Status Gold, Plus, Platinum, Black e Signature no Latam Pass: quais são os benefícios e como conseguir

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
26/06/2020  ·  15:0226 · jun · 2020  ·  15:02

Status Gold, Plus, Platinum, Black e Signature no Latam Pass: quais são os benefícios e como conseguir

Ter status nos programas de fidelidade das companhias aéreas abre portas para muitos benefícios, como upgrades, despacho de bagagem sem custo, atendimento prioritário, assentos mais confortáveis e até acesso a salas VIP. O programa Latam Pass oferece essas e outras vantagens para os clientes que pertencem as suas categorias elite. Neste post vamos mostrar todas as formas de conseguir status no programa de fidelidade da Latam, bem como as vantagens e os benefícios de cada categoria.

Como conseguir status no Latam Pass?

O programa Latam Pass promove os participantes para suas categorias elite de acordo com a quantidade de pontos ou trechos qualificáveis acumulados de janeiro à dezembro de cada ano. Outra opção é aderir ao clube de pontos Latam Pass, que em alguns planos oferece upgrade imediato para a categoria Gold.

Pontos Qualificáveis Latam Pass

Os pontos qualificáveis são os pontos que contabilizam para que o participante suba ou mantenha sua categoria no programa. Eles são diferentes dos “pontos resgatáveis” que servem para o resgate de pontos.

Atualmente é possível ganhar pontos qualificáveis no Latam Pass apenas voando com a Latam ou companhias parceiras e utilizando alguns dos cartões de crédito Latam Pass. Veja como é feito o cálculo:

Pontos qualificáveis em voos

Em viagens nacionais dentro do Brasil com a Latam, o participante recebe 2,5 pontos qualificáveis por cada real gasto em todas as tarifas. Taxas de embarque e serviços adicionais como bagagem e assentos especiais não são contabilizados.

Passageiros realizando viagens internacionais com a Latam ou em trechos internos em outros países como Chile, Peru, Argentina, Equador e Colômbia recebem 5 pontos qualificáveis por cada dólar gasto na tarifa. Taxas de embarque e serviços adicionais como bagagem e assentos especiais não são contabilizados.

Quando o participante Latam Pass voa com companhias aéreas parceiras, a quantidade de pontos acumulados varia conforme a distância voada e classe tarifária do bilhete. Cada empresa possui uma tabela própria e nem todas as tarifas são elegíveis ao acúmulo. As empresas que mantém parceria com o programa são: Alaska Airlines, Austrian Airlines, British Airways, Cathay Pacific, Delta, Finnair, Iberia, Japan Airlines, Lufthansa, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines, SriLankan Airlines e Swiss. Confira as tabelas para acúmulo de pontos em voos de parceiras.

As parceiras Alaska Airlines, Austrian Airlines, Lufthansa e Swiss não acumulam pontos qualificáveis no programa, apenas pontos resgatáveis.

Pontos Qualificáveis com os cartões de crédito Latam Pass

Clientes que possuem os cartões de crédito Latam Pass nas versões Platinum, Mastercard Black e Visa Infinite acumulam 1 ponto qualificável para cada 10 pontos acumulados com o catão. No entanto, o programa permite acumular no máximo 3 mil pontos qualificáveis com os cartões Platinum e 6 mil pontos qualificáveis com os cartões Mastercard Black e Visa Infinite.

Além de ajudar a subir de categoria, os cartões oferecem cupons para upgrade de cabine em voos Latam e, nas versões Mastercard Black e Infinite, acesso as salas VIP Latam Airlines e associação no programa LoungeKey.

Trechos Qualificáveis Latam Pass

A partir de 2020 o programa passou a considerar a quantidade de trechos voados como um critério para qualificação de categoria. É considerado trecho cada segmento que o participante fizer, incluindo conexões. Passageiros voando em classe Premium Economy ou Premium Business acumulam trechos qualificáveis em dobro.

Por exemplo: Um voo de Brasília para Paris com escala em São Paulo e conexão em Madrid irá contabilizar dois trechos qualificáveis.

Com exceção da tarifa Promo, todas as demais tarifas oferecidas pela Latam acumulam trechos qualificáveis. No entanto, ao voar com companhias parceiras, somente serão acumulados trechos qualificáveis se bilhete tiver sido comercializado pela Latam.

Infelizmente, diferente do programa Smiles, bilhetes emitidos com pontos não acumulam trechos qualificáveis.

Status com o Clube Latam Pass

O programa Latam Pass oferece um clube de pontos com três planos: 1.000, 5.000 e 10.000. Os dois planos maiores oferece upgrade automático para a categoria Latam Pass Gold.

O clube também oferece outras vantagens como acúmulo mensal de pontos, pontos bônus nas transferências de pontos de parceiros e maior validade dos pontos.

Categorias e benefícios do Latam Pass

O Latam Pass oferece seis categorias: Latam Pass (inicial), Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature. Veja os requisitos necessário para conquistar cada uma delas:

Categoria Latam Pass

Status no programa Latam Pass

Requisitos: Basta se cadastrar no programa.

Categoria Latam Pass Gold

Status no programa Latam Pass

Requisitos: 10.000 pontos qualificáveis (sendo no mínimo 8 mil pontos qualificáveis acumulados em voos comercializados ou operados pela Latam Airlines) ou 14 trechos qualificáveis em um ano.

Benefícios: Uma bagagem adicional de até 23 kg em voos domésticos Latam dentro do Brasil, check-in preferencial em voos internacionais, dois cupons para upgrade de cabine cortesia e maior acúmulo de pontos resgatáveis em todos os voos Latam.

Categoria Latam Pass Gold Plus

Status no programa Latam Pass

Requisitos: 17.000 pontos qualificáveis (sendo no mínimo 13.600 pontos qualificáveis acumulados em voos comercializados ou operados pela Latam Airlines) ou 20 trechos qualificáveis em um ano.

Benefícios: Uma bagagem adicional de até 23 kg em voos domésticos Latam dentro do Brasil, check-in e embarque preferencial em todos os voos da companhia, quatro cupons para upgrade de cabine cortesia, antecipação ou postergação de voos nacionais no mesmo dia e maior acúmulo de pontos resgatáveis em todos os voos Latam.

Categoria Latam Pass Platinum

Status no programa Latam Pass

Requisitos: 28.000 pontos qualificáveis (sendo no mínimo 22.400 pontos qualificáveis acumulados em voos comercializados ou operados pela Latam Airlines) ou 30 trechos qualificáveis em um ano.

Benefícios: Uma bagagem adicional de até 23 kg em voos Latam e parceiros, check-in e embarque preferencial, seis cupons para upgrade de cabine cortesia, antecipação ou postergação de voos nacionais no mesmo dia, assentos Latam+ grátis, acesso as salas VIP Latam e parceiras, isenção da taxa de reembolso de bilhetes emitidos com pontos, 10% de desconto nas emissões de bilhetes com pontos e maior acúmulo de pontos resgatáveis em todos os voos Latam.

Categoria Latam Pass Black

Status no programa Latam Pass

Requisitos: 80.000 pontos qualificáveis (sendo no mínimo 64.000 pontos qualificáveis acumulados em voos comercializados ou operados pela Latam Airlines) ou 80 trechos qualificáveis em um ano.

Benefícios: Uma bagagem adicional de até 23 kg em voos Latam e parceiros, check-in e embarque preferencial, cupons ilimitados para upgrade de cabine cortesia e seis cupons para acompanhantes, antecipação ou postergação de voos nacionais no mesmo dia, assentos Latam+ grátis, acesso as salas VIP Latam e parceiras, isenção da taxa de reembolso de bilhetes emitidos com pontos, 10% de desconto nas emissões de bilhetes com pontos e maior acúmulo de pontos resgatáveis em todos os voos Latam.

Categoria Latam Pass Black Signature

Status no programa Latam Pass

Requisitos: 160.000 pontos qualificáveis (acumulados somente em voos comercializados ou operados pela Latam Airlines) ou 120 trechos qualificáveis em um ano.

Benefícios: Uma bagagem adicional de até 23 kg em voos Latam e parceiros, check-in e embarque preferencial, cupons ilimitados para upgrade de cabine cortesia e seis cupons para acompanhantes, antecipação ou postergação de voos nacionais no mesmo dia, assentos Latam+ grátis, acesso as salas VIP Latam e parceiras, isenção da taxa de reembolso de bilhetes emitidos com pontos, 10% de desconto nas emissões de bilhetes com pontos, maior acúmulo de pontos resgatáveis em todos os voos Latam e special service.

Resumo dos benefícios do Latam Pass por categoria

Qualificação no programa Latam Pass para 2020

Devido a pandemia de coronavírus, o programa divulgou medidas excepcionais para que os clientes conquistem ou subam de categoria em 2020.

O programa reduziu em 30% a quantidade de pontos e trechos qualificáveis normalmente requeridos.

Já os clientes que tiverem os cartões Itaucard Latam Pass Mastercard Black ou Visa Infinite receberão upgrade automático para a categoria Latam Pass Gold com validade até março de 2021.

Além disso, o programa também aumentou o limite de pontos qualificáveis que podem ser acumulados com os cartões de crédito Itaucard Latam Pass. Clientes dos cartões Platinum agora poderão acumular até 5 mil pontos qualificáveis por ano ao invés de 3 mil. Já quem tiver as versões Visa Infinite ou Mastercard Black poderão juntar até 9 mil pontos qualificáveis ao invés de 6 mil.

O programa também melhorou a conversão de pontos acumulados com os cartões em pontos qualificáveis. Antes, para cada 10 pontos acumulados o participante recebia 1 ponto qualificável. Agora, para a mesma quantidade de pontos, o participante receberá 2 pontos qualificáveis.

Dicas para conseguir status no programa Latam Pass

A primeira dica pode parecer óbvia, mas é dar preferencia a voar com a Latam ou com uma de suas parceiras e sempre colocar o seu número Latam Pass quando fizer o check-in. Caso esqueça, solicite os pontos retroativos pelo site o quanto antes. Lembre-se que existem limites para acúmulo de pontos qualificáveis em companhias parceiras para alcançar status e que trechos voados com a Latam na tarifa promocional não são qualificáveis.

Às vezes, a diferença da tarifa promocional para a que acumula pontos é muito mínima, valendo a pena migrar para uma tarifa qualificável. Esse mesmo raciocínio pode fazer sentido olhando a tarifa da Premium Economy que, dependendo do preço da tarifa tradicional, pode oferecer mais conforto e o dobro de trechos qualificáveis. No mais, quando estiver perto de atingir o status, optar por voos com conexão pode ser sua grande chance de garantir muitos benefícios de viagem.

Se o seu cartão de crédito não acumula milhas ou pontos, considere preencher uma proposta para um cartão co-branded do programa. Frequentemente o Latam Pass promove promoções com pontos bônus na adesão. Além disso, todos os cartões de crédito do programa oferecem política clara para isenção da anuidade. Os cartões nas versões Platinum, Mastercard Black e Visa Infinite oferecem, além do acúmulo de pontos qualificáveis, cupons para upgrade de cabine cortesia.

Para quem não quer esperar juntar a quantidade de pontos ou trechos qualificáveis para se qualificar, o Clube Latam Pass nos planos 5.000 e 10.000 oferecem upgrade automático para a categoria Gold do programa que já oferece cupons de upgrade de cabine e uma bagagem adicional em voos nacionais. No entanto, considere o custo mensal ou anual dos clube e não aja por impulso.

Recentemente a Latam anunciou um acordo de compartilhamento de voos com a Azul e uma integração nos programas de fidelidade, que vai permitir aos clientes o acúmulo de voos das duas empresas tanto no Latam Pass, como no TudoAzul. Ainda não sabemos se esse acúmulo vai gerar pontos e trechos qualificáveis, mas pode ser uma oportunidade de ampliar as opções de acúmulo. Além disso, o TudoAzul tem um desafio permanente, que permite clientes com status em outros programas ganhem uma equivalência temporária no programa. Quem sabe o Latam Pass não aproveita a oportunidade para lançar um status match ou status challenge… Não custa sonhar!

Infelizmente, o programa Latam Pass não permite que os pontos ou trechos qualificáveis acumulados além do necessário sejam utilizados na qualificação do ano seguinte, como faz a Smiles.


Alguém tem alguma outra dica de como conseguir status no programa Latam Pass?

Veja também: