Mátria Parque – como é o parque de flores pertinho de Gramado

Bruna Scirea
15/12/2023 às 11:26

Fomos conhecer uma das mais belas atrações do Rio Grando Sul: o Mátria Parque de Flores, em São Francisco de Paula, a menos de uma hora de Gramado. Confira como o foi o nosso passeio pelos jardins floridos do parque!

Já estava mais do que na hora de conhecermos o Mátria Parque de Flores, a mais colorida e cheirosa atração de São Francisco de Paula, município localizado entre a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra. E foi em um domingo de calor e sol, em plena primavera, que subimos a serra para passar um dia em meio às flores! E bota flores nisso: o parque tem 50 hectares, com mais de 300 espécies de plantas cultivadas em 30 diferentes jardins.

Adquirindo o ingresso do Mátria Parque de Flores pelo site Laçador de Ofertas você ganha desconto de até R$ 10 no ingresso para adulto. Utilizando o nosso cupom de desconto MELHORESDESTINOS você ganha mais 5% de desconto. Aproveite! Veja aqui.

Mal pisei naquele cenário, já mandei uma foto para a minha mãe, que ama flores. A resposta foi: “nossa, parece que você está na Holanda”. Que nada! Bastam duas horas de carro desde Porto Alegre ou 50 minutos a partir de Gramado e Canela para chegar ao Mátria. O percurso mais longo mesmo é dentro do parque – já que são várias as trilhas possíveis, passando por diferentes paisagens e jardins, com lagos, mirantes e espaços para descanso.

Leia mais:
8 destinos para visitar perto de Porto Alegre

Peguei uma bicicleta elétrica (R$ 100 por uma hora) para poder percorrer todos os caminhos com maior facilidade – até porque já passava das 11h e o sol estava com tudo! De cara já fui surpreendida por um túnel verde (e nem era o maior que eu veria naquele domingo), seguido de canteiros de flores brancas, amarelas e alaranjadas. Por ali, casais passeavam com cachorrinhos e amigos faziam fotos com o degradê ao fundo.

Em uma das colinas do parque se tem um visual bem bonito para o lago, onde fica um dos dois restaurantes do parque. No lago, inclusive, é possível passear de barco gratuitamente – basta pegar uma das canoas em maneira estacionadas em frente ao restaurante e remar. Só precisa de alguma força nos braços – o pessoal que estava remando parecia estar fazendo um grande esforço (ou era só falta de prática mesmo, hehe).

Nosso caminho seguiu por uma área mais escondida do parque, onde está um belo jardim de copos de leite. Próximo a uma mata de araucárias também estão casinhas de abelhas nativas, sem ferrão, que encontram pólen e néctar abundante, como é de se imaginar. Aliás, se você for alérgico como eu, não se esqueça de tomar um remediozinho antes de visitar o parque. Me precavi e passei a visita ilesa aos espirros.

Na minha opinião, no entanto, a parte mais bonita do parque fica no lado oposto, onde está um jardim degradê repleto da flor boca de leão. Entre subidas e descidas, contornamos o lago e chegamos lá, um paraíso para ser contemplado, curtido e também fotografado. Casais encontram ali cenários perfeitos para os mais apaixonados cliques! Dá uma olhada:

Vale lembrar que os jardins estão em constante transformação, seguindo as estações do ano, e adaptando-se às flores que melhor se desenvolvem em cada época. Isso quer dizer que o Mátria é um lugar para se visitar várias vezes, visto que você sempre será surpreendido por uma composição de flores diferentes. Um parque vivo, não é?

Para se ter um exemplo, assim fica o túnel de glicínias, que floresce entre o fim do inverno e o início da primavera:

O túnel de glicínias floresce no fim do inverno e início da primavera. Foto: Márcio Pinto

Como visitamos o parque com a primavera já avançada, encontramos o túnel como na imagem abaixo, muito mais mas verde, mas igualmente lindo:

Quem preferir percorrer o parque a pé poderá ver os detalhes da jardinagem ainda com mais calma. E, apesar dos caminhos serem muitos, há também vários espaços para descansar, ao sol ou à sombra, com diferentes vistas. Alguns dos nossos preferidos ficam no entorno do lago central, onde se tem uma bela vista para boa parte do parque.

Alimentação no parque de flores

Em uma visita ao Mátria Parque de Flores vale também reservar um período maior para, além de admirar os jardins, fazer uma refeição por lá. Na entrada do parque há um complexo de lojas, estúdio fotográfico e restaurante, onde é servido um buffet bastante completo, que agrada todos os paladares. Na beira do lago, também é possível apreciar a gastronomia gaúcha ou fazer um lanche com vista incrível no Mátria Restobar – ainda mais se você optar por se sentar no deck de madeira bem pertinho da água.

A nossa escolha, para viver o parque ao máximo, foi fazer um piquenique ao ar livre. Do lado do Restobar, está o Alfresco Mátria, onde é possível buscar cestas com produtos locais como frios, frutas, pães e doces. Com a cesta do piquenique você também empresta uma tolha/manta e almofadinhas para tornar o momento, além de mais bonito, confortável. Aí é só escolher qualquer espaço do parque para “montar acampamento” e ser feliz. Escolhi a área mais elevada, com vista para o lago e os diversos coloridos que compõem a paisagem.

Ingressos para o Mátria Parque de Flores

Os ingressos para o Mátria Parque de Flores custam a partir de R$ 79,90 para adulto, chegando a R$ 129,90 nos fins de semana e feriados. Os ingressos para idosos partem de R$ 59,50, e de R$ 29 para crianças.

Como chegar ao parque de flores

O Mátria Parque de Flores está localizado em São Francisco de Paula, no km 68 da rodovia ERS-235. Desde Porto Alegre, são duas horas de viagem até o parque. Quem visita Gramado e Canela também pode chegar ao Mátria facilmente, com apenas 40 minutos de viagem.

O que mais fazer em São Francisco de Paula?

São Chico, como carinhosamente é chamado o município gaúcho, é um dos principais destinos de inverno do Rio Grande do Sul. A avenida principal é charmosa, com plátanos, casinhas antigas bem preservadas e rua de paralelepípedo. Uma das atrações da cidade é o Lago São Bernardo, com uma bela jardinagem no entorno, pista de corrida e também ciclovia.

Em uma visita a São Francisco de Paula é também possível visitar os parques de cachoeiras, como o Parque da Cachoeira ou o Parque das 8 Cachoeiras. A cidade também tem bons restaurantes e festivais de música – vale a ficar de olho na programação!

São Chico é um destino perfeito para se hospedar em meio à paz que só a natureza pode oferecer. Algumas das principais hospedagens da região são o Tedesco Eco Park, que oferece barracas de camping de luxo, e o Divisa Experience Resort, que tem três restaurantes, parque aquático e diversas atividades ao ar livre. E confira também a lista com nossa seleção de hotéis em Gramado: os 30 mais reservados pelos nossos leitores.

E aí, o que achou do parque de flores da Serra Gaúcha? Deixei suas impressões nos comentários!