16 cidades de Portugal que merecem estar no roteiro das férias perfeitas!
16 cidades de Portugal que merecem estar no roteiro das férias perfeitas!
As cidades de Portugal são encantadoras – cada uma à sua maneira. Lisboa é efervescente e cheia de colinas com vistas arrebatadoras. A cidade do Porto tem charme próprio, com sua característica penumbra dissipada ao fim do dia com um belíssimo pôr do sol às margens do Douro. Coimbra mistura história e o agito dos jovens universitários. Sintra parece ter saído de um conto de fadas, e Aveiro, de um catálogo Art Nouveau. E estas são apenas algumas das tantas cidades portuguesas que merecem a sua visita!
Neste post, selecionamos 16 cidades de Portugal que não podem faltar no roteiro. Das mais famosas às mais distantes, conheça estes destinos que revelam parte dos segredos que tornam o país europeu um dos mais queridos e visitados pelos brasileiros.
Mapa das cidades de Portugal
Confira a seguir o mapa das cidades de Portugal citadas neste post:
1. Lisboa
Maior cidade de Portugal, Lisboa encanta com suas ruas movimentadas e coloridas, cheias de atrativos, boa gastronomia… e também com as belas vistas do alto de suas colinas. Perder-se por entre as estreitas ruelas do bairro Alfama ao som do Fado, conferir o que há de mais “cool” no Príncipe Real, ver de perto o agito e os pontos turísticos da Baixa ou então curtir a noite no Bairro Alto são algumas das atividades que não podem ficar de fora em um roteiro pela cidade.
Para um giro ainda mais completo, no bairro Belém é onde está a história das navegações portuguesas e, no Parque das Nações, turistas encontram algumas das mais modernas atrações da cidade. As férias em Lisboa ficam ainda mais deliciosas com os pastéis de nata, os bolinhos de bacalhau, as sardinhas na brasa e uma imperial na mão (como os lisboetas chamam o chope). Confira nosso Guia de Lisboa.
2. Porto
A cidade do Porto tem um charme próprio. Pelas manhãs é comum acordar com o nevoeiro pairando pela cidade – mas ele vai se dissipando aos poucos, e, sobretudo na primavera e no verão, os dias terminam com um ensolarado fim de tarde às margens do Rio Douro. A capital do Norte é uma das mais visitadas cidades de Portugal e chama atenção pelas construções revestidas em azulejo (quase sempre em azul e branco), pela grande quantidade de igrejas e museus e pela modernização constante pela qual vem passando – não faltam lojinhas de design, galerias de arte e restaurantes e bares descolados.
E, claro, uma vez falando do Porto, não se pode deixar de citar os seus tão famosos vinhos. Um dos passeios mais clássicos na região é visitar as caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia, que fica logo em frente, na outra margem do Douro. Aliás, atravessar o rio cruzando a pé a ponte Luís I é um programão que não pode ficar de fora da lista! Confira nosso post com 53 dicas de o que fazer na cidade do Porto.
3. Sintra
Sintra é uma das mais românticas cidades de Portugal. Destino certo para um bate-volta desde Lisboa (são apenas 30 quilômetros em boa conexão de trem), a cidade convida seus visitantes a ingressar em castelos, palacetes e construções que mais parecem ter saído de contos de fada. As três atrações mais clássicas de Sintra são o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira. Mas tem ainda mais: o Palácio Nacional e os palácios de Monserrate, Seteais e de Queluz. O centrinho é charmoso, e o clima, praticamente serrano – com temperaturas mais baixas pela noite. Uma vez lá, não se pode deixar de provar os dois famosos doces de Sintra: o travesseiro e a queijadinha.
4. Cascais
Quando o calor aperta é para Cascais e suas diversas e belas praias que correm centenas e centenas de lisboetas – e também turistas. Antiga vila de pescadores, o balneário português fica a apenas 40 minutos de trem do centro de Lisboa. Por lá, o centrinho é charmoso, com muitas opções de lojas, restaurantes e alguns museus… mas é na areia da praia que a vida acontece. Dá para ir facilmente caminhando de uma para outra, até encontrar a preferida para esticar a toalha e curtir do dia. Ao longo deste caminho à beira-mar também estão boas opções de restaurantes. Veja todas as nossas dicas de como chegar e o que fazer em Cascais.
5. Coimbra
Coimbra é famosa pela sua universidade. E é bem verdade que os prédios e museus da instituição são as principais atrações do destino. Mas caminhar pelas ruas da cidade universitária é também um passeio bastante agradável. Não faltam parques com muito verde, bons restaurantes, vistas para o rio Mondego, museus e muitos jovens por todos os cantos – aliás, se sua viagem for no período de formatura, prepare-se para uma Coimbra bastante agitada, com muitos eventos pelas ruas e estudantes vestindo capas pretas, bem no climinha Harry Potter (rs). Confira nosso post especial com todas as dicas de como chegar e o que fazer em Coimbra.
6. Évora
A capital do Alentejo, Évora, é o destino certo para quem não tem muito tempo, mas ainda assim deseja conhecer a maior (e uma das menos habitadas) região portuguesa. Um passeio pelo Centro Histórico de Évora inclui uma visita à Catedral, ao Tempo de Diana e à Capela dos Ossos – revestidas com mais de 5 mil crânios e ossos de todos os tipos, provenientes de sepulcros de conventos e cemitérios da cidade. À noite, a cidade universitária, fica agitada na rua Alcarcova de Baixo, onde estão vários bares e restaurantes. E para fechar o roteiro com chave de ouro, que tal uma visita às vinícolas próximas de Évora? As famosas Cartuxa e Herdade do Esporão são duas boas escolhas. Confira nossas dicas para planejar uma super viagem pelo Alentejo.
7. Elvas
Conhecida como a “Rainha da Fronteira”, Elvas está colada na fronteira com a Espanha e tem uma história marcada pela guerra. É maior cidade fortificada da Europa e suas fortificações abaluartadas do século 17 são consideradas as maiores do mundo. Para além de todo o patrimônio militar, que deram a Elvas o título de Patrimônio da Humanidade pela Unesco, o centro histórico da cidade é cheio de belas Igrejas, palacetes, conventos e fontes que desfilam por vários estilos arquitetônicos, do Românico ao Gótico, passando pelo Manuelino, Barroco e pelo Rococó. Leia mais sobre Elvas no nosso post especial sobre os destinos do Alentejo.
8. Lagos
Lagos é uma das cidades de Portugal que servem como base em uma viagem ao Algarve. Com boas opções de hospedagem e restaurantes, Lagos tem um centrinho charmoso, está perto da Ponta de Sagres (quem lembra das aulas de História?) e mais: conta com alguns das melhores praias do Algarve, como de Dona Ana e do Camilo. Neste trecho do litoral, o mar é esverdeado e as falésias ganham tonalidades douradas. Um dos passeios perfeitos é passar um fim de tarde na Ponta da Piedade, de onde também saem passeios de barco e de caiaque pelas grutas e cavernas da região.
9. Faro
Embora abrigue o aeroporto que dá acesso às praias do Algarve, Faro não está entre as cidades mais visitas do litoral sul de Portugal. Mas deveria! Por lá, o atrativo não são as praias, mas o centro histórico bem preservado, onde passeios guiados revelam toda a influência dos mouros, que por algum tempo dominaram parte do país. Entre as principais atrações estão a Catedral de Faro e o Museu Municipal, mas a cidade ainda conta com bons restaurantes, passeios de barco pela Ria Formosa (estuário logo à frente da cidade) e outros que levam até praias mais isoladas.
10. Tavira
Também no Algarve, mas colada à fronteira de Portugal com a Espanha, está a pacata e encantadora Tavira. Seu centro histórico tem ruas de paralelepípedo, casinhas coloridas e azulejadas e traços que restaram da conquista moura na região. Não se pode deixar de visitar o Castelo de Tavira, nem a Praia de Cacela Velha, com sua faixa de areia extensa e ótimas opções de restaurante para comer frutos do mar, em especial, ostras. Aliás, Cacela Velha foi recentemente eleita pela revista Condé Nast Traveller como uma das mais belas vilas de Portugal.
Leia também: Hotéis no Algarve – 19 ótimas opções para as suas férias no belíssimo litoral português!
11. Braga
A mais antiga cidade de Portugal é um dos principais destinos para quem deseja percorrer o norte do país. Braga está no coração do Minho, é um dos principais centros religiosos portugueses, tem ruas floridas, clima jovem, boas opções de restaurantes e é um bate-volta perfeito desde o Porto. O centro histórico é onde estão a Sé, dezenas de igrejas, museus, construções romanas, coloridos jardins e excelentes cafés e lugares para provar iguarias da região, como o arroz de pato, o bacalhau à minhota e os tradicionais doces conventuais, como as tíbias e os sameirinhos. E, já distante dali, no alto de um morro, está o principal cartão postal de Braga: o Santuário do Bom Jesus do Monte, com sua enorme escadaria branca, um dos principais pontos de peregrinação católica em Portugal.
12. Guimarães
Guimarães é um dos principais destinos de turistas que chegam à região do Minho, em Portugal. A cidade é considerada o berço da nacionalidade portuguesa: foi lá que nasceu Afonso Henriques, o primeiro rei do país, conquistador e unificador dos territórios portugueses. Só por isso talvez a visita já fosse válida, mas Guimarães também oferece monumentos medievais, centro histórico pequeno, charmoso e pra lá de aconchegante, além de museus, bons restaurantes, doces conventuais e ainda é uma ótima opção de bate-volta desde o Porto.
13. Aveiro
Em um dia em Aveiro é possível se perder pelo aconchegante centro histórico, admirar as construções ao estilo Art Nouveau, passear de moliceiro pelos canais da cidade, provar os famosos Ovos Moles, visitar as salinas e também curtir as praias e fotografar as coloridas casas da Costa Nova. Confira nosso post com 10 dicas de o que fazer em Aveiro!
14. Fátima
O Santuário de Fátima é o principal centro de peregrinação cristã de Portugal e um dos mais visitados destinos de turismo religioso do mundo. Localizada a cerca de 130 quilômetros de Lisboa, a Cova da Iria, local onde ocorreram as aparições da Virgem Maria e onde foi erguido o Santuário de Fátima, é daqueles lugares carregados de energia. Veja nosso post super completo sobre o Santuário de Fátima.
15. Óbidos
Óbidos é um pequena e charmosa vila medieval localizada a 80 quilômetros de Lisboa. Durante cinco séculos o vilarejo fez parte do dote das rainhas portuguesas. Todas as construções são em branco com faixas coloridas, há flores nas janelas, um castelo de origem romana e uma muralha do século 14 que cerca toda a vila – e é possível caminhar sobre parte dela, um passeio que garante belas vistas. Isso sem falar nas lojinhas de artesanato e nas banquinhas de ginja, a tradicional bebida de Óbidos.
16. Setúbal
Setúbal está a cerca de 50 quilômetros de Lisboa e esconde, em seu litoral, algumas das joias portuguesas. As praias de Setúbal, mais conhecidas como praias da Serra da Arrábida têm encosta cheia de verde contrastando com um mar transparente, manso, em tons azulados. Diferentemente das praias de Cascais, a mais frequentadas pelos lisboetas, por ali não se tem muita infraestrutura – apenas o suficiente para um dia de praia sem fome, nem sede. Vale muito a pena a visita, sobretudo nos dias de calor intenso!
Sabemos que Portugal, embora não muito extensa territorialmente, tem inúmeras cidades incríveis para serem visitadas. Se você já esteve em outras cidades portuguesas que merecem entrar no roteiro de uma viagem pelo país, deixe sua sugestão nos comentários abaixo.