6 dicas importantes para ter mais conforto em uma companhia aérea low cost
6 dicas importantes para ter mais conforto em uma companhia aérea low cost
As companhias aéreas low cost estão presentes no mundo todo, inclusive no Brasil há alguns anos. Entretanto, alguns viajantes tentam evitá-las a todo custo. Muitos não curtem a experiência da viagem com menos conforto e itens com pagamentos extras. Mas você pode dar upgrade na sua viagem numa companhia low cost. Separamos abaixo algumas dicas para você aprimorar a sua próxima experiência num voo de uma empresa aérea de baixo custo.
Vale destacar que atualmente a Europa, Estados Unidos e a Ásia abrigam as maiores companhias de baixo custo do mundo, tendo a Ryanair, Wizz Air, Frontier, Norwegian, Spirit, Southwest Airlines, EasyJet e Air Asia como suas grandes protagonistas. Aqui pelo Brasil não há nenhuma empresa de baixo custo operando no mercado doméstico, mas é possível viajar para América do Sul com Flybondi, JetSmart, Sky Airline e VivaAir.
1. Sala VIP
Você é daqueles que acha que Sala VIP é só para milionário ou para passageiro de Business? Está enganado. Até voando em companhia low cost você pode dar um upgrade na sua viagem frequentando um lounge.
Os lounges ou salas VIP dos aeroportos foram criados fundamentalmente para oferecer conforto e comodidade aos passageiros frequentes das companhias aéreas e clientes que voam em primeira classe ou em classe executiva. Com o tempo, as formas de acesso à esses espaços foi sendo ampliada para usuários de outros programas de fidelidade, cartões de crédito e, em alguns casos, até para quem está disposto a pagar pelo serviço. Aí que entra o passageiro de low cost.
Os lounges estão espalhados pelo mundo tudo. Se você estiver voando numa companhia de baixo custo você aproveitar os benefícios do seu cartão de crédito para acessar salas dos programas LoungeKey, Priority Pass, Diners Club Internacional ou Dragon Pass.. Mesmos se você não tiver um cartão que lhe dê esta possibilidade você pode pagar para acessar a sala VIP. O custo varia de cada aeroporto e lounge, mas vale muito a pena se você tiver um grande tempo de espera no aeroporto.
Conheça os melhores cartões de crédito para ter acesso grátis a salas vip no mundo todo
2. Selecionar a poltrona
O que era exclusividade das companhas low cost se tornou regra na aviação. Pagar para reservar qualquer assento num voo chega até ser irritante, mas hoje é difícil fugir desta situação.
Eu não gosto muito de gastar com isto, no entanto, num voo de baixo custo a reserva de uma poltrona pode fazer sentido se você não quer ser pego de surpresa e voar sentado nos piores lugares no avião. Quando você não reserva a poltrona, a companhia de baixo custo escolhe um lugar aleatório para você no momento do check-in.
É claro que a escolha do assento tem custo extra que varia da posição na aeronave e de cada companhia aérea. Na hora de escolher leve sempre em conta:
- Proximidade do assento à frente e atrás do avião, já que as companhias aéreas de baixo custo tendem a embarcar e desembarcar tanto pela frente quanto pela parte de trás. Quanto mais perto você estiver das portas, mais rápido poderá sair do avião depois de pousar.
- Espaço para as pernas. Se você é alto, pagar por um assento com espaço extra para as pernas fará uma enorme diferença.
3. Leve seu lanche
Para economizar com a compra de lanches nada melhor do que levar o teu a bordo. Separe um espaço na tua bagagem de mão para carregar salgadinhos, sanduíche, doces, etc. Com estes itens na bolsa a economia será grande, pois os valores cobrados pelo lanchinho nas low cost são altos. Só não esqueça que você não viaja sozinho, então fique atento para não carregar alimentos com cheiro forte que podem incomodar os demais passageiros – item que está na nossa lista de coisas que você nunca deve fazer no avião.
Vale destacar que os lanches podem ser levados a bordo e passam sem problemas pelo Raio-X na segurança. Só não pode entrar com bebida ou itens grandes e pastosos, como Nutella e creme de amendoim.
4. Conheça a política de bagagem
Você é daqueles que vai para a fila de embarque com medo de que sua bagagem de mão não seja autorizada? Morre de medo de pagar taxas extras? Entao, fique atento às regras de bagagem da companhia de baixo custo. Normalmente a passagem mais barata só inclui um item pessoal, como bolsa, mochilas pequenas, etc. Se quiser levar um trolley terá que pagar extra.
Nada melhor do que saber a política de bagagem da companhia e evitar problemas e custos extras na hora de viajar. Evite passar pelo transtorno vivido pelo passageiro abaixo:
5. Leve seu entretenimento
Para passar o tempo no seu voo nada melhor do que se entreter com um filme, série, música, jogos, etc. Saiba que no voo de low cost você não encontrará nenhum serviço de entretenimento a bordo. Então, nada melhor do que fazer o download do seu programa favorito antes de viajar. Assim, a viagem será bem mais prazerosa.
Não se esqueça de levar também um suporte para apoiar o teu smartphone para não cansar a mão e o braço. Ou, se seu carregador for desse modelo, dar uma improvisada, como esse passageiro:
@melhoresdestinos 🤷🏻♂️ Você já fez alguma gambiarra em voo? Conta aí! #dicasdeviagem #aviação #pelomundo ♬ Canyons – Official Sound Studio
6. Escolha a low cost certa
Além das dicas acima para você dar um upgrade em sua experiência low cost, veja abaixo outras dicas na de escolher o seu voo:
Pesquisa – Item indispensável para quem busca pagar pouco. Procure em site de buscas e aqui no Melhores Destinos os preços das tarifas na rota e datas desejadas.
Low Cost x Tradicional – Não acredite que a passagem da low cost sempre custará menos. Pesquise, faça as contas dos itens extras e compare. Lembre-se também que ao tentar cortar custos, muitas empresas tradicionais estão operando da mesma forma que as low cost e cobrando vários itens, como bagagem despachada e marcação de assento.
Mala de mão – Leve este item em conta antes de adquirir a passagem. Algumas empresas cobram pela mala de mão e este item pesa no preço final da passagem.
Check-in – Diferentemente das companhias aéreas tradicionais, as companhias low cost cobram pelo check-in presencial nos aeroportos. Sendo assim, o check-in online é mais que obrigatório se o passageiro não quiser pagar tarifas extras.
Embarque – Entre na fila, aguarde e tente ser um dos primeiros a embarcar, assim você terá mais chances de conseguir lugar no compartimento superior para guardar a sua mala de mão.
Compra antecipada – Tente comprar a passagem com uma antecedência de 90 dias, assim você terá mais chances de garantir os melhores preços. Normalmente quanto mais perto da data da viagem mais alto será o valor.
Voos independentes – Se for marcar voos independentes com conexão fique atento aos horários. Sugerimos uma folga superior a 4 horas para evitar problemas com atrasos. Agora com o caos aérea na Europa é melhor ficar atento ao tempo de conexão e despacho de bagagem. Veja aqui dicas para amenizar e enfrentar o caos aéreo.
Serviço de bordo – Está com sede? Na maioria das low cost até o copo de água é cobrado. Todo o serviço de bordo é pago.
Portão de embarque – Não é raro as low cost ficarem nas áreas mais distantes dos terminais de passageiros. A fila para o despacho de bagagem também costuma ser maior do que o normal, já que as empresas operam com equipes reduzidas em solo.
Clubes e Milhas – Na maioria das companhias de baixo custo não é possível acumular pontos em programas de fidelidade. Em algumas outras companhias o passageiro tem a oportunidade de ficar sócio de um clube de descontos. Que só vale a pena se você viajar bastante com aquela empresa aérea.
Como encontrar passagens promocionais
Para aproveitar as passagens em promoção é preciso acompanhar diariamente as tarifas das companhias aéreas. É isso o que o Melhores Destinos faz: monitora os preços a todo instante (24 horas por dia e 7 dias na semana) e avisa os leitores sempre que encontra boas oportunidades. Não acompanhamos diretamente as passagens aéreas de Low Cost, mas alertamos sobre as grandes promoções. Para ser avisado gratuitamente sobre as promoções não esqueça de instalar o aplicativo do Melhores Destinos ou assinar nossa newsletter.
Vale a pena voar com companhias low cost?
As companhias low cost vieram para ficar e você deve experimentar. Já viajei em várias e mostro no vídeo abaixo como é fácil viajar gastando pouco em low cost na Europa. Sempre fui bem atendido, com conforto razoável, sem atrasos e, o melhor, pagando pouco. Para quem busca uma forma econômica de viajar as companhias Low Cost são uma bela opção. É claro que você deve pesquisar bastante, comprar com antecedência, comparar preços, custos do transfer até o aeroporto, fazer check-in online e, principalmente, não levar malas e não adicionar itens extras que encarecem o valor da tarifa.