logo Melhores Destinos

Serra Gaúcha: cidades turísticas, o que fazer e como planejar a sua viagem

Bruna Scirea
Bruna Scirea
12/01/2021 às 11:00

Serra Gaúcha: cidades turísticas, o que fazer e como planejar a sua viagem

A Serra Gaúcha reúne alguns dos mais visitados destinos turísticos do Rio Grande do Sul, entre eles Gramado, Canela e Bento Gonçalves, onde está o famoso Vale dos Vinhedos. Uma viagem à região inclui atrações para todas as idades e épocas do ano, refeições saborosas e mesa farta, além de ótimas opções de hospedagem, compras e roteiros que vão do lúdico à imersão completa na natureza.

Neste post você encontra todas as informações para planejar uma super viagem à Serra Gaúcha: como chegar, quando ir, clima ao longo do ano e o que fazer nas principais cidades da região. Boa leitura!

Vá direto para o assunto que mais te interessa:
Quando ir à Serra Gaúcha
Clima na Serra Gaúcha
Como chegar à Serra Gaúcha
O que fazer na Serra Gaúcha
Gramado e Canela
Nova Petrópolis
Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos
Cambará do Sul (Cânions)
São Francisco de Paula
Três Coroas

Serra Gaúcha

As cidades da Serra Gaúcha, entre elas Gramado e Bento Gonçalves, ocupam o topo da lista dos destinos mais visitados do Rio Grande do Sul. Nos meses mais quentes do ano, quando ocorre a época de colheita das uvas no Vale dos Vinhedos e a programação do Natal Luz de Gramado, turistas de todo o Brasil chegam para curtir os dias de folga na região gaúcha. É no inverno, no entanto, que ocorre a altíssima temporada, quando as baixas temperaturas e até chance de neve em algumas cidades, deixam os passeios na região mais charmosos, seja para experimentar os ótimos vinhos brasileiros ou curtir o romantismo em destinos como Gramado, Canela e Nova Petrópolis.

Quando ir à Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha tem duas estações bem marcadas: o verão é de dias de céu aberto e calor considerável e o inverno é marcado pelas baixas temperaturas – às vezes até negativas, com possibilidade de neve em algumas cidades como Gramado, Canela e São Francisco de Paula.

No verão ocorrem alguns dos principais evento da Serra Gaúcha: o Natal Luz em Gramado, Canela e Nova Petrópolis e a época da colheita de uvas na região de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa. Em Cambará do Sul, São Francisco de Paula e Três Coroas, as atividades em meio à natureza, como trilhas, banhos de cachoeira e rafting são bastante procuradas por turistas nos meses mais quentes do ano.

serra gaucha

Rafting em Três Coroas é uma boa pedida para os meses mais quentes do ano

Já no inverno é o frio a grande atração da Serra Gaúcha. Gramado e cidades vizinhas ganham um charme ainda mais especial com seus cafés, restaurantes e atrações aconchegantes. É época do Festival de Cinema de Gramado e das comemorações alusivas ao dia dos Namorados, uma excelente data a ser comemorada por lá. O Vale dos Vinhedos também está cheio de turistas, em busca dos melhores vinhos e os tantos ótimos restaurantes da região.

serra gaucha

Neve em Gramado não é garantida, mas pode ser que você leve sorte…

Nas demais épocas do ano o clima é ameno e  não faltam atividades em todas as cidades da Serra Gaúcha. Gramado tem um calendário de eventos que percorre o ano todo com programações para a família inteira. Os cânions dos Aparados da Serra e da Serra Geral são uma ótima pedida para o outono e a primavera, que também dão cores ainda mais especiais às ruas da charmosa São Francisco de Paula.

Clima na Serra Gaúcha

As estações do ano costumam ser bem definidas na Serra Gaúcha, com verões de calor ameno e invernos com frio bastante rigoroso, muitas vezes chegando a temperaturas negativas, com geada ao amanhecer e até possibilidade de neve.

Veja a seguir a es médias de temperatura e chuva em alguns dos principais destinos da Serra Gaúcha no decorrer do ano (clique nas imagens para ampliá-las). Os dados são do site ClimaTempo.

Como chegar à Serra Gaúcha

Turistas que viajam para a Serra Gaúcha geralmente têm Gramado ou Bento Gonçalves como destino. E é importante que se saiba que, embora fiquem na mesma região, as duas cidades estão distante cerca de duas horas de carro. Sendo assim, é comum que os visitantes optem por apenas uma delas uma viagem ao Rio Grande do Sul. Com mais tempo, a partir de uma semana, no entanto, é possível fazer um roteiro bem completo pela Serra Gaúcha.

A partir de Porto Alegre, é possível chegar à Serra Gaúcha (região de Gramado ou Bento Gonçalves) a partir de carro alugado, ônibus, táxi, Uber e outros transportes por aplicativo ou serviços de transfer. A Azul Conecta tem ainda sazonalmente um voo de Porto Alegre para Canela.

Veja todas as maneiras de ir de Porto Alegre para Gramado. Também confira nosso post especial com dicas de como ir de Porto Alegre para Bento Gonçalves.

O que fazer na Serra Gaúcha

Há muito o que fazer na Serra Gaúcha – tudo vai depender da região que você pretende incluir no roteiro. Confira o mapa com as principais cidades da Serra Gaúcha quando o assunto é turismo e, a seguir, veja os principais atrações de cada uma.

Gramado e Canela

Gramado é o destino mais querido dos brasileiros na Serra Gaúcha. A cidade tem eventos e decoração com temáticas diferentes ao longo do ano (confira nosso post sobre quando ir para Gramado), como a Páscoa, o Festival de Cinema e o Natal Luz de Gramado, além das dezenas de atrações fixas que divertem turistas de todas as idades. Confira o calendário de eventos de Gramado em 2021.

serra gaucha

Passear pelo Lago Negro, visitar o Mini Mundo, caminhar pela Rua Coberta, pela Avenida Borges de Medeiros e pela Rua Torta, visitar o bondinho de Canela, a passarela de vidro Skyglass, o Snowland e os diversos museus, de cera, carros, motos, trem, chocolate… são apenas algumas das possibilidades para uma viagem cheia de atividades. Mas a verdade é que Gramado oferece muito mais: um ambiente charmoso, com bons restaurantes, excelentes opções de hotéis para todos os bolsos, várias fábricas de chocolate e um clima bastante romântico para uma viagem em casal, família ou amigos. Diversão não faltará!

Gramado e Canela são daqueles lugares perfeitos para passar um fim de semana ou mesmo vários dias de férias – há atrações suficientes para preencher até mais de uma semana na região! Veja nosso post com dicas de o que fazer em Gramado, 12 sugestões de o que fazer de graça em Gramado, nossas recomendações de hotéis em Gramado, pousadas em Gramado, restaurantes em Gramado, fondue em Gramado, além de dicas para planejar uma viagem para Gramado.

Nova Petrópolis

Pertinho de Gramado e Canela está a charmosa cidade de Nova Petrópolis, que tem como principais atrações o Labirinto Verde, o Parque Aldeia do Imigrante e o Parque Ninho das Águias, ideal para a prática de voo livre. Nossa recomendação é que, uma vez na cidade, você reserve um tempo e muito apetite para um café colonial no Opa’s Kaffeehaus, um dos melhores e amais tradicionais da região.

serra gaucha

Labirinto Verde fica bem no centro de Nova Petrópolis e tem entrada gratuita

Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos

Bento Gonçalves é a capital brasileira do vinho. São centenas de vinícolas espalhadas na área rural do município e também regiões vizinhas que oferece visitas guiadas, com explicações sobre todos os processos de produção de vinhos e espumantes, passeios em meio aos vinhedos, cursos de degustação e harmonização, além de experiências fantásticas, como piqueniques e pisa de uvas.

Um roteiro por esta região da Serra Gaúcha certamente incluirá o Vale dos Vinhedos, a rota rural Caminhos de Pedra (que conta boa parte da história da imigração italiana para a região no fim do século 19), o passeio com o trem Maria Fumaça e os excelentes restaurantes de Bento Gonçalves.

serra gaucha

Nossa recomendação é que você fique pelo menos três dias na região. Com ainda mais tempo, além de visitar um maior número de vinícolas no Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira, é possível também incluir um dia no Vale do Rio das Antas, onde as belas paisagens convidam a um brinde em alto estilo. Veja nossas dicas de hotel em Bento Gonçalves.

As cidades próximas de Bento Gonçalves, como Garibaldi e Carlos Barbosa, também têm um centrinho histórico pra lá de charmoso, boas vinícolas e ótimos restaurantes. Para quem gosta de compras: Carlos Barbosa é o berço da Tramontina e é grande o número de turistas que reservam uma passadinha na lojade fábrica da famosa marca nacional.

Cambará do Sul (Região dos Cânions)

Um espetáculo da natureza. Assim podem ser definidos os surpreendentes cânions que dividem os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As principais atrações da região de Cambará do Sul estão dentro do Parque Nacional Aparados da Serra, onde fica o Cânion Itaimbezinho, e o da Serra Geral, onde está o Cânion Fortaleza. Se você é da turma que curte caminhadas, trilhas, avançar sobre rios, tomar banho de cachoeira, fazer cavalgadas e até rapel em paredões imensos, coloque Cambará do Sul na sua lista!

Os mais ligados poderão fazer um importante adendo: bah, mas os cânions já não ficam na Serra Gaúcha. É bem verdade, a região de Cambará está nos chamados Campos de Cima da Serra, mas a dica segue sendo válida, pois fica a pouco mais de 100 km de Gramado e a esticada até lá é totalmente recompensada!

São Francisco de Paula

Entre a Serra Gaúcha e os Campos de Cima da Serra também está a charmosa cidade de São Francisco de Paula. O charme do lugar fica por conta das baixas temperaturas no inverno, as casinhas em madeira, a paisagem tomada por pinheiros araucária, as interessantes lojinhas do centro, o Lago São Bernardo e os bons restaurantes. Para quem gosta das paisagens branquinhas, nos dias mais frios do ano, São Francisco de Paula é uma das cidades com maior chance de ter neve na Serra Gaúcha.

No verão, ganham vez as várias cachoeiras da região, como as do Parque das Oito Cachoeiras, da Reserva Ecológica Terra do Sempre, do Parque das Cascatas e do Parque da Cachoeira. No Parador Rampel, hotel centenário famoso na região, a gastronomia de altíssima qualidade associada às belas paisagens rendem um passeio de dia inteiro.

Fotos: Divulgação

Três Coroas

Na divisa do Vale do Paranhana com a Serra Gaúcha, no município de Três Coroas, está o Templo Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling. O primeiro templo tibetano tradicional da América Latina fica no topo de uma montanha, com uma bela vista para a região. O templo recebe visitantes e oferece práticas de meditação, além de retiros e palestras. A cidade de Três Coroas também é famosa pela prática de rafting.

serra gaucha

Foto: Divulgação


Já esteve na Serra Gaúcha e fez um roteiro passando por mais cidades? O que você recomenda que seja visitado na região? Participe nos comentários!