logo Melhores Destinos

Bagagem no avião: guia completo e dicas de como despachar suas malas grátis!

Denis Carvalho
Denis Carvalho
29/07/2020 às 12:01

Bagagem no avião: guia completo e dicas de como despachar suas malas grátis!

A bagagem é um dos pontos principais no planejamento da viagem, especialmente de avião. Saber o que pode levar, qual o tamanho das malas, o peso permitido e o custo nas companhias aéreas é fundamental para evitar dores de cabeça e mesmo prejuízos com taxas extras! Toda semana recebemos perguntas sobre limites de peso, tamanho de bagagem, o que levar na mala de mão, o que despachar e muitas outras questões. Para tentar ajudar a todos os leitores, preparamos esse guia completo sobre bagagens, com as dúvidas mais frequentes que recebemos. Confira:

1. Tipos de bagagem

Nas viagens de avião existem dois tipos de bagagem: a despachada (ou de porão) e a bagagem de mão. É importante saber a diferença entre elas e as regras próprias, pois determinados itens só podem ser despachados, enquanto outros recomenda-se que sempre sejam levados na mala de mão. Vamos começar falando sobre a bagagem despachada:

2. O que é bagagem despachada?

São as malas maiores, que vão no bagageiro do avião. Elas são entregues na hora que você faz o check-in no aeroporto de embarque e são devolvidas ao passageiro no destino. Quando o passageiro despacha a mala, ele recebe um comprovante, que deve ser guardado para conferência ou no caso da mala se extraviar (não chegar no destino). Chegando ao aeroporto de destino, o passageiro deve ir à esteira de seu voo e aguardar sua mala. Quando ela chegar, confira a etiqueta com o seu nome, pois pode haver malas iguais à sua. Adesivos, plásticos ou etiquetas de viagem com seu nome e telefone são boas formas de evitar a troca de malas.

Leia também: Dicas para escolher a mala ideal para a sua viagem de avião

2. Em voos com conexão, onde pego a bagagem despachada?

Esta é uma dúvida muito comum e não há uma regra fixa. Na hora do check-in, a companhia aérea informa ao passageiro onde ele irá retirar sua bagagem. Normalmente é no aeroporto do destino final, mas há casos em que se retira na conexão para se despachar novamente. Por exemplo: um voo de Porto Alegre a Madri com conexão em São Paulo. O passageiro vai despachar a mala em Porto Alegre e a empresa vai informar se será necessário retirar a mala em São Paulo ou apenas em Madri. No voo de volta, o mesmo ocorre em Madri. Vale destacar que nos voos com chegada ao Brasil geralmente o passageiro retira a mala no primeiro aeroporto, por conta da fiscalização alfandegária – no nosso exemplo seria em São Paulo – e despacha novamente.

Para casos em que o passageiro faz troca de aeroporto, por exemplo: Curitiba – São Paulo (Congonhas) e em seguida São Paulo (Guarulhos) – Fortaleza, o passageiro fica responsável por retirar a bagagem na conexão e transportá-la até o aeroporto de onde sairá o próximo voo e despachá-la novamente.

3. Posso despachar malas grátis?

Para responder isso, precisamos antes explicar que as passagens aéreas não são todas iguais. Existem várias classes de tarifas e cada uma delas tem um preço e benefícios diferentes. Geralmente, as tarifas mais baratas, especialmente as promocionais são mais restritas e não dão direito a malas despachadas, que precisam ser pagas à parte. As tarifas mais caras, podem oferecer esse serviço e outros benefícios, como marcação de assento e a possibilidade de trocar a data do voo sem custo – as regras mudam de acordo com cada companhia.

Para ficar mais claro, confira por exemplo as regras das passagens internacionais da TAP:

A passagem mais barata é a tarifa “Discount”, que não dá direito a despachar bagagem no porão. Se você optar por essa tarifa, terá que viajar apenas com a bagagem de mão ou comprar o despacho à parte. Pagando um pouco mais, a tarifa “Basic” já oferece a primeira mala grátis e também mais milhas e a possibilidade de reembolso. A tarifa “Classic”, por sua vez, já permite despachar duas malas, além de mais milhas, embarque prioritário e reservar um assento com mais espaço. Por fim, a passagem “Plus” permite que sejam despachadas até 3 malas e ainda inclui o serviço de bagagem prioritária, além de outros benefícios.

A maioria das companhias aéreas tem uma política similar à da TAP, mas o que cada tarifa oferece pode variar e vale a pena comparar. Veja o caso da Qatar Airways, por exemplo:

Enquanto a TAP tem quatro tarifas na classe econômica, a Qatar tem apenas três. A companhia oferece a franquia de duas malas com até 23 kg em qualquer tarifa, mesmo na mais barata!

Na hora que for reservar sua passagem, confira se vale a pena optar pela mais barata ou por uma superior, pois às vezes ao incluir a bagagem ou outro serviço o preço fica mais caro – isso ocorre bastante com as companhias low costs. Como vimos, também vale a pena comparar o que cada companhia oferece, pois a passagem um pouco mais cara em uma empresa aérea pode incluir mais benefícios e valer a pena.

4. Qual o limite de peso e malas que posso despachar?

Como vimos, isso vai depender da companhias aérea e da classe tarifária da sua passagem. Se não tiver visto na hora da compra, essa informação estará em sua reserva ou no site da companhia. Se não encontrar, você pode ligar para a companhias aérea ou para a agência de viagens para verificar. De uma forma geral:

Voos nacionais – Geralmente, as passagens promocionais ou mais baratas não incluem o despacho de bagagem na Azul, Gol e Latam. Caso precise despachar uma ou mais malas, o passageiro terá de comprar à parte pelo passageiro ou optar por uma tarifa mais cara, que inclua a bagagem.  Fique atento na hora que comprar a passagem, e se possível (e necessário) já adquira a tarifa com despacho da bagagem incluso, pois geralmente é mais barato. Se você comprar a tarifa que não inclui bagagem e decidir utilizar o serviço posteriormente, adquira o serviço o quanto antes pois o custo será menor. Confira dicas para evitar a cobrança de bagagem despachada em voos nacionais.

Voos internacionais – Não existe uma franquia mínima de bagagem despachada por lei, mas algumas companhias aéreas permitem que o passageiro despache uma ou até duas malas sem custo adicional, dependendo da classe da passagem. Em geral, a regra é que os bilhetes mais baratos ou promocionais não ofereçam a bagagem, que deve ser comprada à parte, enquanto as tarifas Vale consultar a companhia pela qual se vai viajar antes de ir para o aeroporto para evitar surpresas desagradáveis. A dica de adquirir a tarifa que já inclui bagagem ou adicionar a franquia o quanto antes também é válida. Confira dicas para evitar a cobrança de bagagem em voos internacionais.

Bagagem avião

5. Outros meios de conseguir bagagem grátis

Para quem precisa despachar malas, há outras formas conseguir o serviço sem custo, ainda que ele não esteja incluído na passagem:

Programa de pontos – As companhias costumam oferecer bagagem grátis para membros de classe superior de seus programas de pontos. Algumas também tem clubes de pontos, em que você paga uma mensalidade e recebe uma quantia de milhas por mês, que oferecem status no programa e bagagem gratuita.

Cartões de crédito – As companhias aéreas oferecem cartões de crédito de seus programas de milhas que podem ter benefícios de viagem bem legais, como o despacho de bagagem grátis, marcação de assentos e embarque prioritário nos voos. Além disso, o valor de todas as compras é revertido em pontos na companhia aérea. Confira no nosso ranking dos melhores cartões de crédito.

6. Qual a franquia quando há vários voos e conexões?

Quando a viagem internacional inclui um trecho (voo) doméstico, a regra é a seguinte:

• Quando as passagens aéreas tanto para o voo nacional quanto para o voo internacional forem conjugadas, ou seja, quando houver apenas um contrato de transporte (mesmo se forem de empresas diferentes), o passageiro terá direito à franquia de bagagem do destino internacional conforme a tarifa adquirida;

• Quando as passagens não forem conjugadas, ou seja, quando o passageiro comprou separadamente a passagem internacional e a passagem nacional, vale a regra de cada companhia – confira as regras da tarifa ou a empresa aérea para saber mais.

7. O que é bagagem de mão?

Além da bagagem despachada, o passageiro tem direito a levar consigo uma bolsa, mala ou mochila com pertences pessoais e itens de valor, como dinheiro, aparelhos eletrônicos, remédios, etc. É a chamada bagagem de mão. Na hora do check-in, essa bagagem pode ser pesada ou medida pela companhia. Conforme a Resolução 400 da Anac, o passageiro pode levar até 10 kg consigo na cabine.

É importante se atentar aos limite de tamanho e peso, pois as companhias criaram um filtro no acesso das salas de embarque em que fiscais verificam as dimensões das bagagens de mão de todos os passageiros. Caso sua bagagem não esteja dentro dos padrões, você poderá ser impedido de embarcar e orientado e retornar ao balcão de check-in para realizar o despacho.

 

Depois, no momento do embarque e na chegada a outros países, ela passa por raio-X e pode ser inspecionada pela polícia. A bagagem de mão deve ser acomodada no compartimento de bagagem (acima da poltrona do avião) ou sob o assento. Vale destacar: dinheiro, documentos, aparelhos eletrônicos, joias e demais itens de valor jamais devem ser despachados – e a bagagem de mão é um bom lugar para guardá-los, desde que ela esteja sempre com você.

8. Mala de mão e item pessoal

Cada companhia aérea define o que você pode levar como bagagem de mão – a única coisa determinada por lei é que cada passageiro pode levar até 10 quilos sem custo. A maioria das empresas aéreas permite que se leve uma mala pequena e também um item pessoal, como uma mochila, sacola ou bolsa, que caiba embaixo do assento à frente de você. Leia mais sobre a diferença entre bagagem de mão e item pessoal ou confira em vídeo:

9. Qual o tamanho da bagagem de mão permitido? 

Os limites da bagagem de mão são definidos pelas companhias aéreas com base em critérios de segurança para atender ao peso máximo de decolagem do avião e ações preventivas de segurança a bordo, além de garantir o espaço para todos. Em voos domésticos, a bagagem deve ter medidas máximas de 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura), já incluindo alças, bolsos e rodinhas, e com no máximo 10 quilos.

Caso exceda essa especificação, a companhia aérea poderá exigir que a bagagem não viaje com você e seja despachada. Muitas vezes há uma guia de metal ou papelão no aeroporto, para a medida da mala. Os voos internacionais dependem da companhia, mas geralmente a restrição de volume é a mesma, mas o peso varia.

 

10. O que posso levar como bagagem de mão?

Em geral, você deve levar na bagagem de mão tudo o que vai precisar durante a sua viagem, já que ela estará com você todo o tempo. Itens de valor como dinheiro, cartões de crédito, joias, remédios e documentos devem sempre ser levados com o passageiro e nunca despachados. Além disso, vale a pena incluir uma muda de roupas, caso sua mala de porão se extravie.

De acordo com a Anac, você também pode levar:

  • Uma bolsa de mão, maleta ou equipamento que possa ser acomodado embaixo do assento do passageiro ou no compartimento próprio da aeronave na cabine;
  • Um casaco, sobretudo, manta ou cobertor;
  • Um guarda-chuva ou bengala (não pontiagudos);
  • Máquina fotográfica, laptop ou binóculos;
  • Material de leitura para viagem;
  • Alimentação infantil para consumo durante a viagem;
  • Muletas ou aparelhos ortopédicos utilizados pelo passageiro.
  • Instrumentos musicais (desde que os mesmos possam passar pelos equipamentos de Raio – X nos postos de segurança);
  • Um carrinho de bebê dobrável, uma cesta ou um bebê conforto.

11. Posso levar líquidos, remédios e aerossóis em voos nacionais?

Sim, a restrição a eles vale somente para voos internacionais. Por motivo de segurança não podem ser levados arma (ou réplica) de qualquer tipo; objetos pontiagudos, cortantes ou de ponta arredondada que possam ser usados para causar ferimentos (alicates de unha, por exemplo); substâncias explosivas ou inflamáveis, químicas ou tóxicas que possam colocar em risco a integridade física de pessoas ou a segurança do avião. Essa é a norma brasileira, em voos internacionais outros itens são proibidos na sua bagagem. Leia as normas vigentes do país de destino ou consulte a empresa aérea antes do embarque.

12. O que não posso levar em voos internacionais?

Além dos itens citados acima, existem restrições para levar líquidos de toda natureza na mala de mão, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares. Eles só podem ser conduzidos da seguinte forma:

• Em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, com capacidade máxima de 10 frascos totalizando 1 litro, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm;

• Líquidos em frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo se o frasco não estiver cheio. Atenção! A fiscalização costuma ser rígida e você poderá perder o frasco.

• Os frascos devem ser adequadamente acondicionados (com folga) dentro da embalagem plástica transparente, completamente vedada (estilo ziploc);

• A embalagem plástica deve ser apresentada na inspeção de embarque de passageiros, sendo permitida somente uma embalagem plástica por passageiro.

Essas restrições se aplicam também ao passageiro que apesar de realizar um voo nacional, tenha seu embarque realizado em área destinada a embarque internacional Lembre-se: em caso de conexão em outros países, a empresa aérea deverá informar o passageiro sobre a  possibilidade de retenção ou não da embalagem.

13. Posso levar meu animal de estimação no avião?

O transporte de animais domésticos (cães e gatos) na cabine de passageiros fica a critério da empresa. Caso seja aceito, o transporte deverá ser feito em compartimento apropriado, sem causar desconforto aos passageiros e ao animal. Consulte a empresa aérea com antecedência. Além disso, é preciso apresentar atestado de sanidade do animal, fornecido pela Secretaria de Agricultura Estadual, Posto do Departamento de Defesa Animal ou por médico veterinário. O transporte também pode ser feito no compartimento destinado a carga e bagagem (sim, tem que despachar o bichinho!). Como o peso do animal não poderá ser incluído na franquia de bagagem do passageiro, será cobrado um valor adicional. Confira dicas e regras para transporte de animais de estimação em voos. No nosso canal no Youtube, também temos um vídeo sobre viajar com pets.

Dicas importantes

– Identifique sua bagagem para facilitar sua visualização na esteira da sala de desembarque. Adesivos, plásticos e etiquetas ajudam.

– Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça.

– Evite despachar bagagens com objetos de valor, como: joias, dinheiro e eletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras, etc). Se houver necessidade de despachar, declare o valor dos bens transportados ainda no check-in. Para isso, peça o formulário à empresa aérea, que se responsabilizará pelos bens declarados mediante taxa a ser cobrada no ato de confirmação dos bens. Consulte os valores com a companhia aérea.

– Se tiver mais dúvidas sobre sua bagagem, você pode entrar em contato com a Anac por meio do site www.anac.gov.br ou da central de atendimento no número 163 (atendimento das 8 às 20h).

Páginas sobre bagagem nas companhias aéreas nacionais:

Páginas sobre bagagem nas companhias aéreas internacionais:

Tem mais alguma dúvida sobre bagagens? Deixe nos comentários e procuraremos ajudar!

300 Comentários

  • Diogenes Moura (@jos says:

    Olá,

    Estive lendo na internet que há um projeto para diminuir a franquia de bagagem para voos internacionais, de 32kg para 23kg para cada bagagem, não excedendo duas unidades.

    Procede essa informação? Eu sei que a American Arlines, por exemplo, não permite mais de duas bagagens de 32kg, mesmo que o cliente esteja disposto a pagar o excedente.

    • Diego says:

      A partir de quando a AA deixou de aceitar duas malas de 32kg? Eu fiz uma viagem internacional em abril e foi tudo normal.

      • Diogenes Moura (@jos says:

        Leia novamente o que escrevi. Tenho certeza que você vai interpretar direito dessa vez.

        "mais de duas" = 3,4,5,6

      • Tiago - BSB says:

        Diego,

        eles aceitam sim duas bagagens de 32kg, o que não é aceito, como dito pelo Diógenes, é uma terceira mala, mesmo que você esteja disposto a pagar.

        • Diego says:

          Ops, erro meu. Bom, pelo que eu sei o Brasil é o único destino na américa do sul que o limite é duas malas de 32kg. Alguém sabe o porquê disto? A redução para 23kg seria pessima ao meu ver, porém nada mais justo do que se adequar a todos os países.

        • Ana says:

          Gente, eu acho que depende da rota e do periodo. Ano passado viajei varias vezes pela AA e em todas despachei uma mala extra pq trazia a minha bagagem e a do meu namorado, mas meus vôos foram sempre MIA/GIG ou MIA/GRU, minha prima foi por Salvador em janeiro e foi informada que naquela rota e naquele periodo não poderia despachar volume extra, se não me engano tem isso em algum lugar no site brasileiro da AA.

        • Robertta Rocha says:

          Essa regra da AA é nova, recente? Em set do ano passado eu voltei de NY com 3 bagagens despachadas pela AA e paguei usd 75,00 pela bagagem adicional, que era mais barato que pagar pelo excesso de peso em 2 bagagens.

    • Pablo says:

      Me liberaram apenas 2 bagagens de 23 kg, saio de Porto Alegre para Sydney. Achei que deveria ser maior essa franquia.

  • Thiago Castro says:

    Esses mini guias são muito esclarecedores. Parabéns pela iniciativa. 🙂

  • Quando comecei a viajar em 2008 através de vôos, eu tinha muitas dúvidas. Esse post vai ser muito esclarecedor para quem está iniciando seus vôos por aí.Parabéns à equipe do MD.

  • Luiz Eugênio says:

    A TAM/LAN mudou a regra das bagagens. É preciso alertar os usuários. Agora a regra geral é 23 kg. Uma para a América do Sul e duas para a só Norte/Europa. Abraço

  • Marcos says:

    Na TAM passageiros com cartão fidelidade acima do inicial têm direito a uma franquia maior. Minha esposa é fidelidade azul e tem direito a 32 kg em viagens nacionais. Acredito que seja assim também em outras companhias.

  • Andrés says:

    Oi pessoal, a restrição de líquidos para voos internacionais é quando eles vão como bagagem de mão, certo? Líquidos na bagagem despachada não tem restrição, né?

    Na bagagem de mão, em voss internacionais, pode levar líquidos desde que estejam embalados como citado acima. Só acho que não ficou claro porque está em um item chamado "O que não posso levar em voos internacionais", quando na verdade está falando da forma em que sim podem ser levados os líquidos.

    Acho que precisa fazer melhor a distinção, nos voos internacionais, sobre o que é bagagem de mão e bagagem despachada. O item 8 acho que ficou confuso. Grato Abs

  • Luis says:

    Comprei uma passagem EASYJET de Paris a Roma para setembro e estou na dúvida de quanto de bagagem posso levar.

    Eu tenho direito sem pagar taxa extra uma bagagem de mão e outra para despachar de 20 kg?

    Se caso eu pagar a mais uma bagagem extra de 20 kg, teria 40 kg (sendo em duas malas de 20 kg )?

    • Luis, nós focamos esse post nas regras nacionais. No caso de voos em outros países você precisa checar com a companhia. esta informação deve estar no e-ticket da sua compra ou no site dela

    • Diogo Avila says:

      Luis,

      Recomendo que você leia bem as regras da empresa antes de planejar suas malas.

      Dependendo da quantidade e do peso da bagagem que você tem, a low-cost pode ficar mais ou tão cara quanto uma empresa top.

    • Ana says:

      Você só tem direito a uma bagagem de mão, que, se não me engano, pode ter o peso que for desde que caiba no medidor, mas não tem direito a nenhuma bagagem despachada! Onde aparece para você comprar bagagem é para que você compre toda a sua bagagem despachada, não somente o extra.

    • Edilene Gois says:

      Nao amigo, são somente 10 kg…eu paguei escesso lá e foi carissimo, eles nao dispensam!

    • Edilene Gois says:

      excesso. rss!!! custa caro e vc só pode 10 kg. ja voei e pageui excesso neste mesmo trecho.

  • junior says:

    eu posso levar um aerosol com mais de 100ml na mala que eh despachada num voo internacional? ou a regra vale pra mala de mao e mala despachada?

  • Diego says:

    O que diz a legislação nacional sobre levar isqueiros? Nas viagens pela AA nos EUA só podia levar isqueiros na bagagem de mão, até achei estranho isso

  • Renato dos Reis says:

    Parabens a materia, mas faltou uma coisa que seeeeempre temos duvidas: Podemos levar alguns alimentos nas viagens internacionais? Eu por exemplo: Quero levar 1 penca de banana prata para meus parentes no EUA. Eu posso?

    Abracos

  • Emerson says:

    Caro Leonardo, acho muito importante enfatizar a dica de nunca transportar bagagem de terceiros/desconhecidos. Já vi alguns passageiros serem abordados por estranhos em aeroportos no momento do Check-in. Eu mesmo já fui abordado no Aeroporto de Rio Branco/AC, num vôo para a cidade de Cruzeiro do Sul/AC. O risco de a bagagem conter drogas, armas, etc. é muito grande e o passageiro é o responsável pelo conteúdo destas bagagens.

  • Douglas says:

    Vou para Santiago no próximo mês e meus amigos chilenos adoram o nosso açaí. Gostaria de levar algumas polpas para eles. É possível levar alimento na bagagem?

    Abs

    • Da última vez que fui a Santiago, eles estavam recolhendo os alimentos no desembarque, mas apenas os naturais. E também eles somente perguntavam, não vi ninguém verificando as bolsas. Conclusão: eles proíbem, mas se quiser levar assim mesmo ninguém vai impedir

      • Bete Giomo says:

        Quando você chega em Santiago no aeroporto, tem que preencher um
        formulário dizendo se tráz algum tipo de alimento e qual. Se você não
        declarar e estiver levando, paga ma multa salgada e tem o alimento
        apreendido. Se estiver levando sementes que possam germinar não pode.
        Aproveite a viagem e vá conhecer o Templo Bahá´í que fica aos pés da
        Cordilheira e ver Santiago inteira de cima. Lindo! Todo de vidro e
        marmore em formato de botão em flor, parece um cristal murano gigante!

    • Vanessa Domingos says:

      Olá boa tarde!, por acaso realizando uma pesquisa no google vi sua duvida que seria a mesma que a minha. Você conseguiu chegar com o açaí em Santiago, também gostaria de levar outras coisas, tipo feijão e temperos.

  • noemia says:

    estou voltando dos EUA essa semana pela United.Li que era permitido levar a bordo cadeirinha de carro( car seat). No meu caso seria aquele booster,igual de cinema sabem? Alguém tem alguma experiencia a respeito?

  • William says:

    Voei de GRU para FOR e ficaram com meu desodorante aerosol no raioX.

    • Renata says:

      Ficaram com meu fixador de cabelos tb.. Interessante que nunca tive problemas com aerossóis em voos domésticos e o funcionário insistiu que existe restrição a partir de 400 mL (a embalagem era de 500mL).
      No destino (BSB) comprei outra embalagem com o mesmo tamanho pra testar a conduta e resultado: não fui questionada!
      Vai entender..

  • Aline says:

    A TAM permitia 2 bagagens de 32 kgs e agora mudou para 2 de 23 kgs , ta já no site da TAM , como sempre cobrando mais caro e piorando o serviço !!!

  • VSP says:

    Gostaria de informar que para levar prancha de surfe, você nAo precisa pagar taxas extras para voos nacionais, desde que nAo exceda o peso limite !! Isso é lei, mas algumas empresas continuam cobrando, se for cobrado proteste no juizado de pequenas causas , que você consegue seu dinheiro de volta as vezes até mais do que você pago , já cheguei a ganhar 1500 reais na causa.

  • Bernardo says:

    Alguma regulamentacao especifica sobre o transporte de vinhos ou garrafas de bebida?

    obrigado

  • Taciana says:

    Recentemente voltei da Argentina (Buenos Aires) e fiz conexão em Sp, estava indo pro RJ. Eles me cobraram excesso de bagagem (trouxe 28kg). Por ser América do Sul teria algum diferencial? Foi pela empresa Gol e comprei com milhas.

  • Leonardo franklin says:

    No caso do voo da AA pra SSA, eles não aceitam bagagem extra pelo motivo do voo ter restrição de peso (payload) – ou seja, com todo mundo e suas bagagens, já chega no destino no limite do alcance do avião, então não dá pra levar nada a mais…Acontece tb nos voos da copa (737) e da TAM pra Bogotá!

  • Leonardo franklin says:

    Se eu fosse vc não confiaria…A multa é altíssima, e se vc for pego vai dar problema! A entrada de qualquer tipo de alimento não industrializado é proibida na maioria dos países (incluindo o brasil).

    Na Austrália e Nova Zelândia, por exemplo, eles são EXTREMAMENTE rigorosos com isso – vc ao desembarcar passa por raio X só pra conferir a questão da entrada de alimentos no país…

  • Thiago Castro says:

    É difícil responder genericamente isso. Vai depender das leis de cada país. No seu caso, é possível sim, desde que seja declarado e inspecionado por eles. Dê uma olhada nos seguintes sites:

    http://www.usdabrazil.org.br/portugues/informatio

    http://www.aphis.usda.gov/import_export/plants/pl

    https://epermits.aphis.usda.gov/manual/index.cfm?…

    • Renato dos Reis says:

      Eu ja tinha visto esse site, pelo que entendi algumas frutas sao possiveis entrar em qualquer lugar, em pequena quantidade. Mas acho q vou ligar ao consulado para tirar a duvida.

      Abs.

  • paola says:

    deve ser pq eles sabem que os brasileiros compram A VIDA nos eua hahahha

  • Renato dos Reis says:

    Comer banana de graca é o de menos, o problema é ser deportado! Pq eles sao cheios de "nove horas" ne? rs

  • Vinícius Phil says:

    Ano passado, voltei de Dubai pela Emirates e em Guarulhos peguei um vôo Tam para o Rio. A companhia brasileira fingiu não saber das regras de franquia internacional para conexão, e quis cobrar taxa extra de todos os passageiros. Alguns pagaram (mais por preguiça mesmo), mas eu fui até o balcão da Tam e fiz um escândalo até liberarem a minha franquia adequada. Fica aí uma dica: lute pelos seus direitos, pois as companhias podem tentar driblar os acordos de bagagem para arrancar dinheiro de você!

    • Olha o loirinho de Friburgo por aqui! hahahah

      Causar escândalo no aeroporto não é o que há #ficadica

      Essa sua viagem para a China deve ter sido um sonho mesmo, fico feliz por vc!

      E está certo em lutar pelos direitos, issaê!

    • Ana says:

      A Tam sempre da problema nesses casos, impressionante! Já pela Gol sempre foi super tranquilo. Mesmo que você não tenha comprado o trecho nacional junto com o internacional, a Gol assume a franquia do internacional se você tiver viajando por companhia parceira (KLM, Delta, AirFrance e Qatar), mas tb já despachei sem problemas na Gol quando voei de Alitalia e com a Qatar (quando ainda não era parceira), nunca tive problemas com a Gol!

    • Diego says:

      Povo compra bilhete nacional separado do internacional e quer ter direito à mesma franquia? kkkkk. Brasileiro nunca vai aprender a ler as regras ao comprar algo, depois quer resolver fazendo escandalozinho em aeroporto! ai ai ai

      • Felipe Silva says:

        Diego, não há problemas em comprar passagens separadas.
        A GOL por exemplo, como falaram acima, aceita a franquia quando você apresenta que vai fazer viagem internacional por uma parceira.

      • Lukoh says:

        Diego, o que vc quer dizer com “comprar bilhete nacional separado do internacional”????

        No caso eu comprei pela DECOLAR uma ÚNICA viagem pros EUA, mas que envolvem 4 companhias diferentes e 6 bilhetes no total (3 conexões ida + 3 conexões volta).

        Não consegui entender pela regra da ANAC se eu poderei levar 2 malas de 32kg (considerando tudo uma viagem só), ou se terei de pagar extra nos trechos nacionais (acima de 23kg).

  • Gustavo says:

    Caro Denis, eu acho que depende do destino. Fui ao México e a franquia era de 2 malas de 23kg (literalmente, estava com apenas uma mala com 27kg e paguei excesso), assim, parece que os 32kg valem apenas para os países descritos na resolução:

    "A. APLICAÇÃO

    Foi acordado que os procedimentos abaixo mencionados serão aplicados para o transporte de

    bagagem de passageiros pelo sistema de peça:

    – de/para Canadá, EUA e seus territórios;

    – entre o Brasil e o Pacífico Sul;

    – entre o Brasil e a Ásia via o Oceano Pacífico;

    – entre o Brasil e a África do Sul;

    – entre o Brasil, Hong Kong e Bangkok via África do Sul ou em vôos diretos;

    – para viagens começando no Brasil para o primeiro ponto de parada na Europa/Oriente Médio e volta

    ao primeiro ponto de parada no Brasil."

  • Carolina says:

    Inflamável

  • Ana says:

    Boa! De Kite surf também!

  • Ricardo says:

    A minha filha voou Iberia ontem de SP-Guarulhos para Paris, com conexão em Madri, e a franquia foi de 2x32kg.

    A resolução ANAC para 2 x 32kg diz: "para viagens começando no Brasil para o primeiro ponto de parada na Europa/Oriente Médio e volta ao primeiro ponto de parada no Brasil."

    Assim, na volta daqui a alguns meses, a cota seria de 1 x 23 kg ou 2 x 32 kg?

  • Ricardo says:

    Renato,

    Por razões sanitárias (doenças), é terminantemente proibido desembarcar nos EUA com qualquer produto vegetal ou animal crú, sementes, etc.. A multa é de 25 mil dólares e risco de ser processado. Nos desembarques lá sempre há tal aviso bem grande. Até um filme foi feito em 1971 sobre tal restrição nos EUA – La Mortadella, com a grande Sofia Loren.

  • Grazielle says:

    Nossa, muito legal essa matéria! Achei bem detalhada e esclarecedora, pois essas dúvidas acredito que sejam pertinentes a 90% dos viajantes.

    Quero agradecer e dizer que a equipe do MD está de parabéns por elaborar uma matéria tão importante assim.

  • Fred says:

    Na despachada pode quase tudo. Já trouxe muitas garrafas de vinho da europa, EUA, Chile, Argentina, Uruguai . Sem problemas

  • Fred says:

    Já fiz esse vôo. A easyjet permite despachar uma mala de 20 kg. As nossas tinham uns 22, 23 kg cada mas o jeitinho brazuca somado ao italiano resolveu isso ( era da Itália p França). Sabendo disso minha mulher, de cara , já começou elogiando o cabelo da menina do check in,, puxando papo e tal. Ponto pra latinidade!

  • Fred says:

    Quando fui ao Chile, tem uns anos, os caras tavam olhando tudo… Lembro de ter visto saco de feijão sendo deixado pra trás pelos brazucas…

  • Sininha says:

    Ainda não entendi uma coisa: em voos do Brasil para o Peru o peso da bagagem despachada é de 45kg pela TAM. Mas comprei uma passagem pela TAM onde o voo vai ser operado pela LAN, mudou algo ou ainda vou poder despachar os 45kg?

  • Vale colocar um adendo no item 10, na questão sobre animais. Em voos nacionais, e em qualquer voo internacional para um país que seja membro da international guide dog foundation, cães guias viajam na cabine com os donos, na primeira fileira de bancos. Caso algu[em tenha feito um checkin em algum destes bancos, segundo a legislação terá que seder este lugar para a pessoa com o cão guia, que precisa de mais espaço

    para acomodar suas pernas e o cachorro deitado entre elas. Acho importante colocar isso porque, eu sou cego, viajo com o meu cão, e já tive que ouvir gente reclamando porque ia ter que trocar de lugar comigo.

    Abraços.

  • Matheus says:

    Só uma pequena dúvida, muito besta.

    Como bagagem de mão, posso levar dois volumes separados? Vamos dizer, levo minha malinha de bordo, e uma mochilinha?

    Quero saber além da regra, qual o costume quanto a isso?

    Vou voar de Iberia, então se alguém tiver alguma experiência a respeito, agradeceria!

    Obrigado.

    • Felipe Silva says:

      Olá Matheus!
      Como foi sua experiência? Conseguiu embarcar com as duas bagagens de mão?

      Vou pro México com a TAM e como vou levar pouca roupa, pensei em uma mala pequena + mochila e levar em mão mesmo.

    • Fabiane says:

      Eu viajei de Porto Alegre pra Montreal e tanto na Tam pro voo nacional quanto na Air Canada no voo internacional eu levei uma mochila cheia e mais minha bolsa de mão como bagagens de mão, e me deixaram embarcar assim tranquilamente.

  • Juliana says:

    Quantas bagagens posso trazer do EUA na Delta? Meu vôo é GIG-MIA-GIG e li que a primeira mala despachada é grátis, mas a segunda é paga. É isso mesmo?

  • Jorge says:

    Bom dia!

    Gostei do post. Porém eu tenho uma dúvida (não muito voltada para o assunto em questão)… em voos internacionais nós podemos trancar a mala? (seja com cadeado, trava na própria bagagem ou vedação da mala por inteira).

    Recomendaram-me jamais trancar em viagem aos EUA pois podem abrir forçadamente.

  • Se ela comprou ida e volta, vai ser igual. Se comprou a volta lá, ai só consultando a Iberia

  • Henrique Braz says:

    Ótimo post. Mas vejam se conseguem me ajudar com esta dúvida. Se eu comprar um vôo SP-Paris ida e volta, eu conseguiria despachar as malas num vôo nacional BH-SP ida e volta, com a franquia internacional? Já ouvi falar que se for em uma cia aérea parceira daquela que fará o vôo internacional, basta apresentar a passagem internacional no momento do check-in nacional. Obrigado

    • É o que está lá no post: se você comprar junto, por uma agência de viagens ou site de passagens, você tem direito. Se comprar separado, não, a menos que haja alguma dessas parcerias que você mencionou

      • Henrique Braz says:

        Minha dúvida é justamente a de não comprar junto, porém utilizar a franquia internacional por usar 2 cias parceiras. Por exemplo, se sair promoção para Paris a partir de SP, minha ideia era de utilizar milhas no trecho BH-SP. Mas o grande problema disto seria o preço do excesso de bagagens, o que pode fazer com que saia mais caro se eu comprasse saindo direto de BH para Paris.

  • Thiago Castro says:

    Ricardo, como vc pode ver nos sites que eu coloquei ali (que são do ministério da Agricultura dos USA) é possível entrar sim com alimentos. Mas tem q ser declarado, inspecionado e estar na lista de itens que podem entrar.

  • Thiago Castro says:

    Vc tem o direito de trancar e os fiscais dos EUA tem o direito de abrir (mesmo que seja quebrando o cadeado). Lá nos States vendem uns cadeados, para os quais os fiscais da imigração tem uma chave mestra. Aí vc avalia! 🙂

  • Carlos says:

    1 Volume de 5kg máximo

  • Carlos says:

    Funciona assim:

    Voos domesticos: 5 litros, sendo que cada garrafa não pode ter mais de 1 litro.

    É extremamente necessário ter rótulo de procedência, estar lacrado e não pode ter mais de 70% de alcool. Em Inter não pode nada acima de 100ml, salvo caso DutyFree.

    • Andre says:

      De onde é essa regra. Eu lembro de ter lido uma norma da Anac que não falava nada disso.

      Em Porto Alegre eu vi um cara ser barrado porque ele queria trazer vinho daquele que vem numa caixinha com mais de um litro.

      Eu tinha 5 garrafas e passei de boa.

  • Luciana says:

    Concordo com a Ana, também fiz esse voo e só tinha direito à bagagem de mão (sem limite de peso) e nenhuma para despachar. Quando você compra o bilhete existe a opção de pagar pela primeira mala despachada, não é extra! Olhe bem o que você comprou para não ter surpresas no aeroporto.

  • Anni says:

    Meu filho comprou um IPad no Canadá e chegou no Brasil sem ter sido cobrado nota fiscal do mesmo. Vou viajar para a Europa e gostaria de levá-lo. Perguntei no Aeroporto se poderia levar e foi informado que meu filho teria de ter feito o desembaraço do aparelho na chegada. E agora, o que faço?

    • Ana Beatriz says:

      Anni, realmente, desde 01/10/10 foi extinta a Declaração de Saída Temporária de Bens. Consequentemente, para note e ipad, por exemplo, é necessário que na entrada, se for parado, seja apresentado a NF ou que esteja nacionalizado (etiqueta da ANATEL).Precisa de comprovação de que foi adquirido antes da viagem que vc. está fazendo…ou seja, complicado, né! Estou com a mesma situação. Estou indo para Austrália e da outra vez que fui tb. adquiri meu IPAD…e agora, devo levá-lo comigo, vamos ver como será na volta!

    • Rita says:

      Acredito que na sua volta não terá problema… é um material de consumo próprio… Eu levei um computador pros eua que eu tinha comprado na espanha e não tive problemas…

    • Henrique Braz says:

      Eu comprei meu ipad nos estados unidos, e a nota fiscal foi enviada para meu email. Veja se não aconteceu o mesmo com ele, pois basta você imprimir a mesma e apresentar à PF caso precise.

    • Anni,

      Você tem direito a levar e trazer seu Ipad sem problemas, nas últimas alterações na Receita Federal indica que se for de uso próprio, pessoal, em quantidade compatível com a viagem, não tem problema.

  • Amanda says:

    Obrigada pela matéria!

  • Suzana says:

    Eu vou viajar em novembro pela TAM e vou utilizar um carrinho de bebê pois vou co mmeu filho que vai estar com um ano. Liguei para a TAM e me disseram que o carrinho só pode ser despachado, não pode ir como bagagem de mão(na cabine) mas já li em ´vários lugares que pode, será que só na TAM que não pode? Aqui você tb fala que pode. Será que na TAM é diferente?

  • Jorge says:

    Valeu pelas infos.

  • Camila says:

    Muito boa a matéria! Parabéns!

    Como sugestão fica a dica para uma matéria similar: qual limite de compras no exterior? Como proceder com compras de eletrônicos, como declarar e todas as dicas para não ter problemas na alfândega.

    Obrigada!

  • Rita says:

    Só sei de uma coisa, quando eu voltei dos eua em dezembro, eu despachei duas malas com pouco mais de 32kg cada (32,….kg), trouxe uma mala de mão com 11kg e uma mochila com +- 5kg. Somando tudo deu +- 80kg! E claro, a mala de mão eu carregava com cara de felicidade, de quem tava carregando uma mala levíssima… sei q não podemos fazer isso, mas é impossível trazer menos… :S

  • Rita says:

    Eu viajei pela Iberia ano passado e trouxe duas malas de 32 kg cada não sei como está agora, até por que a Iberia não faz mais o Vôo REC/BCN…

  • Andréa Lins says:

    Com certeza absoluta a franquia maior é para podermos comprar mais lá nos EUA, o que é motivo bem forte, pois estamos gerando empregos.

  • carmen says:

    como faço para despachar produtos frageis como taças de cristais ou jogos de porcelana?

  • Já tive o mesmo problema vindo de Aeromexico dos EUA. Mesmo sendo uma passagem única (BHZ X GRU X MEX X MCO) a TAM negou-se a honrar a franquia internacional e tive que pagar o excesso.

  • Esses cadeados tem que vir com uma marcação escrito TSA- Aproved ou algo assim, porque aí a TSA vai ter a chave mestra. Minhas malas foram cuidadosamente abertas e fechadas, pois estavam com os cadeados certos e deixam um recadinho em um papel na bagagem que foi aberto e fiscalizado. Não havia nada de mais na bagagem e também nada faltando. Simpático a TSA (só é ruim o tamanho da fila no embarque)

  • Não leve comida, nunca nunca nunca! Tem dois motivos , o primeiro é contaminação da fauna e flora local, especialmente se for alimento cru (um presunto cru , um vegetal não processado). O segundo é de ordem policial. Qualquer coisa orgânica brilha no raio-x como se fosse cocaína ou uma droga qualquer (que são orgânicas). E você vai ter problemas de qualquer jeito, seja porque está levando algo poribido por restrições agriculturais ou até provar que não se trata de uma droga disfarçada!

  • anny says:

    douglas. se voce va a santiago nao leve nada de frutas,acai,fibra de coco ,berimbau,nada de madeira ,a multa e de 10000 mil dolares e na alfandega costuman ter cachorros para detectar drogas que ficam ao redor dos passageiros. outra coisa ,no chile medicamentos so con receita medica., ´sem levar remedios de uso continuo leve as receitas que o medico passou com datas recentes . e bom levar un relatorio medico no caso de ser diabetico,asmatico,pressao alta,colesterol etc.sem nao levar corre risco de perder tudo e ser detido com suspeita de drogas.

  • Suzana says:

    Obrigada Mayara vou fazer isso mesmo.

  • Mariana says:

    Ótimo! Adorei o post!

    Alguém sabe me dizer se, em voos internacionais, é permitido entrar com secador ou prancha de cabelo na bagagem de mão ou se é mais garantido despachar esses itens? Outra coisa, posso embarcar com uma bolsa (pra carregar carteira, câmera, tablet, etc) + uma mala de mão (com uma troca de roupa, remédios e produtos de higiene) ou tenho que optar por apenas uma das duas?

    Obrigada

  • Ricardo says:

    Eu trouxe 2 garrafas de vinho de Israel(tel aviv) para o Brasil (Galeao). Sem problemas. E olha que na saída de Isarel a bagagem foi vistoriada varias vezes porque lá sao muito rigorosos no embarque.

  • Júlio says:

    Ótimo post, bem esclarecedor, mesmo viajantes experientes muitas vezes possuem dúvida nesse assunto. Eu tenho uma, se alguém puder responder fico agradecido. Já fiz várias viagens internacionais e sempre procurei seguir a risca os regulamentos. Mas recentemente descobri que sou diabético e preciso tomar insulina algumas vezes por dia. Uso insulina de caneta. Posso levar na bagagem de mão normalmente? É uma coisa que vou precisar usar durante vôos longos, provavelmente, mas fico com medo porque a caneta tem agulha e o líquido dentro. Tenho dúvidas quanto a caneta e aos frascos em si. Preciso usar um lancetador também pra poder tirar a gota de sangue usada no medidor de glicemia, é possível que isso seja vetado? Estou bastante preocupado com isso, farei uma viagem para Atlanta agora em dezembro e não posso correr o risco de ter que jogar caneta/insulina/lancetador fora no aeroporto.

    • Paula says:

      Viajei com uma amiga para a Alemanha e ela levou a insulina separada (em um pequeno isopor com aqueles blocos de gelo pra transporte, porque a insulina tem que ficar resfriada) e na hora de passar no raio x ela entregou isso para o fiscal com uma carta do seu médico (em inglês, com carimbo e assinatura dele) confirmando a necessidade de levar isso a bordo. Não tivemos problema nem na ida e nem na volta para o Brasil, inclusive os fiscais na Alemanha nem fizeram cara de surpresa como aqui no Brasil, trataram com a maior naturalidade. De qualquer forma acho que seria bom se informar com a companhia aérea só para garantir, mas não se preocupe que tem jeito sim! Boa viagem

  • Débora Prandi says:

    Olá. Permanece ainda uma dúvida: para os EUA eu posso levar duas malas de 32kg cada, nessa viagem farei dois trechos internos, nesses trechos terei que pagar excesso de bagagem se eu estiver com duas malas de 32kg?? Parece que existe um acordo para passageiros com destino final Brasil para que não haja cobrança de excesso para trechos internos. É isso mesmo? Que acordo é esse? Tenho realmente esse direito?? Desde já agradeço.

    • Débora, se você comprou esses trechos internos junto com a passagem principal (são conexões na ida e na volta) você não paga excesso. Se são voos independentes – vai ficar uns dias cada cidade, por exemplo – ai sim você pode ter que pagar a taxa.

  • Débora Prandi says:

    Ficarei uns dias nas cidades, mas comprei tudo junto, numa mesma oportunidade….

    Vc sabe da existência desse tal acordo?

    • Débora, o que você quer dizer com "tudo junto"? Se for o mesmo contrato – Você comprou saindo da cidade X, com paradas nas cidades Y e Z e destino final em A – sim, vale a mesma franquia. Se você comprou De X para Y, de Y para Z, e assim por diante separadamente, então não vale. Entendeu?

  • Débora Prandi says:

    entendi sim…. Acho então que terei problemas, pq farei dois trechos internos, com estadia nas respectivas cidades, e só depois retornarei ao Brasil… O "tudo junto" foi: na mesma ocasião e com a mesma companhia aérea.

    Agradeço a atenção!

  • Rulliane says:

    ola eu vo viaja pra dentro do brasil mesmo eu tenho um estojo de maquiajem que e dobravel . queria saber se eu podeira levar!!

  • QUEIROZ says:

    boa tarde estou em PORTUGAL e vou retornar para o Brasil,gostaria de saber se posso levar minha tartaruga no avião? alguém pode me ajudar?obrigado

  • Gizelia says:

    Boa tarde, posso levar duas malas de 23kg cada, ou as duas tem que da 23kg?

    Outra pergunta vo viaja com meu filho de 1 ano pra Macéio precisa da autorização do pai dele?]

    Obrigada aguardo resposta

  • Queiroz, cada empresa aérea tem uma política diferente com relação a isso. Você já comprou as passagens? Então consulte sua companhia. Se não tiver comprado entre em contato com cada uma para verificar a possibilidade.

  • Marcos says:

    Pessoal, socorro!!! comprei minha mala para ir a nova york. Após a compra descobri que a mala tem 163 cm (o máximo é 157 cm pela AA). Alguém sabe se eles medem a mala no momento do check in? Se isso acontecer terei que pagar 200 dólares por trecho por exceder a medida

  • Leandra says:

    Gostaria de saber se na bagagem despachada, a quantidade de líquido pode passar de 100 ml? agradeço a atenção

  • Francisco daschagas says:

    Proque as empresa aereas nao transporta passageiro com deficiencia gratis

  • Cristina M. B. de Ca says:

    Boa noite, vou viajar no início de novembro para Perth, Austrália, pela South Africa Airlines. Checando se houve alteração em relação à franquia de bagagem, me deparei com a novidade, de que passou de 32 K para 23 K. Fui ao site da Cia Aérea e lá constam regras para antes e depois de 05 de setembro de 2012. Ainda confusa, liguei para o escritório da SAA, sendo informada que, uma vez que o bilhete foi emitido antes de 05 de setembro, no meu caso, vigora o limite de 32 k a franquia. Só a partir de 05 de setembro passa a valer a nova regra, ou seja, de 23 k de franquia. Espero com isso poder ajudar alguém que esteja na mesma situação. Obrigada

  • Roberta says:

    Estou com uma duvida. Estou em NY e passando no petshop comprei 2 Kg de ração para os meus cachorros que estão no Brasil. Posso levar sem problemas? Estou com medo de dar problema no aeroporto. Nao estou pensando em levar na mala de mão, será na bagagem despachada.

  • Roberta, poder não pode, mas como a quantidade é pouca existe uma boa possibilidade de você não ter nenhum problema com isso.

  • Lucas Lage says:

    Olá !

    Vou para Orlando em novembro, posso trazer um longboard na mala ? pago alguma coisa ?

    obrigado

  • Lucas says:

    Olá

    estou querendo trazer de Orlando : 1 iPad, 1 iPod, 1 xbox 360 e uma camera GoPro.

    Vou ter problemas com a alfândega ? afinal de contas, quantos eletronicos posso trazer ?

  • Pode sim, mas talvez tenha que pagar uma taxa extra. Só sua companhia aérea pode responder com certeza

  • Lerasi says:

    Vou viajar em dezmebro de Natal para Recife pela primeira vez, e queria saber se a bagagem despachada exceder tal limite de peso tenho que pagar multa.

  • Regina says:

    Ola…nao sei q hs meu recado sera lido…mas quero desejar.. bom dia …boa tarde..boa noite…ou mesmo boa madrugada…!!

    Faz dias que tento achar respostas …acredito q agora conseguirei tirar minhas duvidas…

    Minha filha mora no EUA ha' 11 anos…durante esses anos foi ao Brasil apenas 1 vez para uma visita rapida de 15 dias…agora ela esta indo para ficar no Brasil…esta com a carta de residente no EUA…tenho duvidas sobre oq ela pode levar …ela naum pretende mandar mudanca…mas quer levar o maximo de malas permitido..acreditamos serem 10 malas e como 2 saum o permitido ela teria q pagar pelas outras 8…vc saberia me dizer o valor a ser pago…e tbem se ela pode levar 3 ar condicionado portatil..o limite de $500,00 naum e' aplicado pra residente…?? Por favor aguardo a resposta…obrigada Regina

    • Regina, quem pode informar quanto ela pode levar e o valor que terá de pagar é apenas a companhia aérea, pois ela define isso e varia de uma para a outra. Quanto ao limite de US$ 500 ele vale mesmo ela sendo residente, ou seja, corre o risco de ter de pagar imposto de importação sobre o valor. Nesse site você acha informações detalhadas e pode entrar em contato com a Receita para esclarecer: http://www.receita.fazenda.gov.br/Aduana/Viajante

  • Regina says:

    Muito obrigada pela atencao …vou entrar no site indicado…

    Regina

  • marcio says:

    Excelente matéria Denis, está ajudando muito.

    Uma dúvida caso alguém já tenha passado por isso:

    A minha mala possui 175cm e voarei Rio-Orlando pela TAM, vocês acham que terei problemas no check in?

  • Morgana Da Luz Wagne says:

    Boa tarde! Para voos nacionais a regra de frascos com no máximo 100 ml na bagagem de mão não se aplica, certo?

    Outra pergunta: vou de Azul de Campinas a Porto Alegre no Natal. A

    ideia é levar alfajores caseiros na bagagem de mão. Será que vão implicar? Não achei nada no site da ANAC e Azul sobre comida nos voos nacionais.

    Obrigada!

  • William Verís says:

    Olá,

    Pelo que entendi, levar alimentos para consumo durante o vôo é permitido correto? Em breve viajarei da cidade do Porto (Portugal) para São Paulo pela TAP e como a viagem é longa, pretendo levar alguns lanches para o caso de os lanches servidos pela empresa não serem muito bons. Um abraço,

  • Yara Cristina says:

    Pois é,Diego.E ainda acham bonito dizer que fizeram escândalo.Mania que alguns brasileiros tem de não querer respeitar as regras,de querer arrumar algum "jeitinho" para burlar a lei.

  • Debora says:

    Olá,

    Estou viajando dos EUA para o Brasil pela LAN, fico dois dias no primeiro destino e então pego um vôo nacional pela TAM para um segundo destino. Pretendo levar um carro para criança de 2 anos, que possui as seguintes especificações:

    Dimensões: 18.0 " H x 17.0 " W x 35.5 " L

    Peso: 11kg.

    Gostaria de saber se terei algum problema com a bagagem, ou se devo pagar alguma taxa extra, quais seriam as regras pra esse tipo de bagagem.

    Aqui vai o link do brinquedo para ficar mais fácil: http://www.target.com/p/fisher-price-lil-lightnin
    Existe alguma restrição para este tipo de bagagem?

    Agradeço desde já.

  • Lucas Souza says:

    Tenho uma pergunta em relação a itens de valor. Vi que é recomendado que eles sejam transportados na bagagem de mão. Mas há um problema. O item de valor é um faqueiro de prata com aproximadamente 180 peças com valor estimado em mais de R$12.000 (doze mil reais). como faço para declarar isso? transporto na bagagem despachada? na de mão? preciso de alguma autorização da receita federal por ser algo de alto valor? observação: o faqueiro não tem nota porque foi comprado em 1950 e meus avós me deram agora como presente. o meu destino final é Boston, Estados Unidos.

  • Patricia says:

    Oi meu nome é patricia e tenho uma dúvida, mas antes quero elogiar e agradecer pela iniciativa deste espaço, é muito elucidativo. Minha dúvida é: viajo de Portugal pela TAP com destino ao nordeste brasileiro, mas faço conexao em sao paulo. Minha passagem é apenas de IDA. Mas esse voo de sao paulo para o destino final sera no dia seguinte pela TAM. Eu e uma amiga levaremos 4 malas de 32kg/cada (ou seja, 2 malas pra mim e 2 malas pra ela). Vamos ter que pagar excesso de bagagem? Pelo o que entendi aqui no blog se compramos as passagens conjugadas a franquia que vale é a internacional, nao é? Então quando eu e minha amiga formos fazer check-in na TAM, ela não pode nos cobrar pelo excesso, pois se trata de passagens conjugadas, independente do dia e horario que embarcar ao destino final. Estou certa em pensar assim? O que a gente faz? A gente mostra a passagem internacional pra comprovar que viemos de outro país? Desculpe ser uma dúvida ja tão comentada, mas a gente sempre fica com dúvidas não é verdade? abraços e obrigada.

  • Patricia says:

    Oi Denis, obrigada pelo feedback. Me diz outra coisa. Neste caso, as nossas bagagens vão para o destino final ou temos que pega-las em sao paulo após desembarcar do avião? eu pergunto isso pq como o voo da TAM é no dia seguinte à tarde, acredito que eu e minha amiga passaremos a noite em um hotel, pousada, etc, aí vamos precisar de trocar de roupa… rsrsrs. Vc sabe disser alguma coisa a respeito?

  • Fernanda Sanches says:

    marcos, estou com o mesmo problema! estou indo de Denver para o Brasil e minha mala tem 168cm. vc ja foi pra new york? mediram sua mala?

  • Fernanda Sanches says:

    morando nos EUA por mais de um ano ela nao paga imposto de importacao e nao existe limite de valor. esta no site da RF.

  • Fernanda Sanches says:

    estou com o mesmo problema. voce teve problemas no check in?

  • Ducarmo Chaves says:

    Dúvida, estamos indo para Barcelona em Abril com conecção em Sp/ Madrid/Bac. Minha amiga pediu para levar quiabo e jiló(rsss) , Será que posso levar e quantos kgs de cada?

  • Natalia Candido says:

    Eu tenho uma duvida que mesmo lendo para mim não ficou muito claro:

    Vou para Orlando, fico 10 dias lá e depois para Nova York mais 5 dias!

    Já estou com todas as passagens compradas, o voo internacional é com a Copa e o interno nos Eua é com a Delta!

    Qual seria o peso da minha bagagem permitida no voo interno 2X32kg pois já tenho todos os destinos comprados ou como Orlando não é só uma pequena escala, teria q pagar por todas as malas despachadas seguindo a regra da Delta!

    Att,

    Natalia Candido

  • Waleska Dorilê says:

    Gostaria de saber se é caro pagar excesso de bagagem. pois ganhei uma viagem internacional, mais o voo nacional é por minha conta e eu vou passar com certeza dos 23 kilos, pelo menos na volta.

  • Izabela says:

    Olá! Minha mala a ser despachada de Orlando tem 169cm, ao invés dos 157cm que é o limite da Delta… A companhia aérea costuma medir as malas despachadas ou só se preocupa com o peso??? Obrigada!

  • Tiago Carva says:

    po, nem pode… em berlim abriram minha mala, sem eu saber, pegaram 10 latas minhas de spray, colocaram um documento dentro da mala dizendo q foram retiradas.. e fecharam minha mala, sem danificar.. (abriram aquele cadeadinho que vc poe no ziper!)

  • Tiago Carva says:

    po acabei de passar por uma situacao… eu tinha dois.. um q tinha formato de arminha, pequeno e tal, os caras falando em alemao, chamaram a policia.. ai eu tava tranquilo, pq nao tinha nada.. mas levaram o isqueiro.. e o outro, q era normal, estilo macarico.. mandaram eu ir la pra fora, pra esvazia-lo e depois voltar.. ou seja, deixe eles na bagagem despachada, ou tentar a sorte na de mao…

  • Boa Tarde estou a fazer uma viagem de São Paulo ao Rio de Janeiro nesta terça feira 23/07
    porem quero levar minha guitarra é um instrumento sensivel que porem passa do limite de tamanho de 115 cm das cias aereas queria saber se como é um voo curto de pouca duração e como é um instrumento e é uma bagagem fragil se é possivel levar a guitarra como bagagem de mão agradeço desde ja

  • maryanna says:

    Descobri varias coisas que eu não sabia mas não achei o que eu procurava tipo se posso levar tablet celular ligados em uso !? Se alguem souber por favor me avise. :-/

  • Mauricio says:

    Você pode levar o tablet e o celular desligados. Após a decolagem, você pode usar o tablet, mas não o celular. Na aterrisagem, os aparelhos eletrônicos devem ser desligados novamente.

  • solene bernardes says:

    tive uma desagradavel acolhimento com air france,partindo da europa pro brasil,no retorno pra europa paguei 100 dolares por so 2 kilos de ecesso bagagem,podia levar so 23,fiz denuncia no rio imfraereo e resposta foi que as regras da air france sao essas.cancelei minha preferenca da air france,acho abuso absurdo.obrigada.

  • Ana Cristina says:

    Bom dia! Eu gostaria de saber uma informação! Vou viajar de Luxembourg para Lisboa e gostava de saber qual o peso de limite na mala do porão e na mala de mão? Desde já o meu mto obrigado.

  • Rodrigo says:

    Boa noite
    Se tenho direito a duas malas com 32 kilos cada
    Então poderia ser levada somente uma com 40kilos que ainda estaria sobrando ou sou obrigado a dividir o peso entre duas malas

  • Cris says:

    Olá para todos!
    Vou fazer conexão em Atlanta com destino a Newark, alguém já fez essa rota, e que poderia me ajudar no sentido de comentar como foi. Grata!

    -Empresa Delta
    -Procedimento de desembarque (para onde vou, onde fica)
    -Perguntas na imigração
    -Depois (malas)

    Enfim…

  • maria says:

    vou para natal posso levar um fogao eletrico de uma boca. ele e pequeno.

  • rosiris Ferreira says:

    Estou levando doações de roupas para crianças carentes na África, será que tem algum programa especial para liberar o peso desta bagagem?

  • Oi… Tudo bem? Vou agora em novembro de Londres para Sao Paulo e depois de Sao Paulo a Vitoria. Vi que tenho direito a duas malas de 32 kg. Mas, estarei levando uma extra, que aqui pagarei 120.00 pounds. Como meu voo vai para Sao Paulo, e la irei retirar as malas, para fazer outro check – in para Vitoria, gostaria de saber se terei que pagar novamente pela minha mala extra?! Ou se os 120.00 pounds que estarei pagando aqui em Londres, tambem ja cobre a conexao do voo do Brasil? Desde ja agradeco.

  • Mayra says:

    eu posso levar uma bagagem de mão mais uma bolsa pessoal para viagem buenos aires? posso levar na bagagem de mao secador e chapinha?

  • Evandro says:

    Valeu as dicas muito bom obrigado!!

  • Ana says:

    Tenho uma duvida. Quem puder, por favor, me ajude.
    Irei fazer uma viagem com conexão em Miami, de mais de 14h. Então pretendo fazer algumas compras. Irei despachar uma mala na minha cidade de embarque direto para o destino final. Nas minhas compras em Miami irei adquirir outra mala onde pretendo levar as coisas que comprarei lá. Então gostaria de saber se poderei despachar essa segunda mala para o meu destino final, estando já em Miami. Obrigada!
    Ps: Neste vôo tenho direito a 2 bagagens.

  • Wanderson says:

    Oi… li seu post e achei muito interessante, pois sou leigo no assunto. Vou viajar no fim do mês para Londres junto com minha namorada, e tenho duvidas quanto a bagagem despachada.. se posso levar liquidos ( Perfumes) e qual a quantidade certa? Quero levar uns 4 frascos variando de 100 ml e 200 ml. Será possivel ?
    Obrigado!

  • Lari Albertt says:

    Eu vou pra Alemanha pela Lufthansa e gostaria de saber se posso levar meu labrador (cão)
    Qual o limite de bagagem?
    Posso levar pacotes de biscoitos industrializados? (quantos ?)

  • teresa says:

    vou para portugal e quero levar um tablet qu e comprei no brasil, deve ira na mala despachada ou mala de mao?

  • Zelia vieira says:

    Preciso voltar de lisboa de mudança para o Brasil, tenho seis malas, o que faço . Sei que existe meios de enviar de navio, mas muitos perderam tudo ,isto é enviaram e nunca chegou. Ajudem me. como proceder neste caso.

  • Juliana says:

    Alguém sabe me dizer se é permitido levar saco de feijão na bagagem despachada para Espanha?

  • MAURINO M VIEIRA says:

    comprei uma viagem , para turquia , e está confuso . porque a empresa de turismo . diz que de floriano polis até o rio , 23 quilos dai no retorno do voo internacional são 02 malas que pode até 32 quilos cada ; a minha pergunta ; quanto eu chego no brasil , eu tenho que pagar excesso; mesmo que estou em um voo . internacional ;? eu não moro no rio , vou ter de pagar , ou é coisa da empresa de turismo para diminuir despesas ?

    • Maurino, se a empresa de turismo comprou sua passagem conjugada, você tem direito a duas malas de 32 kg. Cobre isso dela!

      • MAURINO M VIEIRA says:

        obg ; deixa eu lhe fazer outra pergunta , qual o beneficio que empresa de turismo tem nesse negocio ,
        e nesse caso, para mim fazer voo do rio para santa catarina com os 32,kg. cada mala; qual o procedimento correto da agencia na compra das passagens ; para mim chegar no retorno e não está preocupado com se vou pagar excesso ou não ; pois estou vindo de um voo internacional ; muito obrigado:

        • O correto é ela comprar a passagem de todo percurso de uma vez. O que acontece é que às vezes fica mais barato comprar separados o trecho nacional e o internacional. Se o voo nacional for com a Avianca ou Azul e a companhia estrangeira for parceira dela, dá para evita para excesso. Se for com a TAM ou Azul não dá.

  • Nessa says:

    Ola gostaria de saber se posso transportar medicamentos despachados junto com as malas? ou pode ser juntamente com a minha bagagem de mão??????

  • Jorge Duarte says:

    Essa regra de 100 ml para líquidos (gel, pasta, creme, aerossol e similares) é só para a bagagem de mão?!?Na mala despachada posso levar acima de 100 ml?!?

  • Thayane says:

    Como bagagem de mão eu posso levar duas peças? Por exemplo, uma malinha peguena com meu note e coisas do tipo, e minha bolsa com documentos e outras coisas?

  • rosane says:

    eu queria saber se posso levar um quebra-cabeças na bagagem de mão, para a Europa?

  • Gabriela says:

    Valeu o post, Melhores Destinos. Está muito claro e bem explicado. Tirou todas as minha dúvidas sobre bagagens em um único lugar.

  • Dani says:

    Olá bom dia,por favor eu gostaria de saber quantos garrafas(litros) de bebida eu posso levar do Brasil para a asía(indonésia) e despacho como bagagem correto.? Desde já obrigada.

