Dicas para a primeira viagem de avião

Leonardo Marques 25/11/2009 às 11:26h 518 Comentários

Muitas pessoas enviam e-mail pedindo dicas para quem vai fazer a primeira viagem de avião. Montamos um verdadeiro manual para quem nunca viajou de avião e está cheio de dúvidas.

A primeira dica é…você irá viajar em um dos meios de transporte mais seguros do mundo. Não se desespere, você certamente irá gostar muito de viajar de avião.

LAN787

Bom, vamos ao que interessa! As dicas estão organizadas mais ou menos na ordem de uma viagem.

Onde comprar as passagens aéreas?
Você pode comprar diretamente no site das companhias aéreas, pode comprar também em agências de turismo online ou em lojas físicas.

Onde encontro passagens aéreas mais baratas?
Acompanhe o Melhores Destinos, que você terá dicas de onde conseguir os melhores preços. ;-)

Que documentos preciso para viajar?
Se você é adulto e é um voo doméstico(nacional) ou para a América do Sul, basta um carteira de identidade. No momento da compra você é informado de outros documentos aceitos. Para voos internacionais, você pode precisar do passaporte e até do visto, se for o caso.

Qual a diferença de escala para conexão?

Quando você for comprar sua passagem aérea certamente terá várias de opções de voo, sendo alguns direto, outros com escala e outros com conexão.
O voo direto significa que o avião decola na cidade de origem e só para na cidade de destino.
No caso do voo com escala, significa que você irá no mesmo avião da cidade de origem até a cidade de destino, mas o avião irá parar em uma ou mais cidades durante o percurso.
Já o voo com conexão significa que você vai precisar trocar de avião pelo menos uma vez.

Não tem passagem?
Quem está acostumado a viajar de ônibus vai estranhar o fato de não existir uma passagem, mas sim uma reserva, com um código localizador. Se quiser, você pode imprimir essa reserva com o número, mas não é necessário: com sua identidade ou passaporte você embarca!

 O que fazer quando chegar ao aeroporto?
Chegando ao aeroporto você irá procurar o balcão da companhia aérea em que você irá viajar e entrar na fila do “check-in” do seu voo. O check-in nada mais é do que a confirmação de  que você está lá e vai fazer a viagem. Ele também pode ser feito pela internet ou nos totens no aeroporto.

Thai_Airways_Check-in

Quanto tempo antes preciso chegar no aeroporto?
Se o seu voo é nacional, você precisa fazer o check-in pelo menos uma hora antes. Se for para outro país o prazo é maior: chegue pelo menos duas horas antes do horário de embarque! O recomendado é não deixar para a última hora e evitar stress desnecessário!

E quanto às bagagens?
Na hora do check-in, além de confirmar que vai mesmo fazer a viagem, você vai despachar as bagagens, ou seja, entregar as malas maiores, que serão transportadas no porão do avião. Você tem direito a levar uma mala, mochila ou bolsa de mão com você na cabine do avião. Saiba tudo sobe bagagens nesse post.

Bagagem

Quantas malas eu posso levar?
Na mão você pode levar até 5kg e desde que comprimento+largura+altura não seja superior a 115cm.
Você pode despachar até duas malas com peso total de no máximo 21kg (32 kg em voos internacionais) . Se passar disso, prepare-se para pagar um valor não muito barato. Veja tudo sobre bagagens neste post especial.

O que é cartão de embarque?
No momento do check-in o funcionário da companhia aérea vai te entregar seu cartão de embarque. Esse sim, tem cara de “passagem”, com algumas informações importantes: o número e horário do seu voo, o portão onde você deve embarcar e o horário da decolagem. Confira se seu nome e número de documento estão corretos.

IMG_0121

Como fico sabendo a hora que devo embarcar?
Na hora do check-in eles vão te informar. Além disso, nos aeroportos há sempre uns televisores mostrando os vôos com algumas informações como: hora do embarque e qual o portão de embarque. Vá para a sala de embarque, passe pelo raio-x e e dirija ao portão do seu voo para aguardar a hora de embarcar. Se o voo for internacional, você pode dar uma olhadinha no free shop, mas é melhor deixar as compras para a volta!

Como sei onde está o avião em que eu vou?
No seu cartão de embarque está escrito qual será o portão/gate. Quando você for chamado para embarcar basta localizar onde é esse portão de embarque. Sempre há muitas placas informando.

1-TAM-777-executiva-Embarque 777 GRU

Chegou a hora do embarque!
Finalmente está chegando a hora de entrar no avião. Um pouco antes de começar o embarque, os funcionários vão explicar como será feito – muitas vezes depende das fileiras, com as do fundo embarcando antes. Antes de embarcar, o funcionário vai conferir seu cartão de embarque e seu documento. No avião, identifique seu assento: o número significa a fileira e a letra a posição da poltrona. Guarde sua bagagem no compartimento sobre a poltrona e se acomode.

IMG_1127

Vamos voar!
Agora é só relaxar e aproveitar o voo! A comissária passará as informações de segurança, que também podem ser exibidas em vídeo. Depois o avião parte para a decolagem, que é o momento mais tenso para quem nunca voou. Depois que o avião sobe, fica tudo tranquilo. Nem parece que estamos voando! Mas tem umas trepidações chatinhas, chamadas turbulências. Elas podem chacoalhar a aeronave, mas fique tranquilo: os aviões são projetados para passar por elas tranquilamente. Mantenha seu cinto afivelado que logo ela passa! 

IMG_2072

E quando o avião chega ao destino o que eu faço?
Não tem segredo, basta seguir o povo! :-) Você será direcionado ao local onde irá pegar suas malas. Em geral é um esteira que fica passando com as malas. Basta pegar a sua, conferir o nome na etiqueta (existem malas iguais!) e sair. Se este é o seu destino, a viagem terminou!

Como funcionam as conexões?
Quando você for fazer uma viagem com conexão você precisará trocar de avião mas a bagagem que você despachou será transferida “automaticamente” entre os aviões. Você não precisa se preocupar com ela. Quando o avião chegar na cidade onde você fará a conexão, os comissários irão avisar para você desembarcar. Ao descer do avião terão placas ou funcionários orientando o que devem fazer os passageiros “em transito” para tal cidade. Se a conexão for demorada você pode até sair do aeroporto e dar uma volta pela cidade. Acompanhando nos monitores espalhados pelo aeroporto você saberá onde e quando deve embarcar.

É verdade que dá vontade de vomitar?
Isso acontece mais em aviões pequenos. Nesse aviões maiores, utilizados pelas principais companhias aéreas brasileiras são raros os casos de enjoo, mas se acontecer terá um saquinho bem na sua frente para embalar o vômito. Saiba mais sobre viagens e saúde neste post especial.

Outros avisos:
- É comum o piloto falar “afivelem os cintos pois iremos passar por uma forte turbulência”. Isso não é o mesmo que falar “o avião vai cair” :-) é apenas para aumentar sua segurança.
- É comum sentir um desconforto nos ouvidos ou ficar “meio surdo”, para melhorar tente simular um bocejos ou masque um chiclete – o movimento de mastigar ajuda a destapar.
- Evite sentar de pernas cruzadas, você deve ficar várias horas sentado e é melhor favorecer a circulação.
- No avião costuma fazer frio, especialmente em voos noturnos, então vá preparado. Geralmente você pode controlar a saída de ar condicionado para regular a temperatura.

IMG_1376

Faltou alguma dica ou ficou alguma dúvida? Deixei seu comentário.

Boa viagem e quando voltar nos conte como foi!

518 comentários para “Dicas para a primeira viagem de avião

  1. Emille Cãndid

    Muito Bom!!!! Vou viajar pela primeira vez de avião em janeiro e estava louca procurando por uma coisa assim!!! Agora fiquei mais tranquila…

    Responder
  2. Eliane

    Vou viajar com uma criança de 03 anos e outra de 12. Minha dúvida: a pequena pode levar um ttravesseiro? Posso levar, além da minha inseparável bolsa de mulher, uma bagagem de mão? A bolsa da bebê, que seria a bagagem de mão dela, pode ser levada por mim, além do travesseiro?

    Responder
  3. Marco Tourinho

    "Na mão você pode levar até 5kg e o volume(comprimento+largura+altura) não pode ser superior a 115cm."

    Somente corrigindo, o volume é o produto de comprimento, altura e largura e não soma, de forma que a unidade correspondente é em centimetros cúbicos.

    Gosto muito do site, sempre faço consultas nele.

    Att.

    Responder
  4. Guto

    Sobre a última dica de que faz frio nas aeronaves eu discordo totalmente, pelo menos nos voos de TAM e Gol onde sempre faz um calor tremendo. Já nos voos da American Airlines a temperatura é ideal.

    Responder
    1. Jefferson Bueno

      Me desculpe Thiago, tive ke rir agora.
      Fiz minha 1ª viagem de avião e peguei um "boa" turbolência, mas acho ke já me acostumei com nossas maravilhosas estradas. Acho ke de ônibus treme mais.

      Responder
  5. Ana

    A principal dica eu acho que é:
    Se não souber algo ou estiver na dúvida, PERGUNTE a um funcionário da companhia, eles estão lá pra ajudar o passageiro.
    "Quem tem boca vai a Roma".

    Responder
  6. Pipoco

    Vou em família, vamos levar uma mala grande apenas e as outras de mão. Se a mala grande ultrapassar os 23Kg, mesmo com outras pessoas do grupo sem bagagem, tem que pagar excesso?

    Responder
  7. Mario

    Faltou um detalhe muito importante: PRESTE ATENÇÃO NOS AVISOS DA COMPANHIA AÉREA!!!

    TODOS OS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DEVEM SER DESLIGADOS significa que… TODOS OS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DEVEM SER DESLIGADOS.

    Responder
  8. Wallace Lima

    leonardo, detalhe que eu recomendo:

    sempre que possivel, faça o checkin via web!

    alguns minutos que vc perde ao fazer em um computador ou ate numa lan podem ser cruciais para a hora de embarque
    (ja tive uma situacao em que me salvei por ele)
    nunca se sabe o imprevisto que se encontra no caminho… alem disso o servico é gratuito, oferecido pelas principais companhias de voo domestico, e diminui seu tempo de fila de embarque
    ja se oferece tambem o servico via celular, pelo que sei, mas ainda nao o utilizei, nao posso comenta-lo

    e sempre visitar o Melhores Destinos!

    ana
    A principal dica eu acho que é:
    Se não souber algo ou estiver na dúvida, PERGUNTE a um funcionário da companhia, eles estão lá pra ajudar o passageiro.
    “Quem tem boca vai a Roma”.

    (sempre dei a sorte de encontrar otim@s funcionari@s: comissari@s, funcis de checkin e outr@s – em situacoes normais, o atendimento é otimo, por vezes melhor que o de onibus)

    mario
    Faltou um detalhe muito importante: PRESTE ATENÇÃO NOS AVISOS DA COMPANHIA AÉREA!!!
    TODOS OS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DEVEM SER DESLIGADOS significa que… TODOS OS EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS DEVEM SER DESLIGADOS.
    (tambem a questao de colocar as poltronas na posicao vertical, afivelar cintos… sempre prefiro fazer td certo apenas pr@ comissari@ passar e olhar – mais facil pra td mundo!)

    Responder
  9. JOSEPH MONDEL

    UMA DICA ÁQUELES QUE TEM PROBLEMA COM EXCESSO DE BAGAGEM, OLHA VIAJO MUITO E SEMPRE TENHO MUITAS BAGAGENS, O QUE ACONTECE É QUE PAGUEI UMA ÚNICA VEZ O PESO EXCEDIDO, MAIS FAÇO AGORA SEMPRE ASSIM,

    SEMPRE LEVO UMA MALA DE MÃO, ISSO DENTRO DOS PADRÕES DE TAMANHO, MAIS EM RELAÇÃO A PESO ONDE MORA O PROBLEMA OU A MINHA solução, FAÇO DA SEGUINTE FORMA.

    QUANDO VOU DESPACHAR AS MALAS NO BALCÃO DE ATENDIMENTO, DESPACHO AS MALAS MAIS LEVES E A DE MAO NUNCA PESO, AS VEZES ELES PERGUNTAO SE ÀQUELA QUE FALTOU SERIA A MINHA BAGAGEM DE MÃO, EU SIMPLESMENTE DESCARADAMENTE FALO QUE NAO, QUE SÓ ESTOU CUIDANDO DELA, TIPO "NÃO É MINHA E SIM DE UM PARENTE QUE FOI AO BANHEIRO E QUE VAI TOMAR OUTRO VÔO", QUANDO VOCÊ FALA QUE É SUA, POIS, ELES SEMPRE PEDEM PRA PESAR (neste caso quando você menciona que a bagagem é sua "bagagem de mão") , MAIS COMO DITO A BAGAGEM NAO É SUA, NAO TEM PORQUE A COMPANHIA PESAR, O BOM É QUE SAINDO DALI NÃO HÁ MAIS NECESSIDADE DE PESAR, POIS, A PARTIR DALI SÓ VOCÊ VAI TER ACESSO A SUA MALA. E NÃO MAIS NINGUÉM…
    PARA ISSO LEVE SEMPRE UMA MALA NOS PADROES DE TAMANHO ESPECIFICADOS NAS COMPANHIA, PARA OS TERMOS DE BAGAGEM DE MÃO, RESPEITANDO O CONTEÚDO DE OBJETOS TRANSPORTADOS PARA A MESMA, E COLOQUE UNS 10, 20, 30, OU MESMO UNS 50 KG. ELES NAO VAO PESAR MESMO SAINDO DO BALCÃO, EM CASO DE MEDO OU VERGONHA DE DIZER QUE NÃO É SUA, PEÇA PARA QUE UM PARENTE SEGURE PRA VOCE, PARA QUE NAO PENSEM QUE É SUA BAGAGEM DE MÃO, SE VOCE FALAR QUE NAO É SUA, ELES NAO TEM PORQUE PESAR E BOA VIAJEM…
    SE NÃO TIVER CORAGEM DE MENTIR, FODA-SE E VOCê NATURALMENTE MERECE SER COBRADO(a) PREÇOS ABUSIVOS, POIS ELES NAO SE IMPORTAM EM ROUBAR AGENTE TODO MOMENTO. E VOCê SERIA HONESTO COM ELES, E AGIRIA COM NATURALIDADE E PRATICAVA ÂQUILO QUE IRIA TE CUSTAR MUITO CARO?
    PENSE NISSO.

    A PROPÓSITO, SEMPRE LEVO UNS 40 KG EM MINHAS VIAJENS, E FAREI SEMPRE ISSO, ATÉ PORQUE ELES NAO TEM NENHUM CUIDADO COM NOSSAS MALAS, MESMO QUE VOCE PEÇA PARA COLOCAR FRÁGIL, ISSO NÃO CARACTERIZA QUE AS EMPRESAS TÊEM QUE TRASPORTAR COM MAIS CUIDADOS.

    Responder
    1. victor

      Pois é, essas pessoas que se julgam "espertas" estão por todo o lado, inclusive colocando em risco a vida de CENTENAS de outras pessoas que estão dentro do avião. Se o peso permitido é de 5kg na bagagem de mão, isso significa que técnicos, engenheiros e projetistas que construíram o avião determinaram que 5Kg é o PESO SEGURO para a bagagem de mão. Acho lastimável as pessoas se acharem "espertas" com atitudes que ferem os princípios do bem comum.

      Responder
  10. Fátima

    Eu comprei minahs passagens pela internet e me passaram um nº de identificador…e é a 1ª vez que viajo assim…. ja pedi varias informações no site da compra e eles são muito invazivos… Só me disseram pra levar esse codigo identificador na companhia aerea… é isso mesmo que devo fazer…fico meio perdida… Obrigado

    Responder
  11. Rodrigo E. G. Marcon

    Bom, acompanho o site sempre, acho ótimo e nunca postei nada, mas não custa começar! :)

    Quanto à conexão comentada, em vôos nacionais a maioria das regras tarifárias não permite o chamado "Stop over", que é sair da área de trânsito (desembarque + embarque) e andar para fora do aeroporto. Mas mesmo que seja permitido o stop over, com raras exceções nos grandes aeroportos (como Porto Alegre, que não possui área de trânsito), se você sair da área de trânsito terá que pagar nova taxa de embarque.

    Conexões são formas baratas de conhecer mais que somente a sua cidade destino em vôos internacionais, quase sempre você pode ficar alguns dias na cidade de conexão (mudando a segunda parte do vôo), sem pagar nada a mais, somente mais uma taxa de embarque.

    Quanto aos lanches, é verdade que não são cobrados em empresas brasileiras, mas a Gol já passou a oferecer lanches cobrados em algumas rotas, e em vôos domésticos em outros países, existem muitas empresas que não dão nem copo d'água de graça.

    Ah, Pipoco, as regras dizem que a bagagem de uma pessoa não pode ultrapassar os 23 Kg (quase todos os vôos, mas geralmente aceitam até uns 25), ou seja, não seria possível levar uma mala de 50 Kg para 5 pessoas, não são somáveis, no entanto, caso o vôo não esteja lotado e o(a) atendente esteja de boa vontade, provavelmente não se incomodará se o tamanho da mala for normal e tiver uns 30 quilos, mas isso vai da boa vontade.
    É bom lembrar que também há tamanho máximo de bagagem, assim não é só o peso que importa. Umas das companhias mais chatas para bagagem é a TAM, fiquem atentos.

    Acho que é isso, se lembrar de mais coloco por aqui.

    Responder
  12. Marina

    Ótimo post! me fez lembrar da minha primeira viagem de avião. Só que naquela época, o serviço de bordo era um SENHOOOOR seviço de bordo.

    Mas não tenho saudade não. Prefiro pagar menos na passagem aérea e viajar mais do que comer filé com mousse de chocolate no avião :)

    Responder
  13. Francisco Coimbra

    Leonardo, quanto as bagagens que podem ser levadas, foi citado que é até 23 kg. Minha duvida é a seguinte: São 23 kg por passegeiro? Em fevereiro irei com a minha familia para fortaleza são 2 adultos e 3 crianças…

    Responder
  14. Camille

    Bem legal esse post.
    Certamente tirou dúvidas de várias pessoas.

    Eu, mesmo voando, não sabia esse negócio da conexão em outros países, de poder ficar um período antes do próximo voo. Já tinha pensado se haveria a possibilidade, mas a confimação me deixou contente.

    Responder
  15. Pingback: CurioLinks 2009 | 27 de Novembro | Curiosando

  16. tatiana

    uma dica importante é colocar uma fitinha colorida na mala, assim fica mais fácil voce identificar a sua, e não corre o risco de pegar a mala errada….

    Responder
  17. Francisco Junior

    Parabens pelas dicas, já realizei o sonho de andar de avião, achei inesquecível e prazeiroso. Na época me senti um peixe fora d´agua, mas segui um raciocínio lógico. Observei bastante as pessoas antes, para não cometer nenhuma garfe… Rsrsrs
    ABRAÇOS A TODOS..

    Responder
  18. Sheyla

    Leonardo, eu gostei muito das suas dicas, vou viajar pela 1ª vez de avião, e elas me foram muito úteis, mas eu gostaria de saber quem recolhe a minha mala para embarcar? e eu tenho medo de não fazer td de direitinho…rsrs( pagar mico)
    por favor me dá + uma ajudinha?!

    abraços!!

    Responder
  19. Gumercindo Ara&uacut

    Alguém sabe me dizer qual o tamanho do cinto de segurança do avião.
    Não sei se preciso de extensor, então gostaria de saber quem precisa. Grato.

    Responder
  20. elson lima

    muito legal as dicas, mas não posso viajar por enquanto. Tenho vontade de comprar uma passagem mas gostaria de saber se chegar faltando uma semana e não poder ir posso passar a mesma para alguem?

    Responder
  21. Karina

    Bom Dia !

    Eu estive lendo essas dicas, mas nada me convence que uma viagem de avião é segura.
    Estou com minhas passagens aéreas compradas e estou quase desistindo.
    Preciso de ajuda, isso mexe com a mente !!!!

    Responder
  22. Rosângela

    Adorei as dicas =)…
    só que eu tenho uma dúvida em relação do que posso levar nas minhas bagagens…
    Nunca viajei de avião, então eu ñ faço a miníma idéia… e uma vez eu ouvi dizer que desodorante aerosol e xampú eles barravam e ñ deixam embarcar com esses produtos… isso é verdade???

    Obrigada! =)

    Responder
  23. gleidston moreira da

    Como faço para ficar sabendo sobre promoções de Salvador para São Paulo. Sempre que divulgam promoções, geralmentes para esse trecho não tem promoções. Quero passear em Sampa mais só posso ir com esses preços promocionais, a data na tem importância, o que interessa prá realmente é o preço, pois tenho que levar minha esposa e 02 filhos……………
    Gleidston…..

    Responder
  24. Lisiane

    Uma dúvida: a gente pode levar a bagagem de mão + a bolsa inseparável de toda mulher ou ela também conta na pesagem? E a bolsa também tem que ficar no "porta-bagagem" ou pode ficar com a pessoa durante o tempo da viagem? Ótimo tutorial :)

    Responder
  25. mariane

    eu posso levar agum doce tipo de doce liquido na minha bagagem de mão?é por que eu queria levar esse doce caseiro, e eu nãosei como eu posso embalar em minha bolsa sem fazer volume? o que eu faço?

    Responder
  26. Sonia

    Olá Boa Tarde!!!!
    Vou viajar para maceió com minha filha de 15 anos e gostaria de saber c posso levar uma so mala pra nos duas , sei q p peso é de 23 cada .
    aguardo resposta , é q eu n qria levar duas malas ai levo td em uma so ….posso???
    grata…

    Responder
  27. Nathália

    Leonardo , queria saber o seguinte :
    tenho várias malas em casas inclusive aquelas de pano tenho uma irmã de 1 ano e os meus pais totalizando 4 comigo . O peso máximo vc disse que é 23 k então posso levar uma mala pra minha mãe de 23 uma pro meu pai de 23 a bolsa da bebe que não passa de 20 e a minha mala de 23.
    AH e tambem 3 malas de mão ? Por favor responda com urgencia

    Responder
  28. Jaqueline

    Ola, vou viajar agora em fevereiro pela primeira vez. Vou para Buenos Aires e estou agilizando o curso e hospedagem por conta própria mas, tenho duvidas quanto ao que posso levar nas malas, se na compra da passagem existe alguma taxa além do valor da passagem, no caso de eu fazer compras lá, como fica pra eu trazer peso alem do que levei, se eu posso usar maquina digital no avião. Tbm tenho dúvidas quanto a traslados, seria mais vantagem do que pegar um táxi? E voce acha que seria mais recomendavel eu aguardar até maio pra só então viajar pro curso e aproveitar a passagem com desconto? E quanto a troca de moedas, eu pago alguma taxa? Obrigada!

    Responder
    1. Leonardo (Melhores D

      Jaqueline, sim tem outras taxas no valor de aproximadamente R$100 na ida e R$100 na volta de taxa de embarque internacional. O limite de bagagem é o mesmo dos vôos nacionais, pode usar a máquina digital no avião sim. Lá tem táxi, e tem uma opção mais barata que é ônibus executivo até o centro e de lá um táxi até o hotel. Eu esperaria um pouco mais sim. Se for trocar dinheiro nas casa de câmbio não tem taxas.

      Responder
  29. Erika

    Oi Leonardo,
    Tenho uma questão… desembarcar em uma conexão internacional pode dar algum problema?
    Explico, a Gol vende mais barato na categoria "quem programa paga menos", entretanto, as viagens devem ser de ida e volta com o mesmo destino, mas gostaria de aproveitar uns dias em BA, e depois seguir viagem de ônibus para Mendoza, atravessar os andes rumo a Santiago. Por isto, neste meu plano, na ida desceria na conexão e na volta pego o voo de Santiago, conforme adquiri as passagens (R$279 o trecho).
    Uma vez, voltando de BA, comprei a passagem como destino final Curitiba, era mais barato do que São Paulo, sendo que havia conexão em SP, o único incoviniente foi o de não poder despachar as malas e ter de embarcar com a mala de bordo. Mas, eram cidades de um mesmo país que saltei… (rsss)
    E, aproveitando a ocasião, mais uma pergunta… em maio qual companhia tem a tarifa mais em conta? Nas minhas pesquisas achei a Lan careira, li em um post aqui a tarifa da Britsh, vale fuçar as companhias internacionais?
    Muito obrigada pelos conselhos e dicas!

    Responder
  30. maria da penha ferna

    ja viagei na varing a mais de 20 anos . não vejo a hora de viajar de gol. com um grupo pessoas, ha diferença de valores levando grupo 20
    se possivel responda- me por Email
    as dicas foram exelente.
    muito obrigada

    Responder
  31. Regiane Zanchin

    Fantastico! Adorei o que você colocou, sem a menor sombra de dúvidas, isto me acalmou muito, vou viajar no dia 2/4/10, estava aflita e muito ansiosa
    Obrigada

    Responder
  32. adriana sanchez

    ola adorei o site de voces i as dicas mais voces poderiam da umas dicas com relaçao a como faço pra levar meu bichinho de estimaçao (cachorro ) o que devo fazer i como devo fazer pra ele viajar brigado bjs

    Responder
  33. Thiago Feitosa

    Olá!
    Eu vou viajar agora em outubro pela 1° vez serão 3 destinos.
    porto alegre depois de 7 dias São Paulo depois de 8 dias volto pra Manaus.
    e essas dicas foram muito boas.
    parabéns pelo site.

    Responder
  34. caroline

    ola vou viajar no mes que vem pela delta com conexao em atlanta e em brasilia, de brasilia a b.h. , estou indo com minha filha de 3 anos e estou gravida de 5 meses, gostaria de algumas dicas estou muito nervosa e anciosa com tantas conexoes, e tenho ainda q fazer chekin em brasilia eu sozinha sera vou dar conta por favor me ajudem..amei este site..

    Responder
    1. Leonardo (Melhores D

      Caroline, você vai voar em uma das melhores e a maior companhia aérea do mundo. Para o trecho Brasil – EUA não tem companhia melhor que essa não. Basta chegar cedo para evitar surpresas.

      Responder
  35. maria aguiar

    Oi leonardo, muito boa as suas dicas! me diz posso levar produto liquido na bagagem de mão(xampoo,cremes hidratantes, perfume,etc…)como proceder com cel, e maquina fotografica?) tem q passar poe alfandega como é isso? grata.

    Responder
    1. Leonardo (Melhores D

      Maria, se for viagem nacional pode levar esses produtos sim, todos eles podem ser levados na bagagem de mão, não é preciso fazer nada demais.

      Responder
  36. Lucas Soares

    Você falou sobre os documentos no caso de pessoas adultas. Mas, em relação às crianças, como acontece? E outra pergunta, tenho 14 anos, mas tenho dificuldade pra tirar a carteira de identidade, por causa das minhas digitais. Será que eles aceitam outro tipo de documento?

    Responder
  37. kaud

    Parabéns não só por esse tutorial + pelo site.
    Tenho uma duvida, o peso do notebook conta na hora da pesagem da bagagem de mão? e existe uma quantidade maxima de perfume que pode ser levado na bagagem de mão? Obrigado!

    Responder
  38. MICHELE

    Olá, vou viajar pela primeira vez de avião e, estou super ansiosa e nervosa, pode por gentileza me dar umas dicas do que posso levar ou não na mala, quantas malas podem ser levadas, e se passar do peso que descreveu quanto mais ou menos será cobrado? Posso tirar fotos de dentro do avião? Na verdade estou totalmente perdida e com medo…rsrsrs…, estarei indo para Salvador nesta quarta-feira dia 07/07 totalmente sozinha e, parece que por estar tão próxima a viagem, nem durmo direito, me dá um friozinho na barriga só de imaginar como será. Please, me ajude com estas dicas antes de eu ir viajar? Desde já agradeço à atenção e, adorei o que li aqui, sei que poderei "camuflar", rsrsrs…, um pouco meu medo. Obrigada e até mais.

    Responder
  39. Leonardo Melhores De Autor do post

    MIchele, você pode levar bastante coisa 23kg não é pouco. Se passar o valor depende da companhia aéreas, as vezes nem cobram. Pode tirar as fotos sim.

    Responder
    1. Leonardo Melhores De Autor do post

      Aline, depende da companhia, de qual aeroporto do Brasil você vai, se tem conexões/escalas. o Melhor é simular o trecho no comparador de preços aqui do site e conferir.

      Responder
  40. Alessandra

    Leonardo,

    Estou de viagem marcada para Luanda, e tenho as seguintes dúvidas;

    - Vou levar uma mala de mão, e eu vi que na descrição dela, ultrapassa 3centimetros ao permitido, será que isso pode dar problema?

    - Sendo que,primeiro faço um voo nacional, sendo de Goiania-SãoPaulo, e só posso levar 23 kilos mesmo? é que no voo internacional, eu vi que é permitido 32 kilos.

    Alessandra

    Responder
    1. Leonardo Melhores De Autor do post

      Alessandra, depende da sua passagem o voo nacional será 23 ou 32 kg. Em relação aos 3cm não acho que seja problema não.

      Responder
      1. Alessandra

        Leonardo, boa noite!

        Eu sei que o voo nacional, será 23, no entanto se eu for colocar os 32, o qual eu realmente quero, para a viagem internacional, vou pagar o excesso de 9 kilos,acho que deve ficar bem caro.

        Nossa, eu estou tão anciosa, as vezes até penso em desistir, pois é a minha primeira viagem de avião, e o pessoal está me amedrontando, dizendo que quando eu chegar no aeroporto de Guarulhos, vou ver o que é um aeroporto grande e complicado. É mesmo?.

        Meu voo está marcado pela Taag, no dia 30 de julho, e com horário para as 16:30, sendo que, vou sair de Goiania, as 11:00 hs, e chegar em Guarulhos, por volta de 12:15, acho que deve ser tempo suficiente, pra eu ter tudo arrumado, não é possivel,que eu não consiga encontrar o guiche da Taag…rs

        Desde já muito obrigada!!

        Responder
        1. Leonardo Melhores De Autor do post

          Alessandra, aeroporto é simples, chegando na hora certa você vai ver que tudo é simples e organizado. 9 quilos de excesso não é barato mesmo.
          Chegando em Guarulhos você tem dezenas de funcionários que podem te informar onde é o checkin da TAAG, não tem dificuldade nisso.
          Boa viagem, e, se relaxar, :) tira umas fotos do voo e depois escreve pro Melhores Destinos contando como foi voar pela TAAG.

          Responder
          1. Alessandra

            Que bom, pode deixar que se eu tirar fotos, eu envio,viu!

            Eu posso levar remedio sem receita médica, na mala de mão? caso não puder, gostaria de saber se pode ser levado na mala que é despachada, pois como vou para Africa, estou montando uma farmacinha.

            Leonardo, muito obrigada pela atenção.

            Abraços…

  41. Sueli

    Parabéns, pelas valiosas dicas e constante dedicação! Graças ao "Melhores Destinos", adquiri passagens com desconto, e viajarei com toda familia.

    Estou com dúvidas, viajrei pela webjet, mas não recebi confirmação por e-mail, quando entro no meu cadastro no site da "Webjet" vejo as dados do vôo com os nomes… Estes códigos são suficientes para o checkin? meus filhos são pequenos e li relatos de lugares "não respeitados" ou avulsos, como faço para escolher os lugares?

    Não consegui ser atendida em chat e nem por telefone pela Webjet, então conto com vocês. Muito Obrigado!

    Responder
  42. Leonardo Melhores De Autor do post

    Sueli, pro checkin bata um código chamado localizador. Pelo site você pode escolher as poltronas, eu recomendo as próximas da asa.

    Responder
  43. luciana

    olavou viajar de macapa p. joinville e gostaria de saber se nas escalas eu tbm tenho q sair do avião e a bagagem de mão eu tenho que ficar com elas durante a parada p.a conexão?obrigado

    Responder
  44. Lari

    Vou viajar pela 1ª vez de avião para fora do Brasil mas estou com muito medo.

    Qual a sensação do avião estar vuando ?

    É ciguro ?

    Quantas horas dura uma viajem para USA ?

    Responder
  45. josué

    por isso que fico com vergonha de ser brasileiro. Por isso que vivem barrando brasileiros no exterior.Por isso que vivem expulsando brasileiros do exterior. Por isso….

    Responder
  46. Monica

    Olá, primeiramente gostaria de parabenizar pelas dicas, tenha certeza que foram muito úteis para mim. Tenho a dúvida se posso levar mais de uma bagagem de mão, é minha primeira viagem e eu gostaria de levar uma necessarie e minha bolsa de documentos. Agradeço muito desde já. Sim, viajo pela Tam.

    Responder
  47. Alyson

    Foram boas as dicas. Mas essas dicas são mais para se preparar para a viagem!! eu queria saber quando eu chego no destino como eu faço para ter o dinheiro do exterior
    (eu pretendo passar o reveillon em Portugal – Lisboa e não conheço ninguem de lá, claro que eu ficarei hospedado em um hotel, mas como eu faço para ter o dinheiro'euro')?

    Responder
  48. Isis

    Oi! estou c minhas malas ja prontas e parece bem pesadaa..vc acha que uma mala grande daquelas de rodinha bem cheia ultrapassa os 23 kg? Os sapatos são um problema de peso!!

    Obrigada

    Responder
  49. Ally

    Em suma, seja corrupto. Minta. O que importa é se dar bem, e que se danem todos os outros cidadãos que, justamente pelo fato de serem cidadãos, respeitam as regras e os outros. Não é à toa que os nossos políticos são o que são. Eles só reproduzem um comportamento que alguns membros da população aprovam e o fazem no seu dia a dia, sem nem mesmo se dar conta disso. Sou brasileira, mas me envergonho desse nosso "jeitinho" de vez em quando. Quando tudo é na base do "jeitinho", nada, de fato, funciona.

    Responder
  50. Jaqueline

    Olá vou viajar de avião pela 1ª vez, vou pra Natal e estava cheia de dúvidas que foram totalmente esclarecidas pelas respostas do Leonardo.Parabéns esse site é nota 1000

    Ah também vou fazer uma perguntinha rsrsrs vou pela Webjet + nunca tinha ouvido falar nessa companhia aerea será que é tão boa e segura quanto a Tam? vou pra lá dia 26 com meu marido tem alguém que vai pra lá nesse dia? 1 bjo e muito obrigada pelas ótimas dicas Leonardo

    Responder
  51. Jaqueline

    Ah esqueci de perguntar o homem pode viajar de bermudão (que fica quase no joelho?)

    Para a 1ª viagem de avião é melhor viajar durante o dia ou a noite? meu retorno de Natal pro Rio é as 21:00hs + tô com medo seria melhor antecipar o horário?

    Responder
  52. Leonardo (Melhores D Autor do post

    Oi Jaqueline, olha o serviço da TAM é melhor que da Webjet sim. Mas normalmente na Webjet é bem mais barato que na TAM. Aí você escolhe.. Em termos de segurança não há qualquer indício que a Webjet seja menos segura.

    Responder
  53. Americo luz

    realmente tem razao no que diz.é por essas e por outras que os brazileiros sao mal vistos em nosso pais. se fosemos todos honestos .se calhar teriamos uma pais melhor .mas nem todos sao iguais

    Responder
  54. Lico

    Olá Leonardo, parabéns não só por esse tutorial + pelo site.

    Por favor, a minha dúvida é a mesma do kaud, o peso do notebook conta na hora da pesagem da bagagem de mão? Como devo levá-lo?

    Muito obrigado!!!

    Responder
    1. Anna

      E é por haver tantos brasileiros que não dão valor à honestidade é que no Brasil reelegem o PT, que já está colocando as manguinhas de volta e trazendo os corruptos tudo de volta: Pallocci, Zé Dirceu etc.

      Responder
  55. Valtair Roberto Gies

    ola gostaria de um ajudinha

    estou pretendendo ir pra João Pessoa e farei uma conexao taves mo RIO DE JANEIRO DE 3:30hs ao desembarcar tenho que pegar denovo as bagagens e passar denovo no chek-in?????? ou ñ preciso se preocupar com as bagagens detalhe irei dia 14/12/10 e voltarei dia 05/01/11 dsde ja obrigado pela resposta

    Responder
  56. Martha

    Eu estou com muito medo, tenho 15 anos e estou saindo da paraíba para o Rio visitar minha familia, eu nunca andei de avião, e isso é o q me causa medo . :(

    Responder
  57. Bruno Raphael

    oi Leonardo tudo bem?? Valei pelo site, são muito boas as dicas. Dia 3 de dezembro farei minha 1ª viagem de avião, farei o trecho Curitiba-Guarulhos. E minha pergunta é referente a cabine do avião.

    Como posso conhece- la? É mais facil antes ou apos o voo? presciso conhecer alguem que trabalhe na companhia aerea? Viajarei de WEBJET.

    Obrigado…Abração…

    Responder
  58. Nathalia C B

    Olá Leonardo!

    Gostaria de saber como funciona essa história de bagagens em voo Low Cost. Vou fazer Roma – Paris e estou um pouco perdida! Obrigada!

    Responder
  59. Jheniffer

    Quando ultrapassa o numero de babagem, supondo, levo 3 malas, e tenho direito a levar duas malas , qual é a média de preço que vou pagar pelo excesso ? Só pra ter uma idéia de quanto devo levar em dinheiro, pra nao me pagarem desprevinida… (PRECISO DA RESPOSTA COM URGÊNCIA)

    Responder
  60. Leonardo (Melhores D Autor do post

    Nathalia, alguma companhias cobram por mala/peso. Dá uma olhada no site da companhia que você pretende viajar que terá os preços.

    Responder
  61. izabele

    oie vou voar pela 2 vez ,mas estou com um pouko de ansiedade por causa da decolagem me sinto meia mal ,gostaria de saber se posso tomar algum remedinho pra me deixar menos ansiosa ,no caso vou sozinha ,sao 2 horas de voo ,ja esqueci tudo kkk tem tempo que nao viajo de aviao ! e outra coisa eu perdi minha identidade sera que a compnanhia deixa eu viajar com minha carteira de trabalho ,vou é nacional obrigada

    Responder
  62. jarme

    Cara as suas dicas foram muito boas, mas ainda me rola uma duvida. Em questão de valor monetario quais são os limites que se pode levar em um voo domestico, tanto para moeda nacional, quanto para moeda internacional?

    Responder
  63. KEILA

    vou viajar pela tam para salvador,gostaria de saber se posso levar meu notebook na bolsa normal de ombro que usamos no dia dia,e se precisa de nota fiscal,é 23 kg por passageiro então soma a minha bolsa que fica comigo no avião e a mala as duas tem q dar 23kls,estou com medo de levar o note e na hora eles pedir para colocar na mala.Por favor tire minhas duvidas obrigado

    Responder
  64. Wesley Borges

    Eu sou menor, tenho 17 anos, vou fazer uma viagem de Florianópolis para Porto Alegre, além de documento original com foto, o que mais devo levar? Obrigado ;D

    Responder
  65. Amanda

    Estarei fazendo minha primeira viagem de avião ano q vem e gostaria de saber se frascos em bolsa de mão com quantidade inferior a 20 ml, como colírios, cremes de pele e até mesmo alicate de unha são confiscados e considerados produtos suspeitos?

    Responder
  66. silcamil

    vou viajar pela primeira vez,tenho pavor de altura,morro de medo,ja fiz viagens de 4 dias de onibus,pra nao ir de voo,mais agora,vou ter que viajar de Palmas Para Natal com a equipe do projeto Rondon,só de iginar na anciendade começa me dar enjoossss,gente o que faço?tou com medo na hora entrar em panico.

    Responder
  67. silcamil

    oi pessoal LEONARDO tenho outra duvida,alem da minha bagagem,23kg,posso levar na bagagem de mao,meu nootebook+ minha bolsa,contendo minhas coisitas inseparavel de toda mulher(necesser)? viajarei pela GOL,peso 23 ecesso 07 kg.por favor me ajudem,viajarei dia 15/01 pra NATAL.

    Responder
  68. Amanda

    Gente..visito o site todos os dias para ler o que o pessoal escreve e assim tirar as minhas dúvidas…As histórias que tenho escutado dos amigos que já viajaram de avião é o problema com o ouvido. Alguém sabe onde se compra os tapões pro ouvido…Os aviões deviam fornecer!!! Embarco no dia 10 de Janeiro de Minas para o Rio de Janeiro..

    Parabéns pelo site Leonardo!!!

    Responder
  69. silene camila

    OI LEONARDO! TENHO DUVIDA,VOU VIAJAR PELA PRIMEIRA VEZ,NAO SEI AINDA O TAMANHO CERTO PRA LEVAR MINHA MALA,QUALQUER BOLSA?VC SABE ME INFORMAR AS MEDIDAS CERTAS? OBRIGADA!

    Responder
  70. ISmael

    Olha só .. minha tia mora em sao paulo e vou voar de porto ate lá.

    ela disse pra mim levar minha mala, só de mao , e não despachar.. vou ficar uma semana lá . e a mala de mao da todas minhas roupas?hahhahahahh

    uma mochila no caso né, posso levar ?

    ou levo uma mala daquelas pequenas mesmo ?

    me ajude .

    Responder
  71. Amanda

    Fiz a minha primeira viagem de avião e foi mais tranquilo do que eu esperava..não senti nada no ouvido e não tive nenhum problema com as bagagens…até cheguei a pesar a mala em uma farmácia..hahaha..

    Bem..passei por ak pra agradecer as dicas e falar pra todos que podem ir sem medo…carreguei ate um violão como bagagem de mão..pelo menos pela Gol…

    Bjoss

    Responder
  72. Pathy

    Oie Leonardo viajo agora em fevereiro minha primeira viagem, achei muito legal suas dicas estava muito receosa de ficar perdida. Sobre perfumes, desoorante etc posso levar dentro da mala grande no meio das roupas mesmo? A minha bolsa e a maleta de notebook fica com a gen te durante o voo ou tem um lugar para colocar? Obrigada e parabéns pela iniciativa.

    Responder
  73. Leila

    Bebê conforto – não posso levar como bagagem de mao certo?

    Não tenho nenhuma caixa onde guardar para despachar. No aeroporto tem empresas especializadas em embalar? Sabes o preço?

    Obrigada

    Responder
  74. KARINA

    joseph, que bonito ler seu comentário. vc é brasileiro ou mudou seu nome?

    bem, eles podem fazer o erro deles, mas isso não uer dizer, de forma alguma, que eu compactuo com esse erro. agora, falar que a bagagem não é sua e eu me fazer,como vc diria, de trouxa por causa de espertos, que se acham, como vc, é show de bola. espero ,de verdade, que saiabamos que regulamentações cada vez mais ao nosso favor, que devemos usar o código do consumidor,ou melhor, de proteção para que sejamos honestos. se os outros não são e ainda adoram trazer palhaçada de fora, pra encher a mala, comprar bastante e dar dinheiro aos gringos, boa viagem.,mas para mim é de uma babaquice, é de uma falta de vergonha, de respeito, de tudo. porque esse tipo de comentário é aceito? sabe, isso mexe até coma ética do site, da home page.não prolonguem conversas de brasileiros como esse,por favor.

    Responder
  75. Fatima

    Agradeço imensamente pelas dicas, vou viajar em Abril pela 1ª vez de avião, e agora com certeza vou sem duvidas, parábens pelo site e dedicação nas respostas.

    Responder
  76. Vanessa de Morais

    Leonardo obrigada pelas dicas, saiba que quem faz o bem sempre colhe o bem! Que Deus continue te abençoando suas dicas são sensacionais, me ajudaram muito, estou muito insegura porque vou viajar pela primeira vez e de cara em voo internacional!!!

    Responder
  77. Dana

    Leonardo, tudo bem? Por mais que eu já tenha lido muitas coisas sobre bagagens, ainda tenho dúvidas:

    *posso levar duas bagagens de mãos? (uma mochila de até 5 quilos e uma bolsa "tira colo", usada por nós mulheres)

    * e posso despachar duas malas, totalizando 23 quilos?

    Obrigada!!!

    Parabéns pelo site.

    Descobri aqui graças ao twitter.

    Sou seguidora assídua. Hahaha.

    Bjs

    Responder
  78. claudia nasc

    Na moral… não vou dizer q isso é uma coisa bonita de se fazer, mas o jeitinho brasileiro existe pq a qualidade de ensino, as oportunidades de emprego e o salário do brasileiro são uma bosta. E, tb se não cobrarem pelo excesso de bagagem, daki a pouco vai ter nego kerendo levar geladeira, piano… por conta da casa… afinal…sabe comé brasileiro, né???rss… Não vou ser hipócrita, o carinha faz oq muitos de nós morremos de vontade de fazer e não temos coragem…rs (q inveja dessa cara de pau…rs)

    Responder
  79. claudia nasc

    GENTEM…POR FAVOR…kero ir pra Salvador de avião nas férias (pela primeira vez)com minha filha e to orçado preços de pacotes… ou só de passagens… ou só de hoteis pela internet e já to qse "pirando o cabeção aki"… ó só: só tem duas formas de eu fazer o pagamento de seja-lá-o-que-for-que-eu-compre… Ou a vista em débito automático ou a vista em cash… Putz… pela net não tem um só site q aceite débito em conta… e agora?? Dá pra comprar os bilhetes de embarque na hora como se faz com transporte rodoviário? Nesse caso como é q eu procedo??? Preciso pesquisar no site da companhia aerea a disponibilidade dos voos e seguir pra lá com antecedencia a fim de comprar os bilhetes? Alguem me dê um HEEELP?!

    Responder
  80. claudia nasc

    A lokaaaa…

    Eu pergunto… eu respondo…rsss.

    Embora as agências não divulguem em suas páginas, a opção de compra de pacotes ou passagens via transferência bancária é viável, dependendo da agência ou do hotel… Td é mesmo uma questão de fazer o que eu fiz ontem: entrei em contato direto com as agências ou hotéis, solicitando tais informações(posso pagar minhas reservas via transferência bancária? sim o não?), no que fui prontamente atendida e satisfatoriamente respondida. Então voltei aki pra postar a resposta e auxiliar akeles q tenham as mesmas dúvidas que eu. Valeu! Qualquer outra questão eu volto aki.

    Responder
    1. claudia nasc

      …e, complementando: as agências que aceitam esse tipo de transação, procedem da mesma forma como procederiam para pagamento via cartão de crédito, com a diferença de que elas vão enviar email de resposta com os dados de depósito ou transferência bancária para a realização do pagamento. Sendo confirmado o referido pagamento, a agencia retorna com o tal "e-ticket" (pelo menos foi assim que eu entendi). Outra coisa me assustou bastante… entrei no Reclame aki e vi um monte de reclamações sobre a decolar.com… sobre a CVC e a menos reclamada foi a Submarinoviagens.com e é algo q tb estou levando bastante em conta pra não ter dores de cabeça posteriores.

      Responder
  81. Marcone de .A. Maran

    Além da passagem paga-se mais alguma coisa,pois nestas horas aparecem taxas disso txas daquilo.

    Por gentileza me responda isto.

    Obs gostei muito das dicas.

    Responder
  82. Rafael

    Olá pessoal, eu sempre tive muito medo de viajar de avião. Pensava que comigo sempre ia acontecer alguma coisa ruim, mas pra superar esse medo resolvi "arriscar" há 1 mês o trecho CGH-SP / SJP São José do Rio Preto. Fui num avião A319 da TAM, na hora de entrar no avião deu vontade de voltar pra trás e falar que tinha esquecido algo, mas acabei entrando todo corajoso. Fiz minha oração, pedi proteção e fui. Pensava eu que a decolagem e o pouso eram horrivéis como li já em vários comentários, mas comigo foi muito tranquilo, gostei muito da primeira viagem tanto que depois dessa fiz esse trecho de ida e volta mais 3 vezes. Sempre rezando e pedindo proteção. Dica: prestem bem atenção às instruções de segurança dos comissários. Comigo não tive nenhum problema de enjoo, dor de ouvido ou dor de cabeça. Foi muito tranquilo. Meu próximo passo é viajar num ATR72 da TRIP, dizem que é um vôo excelente e a visão é fantástica também, por ser um avião de asa alta. Abcs a todos.

    Responder
  83. Sheil

    Boa Tarde!!!Vou viajar pela 1ª vez de avião junto com minha filha de 1 ano e 11 meses e gostaria de saber se posso levar como bagagem de mão além da minha bolsa ,uma mochilinha de criança e nela levar uma térmica com água quente e um potinho com leite em pó para preparar a mamadeira dela??? E na bagagem normal, posso levar leite em pó, fraldas,etc???

    Responder
  84. jessicaC

    Leonardo,gostaria d saber qnto a conexão,nunca viajei,entao me diz por favor como funciona,se tem algum onibus e atendentes q levam a gnt ate o outro aeroporto ou se temos q pagar um taxi p trocar d aeroporto,e se ao xegar ao outro,como faço p embarcar…me ajuda pf?to morrendo d medo…

    Responder
  85. Ricardo

    Olá Leonardo irei viajar com minha esposa de João Pesso para São Paulo pela GOL e estou com uma dúvida sobre a bagagem, temos apenas uma mala e a pergunta é se podemos somar o peso (23 kg)dos dois passageiros em uma só mala o que daria em torno de 45 kg, sendo que a mala pertence aos dois passageiros?. terei que pagar exesso de bagaem?. será necessário separar a bagagem minha e da minha companheira?

    Responder
  86. Silvio

    LEONARDO Quero tira duvidas,dia 3 de abril vou fazer minha primeira viagem de avião pela TAM,posso reversa meu assento,como e qual site?Já tentei bastante e não conseguir!

    posso apresenta outro documento sem ser GR,mas com foto?

    grato…

    Responder
  87. fabíola

    Olá! Já viajei de avião várias vezes, mas é a primeira vez que vou para a Europa e surgiu uma dúvida: vou sair de Curitiba com destino Roma, sendo uma conexão em Guarulhos e outra em Madrid. A agência onde comprei a passagem só marcou o assento do voo intercontinental, os outros estão em aberto. Como será a marcação do assento no voo Madrid-Roma? Em Curitiba mesmo ou terei que ir ao balcão em Guarulhos? Ou pior ainda, em Madrid? É que minha conexão tem pouco tempo e já ouvi dizer que o aeroporto é enorme! Detalhe: Curitiba-Guarulhos é pela TAM, o restante pela Ibéria.

    Responder
    1. Leonardo Marques Autor do post

      Fabíola, como são várias companhias aéreas não tenho como te falar como será feito. Mas, talvez se você entrar no site de cada companhia aérea consiga marcar os assentos.

      Responder
  88. Kerolyne

    Olá! Parabéns pelo site ele é de grande importância p/ nós "marinheiro de primeira viagem".

    Nunca viajei de avião e gostaria de saber sobre os cintos de segurança.

    Sou gordinha, uso de 48 a 50 e gostaria de saber se vou me sentir desconfortável, ou vou precisar de extensor.

    Muitíssimo obrigada!

    Responder
    1. Leonardo Marques Autor do post

      Oi Kerolyne, normalmente não é preciso extensor, ele já são grandes, mas se for o caso é só pedir um extensor lá no avião.

      Responder
    1. Denis Carvalho

      Letícia, as sensações mais intensas são as decolagens e pousos. Tem gente que gosta do friozinho na barriga, outros não. Eu particularmente adoro! :-) No alto, a menos que haja alguma turbulência, parece que o avião está no chão: vc põe seu copo na mesinha e a água nem mexe! Buenos Aires é uma cidade maravilhosa, aproveite bastante!

      Responder
  89. Marcos

    Letícia, não se preocupe, a turbulência geralmente não incomoda muito e é muito comum acontecer na maioria das viagens. O avião não corre risco de cair por causa dela.

    Responder
  90. Bruna

    Olá adoreii as dicas. Eu nunca viajei de aviao, vai ser minha primeira vez, vou viajar pra manaus com a família! só que eu tenho uma dúvida .. Tenho uma filha de 1 e meio, ela tem que ir no meu colo ou tem o acento apropriado pra ella ? em caso de turulencia sí ela tiver que ir no meu colo, num e perigoso ? por favor responda-me essa per é muito importante .. PRESCISO da resposta urgentimente ..

    Responder
  91. emanuel

    oi gente eu conprei minha passagens pela net depois que eu conprei veiu uma mensagem no meu Email eu tenho que emprimir isto? e verdade que se eu nao imprimir isto eu nao vou ? eu conprei no sate da gol no vooe gol… e a duconmentaçao tem que ser um docomento com foto..meu irmao tem 4 anos ele vai tambe ele vai sentado no banco ou no colo ele presiza de documentaçao com foto ???? valeu espero uma resposta…

    Responder
  92. Glícia Souza

    Estou com um problema e se posível gostaria que ajudasse-me. Estou morando em Portugal e gostaria de retornar ao meu pais e gostaria de saber como faço para levar meus livros e tudo aquilo que vim acumulando durante muitos anos. Agradeço se pudessem me ajudar.

    Responder
  93. Ricardo

    Pessoal, tirem-me uma dúvida:

    Quando faço check-in pela internet ou celular, qual o procedimento para despachar a bagagem qdo chego ao aeroporto?

    Grato!

    Responder
  94. Mariana

    ja fiz isso, e nao é tao dramatico assim nao. Apenas deixe no balcão no seu pé. O que o atendente nao vê a balança nao pesa. E gente, na bagagem de mão nao cabe mais de 10 kg pelo tamanho. E claro que mesmo que todo mundo leve sobrepeso o avião no cai, ou eles nao venderiam o excesso né? É abusivo o preço cobrado, se fosse imprescindível pra segurança da aeronave não haveria a opção de pagar pelo excesso e sim um limite FIXO impossivel de ser burlado com balança na entrada do avião.

    Responder
  95. lindaelma

    leonardo eu to indo pro brasil e quero saber quanto se paga si eu quiser levar uma mala a mais por favor me responde quando possa obrigada ha claro eu sou brasileira e vou en definitivo.saludos

    Responder
    1. Denis Carvalho

      lindaelma, tudo bem? Isso depende da companhia aérea que você escolher, cada uma tem uma taxa e no próprio site você pode consultar antes de comprar a passagem.

      Responder
  96. Raphael

    Primeiramente, quero parabenizar o site. Muito bom, mesmo.

    Seguinte, amigos: Já tive labirintite e queria saber se na decolagem e na aterrissagem dá TONTURA ou FALTA DE AR?

    Ou seja, além de possível enjoo e pressão nos ouvidos, gostaria de saber se dá TONTURA ou FALTA DE AR na decolagem e aterrissagem.

    Abraço

    Responder
    1. Denis Carvalho

      Raphael, isso é consequência das mudanças de pressão. Minha esposa ficou mal quando voamos para Lima, devido à grande altitude. Uma boa dica é mascar chicletes durante o pouso e decolagem, pois o movimento com a mandíbula ajuda e reduzir os efeitos!

      Responder
  97. Caroline

    Ola, tenho uma dúvida sobre stop over. Estou na Australia e meu voo tem duas escalas uma na Nova Zelandia e outra em Santiago. Gostaria de parar em santiago e passar 4 dias la. Na verdade, eu ja comprei o hotel! rsrs…

    Bom, ja fiz voos internacionais mas, nunca dei stop so q dessa vez quero dar. A primeira questão é:

    - O stop tem de ser marcado? e como faço isso?

    - Se eu simplesmente sair do aviao, vou ter algum problema para entrar no pais, uma vez q se fizer isso vou comprar uma passagem so de volta santiago/brasil.

    Estou com essa duvida imensa de como vou fazer esse stop. Aguardo resposta e desde ja, OBRIGADA!

    Responder
    1. Leonardo Marques Autor do post

      Caroline, você precisa fazer isso no momento da compra. Se já tiver comprado, liga na companhia aérea e tenta remarcar. Mas jamais tente fazer isso lá na hora.

      Responder
  98. Caroline

    Ola, me informei na lan chile qual é o procedimento de stop.Funciona da seguinte forma, paga-se uma taxa de 150 dolares, dai eles remarcam a passagem. O detalhe é q mesmo com stop a bagagem segue para o Brasil. Ou seja quando for assim, tem q ir acompanhado com alguem q va parar so no lugar. Sorte minha… rsrs

    Outro detalhe, pode sair do aviao sim e parar no pais o unico inconveniente é q pode-se perder o outro trajeto… entao fica ai a dica sobre stop pra quem tem duvidas!

    Responder
  99. Adriano Barbosa

    Olá Leonardo, muito boa as suas dicas.

    Vou viajar de avião pela primeira vez e tenho uma dúvida. Eu vi no youtube alguns vídeos de pessoas que gravaram o momento da decolagem, os aparelhos eletrônicos que os comissários pedem para desligar não inclui máquina fotográfica?

    E se eu desrreipeitar esta regra, o que acontece.

    Grande abraço.

    Responder
  100. Vivian

    Olá !

    Tenho uma dúvida comprei uma passagem online para uma viagem internacional e no e-mail de confirmação explica-se tudo mais número da poltrona não tem, é assim mesmo?

    Responder
    1. Denis Carvalho

      Italo, pode sim, exceto durante a decolagem e pouso. Por enquanto não é possível acessar a internet do avião, mas a GOL promete oferecer alguma coisa nesse sentido em breve. Estamos aguardando!

      Responder
  101. WELL

    Esse ano farei minha primeira viagem de avião a longa distancia, o pior de tudo é que eu VOU SOZINHO, meu medo é não saber oq fazer na hora, e como vou chegar no hotel … ahsuahsua….. eu estou totalmente desorientado, mas a matéria me ajudou bastante!

    Responder
  102. luana

    vou viajar pela primeira vez, vou levar meu filho de 1 ano e seis meses. então a nossa bagagem ñ pode passar de 23quilos, ou posso levar a mais por causa do bebe?

    Responder
  103. Matheus

    olá

    eu vo Fazer a minha Primeira Viajem de avião em Agosto, e eu estou de Mudança, nao tenho tanta coisa pra levar, mas… tenho uma mala Média, minha mochla (de mão) e tem o meu Violão!!!

    Quanto ao Violão, ele é Pesado Junto com o restante da Bagagem ? E a companhia aérea, será que eles vão tomar cuidado com meu Violão??

    pq não kero chegar no destino e ver que meu Instrumento Quebro!

    um grande Abraço, e Parabéns pelo Site

    Se puder me responder por E-Mail… Te Agradeço

    Responder
  104. Taíres

    Nussa gostei muito desse site, eu tbm vou fazer minha 1 viagem de avião em agosto. Eu gostaria de saber se eu quiser levar meu notbook, se eles pedem a nota dele, tipo o documento.. Obg.. Se pode me responder vou fikar mt feliz estou cm muita duvida cm isso.. :s

    Responder
  105. mayara kallyne

    oi adorei as dicas ,ajuda muito…

    vou viaja pra são paulo,fazer compras pra revenda de roupa,gostaria de saber qual o valor da taxa de peso da tam que eles compram no caso se altrapassa a quantidade de peso…e quantas malas eu posso leva

    Responder
  106. Paloma Fernandes

    eu sou de menor tenho apenas 14 anos de idade

    e vou viajar pela PRIMEIRA vez em avião e estou com muiito medo de si perder.

    tem facilidade disso?

    rrsrsrs

    Responder
  107. Robson

    Eu vou via e preciasava dessa resposta inda essa semna antes de quinta-feira,porque eu vou levar o meu computador comigo.e eu queria saber se eu vou ter que apresentar nota fiscal do computador,porque perdi,a nota fiscal?

    Responder
  108. FREDY

    preciso saber o que posso levar e o que posso trazer.ex:tesoura.navalha gilett.pois sou cabeleireiro e me disseram que nao posso levar meu material de trabalho,outra coisa sou colecionador de bebidas posso trazer e onde na bagagem de mao ou na mala?aguardo resposta no meu email obrigado.

    Responder
  109. Ana Karolina

    Pode ser possível,na minha primeira vez eu tinha 12 anos e eu fui sozinha se eu não tivesse com minha amiga eu tinha me perdido pq tem a "televisão" que mostra mas tem que prestar muita atenção pra nao se perder

    Responder
  110. Marcela silva

    Gostaria de saber se posso levar alguns medicamentos tipo:para dor de cabeça,para enjoo,colicas enfim remedios que nao precisam de receitas para serem comprados,e sobre perfume como é o procedimento para embalar,e tbm sobre celular e camera digital posso levar na bolsa de mao e cartao de poupança e dinheiro tbm posso levar?obg.

    Responder
  111. Carolina Santos

    Amigos comprei duas passagens pela internet para mim e minha mão pelo site da tam, recebi a conf da compra pelo meu e-mail com horarios e numeralção das poltronas tanto minha e da minha mae. gostaria de saber se tenho q imprimir essas confirmaçoes ou tenho q somente levar nossa documentação e apresentar no balcão de operadora?????

    Responder
    1. Denis Carvalho

      Carolina, apenas a documentação é necessária, mas te aconselho a imprimir e levar os comprovantes, primeiro para agilizar o check-in e segundo para o caso de não encontrarem a reserva. É difícil acontecer, mas sempre é melhor prevenir, não é?

      Responder
  112. Denis Carvalho

    Danuzia, não há problema desde que a bagagem total não passe de 5 kg. Mas recomendo embrulhar bem os queijos para que o cheiro nãi incomode os outros passageiros! =)

    Responder
  113. Juliana

    Olá Leonardo e/ ou Denis, primeiro parabéns pela paciência e dedicação de vocês, ajuda bastante o pessoal de primeira viajem.

    Minha dúvida é sobre o transporte de bagagem mais delicadas, não confio muito naqueles pacotes mesmo com aviso de "frágil", não para que eu vou levar (um presente de porcelana). Pensei em levar comigo junto com o not na mochila.Tranquilo, não é?

    desde já obrigada, aguardo recomendações

    Responder
    1. Denis Carvalho

      Nem diria "tranquilo", mas "obrigatório" hehehe! Despachar uma peça de porcelana só é recomendável caso você queira moê-la por algum motivo: só vai chegar pó! Leve na mala de mão com toda certeza! =)

      Responder
  114. Amanda

    Olá vou viajar de avião pela primeira vez sexta -feira agora dia 30/09/2011.

    Gostaria de saber o que pode ou não levar na mala de um avião.

    Por favor me responda.

    Responder
  115. Priscila

    Estou pretendendo ir morar na California,eu sou bilingue e tudo, mas nunca viajei de avião por tanto terei 2 destinos antes de chegar em sao Francisco,Eu sei que parece idiota, mas tenho medo de que algo errado aconteça eheh

    Responder
  116. Giselle Miardinni

    Não, são 23 kg por pessoa, se vcs estiverem em 2 pessoas, por exemplo, vcs terão direito a 5 kg de bagagem de mão cada 1 e um total de 46 kg de bagagem, mesmo estando numa mala só.

