Saiba a diferença entre escala, conexão e stopover

João Goldmeier
19/06/2019  ·  4:53Publicado 19 · jun · 2019  ·  4:53Atualizado 2 · out · 2019

Saiba a diferença entre escala, conexão e stopover

Desvendar os termos utilizados na aviação comercial pode tornar sua viagem ainda melhor, duvida? Você sabe o que significam os termos “conexão”, “escala” e stopover? Pois saiba que um deles permite que você conheça pelo menos uma cidade a mais na sua viagem! Agora o papo ficou interessante, não é mesmo? Aprenda mais sobre estes termos e veja como tornar sua viagem ainda mais melhor:

O que é escala em voos?

Quando o avião aterrissa em uma ou mais cidades antes do destino final para abastecer, embarcar ou desembarcar outros passageiros isso é considerada uma escala. Após a parada você prosseguirá a viagem no mesmo avião. Dependendo do caso será necessário sair da aeronave enquanto aguarda a continuação da viagem, mas essa não é uma regra fixa. Na escala não é necessário retirar a bagagem e efetuar um novo despacho, já que ela segue até o destino final.

O que é conexão em voos?

Na conexão o passageiro desembarca do avião em uma cidade intermediária e embarca em outro avião para o destino final. Neste período entre um voo e outro ele está em trânsito e as regras vão variar de acordo com cada situação. Para fazer uma conexão segura é necessário seguir as orientações dos comissários e agentes aeroportuários que indicarão os procedimentos corretos.

Na conexão nacional ou doméstica, na maioria dos casos, não é necessário retirar a bagagem que segue direto para o destino final. Já na conexão internacional as regras variam de acordo com cada país, que poderá exigir não só o novo despacho da bagagem mas também passar pelo controle migratório.

Nas conexões internacionais nos Estados Unidos com destino a uma cidade americana, por exemplo, é necessário passar pelo controle de passaporte e despachar novamente a bagagem. Por isso é exigido o visto americano mesmo que sua viagem não tenha como destino nenhuma cidade americana.

Em alguns casos a conexão é tão longa que permite que o passageiro saia do aeroporto para passear pela cidade intermediária – para ser considerada conexão o intervalo entre um voo e outro deve ser de até 24h. Se tiver uma conexão longa no Panamá, por exemplo, temos um post sobre o que fazer durante uma conexão longa na Cidade do Panamá. Se o seu voo for com a Ethiopian, é bom dar uma lida no post que fala sobre a conexão em Addis Abeba, com uma avaliação do principal aeroporto da Etiópia.

Mas fique atento: ao retornar ao aeroporto será necessário passar por todo procedimento de controle de bagagem de mão e passaporte, então para ter uma conexão segura é importante voltar com tempo de sobra para não perder o voo seguinte.

> Leia também:
– Saiba como tirar o visto do Japão clicando aqui
– Como tirar o visto Americano (Atualizado 2019)

O que é stopover?

O significado de stopover é parada intermediária, onde o passageiro de maneira voluntária escolhe ficar mais de 24 horas na cidade de conexão. Algumas cias aéreas inclusive estimulam essa parada como forma de incentivar o turismo em seus países de origem. A TAP é um exemplo, e permite uma parada de até cinco dias em Lisboa ou no Porto sem nenhum custo adicional. Veja o vídeo abaixo e saiba como o stopover funciona:

Lembra que eu falei que ao conhecer estes termos você poderia conhecer pelo menos uma cidade a mais na sua viagem? Pois é, com o stopover você visita mais destinos pagando quase a mesma coisa (às vezes só há o acréscimo das taxas aeroportuárias) ou até mesmo menos do que se escolhesse apenas o destino final (situação que é mais rara, mas existe). Outra cidade onde é possível fazer o stopover é Dubai e temos um post com dicas de roteiro para curtir Dubai em até 96h!

O Melhores Destinos está sempre postando oportunidades que incluem essa parada para incluir mais um destino na viagem, fique de olho e aproveite esse benefício para conhecer um ou mais destinos numa mesma viagem!

E você leitor, teve alguma experiência com escala, conexão ou stopover que quer compartilhar conosco? Deixe nos comentários!