Upgrades: Guia completo para viajar na executiva ou primeira classe com passagem de econômica

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
22/05/2020  ·  12:4922 · Maio · 2020  ·  12:49

Upgrades: Guia completo para viajar na executiva ou primeira classe com passagem de econômica

Já pensou em viajar de classe executiva, ou de primeira classe, com uma passagem de classe econômica? Nesse post você confere como funcionam os upgrades de cabine, quais são as opções disponíveis, dicas para ampliar suas chances de conseguir um, e ainda um passo a passo sobre como fazer um upgrade na Latam, na Azul e nas principais companhias aéreas internacionais que operam no Brasil, de forma gratuita, usando milhas, ou pagando.

Lembro-me como se fosse hoje do meu primeiro upgrade de cabine. Eu iria voltar de Chile para São Paulo, em fevereiro de 2004, quando o atendente do check-in da antiga TAM (hoje Latam) disse que tinha uma notícia boa e outra ruim para mim. A ruim era que o o voo estava com overbooking e que não haveria lugar para mim na classe econômica. A boa era que eu iria receber um upgrade e viajar na classe executiva. Foi quando, em minha primeira viagem internacional, eu conheci o tipo mais comum de upgrade daquela época, ocasionado por motivos operacionais. Eu era cartão fidelidade vermelho e certamente isso me ajudou a ser escolhido. Mas os tempos mudaram e agora há regras bem mais claras e rígidas para a concessão de upgrades.

Se você estiver se perguntando “o que as empresas ganham com isso?”, é muito simples: na maioria das vezes sobram assentos na classe executiva e faltam na econômica. A empresa pode então vender ou conceder para alguns clientes o upgrade para a executiva e utilizar os assentos deles na econômica para novos passageiros, aumentando a receita e a lotação do voo. Além disso, é uma poderosa ferramenta de fidelização, criando valor para os clientes mais importantes, com um custo de oportunidade muito pequeno para a empresa, já que os assentos estariam vazios.

Para quem acha que viajar na classe executiva é frescura, ou jogar dinheiro fora, confesso que essa era a minha opinião 15 anos atrás. Porém, depois de descobrir o conforto das poltronas cama, que podemos comer e beber no voo como se estivéssemos em nosso restaurante favorito, e ainda de poder assistir filmes, vídeos ou ouvir música confortavelmente com fones antirruído, tudo isso pagando o valor da viagem de econômica, tudo mudou…

O que é upgrade de cabine?

Upgrade de cabine, na aviação, é quando você tem uma passagem aérea para voar na classe econômica e consegue uma mudança para uma classe superior, que pode ser a econômica premium, ou classe executiva. O mesmo ocorre quando você tem uma passagem de classe executiva e consegue uma mudança para viajar na primeira classe.

Os upgrades podem ser totalmente gratuitos, ou pagos com uma taxa em milhas ou em dinheiro, geralmente bem inferior ao que custaria um bilhete na classe superior. Ter status nos programas de fidelidade torna o objetivo de conseguir um upgrade muito mais fácil de ser atingido, na maioria dos casos. Mas esse benefício está acessível também ao passageiro comum, com regras diferentes, é claro.

upgrades

Classe executiva Qsuite da Qatar Airways

Como fazer um upgrade de cabine?

O primeiro passo é se informar da política de upgrades da companhia aérea que você vai viajar e avaliar as opções disponíveis. Muitas empresas oferecem cortesias para passageiros frequentes com status em seus programas de fidelidade, seja através de cupons, ou por motivos operacionais. Outras permitem o upgrade mediante o uso de milhas. A maioria das empresas aceita o pagamento de um valor no momento do check-in, que varia conforme a rota, duração do voo e lotação da cabine. Por fim, existem empresas que fazem leilão.

A seguir vamos explicar as regras de upgrade das principais companhias aéreas nacionais e das empresas internacionais que operam no Brasil.

Como fazer upgrade na Latam

Upgrade cortesia com cupons na Latam

A Latam disponibiliza cupons de upgrade para clientes das categorias Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature. Eles podem ser usados pelo passageiro ou por acompanhantes que estejam no mesmo voo do titular. Confira a quantidade de cupons e tarifas elegíveis:

upgrades

Clientes dos cartões de crédito Itaucard Latam Pass Platinum, Mastercard Black e Visa Infinite também recebem cupons mesmo sem ter status no programa.

  • Itaucard Latam Pass Visa Platinum: 3 cupons por ano;
  • Itaucard Latam Pass Mastercard Platinum: 3 cupons por ano;
  • Itaucard Latam Pass Mastercard Black: 6 cupons por ano;
  • Itaú Personnalité Visa Infinite: 6 cupons por ano.

