logo Melhores Destinos

Olímpia! Tudo sobre a cidade dos parques aquáticos e águas termais no interior de São Paulo

Daniel Akstein Batista
26/05/2024 às 6:44

Olímpia! Tudo sobre a cidade dos parques aquáticos e águas termais no interior de São Paulo

Você conhece Olímpia? Já ouviu falar de suas águas de fonte termal? A cidade no norte do estado de São Paulo atrai milhões de visitantes todos os anos, principalmente por causa de seus parques aquáticos com águas quentinhas, atrações radicais e também com muitos atrativos para as crianças. Mas se Olímpia se destacou inicialmente por causa de seus parques aquáticos, hoje em dia a cidade tem muito mais a oferecer!

O Thermas dos Laranjais é mesmo a principal atração de Olímpia. Com o título de maior parque aquático do Brasil e da América Latina, ele foi o maior responsável em colocar a cidade no mapa turístico do país. Quem gosta de parque aquático ainda pode se divertir no Hot Beach, mas fora das águas há ainda outros parques que valem a pena a visita, como o Vale dos Dinossauros, o Orionverso e o Museu de Cera.

Além dos parques, Olímpia ainda tem uma grande oferta em hospedagens, com ótimos hotéis e resorts. Para te ajudar a programar sua próxima viagem para Olímpia, preparamos um material completo para você se divertir da melhor maneira possível nessa cidade turística. O que fazer em Olímpia? Onde comer? Onde se hospedar em Olímpia? E quais as futuras atrações desta cidade que registra alto crescimento de turistas a cada ano? Vem comigo conferir tudo a partir de agora!

Baixe o app do Melhores Destinos e confira as melhores ofertas de passagens aéreas e hotéis em Olímpia.

Olímpia

Situada entre as importantes cidade paulistas de São José Rio Preto, Barretos e Ribeirão Preto, a 430 km de São Paulo, Olímpia é uma das cidades que mais recebem turistas no Brasil. Em 2023, o destino recebeu mais de 4,8 milhões de visitantes de acordo com dados do Boletim Anual de Ocupação, divulgado pelo Observatório Regional de Turismo e Eventos de Olímpia (ORTE) sob supervisão da Secretaria de Turismo e Cultura. Esse número pode ser ainda maior, considerando que muita gente que visita Olímpia chega de cidades vizinhas para passar o dia nos parques aquáticos sem se hospedar no município.

Quando lembramos que Olímpia tem apenas 56 mil moradores, o número de visitantes realmente impressiona, já que representa mais de 80 vezes a população da cidade. Mas o que fez Olímpia se tornar um dos principais destinos do Estado? A resposta é simples: tudo teve início com suas águas termais!

Durante a década de 1960, começou uma procura por petróleo na região. Mas em vez de acharem o “ouro negro”, uma outra coisa começou a jorrar do solo. E com a descoberta de águas de fonte termal o que veio foi história. Em 1987 foi aberto o Thermas dos Laranjais, colocando Olímpia no mapa dos viajantes. Desde então, a cidade recebe cada vez mais turistas!

Olímpia é uma cidade razoavelmente nova, criada em 7 de dezembro de 1917. Também chamada de Estância Turística de Olímpia, a cidade é o 1º Distrito Turístico do Estado de São Paulo, título que ganhou em 2021. Quatro anos antes, em 2017, Olímpia se tornou oficialmente a Capital Nacional do Folclore, após sanção presidencial da Lei Federal Nº 13.566.

Podemos definir que há duas Olímpias: nos dias da semana e aos fins de semana. É bom saber que nas sextas, sábados e domingos (e principalmente na alta temporada) a cidade fica cheia e há filas para entrar nos parques, nos brinquedos, para estacionar o carro, nos buffets e piscinas dos hotéis, etc. Já de segunda a quinta-feira, tudo fica mais tranquilo e mais gostoso para se desfrutar. Se puder, conheça Olímpia fora dos fins de semana, feriados, férias e datas comemorativas. Com certeza vai aproveitar muito mais!

Onde ficar em Olímpia?

Olímpia é a segunda cidade com maior ofertas de leitos do Estado de São Paulo, só atrás da capital paulista. São dezenas de hotéis, pousadas e resorts com milhares de quartos à disposição dos turistas.

