logo Melhores Destinos

Quais os documentos necessários para o embarque de gestantes?

Daniel Gadelha
Daniel Gadelha
31/01/2020 às 5:00

Quais os documentos necessários para o embarque de gestantes?

Seja em viagens domésticas ou internacionais, além de verificar os documentos aceitos para embarque, as futuras mamães precisam ficar atentas a necessidade de apresentar documentação adicional para viajar. Os documentos variam de acordo com o tempo de gestação no dia da viagem.

Consultamos as principais companhias aéreas nacionais e cada uma apresentou critérios distintos para a aceitação de passageiras grávidas. Vamos conhecer as regras de cada uma delas.

Embarque de Gestantes na Latam

Gestantes embarcando na Latam não precisam apresentar nenhum documento adicional desde que encontrem-se com até 29 semanas de gestação.

Para gestações únicas (apenas uma criança) no intervalo entre 30 e 35 semanas é necessário apresentar atestado médico no aeroporto para embarque e, para gestações entre 36 e 38 semanas é necessário enviar o atestado médico previamente para a área médica da Latam.

Já para gestações múltiplas (gêmeos) no intervalo entre 30 e 31 semanas é necessário apresentar o atestado médico no dia do embarque e, para gestações entre 32 e 38 semanas é necessário enviar o atestado médico com antecedência para a área médica da Latam.

A Latam não aceita o embarque de gestantes a partir de 39 semanas de gestação.

Saiba mais sobre as regras para embarque de gestantes na Latam no site.

Embarque de Gestantes na GOL

As futuras mamães com gestação única embarcando na empresa laranjinha estão isentas da apresentação de documentação adicional se estiverem com até 27 semanas de gravidez. Já no intervalo entre 28 e 35 semanas, é necessário apresentar o atestado médico no dia do embarque. Entre 36 e 37 semanas, além do atestado médico, é necessário o preenchimento do formulário de responsabilidade fornecido pela companhia. Já com 38 semanas ou mais de gravidez, é necessário apresentação do atestado médico, formulário de responsabilidade e também que a gestante esteja acompanhada de um médico responsável.

Para as mamães de gestação múltipla, não será preciso nenhum documento adicional até as 25 semanas de gestação. Vai ser necessário apresentar o atestado médico no dia do embarque quando a passageira estiver entre 26 e 31 semanas de gestação. Já o formulário de responsabilidade também deve ser incluso quando a gestação estiver entre 32 e 37 semanas. E para gestação de 38 semanas ou mais, será necessário, além dos documentos citados, acompanhamento médico responsável.

Saiba mais sobre as regras para embarque de gestantes na GOL no site.

Embarque de Gestantes na Azul

Passageiras gestantes com até 28 semanas de gravidez podem embarcar em voos da Azul sem a necessidade de apresentar documentos adicionais.

Já passageiras com gestação única entre 29 e 35 semanas, deverão apresentar atestado médico no dia da viagem. Quando a gestação estiver entre 36 e 37 semanas, além do atestado, deverá ser apresentado o formulário de responsabilidade disponibilizado pela companhia. Gestantes com 38 semanas ou mais de gravidez só poderão embarcar munidas do atestado médico, formulário de autorização e acompanhadas de um médico responsável.

Gestantes em gestação múltipla entre 29 e 31 semanas terão de apresentar atestado médico no dia do embarque. Já para gestações entre 32 e 37 semanas, o envio do formulário de responsabilidade também será requerido. E passageiras com gestação de 38 semanas ou mais só poderão embarcar com os documentos citados e acompanhadas de um médico responsável.

Saiba mais sobre as regras para embarque de gestantes na Azul no site.

Além de verificar a documentação necessária, é importante saber que passageiras grávidas não podem ocupar o assento de emergência de nenhuma companhia mesmo mediante pagamento. No entanto, elas tem acesso à fila de passageiros preferenciais por lei no check-in e no embarque conforme Resolução Nº 280 da Anac.

Confira também o post da nossa colega Leila Aisen, editora do Mejores Destinos Argentina, com Conselhos e dicas para viagens durante a gestação