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9 erros que você nunca deve cometer na hora de comprar passagens aéreas!

Leonardo Cassol
06/04/2023 às 8:43

9 erros que você nunca deve cometer na hora de comprar passagens aéreas!

Comprar uma passagem aérea parece ser algo simples. Mas, alguns detalhes exigem atenção dos viajantes e fazem a diferença, evitando imprevistos que podem arruinar os seus planos de viagem! Nesse post listamos nove erros cometidos por iniciantes ou viajantes experientes, com dicas para evitá-los, e outras dicas para comprar com mais segurança. Confira!

1º erro: Deixar para comprar a passagem depois, ou em cima da hora da viagem

São dois riscos enormes. O primeiro é quando você encontra a passagem perfeita, com um preço legal, no dia e horário que você gostaria, mas ao invés de comprar logo vai na linha do “mais tarde eu compro… deixa eu ver com fulano(a) se fica bom pra ele(a)”. A chance da tarifa ter aumentado quando você consultar novamente é muito grande, especialmente se for uma boa promoção. Por isso, o ideal é já combinar com a família, amigos ou parceiros de viagem os dias que são viáveis, de preferência com alguma flexibilidade de datas, para quando aparecer um preço bom a decisão ser tomada com agilidade.

Outra questão é nunca deixar para comprar a passagem aérea muito perto do dia da viagem. Com poucas exceções, os preços das passagens aumentam com menos de 30 dias de antecedência da viagem e continuam subindo até a véspera do voo. Em feriados e férias escolares, a antecedência deve ser maior. Portanto, se não quiser pagar mais caro, planeje sua viagem com antecedência.

Veja também: Qual o melhor dia para comprar passagens aéreas?

2º erro: Comprar uma passagem aérea sem saber se ela inclui bagagem despachada, assentos e outros serviços que você vai usar

Foi-se o tempo em que a única preocupação do viajante era a data e o horário do voo. Cada vez mais as companhias aéreas estão vendendo tarifas com menos serviços incluídos, cobrando separadamente por quase tudo. Até aí, tudo bem. Só que o preço desses serviços varia muito.

A bagagem nos voos para a Europa ou Estados Unidos, por exemplo, pode custar entre R$ 230 e R$ 1.000 por volume despachado, dependendo da empresa. Logo, é preciso fazer a conta na hora de escolher a passagem, já que a maioria das pessoas não consegue viajar só com mala de mão para outro continente. Vale lembrar que existem empresas que ainda incluem o despacho em todas as tarifas, como a Turkish Airlines e Qatar Airways.

Quem viaja com a família tem outra preocupação: a marcação de assentos. Uma simples reserva de poltrona pode custar entre R$ 25 e R$ 70 em voos nacionais e entre R$ 50 e R$ 550 em voos internacionais, dependendo da empresa e da poltrona. O risco de viajar separado é uma experiência desagradável, dependendo do caso. Não são todas as empresas que cobram a reserva de assentos, por isso é importante se informar no momento da compra da passagem. Entre as companhias aéreas nacionais, a GOL e a Azul permitem a marcação gratuita no check-in, cobrando apenas a reserva antecipada. Já na Latam, quem não paga não tem direito a escolher o assento, que é designado pelo sistema.

Quem procura flexibilidade também deve levar em consideração os custos para antecipação de voos no mesmo dia da viagem, que em 2018 passou a ser cobrado por todas as companhias aéreas. Determinadas tarifas sequer permitem mais a antecipação de voo, mesmo que o cliente esteja disposto a pagar.

Leia também: Dicas para escolher a mala ideal para a sua viagem de avião

3º erro: Não observar as restrições da passagem

Talvez você descubra isso da pior maneira possível, mas a maioria das passagens que são vendidas hoje no Brasil são de natureza não remarcável e não reembolsável. Isso significa que, qualquer mudança de planos, você tem grandes chances de perder tudo, ou quase tudo que pagou (as taxas de embarque devem ser reembolsadas).

As empresas são obrigadas a oferecer tarifas mais flexíveis, em todos os casos, mas os preços podem ser muito mais altos do que as tarifas promocionais. É importante avaliar se a diferença é compatível com a probabilidade de você desmarcar a viagem para tomar uma boa decisão. Em todos os casos, comprar uma passagem para aproveitar uma promoção já pensando em remarcar é uma péssima ideia!

É importante ficar atento a algumas regras que podem ajudar a evitar o prejuízo. Por exemplo, caso a sua passagem tenha sido comprada pela internet, é possível fazer o cancelamento sem custo em até 24 horas após a emissão do bilhete, desde que com mais de 7 dias da data da viagem. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) considera o prazo de 7 dias para o cancelamento de compras pela internet em geral, mas as companhias aéreas alegam que ele não se aplica para passagens, já que há uma regulamentação própria estipulada pela Anac.

Há ainda exceções, como em casos de mortes, acidentes, doenças graves, alterações de voo ou ocasiões extraordinárias, onde as companhias aéreas costumam permitir o reembolso ou remarcação das passagens sem custo, bastando o passageiro apresentar evidências do ocorrido.

Veja também: 10 dicas e informações que você precisa saber antes de alterar ou cancelar uma passagem aérea

4º erro: Não conferir a data e a hora do voo, e os nomes dos passageiros na hora de comprar uma passagem aérea

Problemas dessa natureza são mais comuns do que você imagina. Quem nunca se confundiu com aqueles calendários dos sites de compra e, quando percebeu, tinha selecionado o voo para um dia ou mês diferente do pretendido? Ou, então, escolheu um voo sai 00:10 do dia 26, achando que o embarque seria no mesmo dia, quando, na verdade, exige a ida para o aeroporto no dia 25 à noite. Mesmo viajantes experientes podem cometer erros.

Na hora de escolher seu voo, considere também as opções de transporte até o aeroporto e seus respectivos custos, tempo de deslocamento e a logística entre a saída ou entrada na hospedagem. Fique atento também ao calendário do destino, já que as datas de feriados e dias festivos costumam ser diferentes. Isso pode afetar as condições de trânsito e o funcionamento do transporte público.

Outros problemas recorrentes envolvem nomes e sobrenomes dos passageiros. Erros simples de grafia, inversão de nome com sobrenome, ou troca nas ordens dos sobrenomes costumam ser resolvidos, desde que o passageiro solicite a correção antes do check-in. Agora, se o nome ou o sobrenome estiver totalmente errado, prepare o bolso… a mudança provavelmente vai exigir a remarcação do bilhete, com um custo elevado.

Por isso, a dica é sempre conferir com calma todos os dados antes de clicar em comprar! E, assim que receber o bilhete, fazer uma nova checagem. Qualquer deslize pode ser solucionado com o cancelamento do bilhete dentro das 24 horas da janela de compra.

Veja também: É possível corrigir o nome do passageiro numa passagem aérea? E transferir o bilhete para outra pessoa?

5º erro: Comprar a passagem acreditando que avião é tudo igual e que as empresas aéreas oferecem o mesmo padrão de serviço

Não é verdade, especialmente nos voos internacionais. A diferença é muito grande! É como chamar um Uber ou um táxi e vir um carro mal conservado, caindo aos pedaços, com um motorista grosseiro. Ou um veículo novo, confortável, com um motorista gentil e prestativo.

Na aviação, dependendo da aeronave e da companhia aérea, tudo pode ser bem diferente. Você pode ter, por exemplo, acesso a um sistema de entretenimento com tela individual em seu assento com filmes, séries, música e jogos. Ou uma refeição gostosa de melhor qualidade, uma menor chance do voo atrasar, ser cancelado, ou de haver overbooking, além da qualidade do atendimento da tripulação. Por outro lado, pode cair numa armadilha, viajando num avião apertado e mal conservado, sem entretenimento, com serviço ruim e comissários de bordo agressivos.

Portanto, caso não tenha uma diferença grande de preço, se informe sobre a reputação da companhia aérea. Uma fonte confiável é o Prêmio Melhores Destinos, que todos os anos destaca as melhores companhias aéreas internacionais, tanto na classe econômica quanto na executiva. Confira as melhores companhias de 2022:

Além disso, pesquisando no Google “como é voar com a empresa x” ou “avaliação de voo da empresa y” você encontrará relatos que ajudarão a formar a opinião. Para saber sobre as diferentes aeronaves e seus assentos, uma dica é usar o site Seat Guru, que mostra a configuração dos aviões e o que é oferecido por cada empresa.

6º erro: Não se atentar às conexões e vistos

Optar por um voo com uma conexão muito curta (menos de 1 hora em voos nacionais e 2 horas em voos internacionais) é um risco muito grande de chegar sem bagagem ou de ter problemas com atrasos e ficar pelo caminho. Além disso, evite ao máximo conexões com troca de aeroporto ou com pernoite, já que os custos com deslocamento e estadia não são cobertos pela companhia aérea, nem o risco, se algo der errado.

Um outro problema é não se atentar às conexões que vão necessitar de vistos. Pode acontecer de um voo para o Caribe ter uma parada em Miami e, neste caso, o passageiro vai precisar do visto americano. Para evitar qualquer dor de cabeça – e até de ser impedido de entrar no país -, confira bem todas as conexões que seu voo vai ter antes de comprar a passagem aérea.

7º erro: Comprar passagens de companhia aérea em situação financeira de risco

O setor aéreo é bastante complicado e grande parte das companhias convive com grandes desafios financeiros, o que leva a um alto índice de falências e fusões. Basta lembrar de tantas companhias nacionais que já se foram, como Varig, Vasp, Transbrasil, BRA, Webjet…  Em 2019, a Aigle Azur, a Avianca Brasil e outras 20 companhias aéreas quebraram no mundo inteiro e deixaram centenas de milhares de passageiros prejudicados. Em fevereiro deste ano, a Viva Air, em recuperação judicial, suspendeu temporariamente seus voos. Para evitar esse tipo de situação e o risco de perder todo o dinheiro da passagem, recomendamos, antes de comprar uma passagem aérea, verificar se a empresa não está passando por dificuldades e se há risco no curto prazo. Geralmente a imprensa divulga informações quando alguma empresa está enfrentando uma crise.

Airbus A320neo Viva Air

8º erro: Comprar a passagem de ida sem a passagem de volta

Muito cuidado ao comprar o trecho de ida sem o da volta numa viagem, ou vice-versa. Ao fazer isso você se compromete com uma data, correndo o risco de pagar mais caro no trecho faltante. Como os preços variam muito, pode custar caro. Além disso, em voos internacionais, com poucas exceções, o preço de uma passagem só de ida costuma ser próximo do valor de uma viagem de ida e volta.

9º erro: Comprar passagem para um período ruim

Um dos erros mais comuns é ver uma promoção de passagem aérea e sair comprando sem verificar certinho a data da viagem. Quer dizer: se tal data e época do ano são adequadas para o destino da viagem.

Um exemplo é comprar uma passagem para o Caribe e descobrir depois que aquela época que você vai viajar é quando mais tem furacão na região. Ou escolher um destino que esteja passando por uma crise política com manifestações na cidade. Procure se informar antes conferindo o noticiário do dia a dia para não precisar trocar a data da passagem (que pode sair bastante caro). É claro que imprevistos acontecem, mas algumas situações conseguimos evitar!


Veja também:

O conteúdo desse post também está disponível em vídeo, no canal do Melhores Destinos no YouTube:

E você, já deu alguma mancada na hora de comprar uma passagem aérea? Como se saiu depois? Comente e participe!

*Esse post foi publicado originalmente em julho de 2019 e tem sido atualizado periodicamente.

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