logo Melhores Destinos

Viagem para o Caribe: guia completo para planejar as férias no paraíso!

Camille Panzera
Camille Panzera
16/09/2020 às 5:15

Viagem para o Caribe: guia completo para planejar as férias no paraíso!

Uma viagem para o Caribe é um sonho para muitos brasileiros e a região é mesmo impressionante, cheia de praias fascinantes e atrações exóticas. Areias brancas e finas, céu azul e coqueiros para emoldurar um mar de cor única e temperatura perfeita: é difícil não se apaixonar pelo Caribe! Com diversas ilhas e paisagens variadas, a região é uma miscigenação de culturas e oferece as mais diversas experiências. Tem vontade de fazer uma viagem para o Caribe? Então confira nossas dicas!

Onde fica o Caribe?

O Caribe, Mar do Caribe ou Índias Ocidentais, é uma região conectada ao Oceano Atlântico e ao Golfo do México composta por diversas ilhas. A área está localizada a leste da América Central, norte da América do Sul e abaixo do Golfo do México. Embora muita gente confunda, o Caribe não é um país e sim uma região, com vários países diferentes.

Através do Mapa do Caribe, logo abaixo, você poderá identificar melhor o lugar:

mapa do caribe

Onde fica o Caribe

Colonizado por diversos países ao longo dos séculos, o Mar do Caribe tem ilhas com culturas distintas, que falam línguas distintas e possuem fontes de rendas distintas. Portanto, quando falamos em Caribe, estamos falando apenas de uma área, de algo abrangente.

mapa do caribe

Mar do Caribe

O que fazer no Caribe

A região caribenha é conhecida por seu clima tropical, pelas praias de areia claras, pelas águas cristalinas, pela vida marinha que oferece ótimos mergulhos… ou seja, local perfeito para curtir férias. Com esse cenário paradisíaco e ideal para o turismo, muitas cidades tornaram-se grandes destinos de lazer, receberam resorts na beira do praia e hoje a região é muito apreciada por turistas do mundo inteiro que querem descansar.

E assim como praias diversas, o Caribe tem ilhas com culturas distintas, então cada país oferecerá uma experiência diferente, terá um idioma diferente, uma cultura própria e moeda própria.

praias-caribe

Praias do Caribe

Em algumas ilhas do Caribe você poderá encontrar praias paradisíacas, quase sem ninguém, em outras encontrará grandes resorts, em determinados lugares encontrará praias rasas e sem ondas, em outros lugares praias com mar agitado. Alguns destinos no Caribe oferecem vida noturna animada, em outros ótima gastronomia, em outros boas possibilidades para compras pela isenção de impostos — as possibilidades são inúmeras e certamente uma das ilhas do Caribe irá agradá-lo!

Praias do Caribe

O Caribe tem praias para os mais variados gostos e desejos. Alguns destinos e praias do Caribe serão mais propícios para quem gosta de mergulho, outras serão melhores para quem está com crianças e procuram um mar bem calminho. As praias do Caribe, assim como suas ilhas, têm uma variedade enorme e os mais diversos cenários! Quando estiver procurando seu destino de viagem é importante saber o tipo de destino que você deseja encontrar!

ilhas do caribe

Klein Curação – Ilha do Caribe

Você pretende ficar em um hotel e ter um garçom à sua disposição na praia? Ou prefere encontrar uma cidade pouco explorada e ter a praia só pra você? As praias do Caribe proporcionam tudo isso, só é importante escolher o destino que você deseja e se adequa ao seu perfil.

Quando fazer uma viagem ao Caribe?

No geral, o Caribe é uma região de muito sol e calor e como se trata de uma área muito grande, cada destino tem suas peculiaridades quanto ao clima. Entretanto, em termos gerais, é melhor conhecer o Caribe entre dezembro e maio porque essa época está fora do período de furacões, cuja temporada oficial ocorre entre o início de junho ao fim de novembro.

Vale saber também que NÃO são todos os destinos do Caribe que sofrem com furacões e cada destino tem suas peculiaridades, já que alguns são bem secos e outros mais úmidos. No nosso post sobre a temporada de furacões no Caribe você poderá ter mais informações sobre o tema.

Quais os melhores destinos e ilhas do Caribe?

É difícil responder com exatidão essa dúvida porque cada destino no Caribe poderá agradar a um público diferente e objetivos diferentes. Entre os destinos mais populares e visitados pelos brasileiros, por exemplo, podemos citar Cancún, no México, Punta Cana, na República Dominicana e San Andrés, na Colômbia.

Abaixo você confere uma lista com principais destinos e ilhas do Caribe com suas características mais marcantes de forma resumida:

  • Aruba – tem muitos resorts na beira do mar, boa vida noturna e praias de águas calmas;
  • Anguilla – ilha britânica com população pequena, ótima para quem procura locais sem grande movimento e praias lindas e calmas;
  • Bahamas – muito conhecida, as Bahamas são um arquipélago constituído por mais de 700 ilhas. A região tem destinos com diferentes perfis, ilhas com cenários paradisíacos como as Exumas, e é uma escolha frequente para fazer um cruzeiro pelo Caribe;
  • Barbados – a ilha tem praias lindas, resorts e bons restaurantes;
  • Bonaire – Ilha vizinha de Aruba e Curaçao, ótima para praticar mergulho;
  • Cancún, México – Ótima para pessoas de todas as idades, tem sítios arqueológicos, passeios variados, resorts bem estruturados, vida noturna e mais um monte de coisas para fazer. Indicado para pessoas de todas as idades, em uma região simplesmente incrível, que tem de tudo um pouco.
  • Cartagena, Colômbia – local com lindo, centro histórico charmoso e bons restaurantes. Suas praias ficam afastadas da região central e necessitam de passeios de barco para acessá-las;
  • Curaçao – colonizada por holandeses, as praias da ilha são maravilhosas, oferecem um ótimo mergulho e um gostinho da cultura holandesa
  • Cuba – Sabemos que Havana é muito interessante por seu lado cultural e histórico, mas Cuba tem outros destinos lindos para curtir o mar do Caribe, como Varadero e Cayo Guilhermo;
  • Jamaica – O país é bem estruturado tem diferentes regiões para ficar hospedado, muitas praias lindas, cachoeiras e arrecife de corais que rende um bom mergulho com snorkeling
  • Los Roques, Venezuela – Indicado para quem busca praias belíssimas, tranquilidade e simplicidade! Há quem diga que tem algumas das mais lindas praias do Caribe;
  • Playa del Carmen, México – Vizinha de Cancún, a cidade é ótima para quem gosta de uma praia próxima ao hotel, bons restaurantes, oportunidade para compras e fazer atividades a pé! Um destino diferente de Cancún, mas que complementa a cidade vizinha de uma maneira incrível. Você pode ficar alguns dias em Cancún e outros em Playa para ter a experiência nos dois destinos;
  • Punta Cana, República Dominicana – A cidade tem dezenas de resorts cheios de estrutura. É indicada para ficar em um resort com tudo incluso e curtir a estrutura do próprio hotel, fazendo alguns passeios pelas redondezas;
  • San Andrés, Colômbia – A ilha faz parte do Caribe colombiano, é simples, mas com boas praias e bom custo-benefício. Na mesma viagem é possível aproveitar também para conhecer Providência e Santa Catalina, que oferecem uma experiência mais intimista em uma ilha simples e bem pequenina;
  • St. Barth – Refinada, colonizada por franceses, St Barth é um destino geralmente exclusivo e caro. Tem praias maravilhosas, bem preservadas e boas para quem quer sossego
  • San Blas – O arquipélago panamenho tem mais de 365 ilhotas e oferece muita tranquilidade, praias paradisíacas e uma estrutura simples, indicada para quem busca contato com a natureza
  • St. Maarten e St. Martin – Parte da ilha é francesa e outra parte é holandesa. O lugar é bem estruturado, com bastante comércio e bons restaurantes, além de ter uma dos aeroportos mais impressionantes do mundo, construído muito próximo a uma praia.
  • Tulum, México – Cada vez mais procurada pelos brasileiros, Tulum é um pequeno destino no Caribe mexicano, com praias lindas, um sítio arqueológico impressionante e hotéis integrados com a natureza.
ilhas do Caribe

Santa Catalina e Providência – Ilhas do Caribe

Como chegar ao Caribe?

Cada uma das ilhas do Caribe recebe voos de diferentes companhias aéreas e poucos destinos caribenhos têm voos diretos partindo do Brasil. Para fazer uma viagem para o Caribe você poderá realizar uma conexão em países da América do Sul, como Colômbia voando com a Avianca ou Chile voando com a Latam. A Copa Airlines também oferece voos para vários destinos na região, com conexão no Panamá.

Outra opção é ir aos Estados Unidos e de lá pegar o seu voo para o Caribe. É muito comum também fazer uma viagem para a Flórida, nos Estados Unidos, e após passar alguns dias por lá visitar algum destino caribenho, como Jamaica ou Bahamas. Os cruzeiros para o Caribe saindo da Flórida são muito frequentes e possuem ótimos preços!

onde fica caribe

Curaçao – Ilha do Caribe holandês

Cruzeiro pelo Caribe

Os cruzeiros são muito populares no Brasil e a oportunidade perfeita para fazer uma viagem para o Caribe. Cada empresa e cada navio oferece um roteiro diferente, parando em alguns destinos ao longo da viagem. Entre os pontos de desembarque mais populares de um cruzeiro pelo Caribe estão as Bahamas, Cozumel (México), Cartagena (Colômbia), Curaçao e St Maarten, além de também ser possível parar em outros lugares como as Ilhas Virgens, Belize, Honduras, Ilhas Cayman e Martinica.

As possibilidades de roteiros no Caribe são muitas, então escolha aquela que melhor se encaixa em seus objetivos de viagem! Entre as empresas que você pode procurar para fazer seu cruzeiro no Caribe estão a Royal Caribbean (que até tem uma ilha inteira no Caribe e o maior cruzeiro do mundo, o Symphony of the Seas, a MSC Cruzeiros e a Disney Cruise Line, empresa de cruzeiros da Disney — confira quais são as melhores empresas de cruzeiros da atualidade.

Como planejar uma viagem ao Caribe?

Se você quer fazer uma viagem ao Caribe em que pretende explorar um único país, planejar uma viagem à região será fácil. Se por outro lado, pretende fazer um roteiro pelo Caribe que englobe vários destinos, a tarefa começa a se tornar mais difícil, mas nada impossível, basta se planejar. Para conhecer vários destinos de uma vez, você pode fazer um cruzeiro pelo Caribe, que fica um dia em cada lugar, mas se prefere ficar vários dias em cada destino, deverá viajar de avião.

Como o Mar do Caribe abriga uma área gigante e tem vários países, fazer o deslocamento entre alguns desses países do Caribe nem sempre é tão simples e óbvio, por isso é necessário criar um roteiro que se alie principalmente às rotas aéreas.

caribe punta cana

Punta Cana, um dos destinos do Caribe

Há companhias aéreas de grande porte que estão mais difundidas no Caribe, como a Copa Airlines e Avianca, que voam para várias cidades. E existem também companhias de menor porte, que voam entre pequenas ilhas, como a Caribbean Airlines, Fly Damas, BahamasAir, Virgin Atlantic, InterCaribbean, entre outras.

Os voos em pequenas aeronaves ou até mesmo em barcos são uma opção para viajar entre algumas ilhas do Caribe, mas é sempre necessário conferir com antecedência quais são as possibilidades de deslocamento oferecidas entre os destinos que você pretende viajar.

Hotéis no Caribe: Com all Inclusive ou sem?

Cada destino e ilha do Caribe é melhor para ser conhecido de uma maneira e não existe regra, cada pessoa viaja a sua maneira. Portanto, a resposta a essa pergunta deve vir também de você: sua vontade é curtir majoritariamente o hotel que pretende escolher e nele fazer suas refeições ou fazer passeios externos diariamente e explorar a ilha que pretende viajar?

Se você pretende curtir o hotel e relaxar, então o indicado é você escolher um resort com all inclusive. Mas se você prefere viajar e fazer passeios pela cidade que escolheu, ir a cada dia para um praia diferente e conhecer seus restaurantes, então um hotel convencional, apenas com café da manhã, pode se encaixar melhor nos seus planos.

Cada destino tem também seu ponto forte no que diz respeito à hotelaria. Punta Cana e Cancún, por exemplo, são conhecidos pelos seus resorts all inclusive, enquanto em St Barth a melhor alternativa é alugar um carro e todo dia visitar uma praia diferente.

Informações sobre o Caribe

Preciso de passaporte para viajar ao Caribe?

Para a maior parte dos dos países sim, essa é a regra…. mas nem todos os destinos requerem o passaporte. Se você viajar para o Caribe colombiano, em um voo do Brasil, por exemplo, pode viajar apenas com o RG. Consulte sempre essas informações no consulado do país que você pretende visitar.

Preciso de visto para fazer uma viagem ao Caribe?

Dependerá do país para onde você pretende viajar, então essa questão deve ser avaliada caso a caso, mas para a grande parte de ilhas do Caribe não é necessário visto.

Qual a língua falada no Caribe?

Como o Caribe não é um país, a região abriga os mais diversos idiomas, que dependem principalmente de como se deu a colonização do lugar. Alguns lugares línguas falam espanhol, outros falam inglês, francês, holandês e por aí vai. Em alguns países existem vários idiomas oficiais e há ainda os dialetos locais.


E você, tem mais dicas de viagem para o Caribe? Já conheceu algum destino da região? Compartilhe com a gente suas experiências!