logo Melhores Destinos

Roteiros curtos para quem quer aproveitar o Rio de Janeiro de uma forma diferente

Avatar
06/10/2019 às 6:12

Roteiros curtos para quem quer aproveitar o Rio de Janeiro de uma forma diferente

Vai viajar para o Rio de Janeiro? Aproveite a Cidade Maravilhosa com roteiros curtos e veja as principais atrações, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, além das inconfundíveis praias de Copacabana, Ipanema e muito mais! Nosso leitor Mayk Souza preparou várias dicas para te ajudar a curtir o Rio de Janeiro, confira!

Roteiros curtos para quem quer aproveitar o Rio de Janeiro de uma forma diferente

Por Mayk Souza

“O Rio de Janeiro continua lindo”… Os versos da canção Aquele Abraço, de Gilberto Gil, é um dos maiores convites para conhecer a cidade maravilhosa, como é conhecida a capital do estado. Contudo, sabemos que tempo e dinheiro podem ser assuntos limitados para brasileiros ou estrangeiros em passagem pelo Brasil, mas isso não é problema para quem deseja conhecer as principais atrações cariocas.

O Rio de Janeiro é sem dúvidas um dos destinos turísticos mais procurados por brasileiros e estrangeiros em visita ao país, e não é por menos. A cidade oferece uma variedade de atrações em meio à natureza e grandes opções em atividades culturais.

Se você está planejando uma viagem para lá, vou te dar algumas dicas com roteiros curtos para dois ou três dias. Fique atento, é possível economizar na estadia optando por opções no Airbnb, hostel ou mesmo camping 🙂

Se é a sua primeira visita ao Rio, é imprescindível que inclua no seu roteiro alguns dos tradicionais passeios, mas se já conhece a cidade e deseja se aventurar um pouco mais, fique comigo que também irei dar boas sugestões:

Roteiro de três dias pelo Rio de Janeiro

Chegou ao Rio, seja por terra ou por ar, já olhe no mapa o endereço da sua hospedagem e vá para lá deixar a mala e os objetos de maior valor. Prepare uma mochila com os itens básicos que vai usar no seu passeio, não esqueça de carregar o celular e pegar o protetor solar 🙂

Primeiro dia – Roteiro cartão postal

Pegue um tênis confortável, esse será o dia de conhecer o Cristo Redentor, o Corcovado e o Pão de Açúcar.

Pela manhã, você pode se dirigir ao Corcovado, destino que fica entre o Jardim Botânico e o Mirante Dona Marta. Este passeio vai exigir um pouco de esforço físico e também paciência, já que a região costuma estar sempre cheia de turistas.

Você pode pegar o trem do Corcovado, Uber, táxi ou outros meios de transporte. Se tiver com disposição, poderá fazer a trilha que sai do Parque Lage.

O legal é que em um único passeio já poderá conhecer o Corcovado e subir até o alto do Cristo Redentor, uma das 7 maravilhas do mundo moderno. Se fizer isso pela manhã, poderá aproveitar para ter uma vista completa da cidade e depois descansar em um almoço ou mesmo saborear bons petiscos na região.

Como o tempo é curto, a dica é que você aproveite o começo da tarde para partir para o segundo destino, o Pão de Açúcar. Se existisse uma disputa para mudar o escudo do Rio de Janeiro, com certeza, o Cristo Redentor teria um combate forte com o Pão de Açúcar, um dos símbolos mais conhecidos da capital fluminense.

Ao sair do Corcovado, você terá que atravessar 14 km para chegar ao novo destino. Deixe para visitar o Pão de Açúcar à tarde, já que de lá você terá a possibilidade de ver um incrível pôr do sol. Veja se a bateria do celular está ok, se a máquina fotográfica está com o cartão de memória e aproveite para registrar muitas imagens lindas do local.

Você pode usar o bondinho ou a trilha saindo da pista Cláudio Coutinho, indo até o Morro da Urca. De lá, será necessário entrar no bondinho do Morro do Pão de Açúcar. A vista é espetacular.

Para fechar a primeira noite, que tal partir para o bairro de Santa Teresa?

Lá, a boemia carioca toma conta das ruas com uma variedade de restaurantes e barzinhos, ótimas atrações culturais, passeio de bondinho e tem a famosa Escadaria Selarón, ideal para fazer mais fotos na sua passagem pelo Rio de janeiro.

Se não quiser ficar sentado apreciando uma boa caipirinha, que tal aproveitar para passar no Parque das Ruínas, que dá acesso para o Museu Chácara do Céu.

Depois desse dia e noite agitados, volte para a sua hospedagem para descansar e recarregar as energias.

Segundo dia – Praias do Rio de Janeiro

Se você vai ao Rio, é sempre necessário colocar o pé na areia. Sendo assim, pegue a roupa de praia, o protetor solar e prepare-se para curtir um dia de descanso em um paraíso.

A cidade maravilhosa possui uma orla repleta de opções paradisíacas de areia macia, mar azul e natureza exuberante. Difícil escolher a melhor praia, com opções para quem curte aquelas mais urbanas, muito sol e badalação.

Seu primeiro destino será a praia de Copacabana, uma das mais famosas em todo o mundo. Destino de muitas celebridades, Copa é muito frequentada por turistas que chegam à cidade e conta com uma boa infraestrutura, ondas fortes e uma grande extensão de areia.

O calçadão é uma atração à parte com suas famosas pedras portuguesas e desenhos de ondas. O ideal é que você chegue cedo e guarde o seu lugar na areia. Aproveite as deliciosas caipirinhas e também as diversas opções dos cardápios locais.

Fique por lá até a hora do almoço. A partir daí você terá duas opções: almoçar por lá mesmo, seguir para Ipanema e comer nesta outra praia, vizinha, onde passará a tarde até o pôr do sol.

A praia de Ipanema, imortalizada na canção de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, será o destino da sua segunda tarde no Rio de Janeiro. Ela é praticamente uma sequência de Copacabana, você pode ir para lá andando pela orla. Este é um dos destinos mais badalados da capital fluminense.

Com uma areia fofinha, Ipanema fica quase sempre lotada e conta com criativos vendedores ambulantes, criando uma atmosfera única. Lá você vai encontrar diversos artistas e uma grande onda de manifestações culturais.

O pôr do sol em Ipanema é de cair o queixo, por isso este é um destino obrigatório para passar um fim de tarde.

Terceiro dia – Fui por aí

Depois de conhecer os destinos obrigatórios da capital fluminense, é hora de fechar a viagem com chave de ouro. Se você tem um terceiro dia na agenda e uma disponibilidade financeira, esse é o momento de aproveitar o melhor que a vida tem a oferecer.

Fuja dos destinos mais badalados e das praias lotadas. Uma ótima opção para isso é alugar um barco no Rio de Janeiro e montar seu próprio roteiro pelo mar. De forma exclusiva e mais intimista, você poderá ter uma visão única e fascinante da cidade. O roteiro varia e vai depender do tipo de pacote, mas normalmente inclui lugares como Niterói, Baía de Guanabara, algumas ilhas ao redor da capital fluminense.

Se você curte mergulhar, será uma boa opção para conhecer de perto a incrível vida marinha carioca. Você pode ainda aproveitar o passeio para passar por praias desertas e desconhecidas, como são os casos de Prainha, Grumari e Praia do Secreto.

Conclusão

Este é um roteiro simples e básico para quem tem apenas poucos dias de passeios pelo Rio de Janeiro. Você já esteve em algum destes destinos? Deixe seu comentário!

As dicas que apresentei podem ser adaptadas para curtir o melhor do Rio de Janeiro solteiro, em casal ou mesmo com vários amigos. Prepare a sua mochila e boa viagem!


Agradecemos ao Mayk pelo relato! E você, quer compartilhar sua história de viagem com a gente? Envie um e-mail para convidado@melhoresdestinos.com.br

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção