logo Melhores Destinos

Campos do Jordão! 21 dicas imperdíveis de passeios no maior destino de inverno de São Paulo

Camille Panzera
Camille Panzera
13/06/2021 às 6:00

Campos do Jordão! 21 dicas imperdíveis de passeios no maior destino de inverno de São Paulo

Campos do Jordão é um dos destinos queridinhos do Brasil, ótima opção o ano inteiro, principalmente no inverno! É um lugar cercado pelo charme das montanhas, influenciado pela cultura europeia, cheio de restaurantes e atividades para pessoas de todas as idades. Confira nossas dicas e o que fazer em Campos do Jordão!
A cidade paulista cercada pelas montanhas verdes da região serrana encantam há anos aqueles que decidem descobrir e redescobrir suas paisagens e atrações. A cidade é ótima para sair da rotina, respirar ar puro e ter contato com a natureza!

Como chegar a Campos do Jordão

Campos do Jordão está localizada na região da Serra da Mantiqueira, no Estado de São Paulo, a cerca de 180 km de carro da capital paulista, 83 km de São José dos Campos e 330 km do Rio de Janeiro. Os aeroportos mais próximos são os de São José dos Campos (a 80 km de distância) e de Guarulhos (150 km de distância).
o que fazer em campos do jordao

Ruas do Capivari, em Campos do Jordão

Ter um carro é uma forma muito prática de se deslocar pela cidade, então, se você não mora em São Paulo, pode valer a pena retirar um carro alugado no aeroporto e com ele ir até a cidade. Caso esteja de carro, veja se seu hotel ou pousada possui estacionamento.
Para ir de São Paulo a Campos do Jordão, o trajeto mais rápido costuma ser através da Rodovia Ayrton Senna, mas também é possível ir pela rodovia Presidente Dutra. Ambas têm cobrança de pedágios.

Quando ir a Campos do Jordão – melhor época

Campos do Jordão é um destino que pode ser visitado o ano inteiro, mas é com a chegada do inverno que o lugar vive os seus dias mais animados. Muita gente visita Campos durante o Festival de Inverno, que acontece nos meses mais frios, e leva muita gente às ruas da cidade com suas atrações musicais de alto nível.
As temperaturas mais baixas correspondem com a alta temporada na cidade: de junho a agosto, sobretudo em julho, as hospedagens costumam ser mais caras e o trânsito pode ser bem incômodo, mesmo se tratando de uma cidade pequena.
Para encontrar Campos do Jordão mais vazia, vale visitá-la durante a meia estação, como em maio ou outubro, ou também no verão, quando a cidade continua linda e tem menos gente. Os finais de semana e feriados são sempre mais movimentados, não importa a época do ano.
Veja mais dicas de quando ir a Campos do Jordão!

Onde ficar em Campos do Jordão

Uma das principais dúvidas de quem visita Campos do Jordão é relativa à hospedagem na cidade, que tem uma enorme variedade de pousadas, parte delas localizada no Capivari e parte em bairros mais afastados. Para quem quer fazer atividades a pé e estar perto de restaurantes e do comércio, o ideal é ficar próximo ao Capivari. Já para quem busca mais tranquilidade e quer ter contato com a natureza, vale a pena buscar uma acomodação mais afastada, que ofereça integração com a natureza e vista para as montanhas.
campos do jordao hoteis

Hotel Toriba

Os chalés em Campos do Jordão são uma boa sugestão para quem quer uma experiência romântica, mas também há uma enorme variedade de Pousadas em Campos do Jordão com uma atmosfera intimista, charme e conforto. Confira ainda as nossas dicas de hotéis em Campos do Jordão testados por nossa equipe e as dicas de hotéis bons e baratos em Campos do Jordão, para aqueles que buscam hospedagens com um bom custo-benefício!
Ao avaliar onde ficar na cidade coloque na balança qual será o seu meio de transporte para os deslocamentos. Se você está sem carro, ficar no Capivari poderá ser mais cômodo. Se estiver com carro próprio, poderá ficar mais afastado do Centro sem problemas e ainda curtir a tranquilidade das montanhas.
Se você pretende visitar a cidade durante o inverno, reserve sua acomodação com antecedência, porque esse é o período de alta temporada na cidade. Pesquisando a hospedagem algumas semanas antes você poderá encontrar mais opções disponíveis, principalmente aquelas que oferecem um bom custo.

O que fazer em Campos do Jordão

Dica: Vale lembrar que devido à pandemia, alguns serviços podem não estar funcionando ou sofrer alterações em seu horário de funcionamento. Recomendamos que você entre em contato direto com as atrações para mais informações.

1.  Visitar o Parque Capivari e andar no teleférico de Campos do Jordão

O Parque Capivari está localizado no centrinho turístico de Campos do Jordão, chamado Capivari. O local não é grande, mas tem um lago onde você pode alugar pedalinhos, a estação de onde parte a Estrada de Ferro de Campos do Jordão, uma roda gigante e o teleférico, que faz o trajeto entre a cidade e o alto do Morro do Elefante, que oferece uma vista panorâmica da cidade. Esse é um passeio simples, mas muito tradicional para fazer em Campos do Jordão!
campos jordao teleferico passeio

Teleférico de Campos do Jordão

2. Ver a cidade do Morro do Elefante

O Morro do Elefante está localizado na região central de Campos do Jordão e tem um ponto panorâmico de observação da cidade. O local pode ser acessado através de um passeio de carro ou também com o teleférico que parte do Parque Capivari. Vale muito a pena visitar o morro e tirar fotos lá de cima!
campos do jordao

Campos do Jordão

3. Passear no Capivari

O Capivari corresponde ao centro turístico de Campos do Jordão, onde estão várias lojas, cafeterias, a Baden Baden, além de edifícios de estilo enxaimel, uma técnica de construção europeia, bastante utilizada na Alemanha. É um lugar bem centralizado, ótimo para um passeio ao ar livre, para fazer algumas compras ou tomar um chocolate quente. Quem se hospeda nessa região tem a facilidade de poder estar próximo de boa parte do comércio, da vida noturna e poder realizar atividades a pé. No coração do bairro ficam a igreja de São Benedito e a praça com a Concha Acústica, que costuma ter atrações musicas durante o Festival de Inverno e aos fins de semana.
dicas campos do jordao

Capivari, Campos do Jordão

4. Visitar o Amantikir

O Amantikir é uma das principais atrações em Campos do Jordão; ele é um parque com jardins muito bem cuidados, com diversas variedades de plantas e uma bela vista para as montanhas da região. É ótimo para um passeio ao ar livre em um agradável dia de sol, possui uma lanchonete para lanches e jardins realmente lindos! Eles também oferecem visitas guiadas, que podem ser uma boa ideia para conhecer melhor sobre sua história e sobre as espécies encontradas no local.

5. Tirar fotos na Vista Chinesa

A Vista Chinesa é um ponto panorâmico de observação das montanhas da Serra da Mantiqueira e que vale muito a pena parar para tirar algumas fotos. O lugar fica a cerca de 3 km do portal de entrada de Campos do Jordão e fica ainda melhor se você visitá-lo em um dia de tempo aberto!
campos do jordao vista chinesa

Vista Chinesa

Confira aqui todas as dicas do que fazer em Campos do Jordão!

6. Visitar o Museu Felícia Leiner

O Museu Felícia Leiner está localizado a cerca de 8 km do Capivari, em uma área ampla, cercada pela mata da região. O acervo do museu abriga obras da artista plástica Felícia Leiner e é composto principalmente por esculturas ao ar livre, parte delas em cimento, outras em bronze e granito. A exposição está dividida em cinco fases do trabalho da artista e como o museu está ao ar livre, cercado por plantas, durante a caminhada do passeio você pode não só observar as obras como curtir a natureza, as plantas, admirar pássaros e curtir o ar puro. Aproveite para visitar o auditório Claudio Santoro, onde costuma haver apresentações ou oficinas de arte.

7. Fazer um passeio na Estrada de Ferro Campos do Jordão

Local histórico para a cidade, a Estrada de Ferro Campos do Jordão foi criada por médicos, para transporte pacientes que visitavam a cidade. Hoje funciona no local um passeio de bondinho turístico, que faz um trajeto muito bacana para conhecer Campos. Os bondinhos saem da Estação Emílio Ribas e vão até Abernéssia, percorrendo em torno de 4 km, ou até o portal da cidade. Em determinadas épocas do ano a estrada de ferro também tem passeios de Maria Fumaça.
passeio trem campos do jordao

Passeio de bondinho em Campos do Jordão

8. Conhecer a Ducha de Prata

A Ducha de Prata é um parque muito tradicional de Campos do Jordão. Cercado por árvores, ele conta com várias duchas artificiais. O lugar costumava ser usado para o banho de antigos visitantes da cidade e hoje é um espaço com várias plataformas de madeira para andar por entre duchas, em que você pode tirar fotos ou fazer trilhas. Próximo das duchas também ficam algumas barracas que vendem presentes.

9. Tirar fotos no Portal de Campos do Jordão

Localizado na entrada da cidade, o Portal de Campos do Jordão marca a chegada dos visitantes e é um lugar onde muita gente gosta de tirar fotos. É um cartão-postal, já que foi construído em estilo enxaimel, e também onde fica o centro de atendimento ao turistas.
portal campos jordao

Portal de Campos do Jordão

10. Curtir uma noite de fondue

Nada melhor do que passar uma noite em Campos do Jordão curtindo o friozinho e uma fondue. De origem suíça, a fondue é um prato muito popular em Campos, servido em diversos restaurantes e que agrada a gregos e troianos com suas dezenas de variedades e acompanhamentos. Você pode provar a tradicional fondue de queijos, mas a fondue de chocolate e carnes também são ótimas pedidas!

11. Tomar uma cerveja na Baden Baden

A Baden Baden é uma cervejaria artesanal que nasceu em Campos do Jordão e abriga um restaurante no Capivari, além de também ter fábrica abertas a visitação na cidade. Na fábrica você pode conhecer o processo de produção da cerveja e degustar as bebidas de fabricação própria, enquanto o restaurante do Capivari é um point da vida noturna na cidade, com várias opções no cardápio.
o que fazer em campos do jordao

Baden Baden em Campos do Jordão

12. Ir ao Parque da Cerveja e seu mirante

O Parque da Cerveja é uma atração que permite conhecer o processo do fabrico da Cerveja Campos do Jordão e que recentemente reformulou o seu mirante, com vista para as montanhas da Serra da Mantiqueira. O passeio não é tão conhecido entre os turistas, então quem quer fazer algo menos explorado e aliar a beleza natural com uma degustação de cervejas, tem nesse parque uma boa opção.

13. Bosque do Silêncio

Localizado há apenas 20 minutos de caminhada do centro de Capivari, o Bosque do Silêncio tem atrações como tirolesas, paintball, arborismo e minigolfe. O melhor, contudo, é caminhar pelas trilhas que cortam a mata, passando pelas passarelas de madeira, respirando ar puro e procurando avistar algum esquilo. A entrada custa R$ 10. Mais informações no site.

14. Se divertir no Tarundu

Tobogãs, tirolesa, passeios na natureza, passeio de balão, mini golf e arborismo são algumas das atividades desse parque, ótimo para crianças, mas onde os adultos também podem se divertir. O Tarundu tem atividades muito variadas, parte delas incluídas no ingresso do parque e outras avulsas, que preenchem um dia inteiro de passeio! Para quem busca um pouco de emoção, é um pedida bem legal, principalmente para famílias! Mais informações no site oficial.

15. Relaxar no Parque Estadual de Campos do Jordão

Criado em 1941 e também conhecido como Horto Florestal, o parque de Campos do Jordão engloba uma área de 8,341 mil hectares, tem fauna e flora preservadas e é um passeio indicado para quem quer contato com a natureza. O local tem tirolesas, trilhas que levam à cachoeiras, aluguel de pedalinhos e bicicleta. Há ainda museu, restaurante e um tradicional passeio de trem. Veja mais detalhes no site oficial.

16. Visitar o Palácio Boa Vista

O Palácio Boa Vista foi inaugurado como residência oficial do Governo de São Paulo em 1964 e hoje ele é também uma atração turística da cidade, aberta a visitantes através de visitas guiadas e realização de eventos. O interior do palácio é amplo, bonito, bem decorado, então vale fazer uma visita para conhecer sua história e ver suas dependências, especialmente porque a entrada é grátis. Não deixe de conhecer a bela capela São Pedro Apóstolo do lado de fora.

17. Admirar a vista do Parque Pico do Itapeva

O Pico do Itapeva é uma das montanhas nos arredores de Campos do Jordão e um bom passeio ao ar livre, com a recompensa de ao atingir seu ponto mais alto, poder apreciar uma linda vista da serra. O parque é privado e atualmente conta com uma plantação de lavandas e um deck de onde você pode tirar fotos da região. O ideal é visitá-lo em um dia de tempo aberto e poucas nuvens para poder admirar melhor seu visual.

18. Ouvir canto gregoriano no Mosteiro de São João

Localizado em um bosque bem próximo ao centro e no caminho para o Palácio Boa Vista, o mosteiro é um lugar encantador que vale a visita, seja para apreciar os belos jardins ou para um momento de descanso ou meditação junto ao pequeno lago ou à gruta. Todos os dias, às 17h45, é possível ver a oração das monjas, com canto gregoriano. É emocionante a singeleza e a suavidade do canto das religiosas, que dura 40 minutos e torna o passeio imperdível! A entrada é gratuita e há uma lojinha onde se pode adquirir, entre outros produtos, os famosos chocolates artesanais das irmãs Trapistas de Santa Catarina. Mais informações no site.

19. Se deliciar com os chocolates de Campos do Jordão

Clima frio e cidade serrana combinam muito bem com chocolates e Campos do Jordão não é uma exceção. Há muitas chocolaterias pela cidade onde você pode encontrar barrinhas, bombons e trufas de vários sabores, além de tomar um maravilhoso chocolate quente nos dias mais frios. Algumas boas opções são as chocolaterias Bruno Alves, Bourbon, Araucária, Platanus, Caramello, Sabor Chocolate e Toco. Também merece uma visita a fábrica e  loja temática da Cacau show na cidade.

20. Fazer um passeio de bondinho

O passeio de bondinho urbano é uma ótima opção para se ter uma visão geral da cidade e agrada, principalmente, as crianças. Os bondes saem da estação Emílio Ribas, no Capivari, e seguem pelos bairros Jaguaribe e Abernéssia até atingir o ponto final, junto ao portal da cidade. Para o retorno, o bonde não vira: o condutor passa para o outro lado e cada passageiro vira seu assento para a posição contrária. O percurso dura, em média, 50 minutos e custa R$ 16 (crianças de até 5 anos não pagam). Mais informações no site.

21. Visitar a Vila Abernéssia

O nome Abernéssia nasceu como homenagem a duas cidades escocesas: Aberdeen e Inverness. A ideia partiu do fundador do bairro, o escocês Robert John Reid. Principal bairro comercial de Campos do Jordão, ele concentra grandes lojas e supermercados da cidade. Quer economizar nas compras ou restaurantes? Este é o lugar! A Abernéssia é sede da Campos do Jordão mais “comum”, com sua praça, mercado municipal e igreja matriz, como qualquer cidadezinha do Vale do Paraíba.

Quantos dias ficar em Campos do Jordão

2 ou 3 dias são suficientes para conhecer o básico de Campos do Jordão, por isso, quem viaja para a cidade em um fim de semana poderá fazer muitas das atividades oferecidas. Para aqueles que gostam de fugir do roteiro tradicional e fazer programas que fogem do habitual ou querem viajar com mais calma, 5 dias é um ótimo período! Campos é um lugar que você pode voltar várias vezes e que sempre tem um charme especial!

Restaurantes em Campos do Jordão

A cena gastronômica em Campos do Jordão é bem variada, com opções para todos os gostos. Geralmente a alimentação na cidade não é muito econômica, mas existem algumas opções para quem não quer gastar tanto. Os restaurantes de fondue marcam uma forte presença na cidade e vale a pena reservar uma noite para experimentá-lo, assim como as batatas suíças, servidas em diversos lugares.

A cervejaria Baden Baden (Rua Djalma Forjaz, 93) é uma das atrações na cidade no quesito gastronômico, com boas bebidas e cardápio variado. Boa ideia também são os restaurante Rostie (Av. José Manoel Gonçalves, 160), com cardápio variado e a tradicional batata suíça, e o Confraria do Sabor (Av. Dr. Vítor Godinho, 191), com pratos belíssimos.

Para um pastel, nada mais tradicional do que o Pastelão do Maluf (Av. Macedo Soares, 134) e se quiser carnes caprichadas, a dica é o Libertango (Av. José Manoel Gonçalves, 160). O refinado Ludwig (Rua Aristides de Souza Mello, 50) pode ser uma boa pedida para uma fondue e o Kilo Certo (R. Eng. Diogo José de Carvalho, 47) para quem busca uma opção self-service com o perfil econômico.

Transporte em Campos do Jordão

Já comentamos que ter um carro disponível pode ser a forma mais cômoda para visitar as atrações da cidade, principalmente aquelas que ficam afastadas do Centro. No entanto, é bom ter em mente que o trânsito pode ser bem complicado em Campos do Jordão, principalmente na época de alta temporada. Pese os prós e os contras de ficar na cidade com um carro.

Se você quer evitar a dor de cabeça de não encontrar estacionamento ou ficar parado no trânsito, uma dica é visitar a cidade sem o carro, ficar hospedado no centro para que possa realizar atividades a pé e para os passeios mais distantes utilizar Uber ou táxi.


E você, já esteve em Campos do Jordão? Tem outras dicas da cidade? Compartilhe com a gente as suas dicas nos comentários!