17 · abril · 2018

PRÊMIO MELHORES DESTINOS 2018
CONHEÇA OS VENCEDORES

Foram mais de 68 mil participantes nas três etapas da pesquisa e 14 categorias e hoje chegou o momento tão esperado! Temos a honra de anunciar quem foram os melhores do turismo, eleitos por vocês! Quem são os vencedores do Prêmio Melhores Destinos 2018!

Como na primeira edição, no ano passado, os vencedores receberão o Troféu Melhores Destinos. A estatueta traz os símbolos que representam o MD: a lupa sempre em busca das melhores oportunidades e promoções, o avião e o marcador de destinos. No centro, porém, há um novo e mais importante elemento: um viajante! Ele representa cada um de vocês, leitores que compõem a grande comunidade do MD, em especial os mais de 68 mil participantes desta pesquisa!

O resultado que apresentamos aqui é muito mais importante do que a opinião isolada de um grupo de especialistas, é a avaliação sincera e honesta de milhares de viajantes. E dessa vez, com o sistema de votação por notas sugerido por vocês, conseguimos evitar distorções e trazer a opinião de quem usou cada serviço ou visitou cada destino. Estamos muito felizes em oferecer essas informações que certamente serão muito úteis a todos na hora de optar ou não por determinada empresa ou destino!

Mas chega de conversa e vamos ao que interessa! Ladies and gentlemen, temos a honra de apresentar os grandes vencedores da segunda edição Prêmio Melhores Destinos!

Melhor companhia aérea nacional

Mais uma vez, a Azul confirmou o favoritismo e ficou com o bicampeonato. Sem surpresas aqui: a Azul já havia vencido o Prêmio MD no ano passado e lidera o Ranking de Melhores Companhias Aéreas desde a sua criação. Os modernos aviões Embraer, ATR e Airbus, o serviço de bordo e o sistema de entretenimento com TV ao vivo são alguns diferenciais da companhia, que alcançou média 7,86 na opinião dos leitores. A Avianca Brasil, que ano passado havia ficado em terceiro, dessa vez ficou com a medalha de prata, com média 7,44, enquanto a Latam ficou em terceiro (6,08) e a GOL em quarto (5,79).

VENCEDOR
7,86
7,44
6,08

Veja o ranking completo e os destaques da pesquisa sobre as melhores companhias aéreas na opinião dos leitores do Melhores Destinos

Melhor companhia aérea internacional

Mais um bicampeonato! A Emirates conquistou o título pelo segundo ano seguido e com todos os méritos: foi a melhor em quase todos os quesitos e terminou com a média 8,70! Mas a disputa foi acirrada com outra companhia cinco estrelas: a Qatar Airways ficou com a segunda colocação, apenas 0,03 pontos atrás da campeã! Além de ter notas próximas em todos os quesitos, ela superou a concorrente no custo benefício. Em terceiro, uma brasileira! A Azul teve média 8,55 em seus voos internacionais!

VENCEDOR
8,70
8,67
8,55

Ainda de acordo com a votação dos leitores, algumas companhias receberam destaque regional. Além de Emirates e Azul, a Ethiopian foi eleita como melhor companhia africana e com melhor custo benefício. Na América do Norte, a Air Canada conseguiu superar as gigantes americanas e teve a melhor avaliação, assim como a Turkish na Europa e a Aeroméxico na região da América Central, México e Caribe.

Azul

América do Sul

Emirates

Oriente Médio

Ethiopian

África

Air Canadá

América do Norte

Aeroméxico

A. Central

Turkish

Europa

Ethiopian

Custo benefício

Melhor programa de milhas internacional

Vice-campeão no ano passado, o TAP Victoria foi eleito o melhor programa pela maioria dos leitores, com média 7,30. Uma grande pena que o resultado dificilmente se repetirá no ano que vem, já que o programa fez um reajuste de suas tabelas que foi bastante prejudicial aos participantes. Na segunda colocação ficou o Emirates Skywards com média 7,17, seguido pelo Qatar Airways Privilege Club, com 7,05. O Latampass, que no ano passado foi o campeão da categoria, dessa vez ficou em quarto, com 6,94. E o AAdvantage? Campeão absoluto nas duas primeiras edições e terceiro na última edição, o programa da American Airlines continua sofrendo os efeitos das duras mudanças que prejudicaram os participantes e ficou com uma modesta 11ª colocação.

VENCEDOR
7,30
7,17
7,05

Melhor programa de milhas nacional

Uma das categorias mais disputadas do Prêmio MD e uma das primeiras que começamos a avaliar há vários anos! E não é que tivemos mais um bicampeonato? O TudoAzul não deu chance para os concorrentes e levou mais uma vez o Prêmio Melhores Destinos com média 7,77! O destaque do programa foi o atendimento que recebeu nota 8,14 na avaliação dos leitores! Na segunda colocação tem novidade: o Smiles! O programa que no ano passado ficou na lanterna melhorou bastante na avaliação dos leitores e conseguiu uma medalha de prata com média 7,11. O Avianca Amigo completa o pódio com nota 6,80, seguido de perto pela Multiplus, com 6,73.

VENCEDOR
7,77
7,71
6,80

Veja o ranking completo e os destaques da pesquisa sobre as melhores programas de fidelidade na opinião dos leitores do Melhores Destinos.

MELHOR PROGRAMA DE PONTOS DE CARTÕES E BANCOS

Na edição deste ano trocamos a categoria de melhor banco para a de melhor programa de pontos, que é afinal o que interessa para os viajantes. E a primeira colocação ficou com o American Express Membership Rewards, com média 8,20. Uma pena que o programa não é mais oferecido no Brasil! Se serve de consolo, o substituto dos cartões Amex, o Livelo, ficou com o segundo lugar, com média 7,79. Com o fim do Membership Rewards, a Livelo pode se orgulhar de ser o melhor programa em vigor no país. Na medalha de bronze, um curioso empate entre Itaú Sempre Presente e Bradesco Fidelidade com média 7,77!

VENCEDOR
8,20
7,79
7,77

MELHOR CLUBE DE PONTOS

Uma categoria nova e muito solicitada pelos leitores, já que os clubes de pontos têm se consolidado como uma ferramenta importante para a estratégia de acúmulo e planejamento de viagens, além de oferecer vantagens interessantes. Diante de tantas variáveis e ofertas, muitas vezes é difícil escolher o mais vantajoso. O prêmio Melhores Destinos 2018 ficou com o Clube TudoAzul, com a ótima média 8,26 na avaliação dos seus participantes. O segundo lugar ficou com o Clube Livelo com 7,88, seguido pelo Clube Smiles com média de 7,77 pontos e Clube Multiplus com 7,35.

VENCEDOR
8,26
7,88
7,77

Veja mais detalhes da pesquisa sobre os melhores clubes de pontos/milhas na opinião dos leitores do Melhores Destinos

MELHOR CARTÃO DE CRÉDITO

Mais uma categoria nova para avaliar outra ferramenta essencial para acumular pontos e resgatar passagens aéreas: o melhor cartão de crédito do Brasil! O grande vencedor foi o Porto Seguro Mastercard Black, com média 8,21. Além de pontuação generosa, ele oferece vários benefícios, como acesso gratuito a salas VIP no mundo todo. Em seguida aparecem na lista dois cartões de cooperativas de crédito: Sicredi Mastercard Black com nota 8,11 e Sicoob Mastercard Black, com 8,08. Líder do nosso Ranking de Cartões de Crédito, o Santander Mastercard Black teve média 7,99 e ficou em quarto, perdendo para os concorrentes no quesito valor da anuidade.

VENCEDOR

Porto Seguro mastercard black

8,21

Sicredi mastercard black

8,11

Sicoob mastercard black

8,08

Veja o ranking completo e os destaques por faixa de renda da pesquisa sobre as melhores cartões de crédito parta viagem na opinião dos leitores do Melhores Destinos

Melhor empresa de seguro de viagens

E temos mais um bicampeão! A Allianz Mondial Assistance obteve seu segundo Troféu MD como melhor empresa de seguro de viagem do Brasil, com média 8,34! Um detalhe importante: a empresa teve a melhor nota entre os que tiveram que usar o seguro durante a viagem - 8,77! Esse quesito é essencial, afinal o que mais importa é o seguro atender bem ao viajante em caso de emergência, doença ou dificuldade! Em segundo lugar ficou o seguro de viagem da American Express com média 8,10 e em terceiro o da Sulamérica com 7,92.

VENCEDOR
8,34
8,10
7,92

Melhor locadora de veículos

A Movida desbancou a Localiza e conquistou o Prêmio Melhores Destinos como melhor locadora de veículos! Na avaliação dos nossos leitores, a companhia teve média 8,07. Criada em 2006, a locadora desde 2013 é parte do grupo de logística JSL e tem apresentado um crescimento considerável. Em segundo lugar aparece a Avis Budget, com média 7,90. Campeã do ano passado, a Localiza ficou em terceiro com média 7,77, seguida de perto pela Unidas, com 7,75.

VENCEDOR
8,07
7,90
7,77

Melhor rede de hotéis

O resultado da pesquisa de melhor rede de hotéis também traz novidades em relação ao ano passado. A rede norte-americana Hyatt conquistou o primeiro lugar, desbancando a favorita Accor, campeã do ano passado. No Brasil, a rede conta com hotéis Grand Hyatt em São Paulo e Rio de Janeiro e Hyatt Place em Macaé e São José do Rio Preto. A campeã obteve média 8,51 - apenas 0,03 ponto à frente da Accor, que teve 8,48. Hilton levou a medalha de bronze, com 8,45.

VENCEDOR
8,51
8,48
8,45

Melhor destino de viagem internacional

Mais um resultado bastante inesperado! Dentre todos os países do mundo, o que teve os visitantes mais satisfeitos foi o... Japão! Não se questionam os atrativos e o encanto gerado pela cultura milenar e tecnologia do país asiático, mas não deixa de ser impressionante a altíssima média alcançada: 9,78! Completam o pódio dois favoritos dos leitores: a sempre encantadora Tailândia (média 9,52) e Portugal (9,10), um dos países mais amados da Europa. Também se destacaram África do Sul (9,01), Turquia (8,86) e Peru (8,85).

VENCEDOR

Japão

9,78

Tailândia

9,52

Portugal

9,10

Além dos grandes vencedores, nessa edição separamos os destinos que mais se destacaram em cada região do planeta, sempre de acordo com as notas dadas pelos leitores que visitaram cada um deles. Veja aqui mais detalhes e os destaques por categoria da pesquisa sobre os melhores destinos internacionais, na opinião dos leitores do Melhores Destinos

Estados Unidos

América do Norte

África do Sul

África

Peru

América do Sul

México

A. Central e Caribe

Portugal

Europa

Japão

Ásia

Austrália

Oceania

Melhor destino de viagem no Brasil

A Serra Gaúcha está com tudo! Gramado teve nota 8,83 e foi eleita o melhor destino do Brasil pelos leitores do Melhores Destinos! O resultado é esperado, já que o destino reúne ótimas atrações para todos os públicos, a riquíssima cultura dos imigrantes europeus, belas paisagens e um povo muito acolhedor. A surpresa ficou com a segunda colocação: Bento Gonçalves teve 8,76 e deixou para trás destinos mais badalados, decretando uma dobradinha da Serra Gaúcha! Tiradentes, um dos destinos mais bacanas de Minas, ficou com a terceira colocação. Impactada pela crise na segurança, Rio de Janeiro, campeã do ano passado, ficou na 71ª posição, com a terceira pior média da pesquisa. Uma pena!

VENCEDOR

Gramado

8,83

Bento Gonçalves

8,76

Tiradentes

8,72

Sempre com base na avaliação dos leitores, também foram eleitos os melhores destinos de cada região do Brasil, além de Fernando de Noronha como destino com melhores atrações e São Paulo com a melhor gastronomia do Brasil. Veja aqui mais detalhes e os destaques por categoria da pesquisa sobre os melhores destinos nacionais, na opinião dos leitores do Melhores Destinos

Bonito

Centro-Oeste

Morro de São Paulo

Nordeste

Alter do Chão

Norte

Tiradentes

Sudeste

Gramado

Sul

Fernando de Noronha

Melhores Atrativos

São Paulo

Gastronômico

Destino mais desejado

"Se pudesse viajar para qualquer lugar do mundo, qual escolheria?". Esta era a pergunta que permitiu aos participantes soltarem a imaginação sem limites e eleger qual seria a viagem perfeita. E ela atende pelo nome de: Itália! O país europeu, famoso por destinos como Roma, Veneza, Milão e Florença, foi a resposta de 7,71% dos participantes e ficou com a medalha de ouro! Em segundo lugar, mais um destino europeu: Portugal, com 5,62%. E na terceira colocação, olha ele aí de novo: o Japão recebeu 4,94% dos votos!

VENCEDOR

Itália

7,71%

Portugal

5,62%

Japão

4,94%

Melhor agência de viagens online

Por fim, a última categoria: a melhor agência de viagens online. E como os serviços estão cada vez mais completos, dessa vez não dividimos entre as agências de passagens, hotéis e pacotes. O vencedor, com a ótima média 9,42, foi o Zarpo! A estratégia de oferecer pacotes e hotéis mais qualificados e com valores exclusivos fez com que a agência caísse nas graças dos clientes e faturasse o título, que no ano passado ficou com a Decolar. A segunda colocação ficou com a Azul Viagens (média 9,0) e a terceira com a MaxMilhas (8,96), seguida do Airbnb (8,89).

VENCEDOR
9,42
9,00
8,96

Conclusão

Queremos novamente agradecer a todos os milhares de leitores que dedicaram seu tempo para participar das pesquisas e eleger os seus favoritos. Realizar um prêmio dessa dimensão é um grande desafio e esse resultado de quase 70 mil participantes nos mostra que o Prêmio Melhores Destinos cumpre sua função: ser um importante indicativo tanto para os viajantes quanto para as empresas do setor!

Parabenizamos também os vencedores, já que não é fácil alcançar o reconhecimento em uma votação com tantos participantes e com o perfil dos leitores do MD: pessoas acostumadas a aproveitar as melhores oportunidades em suas viagens.

E então? Gostou dos resultados? Discorda de alguma categoria? Deixe sua opinião nos comentários e participe!

Tem alguma sugestão para o prêmio do ano que vem? Queremos saber sua opinião! Mande para contato@melhoresdestinos.com.br!