logo Melhores Destinos

8 destinos para visitar perto de Porto Alegre

Bruna Scirea
Bruna Scirea
15/09/2020 às 16:23

8 destinos para visitar perto de Porto Alegre

Gramado é disparado o destino gaúcho mais procurado pelos brasileiros. Mas o Rio Grande do sul tem várias outras regiões que encantam seus visitantes com história, atrações naturais, aventuras, comida farta e boas horas de lazer regadas a maravilhosos vinhos e espumantes brasileiros.

Neste post, listamos cidades e pontos turísticos que podem ser visitados de carro a partir de Porto Alegre. Alguns são mais distantes (a ponto de valer a pena pegar um voo até algum aeroporto mais próximo), mas há ótimas opções próximas, ideais para bate-volta de fim de semana. Confira abaixo nossas dicas de passeios e destinos próximos a Porto Alegre, alguns merecem figurar na lista de melhores destinos do Brasil!

Cambará do Sul (Região dos Cânions)

A natureza dá um espetáculo à parte na região de Cambará do Sul, uma das cidades ideais para montar base e explorar os surpreendentes cânions que dividem os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os Parques Nacionais de Aparados da Serra, onde fica o Cânion Itaimbezinho, e o da Serra Geral, onde está o Cânion Fortaleza, são sem dúvida as principais atrações da região. Os nesta parte do território gaúcho incluem caminhadas, trilhas pelo parte inferior dos cânions em que é preciso avançar rio adentro, cavalgadas, rapel, passeios de bote, de quadriciclo e diversas outras atividades ligadas à natureza.

São Francisco de Paula: turismo rural em todas as estações do ano

A duas horas de Porto Alegre está um destino serrano nem tão conhecido, que é perfeito para alguns dias de descanso em qualquer estação do ano: São Francisco de Paula. No inverno, São Chico fica ainda mais charmosa com a neblina, a geada e até a possibilidade de neve – fenômenos característicos da região, de transição entre a Serra Gaúcha e os Campos de Altitude. As casas em madeira, as araucárias, as boas opções de restaurante, as lojinhas do centro com vários produtos em lã e couro e o belo Largo São Bernardo, bom ponto para pegar um sol nos dias frios, são algum dos atrativos da cidade.

No verão, ganham vez as várias cachoeiras da região, como as do Parque das Oito Cachoeiras, da Reserva Ecológica Terra do Sempre , do Parque das Cascatas e do Parque da Cachoeira. No Parador Rampel, hotel centenário famoso na região, a gastronomia de altíssima qualidade associada às belas paisagens rendem um passeio de dia inteiro. No site da prefeitura de São Francisco de Paula há várias dicas do que fazer na cidade.

Três Coroas: templo budista e turismo de aventura

Um passeio interessante, e que fica  a menos de uma hora e meia de carro de Porto Alegre, é Três Coroas. A cidade fica na região do Vale do Paranhana, bem na divisa com a Serra Gaúcha – então dá até para esticar a para outros destinos, como Gramado e São Francisco de Paula.

O que fazer em Três Coroas? A atração mais procurada por quem visita a cidade certamente é Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, o primeiro templo tibetano tradicional em toda a América Latina. A construção colorida e bastante ornamentada fica no topo de uma montanha e tem uma vista incrível para a região. O templo é aberto à visitação e oferece práticas de meditação, retiros e palestras. Uma boa oportunidade para conhecer a arte, cultura e a religiosidade budista tibetana.

Três Coroas também tem fama de ser a capital da aventura no Rio Grande do Sul. As corredeiras do Rio Paranhana são perfeitas para passeios de rafting e a região também conta com tirolesas, locais para camping, rapel em paredões ou cachoeiras, além de caminhos para passear de quadriciclo ou fazer trekking.

Rota do Vinho na Campanha Gaúcha

A segunda maior região produtora de vinhos do Brasil também pode ser visitada de carro a partir de Porto Alegre. A Campanha Gaúcha detém 15% de toda a safra do país e cada vez mais oferece atrações voltadas ao Enoturismo. As vinícolas estão espalhadas por várias cidades da região, entre elas Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé e Pinheiro Machado.

Nós já fizemos uma rota de vinhos na Campanha Gaúcha e percorremos mil quilômetros de carro pela região. Mas é possível fazer trechos mais curtos, visitando vinícolas (uma das mais próximas é a excelente Guatambu, que tem um restaurante incrível!) e produções de azeite de oliva, além de observar estrelas com grupos de astrônomos e admirar a imensidão do pampa gaúcho. Não é dos passeios mais rápido, já que se leva pelo menos quatro horas para chegar às primeiras atrações da região, mas vale a pena!

São Miguel das Missões: história preservada

São Miguel das Missões guarda um dos principais vestígios do período das Missões Jesuíticas dos Guarani em todo o mundo. As Ruínas de São Miguel Arcanjo, como são conhecidas, são da redução fundada no século 18 (entre 1735 e 1745) e declaradas Patrimônio Mundial pela Unesco em 1983. Hoje é possível percorrer o sítio arqueológico, com ou sem guia, visitar o museu que fica logo ao lado e tem um grande acervo de esculturas sacras dos Sete Povos das Missões.

Em algumas noites ocorre as ruínas viram palco do espetáculo Som e Luz, que conta o nascimento, o desenvolvimento e o fim da relação jesuítico-guarani na região. São Miguel das Missões fica a 475 quilômetros de Porto Alegre. Outra opção é pegar o voo da Azul de Porto Alegre para Santo Ângelo e depois percorrer mais 60km de carro até São Miguel.

Fotos: Halley Pacheco de Oliveira

Vale dos Vinhedos: vinhos e gastronomia italiana

Um roteiro que une charme, boa gastronomia e atividades turísticas é o do Vale dos Vinhedos, na Serra Gaúcha, famoso por suas vinícolas, casas de massa e outros saborosos legados deixados pelos imigrantes italianos. E tem mais: a maior região vinícola do Brasil compreende os municípios de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi e está distante a menos de duas horas de Porto Alegre. Ou seja: uma ótima opção para um bate-volta de fim de semana.

Por lá, o grande atrativo são as visitas às vinícolas. E para te ajudar nesta nada difícil missão, separamos sugestões de 5 vinícolas no Vale dos Vinhedos. Outra atração é certamente a boa gastronomia que vai desde a comida simples e saborosa dos imigrantes italianos até versões mais autorais e surpreendentes – confira nossas dicas de maravilhosos quatro restaurantes em Bento Gonçalves e região. E, claro, dependendo do tempo que você tiver na Serra Gaúcha, aproveite para fazer passeios como o do Caminhos de Pedra e o trem Maria Fumaça.

Fotos: Bruna Scirea/Melhores Destinos

Pinto Bandeira: um brinde à espumante brasileira

Pertinho de Bento Gonçalves, a cerca de duas horas de Porto Alegre, está um paraíso para os amantes das espumantes: Pinto Bandeira. A geografia de altitude e o relevo ondulado e de origem vulcânica conferem à região as condições perfeitas para a elaboração de deliciosos espumantes, além de vinhos tranquilos brancos e tintos – as principais atrações do destino. Entre as vinícolas que merecem a visita em Pinto Bandeira, destacamos a Cave Geisse, a Don Giovanni e a Valmarino. Não deixe de almoçar no maravilhoso Champenoise Bistrô ou no Colheita Butique Sazonal, que trazem pratos elaboradíssimos e pra lá de saborosos com produtos da estação. Para quem tiver mais tempo e quiser esticar o roteiro, nossa sugestão é visitar o Caminhos de Pedra, que fica coladinho a Pinto Bandeira.

Foto: Cave Geisse/Divulgação

Gramado: comilança e atrações para todas as idades

E é claro que não ficaria de fora o mais famoso destinos do Rio Grande do Sul. Gramado tem atrativos para todas as idades e para todas as épocas do ano. São atrações ao ar livre, como o Lago Negro e o bondinho da Cascata do Caracol, e inúmeras atividades fechadas, como o Snowland, o Mundo à Vapor, as fábricas de chocolate, as casas de fondue e de café colonial e por aí vai. É também daqueles destinos que traz novidades todos os anos e, que por isso, sempre rendem uma nova visita! Confira nosso post com dezenas de sugestões de o que fazer em Gramado e Canela, qual a melhor época para ir a Gramado e nosso Guia de Gramado.


Já esteve em algum destes destinos ou conhece outras cidades e atrações próximas a Porto Alegre que mereçam a visita? Participe nos comentários!