  • Já tive problemas em relação a qntd. E peso de bagagem mesmo todos os vôos estando em uma única reserva. Comprei um voo SP- US sendo que dentro dos EUA fiz vários voos nas tudo dentro desta reserva e o voo voltando pra SP. A maioria dos trechos era AA porém 2 trechos a AA comprou da JET BLUE… comprei pela decolar e antes de viajar liguei la e na AA para questionar referente a franquia de bagagens em voos domésticos americanos, ambos me disseram que eu poderia seguir em todos os trechos com 2 malas de 32kg.
    Me parece que essa regra não é muito clara la fora. Tive problemas quando fui voar nos trechos JetBlue casou um stress danado porque eles queriam que eu pagasse por peso e mala extra. Depois de muiiito bate boca consegui resolver.
    Então fica a dica se for pegar voos com trechos considerados domésticos no país de destino tente a maaaaximo comprar da mesma cia aérea pra evitar dor de cabeça e stress.

  • Bibiane says:

    Em 2008 voltei dos EUA pela AA com 3 malas de +ou- 30kg cada, paguei $100, 00 pela excedente e no Brasil apenas multa pelo peso. Na bagagem de mao tinha uma carry on com mais de 10kg, uma mochila bem pesada e se nao me engano mais uma bolsa grande, tbem bem pesada. Tranquilo! Esse ano vou viajar pra la de novo, mas de Delta, quero ver eles permitem as mesmas bgagens de mao, pq nao entendi mto bem o que esta no site!

  • Danielsson says:

    Perguntinha besta: essa regra para remédios e produtos químicos é só pra bagagem de mão, né? Na bagagem despachada pode ir remédios e seringas normalmente?

  • Carolina Hartmann says:

    Farei um vôo pela Delta Orlando- Guarulhos emtido através do Smiles. De Guarulhos tenho que comprar uma passagem para Porto Alegre onde moro. Existe alguma vantagem de eu comprar esta passagem pela Gol? Alguma chance de eles aceitarem a franquia internacional por eu estar vindo de um vôo por cia parceira inclusive emitiddo pelo programa de milhagens da própria Gol? Se não quanto é amulta por excesso de bagagem?

  • Por gentileza
    voando para a australia via santigo ( com TAM) seguindo até Sydney (com Qantas) ouvidizer que o limite de bagagem é 2x23kg é isso mesmo ? não são 2 de 32KG neste caso ?

  • Vitor Menezes says:

    Em uma mala média é possível trazer um PS4, 7 jogos, dois tênis, roupas e perfumes, ou o melhor seria uma mala grande pruma viagem de 7 dias em Miami?

  • Thiago Alves says:

    Ola amigos, vou ir do RJ para Chicago (USA) e a minha namoradaque é americana, pediu para eu levar pra ela um pacote de bombons Serenata de amor e uma caixinha do bombom batom (ambos da Garoto), eu gostaria de saber, se eu terei problemas para sair do Brasil ou entrar nos Estados Unidos com os chocolates, mesmo eles estando fechados em suas embalagens e caixas ?
    Eu precisarei levar a nota fiscal deles e se precisar levar , eu tenho que colocar junto deles dentro da mala que sera despachada ?
    A minha namorada da ultima vez quw veio aqui no RJ , quando ela voltou para os Estados Unidos, ela levou os chocalates na boa e ninguem falou nada, mais tenho medo de levar e dar problemas pra mim, principalmente porque o bombom Serenata de amor tem uma bolinha (acho que é avelã) dentro dele e eu tenho medo deles acharem que é droga escondida dentro do bombom, a embalagem é um pacote fechado onde tem varios bombons , mais eu tenho medo , principalmente la nos Estados Unidos que são cheios de palhaçadas , dizem que a multa é altíssima e ainda corre o risco de ser deportado , então amigos, quem puder me ajudar , eu ficarei muito grato

    Att.

    Thiago Alves

  • Kariston says:

    Desodorante, perfume essas coisas posso levar na bagagem de mão para uma viagem nacional mesmo?

  • Raquel says:

    Alguém está sabendo sobre uma restrição de bagagens temporária da AA? Vai de junho a agosto de 2014, para vôos para Brasília, Salvador e Recife. Não estão aceitando as duas malas de 32 kg. Pode???

  • natasha says:

    Estarei viajando para India dia 19/08/14 na bagagem de mao posso levar repelente, alcool em gel, perfumes e afins? Pois devido a poluição e doenças do tipo necessito de tudo isso e para não estourar e vazar nas roupas prefiro levar na mao, é possivel? Quanto a medicamentos tenho asma e rinite, preciso levar a receita médica etc? Os demais medicamentos não é necessario receita?

  • Mike says:

    Viajo para Amsterdam essa semana, sabem qual o peso para a bagagem de mão? Tem lugar que vejo 5kg, e outros vejo 12kg, e não queria ter que despachar. Podem me ajudar? Obrigado

  • Maiquel says:

    Olá pessoal, minha dúvida é sobre alimentação em voo internacional. Já li que não é permitido levar alimentos em voos internacionais. Irei viajar pra Cancun em Outubro pela Aeroméxico, com conexão em cidade do México.
    Li que a empresa fornece refeições principais como almoço e janta. Gostaria de saber sobre lanches intermediários? Realmente não posso levar nenhum tipo de alimentação para comer quando a fome apertar? A empresa fornece esses algum tipo de lanche fora desses horários mesmo que não seja gratuito?
    Obrigado

  • Fernanda says:

    Olá! Parabéns pelo site!
    Estou com uma dúvida!!! Minha passagem é de ida e volta SP/ Los Angeles, American Airlines.
    Mas têm um vôo interno Los Angeles para Las Vegas – ida e volta.(AA também)
    Poderei viajar com 2 malas de 32kg ou terei que viajar com 2 de 20kg? Obrigada!

  • Rolly says:

    Notebook fica na bagagem de mão, né?

  • A situação é a seguinte: a passagem SP/Los Angeles por milhas ida/volta.
    Comprei o trecho Los Angeles/SFO. De SFO desço a costa de carro até Los Angeles, e de lá comprei ida/ volta Los Angeles/Vegas. Fiz tudo através de uma agente da TAM – porém vôos American Airlines
    Posso levar 2 malas de 32kg? Ou duas de 20Kg por causa dos voos internos? Help! =)

  • João Batista junior says:

    Olá,
    Tenho uma viagem internacional marcada que na volta tem uma conexão doméstica.
    Gostaria de saber como fica a franquia de bagagem de mão na conexão doméstica, vista que, para o trecho internacional é permitido levar uma bagagem de até 10kg?

  • Dalcione Rossato says:

    Minha mala de bordo tem 111cm e 4,14kg vazia. Como faz?

  • Arlete says:

    Sabem me informar, se posso e como faço para levar meu aparelho de glicose e insulina na minha bagagem de mão? Eles podem reter medicamentos assim? A Insulina até vai, por que não tenho que aplicar toda hora, mas o aparelho para qualquer diabético é imprescindível.

  • Ana says:

    Fiquei um pouco confusa, para bagagens despachadas em viagens internacionais não há nenhuma restrição para líquidos? Obrigada

  • Taís says:

    Vou viajar com meu marido , mas vamos levar uma mala só p nos dois, vai ultrapassar os 23kg, posso juntar a minha cota e a dele ou vou ter que pagar excesso de bagagem?

  • marcio says:

    viajarei com minha esposa e minha filha, levaremos uma so mala, se o peso dessa mala exceder 23kg eu pagarei o excesso ou eu posso colocar o excesso como minha bagagem?

  • Raquel Mello says:

    Alguém sabe me dizer se posso levar uma só mala com mais de 32kg e menos de 64kg e não pagar o excesso de bagagem???

  • Vania says:

    Alguém saberia me informar se em caso de mudança de país, o passageiro tem direito à bagagem extra? Exemplo: um passageiro que mora na Europa e vai mudar para o Brasil, na sua viagem pode ter algum benefício extra em relação à bagagem?

  • Larissa says:

    Alguém sabe se posso levar goma de tapioca para os Estados Unidos? Estou indo
    Pra lá e uma amiga pediu…

  • Julia says:

    Tenho duas dúvidas:
    1º Como na Tam passagens para a Europa (SP-Frankfurt) e volta (Berlim-conexão em Londres-SP). Como a compra foi por milhas e o site só permite comprar separado, ou seja, não dá pra comprar ida e volta juntos pq por milha não aparece. Comprei a ida e dos a volta.
    Gostaria de saber se terei direito aos 32Kg na volta!??

    2º No retorno, gostaria de fazer compras no duty de berlim, pq lá é mto mais barato. Será que poderei comprar líquidos no duty sendo que farei uma conexão em Londres antes de ir pro Br?

  • albertobarros says:

    No lugar de bagagem de mão o correto é bagagem de bordo, pois o permitido é 1 bagagem de bordo + 1 item pessoal, onde item pessoal pode ser, bagagem de mão, mochila de notebook, bolsa, etc.

  • Tania says:

    Tenho a mesma dúvida que você Julia! Alguém pode nos ajudar?

  • Tania says:

    Como a Tam não permite a compra por pontos de trechos com multiplus destinos, comprei os trechos ida e volta separadamente (por pontos). Gostaria de saber se no retorno ao Brasil, vindo dos EUA terei direito também aos 32 kgs por mala.
    ALGUÉM SABE ME ESCLARECER esta dúvida?

  • iriberto junior says:

    olá
    minha preocupação é que preciso levar uma makita
    pois irei a Recife e aproveitarei para trabalhar na reforma de uma casa que tenho.
    como tenho a makita,não pretendo ter gasto com uma outra e por fim terminar com duas sem necessidade….

  • Lélia Rosa says:

    Dúvida sobre bagagem de mão: posso levar uma mala pequena no compartimento de cima e uma frasqueira embaixo do assento?

  • Ana Camargo says:

    gostaria de saber se apenas uma mala para 2 pessoas (casal) pode ultrapassar 23Kg sem pagar o excedente ?

  • Juliana Lescowicz says:

    Boa Noite! Um assunto relacionado a pesos de bagagem. Alguém possui dica de onde guarda mala em Orlando, próximo ao MCO ?

    Obrigada

  • Rafael Pimenta says:

    Pode levar líquido em voos nacionais? Para mim era uma regra geral para qualquer tipo de voo. Uma cousa que me chamou a atenção, uma vez na sala de embarque de Foz do Iguaçu, um sujeito, que parecia já um pouco alterado, embarcou com uma garrafa de cerveja ling neck na mão.Queztionei a uma funcionária da TAM e ela falou que eles não podem impedir, achei estranho…

  • Lukoh says:

    Gostaria de saber se permanece a regra de 2 malas de 32kg para vôos aos EUA, mesmo que a viagem compreenda várias conexões e envolva 4 companhias aéreas diferentes???

    Especificamente, a ida é GOL+UNITED (trechos JOI-CGN-GRU-IAH-MCO), e a volta é COPA+AZUL (trechos MCO-PTY-VCP-JOI).

    Fiz essa compra pelo DECOLAR como um pacote (e não cada trecho separado), mas quando fui marcar o meu assento do último trecho na AZUL (VCP-JOI), o atendimente disse que neste trecho eu só teria direito a 1 mala de 23kg, por ser um voo nacional.

  • Felipe says:

    Olá! Farei esse ano uma viagem onde trarei vinhos. Para trazer a quantidade que eu gostaria seria necessário despachá-los como minha segunda mala, que nos voos com origem do Brasil é permitido. Minha dúvida é se nos voos com origem na Europa, no caso o voo de volta para o Brasil, seria permitido trazer duas malas. No meu caso será Amsterdam-Frankfurt-Recife, sendo Amsterdam-Frankfurt operado pela Lufthansa e Frankfurt-Recife pela Condor. Se eu pudesse despachar as duas malas meus problemas estariam resolvidos, mas não estou conseguindo achar essa informação. Gostaria de saber se é permitido ou se eu terei de pagar o excesso pela mala extra. Desde já agradeço!

  • Marceli azevedo says:

    Desculpe, mas não entendi a parte de transportar embalagens c líquidos. Na mala que será despachada posso levar frascos até 1 litro? E na bagagem de mão frascos ate 100 ml? É isso mesmo?

  • Vanessa Alves says:

    Mais barato pagar o excesso de peso no aeroporto ou procurar fazer um cartão fidelidade e comprar pelo site?minha mala tem 35 kg e o ideal seria 23kg quanto devo pagar e qual opção mais barata?

  • Comprando antes, pelo site, sai mais barato. Mas nem todas as cias disponibilizam essa opção.

  • Olá!
    Sou de Florianópolis e vou viajar para Lisboa em agosto. Por ser muito mais barato acabei comprando uma passagem de Guarulhos para Lisboa, e, desavisadamente, deixei para comprar o bilhete do trecho doméstico (FLN-GRU) separado, com alguns créditos que eu possuía em um site de viagens. Ocorre que no vôo doméstico a franquia de bagagem é de apenas um volume de 23kg e a franquia para o vôo intl. são dois volumes de 32kg. Existe alguma forma de eu conseguir despachar dois volumes de 32kg no primeiro vôo, o doméstico, sem pagar excesso, alegando que este vôo faz parte de uma conexão para o vôo intl?

  • A bagagem de mão de 5kg a 8kg é a parte. Os 2 x 32kg são para as bagagens despachadas.

  • Daniel Salgueiro says:

    e possivel eu levar 2 bagagens de mao sem pagar mais?

  • Sebastião Pereira Gabrich says:

    Alguém pode me informar se tenho o direito a duas malas de 32kg em um vôo internacional não originado no Brasil? A ida foi Europa – Brasil, e a volta é Brasil – Europa. Quero saber se tenho o direito as 2 malas na volta

  • Oi Pedro, se der para comprar outra mala é melhor, mas às vezes conversando no Check-in eles liberam

  • Olga Rosa das Graças says:

    Olá estava lendo aqui as restrições quanto as malas de bagagens e fiquei com uma dúvida. Em voos nacionais so posso levar 23kg?

  • Eduardo Barros Leal says:

    Passei por uma chateação agora em novembro, vindo de Dubai para São Paulo, e depois conexão para Fortaleza, minha mala estava muito cheia, e no hotel em Dubai, tendo pesado as duas malas ultrapassaram os 34 kilos, mas vesti duas calças jeans, duas camisas e um casaco amarrado na cintura, parecia um boneco de gelo, o problema foi na alfandega de Dubai, tirei botas (fivelas metálicas), cinto, (idem), carteira de cédulas (zíper), celular, e até uma pulseira metálica que comprei em Israel, por cinco vezes a campainha do Raio X soou, e faltavam 25 minutos para embarque, começei a ficar preocupado, se me chamassem para alguma sala reservada perderia o vôo, falei para o fiscal em vôo que perderia o vôo e ele surpreendetemente me dispensou, e ao chegar em São Paulo a mesma coisa, mas era a fivela de uma calça que usava por baixo, e mais surpreendetemente, me dispensaram do excesso de peso.

  • Maria Clarice Spengler says:

    As bagagens despachadas em voos dentro da Europa têm alguma franquia, ou qualquer tipo de bagagem despachada é paga? Por exemplo, partindo de Londres para Lisboa, quanto pagarei se despachar uma mala de 23kg?

  • Melina Souza says:

    Olá! Me ajude, por favor. Tenho um voo internacional com franquia de 2 bagagens de 32Kg. Posso despachar 1 mala e 1 caixa? A caixa tem as dimensões e pesos permitidos, minha dúvida é se a cia aérea vai despachar uma caixa (e não uma mala). Obrigada!

  • Tchubaca Voador says:

    Na bagagem despachada eu posso levar qualquer remédio?

  • Olá Nelio, tudo bem?Obrigado!
    No trecho que citou, note que isso ocorre “quando foi encarado pelas Partes como uma única operação”, ou seja nos casos de codeshare ou interline. O caso que citamos é quando o passageiro compra o trecho nacional separado do internacional, sem nenhuma relação entre os dois.

  • Valem as regras do trecho internacional

  • ArturMaciel says:

    É sempre ter-se conhecimento prévio sobre bagagens a levar dentro do avião (em mãos), como dimensões, peso, conteúdo, etc.
    Melhor se prevenir que remediar.

  • Pedrinho Rodrigues says:

    Boa tarde, posso levar eletrodomésticos no voo tipo liquidificador, ferro de passar roupas, aparelho de DVD e TV led?

  • Anneliese Hesse Kiefer says:

    Olá. Gostaria de saber se é possível despachar, ou incluo como bagagem de mão, vidros com conserva. Destino Curitiba para ilhéus…

  • Kássio Henrique Medeiros says:

    Boa noite, gostaria de tirar uma duvida, vou fazer uma viagem e pretendo comprar alguns perfumes e coisas do tipo, gostaria de transportar na bagagem de mão, mas não sei qual a quantidade de frascos que posso levar! poderia me ajudar com isso?

  • Marcelo Maciel says:

    Tudo desatualizado. Favor excluir este monte de informação inútil.

  • Vanessa says:

    Olá! gostaria de saber se posso levar sem despachar uma mala nas especificações determinada + uma bolsa a tiracolo em vôo nacional?

  • jessica says:

    no caso eu vou viajar com meu filho de 4 anos eu posso levar 2 bagagens uma minha e outra do meu filho alguém sabe me informar ?

  • Caio Miranda says:

    Sobre a bagagem despachada, é permitido levar 02 volumes de até 32Kg cada? Ou até 32Kg as duas juntas?
    E qual o tamanho máximo permitido para cada uma dessas bagagens despachadas?

  • Olá bom dia ! Fiquei ainda com says:

    Olá bom dia ! Fiquei ainda com uma dúvida quanto a bagagem de mão. Nós mulheres temos nossa bolsa que colocamos documentos e nossos pertences mas se eu levar outra bolsa pequena com alguns sapatos na mão alem dessa minha é barrado? Obrigada.

  • Rosiane Esteves says:

    O que vale é o limite de 115cm ou as medidas indicadas (55x40x20)???
    Tenha uma mala pequena, cuja soma das dimensões não excede o limite de 115cm, mas que tem 24cm de profundidade, e outra com 22cm de profundidade, e gostaria de saber se posso levar uma dessas malas como mala de mão no meu vôo pela TAP, Belém — Londres.

  • Tiago Marques says:

    Será que eu posso levar 2 perfumes (100ml a embalagem de cada um) na minha bagagem de mão ?

  • Betânia Silva says:

    Oi, tou me programando pra viaja de Salvador pra Florianópolis. Já sei que a bagagem pra despacho não pode ultrapassar 23Kg, mas alé, dessa mala eu posso levar uma bolsa ou mochila menor contendo documentos, dinheiro e meu notebook?

  • Bruno Fernandes says:

    Oi, estou procurando na internet e não localizei.
    Eu vou para os Estados Unidos na bagagem de mão eu não posso levar meu protetor solar por exemplo? Ele tem 200 ML, nesse caso eu só posso levar na mala despachada?

  • Bruno Fernandes says:

    Oi, estou procurando na internet e não localizei.
    Eu vou para os Estados Unidos na bagagem de mão eu não posso levar meu protetor solar por exemplo? Ele tem 200 ML, nesse caso eu só posso levar na mala despachada?

  • Marcelo Sossai Spadeto says:

    Pessoal, gostaria de saber onde, especificamente, estão as normas para transporte de líquidos. Mais que isso, onde estaria a disciplina para transporte de líquidos em vôos nacionais. Por exemplo: posso levar uma garrafa de água na mocila?

  • Darlane Rodriguês says:

    Quantas malas posso despachar em um vôo nacional ?

  • Francisca Fontirroig Araujo says:

    Olá. Estou indo para a França passando por Potugal, pela TAP. Quero levar esmaltes de unha para minha sobrinha. Alguém sabe me dizer qual o limite de frascos. Levarei somente bagagem de mão. Obrigada.

  • João says:

    Oi Laura, vamos lá: você pode levar estes produtos na bagagem despachada sem problema, só lembre de colocá-los em um saco plástico bem vedado. Se quiser levar em embalagens menores e transparentes, de até 100ml, pode levar mais de uma sim. Só precisa que todas caibam dentro do saco plástico transparente. Abraço e boa viagem!

  • Bruna SantosF says:

    Oi boa noite alguém pode me tirar uma duvida, se no meu vôo tiver conexão em Guarulhos,e eu comprar uma bota e pedir que entregue no endereço de uma tia que mora próximo do aeroporto de Guarulhos e pedir que ela va durante esse período de espera me entregar a bota,posso leva lá pro meu destino final sem me preocupar com alguma coisa futura?

  • Lene says:

    Sou paraense e quero levar açaí e sorvete num isopor para amigos que estão em Portugal. Já fiz isso,mas foi em voos nacionais. Estou com receio quanto a isso? Como posso levar? Obrigada!

    • João says:

      Oi Lene, o sorvete já não seria uma boa ideia pois vai chegar derretido, mas produtos de origem animal e vegetal estão vetados de entrar na Europa. Abraço.

      • Lene says:

        Já levei no isopor o açaí e o sorvete e não estragou. Como teve conexão e atrasos, saí pela manhã e cheguei a noite… E os produtos chegaram em perfeito estado. A companhia aérea que me explicou como deveria levar no isopor foi a Gol, mas aí não é voo direto. Teria que fazer conexão com a parceria deles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *