Upgrades: Guia completo para viajar na executiva ou primeira classe com passagem de econômica

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
22/05/2020 às 12:49 - atualizado em 27/07/2020

Upgrades: Guia completo para viajar na executiva ou primeira classe com passagem de econômica

Já pensou em viajar de classe executiva, ou de primeira classe, com uma passagem de classe econômica? Nesse post você confere como funcionam os upgrades de cabine, quais são as opções disponíveis, dicas para ampliar suas chances de conseguir um, e ainda um passo a passo sobre como fazer um upgrade na Latam, na Azul e nas principais companhias aéreas internacionais que operam no Brasil, de forma gratuita, usando milhas, ou pagando.

Lembro-me como se fosse hoje do meu primeiro upgrade de cabine. Eu iria voltar de Chile para São Paulo, em fevereiro de 2004, quando o atendente do check-in da antiga TAM (hoje Latam) disse que tinha uma notícia boa e outra ruim para mim. A ruim era que o o voo estava com overbooking e que não haveria lugar para mim na classe econômica. A boa era que eu iria receber um upgrade e viajar na classe executiva. Foi quando, em minha primeira viagem internacional, eu conheci o tipo mais comum de upgrade daquela época, ocasionado por motivos operacionais. Eu era cartão fidelidade vermelho e certamente isso me ajudou a ser escolhido. Mas os tempos mudaram e agora há regras bem mais claras e rígidas para a concessão de upgrades.

Se você estiver se perguntando “o que as empresas ganham com isso?”, é muito simples: na maioria das vezes sobram assentos na classe executiva e faltam na econômica. A empresa pode então vender ou conceder para alguns clientes o upgrade para a executiva e utilizar os assentos deles na econômica para novos passageiros, aumentando a receita e a lotação do voo. Além disso, é uma poderosa ferramenta de fidelização, criando valor para os clientes mais importantes, com um custo de oportunidade muito pequeno para a empresa, já que os assentos estariam vazios.

Para quem acha que viajar na classe executiva é frescura, ou jogar dinheiro fora, confesso que essa era a minha opinião 15 anos atrás. Porém, depois de descobrir o conforto das poltronas cama, que podemos comer e beber no voo como se estivéssemos em nosso restaurante favorito, e ainda de poder assistir filmes, vídeos ou ouvir música confortavelmente com fones antirruído, tudo isso pagando o valor da viagem de econômica, tudo mudou…

O que é upgrade de cabine?

Upgrade de cabine, na aviação, é quando você tem uma passagem aérea para voar na classe econômica e consegue uma mudança para uma classe superior, que pode ser a econômica premium, ou classe executiva. O mesmo ocorre quando você tem uma passagem de classe executiva e consegue uma mudança para viajar na primeira classe.

Os upgrades podem ser totalmente gratuitos, ou pagos com uma taxa em milhas ou em dinheiro, geralmente bem inferior ao que custaria um bilhete na classe superior. Ter status nos programas de fidelidade torna o objetivo de conseguir um upgrade muito mais fácil de ser atingido, na maioria dos casos. Mas esse benefício está acessível também ao passageiro comum, com regras diferentes, é claro.

upgrades

Classe executiva Qsuite da Qatar Airways

Como fazer um upgrade de cabine?

O primeiro passo é se informar da política de upgrades da companhia aérea que você vai viajar e avaliar as opções disponíveis. Muitas empresas oferecem cortesias para passageiros frequentes com status em seus programas de fidelidade, seja através de cupons, ou por motivos operacionais. Outras permitem o upgrade mediante o uso de milhas. A maioria das empresas aceita o pagamento de um valor no momento do check-in, que varia conforme a rota, duração do voo e lotação da cabine. Por fim, existem empresas que fazem leilão.

A seguir vamos explicar as regras de upgrade das principais companhias aéreas nacionais e das empresas internacionais que operam no Brasil.

Como fazer upgrade na Latam

Upgrade cortesia com cupons na Latam

A Latam disponibiliza cupons de upgrade para clientes das categorias Gold, Gold Plus, Platinum, Black e Black Signature. Eles podem ser usados pelo passageiro ou por acompanhantes que estejam no mesmo voo do titular. Confira a quantidade de cupons e tarifas elegíveis:

upgrades

Clientes dos cartões de crédito Itaucard Latam Pass Platinum, Mastercard Black e Visa Infinite também recebem cupons mesmo sem ter status no programa.

  • Itaucard Latam Pass Visa Platinum: 3 cupons por ano;
  • Itaucard Latam Pass Mastercard Platinum: 3 cupons por ano;
  • Itaucard Latam Pass Mastercard Black: 6 cupons por ano;
  • Itaú Personnalité Visa Infinite: 6 cupons por ano.

São necessários 3 cupons por trecho para upgrades de cabine de voos do Brasil para os Estados Unidos, México, Canadá, Europa e África do Sul. Para a Oceania, 4 cupons por trecho. Para a América do Sul, 1 cupom por trecho. Por isso, dependendo da tarifa adquirida, do destino escolhido e da categoria do cliente no programa, o uso do cupom pode ficar inviável.

Os cupons devem ser utilizados no momento do Check-in, 48 horas antes do seu voo. É importante fazer o check-in logo que abrir e se inscrever imediatamente na lista, por esse é um critério de desempate. Mas a prioridade depende primeiro da sua categoria no Latam Pass (primeiro o Black Signature, depois o Black, depois o Platinum, e assim por diante…). Se o upgrade for aceito, você será notificado diretamente no aeroporto ou por e-mail, 12 horas antes do voo.

Veja mais sobre o upgrade cortesia Latam.

Leilão de Upgrade na Latam (Opção Upgrade)

A Latam também possui uma opção de upgrade pago através de um leilão virtual, o opção upgrade. Ele está disponível na maioria das rotas internacionais e funciona mediante convite. A Latam envia um e-mail para o contato cadastrado na reserva definindo um valor mínimo para participação no leilão. Com base no lance oferecido, você tem maior ou menor chance de conseguir uma vaga. O preço vai depender da rota, duração da viagem e lotação da cabine. Por isso, os valores nem sempre são atrativos. A resposta é enviada entre 2 e 12 horas antes do voo, por e-mail.

Saiba mais sobre o opção upgrade Latam.

upgrades

Nova Premium Business Latam (Boeing 777)

Upgrade Instantâneo Latam

Passageiros com bilhete emitido na classe econômica da Latam, poderão fazer upgrade instantâneo para a classe Premium Economy, quando houver disponibilidade, pagando um valor fixo. Diferente da Opção Upgrade e do Upgrade com Cupons, o upgrade instantâneo é confirmado de imediato.

Caso seja elegível, o cliente receberá um e-mail convidando-o a realizar a mudança de cabine. A compra do serviço pode ser feita entre 14 dias até 48 horas antes do voo. O pagamento deve ser feito com cartão de crédito e o valor varia de acordo com a rota e a ocupação do voo.

Como está disponível apenas para em voos equipados com a cabine Premium Economy, essa opção de upgrade está disponível apenas em voos na América do Sul e América Central.

Veja mais sobre o Upgrade Instantâneo.

Como fazer upgrade na Azul

Upgrade na Azul utilizando pontos do programa TudoAzul

O upgrade deve ser solicitado no aeroporto, no balcão de check-in. O serviço é oferecido apenas em Campinas, Fort Lauderdale e Orlando. Da classe econômica para Economy Xtra custa 10.000 pontos por trecho para todos os clientes. Já da econômica para a Business Xtra, o valor depende da categoria do cliente no programa:

  • TudoAzul Diamante: 50.000 pontos por trecho
  • TudoAzul Safira: 60.000 pontos por trecho
  • Outras categorias: 70.000 pontos por trecho

Leilão de Upgrade na Azul

Para participar do leilão de upgrade da Azul basta acessar pelo site a seção “Minhas Reservas”, navegar até o item “Upgrade Business” e fazer a sua oferta dentro do valor mínimo definido. As maiores ofertas ganham o upgrade, conforme o número de assentos disponíveis. É possível cancelar o lance até 48h antes do voo. O valor só será cobrado caso o upgrade seja aceito. A confirmação do resultado é feita por e-mail.

Saiba mais sobre o leilão de upgrade da Azul.

Como fazer upgrade na TAP Portugal

Upgrade na TAP utilizando pontos do programa Miles&Go

Desde janeiro de 2020 são oferecidas três modalidades para upgrade da classe econômica para a executiva com o uso de milhas na TAP:

  • Upgrade Antecipado: Opção disponível através da central de atendimento da companhia, momento em que a possibilidade de upgrade é maior devido a maior disponibilidade de assentos. Porém, o custo em milhas será mais alto.
  • Upgrade: É a mesma opção que está vigente atualmente, onde é possível solicitar o upgrade através da central de atendimento ou pelo site. A disponibilidade de assentos será menor que a opção de upgrade antecipado, no entanto, o custo em milhas também será menor.
  • Upgrade Last Minute: É a opção de upgrade mais barata, solicitada diretamente no portão de embarque, podendo custar até 30% menos milhas. É a forma mais restrita e com menor disponibilidade de assentos, mas pode ser uma oportunidade para conseguir um assento melhor pelo menor custo possível.

Veja quanto custa cada upgrade com milhas:

upgrades

De acordo com a tabela, o upgrade de um trecho entre Brasil e Portugal poderá custar entre 45.000 e 68.000 milhas. Já num voo dentro da Europa pode custar de 10.000 a 19.000 milhas.

Leilão de Upgrade na TAP

A TAP também implementou em 2019 o leilão de upgrades para a classe executiva por meio do aplicativo Seatboost. O leilão começa 24 horas antes da hora de saída do voo e encerra 1 hora antes da decolagem. Para tentar o upgrade, basta baixar o app no celular (App Store e Play Store), informar os dados solicitados (código da reserva, nome e sobrenome e o voo) e depois fazer o seu lance. Para cada voo é definido um valor mínimo, considerando a rota, a duração da viagem e a lotação da cabine. É possível acompanhar sua posição no leilão em tempo real.  Eu já utilizei e funciona super bem! Em um voo de Lisboa para Fortaleza fiz o upgrade por R$ 1.490.

Outra opção de leilão disponibilizada pela TAP é através da plataforma Plusgrade. A mecânica é parecida. O convite pode vir por e-mail ou o cliente pode acessar o site da plataforma. É necessário efetuar o lance até 36 horas antes do voo. Se o valor for aceito, o pagamento será efetuado no cartão de crédito indicado no momento do pedido. Se não for aceito, nada será cobrado e você manterá seu bilhete original.

Upgrade na TAP pelo call center ou no aeroporto

A TAP também oferece a possibilidade de upgrade via call center, com 72 horas de antecedência, ou diretamente no aeroporto, no balcão de check-in, até 2 horas antes do voo. Os valores seguem uma tabela fixa que varia de 419 a 559 euros, sendo mais altos que os leilões, mas com maior probabilidade de sucesso.

Saiba mais sobre upgrades na TAP Portugal.

Como fazer upgrade na American Airlines, Delta ou United

As companhias aéreas dos Estados Unidos costumam oferecer muitas opções de upgrade, usando suas melhores cabines para fidelização de clientes e também para garantir uma receita extra. É possível realizar upgrade com cupons, milhas ou dinheiro. Com um diferencial: dependendo do caso, é possível garantir o upgrade no momento da compra da passagem, incluindo acompanhante.

Upgrade gratuito na American, Delta e United utilizando cupons

O upgrade gratuito é possível utilizando os cupons eletrônicos fornecidos pelas empresas para os passageiros frequentes dos seus programas de fidelidade: Executive Platinum e Platinum (American – AAdvantage); ou Medallion Diamond e Medallion Platinum (Delta – SkyMiles). Nesse caso, basta comprar a passagem numa tarifa qualificável e usar o cupom. Já a United oferece PlusPoints (pontos de upgrade) para seus clientes Global Services, Premier 1K e Premier Platinum (United – MileagePlus). Mas a dinâmica é quase a mesma que a de suas concorrentes. Eu utilizei por 8 anos cupons do programa da United Airlines e consegui upgrades em mais de 50 voos de longo curso, inclusive para Ásia e Austrália. Foi um período sensacional!

A vantagem do sistema utilizado por American, Delta e United é que a confirmação pode ser feita no dia da compra da passagem, permitindo a reserva de assento antecipada, o que é ótimo. E o melhor, é possível usar o cupom para seu acompanhante ou presentear alguém com um upgrade, mesmo que não esteja voando com você. Se não tiver disponibilidade de upgrade no seu voo no momento da compra, é possível entrar numa lista de espera e acompanhar pela internet sua posição na fila. Se o upgrade não for feito, os cupons (ou PlusPoints) são devolvidos.

A dica é consultar a empresa para ver se existe disponibilidade na hora da compra, pois muitas vezes mudar a rota ou o dia da viagem é o bastante para confirmar o upgrade de cara. A parte ruim é que tarifas muito promocionais ficam de fora desse sistema.

Vale destacar que nos voos domésticos dentro dos Estados Unidos, ou de lá para o Canadá e o México, os passageiros frequentes recebem upgrades cortesia ilimitados, sem precisar gastar cupom, desde que tenham lugares vagos.

Upgrade na American, Delta e United utilizando dinheiro

Outra opção é comprar o upgrade no dia da viagem, na hora do check-in, ou entre o check-in e o embarque. Se fizer o check-in no balcão com um atendente pergunte quanto custa o upgrade e diga que você tem interesse. Se fizer pela internet ou pelo totem, consulte os menus “Travel Options” ou “Upgrade your reservation”. Muitas vezes o sistema de reservas da empresa vai fazer uma proposta. O preço vai variar conforme a duração da viagem e a lotação do voo.

Upgrade na American, Delta e United utilizando milhas mais dinheiro

Também é possível realizar o upgrade utilizando milhas + dinheiro. A vantagem é que o upgrade é imediato e pode ser adquirido logo após a compra, ou até o momento do check-in, mediante disponibilidade. Não há exigência de status fidelidade. A United, por exemplo, cobra uma tarifa fixa de US$ 500 + 25 mil milhas em voos entre Brasil e Estados Unidos pelo trecho completo de ida ou de volta. Em voos de longo curso para outros destinos varia entre US$ 300 + 15 mil milhas até US$ 600 + 35 mil milhas. Delta e American seguem um modelo muito parecido. O upgrade pode ser solicitado pelo site até 24 horas antes da viagem ou no totem e balcão do check-in no dia da viagem. As milhas devem estar disponíveis numa única conta e o pagamento do valor em dinheiro deve ser feito com cartão de crédito.

Em todos os casos o acúmulo de milhas é feito conforme a classe tarifária do bilhete original.

upgrades

Classe executiva da Delta (Airbus A330)

Como fazer upgrade na Avianca, Aeromexico, Air Canada e Copa Airlines

Esse grupo de empresas trabalha com leilão de upgrades, através da Plataforma Plusgrade. Elas vendem os assentos disponíveis da classe executiva mediante a oferta de lances pelo passageiro, a partir de um valor mínimo definido em função da rota, duração do voo e ocupação da cabine. Quanto maior o lance, maiores as chances de conseguir o upgrade. Segundo a plataforma, é possível economizar até 70% em relação a tarifa padrão da classe executiva.

A dinâmica varia muito pouco de uma empresa para a outra. Geralmente a companhia aérea encaminha um e-mail para o passageiro uma semana antes do voo convidando a fazer o upgrade, se houver vagas. Um painel com cores indica a probabilidade de conseguir o upgrade conforme o lance que for dado. O cartão de crédito só é cobrado se o upgrade for concluído.

upgrades

Classe executiva da Aeromexico (Boeing 787)

Como fazer upgrade na Alitalia, Air China, Ethiopian, Lufthansa ou Swiss

Esse grupo de empresas também utiliza os leilões de upgrades através da Plataforma Plusgrade. Elas vendem os assentos disponíveis da classe executiva mediante a oferta de lances pelo passageiro, a partir de um valor mínimo definido em função da rota, duração do voo e ocupação da cabine. Quanto maior o lance, maiores as chances de conseguir o upgrade. Segundo a plataforma, é possível economizar até 70% em relação a tarifa padrão da classe executiva.

A dinâmica varia muito pouco de uma empresa para a outra. Geralmente a companhia aérea encaminha um e-mail para o passageiro uma semana antes do voo convidando a fazer o upgrade, se houver vagas. Um painel com cores indica a probabilidade de conseguir o upgrade conforme o lance que for dado. O cartão de crédito só é cobrado se o upgrade for concluído.

Em todos os casos, o acúmulo de milhas é feito conforme a classe tarifária do bilhete original. O valor pago pode ser não reembolsável, portanto vale o cuidado de consultar com antecedência as regras e avaliar o risco de desmarcar a viagem.

Como fazer upgrade na Air France e KLM

A Air France e a KLM permitem variadas formas de upgrade de cabine para a classe econômica premium ou classe executiva. A primeira delas é utilizando milhas do programa Flying Blue, com no mínimo 24 horas antes da partida. Outra opção é pagando com dinheiro, ou combinando milhas e dinheiro. Nesse caso, é possível fazer pelos sites das empresas, central de atendimento, no aeroporto, ou até mesmo dentro do avião. Os valores variam conforme a rota, duração do voo e lotação da cabine.

Saiba mais sobre upgrades na Air France e KLM.

Como fazer upgrade na British Airways, Iberia e Emirates

A British Airways e a Iberia permitem variadas formas de upgrade de cabine para a classe econômica premium ou classe executiva. A primeira delas é o leilão, com um lance dado por você dentro do valor mínimo estipulado pela empresa. Quanto mais oferecer, mais chance de conseguir. O resultado do leilão é divulgado 4 dias antes da viagem.

Também é possível o upgrade utilizando milhas do programa de fidelidade (Avios). Mas isso só é possível se a passagem tiver sido comprada nas tarifas mais caras (Y, B ou H). Outra opção é pagando com dinheiro, no momento do check-in (24 horas antes do voo), ou aproveitando alguma oferta enviada por e-mail. Os valores vão depender a rota, duração do voo e lotação da cabine. Não é muito barato.

Saiba mais sobre upgrades na Iberia e na British Airways.

Como fazer upgrade na Emirates ou na Qatar Airways

A Emirates oferece upgrades pagos em dinheiro ou em milhas do seu programa de fidelidade Skywards. Para verificar as opções é preciso acessar o site com os dados da reserva e verificar as opções. Os valores vão depender a rota, duração do voo e lotação da cabine.

Já a Qatar Airways oferece upgrades apenas com milhas Qmiles ou Qcredits do seu programa de fidelidade Privilege Club. O pedido deve ser feito no aeroporto. Em Doha os pedidos devem ser feitos no balcão de serviço ao cliente localizados próximo às fileiras 4 e 5 e nos saguões A, B e C. Ou então, procure um agente das salas VIP da empresa.

Saiba mais sobre upgrades na Emirates e na Qatar

Como fazer o Upgrade na Star Alliance (SAUA Upgrade Awards)

As empresas membro da Star Alliance (TAP, United, Copa, Lufthansa, Swiss, Air Canada, Turkish, entre outras que não voam para o Brasil) trabalham com o SAUA, que é um sistema integrado de upgrade com pontos dos programas de fidelidade da aliança. O destaque positivo é que que o SAUA oferece uma boa disponibilidade de assentos e sua solicitação pode ser feita e confirmada logo após a compra do bilhete. Você confirma seu assento na Executiva e tem a certeza de que vai nessa classe. O destaque negativo é que ele é restrito as tarifas mais caras: Y e B (algumas empresas permitem outras tarifas, vale a pena conferir). Essas tarifas podem custar caro, quase o preço da Executiva, mas há exceções. A quantidade de pontos varia entre 15 mil e 50 mil, dependendo do programa de fidelização e do trajeto envolvido, mas vale para todo o percurso.

Utilizei o SAUA num voo que fiz do Brasil para a Tailândia pela Singapore Airlines (saudade!) e foram as 50 mil milhas mais bem empregadas da minha vida (25 mil milhas para dois voos na ida e 25 mil para dois voos de volta), pois fui e voltei numa executiva espetacular em todos os trechos. Nesse caso consegui comprar a passagem na tarifa Bravo por um preço excepcional, dada a distância voada.

9 dicas para conseguir um upgrade de cabine no seu próximo voo

  1. Caso tenha comprado o bilhete com muita antecedência, verifique sua reserva no site entre 72 horas e 24 horas antes da viagem para ver se aparece alguma oferta de upgrade. Cheque também no e-mail associado à reserva. Nesses períodos a empresa aérea possui mais informação sobre a demanda em seu voo e pode oferecer novos assentos ou preços mais acessíveis. Caso não tenha conseguido, pergunte novamente no check-in ou consulte o totem de auto-atendimento para ver se há opções de compra.
  2. Se você foi vítima de overbooking, perdeu a conexão por um atraso da empresa aérea ou pisaram na bola com você no meio da viagem, vale a pena procurar um funcionário e pedir um upgrade como compensação. As chances de conseguir algo sem custo aumentam muito.
  3. Aumente suas chances de upgrade viajando às terças, quartas e sábados, dias menos procurados pelos passageiros de negócios e quando a Classe Executiva e a Primeira Classe estão menos cheias. Isso vale para datas no meio dos feriados e dias festivos (Natal, Réveillon etc.).
  4. Se tiver opção, escolha horários e rotas menos usadas por passageiros de negócios (Ex: Miami em vez de Nova York; Madri em vez de Frankfurt) ou com maior oferta de voos (Ex: Paris, Miami etc.) pois isso aumenta as chances de haver assentos livres na Executiva e Primeira Classe.
  5. Viajar sozinho ou em dupla aumenta suas chances, em relação a famílias inteiras. Nesse caso, compre reservas separadas caso seus filhos tenham idade para ir sozinhos na classe econômica.
  6. As cabines de classe executiva podem variar muito dependendo da aeronave e da companhia aérea. Uma mesma empresa pode ter aeronaves com interior completamente diferente, com maior ou menor conforto. Por isso, consulte sempre sua companhia aérea ou cheque pelo site SeatGuru, que reúne informações das cabines e melhores assentos de quase todas as empresas do mundo.
  7. Fique sempre atento aos critérios de desempate de sua empresa aérea. Ele pode ser a diferença entre ir ou não na classe superior. A data da solicitação, o status do programa de fidelização e a tarifa são os critérios mais comuns utilizados.
  8. Tenha paciência. Existem desistências e problemas de última hora que podem aumentar ou diminuir as vagas disponíveis para upgrade. Portanto, cumpra os procedimentos e tente controlar a ansiedade. A sorte estará lançada.
  9. Se a sua companhia aérea não tem um política definida, pense em mudar de empresa, pois vale muito a pena! Assim você não precisa torcer para o voo ter um overbooking para ter alguma chance de upgrade, apesar dessa regra ainda continuar valendo.

E você, já conseguiu um upgrade de cabine? Como aconteceu? Valeu a pena? Comente e participe!

Esse post foi escrito originalmente em abril de 2014 e atualizado em maio de 2020, sendo atualizado periodicamente desde então.

Veja também:

205 Comentários

  • re178 says:

    Parece que a Air China faz um "sorteio" alguns momentos antes do embarque para algum passageiro de econômica ir de executiva. Será que é verdade isso?

  • José says:

    Parabéns MD! Esse é um dos melhores posts desde aquela promoção para BKK…rs
    algumas dúvidas: voando Delta, é possível conseguir o upgrade usando milhas smiles? E as passagens emitidas com milhas são eligíveis para upgrade tb?

    • Leonardo Cassol says:

      Infelizmente o Smiles não oferece upgrade na Delta. Mas é possível comprar a passagem com milhas na Classe Executiva com milhas da GOL, o que é um bom negócio para quem tiver 95 mil milhas disponíveis.

  • Em relação a parte do texto sobre os upgrades Tam "não garante a refeição de executiva para os passageiros que receberem upgrade" lamentavelmente isso pode acontecer, fato! Os comissários servem o cardápio da econômica "maquiado" utilizando os utensílios da executiva.

    • Carolina says:

      Um amigo q é co piloto disse q independente da lotação sempre embarcam. Refeição pra todos os assentos da executiva e q as vezes a própria tripulação consome essas refeições excedentes. As da Primeira q são on demand.

  • Larissa says:

    Um dos melhores relatos que já vi sobre o tema!

  • Parabéns pelo post. Eu viajo bastante também, pelo menos 12 vezes ao ano para o exterior e não sabia dos benefícios de upgrade.

    • Leonardo Cassol says:

      Com essa freqüência de viagens você pode ser tipo fidelidade em praticamente qualquer empresa. Compare os programas e seja fiel. Valerá a pena. Muitos upgrades para você!

  • MTorres says:

    Vou pra China agora pela Etihad e ja ouvi sobre o tal leilão. Como procedo? Será que existem chances de, tipo, conseguir por uns 300 ou 400 dolares? Ja voou pela Etihad na executiva? Fechei de qualquer forma aquele espaço na saida de emergencia, afinal é bem longe. Mesmo sendo baixo, prefiro ter o barulho do banheiro que o aperto. Meu trajeto e GRU – MANILA e volta Shanghai – GRU.

  • Pedro says:

    Não acho frescura, mas um luxo que nem todos podem pagar. Eu faço 2 viagens ao exterior no máximo por ano, e então, a executiva não me faz tanta falta. Para pessoas que viajam muito, como parece o autor do post, faz toda a diferença, principalmente se você tem algum compromisso diretamente após o vôo. Mas no caso de férias, a não ser que valha muito a pena, prefiro investir o dinheiro em terra firme.

  • arthur says:

    Já recebi dois upgrades da TAP na hora do embarque. Muito bom. TAM, imposivel, alias tudo que for nacional é bem inferior ao estrangeiro, que tem outra visao. JA vi a TAM voar com a executiva metade vazia e mesmo assim negaram a possibilidade de upgrade gratuito para idoso. Nao sabem cativar mesmo!

  • Andre Brandao says:

    Muito legal e explicativo !!!

  • Marcos Sobral says:

    Na Ibéria, o site permite dar o lance para ir de Executiva. Eu não fui adiante pq eles tinham estabelecido um lance mínimo de 1300 dólares por pessoa.

  • Rodrigo Baphi says:

    Já comprei upgrade no leilão da Copa Airlines, muito prático. Ofereci 180 dólares na ida e 220 na volta e voei de executiva de REC para o Panamá. Minha passagem tinha sido comprada com preço promocional.

  • Day says:

    Excelente post! Parabéns!
    Fiquei com a seguinte dúvida, todas as dicas valem também para passagens emitidas com milhas?
    Viajo pela Avianca na próxima semana e seria ótimo conseguir um upgrade.

    • Leonardo Cassol says:

      Na maioria dos casos, apenas os upgrades operacionais ocorrem com as passagens emitidas com milhas. No entanto, o upgrade pago é possível em alguns casos com bilhetes emitidos com milhas, como na United. Mas isso pode ser feito apenas no dia da viagem.

  • Helber Souto Maior says:

    Alguém sabe como funciona o upgrade na Qatar?

  • Cristiano Alencastro says:

    Apenas um comentário sobre a Copa, o assento não é flatbed, mas é o mesmo estilo da TAM e outras cia que utilizam a reclinação grande do banco + apoio de pés. Já a comida (da copa), não deixa nada a dever para outras executivas, é o mesmo nível de United, TAM, AA ou Virgin Atlantic.
    A Upper Class da Virgin Atlantic é a melhor executiva que já vooei. Mas ainda não vooei nas cias asiáticas ou do oriente médio. =)

    • Leonardo Cassol says:

      Gosto muito da Copa, mas o assento da Executiva dela é angulado, com apoio para os pés. Só pode ser comparado ao usado pela TAM em voos na América do Sul com os Airbus A320. Os demais de longo curso da TAM reclinam 150 graus (A330 ou B777) ou 180 graus (B767). United (180 graus), Delta (150 ou 180 graus). Ou seja, bem diferente. Sobre a refeição, talvez tenha tido sorte no dia da sua viagem. Na Copa raramente você consegue a primeira opção de prato e a comida é realmente inferior na grande maioria dos casos. Mas tudo é uma questão de preço. Se for mais barato, vale a pena. Mas se estiver o mesmo preço, compare quem oferece o melhor produto no http://www.seatguru.com

      • Cristiano Alencastro says:

        Leonardo, talvez você não tenha dado sorte com a Copa. Eu viajo pelo menos 4x por ano com eles de executiva (80% das vezes ganhando o upgrade como você comenta no post). Sempre tive a comida que escolhi, e para mim, a qualidade da comida é igual as demais.
        Sobre o assento é o que você descreve, angulado igual ao da TAM nos A330 que já voei.
        http://www.seatguru.com/airlines/TAM_Airlines/TAM_Airlines_Airbus_A330-200.php
        e segundo o Seat Guru (que já conhecia, mas mesmo assim vale a dica), todos os assentos da TAM são angulados.

    • JOHN PENNEY says:

      Acabo de volta do México na Copa. Classe econômica é bastante desconfortável, mesmo que o serviço é bom.

  • A.o.s says:

    Fiz a rota GRU-LHR-GRU com a BA ano passado. Na ida, perguntei no balcao com a maior cara de pau se era possivel conseguir upgrade e nao deu certo (ofereceram para vender). Ja na volta fiz a mesma coisa e eles gentilmente me colocaram em um assento da World Traveller Plus, que está longe de ser uma executiva mas ja é bem melhor que a ecomômica.

  • ana paula says:

    gostaria de saber se é necessário pelo menos ter cartão vermelho tam para ligar e pedir upgrade ou eu mesmo tendo azul posso conseguir?

    • Paulo says:

      Esquece, o Azul só serve para aumentar a franquia de bagagem. Upgrade sem chance. Do jeito que a Tam anda, daqui a uns dias nem o Vermelho valerá muita coisa, só fazem piorar o Fidelidade

    • Leonardo Cassol says:

      Infelizmente apenas o Vermelho Plus e o Black. Os cartões Vermelho e Azul ainda não são elegíveis para esse benefício. Para atingir essas categorias é necessário voar respectivamente 100 mil ou 150 mil milhas em 12 meses em voos TAM ou OneWorld.

  • Mauricio says:

    Por isso que o MD é o melhor. Sempre leio tudo e essa matéria foi uma das melhores que li. Parabéns!!!

  • Sergio says:

    o que mais a gente fica chateado compramos a economica e as classes superiores vão vazias, pela
    Alitalia na compra ganhei um Hop-grade de classe e minha filha foi na econonica mesmo vazia (com 4 passageiros) a Aeromoça nem permitiu que ele viesse falar com a gente.

  • Ótimo relato. Mas ainda assim para poucos. MUITO poucos.

  • Fabio says:

    Apesar de reconhecer que a executiva de um 738 não pode ser comparada a de um 77W, ainda assim acho a Copa a melhor cia para quem possui status elite.
    Nos últimos 5 anos fiz mais de 25 viagens viagens aos USA, com mais de 100 trechos voados e 100% deles em classe executiva. Compro econômica e vou de executiva. Inclusive nas tarifas mega promocionais .
    A política de upgrade deles para mim é disparada a melhor que existe. Sobrou lugar? Distribui entre os membros elite, começando de Global Services para baixo. Simples assim.
    E considero seu serviço de bordo superior ao da United, sendo seu único ponto fraco o fato dos assentos não serem flat bed.

    • Leonardo Cassol says:

      Fabio, nesse ponto o Mileage Plus e a Copa sao imbativeis! Bom demais. Continue aproveitando. Isso sem falar no bonus de 25% de milhas para upgrade de cartao. Acho o Mileage Plus o melhor programa de fidelidade do mundo! Mas experiemente uma vez voar na Executiva da United. Voce vai se apaixonar.

    • Cristiano Alencastro says:

      Concordo com você em genero, número e grau Fabio.
      Mas se tiver oportunidade, faz o que o Leonardo falou. Vale a pena experimentar a Business da United.

  • Ltrajano says:

    Post excelente!

  • Achei um otimo texto, e vai ai mais um critério que ja vi nos manuais de algumas empresas: no upgrade por razões opeacionais os atendentes procuram escolher os passageiros mais bem vestidos. Passageiros com crianças pequenas também são recusados.

  • Alguém que já voou pela Copa de econômica pode me descrever como são as poltronas e o serviço?
    Ouvir dizer que o ar condicionado da Copa é gelado e eles nem oferecem um cobertorzinho nem nada, a gente fica no frio mesmo.

  • Pelo que eu vi as cias aéreas internacionais dão show no quesito upgrade e respeito com o passageiro… pelo menos foi a experiência que minha família teve… meu pai em sua primeira viagem internacional teve o azar (ou sorte) de, por algum erro técnico no aeroporto de Dublin ( o trecho comprado era Dublin – SP com conexão em Paris), não constar na lista dos passageiros no voo da Airfrance de Paris-GRU… pois bem… prontamente no embarque eles trocaram o cartão do meu pai e o alocaram na econômica plus (o avião da airfrance tem 4 categorias de passagem, coisa que eu nunca tinha visto) sem nem pestanejar… ao chegar na aeronave meu pai teve outra surpresa… a poltrona a ele alocada no embarque já estava ocupada (problema sim de overbooking) e a comissária prontamente avisou o chefe de cabine que precisaria acomodar meu pai e ele foi conduzido para a primeira classe… isso sem ser solicitado alum comprovante de programa de milhagens e não importanto qual tarifa ele tinha pago… Fico pensando sinceramente que se fosse a TAM ou alguma outra cia meu pai teria sido impedido de embarcar no voo e teria que esperar o voo do outro dia, o que tornaria a viagem do meu pai um pesadelo…. mas enfim ficamos encantados com o tratamento que a Air France dispensou nesse caso em particular….

    • Jean says:

      Overbooking é normal darem upgrade pra quem viaja sozinho, até mesmo nas nacionais, mas com certeza na TAM seu pai teria um pouco mais de stress para conseguir voar…
      Pois claramente nas cias aereas brasileiras quem compra passagem na economica parece que comprou uma passagem rodoviaria dado o jeito que você é tratado…
      Quem voou até mesmo em uma economica de uma cia asiatica ou top europeia sabe do que estou falando…

      • Verdade, depois ficam todas empresas reclamando que estão no vermelho, bom, pelo nível de rodoviária que é a aviação nacional eu acho é muito caro as passagens, deveria ser preço de ônibus mesmo ja que o tratamento dispensa maiores comentários.

  • Ricardo Antoniazzi says:

    Parabéns Leonardo.
    Muiiiiito completo o teu post.
    Vale a leitura de todo ele mesmo que não sejas cliente de determinada companhia aérea. Assim podemos comparar os programas de fidelização.

  • Yara Bricio says:

    Eu tenho uma dúvida:
    Mesmo eu comprando a passagem na econômica por milhas, eu tenho direito a comprar esse upgrade para a executiva, que a cia oferece?? Nunca reparei isso

    • Leonardo Cassol says:

      Qual a empresa? Em 95% dos casos não! Mas a United permite o upgrade pago mesmo a passagem
      Sendo emitida com milhas

    • Fábio says:

      Em geral não vale a pena ja na emissão. Se vc tem milhas suficientes para emitir uma passagem na econômica e em seguida um upgrade, entao com menos milhas ja conseguiria uma passagem na executiva. Mas cias Star alliance por exemplo, é necessário cerca de 40.000 milhas para um trecho entre Brasil e Europa na econômica. A mesma quantidade para um upgrade. Porém com 65.000 milhas é possível ja emitir diretamente na executiva.

  • Jonas C Lehmkuhl says:

    Parabéns ao colega pelo seu post. MD sempre trazendo boa orientacões. Boa semana a todos.

  • Joao says:

    Parabéns pelo post! Boas informações. MD top.

  • Mendonça Júnior says:

    Muito bom o relato, mas acho que a maneira como faço deve ser a mais barata de todas elas.

    Vejamos.

    Tenho o cartão de crédito Smiles Banco do Brasil Platinum. Com ele pontuo 2 milhas para cada dólar gasto. Com esse cartão é possível efetuar o pagamento de contas e ganhar a mesma quantidade de milha, pagando juros que podem varia de 1,99% a 2,5% ao mês, dependendo do perfil do cliente, sendo esse percentual cobrado pro-rata, da data do pagamento do título até a data do vencimento; além do IOF fixo, de 0,38%, e o IOF diário de 0,0068%, observando também o período entre a data do pagamento do título até a data do vencimento, além da tarifa de R$ 1,50.

    Como a fatura do Banco do Brasil fecha, em média, 15 dias antes da data do vencimento, pagando os título um dia antes, é possível pagar metades dos juros e do IOF diário, sem contar que o BB um dos bancos cuja cotação do dólar mais se aproxima do câmbio comercial oficial.

    Vamos a um exemplo prático.

    Ontem mesmo emiti bilhetes de GIG para MAD na executiva da Ibéria (vou testar a nova Business Plus deles e depois mando o review, ok Denis e Léo?) com as milhas Smiles. O valor do bilhete foi de 52.500 milhas.

    Vamos às contas.

    Para conseguir 52.500 milhas preciso gastar metade deste montante em dólar, já que, pelas regras do cartão, cada dólar gasto, inclusive no pagamento de títulos/contas (o BB Smiles Platinum é o único do mercado a fazer isso), pontua em dobro. Sendo assim, é necessária gastar a quantia, em dólar, de $ 26.250,00. A cotação do dólar do cartão do BB hoje está a R$2,2644/$1,00. Assim, preciso gastar, em real, a quantia de R$ 59.440,50.

    Fazendo as contas rápidas na HP-12C (santa calculadora), chegamos aos seguintes valores:

    1. Juros pro-rata (15 dias): R$ 591,45

    2. IOF diário (15 dias): R$ 60,63

    3. IOF fixo: R$ 225,88

    4. Tarifa cobrada pelo banco: R$ 1,50

    TOTAL DO CUSTO: R$ 879,46

    Portanto, meu bilhete na classe executiva saiu por cerca de R$ R$ 879,46, ou seja, viajarei de executiva pagando menos do que pagaria na classe econômica (lembrem-se que o vôo é para Atenas).

    E pode ter certeza, como o colega do relato do posto falou: a classe executiva só é frescura para quem nunca viajou nela. Para quem já viajou por pelo menos uma vez o pensamente que se tem é somente este: só quero viajar de executiva!

    Além disso, com as milhas é possível emitir a ida por um país e a volta por outro. Minha volta será de Istambul para o Rio, coisa inimaginável caso a emissão dos bilhetes tivesse sido em dinheiro, já que, como se sabe, a emissão de vôos apartados (ida por um país e volta por outro) saí praticamente o dobro do valor. Então, ainda deve ser levado em conta a economia de um voo doméstico no meu destino.

    E mais: qualquer cliente fidelidade Smiles ou Branco (staus iniciais dos programas Smiles e TAM Fidelidade, respectivamente) podem conseguir, não precisa estar no topo, sem contar que as milhas acumuladas no cartão de crédito smiles do Banco do Brasil servem para upgrade de categoria. Hoje sou cliente Smiles Diamante sem ter acumulado qualquer milha voada (só viajo de milha mesmo, rsrs).

    Deu para entender?

    Com esse macete, agora só viajo para o exterior de executiva. Fui em fevereiro para a Califórnia voando Business Elite da Delta, amanhã embarco para a Flórida também com a Business Elite da Delta e em agosto vou para Atenas voando Business Plus Ibéria. Pena não ter conseguido a volta pela Air France na Executiva, mas (e aí vai outra novidade boa), para fazer o upgrade de categoria de bilhete emitido com milhas smiles, basta ficar acompanhando e, caso tenha disponibilidade, pagar a diferença de milha e a taxa de R$ 100,00. Então, ainda posso voltar também de executiva.

    Ainda que na econômica, ainda vale à pena.

    A regra também é muito boa para vôos domésticos, ainda mais quando se compra com tarifa promocional (4 ou 5 mil milhas o trecho).

    De para entender?

    • Caio Santana says:

      Tenho duas perguntas:
      1 – Como vc sabe que o seu voo pela Ibéria já vai ser na nova Business Plus?? (tenho um voo deles tmb p Madrid no dia 01/05 e queria saber se já é com as novas configurações)
      2 – Mais como curiosidade mesmo, eu não sei se é a maioria dos leitores têm o mesmo perfil que você, Mas vc demora quanto tempo pra gastar 52 mil no cartão de crédito? Eu demoraria um bocado de meses.. kkkkkkkk

      • Carol says:

        Imaginando como gastar 50 mil e tanto: Basta pagar a parcela semestral ou anual de um apartamento. Se você já terá que pagar mesmo, de qualquer maneira, porque não pagar com o cartão e “ganhar” uma viagem adicionando as taxas como ele fez? Se o cartão tiver limite para boleto, é só pagar a faculdade de uns dois filhos + supermercado e outras contas por um ano. Só isso já deve dar uns 5.000 por mês. Apesar de arriscado, quem sabe calcular bem os IOFs e outras taxas da vida se dá bem, mas qualquer bobeada pode ser fatal e a pessoa acaba pagando mais caro do que se tivesse combrado o bilhete real. O que creio que ocorra é que quem gasta mensalmente R$5 mil com despesa fixa normalmente não se dá ao trabalho de barganhar e compra logo a executiva pagando a tarifa cheia. Ou não, é…hoje não podemos generalizar.

      • Mendonça Júnior says:

        Caio, sei disso porque os vôos da Ibéria na nova classe executiva agora são operados nos Airbus A330, que é exatamente os que a Ibéria estão utilizando atualmente no trecho GIG-MAD. Os vôos antigos eram operados com o "sucatão" A340.
        Enquanto ao valor dos gastos, não deixei claro, mas já tenho uma "dívida" em um valor considerável, que fico jogando de um cartão para o outro todo mês. Utilizo, além dos BB Smiles, os cartões do Santander. Então minhas contas, hoje, já pago normalmente debitando da conta, mas teve uma época que fiquei acumulando no cartão, até chegar a um patamar que achei interessante, e fico jogando todo mês de um cartão para o outro. Em tese, essa dívida nunca acabará (ou "pelo menos enquanto durar o estoque" de milhas). Rsrsrs
        Deu para entender?

        • Gláucia says:

          Mendonça, parabéns pelo seu post! Me animei com a idéia para tentar acelar um pouquinho meu acúmulo de milhas. Só me confirme se eu entendi… Vc tem por exemplo uma fatura de R$10 mil que, ao ser paga, te rende cerca de 8.000 pontos/milhas (considerei dólar a R$2,50 para facilitar –> ou seja, um gasto de USD 4.000 x 2 pontos/dólar gasto = 8.000 pontos). Daí em vez de pagar a fatura com dinheiro da conta corrente, você paga com um segundo cartão de crédito para sempre estar gastando R$10 mil sem ter que de fato comprar coisas novas ou pagar novas contas??? É isso??? Agradeço se responder!! 🙂

    • Eu ja estou considerando a troca de cartao de credito por este motivo ha meses… Tenho um visa platinum e pensei em cancelar o mastercard (que pedi international por conta das anuidades) e pedir um tam itau platinum, vc acha que vale a pena? Ou teria que ser um do banco do brasil? Eu so to meio receosa pq apesar de viajar de tam sempre, ja percebi que nao da pra usar as milhas para upgrade, somente para emissao. Prefiro acumular no programa da delta ou star alliance, dai acho que eh mais vantagem pontuar no smiles ne?

    • Vou cobrar esse review em Mendonça? rs
      Abraço!

    • Adriano says:

      Não entendi muito bem o macete?ou vc gasta este valor(59000,00) para acumular estes pontos?
      Att

    • Leonardo Cassol says:

      Muito bacana Mendonça! Uma outra dica é utilizar lá cartões do banco Santander que cobram apenas R$ 10 por conta paga, sendo ainda mais vantajoso do que o do Banco do Brasil! Assim é possível acumular muitas milhas. Mas isso é apenas para quem tem um bom limite no cartão. Ou seja, não da pra todo mundo fazer. Parabéns!!!

      • Cassio Bittencourt says:

        Ola Mendonça, Leonardo e colegas do MD, tenho uma dúvida e creio vocês poderem me ajudar. Tenho cartões Platinum do Santander e no site de resgate dos bonus “Programa SuperBonus” todas as opções de emissão tem que ter uma parte paga em cash. Para utilizar apenas os bonus sem pagar nada serei obrigado a transferir os pontos para outro programa ? Ou há possibilidade de eu emitir passagens apenas com os pontos ? Pesquisei agora o mesmo trecho citado GIG-MAD em Setembro pela Iberia na executiva e aparece no Programa SuperBonus por 191.000 bonus + R$ 4.000,00 (6 x R$675,00)…. no site da Iberia estao pedindo R$ 7.380,00….

        • Cassio, o mais indicado é você passar as milhas para um programa de companhia aérea mesmo, como TAM, GOL, Azul, TAP, LAN ou Delta

        • Cassio, está caro. Transfira para uma Cia, mas antes pesquisa qual tem a melhor opção nas datas que você deseja. Lembre-se que você vai precisar de alguns dias até os pontos entrarem. Então tente fazer uma reserva. Se não for possível (depende da Cia), é importante ter um plano B, pois uma vez transferidos os pontos não retornam para o cartão de crédito. O santander costuma creditar os pontos na TAM e GOL em 2 dias úteis.

      • A tarifa do cartão Santander para pagamento de contas já aumentou faz tempo!!!! Antes eles nem cobravam IOF, mas agora sim.
        O limite diário, por conta, é de R$ 3.000,00 e a cada pagamento tem uma nova tarifa de R$ 19,90
        Ou seja, se forem fazer isso, que faça com tarifa de R$ 1,50 do BB, mas façam logo, pois logo em breve esta tarifa irá aumentar.
        Eu fazia isso muito mesmo, mas tinha chegado a conclusão que não valia a pena, agora vou rever meus conceitos…

        • Mendonça Júnior says:

          Marcelo, no Santander tem a opção do Santader Free, que não cobra tarifa alguma para pagamento de contas. O ruim é que pontua 1 para cada R$ 3,00. Mas com o dólar ao preço que está e a tarifa de R$19,90 dos outros cartões, acho que vale à pena.

          • O American Express também tem um cartão que não cobra tarifa – o Gold Credit – e oferece pontuação melhor – um ponto por dólar se não me engano

          • Alexandre-CGR says:

            Denis, você já utilizou esse serviço do Amex?
            Liguei lá e a resposta que obtive foi que não pontua e que as taxas a serem pagas seriam definidas no momento do pagamento.
            Meu cartão é um Platinum Credit, não imagino que exista essa diferença entre cartões da linha crédito.

            abraços

          • Eu tenho esse cartão, Alexandre. Não uso porque acumula pouco, mas é um back-up interessante caso não consiga isenção da anuidade! =) http://www2.americanexpress.com.br/cartao_informa

          • Sim Mendonça, eu conheço e uso o Santander Free, mas era bom mesmo na época que sai totalmente FREE, mas agora, com o IOF e essa questão de R$ 3,00 = 1 pontos, acho que não vale a pena.
            Já que se vai pagar IOF, que pague pra ganhar mais pontos, como você explicou no brilhante texto que fez pra gente ai em cima, aí sim, mesmo pagando a anuidade de R$ 348,00 vale a pena.

    • Olá, eu comprei com milhas (através da Gol/Smiles) um bilhete GIG/MAD/LIS ida e volta com Ibéria. Como meu cartão é o Santander tive de transferir para a Gol (não há acordo Santander Iberia) – acabei aproveitando uma bonificação do Santander e minhas passagens, para economica, sairam por mais ou menos 56.000 milhas – vale dizer que o mínimo de ptos constante no site é 35.000 ptos cada perna. Eu tentei fazer algum pedaço surface para poder voltar MAD/GIG mas estava bem claro que isso não era possível (no open-jaws allowed). Escrevo pq gostaria de saber como posso conseguir obter uma passagem business pela qtde de mlhas que você relatou e, tb como faço para emitir chegada na Europa num local e pto de retorno para o Brasil diferente da chegada. Desde já agradeço.

      • Leonardo Cassol says:

        Maria,
        O Smiles tem restringido muito a utilização das milhas em cias parceiras. Nao tem segredo. Tem que tentar muito e variar as datas. Mas na alta temporada eh bem complicado mesmo. Tente comprar o upgrade. Emitindo pelo Smiles eh possível comprar a ida separado da volta.

    • Rodolfo says:

      E ai galera?

      Eu também virei uma "milionário de milhas"!!!
      Começou em 2006 quando os cartões da Credicard ainda tinham pagamento de conta, depois fui pro Itau por um curto tempo e Santander. Acabei em 2010 com o Smiles do BB. Foram 4 anos de muita alegria…
      Sou funcionário publico, tenho limites bem altos e comecei a pagar todos os meus títulos no cartão de crédito. Quando percebi a mina de ouro que era, comecei a pagar mais títulos, meu irmão tem uma empresa e pedi a ele pra me ajudar; ele me transferia o dinheiro e eu pagava o título pra ele no meu cartão. Comecei acumulando 2, 3 mil milhas e no final eu cheguei a 350 mil milhas num ano… Eu não dava conta de viajar tanto, mesmo só voando de primeira classe (quando tinha disponível). Como tenho 30 dias de férias mais o recesso eu conseguia fazer uma viagem pra Europa e outra pros USA dentro de um ano… Sobrava muitas milhas. Em 2009 eu tinha mais de 500 mil sobrando, fiz uma viagem de 38 dias pela Europa totalmente Free. Paguei a passagem de 4 amigos em Executiva e eles pagaram minha hospedagem e transporte. Só gastei com comida. Foi sensacional!!!

      • Rafael S says:

        Acontece que em maio de 2011 recebi uma carta da Receita, pedindo que eu fosse explicar como eu pagava faturas tão altas que não competiam com meu salário. Referente aos anos de 2009 e 2010!!! Juntei todos os documentos e levei lá. Demorou quase um ano pra acabar esse tormento e mesmo explicando tudo e provando tudo, recebi um multa de 15 mil reais. Eu não aceitei e recorri.

        Eu sei que mesmo que eu pague essa multa, não chegaria de a 20% do que eu usufrui de graça com essa "bocada" de acumular milhas com pagamento de contas. No entando, resolvi parar com tudo logo que o problema apareceu.

        Resolvi contar isso aqui pra vcs ficarem espertos…
        NÃO PAGUEM faturas acima do que ganham!!!

    • Maria Elisa says:

      Olá
      Somente o CC SMILES BB platinum que pontua em dobro? Os meus são : Visa BB Platinum e Mastercard BB platinum, porém não são cc Smiles.
      Grata pela resposta
      mare

  • Henriqur says:

    Tenho 160.000 milhas da TAP, nunca consigo usar, alguma dica? Obrigado.

    • Leonardo Cassol says:

      Você pode emitir 2 passagens a econômica ou 1 na executiva pela Tap ou empresas membros da Star Alliance. Ligue para o Victoria para receber uma orientação específica. Se comprar uma passagem paga nas tarifas mencionadas você pode usar as milhas par fazer o upgrade.

    • Marina says:

      Vc tem que tirar as passagens com bastante antecedência,pelo menos se for pelo site.A disponibilidade deles é meio louca…as vezes aparece com menos antecedência.mas é muito fácil,só as taxas é que são meio salgadas!Boa sorte!

    • Com 160.000 milhas você pode solucitar a emissão de bilhete ifa e volta na classe executiva para qualquer ponto que a TAP opera na Europa.

    • Julio says:

      O inconveniente do programa Victoria da TAP é a taxa de cerca de 200 euros para emitir passagens para a Europa, por bilhete. A disponibilidade até que é boa, conseguindo ida e volta por 80.000 pontos, mas o custo benefício é ruim, pois ainda tem as taxas de embarque. Sabe como eu gastei meus 160.000 pontos? Transferi mais 5.000 pontos e com o total de 165.000 emiti três passagens para os EUA, sendo 55.000 cada bilhete, voando United. A emissão é feita por telefone somente, mas a taxa é de apenas 25 euros, mais taxas de embarque. Mais ou menos 67 euros no total por bilhete. A vantagem é que você pode fazer as consultas de bilhetes premio direto no site da United e depois ligar no 0800 do Victoria e emitir os bilhetes. Gostou da dica? Abs.

  • Primeiramente, achei esse post muito bom e explicativo. Eu so viajei de Executiva 2x na vida (pela Air France e Delta, ambas mto boas). Na Air Frnace foi upgrade de overbooking. Era lua de Mel, chegamos bem cedo para o check-in e fomos os primeiros da fila. Na Delta foi pagando mesmo mas vale cada centavo. Eu viajei algumas vezes pela KLM e fiquei com uma duvida. Eu nao faco parte do programa deles especificamente, porem eles dao varias opcoes de acumular a milhagem em planos de outras cias. eu sempre escolho a Delta. Sera possivel fazer upgrade na KLM com os pontos da Delta?

  • Rafael Pina says:

    É Cassol, dando show como passageiro, kkkk Vou viajar de Qantas agora e fiquei na expectativa de ter uma dica dela… mas valeu pelas dicas em geral, vou tentar um upgrade num voo de 14hs! Abs e se tiver pelo Rio avisa que tentamos um chopp!

    • Leonardo Cassol says:

      Muito bom esse video. Legal. Discordo da escolha dele: Acho a United e o MileagePlus muito melhores que American e o AAdvantage. Mas trata-se de uma escolha pessoal. Como nem todos podem voar tanto, ficam as demais dicas…

  • Leonardo Cassol says:

    Infelizmente não. Apesar de fazerem parte da mesma aliança upgrades só com milhas da própria cia aérea que opera seu voo.

  • Fernando R says:

    Já adquiri as passagens no trecho GRU-CDG-GRU pela Air France na econômica. Tenho no programa Sempre presente (Itau) 330 mil pontos. O que me sugerem fazer para tentar o upgrade para a executiva nesse vôo(somos 4 pessoas na família)? Obrigado.

    • Larissa Khouri says:

      Eu nao sei se pelo programa da para fazer upgrade direto para cia aerea. Pontos no cartao eh diferente de milhagem em cia aerea. Eles tem postado aqui sobre essas promos de transferencia de pontucao para cia aerea, pq em geral, eh cobrada uma taxa desses pontos na transferencia. Se for 1 pra 1, vc consegue transferir para a cia aerea q vc emitiu os bilhetes e dai tentar upgrade para a executiva para a familia toda. Mas note que nao sao todas as cias que dao o beneficio de upgrade para outros viajantes que nao o proprietario dos pontos. Se eu fosse vc, ligaria para a cia e tb para o cartao e recolheria o maximo de infos possiveis para ter certeza que vai rolar.

    • Se conseguir comprar direto é melhor e mais garantido. Tem que pesquisar as datas para conseguir o mínimo de milhas exigido para passagem na Executiva. É possível. Boa sorte!

  • Amanda says:

    Há um tempo vi um vídeo de um cara dando dicas tb… uma que nunca esqueço é a seguinte: Reserve o assento da saída de emergência. Caso o vôo vá lotado, quando os comissários vierem te perguntar se caso acontece algum acidente,você será capaz de abrir o saída, você responderá que não. Ou seja, se a classe econômica está lotada, os lugares que sobram são as classes superiores. Não sei se de fato funciona, mas achei genial. rs

    • Mar says:

      Será? Nesse caso eles poderiam convidar o passageiro para ir a classe executiva na hora da aterrissagem e pouso,e depois a retornar a econômica.Já fizeram isso uma vez na Air Canada.

    • Leonardo Cassol says:

      Seria ótimo. Mas nesse caso eles trocam você de assento com alguém da econômica que esteja habilitado. kkkk

    • Papel AluMINION says:

      É fria isso, pq normalmente a saída de emergência é bem mais espaçosa e corre o risco de vc ser trocado por outra pessoa da classe econômica e voar mais apertado.

  • Paula says:

    Eu comprei executiva na TAP numa promoção por 50mil milhas ida e volta!!! Comprei dia 14/3!!!

  • Demetrio says:

    Olá Leonardo.
    Você tem conhecimento do UpGrade na British?
    Estou indo pra HK no sábado e comprei Econômica Premium.
    Será que consigo Upgrade pra Business no CheckIn?

  • Laisa says:

    Boa noite,
    É possível conseguir um upgrade na Delta com milhas skymiles?
    E se necessário, posso complementar em dinheiro?
    Obrigada! Excelente post!

  • Laisa says:

    Boa noite,

    Excelente post!

    Gostaria de saber se é possível obter o upgrade na delta com skymiles.

    Se necessário, posso complementar em dinheiro?

    Aproveitando, é possível transferir milhas do AAdvantage para outro programa de milhas?

    Obrigada!

  • Um dos melhores posts que já li, respondeu tuuuudo o que sempre quis saber e nunca achava com tanta precisão…. meus parabéns!!! Excelente!!!
    Gostaria de aproveitar para perguntar se sabe algo sobre a British Airways, pois comprei um bilhete na World Traveller Plus pra daqui uns meses e queria muuuuuito um upgrade (pagaria feliz, se compensar claro heheheh), e se compensa pontuar na TAM pra aproveitar por aqui depois (como não viajo muito meu status é o azulzinho mesmo hahahahaha)
    Brigadão de coração!!

    • Leonardo Cassol says:

      Erika, boa noticia. Pesquisei e a British costuma oferecer upgrade pago, mas apenas no dia do voo, no check-in ou no portão de embarque. Nao tem nada no site deles, mas minha pesquisa nos foruns especializados indica que isso tem boas chances de ocorrer. Outra alternativa mais garantida: upgrades com milhas British (caso você ou alguém que você conheça tenham). Regras no link http://www.britishairways.com/travel/ecredeemupgradecash/public/en_hu#

    • Leonardo Cassol says:

      BA vende upgrades no check-in e no portão de embarque. Relatos informam que se economiza comprando no portão, mas apenas em Londres isso eh possível. Quanto a pontuação, se nao tiver milhas na British vale a pena pontuar na TAM. Mas verifique se sua tarifa pontua integral no 4002-5700.

    • JOHN PENNEY says:

      Tem que ter cuidado que não seja o parceiro da British (Iberia) que é uma das piores empresas que eu conheço.

  • Mar says:

    Ótimo post!!! Fiquei surpresa em saber que a UA,Delta e AA cobram em torno de US500,00 + 25,000 para o upgrade.Pensava em fazer com as milhas que tenho nessas 3 cias,mas agora me pergunto se vale a pena…Gostei + da opção de compra de upgrade na véspera.Faltou comentar que a TAP tem taxas nada amigáveis tb.
    Parabéns ao MD e ao Fábio pelo post!!!

  • Tatiana says:

    Viajei de business elite na delta primeira vez com aquela promo no MD ano passado, foi tudo de bom! nunca mais quero andar de econômica rsrsrs.
    Mas tenho que fazer esse bem bolado senão rs

  • Ariane says:

    Olá Leonardo, mto obrigada pelas dicas. Fiquei com uma dúvida. Comprei a passagem ida e volta do GRU pra LAX pela aeromexico e no momento da compra não vi nada de upgrade. A viagem é somente em junho. Ainda consigo solicitar o upgrade? Como posso fazer? Obrigada. Ariane.

  • fernanda says:

    Estou viajando com mais uma pessoa pela Etihad, é possivel apenas uma pessoa conseguir o upgrade?
    Neste caso, viajaríamos separados?

    ótimo post!!!!

  • Excelente post, parabéns.

    Porém, fiquei com uma dúvida.

    Devo ir para os EUA de American esse ano e tenho umas 15 milhas AAdvantage. Será que consigo upgrade p executiva com essa quantidade (pretendo ir p Miami)? além disso tenho mais 15 mil de TAM Fidelidade, será que dá?

    Obrigado

  • Danielle says:

    Adorei a matéria. Você teria dica para upgrade da Alitalia?

  • Lorena says:

    Viajei agora no dia 02/04 com a Gol, os assentos da saída de emergências voaram vazios e eles não liberaram para mim e meu marido que tem 1,95m de altura. E sou cliente Smiles e tenho o cartão de crédito Smiles Gold.
    Achei lamentável.

  • Ernesto Lippmann says:

    Leonardo, excelente post, e fica a sugestão de trocarmos ideias sobre lançes de e valores pagos em upr grades, inclusive para a economica plus. O que voce acha da ideia.?

  • Alguém providencia uma medalha de Honra ao Mérito para autor do post Leonardo Cassol e pelo comentário do Mendonça Júnior sobre o pagamento de contas com o Smiles e de como economizar com o IOF.
    Amo esse Blog, e o melhor é que ele é feito por nós, leitores. Então parabéns pra gente =D

  • JOHN PENNEY says:

    Homens!! É uma vantagem sempre ser bem vestido, sobre tudo com GRAVATA Hermes ou similar!!!!!

  • JOHN PENNEY says:

    Outra dica que funciona a vezes: compre "Business" para o seu parceiro (a) e "Econômica" para Você. O preço de 'upgradar' (qué palavra maravilhosa) pode ser muito menos ou, as vezes, é quase automático!!!

  • Paulo Almeida says:

    Um dos melhores posts do MD de todos os tempos. Excelente dica do Mendonça.
    Parabéns!!!

  • Vinicius says:

    Como o autor do post conseguiu status Dynast Flyer Emerald China Airlines? Uma empresa tão distante do Br. Status Match? Passa o caminho das pedras ae! :))

  • Doris says:

    Olá

    Depois de ler tudo o que já foi escrito sobre esse post, ainda tenho duvidas em qual cartao devo acumular milhas para upgrades. Alto e claro, onde é melhor? Tenho acumulado no TAP VICTORIA, transferindo do Itau platinum. Já fui com a família para a Europa de econômica e vou em setembro novamente de executiva. Comprei tarifa econômica e fiz o upgrade com as milhas. Até agora , tudo certo, mas vocês aconselham mudanças no meu modo de acumular milhas?

  • Glaucia says:

    Só não entendi a parte de ficar "jogando" a dívida de um cartão para o outro todo mês. O Mendonça Júnior paga a fatura de um cartão num segundo cartão alternando os meses para sempre estar acumulando as 50 mil milhas (quer dizer, ele não deixou claro quanto coloca na fatura mensal… hehe)?!

  • Thaís says:

    Leandro, adorei todas as informações do texto, parabéns! Fiquei com uma dúvida, se eu tirar passagens da air france com milhas smiles eu consigo o upgrade pago ou só pode pagar pelo upgrade que pagou as passagens?

    • Leonardo Cassol says:

      Thaís, é possível sim. A Air France realmente não disponibiliza essa informação no site, mas pesquisem em fóruns especializados e conversei com um amigo que é passageiro frequente. Em ambos os casos a informação é que passagens emitidas com milhas são elegíveis para o upgrade pago. Boa sorte!

  • Flavia says:

    Excelente post! Parabéns! Gostaria de saber como funciona a British airways. Muito obrigada.

    • Leonardo Cassol says:

      A British costuma oferecer upgrade pago, mas apenas no dia do voo, no check-in ou no portão de embarque. Nao tem nada no site deles, mas minha pesquisa nos foruns especializados indica que isso tem boas chances de ocorrer. Outra alternativa mais garantida: upgrades com milhas British (caso você ou alguém que você conheça tenham). Regras no link http://www.britishairways.com/travel/ecredeemupgr

  • WL says:

    Mas agora com o tam fidelidade azul se pode pedir upgrade, não? Agora é Ruby.

    • Leonardo Cassol says:

      Não. Apenas Vermelho Plus e Black tem direiro ao upgrade cortesia. O Azul/Ruby permite maior franquia de bagagem e bônus de 25% de milhas voadas, dentre outros benefícios, cuja lista infelizmente não inclui esse.

  • Vivian says:

    Olá obrigada pelo post.
    Queria saber se consegue me ajudar. Viajo em julho pela Ibéria, saindo de São Paulo para Paris, com uma conexão em Madri. Tenho 160.000 pontos acumulados no cartão Itau Platinum. Gostaria de fazer um upgrade, mas não tenho ideia como. Me da uma mão?
    Obrigada

    • Leonardo Cassol says:

      Vivian, Ibéria apenas comprando o upgrade ou tendo um bilhete nas tarifas Y, B, H (as tarifas mais caras) e usando o IAvios (Milhas do Iberia Plus – Programa de Fidelidade da Iberia). Outra opção seria emitir direto com milhas na Executiva (você tem a pontuação suficiente para 2 passageiros), transferindo os pontos para a TAM e emitindo dentro da Aliança One World. Porém, como a viagem é na altíssima temporada, verifique com a TAM antes a disponibilidade, pelo 4002-5700.

  • Tiago says:

    Uma coisa que não está claro para mim (nem o site da TAM diz): o upgrade para cartão vermelho plus e black vale para quando o bilhete é emitdo em classe econômica USANDO MILHAS?

    • Leonardo Cassol says:

      Tiago, excelente pergunta! Realmente essa informação não consta no site da TAM. Confirmei na Central de Atendimento e informaram que é permitido. Boa notícia.

  • Vivian says:

    E ao Leonardo, acha q consigo?
    Obrigada

  • Jordão says:

    Excelente post.

    Estou na "fila de espera" para upgrade na TAP. Comigo está meu filho, um bebê. Será que tenho chance?

    .

  • Ana says:

    Tem como fazer upgrade com milhas smiles pela Air France?

  • Andre says:

    Infelizmente pelo telefone fornecido não foi possível obter nenhuma informação. Os atendentes não têm a menor idéia do que seja isso. Ou então são instruídos a fingir que não sabem. Por e-mail também não deu certo. Afirmam desconhecer isso. E agora?

  • Silvano says:

    Parabéns pelo post. Muito interessantes as dicas. Já tentei pela tam com pontos, mas não foi possivel. Em uma das viagens que fiz para Orlando, foi oferecido um upgrade operacional, aquele que vc compra. Viajo normalmente duas vezes por ano em férias, normalmente eu minha esposa e minha filha. Em Maio desse ano, fiz uma viagem para Europa ( ida Londre e retorno Milão ) somente eu e minha esposa para comemorar aniversario de 15 anos de casados, e para essa ocasião comprei os bilhetes pela executiva. Não existe compração. Realmente é tudo diferente. Se a pessoa tiver condições financeiras e não for um misevavel, tem que viajar na executiva sempre. Um abc

  • Leonardo says:

    Cara eu já li seu post umas 3x haha. Viajei de executiva na Qatar semana passada e fiquei chocado. Antes só tinha viajado na exec da Iberia e NAO TEM COMPARACAO. Vc tem ideia de qnto custa um upgrade na Qatar pra executiva? Emiti esse outro bilhete pelo smiles também mas na econômica. Vou viajar em fev/2015

  • jose says:

    Nao entendi onde olho no site da American
    Fui em travel options e ali nao tinha nenhum topico relacionado a upgrade

  • Jéssica says:

    E se vc cometeu o erro de fechar as passagens pela decolar (sim, acabou acontecendo pq a tarifa era mais baixa, por incrível que pareça), consigo comprar o upgrade da united no site deles 1 dia antes ou no check in??

  • Andrea says:

    Comprei as passagens da emirates pela decolar, como faço?!?!

  • Estou cotando passagem para viagem em março/2015 e a tarifa mais em conta é da DELTA no site Submarino Viagens, porém vi mtas reclamações da Delta e me deixa insegura, pois estarei viajando tb com meu filho de 1 ano no colo que fica bem mais barato.
    Alguém tem alguma dica para upgrade de assento? Vi que existe uma classe chamada Economy Comfort, alguém conhece ou tem experiencia?

  • Aconteceu comigo diferente.. Eu comprei bilhete na econômica da LAN no trecho GRU-SCL por uns 200 reais na época (o trecho) antes de fazer a fusão com a TAM e por algum motivo que ainda não sei até hoje, me botaram na executiva. O voo nem estava cheio e tomei uma baita surpresa quando vi que o número do meu assento era na executiva. Eu tinha feito o check-in on line porque eu não ia despachar bagagem, e também nem me atentei pro número do assento, só me espantei na hora de sentar. Não questionei nem nada, óbvio, aproveitei a viagem, que por sinal, foi ótima. Não sei se foi algum 'sorteio' na hora do check-in ou algo parecido, enfim, até hoje não sei.

  • Marcella says:

    E Quantas? Viajo em maio/15. Obrigada.

  • Fábio says:

    A pior parte hoje em dia é que as tarifas por preços que consideramos "justos", são cada vez mais as tarifas mais restritas. Pontuam cerca de 25% a 50% e não permitem upgrades, na maioria das vezes nem comprados com milhas ou com dinheiro. As tarifas que pontuam no mínimo 100% e permitem upgrade muitas vezes são quase o dobro e tem pouca diferença entre uma tarifa executiva onde vc pode pontuar cerca de 150% a 200% dependendo do seu status. No fim das contas. Se a tarifa paga for muito barata e restrita não vale a pena gastar com upgrade e pontuar pouco. As vezes vale a pena uma tarifa mais cara, ou mesmo uma passagem em classe superior, que alem do conforto, pontua muito mais e te permite acumular mais pontos e assim ter acesso à emissão em classe superior nas próximas viagens.

  • gisele says:

    Tenho 110 mil milhas na Tami fidelidade. Consigo emitiraté quantos bilhetes ida e volta…estou indo viajar daqui 1 mês, vamos em 2 adultos e 2 crianças sendo uma no colo. E possível conseguir comprar pra todos nesta quantidade de milhas?

    Obrigada

  • gisele says:

    Pra os EUA saído de SP. DESCULPE , havia esquecido demmencionar .

  • Luciana says:

    Cuidado com a Alitalia. Em Roma nos ofereceram upgrade no checkin. O atendente nos mostrou assentos na Executiva e todo tempo falou que o upgrade era para Business. Resumindo uma longa historia, ele nos cobrou em duplicidade e o "upgrade" foi para a Economy Premium. Nunca conseguimos jma solução da Itália. Espero que com a sua venda o serviço seja mais transparente.

  • Pamela says:

    Não entendi direito como funciona com a Tam…. Eu uso as milhas para "comprar" o upgrade, ou por eu ter milhas consigo de graça solicitando com antecedência?

  • Alan says:

    Alguém sabe se a gol voo de GRU para Miami tem classe executiva e se da para fazer upgrade ?? Obrigada

  • Conrado says:

    Viajei de Etihad recentemente e recebi o e-mail de leilão de upgrade. Entretanto, a oferta inicial era de 4 mil dólares! Continuava mais barato do que comprar a passagem diretamente nas classes superiores, mas ainda assim muito caro.
    No balcão, na hora do checkin, o mesmo upgrade me foi oferecido por mil dólares. Uma pechincha, considerando o trânsito de 26 horas até o destino (1 hora e 40 de conexão) e a qualidade e conforto da primeira classe e executiva da Etihad.

  • Alexandre says:

    Com relação a companhias aéreas, acho isso um desperdício de grana.
    É bem mais interessante comprar uma passagem simples de trem na Europa, dirigir-se ao vagão executivo e durante a checagem, em que vêem que sua passagem é para a convencional, fazer o upgrade na hora, apenas passando o cartão.

  • Andre Stein says:

    Tenho 36.000 milhas da Delta "PARADAS". Recentemente comprei passagens para MIA (maio/2015) e estava crente que conseguiria um upgrade (mesmo em vôo interno), mas não consigo devido à classe das minhas passagens.

  • Priscila says:

    Alguma dica na British?

  • milena says:

    ola comprei 3 passagens pela tap sem ser por milhas sera que consigo fazer algo pra conseguir esse upgrade pra executiva?

  • Michelle says:

    Comprei a passagem pra NY, a ida é pelo horário de Brasília e a volta pelo horário de NY?

  • FFFEIJO says:

    Tentei fazer o up grade, mas segundo informado pela TAM, o up grade cortesia so pode ser solicitado por passageiros com cartão Vermelho, Plus ou Black.

  • Bruno_piruka says:

    Leonardo,

    Sei que o tópico é antigo, mas como acabei de virar Comodoro na Lan, estou com uma dúvida sobre os Upgrades.

    Eu li no site deles que o Upgrade vale para bilhetes emitidos com Km LanPass… minha dúvida é se o upgrade pode ser solicitado para bilhetes emitidos com milhas pelas parceiras???

    Abração e excelente matéria

  • Gerson Forgiarini says:

    Ola vc tem algum conhecimento de upgrade na alitalia?

  • Katia says:

    Existe a possibilidade de se pagar pelo bilhete na economica e solicitar o upgrade para executiva na Delta somente com milhas, sem colocar dinheiro a mais? A Delta tem até um award chart dizendo qtas milhas são necessárias para o upgrade, mas não sei se na prática funciona… Meu interesse seria um voo EUA – Italia – EUA

  • Fernando Manfredini Ferreira says:

    Bom dia Leonardo e obrigado pelas dicas. Gostaria de fazer o upgrade utilizando milhas, mas não sei como fazer. Vou voar pela Singapore até a Indonésia, mas elas ainda estão como pontos em cartão e preciso transferir para algum programa específico. O problema é tentar encontrar uma explicação de onde transferir. Quando acesso alguns links, não são conclusivos de como fazer esse upgrade. Existe algum telefone específico para isso? Outro detalhe que acredito ser importante é que vou fazer duas escalas em Barcelona e em Singapura. Esse upgrade vale para todas as escalas? Abraços.

  • Rafael says:

    Tenho um voo marcado para os EUA no próximo mês pela Delta. As passagens foram emitidas com milhas do Smiles.

    Consegui o Medallion Platinum no SkyMiles utilizando meu cartão Smiles Diamante pelo Status Match Challenge.

    Com o nível Platinum já marquei os acentos conforto, mas não achei nenhuma opção para solicitar upgrade para business.

    Nos bilhetes, tanto de ida como de volta (emiti separado), aparece a informação “not upgrade eligible” nos trechos internos mas não no trecho internacional (GRU-ATL na ida e ATL-GIG na volta).

    Gostaria de saber:

    É possível solicitar o upgrade para business como esta escrito no site da Delta, ou tem alguma restrição por eu ter emitido com milhas Smiles?

    Se for possível, como funciona esta solicitação?

  • Andre Urbano Jr says:

    Upgrade com milhas na TAM é uma piada de muito mau gosto. Para fazer um upgrade de classe economica para executiva você tem que comprar a Economica Plus, MUITO mais cara que a básica, e mesmo assim você só tem uma chance minúscula de conseguir a aprovação, e só sabe disso depois que comprou a tal da tarifa PLUS. Em resumo, um lixo de programa de fidelidade, e por essas e outras que torço para a AZUL crescer cada vez mais, pelo menos lá o passageiro/consumidor é respeitado.

  • Natalia says:

    E na Azul como funciona??

  • Iwan Aguiar says:

    Voando de BSB 10/10/2015 Pra Miami ,supreendentemente na hora do embarque atendente me informou que eu tinha recebido um UPgrade e que meu novo assento era 1D.O vôo estava Super Lotado,com certeza foi Over.
    Como sou cartão Vermelho, tive a sorte de receber o Benefício. Em Véspera de Feriado também Funciona 🙂

  • Cristina Olivera says:

    Não entendo a TAM! Tentei fazer upgrade da econômica para a executiva no mesmo dia, no mesmo voo só com mudança de Classe e eles querem me cobrar 150 USD de multa e mais o valor das diferenças de tarifas!!!! Por passageiro que conste da reserva!!!!! Vc quer gastar mais e eles te cobram uma multa?!?!?!? Não entendo!!!

  • Léo Ramalho says:

    Clientes Lifemiles ( Avianca Colombiana)Elite Gold ou superior recebem o upgrade gratuito conforme disponibilidade. Fui varias vezes pra Colombia de executiva e tambem 1 vez para NYC. O bom é que alem de vc ganhar, se tiver mais uma pessoa voando com vc na mesma reserva, essa pessoa tambem ganha. Isso vale tambem pra quem comprar as passagens com milhas, que apesar deles nao divulgarem, basta vc mandar um email para a Avianca solicotando o upgrade. Conforme o nivel elite, mais horas antes do voo vc ja pode ser contemplado. No meu caso eu era Gold e sempre 72h antes ja recebia o beneficio. Quem era Diamond poderia receber ate 120h antes, limitando assim as chances das categorias menores.

  • Fred says:

    Seguir as dicas e a acabei de fazer um upgrade para a executiva num voo da air france pagando 1800 reais a mais deu overboking no voo

  • Mike U says:

    Sou 1K com a United e tenho alguns tickets de upgrade eletronicos que vencem no dia 31 de janeiro. Estes tickets podem ser usados para fazer o upgrade para outras pessoas, desde que o ticket esteja numa classe que permita o upgrade. Como nao vou poder usar ate a data do vencimento, estou interessado em vender ou trocar. Se alguem tiver interesse me escreva: mu1234hjl@gmail.com

  • Bruno says:

    Leonardo, primeiro parabéns pelo artigo excelente que escreveu! Fiquei com uma dúvida. No caso de pax ocasional, você menciona para solicitar o interesse entre o checkin e o embarque, ou seja, você recomenda fazer o checkin normal, e depois recorrer à loja da cia para solicitar possibilidade de compra do upgrade? Ou no ato do checkin já faz esta menção?

  • Lucelena Negrucci Gibbin says:

    Eu já ganhei upgrade em 3 voos para executiva com a Delta, Luftansa e American e paguei US$ 100 da Copa.

  • hudson says:

    Já consegui upgrade na COPA, o meu voo deu overbooking e eles me colocaram na executiva da TAM, claro que tive que “brigar” um pouquinho.

  • Alysson Mendonça says:

    Olá Leonardo, muito bom este artigo, visto a data que ele foi publicado, teria como você atualizá-lo para nosso deleite!? Abraços

  • Bruno De Oliveira Gobbato says:

    Post excelente para ser atualizado. Quero saber se a Aireuropa ainda faz em alguma plataforma.

  • Rogerio Silva says:

    e na AZUL ? como conseguir upgrade ? vou em novembro 2018 recife/orlando/recife 2 adultos e 2 crianças de 4 e 9 anos… alguém aqui tem experiência com upgrade na azul ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *