logo Melhores Destinos

Como escolher os melhores lugares no avião? Dicas para voar com conforto e fugir de roubadas!

Leonardo Cassol
23/10/2023 às 15:42

Como escolher os melhores lugares no avião? Dicas para voar com conforto e fugir de roubadas!

Os assentos nos aviões são todos iguais, certo? Errado! Dentro de uma mesma aeronave e classe de serviço é comum haver poltronas com configurações diferentes, seja com mais ou menos espaço para as pernas, ou ainda que não reclinam, que ficam ao lado dos banheiros, ou que são menos confortáveis. E muitas vezes você não precisa pagar nenhum centavo para ficar num lugar melhor. Se você quer aprender quais são os melhores e os piores lugares dos aviões e como identificá-los na sua próxima viagem, esse post é para você!

Quais são os melhores lugares nos aviões?

  • Janela e corredor. Geralmente preferem o corredor pessoas mais altas e pesadas, ou que costumam ir com frequência ao banheiro. Ou ainda que não se sentem bem em incomodar os passageiros ao lado quando precisam se levantar. Já os assentos na janela geralmente são escolhidos por quem não abre mão de conferir o que está rolando lá fora, e/ou que gostam de apoiar a cabeça nas divisórias do avião, que é o meu caso. Além disso, na janela eu evito o risco de ficar com o sol no meu rosto, já que fico com o controle sobre as persianas.
  • Saídas de emergência. Sem dúvida, os assentos com o maior espaço para as pernas na classe econômica. Porém, essas poltronas possuem regras específicas e geralmente são cobradas. Para sentar nas saídas de emergência é preciso ter entre 18 anos e 60 anos, peso e força suficientes para manusear o equipamento, além de falar o idioma do país da companhia aérea que você viaja, no caso de voos internacionais. Ainda que você atenda aos requisitos, não poderá estar acompanhado de alguém que não atenda ao que for exigido. Por fim, se o avião tiver duas saídas de emergência em fileiras seguidas, fique com a última, pois as poltronas que ficam imediatamente na frente de uma outra saída de emergência têm assentos que não reclinam.
  • Primeira fileira. Esses assentos não são uma unanimidade. De um lado, facilitam o acesso e a saída da aeronave e quase sempre oferecem mais espaço para as pernas. Por outro, costumam ser cobrados ou bloqueados para passageiros com necessidades especiais. No caso de aviões com berços para bebês, eles também costumam ser instalados nas primeiras fileiras. Geralmente têm o apoio para os braços rígido, onde costuma ficar a mesinha de refeições, o que pode diminuir o espaço de movimentação no assento. Além disso, não é permitido colocar bagagem na frente da poltrona, pois não existem assentos.

Mas, tão importante quanto conhecer quais são os melhores lugares do avião é saber quais são os piores, aqueles que você deve evitar a todo custo.

Quais são os piores lugares nos aviões?

Os lugares que você deve evitar a qualquer custo dentro dos aviões são:

  • Poltronas do meio, exceto se ao seu lado vai algum parente ou amigo, não tem como comparar o conforto da janela ou do corredor com o assento do meio. Além da movimentação restrita, não oferece lugar para colocar os braços. Para piorar, só se você der o azar de voar no meio espremido entre dois passageiros grandes.
  • Assentos próximos ao banheiro ou à área de serviço (galleys). O que pega aqui é o barulho e a luminosidade, que podem tornar a sua viagem bem mais desagradável, especialmente num voo noturno. Nos banheiros, o barulho da descarga e o bater das portas pode ser contínuo, durante todo o voo… Já nas áreas de serviço, é comum os comissários de bordo ficarem conversando, além do barulho natural durante a preparação das refeições.
  • Assentos que não reclinam. Quase sempre a última fileira do avião, e nas fileiras antes das saídas de emergência, mesmo em voos internacionais de longa duração. O pior nesses casos é quando o passageiro da frente reclina e você não pode fazer o mesmo… A sensação é bem ruim.

Além disso, vale a pena ficar de olho em algumas outras situações desagradáveis na hora de escolher o assento. Tem fileiras que não têm janela em praticamente todos os aviões, inclusive em algumas classes executivas. Aí você fica com o ônus de estar distante do corredor, sem a contrapartida da vista durante o voo. Além disso, alguns assentos podem ter uma caixa do sistema de entretenimento (IFE) bloqueando o movimento dos pés. Eu já passei por isso e é bem ruim, especialmente quando você quer dormir.

Quem gosta de sentar no fundão corre o risco de ficar sem opção de escolha na hora refeição. É comum em voos de longa duração terem opções limitadas do cardápio. Por exemplo, um número x pratos de massa e y pratos de carne. Se a maioria dos passageiros escolher uma das opções, quem senta no final tem que comer o que sobrar… E quase todas as companhias começam a servir da frente para o fundo da aeronave. Além disso, a turma do fundão costuma sair por último da aeronave. Por outro lado, num voo com pouca ocupação, é lá atrás que costumam ficar fileiras inteiras vagas que permitem você deitar e fazer de uma fileira a sua própria cama. Ainda assim, eu prefiro ir testar a sorte no fundão apenas depois que o avião decolar.

Quem não quiser proximidade com crianças de colo deve evitar as cinco primeiras fileiras do avião. É nelas que geralmente as companhias aéreas acomodam famílias com bebês. Além disso, nas primeiras fileiras de cada cabine é onde geralmente se colocam os berços. Muitas vezes os pequenos sentem dores no ouvido, estão cansados, ou se sentem entediados durante a viagem, o que pode dificultar a vida de quem se incomoda com o barulho ou quer descansar.

Como escolher um bom lugar no avião?

1. Confira o mapa da aeronave em sites ou apps gratuitos. Uma mesma companhia pode operar várias aeronaves diferentes numa mesma rota. Caso não saiba, veja como saber qual o modelo e a configuração do avião que você vai viajar. Depois, verifique no Seat Guru ou no aeroLOPA a configuração e escolha uma boa opção. Lembre-se que em vermelho estão marcados os assentos a evitar a todo custo, amarelos aqueles que tem problemas e em verde as melhores poltronas do avião. Os que não tiverem cor são assentos sem problemas, que podem ser escolhidos.

Exemplos de configurações de aviões indicadas pelo Seat Guru

2. Tente reservar o assento no momento da compra da passagem. É quando a maior parte das poltronas ainda está livre. Pode ser que nem todos os assentos sejam gratuitos, já que é comum as empresas cobrarem pelo espaço maior nas saídas de emergência. Algumas companhias aéreas e/ou tarifas promocionais exigem que se pague pela marcação antecipada de assentos. Nesses casos, siga a nossa próxima dica.

3. Faça o check-in assim que ele for liberado. Se você não reservou seu assento por qualquer motivo, saiba que quem faz o check-in primeiro fica com os melhores poltronas, seja por escolha própria, ou quando o sistema atribui automaticamente os lugares. O check-in online costuma ser liberado entre 72h e 24h antes do voo, na maioria das companhias aéreas. No caso específico de voos nacionais da Azul, a escolha de assentos gratuita só pode ser feita 72h antes do voo. Na Gol, a seleção de assento comum é grátis no check-in que começa 48 horas antes do voo. Já a Latam é a única que cobra para você escolher o assento, mesmo no check-in. Se não pagar, o sistema mais selecionar um assento para você.

4. Procure um agente de aeroporto no check-in ou no embarque caso não tenha conseguido um bom assento. Se tudo der errado, não desista! Alguns assentos ficam bloqueados para que os funcionários do check-in possam encaixar famílias e passageiros com necessidades especiais. Mas, muitas vezes, podem sobram lugares. Além disso, mesmo em voos lotados, alguns passageiros não aparecem e liberam lugares no avião. Por isso, a minha dica é pedir ajuda a um funcionário da companhia aérea tanto no check-in, como no embarque, minutos antes do voo, tentando um assento melhor. Já funcionou várias vezes comigo.

5. Deu tudo errado? Não se desespere! Espere o embarque encerrar e veja se tem algum assento vazio. Caso encontre um bom assento vago, pergunte ao comissário se você pode mudar. Geralmente dá certo! Agora se o voo tiver lotado, aí não tem jeito!

Além disso, informe sempre o número do programa de fidelidade. Algumas empresas dão prioridade para passageiros frequentes nos melhores assentos do voo.

E você, já passou algum perrengue por não escolher bem o seu assento? Já se deu bem em algum voo, viajando com mais conforto? Tem algum assento preferido ou que evita a todo custo? Comente e participe!

Esse post foi publicado originalmente em dezembro de 2019 e vem sendo atualizado periodicamente desde então.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção