Porque é primavera!! Confira 9 destinos floridos perfeitos para visitar nesta estação
Porque é primavera!! Confira 9 destinos floridos perfeitos para visitar nesta estação
Ahh, a Primavera chegou! Hora de começar a dizer tchau aos dias frios e se preparar para receber o sol e as temperaturas mais amenas… A estação das flores no Brasil se inicia hoje, 22 de setembro, e vai até 21 de dezembro. Essa é a época mais encantadora e repleta de charme em boa parte do território nacional. Para te ajudar a escolher os melhores destinos de viagem nesta temporada, trouxemos nove opções de cidades floridas que podem ser ótimas pedidas!
1. Holambra, São Paulo
Conhecida como cidade das flores, Holambra fica a cerca de 130 km de distância da capital. A “Holanda brasileira”, como também é chamada por ser um dos principais redutos de imigração holandesa no Brasil, apresenta arquitetura europeia pelas ruas e avenidas. Casinhas coloridas, moinhos de vento, parques e bicicletas integram os atrativos turísticos do destino. Na região, os visitantes encontram amplos campos floridos, cafés charmosos, museus, restaurantes e cervejarias. É um excelente lugar para visitar durante a primavera em São Paulo.
Quem estiver por lá até o dia 25 de setembro, ainda poderá aproveitar o Expoflora – a maior exposição de plantas e flores da América Latina. Nosso colega Daniel Akstein esteve lá e registrou todos os detalhes no post: Festival de flores Expoflora de Holambra está de volta após dois anos: confira as novidades e atrações! Confira!
2. Curitiba, Paraná
Curitiba combina suas belas paisagens de mais de 30 parques e bosques, ao clima de cidade grande. Para contemplar as flores, o principal ponto é o Jardim Botânico, onde está cartão postal mais famoso da cidade, a estufa de vidro. Este é um bom destino para quando se quer economizar. Os passeios nos bosques e parques, por exemplo, são gratuitos – uma curiosidade é que muitos deles foram construídos para dar vazão às chuvas, em locais que acabavam alagando em dias de grande volume.
Leia mais em: O que fazer em Curitiba – 29 dicas do que fazer (quase) de graça
3. Gravatá, Pernambuco
Não é nenhum segredo que o nordeste brasileiro é repleto de lugares incríveis, sobretudo por suas praias e clima quente. Mas também é possível ter uma experiência diferente no Pernambuco visitando a cidade de Gravatá. Ela fica a 84 km da capital Recife e é chamada pelos mais íntimos de Suíça nordestina. Gravatá é a maior produtora de flores tropicais no Norte e no Nordeste, o que a torna um ótimo lugar para os apaixonados pelas belezas naturais conhecerem. Para quem não é chegado a muito calor, a região costuma ter temperaturas mais amenas do que o restante do estado.
4. Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul
A região da Serra Gaúcha é bastante visitada no inverno, já que o clima de montanha é ideal para quem quer curtir o frio. Mas o que muita gente não sabe é que, durante a primavera, quando as temperaturas estão mais amenas, cidades como Gramado e Canela começam a ter o florescimento de hortênsias e, de dezembro a fevereiro, as cidades tornam-se verdadeiros campos floridos. A cada esquina, turistas se encantam com seus tons que vão do azul ao rosa, tornando as ruas ainda mais charmosas!
Além disso, quem estiver na região até o dia até 25 de setembro também poderá aproveitar o Festival da Primavera – Frühlingsfest de Nova Petrópolis. Os 23 expositores reúnem serviços de gastronomia, comércio de flores e produtos para jardins, pomares e hortas. Também contam com atrações artísticas que se apresentam, neste ano, em um palco flutuante – o que deu um charme a mais na produção.
Outro ponto turístico da Serra Gaúcha que se destaca nesta época é o Matria Parque, ele foi especialmente projetado para quem ama flores! Os visitantes encontram um espaço de 50 hectares com mais de 300 espécies de plantas, cultivadas em 30 jardins. O parque fica em São Francisco de Paula, um dos melhores destinos para visitar perto de Porto Alegre, distante 35 km de Gramado. Os ingressos para entrada podem ser adquiridos aqui.
Leia mais em: Matria Parque: como é o parque de flores na Serra Gaúcha