logo Melhores Destinos

Status Prata, Ouro e Diamante no programa Smiles: quais as vantagens e como conseguir!

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
28/04/2020 às 5:02

Status Prata, Ouro e Diamante no programa Smiles: quais as vantagens e como conseguir!

Ter status nos programas de fidelidade das companhias aéreas abre portas para muitos benefícios como despacho de bagagem sem custo, check-in e embarque prioritários, assentos mais confortáveis e até acesso à salas VIP em aeroportos.

O programa Smiles da GOL oferece essas e outras vantagens para os clientes que pertencem às suas categorias elite. Neste post vamos conhecer todas as formas de conseguir status no programa Smiles e as vantagens e benefícios oferecidos.

Como conseguir status no Smiles?

O programa Smiles promove os participantes para suas categorias elite de acordo com a quantidade de milhas ou trechos qualificáveis acumulados entre janeiro e dezembro de cada ano ou ainda assinando o maior plano do Clube Smiles.

Milhas Qualificáveis Smiles

As milhas qualificáveis são as milhas que contabilizam para que o participante suba ou mantenha sua categoria. Elas são diferentes das “milhas resgatáveis” que são as milhas que acumulamos com parceiros como, por exemplo, transferindo pontos do cartão de crédito para o programa.

Atualmente é possível ganhar milhas qualificáveis no Smiles voando com a GOL ou companhias parceiras, utilizando os cartões de crédito GOL Smiles e sendo assinante do Clube Smiles. Veja como é feito o cálculo:

Milhas Qualificáveis Smiles em Voos GOL

Para cada 1 milha acumulada em voos da GOL ou em suas parceiras, o participante recebe 1 milha qualificável. Em voos da GOL, a quantidade de milhas acumuladas varia de acordo com o destino e a tarifa do bilhete. Já em companhias parceiras, há uma tabela específica para cada uma. Em todos os casos, taxas de embarque e serviços adicionais como bagagem e assento GOL+ Conforto não são contabilizados.

Em viagens nacionais da GOL, o participante acumula 2 milha Smiles por cada real gasto na tarifa Plus e 3 milhas por real na tarifa Max. Infelizmente as passagens nas tarifas Promo e Light deixaram de pontuar nas compras feitas a partir de 29/03/2021.

Já para destinos internacionais da GOL, o programa considera uma porcentagem da distância voada que varia de acordo com a tarifa da passagem. Bilhetes emitidos nas tarifa Plus e GOL Premium acumulam, respectivamente, 150% e 200% da distância voada. O acúmulo de milhas nas tarifas Promo e Light também foi removido em passagens compradas a partir de 29/03/2021.

Clientes Smiles Prata, Ouro e Diamante recebem, respectivamente, 25%, 50% e 100% de bônus nas milhas acumuladas em voos GOL. As milhas bônus, no entanto, não são qualificáveis.

status no programa Smiles

Milhas Qualificáveis Smiles em Voos de Parceiras

Quando o participante Smiles voa com companhias aéreas parceiras, a quantidade de milhas acumuladas varia conforme a distância voada e classe tarifária do bilhete. Cada empresa possui uma tabela própria e nem todas as tarifas são elegíveis ao acúmulo.

Apesar do Smiles ter parceria com dezenas de empresas, apenas em 16 delas é possível acumular milhas Smiles em seus voos. Confira a tabela de acumulo de cada uma:

TABELAS DE ACUMULO DE MILHAS SMILES EM PARCEIROS AEREOS

Companhia Parceira Smiles Tabela de acumulo de milhas
American Airlines Clique aqui
Air France Clique aqui
KLM Clique aqui
Copa Clique aqui
Air Europa Clique aqui
Aerolíneas Argentinas Clique aqui
Emirates Clique aqui
Alitalia Clique aqui
Air Canada Clique aqui
Avianca Clique aqui
Aeromexico Clique aqui
Ethiopian Clique aqui
Qatar Airways Clique aqui
TAP Portugal Clique aqui
Korean Air Clique aqui
South African Airways Clique aqui

Clientes que já tenham status no programa Smiles também acumulam milhas bônus ao voar com as parceiras American Airlines, Air France, KLM e Aeromexico. Este bônus, no entanto, não é qualificável.

Milhas Qualificáveis com os Cartões de Crédito GOL Smiles

Clientes que possuem os cartões de crédito GOL Smiles em todas as suas versões acumulam 1 milha qualificável para cada 10 milhas acumuladas com o cartão, exceto milhas bônus. Os cartões são emitidos pelo Banco do Brasil, Bradesco e Santander.

Além de ajudar a subir de categoria, alguns cartões de crédito Smiles oferecem benefícios como despacho de bagagem sem custo e acesso a salas VIP mesmo que o cliente ainda não tenha status no programa.

Milhas Qualificáveis com o Clube Smiles

Assinantes do Clube Smiles recebem 1 milha qualificável a cada 10 milhas acumuladas através do clube, exceto milhas bônus. O clube também oferece outras vantagens como acúmulo mensal de milhas, bônus nas transferências de pontos de parceiros e maior validade dos pontos.

status no programa Smiles

O Melhores Destinos tem uma parceria exclusiva com o Clube Smiles que, dependendo do plano, oferece até 91.500 mil milhas bônus nos primeiros seis meses de assinatura. Saiba mais no site da oferta.

Trechos Qualificáveis Smiles

É considerado trecho cada viagem que o participante fizer. Por exemplo, uma viagem só de ida contabiliza um trecho e uma viagem de ida e volta contabiliza dois trechos. A contagem é feita independente do número de conexões e escalas realizada em cada trajeto.

status no programa Smiles

Por exemplo: Um voo de Natal para Porto Alegre com conexão em São Paulo irá contabilizar apenas um trecho qualificável na ida e um trecho qualificável na volta mesmo o cliente tendo realizado quatro voos no total.

Todos os trechos voados com a GOL são considerados qualificáveis, inclusive em passagens resgatadas com milhas Smiles, o que é um grande diferencial do programa não oferecido pelos concorrentes. Já ao voar com empresas parceiras, é considerado apenas os trechos em que a classe tarifária do bilhete seja elegível ao acumulo de milhas Smiles.

Status com o Clube Smiles

Os clientes que aderirem ao plano 20 mil do Clube Smiles recebem upgrade automático para a categoria Diamante sem a necessidade de ter acumulado milhas ou trechos qualificáveis. O benefício será válido enquanto o usuário permanecer com o plano ativo.

Categorias do programa Smiles

O Smiles oferece quatro categorias: Smiles (inicial), Prata, Ouro e Diamante. Vamos conhecer os requisitos necessário para que o participante conquiste cada uma delas. Os benefícios variam de primeira bagagem despachada grátis até passagem cortesia para acompanhante, confira.

Categoria Smiles

Status Smiles

Requisitos: Basta se cadastrar no programa.

Validade das Milhas: Milhas acumuladas em voos GOL tem validade de 6 anos, demais milhas valem por 3 anos, exceto milhas bônus.

Categoria Smiles Prata

Status Smiles Prata

Requisitos: 10.000 milhas qualificáveis ou 10 trechos qualificáveis em um ano.

Benefícios: Antecipação de voo GOL sem custo em até 6 horas do voo original, despacho de uma bagagem de até 23 kg em voos da companhia e 25% de milhas bônus ao voar com a GOL, KLM, Air France, Aeromexico e American Airlines.

Validade das Milhas: Milhas acumuladas em voos GOL tem validade de 6 anos, demais milhas valem por 3 anos, exceto milhas bônus.

Categoria Smiles Ouro

Status Smiles Ouro

Requisitos: 18.000 milhas qualificáveis ou 18 trechos qualificáveis em um ano.

Benefícios: Antecipação de voo GOL sem custo em até 6 horas do voo original, despacho de duas bagagem de até 23 kg em voos da companhia, 50% de milhas bônus ao voar com a GOL, KLM, Air France, Aeromexico e American Airlines, prioridade no check-in, embarque e retirada de bagagem, central de atendimento exclusiva, desconto na utilização dos assentos GOL+Conforto e acesso às salas VIP GOL Premium Lounge. Clientes Smiles Ouro conta com acúmulo mínimo de 500 milhas em voos GOL elegíveis.

Validade das Milhas: Milhas acumuladas em voos GOL tem validade de 8 anos, demais milhas valem por 4 anos, exceto milhas bônus.

Categoria Smiles Diamante

Status Smiles Diamante

Requisitos: 30.000 milhas qualificáveis, 30 trechos qualificáveis em um ano ou adesão ao Clube Smiles 20.000.

Benefícios: Antecipação de voo GOL sem custo no mesmo dia da viagem, despacho de três bagagem de até 23 kg em voos da companhia, 100% de milhas bônus ao voar com a GOL, KLM, Air France, Aeromexico e American Airlines, prioridade no check-in, embarque e retirada de bagagem, central de atendimento exclusiva, utilização dos assentos GOL+Conforto sem custo, acesso às salas VIP GOL Premium Lounge e salas parceiras e bilhete cortesia para acompanhante.

Clientes Smiles Diamante acumulam pelo menos 1.000 milhas em voos GOL elegíveis, além de ter uma tarifa especial para o resgate de passagens em voo domésticos e até reservas de voos GOL sem custo.

Validade das Milhas: Milhas acumuladas em voos GOL tem validade de 20 anos, demais milhas valem por 10 anos, exceto milhas bônus.

Resumo dos benefícios do Smiles por categoria

Roll-over Smiles

A Smiles é o único programa no Brasil que oferece o roll-over de milhas e trechos qualificáveis, ou seja, o excedente acumulado durante o ano será sempre válido para a qualificação do ano seguinte.

Por exemplo, caso um usuário acumule 33 mil milhas qualificáveis em um ano, ele receberá upgrade para o status Smiles Diamante e, na virada do ano, terá 30 mil milhas qualificáveis reduzidas do seu saldo qualificável. E, no ano seguinte, irá começar o ano já com 3 mil milhas qualificáveis.

Em outro exemplo, se o cliente acumular 14 mil milhas qualificáveis, ele se tornará um cliente Smiles Ouro. No ano seguinte, 10 mil milhas qualificáveis serão retiradas de sua conta, mas ele continuará com 4 mil milhas qualificáveis para utilizar no ano seguinte.

O mesmo vale para o calculo de trechos qualificáveis então, mesmo que já tenha atingido o status máximo no programa, não deixe de acumular milhas e trechos qualificáveis pois eles não serão perdidos.

Status Match/Challenge Smiles

Diferente de outros programas, infelizmente a Smiles não tem histórico de oferecer upgrade de categoria através de status match ou status challenge.

O status match é a equiparação automática de categoria quando o cliente já tem status em outros programa. Já o status challenge também oferece equiparação de status, mas mediante ao acúmulo reduzido de milhas ou trechos qualificáveis.

Dicas para conseguir status no programa Smiles

A primeira dica pode parecer óbvia, mas é dar preferencia a voar com a GOL ou com uma de suas parceiras e sempre colocar o seu número Smiles quando fizer o check-in. Lembre que voos GOL emitidos com milhas Smiles também são elegíveis ao acúmulo de trechos qualificáveis.

Se o seu cartão de crédito não acumula milhas ou pontos, considere preencher uma proposta para um cartão GOL Smiles. Frequentemente o programa promove promoções com a primeira anuidade grátis e com milhas bônus na adesão. Os cartões nas versões mais altas oferecem, além do acúmulo de milhas qualificáveis, alguns benefícios interessantes como embarque preferencial, bagagem despachada sem custo e até acesso às salas VIP da companhia.

Outra dica é aderir a um dos seis planos do Clube Smiles. Assinantes do clube ganham milhas qualificáveis todos os meses mesmo sem viajar, participam de promoções mais agressivas, recebem descontos nos resgates e outros benefícios. Para quem não quer esperar juntar a quantidade de milhas ou trechos qualificáveis para se qualificar, o Clube Smiles 20.000 oferece upgrade automático para uma categoria elite mais alta, a Smiles Diamante. No entanto, considere o custo mensal ou anual dos clube e não aja por impulso.

A última dica e não deixar de acumular milhas e trecho qualificáveis depois de alcançar uma categoria elite. O Smiles é o único programa de fidelidade de companhia aérea no Brasil em que o saldo de milhas qualificáveis e trechos qualificáveis excedentes à quantidade necessária para manter ou subir de categoria, permanece válido para a contagem do próximo ano.


Alguém tem alguma outra dica de como conseguir status no programa Smiles?

Esse artigo foi postado originalmente em abril de 2020 e vem sendo atualizado desde então.