São necessários 3 cupons por trecho para upgrades de cabine de voos do Brasil para os Estados Unidos, México, Canadá, Europa e África do Sul. Para a Oceania, 4 cupons por trecho. Para a América do Sul, 1 cupom por trecho. Por isso, dependendo da tarifa adquirida, do destino escolhido e da categoria do cliente no programa, o uso do cupom pode ficar inviável.

Os cupons devem ser utilizados no momento do Check-in, 48 horas antes do seu voo. É importante fazer o check-in logo que abrir e se inscrever imediatamente na lista, por esse é um critério de desempate. Mas a prioridade depende primeiro da sua categoria no Latam Pass (primeiro o Black Signature, depois o Black, depois o Platinum, e assim por diante…). Se o upgrade for aceito, você será notificado diretamente no aeroporto ou por e-mail, 12 horas antes do voo.

Veja mais sobre o upgrade cortesia Latam.

Leilão de Upgrade na Latam (Opção Upgrade)

A Latam também possui uma opção de upgrade pago através de um leilão virtual, o opção upgrade. Ele está disponível na maioria das rotas internacionais e funciona mediante convite. A Latam envia um e-mail para o contato cadastrado na reserva definindo um valor mínimo para participação no leilão. Com base no lance oferecido, você tem maior ou menor chance de conseguir uma vaga. O preço vai depender da rota, duração da viagem e lotação da cabine. Por isso, os valores nem sempre são atrativos. A resposta é enviada entre 2 e 12 horas antes do voo, por e-mail.

Saiba mais sobre o opção upgrade Latam.

upgrades

Nova Premium Business Latam (Boeing 777)

Como fazer upgrade na Azul

Upgrade na Azul utilizando pontos do programa TudoAzul

O upgrade deve ser solicitado no aeroporto, no balcão de check-in. O serviço é oferecido apenas em Campinas, Fort Lauderdale e Orlando. Da classe econômica para Economy Xtra custa 10.000 pontos por trecho para todos os clientes. Já da econômica para a Business Xtra, o valor depende da categoria do cliente no programa:

  • TudoAzul Diamante: 50.000 pontos por trecho
  • TudoAzul Safira: 60.000 pontos por trecho
  • Outras categorias: 70.000 pontos por trecho

Leilão de Upgrade na Azul

Para participar do leilão de upgrade da Azul basta acessar pelo site a seção “Minhas Reservas”, navegar até o item “Upgrade Business” e fazer a sua oferta dentro do valor mínimo definido. As maiores ofertas ganham o upgrade, conforme o número de assentos disponíveis. É possível cancelar o lance até 48h antes do voo. O valor só será cobrado caso o upgrade seja aceito. A confirmação do resultado é feita por e-mail.

Saiba mais sobre o leilão de upgrade da Azul.

Como fazer upgrade na TAP Portugal

Upgrade na TAP utilizando pontos do programa Miles&Go

Desde janeiro de 2020 são oferecidas três modalidades para upgrade da classe econômica para a executiva com o uso de milhas na TAP:

  • Upgrade Antecipado: Opção disponível através da central de atendimento da companhia, momento em que a possibilidade de upgrade é maior devido a maior disponibilidade de assentos. Porém, o custo em milhas será mais alto.
  • Upgrade: É a mesma opção que está vigente atualmente, onde é possível solicitar o upgrade através da central de atendimento ou pelo site. A disponibilidade de assentos será menor que a opção de upgrade antecipado, no entanto, o custo em milhas também será menor.
  • Upgrade Last Minute: É a opção de upgrade mais barata, solicitada diretamente no portão de embarque, podendo custar até 30% menos milhas. É a forma mais restrita e com menor disponibilidade de assentos, mas pode ser uma oportunidade para conseguir um assento melhor pelo menor custo possível.

Veja quanto custa cada upgrade com milhas:

upgrades

De acordo com a tabela, o upgrade de um trecho entre Brasil e Portugal poderá custar entre 45.000 e 68.000 milhas. Já num voo dentro da Europa pode custar de 10.000 a 19.000 milhas.

Leilão de Upgrade na TAP

A TAP também implementou em 2019 o leilão de upgrades para a classe executiva por meio do aplicativo Seatboost. O leilão começa 24 horas antes da hora de saída do voo e encerra 1 hora antes da decolagem. Para tentar o upgrade, basta baixar o app no celular (App Store e Play Store), informar os dados solicitados (código da reserva, nome e sobrenome e o voo) e depois fazer o seu lance. Para cada voo é definido um valor mínimo, considerando a rota, a duração da viagem e a lotação da cabine. É possível acompanhar sua posição no leilão em tempo real.  Eu já utilizei e funciona super bem! Em um voo de Lisboa para Fortaleza fiz o upgrade por R$ 1.490.

Outra opção de leilão disponibilizada pela TAP é através da plataforma Plusgrade. A mecânica é parecida. O convite pode vir por e-mail ou o cliente pode acessar o site da plataforma. É necessário efetuar o lance até 36 horas antes do voo. Se o valor for aceito, o pagamento será efetuado no cartão de crédito indicado no momento do pedido. Se não for aceito, nada será cobrado e você manterá seu bilhete original.

Upgrade na TAP pelo call center ou no aeroporto

A TAP também oferece a possibilidade de upgrade via call center, com 72 horas de antecedência, ou diretamente no aeroporto, no balcão de check-in, até 2 horas antes do voo. Os valores seguem uma tabela fixa que varia de 419 a 559 euros, sendo mais altos que os leilões, mas com maior probabilidade de sucesso.

Saiba mais sobre upgrades na TAP Portugal.

Como fazer upgrade na American Airlines, Delta ou United

As companhias aéreas dos Estados Unidos costumam oferecer muitas opções de upgrade, usando suas melhores cabines para fidelização de clientes e também para garantir uma receita extra. É possível realizar upgrade com cupons, milhas ou dinheiro. Com um diferencial: dependendo do caso, é possível garantir o upgrade no momento da compra da passagem, incluindo acompanhante.

Upgrade gratuito na American, Delta e United utilizando cupons

O upgrade gratuito é possível utilizando os cupons eletrônicos fornecidos pelas empresas para os passageiros frequentes dos seus programas de fidelidade: Executive Platinum e Platinum (American – AAdvantage); ou Medallion Diamond e Medallion Platinum (Delta – SkyMiles). Nesse caso, basta comprar a passagem numa tarifa qualificável e usar o cupom. Já a United oferece PlusPoints (pontos de upgrade) para seus clientes Global Services, Premier 1K e Premier Platinum (United – MileagePlus). Mas a dinâmica é quase a mesma que a de suas concorrentes. Eu utilizei por 8 anos cupons do programa da United Airlines e consegui upgrades em mais de 50 voos de longo curso, inclusive para Ásia e Austrália. Foi um período sensacional!

A vantagem do sistema utilizado por American, Delta e United é que a confirmação pode ser feita no dia da compra da passagem, permitindo a reserva de assento antecipada, o que é ótimo. E o melhor, é possível usar o cupom para seu acompanhante ou presentear alguém com um upgrade, mesmo que não esteja voando com você. Se não tiver disponibilidade de upgrade no seu voo no momento da compra, é possível entrar numa lista de espera e acompanhar pela internet sua posição na fila. Se o upgrade não for feito, os cupons (ou PlusPoints) são devolvidos.

A dica é consultar a empresa para ver se existe disponibilidade na hora da compra, pois muitas vezes mudar a rota ou o dia da viagem é o bastante para confirmar o upgrade de cara. A parte ruim é que tarifas muito promocionais ficam de fora desse sistema.

Vale destacar que nos voos domésticos dentro dos Estados Unidos, ou de lá para o Canadá e o México, os passageiros frequentes recebem upgrades cortesia ilimitados, sem precisar gastar cupom, desde que tenham lugares vagos.

Upgrade na American, Delta e United utilizando dinheiro

Outra opção é comprar o upgrade no dia da viagem, na hora do check-in, ou entre o check-in e o embarque. Se fizer o check-in no balcão com um atendente pergunte quanto custa o upgrade e diga que você tem interesse. Se fizer pela internet ou pelo totem, consulte os menus “Travel Options” ou “Upgrade your reservation”. Muitas vezes o sistema de reservas da empresa vai fazer uma proposta. O preço vai variar conforme a duração da viagem e a lotação do voo.

Upgrade na American, Delta e United utilizando milhas mais dinheiro

Também é possível realizar o upgrade utilizando milhas + dinheiro. A vantagem é que o upgrade é imediato e pode ser adquirido logo após a compra, ou até o momento do check-in, mediante disponibilidade. Não há exigência de status fidelidade. A United, por exemplo, cobra uma tarifa fixa de US$ 500 + 25 mil milhas em voos entre Brasil e Estados Unidos pelo trecho completo de ida ou de volta. Em voos de longo curso para outros destinos varia entre US$ 300 + 15 mil milhas até US$ 600 + 35 mil milhas. Delta e American seguem um modelo muito parecido. O upgrade pode ser solicitado pelo site até 24 horas antes da viagem ou no totem e balcão do check-in no dia da viagem. As milhas devem estar disponíveis numa única conta e o pagamento do valor em dinheiro deve ser feito com cartão de crédito.

Em todos os casos o acúmulo de milhas é feito conforme a classe tarifária do bilhete original.

upgrades

Classe executiva da Delta (Airbus A330)

Como fazer upgrade na Avianca, Aeromexico, Air Canada e Copa Airlines

Esse grupo de empresas trabalha com leilão de upgrades, através da Plataforma Plusgrade. Elas vendem os assentos disponíveis da classe executiva mediante a oferta de lances pelo passageiro, a partir de um valor mínimo definido em função da rota, duração do voo e ocupação da cabine. Quanto maior o lance, maiores as chances de conseguir o upgrade. Segundo a plataforma, é possível economizar até 70% em relação a tarifa padrão da classe executiva.

A dinâmica varia muito pouco de uma empresa para a outra. Geralmente a companhia aérea encaminha um e-mail para o passageiro uma semana antes do voo convidando a fazer o upgrade, se houver vagas. Um painel com cores indica a probabilidade de conseguir o upgrade conforme o lance que for dado. O cartão de crédito só é cobrado se o upgrade for concluído.

upgrades

Classe executiva da Aeromexico (Boeing 787)

Como fazer upgrade na Alitalia, Air China, Ethiopian, Lufthansa ou Swiss

Esse grupo de empresas também utiliza os leilões de upgrades através da Plataforma Plusgrade. Elas vendem os assentos disponíveis da classe executiva mediante a oferta de lances pelo passageiro, a partir de um valor mínimo definido em função da rota, duração do voo e ocupação da cabine. Quanto maior o lance, maiores as chances de conseguir o upgrade. Segundo a plataforma, é possível economizar até 70% em relação a tarifa padrão da classe executiva.

A dinâmica varia muito pouco de uma empresa para a outra. Geralmente a companhia aérea encaminha um e-mail para o passageiro uma semana antes do voo convidando a fazer o upgrade, se houver vagas. Um painel com cores indica a probabilidade de conseguir o upgrade conforme o lance que for dado. O cartão de crédito só é cobrado se o upgrade for concluído.

Em todos os casos, o acúmulo de milhas é feito conforme a classe tarifária do bilhete original. O valor pago pode ser não reembolsável, portanto vale o cuidado de consultar com antecedência as regras e avaliar o risco de desmarcar a viagem.

Como fazer upgrade na Air France e KLM

A Air France e a KLM permitem variadas formas de upgrade de cabine para a classe econômica premium ou classe executiva. A primeira delas é utilizando milhas do programa Flying Blue, com no mínimo 24 horas antes da partida. Outra opção é pagando com dinheiro, ou combinando milhas e dinheiro. Nesse caso, é possível fazer pelos sites das empresas, central de atendimento, no aeroporto, ou até mesmo dentro do avião. Os valores variam conforme a rota, duração do voo e lotação da cabine.

Saiba mais sobre upgrades na Air France e KLM.

Como fazer upgrade na British Airways, Iberia e Emirates

A British Airways e a Iberia permitem variadas formas de upgrade de cabine para a classe econômica premium ou classe executiva. A primeira delas é o leilão, com um lance dado por você dentro do valor mínimo estipulado pela empresa. Quanto mais oferecer, mais chance de conseguir. O resultado do leilão é divulgado 4 dias antes da viagem.

Também é possível o upgrade utilizando milhas do programa de fidelidade (Avios). Mas isso só é possível se a passagem tiver sido comprada nas tarifas mais caras (Y, B ou H). Outra opção é pagando com dinheiro, no momento do check-in (24 horas antes do voo), ou aproveitando alguma oferta enviada por e-mail. Os valores vão depender a rota, duração do voo e lotação da cabine. Não é muito barato.

Saiba mais sobre upgrades na Iberia e na British Airways.

Como fazer upgrade na Emirates ou na Qatar Airways

A Emirates oferece upgrades pagos em dinheiro ou em milhas do seu programa de fidelidade Skywards. Para verificar as opções é preciso acessar o site com os dados da reserva e verificar as opções. Os valores vão depender a rota, duração do voo e lotação da cabine.

Já a Qatar Airways oferece upgrades apenas com milhas Qmiles ou Qcredits do seu programa de fidelidade Privilege Club. O pedido deve ser feito no aeroporto. Em Doha os pedidos devem ser feitos no balcão de serviço ao cliente localizados próximo às fileiras 4 e 5 e nos saguões A, B e C. Ou então, procure um agente das salas VIP da empresa.

Saiba mais sobre upgrades na Emirates e na Qatar

Como fazer o Upgrade na Star Alliance (SAUA Upgrade Awards)

As empresas membro da Star Alliance (TAP, United, Copa, Lufthansa, Swiss, Air Canada, Turkish, entre outras que não voam para o Brasil) trabalham com o SAUA, que é um sistema integrado de upgrade com pontos dos programas de fidelidade da aliança. O destaque positivo é que que o SAUA oferece uma boa disponibilidade de assentos e sua solicitação pode ser feita e confirmada logo após a compra do bilhete. Você confirma seu assento na Executiva e tem a certeza de que vai nessa classe. O destaque negativo é que ele é restrito as tarifas mais caras: Y e B (algumas empresas permitem outras tarifas, vale a pena conferir). Essas tarifas podem custar caro, quase o preço da Executiva, mas há exceções. A quantidade de pontos varia entre 15 mil e 50 mil, dependendo do programa de fidelização e do trajeto envolvido, mas vale para todo o percurso.

Utilizei o SAUA num voo que fiz do Brasil para a Tailândia pela Singapore Airlines (saudade!) e foram as 50 mil milhas mais bem empregadas da minha vida (25 mil milhas para dois voos na ida e 25 mil para dois voos de volta), pois fui e voltei numa executiva espetacular em todos os trechos. Nesse caso consegui comprar a passagem na tarifa Bravo por um preço excepcional, dada a distância voada.

9 dicas para conseguir um upgrade de cabine no seu próximo voo

  1. Caso tenha comprado o bilhete com muita antecedência, verifique sua reserva no site entre 72 horas e 24 horas antes da viagem para ver se aparece alguma oferta de upgrade. Cheque também no e-mail associado à reserva. Nesses períodos a empresa aérea possui mais informação sobre a demanda em seu voo e pode oferecer novos assentos ou preços mais acessíveis. Caso não tenha conseguido, pergunte novamente no check-in ou consulte o totem de auto-atendimento para ver se há opções de compra.
  2. Se você foi vítima de overbooking, perdeu a conexão por um atraso da empresa aérea ou pisaram na bola com você no meio da viagem, vale a pena procurar um funcionário e pedir um upgrade como compensação. As chances de conseguir algo sem custo aumentam muito.
  3. Aumente suas chances de upgrade viajando às terças, quartas e sábados, dias menos procurados pelos passageiros de negócios e quando a Classe Executiva e a Primeira Classe estão menos cheias. Isso vale para datas no meio dos feriados e dias festivos (Natal, Réveillon etc.).
  4. Se tiver opção, escolha horários e rotas menos usadas por passageiros de negócios (Ex: Miami em vez de Nova York; Madri em vez de Frankfurt) ou com maior oferta de voos (Ex: Paris, Miami etc.) pois isso aumenta as chances de haver assentos livres na Executiva e Primeira Classe.
  5. Viajar sozinho ou em dupla aumenta suas chances, em relação a famílias inteiras. Nesse caso, compre reservas separadas caso seus filhos tenham idade para ir sozinhos na classe econômica.
  6. As cabines de classe executiva podem variar muito dependendo da aeronave e da companhia aérea. Uma mesma empresa pode ter aeronaves com interior completamente diferente, com maior ou menor conforto. Por isso, consulte sempre sua companhia aérea ou cheque pelo site SeatGuru, que reúne informações das cabines e melhores assentos de quase todas as empresas do mundo.
  7. Fique sempre atento aos critérios de desempate de sua empresa aérea. Ele pode ser a diferença entre ir ou não na classe superior. A data da solicitação, o status do programa de fidelização e a tarifa são os critérios mais comuns utilizados.
  8. Tenha paciência. Existem desistências e problemas de última hora que podem aumentar ou diminuir as vagas disponíveis para upgrade. Portanto, cumpra os procedimentos e tente controlar a ansiedade. A sorte estará lançada.
  9. Se a sua companhia aérea não tem um política definida, pense em mudar de empresa, pois vale muito a pena! Assim você não precisa torcer para o voo ter um overbooking para ter alguma chance de upgrade, apesar dessa regra ainda continuar valendo.

E você, já conseguiu um upgrade de cabine? Como aconteceu? Valeu a pena? Comente e participe!

Esse post foi escrito originalmente em abril de 2014 e atualizado em maio de 2020, sendo atualizado periodicamente desde então.

Veja também: