logo Melhores Destinos

Férias para tirar ainda em 2020? 8 sugestões de viagens e programas para relaxar (mesmo em uma pandemia)

Bruna Scirea
30/08/2020 às 6:21

Férias para tirar ainda em 2020? 8 sugestões de viagens e programas para relaxar (mesmo em uma pandemia)

Certamente você tinha planos incríveis para 2020. Iria para a Europa, pisaria pela primeira vez na Ásia ou estava ansioso por aquela viagem dos sonhos, que acabou ficando só nos sonhos mesmo. A pandemia chegou, fronteiras se fecharam, voos foram cancelados e os planos deram espaço a este emaranhado de incertezas. Estamos todos na mesma. E boa parte de nós, com dias de férias em aberto para tirar ainda em 2020 – sem saber direito o que fazer com elas e, por outro lado, com a certeza de que os dias de folga seriam bem-vindos.

As opções estão mais limitadas e a insegurança ainda faz parte do nosso dia a dia, mas a boa notícia é que colocando a cabeça para funcionar encontramos muitas boas opções do que fazer e destinos para viajar com segurança. Não precisa ir muito longe, dá para viajar de carro, ser turista na própria cidade, escolher um hotel bacana ou se isolar em meio ao que temos de mais lindo no nosso Brasil: a natureza, seja em parques nacionais ou regiões praianas. O importante é descobrir um jeito de relaxar – o que muitos de nós estamos precisando neste momento. Claro, sem se aglomerar.

Seja um turista na sua própria cidade

Para quem não tem muitos dias de férias, mas pretende dar um tempo do trabalho ainda neste ano, uma boa opção pode ser virar um turistas na própria cidade em que mora. Nas capitais, há sempre muito o que fazer: atrações nunca visitadas, ruas e bairros ainda não conhecidos e uma imensa variedade de restaurantes a serem descobertos. Talvez você sempre tenha tido vontade de se hospedar em determinado hotel e acordar com um café da manhã daqueles… pois esta pode ser a hora.

Mudar a rotina, visitar um mercado ou uma feira diferente, encontrar um novo lugar de onde assistir ao pôr do sol e, enfim, sair da sua zona de conforto podem render boas descobertas e momentos agradáveis. Confira nossos post com 25 coisas para fazer de graça em São Pauloroteiros curtos para aproveitar o Rio de Janeiro de forma diferente. E, claro, prefira passeios em que seja possível manter o distanciamento social.

Moradores de São Paulo tem motivos de sobra para turistas pela cidade

Conheça o litoral brasileiro

Para a sorte de quem não vê a hora de descansar ao ar livre e esticado ao sol, muitos destinos praianos estão reabrindo após passarem meses fechados. É o caso de Alter do Chão, no Pará; Itacaré, Maraú, Porto SeguroArraial d’Ajuda e Trancoso, na Bahia; Recife e Praia dos Carneiros, em Pernambuco; Maceió e Maragogi, em Alagoas; Arraial do Cabo, Búzios, Ilha Grande e Paraty, no Rio de Janeiro, além de Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião, em São Paulo. Em setembro, está prevista a reabertura de Morro São Paulo e Boipeba, além da paradisíaca Fernando de Noronha. E, claro, há ainda um monte de praias brasileiras em que é possível se hospedar em um hotel ou casa legal e ir à praia para mergulhos ou prática de atividades físicas – já que algumas permitem apenas isso no momento.

Aliás, temos um post incrível falando sobre as melhores praias do Brasil e também sobre as melhores praias da Bahia. Para quem mora em São Paulo e pretende viajar por perto: 12 roteiros pelas praias de Ubatuba. Praia no Brasil é o que não falta! E esta é uma boa oportunidade para pegar o carro e descobrir parte do nosso maravilhoso litoral (como é possível ver nas fotos abaixo, da Monique Renne). Só vale um lembrete: busque praias pouco movimentadas. Ainda não é hora de aglomeração!

Hospede-se em um hotel aconchegante

Talvez não muito distante de você esteja um hotel charmoso, bem equipado, tranquilo, quem sabe em meio à natureza, com hidromassagem, serviço de massagem, piscina de borda infinita e um café da manhã maravilhoso. Pode ser que o combo não seja assim tão completo, mas tendo alguns dos requisitos acima já é garantia para uma estadia perfeita.

Desde o início da pandemia, a rede hoteleira tem se preparado e adotado medidas de prevenção como café da manhã nos quartos e um número limite de pessoas utilizando áreas comuns como academias, piscinas e saunas. Pesquise aqueles que você deseja conhecer ou que estão mais próximos da sua casa e se informe se estão abertos e quais as medidas adotadas em tempos de pandemia.

Para te ajudar, selecionamos dezenas de hotéis próximos a São Paulo, pousadas para relaxar perto do Rio de Janeiro, hospedagens perto de Belo Horizonte, pousadas a menos de 250 km de Porto Alegre e hotéis perto de Salvador. Tem opções para todos os gostos e bolsos – todas elas com atividades ao ar livre e bastante conforto. Além disso, confira nossa lista de hotéis fazenda no Brasilresorts que fazem a alegria da família inteira.

Leia mais:
6 fatores a considerar antes de reservar um hotel em tempos de pandemia

Pousada do Engenho, em São Francisco de Paula (RS)

Explore destinos próximos à sua cidade

É a hora de botar o pé na estrada e explorar aqueles destinos que ficam perto de onde você mora, mas que, por falta de tempo ou prioridade, você nunca visitou – e, se visitou, não dedicou o tempo suficiente. Na região Sul, por exemplo, são vários os destinos que podem ser visitados a algumas horas de distância (a depender de onde você mora): Foz do Iguaçu, praias de Santa Catarina (abertas somente para atividade física), Vale Europeu, Serra Catarinense, Gramado, Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves e os cânions na divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

Para quem mora no Rio de Janeiro, uma fuga para a Serra, Região dos Lagos, Paraty ou Ilha Grande vai bem. Sempre há história para se desvendar nas belas cidades mineiras de Ouro Preto e Tiradentes, além de muita natureza em destinos de Minas como a Serra do Cipó e Capitólio. Não faltam destinos para relaxar próximos a Brasília e parques aquáticos para curtir as férias em família perto de São Paulo, como os de Olímpia. Não distante da capital paulista também está Campos do Jordão. E, claro, outro destino já aberto e que é a cara do que precisamos neste momento é Bonito, com muita natureza e atividades ao ar livre.

Falando nisso… não perca nosso post sobre 20 destinos brasileiros ainda pouco conhecidos e que merecem a sua visita!

Mirante do Capitólio. Foto: Monique Renne/Melhores Destinos

Visite parques nacionais

Os belíssimos parques nacionais brasileiros são muitos e ainda pouco conhecidos por boa parte da população. E sabe o quê? Eles têm tudo o que precisamos neste momento: espaços abertos, atividades ao ar livre, pouca aglomeração e a tranquilidade que só a natureza é capaz de trazer. São trilhas, cachoeiras, grutas, cavernas, horizontes infinitos e paisagens de tirar o fôlego espalhados por várias regiões do país.

Lençóis, a principal base para quem vai conhecer a Chapada Diamantina, no interior da Bahia, está com reabertura prevista para 1º de setembro. O local ficou em primeiro na eleição dos melhores destinos do Brasil, no prêmio Melhores Destinos! A Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses já estão recebendo turistas. No Sul, a visitação aos Aparados da Serra, onde a grande atração são os cânions, também já reabriu.

Leia mais:
Como ser turista depois da quarentena: dicas para a sua primeira viagem

Trilha na Chapada dos Veadeiros. Foto: Monique Renne/Melhores Destinos

Pedale por um roteiro de cicloturismo

Recentemente pesquisamos quais eram os mais famosos roteiros de cicloturismo no Brasil – e nos surpreendemos! Tem muita trilha legal para fazer de bicicleta em regiões históricas, com identidade cultural própria e belas paisagens. Para quem já pedala há mais tempo, tem rotas mais complicadas, com elevação e quilometragem estendida. Mas mesmo para quem usa a bicicleta apenas eventualmente, há caminhos divertidos que podem render uma agradável viagem sobre duas rodas. É tempo de inovar, não é?

Roteiro de cicloturismo na Estrada Real. Fotos: Wladimir Togumi/Instituto Estrada Real, Divulgação

Alugue uma casa dos sonhos

O Airbnb está cheio de casa incríveis em praticamente todos os cantos do Brasil. Que tal abrir o site e fazer uma busca dos imóveis para aluguel de temporada nas suas proximidades? Pode ser que você encontre casas de sítio, mansões espetaculares à beira da praia, cabanas mais simples em meio à natureza e até casas mais normais, mas com vistas bonitas ou aquela senhora banheira de hidromassagem. Mudar de ambiente já é um bom jeito de descansar. Leve um livrinho junto, alguns vinhos (se você for do vinho), faça uma lista do que assistir na Netflix (veja nossas sugestões de filmes e programas de viagem) e curta a folga em boa companhia.

Ou vá mais longe…

E se você já se sente preparado para viajar para mais longe saiba que mais de 30 países já estão permitindo a entrada de brasileiros. Nós estamos acompanhando a reabertura do mundo todo e atualizando a lista de países para onde brasileiros podem viajar sempre que surge novidade. Além disso, estamos de olho na reabertura dos principais destinos turísticos brasileiros.

“Deu vontade, mas é hora de viajar?”

Só você tem a resposta para esta pergunta. O que recomendamos é que você esteja bem informado e se sentindo seguro e confortável para sair de casa enquanto ainda não se tem uma vacina para a Covid-19. O risco de contaminação e transmissão do vírus existe em qualquer situação. No entanto, com tantos e prolongados meses de pandemia, pode-se dizer que ao menos estamos todos mais conscientes, usando máscaras e higienizando as mãos sempre que possível, da mesma forma que os estabelecimentos turísticos (hotéis, empresas de transporte, atrações e restaurantes) desenvolveram protocolos de prevenção.

No mais: férias são momentos de prazer, não de preocupação. Então, antes de sair de casa, avalie os riscos e benefícios e encontre a melhor forma de aproveitar o seu merecido descanso. E se for viajar, vá com tranquilidade. Pronto para relaxar!

Leia mais:
Quando brasileiros poderão viajar novamente para a Europa sem restrições?
Quando será possível viajar novamente para os Estados Unidos sem restrições?


Tirou férias ou viajou a lazer nos últimos meses? Conte para a gente o que você fez nos dias de folga e, se viajou, como foi a sua experiência. Sentiu-se seguro? Como se protegeu em áreas de maior exposição? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção