logo Melhores Destinos

Serra da Arrábida, Portugal: as lindas praias quase secretas perto de Lisboa

Bruna Scirea
12/04/2021 às 10:43

Serra da Arrábida, Portugal: as lindas praias quase secretas perto de Lisboa

Provavelmente você nunca tenha ouvido falar das praias Serra da Arrábida – mesmo que já tenha feito uma viagem para Portugal. Então aqui vai um segredinho: elas são um verdadeiro tesouro a menos de 50 km de Lisboa, na região de Setúbal.

A encosta do morro verde forma aquele belo contraste com as águas azuis e transparentes. Diferentemente das famosas praias do Algarve ou de Cascais, por ali não há muita infraestrutura. E é preciso fazer pequenas trilhas para chegar em alguns cantinhos ainda mais isolados. A recompensa são paisagens cenográficas.

Se faz calor e você planejou uma permanência mais longa em Lisboa ou pretende alugar um carro para fazer um roteiro por Portugal, considere passar pelo menos um dia nas praias da Serra da Arrábida. Neste post, trazemos dicas de como chegar e o que fazer na região.

Onde fica a Serra da Arrábida, Setúbal

A Serra da Arrábida integra do Parque da Arrábida e pertence à cidade de Setúbal, em Portugal. A região fica a 48 quilômetros ao sul de Lisboa e é banhada pelo Oceano Atlântico. Veja no mapa onde fica a Serra da Arrábida (ponto verde):

onde fica serra da arrábida portugal

Como chegar às praias de Setúbal

As praias de Setúbal se situam todas ao longo da Serra da Arrábida, sendo que o mesmo caminho dá acesso a todas elas. Para quem vai fazer um bate-volta desde Lisboa por conta própria, a dica é deixar a capital portuguesa o mais cedo possível. Assim, é possível aproveitar sem pressa as praias da região e até fazer uma boa refeição, cheia de frutas do mar, em Setúbal (indicamos o Xico da Cana).

Como chegar às praias de Setúbal a partir de Lisboa

De carro: quem está de carro alugado deve partir de Lisboa pela A2 e A12 até Setúbal. Depois, segue-se pela N10 até a Praia de Figueirinha, onde há um estacionamento (que pode lotar durante o verão, por isso, o ideal é chegar bem cedo). Uma boa ideia pode ser deixar o carro alugado no centro de Setúbal, onde há mais vagas de estacionamento, e se deslocar de transporte público até o Parque da Serra da Arrábida (veja mais informações a seguir).

Linha 722 é uma das que liga o centro de Setúbal às praias. Foto: Bruna Scirea/Melhores Destinos

De transporte público: partindo da Estação Campolide há um trem que liga a Setúbal e uma viagem de menos de 50 minutos, parando na região central da cidade litorânea. Outra maneira de ir de Lisboa para Setúbal é com o ônibus da Rede Expressos que parte da Estação Sete Rios e chega no destino 45 minutos depois. O valor da passagem é de 6 euros (preço consultado em março de 2021).

Em Setúbal é possível pegar ônibus até as praias, saindo da rodoviária, do centro comercial Alegro, estação de trem e outros. O percurso geralmente é feito pelas linhas 723, 725 e 726. Dentro do Parque da Serra da Arrábida há serviços de shuttle grátis que fazem o deslocamento dos visitantes entre as praias.

Shuttle é grátis durante o verão nas praias de Setúbal. Foto: Bruna Scirea/Melhores Destinos

Transfer, táxi e aplicativos: e, claro, também existe a possibilidade de usar os serviços de táxi ou transporte por aplicativo, que podem ser uma boa opção quando se está em um grupo mais de pessoas. Existem também excursões de um dia para a Serra da Arrábida, que podem ser contratadas em diferentes agências de Lisboa.

Também é possível chegar ao Parque da Arrábida por Azeitão, que fica no topo da serra. No entanto, o vilarejo é bem menor do que Setúbal, onde há mais estrutura, estacionamentos, restaurantes e ônibus em direção às praias.

Praias da Serra da Arrábida, Setúbal

Há ônibus que fazem o deslocamento entre as praias da Figueirinha e do Creiro. Desde 2018 o serviço de “vaivém”, como é chamado em Portugal, é grátis. As viagens ocorrem a cada 20 minutos, entre as 9h e as 19h30.

1. Praia de Albarquel

A praia mais próxima de Setúbal, a apenas 500 metros do centro da cidade, é Albarquel. A extensa faixa de areia conta com um restaurante, dois quiosques e uma esplanada de verão. É uma boa opção para quem não pretende se afastar muito de Setúbal e, ainda assim, curtir as belezas do litoral. No entanto, cabe um lembrete: não é nem de longe a praia mais bonita da região.

2. Praia da Figueirinha

Na maré baixa surge uma faixa de areia dentro do mar. Fotos: Bruna Scirea/Melhores Destinos

A cerca de 10 quilômetros de Setúbal está a Praia da Figueirinha, onde há um grande estacionamento – que no verão, fica lotado o dia inteiro. A Figueirinha é uma das maiores praias de Setúbal, com uma vasta faixa de areia e um restaurante. Na maré baixa, um ponta de areia surge na água, convidando para uma caminhada mar adentro.

3. Praia de Galápos

Dois quilômetros a frente da Figueirinha, está a Praia de Galápos, cuja entrada é marcada por uma placa. Uma curta e fácil caminhada leva a este cantinho do litoral da Serra da Arrábida. No verão, a praia costuma ficar cheia de visitantes, que aproveitam as belas paisagens e os dois restaurantes e um café instalados por ali.

4. Praia de Galapinhos

Galapinhos tem uma das mais belas paisagens da região: a encosta da serra verde e o mar azul a transparente. É preciso fazer uma curta caminhada para chegar até a praia, passando por uma escada de madeira um pouco íngreme. Mas vale a pena! A Praia de Galapinhos conta com apenas um quiosque e não tem banheiro. Portanto, vá preparado!

Fotos: Bruna Scirea/Melhores Destinos

5. Praia dos Coelhos

Na humilde opinião desta que vos escreve, a Praia dos Coelhos é uma das mais bonita de Setúbal – assim como Galapinhos. Para acessá-la é preciso fazer uma trilha que parte de Galapinhos pela encosta de um morro. O caminho não é dos mais complicados, mas pode ser uma aventura para pessoas com mobilidade mais reduzida. Por lá, apenas a natureza – e alguma leva de banhistas. Não há quiosques, nem banheiros.

Foto: Bruna Scirea/Melhores Destinos

6. Praia do Portinho da Arrábida/ Praia do Creiro

Por fim, a Praia do Creiro, a 20 quilômetros do centro de Setúbal. O cenário é incrível: uma pequeno vilarejo à beira-mar, com a Serra da Arrábida ao fundo. O Portinho da Arrábida, como também é chamado, conta com mais infraestrutura, como restaurantes e estacionamento. É a porta de acesso ao litoral do Parque da Arrábida para quem chega à região vindo de Azeitão.

Fotos: Bruna Scirea/Melhores Destinos


Já esteve nas praias da Serra da Arrábida? O que achou da região? Tem dicas de como aproveitar melhor este paraíso português? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção