma passagem na cabine Economy.

    Quando não posso participar?
    Se ainda não pagou a sua reserva
    Se viaja junto com uma criança menor de 12 anos
    Se contratou o serviço de animal de estimação na cabine
    Se viaja com um animal destinado a sua assistência emocional
    Se viaja com bagagem extra em cabine
    Estes passageiros não poderão entrar no sistema e fazer uma oferta. Caso consigam fazer uma oferta, ela será rejeitada automaticamente.

  • Tatiane says:

    Não é concorrência de mercado! É discriminação! Concorrência de mercado e liberdade tarifária não significam excluir um determinado grupo seja lá qual for. Mantenha a regra e troque somente o grupo: de criança para idoso. Então ficaria assim: idoso paga uma tarifa na econômica e outra muito maior na executiva. Mas só o idoso, todo o resto do planeta paga tarifa normal. Isso é liberdade tarifária ou é discriminação no seu ponto de vista?

  • Tatiane says:

    É exatamente isso, Fabio! Então acaba com a tarifa de 10% na econômica e passa a exigir cadeirinha também. Aí fica tudo igual.

  • Claudio Meyer says:

    Leonardo (MD), realmente, está confuso: Afinal, a LATAM revogou, ou não, a decisão quanto a menores de 12 anos? Hoje, entrando no site da companhia, aparece que a regra continua na sessão “perguntas frequentes”, conforme já relatado por outros leitores… Caso a regra esteja vigente, sugiro que o texto da matéria acima volte ao seu estado original… Caso contrário, se a regra não estiver mais valendo, seria interessante informar a LATAM para alterar a informação na referida sessão. Grato.

    • Eles nos ligaram para informar que isso foi revogado.

      • Bruno says:

        Leonardo, a LATAM deu alguma justificativa para não poder usar os cupons Black ou Black Signature para dar upgrade para uma criança menor de 12 anos? Sinto que eles só permitem crianças na executiva quando pagar bem caro. Qual a lógica de não poder usar os cupons?

        • Bruno says:

          Pois não fala dessa restrição nos pontos importantes mas aparece na aba perguntas frequentes. Veja:

          Pontos Importantes
          Em determinados casos, não é possível fazer a solicitação do upgrade. Veja abaixo casos onde o upgrade não pode ser concedido:

          – Passageiros acompanhados de crianças de colo (INF)

          – Passageiros acompanhados de animais (PET)

          – Qualquer tipo de concessão de passagens

          Apenas voos operados pela LATAM Airlines são elegíveis.

          Acompanhantes não precisam estar na mesma reserva do cliente titular, mas devem estar no mesmo voo.

          Existem restrições para solicitação do upgrade?
          Sim. Em determinados casos, não é possível fazer a solicitação do upgrade. Veja abaixo casos onde o upgrade não pode ser concedido:

          Passageiros acompanhados de crianças de colo
          Passageiros acompanhados de animais
          Crianças de 2 a 11 anos e bebês de colo (0 a 2 anos)
          Passagens adquiridas nas tarifas Básico (voos domésticos) e Access (voos internacionais)
          Qualquer tipo de concessão de passagens
          Apenas voos operados pela LATAM Airlines são elegíveis.

          Acompanhantes não precisam estar na mesma reserva do cliente titular, mas precisam estar no mesmo voo.

          A postulação só poderá ser feita no aeroporto ou no Special Service para clientes Black Signature e Black (cupons ilimitados).

  • Bruno says:

    Cláudio, muito pertinentes seus comentários. Para mim ainda não ficou claro o motivo de uma companhia cobrar tarifa cheia de um nenem de colo apenas na classe executiva. Não consigo não pensar em discriminação.

  • Tatiane says:

    ” até porque você conhece alguém que tenha conseguido provar e ganhar alguma coisa na justiça por isso? Eu não conheço!”. Claro que não, isto acabou de surgir. Mas veja como a companhia sabe que está errada: já revogou a regra de que crianças não podem participar do leilão de upgrade, assunto deste post. Essas regras irão cair uma a uma simplemente porque é discriminação sim. Também respeito suas opiniões, mas é difícil aceitar que as pessoas não vejam o mínimo de discriminação em tudo isso.

  • Raphael Souza says:

    Não sei se já comentaram, mas a Latam já oferece o serviço de leilão de upgrades. Não sei se também em outros países, mas voos internacionais de/para o Chile já ofereciam essa opção. Outra coisa é que estive na Ilha de Páscoa nas últimas semanas e usei os cupons de upgrade para solicitar upgrades cortesia. Pelo menos nos meus voos, a confirmação não veio 12 horas antes do voo, como havia sido inicialmente informado que seria, mas minutos antes dos voos.

  • Erick Rodrigues says:

    Conseguiu o upgrade?

  • Antonio Formiga says:

    Alguém sabe informar qual o preço de alguém que conseguiu o upgrade de Guarulhos para Miami?
    Ou se tem ideia de quanto está o preço?
    Como também se a passagem foi comprada com Pontos Multiplus, pode participar do leilão?

  • Rafael Pinto says:

    Tenho um voo amanhã as 11am GRU – Miami. Recebi o email para dar a oferta.. valores variando entre R$ 1070,00 e 2180,00 por pessoa e por trecho. Comprei as passagens com milhas pagando 25000 milhas o trecho. Dei a oferta mínima agora. Vamos ver o que dá kkkk

    • Rafael Pinto says:

      Não rolou.. exatamente 8hs antes do voo enviaram um email falando que não foi possível o upgrade.. dei o lance minimo de 1075 reais. Mas fiquei feliz.. to dentro do avião agora e a business realmente é lamentável.. não acho que teria valido a pena.. bem fraca.

  • Ana Paula Barreto Lopasso says:

    Leo e pessoal que acompanha o tópico… a latam revogou a proibição de menores de 12 anos mas na prática como fazemos a postulação de upgrade? Minha reserva tem 2 adultos e e a criança e não apareceu a criança para solicitar o upgrade após o checkin… estou na linha com o atendimento faz 4 horas (viva o speaker phone) e so informações desencontradas… sugeriram eu pagar a diferença para eu meu filho aparecer como adulto. Depois desta estou gravando a ligação !!!

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