    Responder
  117. Ane Caroline

    Olá, quero agradecer pelas dicas que foram mto uteis! E quero saber o seguinte, eu tenho um filho de 2 anos e 9 meses, e quero saber quais as dicas pra quem tem crianças nessa idade! Se é preciso levar algo mais, a segurança… Td que for possivel de informações!!rs'' Desde já fico mto agradecida pela atenção de vcs, é minha primeira viagem!! Beijos e boa noite

    Responder
  118. Mirian Costa

    Acessei este site antes da minha 1ªviagem e foi ótimo.Correu tudo bem,segui as dicas e consegui não pagar micos,ah,o chiclete funciona mesmo!!!

    Responder
  119. tutsy

    É a primeira vez que vou viajar, e tenho dúvidas sobre o a bagagem

    comprei essa mala aqui http://www.corbanbolsas.com.br/mala-de-viajem-lul

    queria saber se é possivel não despacha-lá

    e queria saber onde deixo os remedios

    se na mala ou na bolsa comum

    e se posso por a maquina e o notebook e o carregador na bolsa comum ( bolsa de mulher) ou devo colar dentro da mala?

    pq acho que se por dentro da mala vai ultrapassar os 5 kg

    Responder
    1. Denis Martins

      Tutsy, a somatória das medidas da mala não podem passar de 115 cm. No caso da sia, está dando 105 cm então você pode levá-la como bagagem de mão. Remédios, dinheiro, cartões de crédito, jóias, documentos, eletrônicos e objetos de valor SEMPRE devem ser levados com vc na mala de mão, tanto faz se na bolsa ou na mala, mas o total não deve passar de 5 kg. Se sua viagem é doméstica (dentro do Brasil), por enquanto a mala de mão não está sendo pesada, mas no Exterior dependendo do local para onde vc viaja eles podem pesar e medir, te obrigando a despachá-la se estiver fora das normas.

      Responder
  120. Lucas

    Boa noite, meu voo tem escala, e pelos horários, vai demorar 1 hora para levantar voo novamente, eu devo ficar no avião? E uma outra coisa, se eu fizer o Check-In pela internet como pego o cartão de embarque?

    Obrigado e parabens pelo site!

    Responder
    1. Denis Martins

      Se é somente escala vc não desce do avião, mas certamente os comissários vão te orientar. Quanto ao check-in você pode imprimi-lo no site.

      Responder
  121. Lorena Sampaio

    Achei o site muito interessante, gostei.

    Queria uma ajuda, tenho a maior vontade de viajar de avião, mas sempre acabo indo de ônibus por medo de altura……

    Tem procedimento para isso?

    Obrigada.

    Beijo.

    Responder
    1. carolina

      Olá Lorena! Tenho uma dica para quem tem medo de altura no avião: sente-se na cadeira do corredor. Assim vc não olha para a janela e não fica com medo. Mas caso seu medo não passe, não se preocupe, as aeromoças sabem como lidar com isso! :) é tudo muito tranquilo, acredite!

      Bjs!

      Responder
  122. jhoni

    siimmm pois sóp nao comprei aminha casa pela net porque nao deu mas amaioria que tem nela tudo foi pela net até mesmo compro alimentos sem sair de casa mas olha sit com segurança cuidado com as bocas de lobo kkk valew

    Responder
  123. Turquezza

    Não acho legal mentir, afinal o peso tem que ser calculado para a segurança de cada avião! E, óbvio, dos passageiros! Geitinho brasileiro é muito feio e falta de consideração com os outros viajantes.

    Sorry!

    Responder
  124. Path

    Ola! Muitas questões foram levantadas, e algumas muito engraçadas,maaaaaas, eu queria saber sobre levar animal de estimção, em que condições vai viajar, e dicas pra isso, vai ser minha primeira viagem de avião e da minha cadelinha tambem, se alguem puder me ajudar, agradeço muuuito. * A viagem eh curta, de RS ate SP.

    abraços!

    Responder
    1. Denis Martins

      Viagem nacional não tem problema levar o notebook. Mas a impressora vai complicar, hein? Vc vai ter que embalar muito bem e marcar como frágil para despachar.

      Responder
  125. Josiene

    Olá. Vou viajar para Campina Grande mas com uma escala em Salvador de 3h e 30m. A minha dúvida é: nesse tempo eu devo ficar dentro do aeroporto dentro do avião ou posso sair?? Tenho que pegar a minha bagagem quando chegar lá ou só vou pegar quando chegar ao meu destino final??? Obrigada

    Responder
    1. Denis Martins

      Você tem que verificar se vai ser mesmo uma escala ou uma conexão. A diferença é que em uma escala o avião pousa em um aeroporto, alguns passageiros desembarcam, outros embarcam e ele segue para outro destino, como se fosse a parada de um ônibus. Se for esse o caso, é só esperar dentro do avião uma conexão. Mas pelo tempo longo, no seu caso deve ser uma conexão, ou seja, você vai descer do avião em Salvador e pegar outro, no mesmo aeroporto, para Campina Gde. Se for isso mesmo, eles vão te avisar no check-in (seu embarque no primeiro voo) e te entregarão os bilhetes para os dois voos juntos. Sua mala vai direto, você só pega em Campina Grande.

      Responder
  126. Josi

    Olá. Fiquei com algumas dúvidas em relação ao que posso levar. Além de roupas sapatos o que mais posso levar??? Por exemplo: jóias, pranchinha…!!??

    Responder
  127. Baiana

    Vou viajar pela primeira vez de avião e estou com muita dúvida pois na mão pretendo levar uma mochila e uma necesserie gostaria de saber quantos quilos no máximo posso levar e minha mala só pode ter apenas 23k ? se ultrapassar pago multa de quanto ? De já obrigada

    Responder
  128. Giovanna

    Minha primeira vez de avião para Porto de Galinhas e eu precisava de dicas, eu tenho medo de me daar enjoo então obrigado pela dica, tenho 11 anos então eu nao tenho mae pra me proteger, tenho pai mas ele naao vai. Obrigado (a)…

    Responder
  129. JoNeS

    Essa dica merece o prêmio de tolice do ano. Malandro sempre existiu, mas malandro gavola igual esse é raro! Azar dele? Não, o azar vai ser de todos os malandros, caso cheguem a lotar juntos o mesmo avião… Vai cair pedaço de mala de malandro para tudo que é lado… Foda-se? Que boca suja! Que pouca cultura e educação, achava que avião costumasse ser usdo por pessoas de um nível cultural mais refinado, mas… espero seja esse o único exemplar dessa decadência social.

    Responder
  130. Lorz

    Ola,tou viajando de Sao Paulo para a Coreia do sul com o bilhete so de ida,pois moro no japao ,mas pretendo ir passar um tempo com meu Parceiro em Seoul,e de la comprar meu ticket pro japao pq eh mais barato,eu gostaria de saber se eu teria algum problema no aeroporto de Sao Paulo viajando com o ticket so de ida pra coreia do sul.

    obs-na Coreia do sul eles nao pedem pra ver o ticket de volta.pq eu jah fui de muitos lugares na asia pra coreia(meu parceiro mora la) e nunca me pararam…

    Responder
    1. Denis Martins

      Lorz, você não vai ter problema algum em São Paulo. Geralmente quem pede o bilhete de retorno é a polícia do país onde você está chegando – especialmente os países europeus há alguns anos. Era uma forma de evitar a imigração clandestina. Boa viagem!

      Responder
  131. cristian

    eai irmao..eu to afim de viajar pah

    e sabes qual o minimo valor pra levar..pra comer lah.pra pagar o aluguel..

    e dah de comprar sóh a ida..lah comprar a volta depoix..pra ficar lah bem mais tempo..abraço

    Responder
  132. Joélida

    Com os preços e promoções das passagens aéreas,vc jura q acreditava q viajar de avião ainda é coisa só para ricos?N concordo com o que ele diz pq ser cidadão é saber cumprir regras, nunca fiz,mas concordo totalmente com a Mariana,se fosse por questões de segurança eles n venderiam os excessos.Agora achei sim seu comentário muito preconceituoso.Seria indigno a uma pessoa de classe social inferior usar um avião?e tb pode nem ser o caso dele,apenas deve achar,injusto e abusivo o preço das taxas,o q eu tb concordo!

    Responder
  133. Maria

    Deveria ate ser apagado do site.

    Isso eh um perigo, imagina colocar 50 kg num compartimento de bagagem em cima da cabeca.

    Se da algum problema durante o voo, pode matar alguem!

    Seguranca em primeiro lugar!!!

    Responder
  134. Julio

    Bom, o jeitinho brasileiro so existe porque tudo nesse país é muito dificil, a economia pesada e os impostos que sao muito ''abusivos'', nós somos peixes tentando sobreviver a uma agua contaminada entendeu, resumindo, as agencias de linhas aereas sobrevivem a esse problema cobrando mais caro nas bagagens, agora o cara la de cima nao é um monstro por encontrar brechas em situações ocasionais !!]

    Acordem povo brasileiro, por que os paises desenvolvidos nasceram e crescerem por excesso de malicia..

    Responder
  135. Danila

    Oi eu to indo pra cancun em junho e nunca fiz um voo internacional antes, somente nacional. estou numa dúvida cruel Alguem pode me ajudar?

    não existe voo direto para cancun, todos eles tem conexão. Porem o horarío da conexão varia muito. o tempo de espera é de 1 hora e 5 minutos ou 13 horas e 50 minutos. Você acham que da tempo fazer uma conexao com apenas 1 hora?? como não falo espanhol, será facil fazer a conexao? preciso passar em alguma imigração? ou é só descer do avião e esperar pelo próximo? por favor me ajudem.. pois a conexão mais curta ta mais barata heh obrigado

    Responder
  136. Gabriel

    vai ser minha primeira viajem de avião, mas o voo só dura 1 hora ou até menos. Gostei muuuuuuuito das dicas e vai funcionar sim no dia da viajem. valeu mesmo.

    Responder
    1. Denis Martins

      Celular é complicado, algumas empresas pedem para desligar, outras permitem no modo avião. Mais seguro é levar um iPod ou outro mp3 qualquer. Notebook e câmera fotográfica tb pode, menos na hora da decolagem e do pouso. Dependendo da companhia aérea eles tb oferecem músicas e vídeos durante o voo.

      Responder
  137. Daniela Adami

    Oi! Socorro! Preciso muito de ajuda!!! Dia 31/01/2012 estou indo para Suiça/Zurick a companhia é a KLM, que até então nunca tinha ouvido falar, alguém conhece? Outra coisa o voo tem escala em Amsterdam, eu deixo minha mala no check -in em Guarulhos e depois tenho que retira-la em Amsterdam ou só vou retira-la em Zurick? Eu tenho medo de me perder quando chegar em Amsterdam… no aeroporto… arrisco o inglês… mas não sei holandes, nem espanhol… alguém sabe se nesses casos a gente tem que descer do avião e procurar outro portão? Tem alguém para auxiliar em português? Essa história de seguir "o povo" funciona mesmo? É seguro fazer amizade com a pessoa da poltrona ao lado e pedir ajuda na hora dessa troca?

    Desde já agradeço a atenção!!! Aguardo resposta!!! Lí toda a página de ponta a ponta e não encontrei uma pergunta parecida!!! Me ajudem pof favor!!!

    Responder
    1. Leonardo Marques Autor do post

      A KLM é uma das melhores empresas do mundo e lá eles falam inglês melhor do que nós falamos português. Fique tranquila.

      Responder
  138. Regina

    Tenho uma dúvida: a babgagem maior – depois de tudo ok para embarcar, onde deixo a bagagem maior? Problemas com extravio de bagagem como resolver?

    Muito obrigada por sua atenção. Ótimo site!

    Responder
  139. Lucival

    Produtos líquidos podem ser levados na bagagem de mão, desde que não excedam o limite de 100ml por unidade, e estejam dentro de uma bolsa plástica transparente, com fecho hermético na parte superior, que não exceda 20 cm x 20 cm.

    Responder
  140. Joice S.Dinis

    Boa tarde!é a minha primeira viagem, e eu gostaria de saber sobre a frasqueira.O ideal é levar dentro da mala,ou fora?e sobre líquidos(shampoo, condicionador, cremes e desodorantes)posso estar levando tudo isso na frasqueira, sem ser barrada?pq eu li algo sobre 100ml,por mala de mão..e fiquei em dúvida!aguardo resposta!obrigada.

    Responder
  141. modesto matos concei

    gostaria de saber se posso levar comigo um lcd de 32 polegadas

    gostaria de saber quais as coisas que posso levar na mala de cabine

    grato

    modesto

    Responder
  142. Marino Gomes Barreto

    Olá ,,td bem?? Gostaria que me ajudasse em uma quetão, sou eletricista e vai ser meu primeiro voo,,,,preciso levar minha caixa de ferramentas cheia (lógico) de ferramentas ,,o que devo fazer???Agradeço desde ja!!!!

    Responder
    1. Denis Martins

      Acredito que terá que despachar a caixa de ferramentas, já que o limite de peso da bagagem de mão é de 5 kg e não são permitidos materiais cortantes, como estiletes e alicates. Saiba mais aqui: http://www2.anac.gov.br/dicasanac/pdf/novo/anac_p
      Quando despacha vc entrega a bagagem para a companhia no check-in e ela vai no compartimento de cargas do avião, sendo devolvida na chegada.

      Responder
  143. Denis Martins

    Alycia, você pode despachar o carro no bagageiro, mas fica caríssimo e nem todas as companhias aéreas aceitam. Se for ocaso, pode despachar por navio, que é mais barato. Mas, cá entre nós, porque você quer levar o carro para a viagem?

    Responder
  144. michele barcellos

    oii.é minha primeira viajem.e estou um pouco comedo,mais eu queria saber,ma hora de eu voltar pra minha cidade de origem,tipo com as passagens,este cartão que voce falou,fica comigo pra na hora da volta?obrigada!

    Responder
  145. michele barcellos

    oii.sou eu de novo.kkkkkkk.me descupa.são muitas dividas,é a minha lua de mel.e eu queria que saise tudo perfeito,queria saber se eu posso levar creme de cabelo.perfume,na minha bolsa.ou a malinha mesmo de mão?obrigada de novo,adorei o seu site!

    Responder
  146. Letícia

    Olá, Leonardo. Obrigada pelas dicas, esclareci muitas das minhas dúvidas. Farei minha 1ª viagem e tenho umas dúvidas referente a compra de passagem (voo doméstico) pela internet: como ela será entregue a mim? Se eu comprar a passagem utilizando o cartão de crédito do meu irmão, por exemplo, não terei problemas quando for embarcar? Desde já, obrigada e parabéns pelo site.

    Responder
  147. Denis Martins

    Você recebe um e-ticket no seu e-mail, mas é só uma confirmação. Na verdade não existe uma passagem, como nos ônibus. Para fazer o check-in, você usa o número (localizador) que será transmitido, ou apenas entrega um documento ao funcionário no balcão. Feito o check-in vc recebe o cartão de embarque, este sim é um documento com mais cara de passagem! =)

    Responder
  148. natalia pereira

    vou ter que trocar de voo,mas não sei como faço isso pois e a 1 vez que viajo.vou ter que descer em guarulhos para pegar um voo para riberaõ preto,pois não sei como faço.

    Responder
  149. Mariana

    Vou viajar para o exterior pela 1ª vez esse ano e pretendo comprar minhas passagens aéreas da Alitalia pelo decolar.com porém fiquei com uma dúvida: como solicitar refeição vegetariana durante o voo, comprando pelo site? Será que existe uma forma de solicitar diretamente à Alitalia após a reserva das passagens?

    Parabéns pelas dicas, estão sendo de grande ajuda!

    Responder
  150. Paula

    Lamentável essa "dica" pra passar com mais peso, realmente, esse cidadão não sabe que o controle no peso é para controlar o peso dentro do avião também, não é apenas para cobrar taxa por malas mais pesadas não. Reamente, tem horas que dá vergonha de ser brasileira. Enfim….

    Parabéns pelo site, ando "fuçando" muuiiito ele, rs…

    Responder
  151. Willians Macedo Joi

    Olá, só você ficar atenta em seu voo, horário e portão de embarque. Ano passado fui para os EUA sozinho com 18 anos e me virei sozinho sem nenhum problema.

    Depois disso, viajo o mundo sem nenhum medo.

    Responder
  152. Willians Macedo Joi

    Eu também Guto, em voo nacional da Tam, Gol e Webjet(parece que nem tem ar condicionado) em voo diurno é um pouco calor, mas em voos internacionais gela um pouco, mas geralmente tem uma coberta e um travesseiro te esperando.

    Responder
  153. viviane de paual

    bom dia,queria saber se para viajar com uma criança de 10 anos é necessario pedir autorização do pai dela?a viajem é de curitiba para são paulo.obrigada

    Responder
  154. Thais

    é a primeira vez que vou viajar de avião mas tenho muita ansia de vomito até andando de onibus eu posso tomas um remédio de vomito antes de entrar no avião um remédio de onibus e um remédio de dormir

    Responder
  155. Carine Freire

    Parabéns pelo site,está me ajudando muito,bom,vou fazer minha primeira viajem dia 18/05 Natal/SP,comprei pela decolar.com,eles me enviaram o número localizador e o e-ticket(apenas letras)ta correto?outra dúvida,no meu e-ticket vem descriminando número do voo e no campo documentação não tem meu documento,lá também tem cod. de confirmação(não tem o número)ta certo esse e-ticket será que não vai dar problema na hora?grata

    Responder
  156. Cecilia Amorim

    O que faço para perder meu medo de avião, já deixei passar varias promoçoes para as praias do nordeste e tb para a Argentina por medo de avião, as vezes chego a sonhar que estão num avião e acordo chorando desesperada…quero muito perder este medo

    Responder
  157. Denis Martins

    Cecilia, é difícil responder a esta pergunta, especialmente porque eu nunca tive medo de voar. Vá lá quando você pega um voo com turbulência dá uma certa aflição, mas o avião é o meio de transporte mais seguro do mundo. Me sinto mais tranquilo lá em cima do que em um carro ou ônibus na autoestrada. Você já voou alguma vez? Ou tem medo da ideia? Antes de experimentar todo mundo tem medo, depois percebe que é muito tranquilo. Em último caso, você pode tentar a ajuda de um psicólogo, que pode ser muito útil!

    Responder
  158. Aline

    Caro Leonardo,gostei muito das suas dicas e aproveitando gostaria de tirar uma dúvida,é a seguinte:Dia 11 de maio farei minha primeira viagem de avião e quando chegar no aeroporto de Congonhas vou ter de ir para o de Guarulhos,então além de ter conexão(pelo que entendi lendo as dicas)vou trocar de aeroporto,quero saber se vou ter de fazer um novo checkin e com relação a bagagem como proceder.Vou viajar pela TAM

    Responder
  159. Denis Martins

    Aline, cheque com a TAM e confirme os detalhes da viagem. Você comprou os trechos junto? Talvez tenha que pegar as malas em Congonhas e despachar novamente ou a própria TAM faça isso. Tome cuidado com o tempo, pois os aeroportos são longe um do outro!

    Responder
  160. Tatiane Cristina Mor

    È a primeira veiz que irei viajar de avião, e precisarei levar comigo meu notbook, e ja faz mais de 1 ano que comprei ele, e não tenho a nota fiscal mais. Eu posso levá-lo sem a nota fiscal?

    Aguardo sua resposta.

    Desde já, muito obrigada!

    Responder
  161. Aline

    Obrigado Denis,comprei o trecho junto e entre um voo e outro vai dar um intervalo de 5hs mais ou menos .Será que dá?Me parece que tem um ônibus que faz o trajeto entre esses dois aeroportos alguém você sabe algo sobre isso?

    Responder
  162. Francine

    Olá,gostaria de saber se em voo domestic posso levrae necessaire ou frasquerira que não seja tranparente;se vou er problemas por exemplo em levar um remedio spray,já que a embalagem é de metal.

    Enfi,se alguem puder me exclarecer sobre o que realmente não posso levar,agradeço :)

    Responder
  163. kauan Souza

    Eu quero saber se eu posso levar um canivete para dentro do aviao já como eu sou escoteiro sempre é utíl um canivate num acampamento para um escoteiro ainda mais se for em outro estado o acampamento.

    Responder
  164. Maria MARAFON

    Ola leonardo gostei muito do seu site,emcontrei no momento certo.Vou viajar a Portugal e tenho duas dúvidas:1ºvou fazer uma conexao em Sao Paulo,como faço para encontrar minhas amigas que irao comigo?

    2ªna mala alem das roupas posso levar um pequeno ferro de passar roupas, ou um secador de cabelo,objetos pessoais.obrigada

    Responder
    1. Denis Martins

      Maria, Dependendo do tempo de conexão, é melhor vocês se encontrarem no avião mesmo. Quanto aos objetos, pode sim despachar na mala, mas corre o risco de serem danificados. É bom embalar bem!

      Responder
  165. Ana

    Olá, comprei uma passagem e nela diz que tem uma escala de duas horas e meia e é necessario troca de avião. Quero saber se tem que fazer check-in outra vez na cidade for fazer escala?

    Responder
    1. Denis Martins

      Vc recebe os dois cartões de embarque no primeiro check-in e as malas seguem direto. No aeroporto é só fazer a conexão e embarcar de novo

      Responder
  166. Bruno

    Tenho duas duvidas:

    Se eu fizer o check-in pela internet tem a necessidade de chegar muito tempo antes no aeroporto?

    Se já tiver feito o check-in pela internet, como faço para despachar as malas?

    Responder
  167. Paula

    Oi!!Vou viajar de vitória para Ribeirão Preto,com conexão a guarulhos.Quando eu estiver na sala de espera ,tenho que prestar bastante atenção ao que é anunciado pelos auto-falantes;rsrsrs….correto?eles dirão o meu destino final ou a conexão?

    Responder
    1. Denis Martins

      Não, você tem que verificar na hora do check-in qual é o seu portão de embarque e se dirigir a ele. Na hora do embarque os funcionários dão as orientações ali. Em Guarulhos, basta seguir a sinalização

      Responder
  168. Denis Martins

    A recomendação é sempre uma hora antes para voos nacionais e duas horas para voos internacionais. Quanto ao despacho das malas, as companhias costumam ter uma fila separada (bem menor) para quem faz o check-in antes e a Webjet lançou um sistema em que o próprio passageiro despacha as malas.

    Responder
  169. Paula

    oi!!Adorei vocês!!…..

    Como e quando posso escolher minha poltrona? Isto só é feito no chekin-n? Ou na hora da compra pela internet?

    Um abraço…

    Responder
  170. Marcia Carneiro Oliv

    Boa Noite!

    Tenho uma duvida e ainda nao obtive resposta,porem gostaria de saber se posso levar meu violao comigo na cabine?

    Desde ja obrigada,gostaria se possivel enviassem a resposta pro meu email.

    Responder
  171. Allan

    Eu to com uma dúvida.. Já fiz viagem com conexão mas não estou lembrando, o que fiz com as bagagens…

    Pensando em fazer uma viagem pra Galápagos em julho. Só que pra chegar lá, pela LAN são 2 dias, com conexão, parando 1 em Santiago e outro em Quito. Em cada parada eu pego minha bagagem, ou vou ficar esses 2 dias sem ela. Como vou fazer com minhas roupas, esperando por tanto tempo.

    Se alguem souber ai.. Valeuu!

    Responder
    1. Denis Martins

      Allan, você tem que checar com a LAN, mas é quase certo que sim, você só pega as bagagens no fim da viagem e terá que colocar alguma roupa e objetos pessoais na sua mala de mão.

      Responder
  172. Michael

    Bom dia, obrigado por todos os esclarecimento, porem tenho algumas duvidas, posso levar uma mochila como bagagem de mão? para transportar perfume ele precisa ser embalado e produtos de beleza eles precisam de algum cuidado? precisa ser embalado?

    Responder
    1. Denis Martins

      Não é o único modo, vc pode comprar em agências de viagem ou lojas físicas das companhias aéreas nos aeroportos e cidades. Mas sim, o site é totalmente confiável.

      Responder
  173. Ana

    Então não preciso fazer check-in outra vez? O que tenho que fazer qdo fizer conexão é apenas me dirigir p o portão de embarque do outro voo, é isso?

    Responder
  174. Annelise

    Nao li todos os comentarios, ja que sao muitos, mas acho que faltou falar de como funciona o detector de metais, oque acontece naquele momento, oque evitar e oque pode ir junto na cabine, etc.

    Ja viajei varias vezes, mas nunca levei um pet junto. Sei que algumas cias. permitem leva-los na cabine e que o criterio eh o tamanho da bagpet ("casinha"), e nao o tamanho do animalzinho. Mas minha duvida eh: ele tem que ir no chao, no meio das pernas do passageiro ou existe algum outro lugar na cabine? Existe algum lugar para o caozinho dar uma espreguiçada e fazer suas necessidades caso seja um voo longo?

    Responder
  175. Elaine

    Olá, Leonardo. Obrigada por todas as dicas. Li vários comentários e perguntas, mas o meu grande medo é que comprei uma boa oferta na submarino para ir a Roma, porém devo embarcar em Congonhas com a Gol até o Galeão e lá sim embarcar com a Alitalia até Roma, o meu grande medo é do voo da Gol atrasar ou ser cancelado, pois entre o meu desembarque e o embarque no Rio tem um intervalo de 3 horas, se este voo da Gol for cancelado o que você acha que eu devo fazer para não perder o voo para Roma? E faço a mesma pergunta no caso do voo se atrasar. Ficarei muito grata se você me dar sua opinião.

    Responder
  176. Denis Martins

    Elaine, acredito que três horas é um tempo bastante confortável. Você comprou o trecho da GOL separado ou junto com o da Alitalia? Se for junto, a empresa também terá que te recolocar em um outro voo se o trecho até o Rio for cancelado

    Responder
  177. gleiciely silva

    Oi . Eu tenho 15 anos e vou para o EUA mais estou com muito medo ! tenho medo de me perde caso isso aconteça o que eu posso fazer a quem recorre ?

    Responder
  178. Edmilson

    Olá, estou me programando para ir ao Rio de Janeiro com meus pais em dezembro, sendo assim são 3 passageiros. Gostaria de saber se as duas bagagens só podem pesar 23 kg cada ou as duas e tbm queria saber se cada um, pode despachar duas malas sem excesso de bagagem?

    Responder
  179. NÁHH

    Antes de fazer o check-in eu preciso estar com as passagens em mãos?

    eu comprei as passagens pela internet, como faço para fazer o checkin sem elas?

    Responder
  180. Eduardo

    Olá! Vou fazer minha primeira viagem (nacional), estou com uma duvida.

    Posso levar meu teclado na bagagem de mão, junto ao meu notebook? Ou tenho q despachar o teclado e se sim, precisa embalar ou basta por na mala despachada?

    Responder
  181. laura

    eu tenho 11 anos e nessas ferias vou para o Rio de Janeiro eu tenho um pouco de medo pq é a minha primeira ves que eu viajo de aviao eu queria saber se eu posso ler livros no aviao durante a viagem?

    Responder
  182. Sabrina Ojima

    Olá, tenho uma dúvida: na minha viagem vou levar uma mochila e uma mala pequena, no caso poderei levar as duas comigo ou terei que despachar a mala? Grata

    Responder
  183. Atila

    Alguém sabe o que quer dizer “documentos requeridos para o retorno são obrigatórios para a sua entrada nos Estados Unidos”, isso aparece nos sites dos companhias aéreas a respeito da documentação necessária para embarque para voos com destino aos EUA. Queria saber que documentos são esses?

    Responder
  184. dayany

    Gostaria de saber o seguinte , em voos nacionais também existem restrições para o embarque com líquidos ? Ou seja , é preciso comprar necessaire transparente , e frasquinho pequeno pra levar perfume ,shampoo, e cremes ?

    Responder
  185. Aryadne

    Ola, eu viajo naas férias paraa Orlando-Disney

    sãao 8 horas de viagem, O Que posso fazer durante a viagem já que é direta. Não sou de dormir muito então me ajudem :)

    Responder
  186. Antonio

    Olá, gostaria de saber se as cias aereas nacionais e internacionais são rigidas em relação ao tamanho dessa bagagem de mão. Minha mochila/mala que levarei como bagagem de mão tem as seguintes medidas: 53cm x 38cm x 26 cm. Totaliza 117 centimetros. (Fiquei sabendo que o limite é: 55 x 40 x 20) E agora? :/

    Responder
  187. BF

    Gostaria de saber quando entro no avião sendo em qualquer lugar? e posso usar meu not durante o voo?Posso ouvir mp3 durane o voo?E quando sendo coloco logo o cinto?

    Responder
    1. Denis Martins

      Bianca, quando você chegar ao aeroporto (ou antes, se quiser fazer pela internet), vai fazer seu check-in e receber um bilhete com o número de seu assento – isso se você não tiver escolhido na hora que comprar. Você pode usar o notebook sim, menos na decolagem ou aterrissagem. Pode ouvir mp3 também e muitos aviões oferecem músicas e vídeos para assistir. A recomendação é ficar sempre com o cinto de segurança afivelado enquanto estiver sentada

      Responder
  188. juliana

    ola!

    Vou viajar a primeira vez de avião(nacional) e gostaria de saber se posso levar medicamento na bagagem de mão, pois é um medicamento para asma, sendo este em aeresol…(não posso ficar sem ele)li que aerosois somente na bagagem despachada. como devo proceder?Preciso de receita do medicamento?

    Responder
  189. Denis Martins

    Antonio, algumas são bem rígidas sim, já vi passageiros muito bravos tendo que despachar e pagar taxas por que a bolsa não atendia aos padrões. Nos voos aqui no Brasil as companhias costumam ser mais flexíveis e não fiscalizar tanto, mas recomento que compre ou consiga emprestada uma bolsa nos padrões para viajar tranquilo!

    Responder
  190. Shopie

    Meu fogão tem boca, mas não saiu do lugar até hoje.. kkkkkkkkkkkk Brink's .. Mas é verdade Quandoo tiver uma duvida, sempre pergunte..

    Responder
  191. Julia

    Extravio de bagagens é um problema recorrente nas viagens de avião.

    Por que não se adota os procedimentos dos ônibus. Cada mala é identificada e entrega-se o número correspondente ao passageiro.

    Ao final da viagem um funcionário confere e entrega a bagagem ao passageiro certo.

    Responder
  192. mi

    oi vou viajar com a minha filha de 2 aninhos o que devo fazer,no caso ela não pode mascar chicle

    e a pressão nos ouvidos dela?posso colocar algodão ou é melhor deixar sem nada?outra coisa também vou levar as minhas roupas as da bebê e do meu marido na mesma mala,eles somam o peso e dividem por três ou vão direto cobrar pelo peso a mais?

    Responder
  193. Victor Ângelo

    Olá

    Vou viajar de avião pela primeira vez, minha prima que comprou as passagens pra mim pela internet. Na hora de fazer o check-in, eu não vou ter as passagens, tudo oque eu tenho é um e-mail da gol com os horários e os dados dela. como eu faço ?

    Responder
    1. Denis Martins

      Você não precisa se preocupar com isso. Leve o e-mail ou anote o código da reserva para facilitar na hora do check-in, mas mesmo que apresente só seu RG eles encontram a reserva e te entregam o cartão de embarque!

      Responder
  194. Victor Ângelo

    Muito obrigado :)

    São tantos medos e tantas duvidas… rsrs no final das contas deve ser a coisa mais simples do mundo, é só porque é a primeira vez mesmo, ai bate aquela insegurança.

    Brigadão, boa tarde.

    Responder
  195. Luisão

    Leonardo, use "soma das medidas" ou "soma altura+largura+comprimento" mesmo. Eu tinha pensado em PERÍMETRO, mas o termo, por definição, aplica-se apenas a figuras planas. Ok?

    Responder
  196. Luisão

    Vc quis dizer "invaSivos" ou "evasivos"? A primeira palavra deriva de invasão e a segunda de evasão (fuga). Se os funcionários não dão informação corretamente (FOGEM da resposta), então vc quis dizer "evasivos", ok?

    Responder
  197. randolfo

    olá,vou de Gol da argentina para o barsil e gostaria de saber se posso dividir o peso da bagagem com ela, por exemplo eu levo 30 kg em uma e 15 kg em outra? valeu

    Responder
  198. Bell

    Quando eu compro minha passagem a passagem não vem até minha mão? Aí quando eu chego no aeroporto eu tenho que primeiro ir pegar para depois fazer check in? Como funciona isso? E como funciona também essa parada de fazer check in via internet?

    Responder
  199. Denis Martins

    Não, você recebe um e-mail com o código da reserva. Se quiser pode imprimir ou anotar, mas na hora do check-in é só ir direto ao balcão, pois a companhia só pode seu documento e localiza lá mesmo. Se quiser fazer o check-in pelos totens, ai sim precisa do código. Pela internet também, ai você imprime o cartão de embarque, que é a "passagem", propriamente dita. Por fim, agora há opções de fazer o check-in via celular, em que você apenas mostra o aparelho na hora de embarcar, sem papel nenhum.

    Responder
  200. Maira

    Nunca viajei de avião, e agora meu namorado vai me levar c ele p EUA, tenho medo de voar, de altura, porém nunca experiemtei, por ser tão medrosa, quais são os procedimentos que tenho q fazer pra não ficar o tempo toda tensa na viagem e com medo?

    Responder
  201. Leonardo Santos

    Euller, é proibido levar na bagagem de mão líquidos acima de 100ml (mesmo que separado, o que conta é a litragem total de todos os itens)… seu chimarrão vai ter que esperar!!!

    Responder
  202. Leonardo Santos

    Maira, voar de avião não tem mistério… na verdade é muito mais seguro que ir de ônibus (por exemplo)… mas se o medo bater uma boa idéia é tomar Dramim, ele causa sonolência e muitas pessoas dormem quase que o voo inteiro.

    Responder
  203. Carlos Eduardo

    Lembrar ao viajante sempre ficar acompnhando o seu voo (principalmente em conexão) pelas tv's no aeroporto. Principalmente, no Brasil, em aeroportos como o Brasília e Guarulhos que sempre mudam a porta de embarque, ou seja, não sendo a mesma impresso no cartão. Olhem pelo número do voo que está no seu cartão de embarque. Mas não se preoculpem que for de 1 viagem, sempre tem alguém da companhia aerea pra avisar que já fez o check-in.

    Responder
  204. Maria Neuza Moser

    Gente, voar é a melhor opção pra viajar!!!

    Amo voar…

    Qto à fita colorida na mala, cuidado, podem ter a mesma ideia sua e colocar uma fita vermelha e ficar, tipo, mais de uma mala preta com fita vermelha, então é bom diversificar nas cores das fitas.

    E BOA VIAGEM!!!!!!

    Responder
  205. Dalcione Rossato

    Acho bizarro de somente 5kg para bagagem de mão, se a minha mala de bordo tem 3kg vazia! Vou de 8kg cheia, já fui com mais de 12kg, tinha livros. Ainda bem que no embarque não tem balança! rsrsrs

    Responder
  206. Mariana

    não li todos os comentários, mas minha dica de "Magali": se seu voo for longo coma (se possível bem) antes de embarcar porque as refeições (na maioria das cias aéreas) vêm em porções modestas e se você ficar contando com elas pode acabar de estômago roncando hehehe #ficadica

    Responder
  207. Angela Correa da Sil

    eu tb nunca viajei de avião, em janeiro será minha estreia rs… eu to super anciosa, eu estou lendo e participando de vários fóruns como este, e eu li que não era bom consumir bebida alcoolica antes de voar pq lá em cima o efeito se potencializa…sei lá né?rs

    Responder
  208. Tacyana R. D'Av

    Olá!

    no meu voo para Austrália, farei uma escala de 1h40 em Kuala Lumpur,Malásia

    alguém pode me dizer se descerei do avião ou esperarei lá dentro mesmo durante esse tempo?

    Responder
  209. Diogo

    No pacote que fiz tenho direito ao traslado do aeroporto para o hotel. Quando eu chegar no aeroporto de destino como faço para identificar esse serviço?

    Responder
  210. nathy

    achei muito legal e de grande esclarecimento estas suas dicas, dúvidas sempre haveram, mas para quem paga caro necessita de informações simples e objetivas! irei viajar em breve e tenho algumas dúvidas ainda sobre excesso de peso, mas pelo que pude acompanhar aqui, ñ é bicho de 7 cabeças obg léo…

    Responder
  211. marcos

    Pessoal eu desmontei o meu som automotivo… Caixa de madeirite eu não estou levando no vôo, vou levar a penas os equipamento, q coube td dentro da mala. está pesando um total de 35 kg tudo.
    eu vou pagar mais ou menos quanto em dinheiro?
    posso levar alguns equipamentos pequenos cmg no total de 05 kg?
    alguem vai me pedir nota fiscal ou é tranquilo? ja q vou viajar dentro nordeste. OBS. MEU VÔO É PELA GOL

    Responder
  212. Daniela Ortega Balbo

    tenho uma dúvida sobre minha bagagem. Comprei minhas passagens de ida e volta de berlim ainda ai no Brasil. So que agora na volta tenho duas conexões, uma em munique e outra em Lisboa. Tenho dúvidas quanto a franquia de bagagem, para vir para a europa a franquia era 2 malas de 32Kg, agora para voltar é apenas uma mala de 23Kg pelo fato do voo sair da Europa? é isso mesmo? Obrigada

    Responder
  213. diuma

    poxa primeira vez que viajo de aviao saiu de brasilia pra vitoria da conquista bahia, mas tem uma parada como faço vai ter alguem mim ajudar pegar outro aviao.

    Responder
  214. Beatriz

    Olá Leonardo adorei as dicas :) Eu moro em Portugal, vim para cá de avião más ja me esqueci dos procedimentos, pois ja vim para cá a quase 10 anos, agora quero ir ao Brasil visitar a familia e estava com um pouco de medo de viajar sozinha, sei lá de me perder… Mas as suas dicas me ajudaram bastante. Obrigada

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>