Um ponto importante que o viajante precisa saber é que Olímpia não é uma cidade grande, então dificilmente vai ter um hotel que fica muito longe das principais atrações. Mas, enquanto a maioria das acomodações fica a uma distância curta de carro dos parques aquáticos, há alguns hotéis que contam com acesso exclusivo aos parques, mas que costumam ser um pouco mais caros.

Na hora de escolher a hospedagem, leve tudo isso em conta. E pense também no que deseja: se apenas um hotel para dormir ou para curtir – há muitos deles com piscinas e atividades para crianças e adultos.

Separamos algumas opções a seguir.

Hotel Nota na Booking.com Reservas
Wyndham Olímpia Royal Hotels 8,4 Reserve aqui
Hot Beach Resort 8,7 Reserve aqui
Celebration Resort Olímpia by Hot Beach 8,6 Reserve aqui
Hotel Dolce Dulce 8,9 Reserve aqui
Hotel Pousada Villa Itália Olímpia 9.5 Reserve aqui
Thermas Park Resort & SPA by Hot Beach 9,3 Reserve aqui
Pousada Faruk 9,3 Reserve aqui
Enjoy Solar das Águas Park Resort 7,8 Reserve aqui
Água Viva Hotel 9,0 Reserve aqui
Hot Beach Suites 10 Reserve aqui
Pousada Por do Sol 9,0 Reserve aqui
Hotel Fazenda Haras 8,8 Reserve aqui

Hotéis com acesso exclusivo aos parques

Alguns hotéis e resorts em Olímpia possuem uma super vantagem em relação a outros: uma entrada exclusiva para seus hóspedes aos dois principais parques aquáticos da cidade. Enquanto o Hot Beach conta com quatro hotéis próprios, o Thermas dos Laranjais não tem nenhum, apesar de ter planos de construir futuramente o seu resort.

Apesar de não possuir seu próprio hotel, o Thermas tem ao lado duas opções de hospedagem com acesso exclusivo ao parque: o Wyndham Olímpia Royal Hotels e o Thermas de Olimpia Resorts By Mercure.

Ficamos hospedados no Wyndham e podemos dizer que vale a pena. Ele é o primeiro hotel de bandeira internacional de Olímpia e um dos principais resorts da cidade, com uma super estrutura para receber as famílias, com 11 piscinas, (nove climatizadas e duas cobertas), oito ofurôs, quadras de tênis, futebol, basquete e de areia, sala de jogos com tênis de mesa, bilhar e pebolim, sauna, área de jogos eletrônicos e spa (cobrados à parte), academia e muito mais!

Tem também uma boa variedade gastronômica, com restaurante principal (onde são servidos café da manhã, almoço e jantar), sorveterias, pizzaria, hamburgueria, bar na piscina e outras opções.

Além do ótimo conjunto aquático, o destaque do Wyndham Olímpia Royal Hotels é mesmo o acesso exclusivo para o Thermas dos Laranjais. Mas, apesar de ter uma entrada específica, ainda é preciso comprar ingresso para ir ao parque aquático.

Se o Thermas dos Laranjais não tem seu próprio hotel, não podemos dizer o mesmo do Hot Beach. O parque aquático possui quatro hotéis exclusivos, o Hot Beach Resort, o Thermas Park Resort & SPA by Hot Beach, o Celebration Resort Olímpia by Hot Beach e o Hot Beach Suites. Os quatro têm acesso ilimitado ao parque e também à Vila Guarani, o centro de gastronomia e diversão que abre à noite e fica anexo ao Hot Beach.

Apesar de o Hot Beach contar com quatro resorts próprios, apenas dois ficam ao lado do parque com entrada exclusiva aos hóspedes: o Hot Beach Resort e o Hot Beach Suites. Os outros dois também estão perto (até 1,5 km de distância) e oferecem transfer gratuito para o parque.

Parque aquático Hot Beach

O que fazer em Olímpia – parques aquáticos

Agora que já vimos algumas boas opções de hospedagem na cidade, vamos ver com mais detalhes o que fazer em Olímpia. Bom, não é segredo de ninguém que a cidade é conhecida por seus parques aquáticos e águas termais, então vamos começar com as duas principais atrações de Olímpia, as grandes responsáveis por levar milhões de turistas anualmente à região: o Thermas dos Laranjais e o Hot Beach.

Cada parque tem uma característica, um mais radical e outro voltado mais para famílias com crianças. No geral, os turistas acabam indo nos dois parques, um em cada dia – apesar de que dependendo da época o ideal é reservar dois dias para o Thermas.

Thermas dos Laranjais

Parque que deu início a toda a fama de Olímpia, o Therma dos Laranjais é o maior parque aquático da América Latina e um dos mais visitados do mundo – segundo a pesquisa Theme Index, realizada pela Themed Entertainment Association (TEA) em parceria com a consultoria Aecom, ele foi o o 4º parque aquático mais visitado do mundo em 2022, com pouco mais de 1,7 milhão de visitantes.

E é fácil entender por que ele recebe tanta gente. Além de gigantesco (são mais de 300 mil metros quadrados de terreno), ele conta com mais de 55 atrações para todos os públicos e idades. Tem brinquedos radicais, praia artificial com onda, tobogãs e atividades para as crianças e até um minizoológico.

Um detalhe importante é que o Thermas dos Laranjais funciona 365 dias por ano. Isso mesmo! Ele funciona de segunda a domingo, no Natal, no Réveillon, na Páscoa, Carnaval… Está sempre aberto e recebendo milhares de viajantes diariamente.

Quem visita o Thermas em datas especiais e nos meses de férias (julho, dezembro e janeiro), principalmente, precisa estar ciente de que o parque vai estar bem mais cheio. Isso significa mais filas nas atrações, mais dificuldades para conseguir uma espreguiçadeira, mais tempo para conseguir almoçar. Aos finais de semana o parque também recebe mais gente, então se sua ideia é encontrar o espaço mais vazio o indicado é ir de segunda a quinta-feira.

Fundado em 1986, após a descoberta das águas termais e com fins terapêuticos na cidade, o parque está em constante expansão. Em maio de 2024, inaugurou uma nova área kids com réplica de seus brinquedos radicais. Está construindo também um novo complexo de toboáguas chamado “Nações”, com investimento de R$ 60 milhões e que deve ser inaugurado até o fim do ano.

Além disso, o Thermas comprou uma nova área anexa ao complexo de lazer. Ainda não há nada concreto, mas a ideia é construir novas atrações e também um resort próprio no futuro, para receber ainda mais turistas.

Das mais de 55 atrações do Thermas dos Laranjais, podemos destacar o complexo Lendário, para os mais corajosos (são 5 toboáguas com quedas de 28 metros de altura), as duas piscinas de surf, as muitas áreas kids, as duas praias artificiais, o rio de correnteza e, principalmente, a montanha-russa aquática com mais de 300 metros de muita adrenalina – e já te adianto que esse é o brinquedo com mais fila de todo o parque (mas vale a pena a espera).

Todas as piscinas são abastecidas com água quentinha – algumas atrações, inclusive, são conhecidas por sua temperatura mais alta, como os ofurôs, que chegam a quase 40 graus e é ótimo para relaxar (apesar que demora um pouco para se acostumar com a água quente).

O Thermas dos Laranjais costuma ficar aberto diariamente das 9h às 17h. Os ingressos (inteiros) custam R$ 150, mas o parque sempre tem promoções, com até 50% de desconto. Fique de olho no site oficial!

Hot Beach

O sucesso do Thermas dos Laranjais mostrou que Olímpia precisava de mais do que um parque aquático e, em 2017, o Hot Beach abriu as suas portas. Em sete anos, o parque já cresceu e evoluiu, com quatro complexos hoteleiros e também um parque noturno, o Vila Guarani (que falaremos com mais destaque depois).

As diferenças entre o Thermas e o Hot Beach são gritantes, mas não dá para falar que um é melhor que o outro. Afinal, cada visitante tem um gosto pessoal e pode preferir o que cada um oferece.

Enquanto o Thermas conta com muitos brinquedos radicais, o Hot Beach já não tem tantos. São apenas três brinquedos na água com mais aventura, além de uma tirolesa que atravessa todo o parque e que foi inaugurado em 2023 – ela, no entanto, tem um custo à parte e que achei valer a pena pagar para curtir a vista do alto.

O Hot Beach é bem menor, em uma área de 90 mil metros quadrados. Isso está longe de ser um problema, muito pelo contrário. Por ser menorzinho (em comparação ao Thermas, que fique bem claro, pois ainda assim ele é grande), achei ele mais “aconchegante”. É claramente um parque que busca atrair mais famílias com crianças pequenas, e as áreas infantis são mesmo o destaque do complexo.

São mais de 20 atrações, como o Jardim da Turma, que foi inaugurado no ano passado e é considerado a maior área infantil em um parque aquático da América do Sul com mais de 8 mil metros quadrados e atrações inspiradas no folclore brasileiro.

O Hot Beach Olímpia é mesmo um parque perfeito para ir com as crianças e curtir o dia de sol (dificilmente faz frio em Olímpia, mesmo no inverno). Enquanto os pequenos se divertem nas várias atrações, os pais podem aproveitar as várias piscinas (com água quentinha, não custa lembrar), o bar molhado, a praia artificial e muito mais!

O parque aquático funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e tem ingressos a partir de R$ 129 – o valor muda dependendo da época e o dia da semana. Quem se hospeda em alguns dos hotéis do Hot Beach tem entrada gratuita ao parque. Mais informações no site oficial.

Praia do Mirante e Dolce Dulce

Além dos dois grandes parques aquáticos que acabamos de ver, Olímpia conta também com outras duas atrações molhadas, mas com propósitos diferentes. São locais para quem quer fugir do agito e movimento do Thermas e do Hot Beach e procuram apenas um lugar para descansar, sem muitas atrações.

A Praia do Mirante é um espaço criado para proporcionar momentos de lazer para as famílias. A 7 km do centro de Olímpia, na Rodovia Vicinal Natal Breda, conta com uma praia com uma orla de 100 metros, com 3.500 mil metros quadrados de areia fina. Tem água quente, mas que não vem das águas termais da cidade.

Já o Dolce Dulce é o conjunto aquático do hotel que leva o mesmo nome. Tem alguns brinquedos para crianças, toboágua, restaurante e bar – veja mais no site oficial.

Acredito que só vale a pena conhecer esses dois lugares quem vai com tempo de sobra para Olímpia, fica hospedado em um hotel sem piscina e quer aproveitar o dia em um conjunto aquático mais barato.

O que fazer em Olímpia – outros parques

Como é de se esperar de toda cidade turística, Olímpia cresceu e evoluiu. Os parques aquáticos continuam sendo a grande estrela da região, mas nos últimos anos a cidade ganhou outros parques que também vêm recebendo milhares de turistas.

Três deles se destacam: o Vale dos Dinossauros, o Museu de Cera e o Orionverso, um parque de realidade virtual. E já adianto que vale a pena conhecer todos eles, já que dá para encaixar a visita em um mesmo dia de parque aquático, já que eles ficam abertos até a noite e demandam pouco tempo.

Vale dos Dinossauros

O Vale dos Dinossauros e o Museu Cera são do mesmo Grupo Dreams, que também tem parques em Gramado, Foz do Iguaçu e Jericoacoara.

Aberto em 2019 em Olímpia, o Vale dos Dinossauros é uma atração mais voltada para o público infantil, mas os adultos também curtem facilmente o passeio, que dura cerca de uma hora.

Os mais de 30 dinossauros possuem tamanho real, emitem sons e também se movem, conforme os visitantes vão passando na sua frente. O Braquiossauro, por exemplo, tem 15 metros de altura, e encontramos também o temido Tiranossauro Rex, o Velociraptor e muitos outros animais.

O parque é muito bem elaborado, com muita área verde e árvores, como se estivéssemos entrando no habitat natural dos dinossauros. A entrada principal, aliás, já nos dá uma dimensão do que vamos encarar: a área é toda fechada com cercas, como se nos avisassem que estamos entrando em um terreno perigoso. De perigo, no entanto, não tem nada – e prepare para fazer muitas fotos, isso sim!

Além dos muitos dinossauros interativos, o parque conta com lojinha, lanchonete, área infantil com brincadeiras (tem até um tanque de areia para escavar e procurar ossadas de dinossauro), uma incubadora onde vemos os baby dinos nascerem e uma pista para as crianças andarem de carrinho (a única atração com cobrança à parte).

O Vale dos Dinossauros funciona todos os dias das 9h às 19h e os ingressos acima de 13 anos custam R$ 100. Se a ideia for visitar o Museu de Cera, vale mais a pena comprar o passaporte que dá acesso aos dois parques por R$ 139. Saiba mais no site oficial.

Museu de Cera

Pelé, Messi, Cristiano Ronaldo, a rainha Elizabeth II, Elvis Presley, Homer Simpson, Barack Obama… Não faltam celebridades no Museu de Cera, que abriu suas portas em Olímpia em dezembro de 2021 e vem recebendo turistas diariamente.

O Museu de Cera fica na principal avenida de Olímpia, a Aurora Forti Neves, e é o primeiro museu de cera voltado ao entretenimento do estado de São Paulo. São mais de 70 personagens em tamanho real em 30 cenários diferentes.

No geral, a maioria dos bonecos realmente impressiona e chama a atenção como são parecidos com as pessoas reais. O canto Daniel, por exemplo, doou a própria roupa para vestir o manequim.

A grande graça da atração é mesmo tirar fotos ao lado dos seus personagens preferidos. E a criançada vai adorar ver a Peppa Pig, o Woody (de Toy Story) e outros famosos.

O Museu de Cera de Olímpia abre de domingo a quarta-feira das 10h às 20h30 e de quinta a sábado das 10h às 22h. O valor dos ingressos é o mesmo do Vale dos Dinossauros (R$ 100 acima de 13 anos), com o combo para os dois parques por R$ 139. Mais detalhes no site oficial.

Orionverso

O Orionverso é a atração mais recente de Olímpia, aberto em fevereiro deste ano. O primeiro parque de realidade virtual da América Latina fica perto do Thermas dos Laranjais, na Avenida Aurora Forti Neves, e se você estiver empolgado dá até para ir a pé de um lugar para outro, aproveitando as duas atrações no mesmo dia.

Apesar de ser um parque voltado tanto para crianças quanto para adultos, acredito que são os maiorzinhos que vão aproveitar mais – além de ter simuladores mais radicais, há atração de tiros e de terror, não recomendados para os pequenos.

No total são 11 atrações, que vão desde simulador de corrida de carro até um simulador de montanha-russa com direito a diferentes loopings de 360°.

O parque de realidade virtual realmente chama a atenção e vale ser colocado no seu roteiro de viagem a Olímpia – em cerca de 1 hora, em dias de baixa temporada, dá para curtir todas as atrações do Orionverso, que tem ingressos a partir de R$ 70 (esse bilhete só dá direito a entrar no parque, se quiser brincar nas atrações vai ter que desembolsar a partir de R$ 25). Para quem quer curtir todas as experiências de realidade virtual, é mais vantajoso comprar o passaporte que já dá direito a brincar uma vez em cada brinquedo por R$ 150 (crianças de 4 a 12 anos pagam R$ 100). Veja mais detalhes dos ingressos aqui.

Vila Guarani

A Vila Guarani é uma boa atração em Olímpia, um centro de lazer anexo ao Hot Beach pensado inicialmente para os hóspedes dos quatro resorts do Hot Beach, mas que também fica aberto a todos os outros turistas e moradores da cidade em boa parte do ano, a não ser em datas especiais, como feriados prolongados e alta temporada (julho, dezembro e janeiro), quando ele é exclusivo para os hóspedes.

Show na Vila Guarani Hot Beach

Quem fica em um dos hotéis do Hot Beach já tem entrada gratuita para a Vila Guarani, caso contrário é cobrado uma taxa de R$ 10. Esse novo espaço, inaugurado em 2022, é um centro gastronômico e de atividades, sempre com música ao vivo todas as noites e apresentações especiais.

Além de uma boa variedade de comes e bebes, há também várias brincadeiras e atrações para as crianças, como a roda-gigante, carrossel, cama elástica e um brinquedão de 15 metros de altura que faz a alegria dos pequenos – todas essas atrações têm um custo à parte.

É um ótimo lugar para ir com a família e continuar a diversão que se iniciou em algum outro parque, brincando e curtindo durante toda a noite!

carrossel vila guarani hot beach

O que fazer em Olímpia – conhecendo a cidade

Você já deve ter percebido que, se quiser fazer tudo em Olímpia, precisa de mais de um fim de semana. Agora, se sua viagem têm mais do que quatro dias, considere conhecer a cidade mais a fundo, indo além dos parques aquáticos e os parques “secos”.

É em torno da Avenida Aurora Forti Neves que a cidade turística cresceu e onde estão os principais restaurantes e também a rodoviária. Do Museu de Cera, por exemplo, dá para ir a pé para algumas outras atrações de Olímpia que veremos a seguir.

Museu de História e Folclore Maria Olímpia

Conhecida como a Capital Nacional do Folclore, Olímpia não poderia deixar de contar com um espaço dedicado à preservação desta rica história. Inaugurado em 1973, o Museu abriga centenas de peças em seu acervo, relacionadas ao folclore e à história da cidade. Fica localizado na rua David de Oliveira, 89. A visitação é gratuita de terça a domingo, das 9h às 21h.

A ideia é que todo acerto relacionado ao folclore seja direcionado no futuro ao Novo Museu do Folclore, em uma parceria com a Fundação roberto Marinho, localizado dentro do Recinto do Folclore.

Estação Cultural de Olímpia (ECO)

A grande atração da Estação Cultural de Olímpia (ECO) é uma antiga locomotiva do século XIX, usada para ligar Olímpia ao resto do Brasil. A Estação Ferroviária da cidade funcionou até o ano de 1968 e foi desativada com o surgimento das rodovias. A ECO também comporta algumas exposições de arte e conta com uma lanchonete. Fica na rua Coronel José Medeiros, 477, e funciona de terça a domingo das 15h às 21h.

Museu de Arte Sacra

Continuando o passeio a pé, chegamos ao Museu de Arte Sacra, que fica em um edifício tombado como patrimônio histórico, datado de 1910, chamado de “Palacete Giosué Tonanni”.

O acervo é composto por objetos de arte popular, esculturas, réplicas de obras de artistas brasileiros consagrados e objetos de devoção pessoal. Também tem visitação gratuita e fica aberto de terça a domingo, das 15h às 21h.

Igrejas

A nova Igreja Matriz de São João Batista é a principal da cidade e começou a ser construída na década de 60 no mesmo lugar da antiga Matriz que precisou ser demolida. A Igreja se destaca pela leveza construtiva, pelo grande vão interno, pelas cores e o grande Cristo de madeira no altar.

Já a Igreja de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como Igrejinha, fica em uma praça que foi recentemente revitalizada e onde fica o monumento artístico de Nossa Senhora Aparecida.

Festival do Folclore de Olímpia

Em 2017, Olímpia se tornou oficialmente a Capital Nacional do Folclore. Há mais de 50 anos a cidade realiza o Festival do Folclore. Durante o mês de agosto Olímpia recebe grupos de danças de todas as regiões brasileiras durante nove dias de festa com diversas atividades. O Festival é realizado no Recinto de Exposições e Praça de Atividades Folclóricas e Turísticas Professor José Sant’anna, considerado um dos únicos do país destinado à realização de eventos folclóricos. A 60ª edição já está marcada e será de 3 a 11 de agosto de 2024.

Restaurantes em Olímpia

Não é todo mundo que fica hospedado em Olímpia em um hotel com pensão completa. Aliás, se seu hotel só tem café da manhã, não se preocupe. Olímpia oferece diversas opções de restaurantes desde buffets por quilo, fast food e bons lugares com menu à la carte.

Como já falei aqui nesse texto, boa parte das atrações e restaurantes está na Avenida Aurora Forti Neves. Lá, por exemplo, podemos encontrar duas unidades do Restaurante Tropicália – um deles serve também pizza e, no outro, há uma grande variedade de frutos do mar.

O Dat Badan é outro restaurante tradicional na cidade, com um cardápio bem variado, mas cuja especialidade é a comida árabe. Localizado na Rua Maria Tereza Breda, Jardim Glória, fica a cerca de 1 km do Museu de Cera, mas segundo o site oferece gratuitamente serviço de transfer para os clientes. Tem serviço de buffet self service todos os dias.

Outros restaurantes bem recomendados na cidade são a Dona Redonda Cantina & Pizzaria, a Estância da Picanha, o Mix Picanha e o Heróis Burger Olímpia, uma hamburgueria temática de super-heróis.

O Villa Mall Shopping, o mini shopping de Olímpia localizado ao lado do Thermas dos Laranjais, também conta com uma pequena praça de alimentação, com cervejaria e algumas outras comidinhas e sobremesas. No Pazzi per Gelato você vai encontrar o melhor sorvete artesanal da região. Eu experimentei na unidade localizada dentro do Hot Beach e gostei bastante.

Falando em sorvete, o Museu do Sorvete é um local todo instagramável, daqueles que as pessoas vão para fazer dezenas de fotos e ficar depois postando nas redes. O Click Park Museu do Sorvete tem dois andares na Avenida Aurora Forti Neves, com os sorvetes da marca Bambi, a mais antiga da cidade.

Achei um pouco caro para conhecer o espaço instagramável (R$ 20 adulto e R$ 10 crianças), mas normalmente eles fazem promoção de entrada gratuita gastando R$ 30 nos sorvetes de massa. Aproveitei essa oferta e, como estava no clima de fazer fotos, pedi uma daquelas taças gigantes que são fotogênicas. No final, minha opinião é de que ela é mais bonita do que gostosa, achei o conjunto um pouco enjoativo (mas fica a observação que sou pouco doceiro).

Como chegar a Olímpia

Como a maioria dos turistas que vai para Olímpia parte de São Paulo, vamos trazer aqui os detalhes de como fazer a viagem entre as dias cidades.

Carro

Olímpia está localizada a cerca de 430 quilômetros de São Paulo, no norte paulista. É uma viagem de carro de quase seis horas, com um custo aproximado de mais de R$ 500 no total (contando ida e volta). O caminho mais comum para chegar a Olímpia é pegar a Rodovia Bandeirantes, a Rodovia Anhanguera, a Rodovia Washington Luís, a Brigadeiro Faria Lima e a Armando de Sales Oliveira.

Ônibus

Partindo da capital paulista, do Terminal Rodoviário do Tietê, a Viação Danúbio Azul tem três viagens diárias para Olímpia (7h10, 13h30 e 23h55). O trajeto dura cerca de 7 horas e custa a partir de R$ 177. A rodoviária de Olímpia fica na Avenida Aurora Forti Neves.

Avião

O aeroporto mais próximo de Olímpia é o de São José do Rio Preto, cerca de 50 km. De lá você pode seguir em carro alugado, táxi ou Uber ou outros transportes por aplicativo (custo em média a partir de R$ 100). Acredito que só vale a pena alugar um carro se pretender usar bastante em Olímpia, caso contrário será mais vantajoso financeiramente pegar um Uber.

Veja aqui nosso post completo de como chegar a Olímpia.

Como andar em Olímpia?

Dependendo de onde você estiver hospedado, vai usar bem pouco o carro em Olímpia. Como a cidade é pequena, dá para fazer muita coisa a pé, principalmente se ficar hospedado perto da Avenida Aurora Forti Neves. Além disso, como já vimos, dá para reservar um hotel que tenha acesso exclusivo aos parques aquáticos.

Se não estiver de carro próprio ou alugado e precisar percorrer uma distância maior em Olímpia, saiba que a cidade não tem Uber. Os motoristas de aplicativos usam outros dois sistemas, GP CAR e Decar, então já baixe esses app no seu smartphone assim que for para Olímpia. Os valores dos dois variam bastante durante o dia, então faça uma simulação da viagem neles antes de fechar a corrida, pois pode ter uma diferença de valor de mais de 50%.

Clima em Olímpia

Olímpia é, acreditem, quase sempre quente. Dificilmente faz muito frio na cidade e, nos períodos teoricamente mais gelados (outono e inverno), costuma só esfriar à noite e logo cedo. Depois o sol aparece e dá para curtir bem os parques aquáticos durante todo o ano,

Os meses mais chuvosos coincidem justamente com o verão (principalmente de novembro a março), mas são raros dias longos de chuva, mais aquela pancada de final de tarde.

Dados do Climatempo

Futuras atrações de Olímpia

Como temos visto ao longo desse texto, Olímpia está em uma constante evolução. De apenas um parque aquático, hoje a cidade conta com diversas atrações, e vem muito mais por aí!

O Thermas dos Laranjais tem ambiciosos planos de aumentar bem a sua área, incluindo a construção de um novo resort, o Hot Beach também vai ganhar um novo hotel, um bar de gelo está sendo construído ao lado do Museu de Cera e deve ser inaugurado ainda neste primeiro semestre, e um grande outlet também está começando a tomar forma pertinho do Thermas, em uma região que vemos crescer bastante – ou seja, a cidade vai ganhar mais lojas e restaurantes para comportar os milhares de turistas que lotam Olímpia na alta temporada

Mas o que deve fazer a cidade crescer mesmo em número de visitantes é a construção do Aeroporto Internacional de Olímpia. A previsão é que ele seja entregue no primeiro semestre de 2026 e, assim que ficar pronto, a expectativa é que muitos voos de países vizinhos aportem na cidade. Não é à toa, então, que Olímpia não para de crescer. E precisa mesmo ter mais infraestrutura para continuar recebendo os milhões de visitantes todo ano.


Você já foi para Olímpia? O que achou da cidade e todas as atrações? Participe dos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção