logo Melhores Destinos

As 10 melhores praias do Algarve, o destino certo do verão em Portugal

Bruna Scirea
Bruna Scirea
20/10/2020 às 12:40

As 10 melhores praias do Algarve, o destino certo do verão em Portugal

Chega o verão em Portugal, as temperaturas vão às alturas (um calor danado mesmo!) e as praias do Algarve ganham um intenso colorido dos guarda-sóis e da vida mansa à beira-mar. No litoral sul português, são dezenas e dezenas de prainhas apertadas e paradisíacas, cantos isolados e praticamente inacessíveis e também extensas faixas de areia para esticar a toalha e admirar o mar degradê em um transparente azul esverdeado. É tanta opção… mas nós ajudamos: listamos as 10 melhores praias do Algarve para curtir os dias de férias!

As melhores praias do Algarve

À primeira vista, você pode espiar as fotos abaixo e pensar: “mas é tudo a mesma coisa!”. Não se engane. As praias do Algarve são todas incrivelmente lindas, é bem verdade — mas cada uma de um jeito diferente. Da Ponta de Sagres até Tavira, na fronteira com a Espanha, são quilômetros de um litoral feito para todos os gostos.

Mas, é claro, sempre há um jeito de destacar as mais-mais. Percorremos praticamente todo o litoral e o primeiro critério que consideramos para escolher as 10 melhores praias do Algarve foi a beleza, o quão profundos foram os suspiros que arrancaram. E acabou que elas ficaram concentradas em uma parte deste famoso litoral, entre Lagos e Armação de Pêra. Só tem praia bonita neste trecho? Ninguém disse isso! Fato é que nesta região está o que tem a cara do Algarve: praias recortadas, com formações rochosas esculpidas pela natureza em falésias, algares, cavernas e grutas. Aquele dourado dos paredões combinando perfeitamente com o verde esmeralda do oceano.

Confira a seguir as 10 melhores praias do Algarve na nossa opinião. Tem praias bem badaladas, outras quase secretas, algumas tranquilas e de fácil acesso e até uma opção para os adeptos do nudismo!

Praia do Camilo (Lagos)

A Praia do Camilo tem uma pequena faixa de areia entre um paredão de falésias, completamente protegida do vento e com águas tranquilas. A cara do Algarve! É uma das praias mais famosas e bonitas de Lagos e fica próxima à Ponta da Piedade — outro importante ponto turístico da região que vale a pena ser visitado em um fim de tarde, após um dia de praia. Para chegar à Praia do Camilo deve-se descer uma escadaria em madeira com cerca de 200 degraus. Dali do alto já se tem um deslumbrante visual de toda a linha costeira do Algarve, ou pelo menos até onde os olhos alcançam.

É por isso que até mesmo quem não está para praia deve visitar o local, que faz jus aos mais belos cartões postais do Algarve. Na praia a faixa de areia costuma ser bem disputada e não há qualquer quiosque com bebidas e comidas, a não ser acima da falésia, onde está o tradicional restaurante O Camilo. Além da beleza, outro ponto alto da Praia do Camilo é sua localização, a menos de meia hora de caminhada do centro de Lagos.

melhores praias do algarve

Dona Ana (Lagos)

A Praia de Dona Ana já foi considerada uma das mais bonitas do mundo pela revista de turismo Condé Nast Traveller. E não é mentira. Ao chegar ao pequeno mirante sobre a praia já dá para ver a beleza do local, com suas curiosas formações rochosas esculpidas pelas águas — que formam paredões, mas também se desprendem e formam verdadeiras esculturas em pleno mar. Dona Ana fica ao lado da Praia do Camilo (dá para ir a pé pela estrada de uma para outra) e para chegar até ela também é preciso descer uma escadaria em madeira. A faixa de areia é relativamente extensa para os padrões do Algarve e há também mais estrutura: quiosques para venda de comidas e bebidas, além de aluguel de cadeiras, guarda-sóis e caiaque para um passeio pelas águas portuguesas.

melhores praias do algarve

Praia João Arens (Portimão)

Descobrimos a praia de João Arens somente porque nos propusemos a percorrer o Algarve de carro parando no maior número de praias possível. Não é das areias mais conhecidas na região — o que é ótimo para aqueles dias em que se quer sol, silêncio e água fresca — mas é certamente uma das mais lindas delas. Ela fica escondida entre os paredões rochosos de Portimão e Alvor e para descer até sua areia é preciso fazer uma mini aventura. Mas nada que exija os conhecimentos de um montanhista. Basta seguir por um caminho com cuidado e atenção.

Lá embaixo, a praia cercada de paredões é um convite para ficar à vontade. Super à vontade: você certamente encontrará banhistas nus, curtindo um banho de sol. Se der vontade, faça o mesmo! Ao atravessar a fenda de uma falésia você chega a outra parte da praia, ainda mais isolada e cheia de formações rochosas incríveis. Só vale o lembrete: leve o que comer e beber e deixe em casa qualquer pingo de preconceito.

Praia do Carvoeiro

A Praia do Carvoeiro talvez nem esteja entre as mais maravilhosamente belas do Algarve (e olha que é linda!), mas é aquela ideal para um dia sem perrengues: faixa de areia nem tão apertada, com todos os serviços disponíveis com facilidade.

A praia já começa no fim do calçadão principal do vilarejo, não é preciso fazer trilhas, nem descer escadarias para chegar à areia! Dá para estacionar o carro na cidade, passar o dia na praia, fazer uma pausa para o almoço em algum dos tantos restaurantes do agradável centrinho, tomar um sorvete de sobremesa, passear pelas lojinhas, fazer uma trilha pelo passadiço de mais de 500 metros que liga o Algar Seco, na região alta da cidade, às ruínas do Farol da Nossa Senhora da Conceição.

Da Praia do Carvoeiro ainda partem passeios de barcos em direção ao Algar de Benagil. Assim como Lagos, onde estão as praias do Camila e de Dona Ana, Carvoeiro é também uma das melhores praias para fixar base para explorar o Algarve. Há várias opções de hospedagem. Nós já nos hospedamos em duas e recomendamos: o Hotel Carvoeiro Plaza, bem no centrinho de Carvoeiro, e o Tivoli Carvoeiro, que tem uma vista incrível e uma prainha praticamente particular.

Praia do Vale do Centeanes (Carvoeiro)

Não distante do vilarejo de Carvoeiro está a Praia do Vale de Centeanes, uma das mais “família” da região e de onde parte uma trilha fantástica, o Percurso dos Sete Vales Suspensos, que percorre o topo das falésias de algumas das mais belas praias do Algarve. As vistas são incríveis e claro que ela faz parte da nossa lista de melhores praias do Algarve!

Mas, seguindo: a Praia do Vale de Centeanes tem estacionamento próximo, é acessível por uma escadaria e conta com uma extensa faixa de areia. Em uma de suas pontas o paredão rochoso (por lá chamado de arriba) é esculpido pelo mar, dando lugar a uma bela gruta. Um restaurante atende toda a praia e há um quiosque para aluguel de caiaque. Aliás, foi da Praia do Vale de Centeanes que partimos em um passeio guiado de caiaque rumo ao Algar de Benagil. Fantástico — sobretudo quando feito bem cedinho, quando as praias, o mar e a gruta estão praticamente vazios.

Praia do Carvalho (Carvoeiro)

Paixão à primeira vista. Lembro direitinho de chegar pela primeira vez na Praia do Carvalho. Larguei o carro sem ver direito o que me esperava, caminhei um pouco mais em direção ao penhasco e lá estava uma das praias mais lindas de todo o Algarve. É como se fosse um “U” rochoso e, no meio dele, está uma praia de areia fina, um mar de cor incrível e um leixão logo à frente. Leixão? Aham, é o nome específico para aqueles blocos de rocha que ficam isolados no mar. Você certamente verá vários no Algarve… e é bom ir se acostumando com o nome.

Para chegar à areia é preciso descer uma pequena escada esculpida no interior da rocha. E então basta encontrar um cantinho para estender sua toalha. A praia não tem estrutura alguma, nem aluguel de cadeiras, nem restaurantes ou quiosques. E ainda assim é a preferida de muitos veranistas para passar o dia. A beleza explica! Além de curtir o dia à beira-mar, tire um tempo para fazer um passeio sobre os paredões que a cercam. É lindo demais ver o colorido dos guarda-sóis em contraste com o dourado das rochas e o azul-esverdeado do mar.

melhores praias do algarve

Praia de Benagil (Carvoeiro)

A Praia de Benagil é uma das mais tumultuadas em todo o Algarve. É bem bonita, sim. Mas não é isso o que justifica tanto movimento por lá. O segredo está logo ao lado: o Algar de Benagil, uma praia dentro de uma caverna iluminada pelo raio do sol por meio de um buraco que se formou no teto.

Dá para ver o algar de cima, percorrendo uma pequena trilha ou então fazer um passeio de barco ou caiaque que leve até o interior da caverna. Sim, há quem vá a nado com ou sem ajuda de colete ou boia — no entanto, não é o mais seguro, uma vez que o trajeto exige um certo esforço, no contrafluxo da água.

Há restaurantes no entorno da Praia de Benagil e um extenso estacionamento, que apesar de grande costuma ficar cheio na alta temporada. Próximo à praia, há ainda quiosques de passeios de barco ou aluguel de caiaque, que devem ser reservados com antecedência (tentamos em mais de um verão alugar um caiaque na hora e a fila já estava completa até dois dias na frente).

melhores praias do algarve

Praia da Corredoura (Caramujeira)

Ao chegar no topo das arribas que cercam a Praia da Corredoura, a sensação é de estar vendo uma miragem. E não é porque o sol bate forte e quente no verão no Algarve, nem porque é preciso fazer uma trilha para conseguir chegar perto da praia de águas verdíssimas. É que é linda mesmo! Linda e para poucos. De cima do paredão você pode contemplar e tirar belas fotos, mas só chegará até ela pela água.

Os passeios de barco com roteiros pré-definidos só passam rapidinho em frente à Corredoura. Então, minha sugestão é que, se você tiver experiência e confiança, alugue um caiaque e explore o local. A praia paradisíaca fica ao lado do Algar da Benagil. Dá muito bem para visitá-la após uma remada até o Algar. Se achar muito trabalhoso ou aventureiro, faça pelo menos um trecho do Percurso dos Sete Vales Suspensos para apreciar a vista incrível sobre a Corredoura. Imperdível!

Praia da Marinha (Caramujeira)

A Praia da Marinha é outra joia do Algarve – esta de beleza já bem mais conhecida devido ao fácil acesso. A praia é outra daquelas com uma pequena faixa de areia entre o mar extenso e alto paredão rochoso. No alto da arriba, a estrutura é boa: há parada de ônibus, estacionamento, muitas casas de veraneio e bancas de bebidas, comidas e frutas frescas. Para acessar a areia, basta descer uma escadaria em concreto.

No início da praia há ainda outro restaurante. Depois dele, tudo é areia, falésia e água salgada. O lugar na praia é disputado, sobretudo no auge do verão europeu. De toda forma, ainda que você esteja buscando tranquilidade, vale uma passada por lá: em uma das pontas da praia há uma bela paisagem com rochas e túneis naturais. Também é linda vista de cima.

Praia da Albandeira (Caramujeira)

Das praias aqui listadas, a Albandeira é a que fica mais a Leste na costa do Algarve — ainda assim, a cerca de 25 quilômetros a oeste de Albufeira, que fica mais ou menos no centro do Algarve. O que isso quer dizer? Que as praias que mais recomendamos estão concentradas em uma região específica, onde as falésias, os altos paredões dourados e outras formações rochosas completam a beleza do litoral. Pois bem, a Praia da Albandeira é bem pequena e mais escondida, por isso não recebe um número tão grande de visitantes. Há um estacionamento e um restaurante no local. Em uma visita à Praia da Albandeira, você pode ainda caminhar sobre as falésias e conhecer outras praias como a da Estaquinha e do Salgueiro (a oeste) e Fontainhas e Morena (leste).


Sabemos que outras tantas praias maravilhosas do Algarve mereciam destaque especial! Mas conta aí: já visitou alguma destas praias? Qual a sua preferida? Deixamos alguma imperdível de fora? Participe nos comentários!