logo Melhores Destinos

Melhores praias do Nordeste: 28 lugares de perder o fôlego!

Camille Panzera
28/02/2024 às 14:00

Melhores praias do Nordeste: 28 lugares de perder o fôlego!

Eleger as melhores praias do Nordeste brasileiro não é tarefa fácil! São muitos quilômetros de um litoral maravilhoso, com praias incríveis em todos os estados! Da Bahia ao Rio Grande do Norte, passando por Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, além do Ceará, Piauí e Maranhão: o que não faltam são faixas de areia maravilhosas e praias com as mais diversas características! Não há dúvidas que muitas das melhores praias do Brasil estão no Nordeste!

É hora de comemorar! O Melhores Destinos está fazendo 16 anos com promoções e descontos exclusivos. Confira todas elas aqui e aproveite! 🥳

A região com o maior litoral em nosso país tem paisagens variadas, dunas, encontro de rios com o mar, falésias, piscinas naturais e maravilhosos pontos para mergulho, ricos em vida marinha. Essa diversidade permite que os viajantes encontrem também praias com resorts ou pousadas econômicas, áreas cheias de gente e outras praias praticamente desertas. Uma dessas dezenas de praias da região (ou várias) certamente irá agradá-lo!

Fizemos uma lista com as praias que mais gostamos nessa região do país, que englobam diferentes estados e características! Vamos àquelas que elegemos as melhores praias do Nordeste!

Melhores praias do Nordeste

Confira a lista das melhores praias do Nordeste e conheça um pouco mais sobre cada uma delas a seguir!

  1. Baía do Sancho, Fernando de Noronha
  2. Praia do Espelho, Bahia
  3. Praia do Madeiro – Rio Grande do Norte
  4. Porto de Galinhas – Pernambuco
  5. Taipu de Fora, Bahia
  6. Atins – Maranhão
  7. Baía dos Porcos, Fernando de Noronha – Pernambuco
  8. Morro Branco – Ceará
  9. Prainha, Itacaré – Bahia
  10. Praia do Gunga – Alagoas
  11. Morro de São Paulo – Bahia
  12. Lagoinha – Ceará
  13. Tabatinga – Paraíba
  14. Patacho, Porto das Pedras, Alagoas
  15. Baía do Sueste, Fernando de Noronha
  16. Ponta do Corumbau  – Bahia
  17. Praia dos Carneiros, Pernambuco
  18. Praia de Muro Alto – Pernambuco
  19. Praia do Forte, Bahia
  20. Praia de Genipabu – Rio Grande do Norte
  21. Praia de Tambaba – Paraíba
  22. Jericoacoara, Ceará
  23. Canoa Quebrada – Ceará
  24. São Miguel dos Milagres, Alagoas
  25. Caraíva, Porto Seguro – Bahia
  26. Moreré, Boipeba – Bahia
  27. Lagoas dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas – Maranhão
  28. Praia da Lagoa do Paraíso, Jericoacoara – Ceará

Dica muito importante: Várias praias do Nordeste brasileiro ficam melhores em período de maré baixa, então vale a dica de sempre consultar a tábua de maré antes de planejar as datas da sua viagem!

1. Baía do Sancho, Fernando de Noronha – Pernambuco

Várias vezes eleita a praia mais bonita do Brasil e consequentemente uma das melhores praias do Nordeste, a Baía dos Sancho é mesmo impressionante. Com um mar cristalino, bastante árvores e falésias ao seu redor, o acesso à praia é feito através de uma escada, no meio de uma fenda nas falésias! A praia é maravilhosa e quando chove, tem até uma cachoeira escondida entre a mata ao redor. Leia mais no nosso Guia de Fernando de Noronha.

Em Fernando de Noronha, já ficamos hospedados na Pousada da Germana e na Miragem Noronha – em ambas a experiência foi bem positiva.

melhores praias do nordeste

Baía do Sancho, uma das melhores praias do Nordeste

2. Praia do Espelho, Bahia

Calma e extensa, a Praia do Espelho tem esse nome devido ao seu mar, que em condições climáticas perfeitas reflete como um espelho. A praia tem falésias e muitas piscinas naturais, que ficam lindas no período de maré baixa, principalmente se vistas do alto! Procure visitá-la no período de seca da maré, que é quando as piscinas ficam mais aparentes. Se quiser curtir a praia por mais tempo, vale a dica de ficar em uma das pousadas da região, opção indicada para quem busca sossego.

O Maion Hotel e Boutique e o Calá & Divino Hotel Casa são duas boas opções de hospedagem na Praia do Espelho e certamente um dos lugares mais lindos do Nordeste brasileiro.

praias do nordeste

Praia do Espelho, na Bahia

Leia mais no nosso Guia de Trancoso.

3. Praia do Madeiro – Rio Grande do Norte

Várias praias de Pipa, que é considerada uma das melhores praias do Brasil, poderiam entrar nessa nossa lista, porque todas são lindas, mas a Praia do Madeiro tem um charme a mais e natureza exuberante. Cercada por falésias e pela mata, o acesso a essa praia é feito através de uma longa escadaria, fato que a protege do grande público — a descida à praia é fácil, mas a subida ao retornar, nem tanto. Se você tiver sorte, pode acabar avistando um golfinho no horizonte, o que deixa uma visita à praia ainda mais incrível!

O Hotel Ponta do Madeiro fica na praia e pode oferecer uma ótima experiência para quem quer se hospedar nessa região.

melhores praias do nordeste

Praia do Madeiro, em Pipa – Rio Grande do Norte

4. Porto de Galinhas – Pernambuco

Bastante popular entre os amantes de viagens, Porto de Galinhas tem piscinas naturais ótimas para ver peixinhos e uma excelente estrutura, com muitos restaurantes e bons hotéis. Cheia de praias lindas e com um povo acolhedor, o povoado é parte do município de Ipojuca e fica a apenas 60 km do Aeroporto do Recife, na capital do estado. É um destino que você pode visitar várias e várias vezes, seja para passar um fim de semana relaxando ou para curtir um dos vários resorts de Porto de Galinhas, uma ótima escolha para quem deseja viajar em família!

A Pousada Ecoporto, interessante para quem procura algo mais simples, é uma boa dica! Para quem procura um all inclusive, o Westin Porto de Galinhas pode ser uma boa pedida!

Leia as dicas completas de quando ir a Porto de Galinhas!

melhores praias do nordeste

Porto de Galinhas, uma das melhores praias do Nordeste

5. Taipu de Fora, Bahia

Localizada na Península de Maraú, a praia de Taipu de Fora e suas piscinas naturais são um destino belíssimo e ainda pouco explorado por boa parte dos turistas. A praia fica melhor ainda no período de maré baixa, quando as piscinas naturais ficam mais aparentes e perfeitas para observar a vida marinha. É um ótimo destino para relaxar, aproveitar a Natureza e passar dias incríveis de sol na beira do mar.

Leia mais em nosso guia da Península de Maraú.

praias do nordeste

Taipu de Fora – Bahia

6. Atins – Maranhão

Atins, com seu estilo simples e rústico é um dos lugares que pode servir como base para explorar os maravilhosos Lençóis Maranhenses, um dos mais belos destinos do Brasil! O povoado tem praia, dunas e está próximo também das lagoas formadas pelas chuvas nos Lençóis. É um destino tranquilo e cheio de belezas naturais, que fica ainda melhor por sua variedade de atrativos naturais! Um lugar incrível, que vale visitar ao menos uma vez!

melhores praias do nordeste

Atins, Maranhão

7. Baía dos Porcos, Fernando de Noronha – Pernambuco

Pequena em dimensões, gigante em Beleza! A Baía dos Porcos é um praia de água esverdeada e cristalina na ilha de Fernando de Noronha. Com algumas piscinas naturais, pedras e falésias ao seu redor, a praia é frequentemente visitada por tartarugas. É um lugar de beleza rara, tranquilo, ideal para conhecer em um dia de bastante sol, quando o contraste entre o mar e a falésia fica ainda mais evidente.

Confira aqui quando ir a Fernando de Noronha e saiba quais são as melhores praias de Noronha!

melhores praias do nordeste fernando noronha

Baía dos Porcos, em Fernando de Noronha, uma das praias mais surpreendentes do Nordeste!

8. Morro Branco – Ceará

Localizada a cerca de 90 km de Fortaleza, Morro Branco é uma praia popular entre as pessoas que visitam a capital cearense e com razão. O mar dessa praia costuma ser tranquilo e a região e tem várias barracas de praia, mas o destaque mesmo fica por conta das incríveis falésias na beira do mar, que surpreendem por seus diversos tons coloridos! As falésias são realmente um espetáculo e não dá para sair de Morro Branco sem vê-las!

Uma dica super útil é reservar um dia de sua viagem à Fortaleza para fazer um passeio de um dia para conhecer Morro Branco. Veja aqui quando ir a Fortaleza!

praia de morro branco ceara nordeste

Falésias da Praia de Morro Branco, Ceará

9. Prainha, Itacaré – Bahia

A exuberância da paisagem ligada à dificuldade de acesso fazem dessa praia uma das mais desejadas entre os visitantes que chegam a Itacaré em busca de cenários deslumbrantes. Quase deserta, cercada pela vegetação de Mata Atlântica e com a dose certa de coqueiros, a Prainha agrada especialmente aos turistas que buscam praias mais virgens e sem a interferência de construções, pousadas e restaurantes. Veja as nossas dicas de Praias de Itacaré!

melhores praias do nordeste

Itacaré, no Sul Bahia

10. Praia do Gunga – Alagoas

Com um enorme coqueiral dando as boas-vindas aos visitantes, a Praia do Gunga é aquele tipo de lugar inesquecível! Protegida por uma barreira de corais, ela é uma praia longa, que reúne várias possibilidades em uma só! A Praia do Gunga tem uma área onde o mar se encontra com a Lagoa do Roteiro e oferece um banho muito tranquilo na maré baixa, tem um coqueiral enorme e falésias lindas que ficam na beira do mar! Recomendamos um passeio de quadriciclo para conhecer melhor a região e as falésias que ficam na beira do mar!

Você pode conhecer a Praia do Gunga ao visitar a cidade de Maceió, capital de Alagoas. Veja aqui quando ir a Maceió, um destino que fica melhor em época de maré baixa!

melhores praias do nordeste

Praia do Gunga, Alagoas

11. Morro de São Paulo – Bahia

Já bastante conhecida entre os amantes de praias e os soteropolitanos, Morro de São Paulo, a cerca de 63 km em linha reta de Salvador, é um refúgio da capital. Com praias mais agitadas e outras praticamente desertas, ela oferece uma ótima estrutura, tem um mar cristalino e piscinas naturais lindas para serem admiradas no período de maré baixa. Você pode esticar a viagem e ir também para a Ilha de Boipeba, bem do ladinho e também lindíssima!

Eco Resort Patachocas, na Quarta Praia e a Pousada Bahia Tambor, na Segunda Praia, são duas boas opções de hospedagem em Morro de São Paulo.

Veja aqui todas as dicas de Morro de São Paulo e como chegar a Morro de São Paulo!

Praias do Nordeste bahia

Morro de São Paulo, com algumas das melhores praias do Nordeste

12. Lagoinha – Ceará

A cerca de 110 km de Fortaleza, Lagoinha é um paraíso para quem gosta de belas paisagens. A praia está cercada por falésias, tem barracas e também lagoas próximas, que podem ser conhecidas através de um passeio de buggy. Uma dica que vale a pena é parar no mirante próximo à praia antes de visitá-la, um lugar que rende belíssimas fotos!

Confira aqui nossas dicas de quando ir a Fortaleza!

melhores praias nordeste lagoinha ceara

Lagoinha, no Ceará, uma das melhores praias do Nordeste

13. Tabatinga – Paraíba

Paradisíaca e pouco movimentada, Tabatinga é uma praia digna de cartão-postal e não poderia faltar em nossa seleção das melhores praias do Nordeste. Localizada a cerca de 33 km da capital João Pessoa, ela é uma das praias que os turistas conhecem em um passeio de buggy pela região e que deixa a todos impressionados por sua beleza natural, que mistura longo trechos de areia, falésias e muitos coqueiros. Sem muito comércio ou visitantes, a praia impressiona por sua beleza e tranquilidade.

Veja aqui quando ir a João Pessoa, um ponto de partida para fazer seu passeio a Tabatinga.

melhores praias do nordeste

Tabatinga, Paraíba

14. Patacho, Porto das Pedras, Alagoas

São muitas as praias bonitas do litoral alagoano, entre elas a Praia do Patacho, que fica em Porto das Pedras, vizinha a Maragogi, um lugar de enorme sucesso nessa região. A praia tem milhares de coqueiros na beira do mar, recebe poucos visitantes, não tem comércio ou vendedores ambulantes e ainda oferece um mar calmo e de águas esverdeadas. É um ótimo destino para quem busca um destino simples e autêntico.

Um dos grandes destaques da hospedagem em Maragogi é o Salinas Maragogi, eleito um dos melhores resorts do Brasil, segundo nossos leitores. Leia aqui nossas dicas de resorts em Maragogi!

praia do patacho melhores praias do nordeste

Praia do Patacho

15. Baía do Sueste, Fernando de Noronha

Mais uma praia de Fernando de Noronha faz parte da nossa lista, dessa vez por sua diversidade marinha. A Baía do Sueste é um dos melhores praias do Nordeste e do Brasil para admirar as belezas e diversidade do mar, mesmo com apetrechos simples como uma máscara de snorkel. Tartarugas, tubarões, corais e cardumes de peixes são algumas das espécies ao admirar no lugar e se apaixonar! Para amantes de mergulho, é impossível visitar Fernando de Noronha sem reservar um tempo para curtir as águas do Sueste.

A refinada pousada Nannai Noronha Solar dos Ventos é uma das melhores opções de hospedagem na ilha e fica pertinho da Baía do Sueste, uma das praias mais bonitas do Brasil!

Sueste, em Fernando de Noronha

16. Ponta do Corumbau – Corumbau – Bahia

Um dos tesouros mais bem guardados entre as praias da Bahia é a maravilhosa Ponta do Corumbau, onde uma longa faixa de areia adentra o mar na maré baixa e forma uma trilha que parece levar direto ao paraíso. É o destino ideal para quem deseja descanso total e distância da vida agitada das grandes cidades.

Veja aqui mais dicas da Ponta do Corumbau, uma das praias mais bonitas e isoladas da Bahia!

melhores praias do nordeste Ponta do Corumbau Bahia

Ponta do Corumbau, Bahia

17 – Praia dos Carneiros, Pernambuco

Certamente uma das praias mais incríveis do Nordeste, a Praia dos Carneiros já é popular entre os turistas brasileiros. A praia tem um enorme coqueiral e piscinas naturais que ficam em evidência durante o período de maré baixa. O lugar também tem uma igrejinha muito charmosa, que é seu cartão-postal, e há a opção de fazer um passeio de barco e conhecer o manguezal nas redondezas e tomar um banho de lama (recomendamos muito o passeio!) Quem visita a Praia de Porto de Galinhas pode aproveitar para dar um pulinho na Praia de Carneiros, que está a 47 km de distância de carro.

Na região, já ficamos hospedados na Pousada Praia dos Carneiros, que fica pé na areia, e gostamos da nossa experiência por lá.

melhores praias do nordeste

Praia dos Carneiros, em Tamandaré. Foto: Vanessa Lima

18. Muro Alto – Pernambuco

A Praia de Muro Alto é uma praia que faz parte de Porto de Galinhas e merece um destaque especial. A praia está protegida por um arrecife, o que faz com que no período de maré baixa a água fique represada, como em uma lagoa. O lugar é sensacional e maravilhoso para quem busca uma praia de águas tranquilas ou está com crianças e quer um lugar com mar bem calmo. Também é uma ótima ideia de praia para praticar esportes aquáticos, porque costuma ter uma água bem calma.

Além de ser uma das melhores praias do Nordeste, Muro Alto também reúne vários dos resorts de Porto de Galinhas e se tornou um point para quem busca esse tipo de acomodação.

Com tantas opções, pode ser difícil escolher onde ficar em Porto de Galinhas, mas temos algumas dicas: o Nannai Muro Alto é ideal para quem quer conforto (e fica na Praia de Muro Alto). Já o Kembali Hotel é uma boa dica para quem quer um hotel moderninho, e o Armação Resort para quem quer ficar em um resort. Leia também nossas dicas de hotéis e pousadas em Porto de Galinhas.

praia de muro alto porto galinhas

Praia de Muro Alto, Porto de Galinhas

Leia mais no nosso Guia de Porto de Galinhas.

19. Praia do Forte, Bahia

A Praia do Forte é um destino lindo e muito bem estruturado, ótimo para quem quer passar alguns dias curtindo a beira do mar ou relaxando e desfrutando de seus restaurantes. A área tem muitos coqueiros, águas tranquilas e é também um ponto de desova de tartarugas e conta com a presença do projeto TAMAR, o que a torna ainda mais especial!

Outra dica bacana é que a Praia do Forte reúne vários resorts, dentre eles o Tivoli Ecoresort Praia do Forte, o Iberostar Selection Praia do Forte e o Iberostar Bahia – esses dois últimos funcionam na modalidade all inclusive.

melhores praias do nordeste

Praia do Forte, Bahia

20. Praia de Genipabu – Rio Grande do Norte

A Praia de Genipabu está entranhada entre as dunas douradas do Rio Grande do Norte e tem um mar tranquilo. Com um visual de tirar o fôlego, principalmente se observada do alto das dunas de Genipabu, ela rende um dos melhores cartões-postais do Nordeste. Essa praia costuma ser conhecida durante os passeios de buggy pelo litoral Norte do Rio Grande do Norte, então também vale ficar de olho nas nossas dicas de Natal.

melhores praias do nordeste genipabu

Praia de Genipabu, Rio Grande Do Norte

21. Praia de Tambaba – Paraíba

Localizada a cerca de 40 km de João Pessoa, na cidade de Conde, Tambaba é uma praia com piscinas naturais e linda por suas formações rochosas na beira do mar. Ela tem um grande diferencial em relação a outras praias da região: possui um trecho “tradicional”, onde as pessoas ficam com roupas e um trecho naturista, onde não se usa roupas. — fato que a torna uma das praias mais conhecidas do Nordeste.

melhores praias do nordeste

Melhores Praias do Nordeste

22. Jericoacoara, Ceará

A vila de Jericoacoara é um lugar maravilhoso, de beleza natural exuberante e ideal para quem busca por alguns dias de descanso. A praia principal da vila muda bastante o seu visual a depender da maré e é perfeita para a prática de esportes aquáticos como kitesurf e windsurf. Ela tem dunas próximas que deixam o visual ainda mais bonito, especialmente no fim da tarde, quando o sol se põe no mar.

O famoso Essenza Hotel, com quartos com piscinas privativas e o My Blue Hotel são boas opções de hospedagem na vila.

melhores praias do nordeste

23. Canoa Quebrada – Ceará

Cercada por falésias e em uma região cheia de dunas, Canoa Quebrada é considerada um destino místico, pacato, ótimo para descansar e passar um fim de semana diferente. Sua praia é bem estruturada, com areia amarela e mar transparente. Para quem quer se hospedar próximo ao mar, pode ser também uma boa pedida porque a cidade tem pousadas e hotéis com um bom custo-benefício.

A Pousada Presidente Hotel e a Il Nuraghe são duas boas alternativas de hospedagem em Canoa Quebrada.

melhores praias nordeste canoa quebrada

Canoa Quebrada, Ceará

24. São Miguel dos Milagres, Alagoas

São Miguel dos Milagres é uma cidade litorânea do estado de Alagoas, indicada para quem deseja curtir o mar cristalino da Costa dos Corais e, principalmente, relaxar. O lugar é conhecido como destino de férias, mas também recebe muitas pessoas em feriados ou nos finais de semana. Por lá você pode curtir a beleza de praias com mar de cor esverdeada e passear de jangada até as piscinas naturais formadas na maré baixa ou visitar o Santuário dos Peixes-Bois. Se você busca uma opção de praia mais deserta e pacata, é uma ótima dica!

Uma das pousadas mais famosas do local é a Pousada do Toque, onde ficamos hospedados.

sao miguel dos milagres

São Miguel dos Milagres, Alagoas

25. Caraíva, Porto Seguro – Bahia

Pequenina e badalada, Caraíva é um destino ideal para quem busca sossego, contato com a natureza e o charme de sua simplicidade. O distrito faz parte de Porto Seguro, no sul da Bahia, e se diferencia por ter um acesso mais restrito, feito através de uma travessia de barco, o que mantém esse vilarejo mais protegido. Se você quer curtir um lugar com atmosfera intimista e dias tranquilos na beira do mar, é a escolha certa para suas férias!

As charmosa pousadas Eco Vila Nativa Caraíva e a Casa da Esquina Caraíva podem ser boas opções de hospedagem na vila.

praias desertas no brasil

Caraíva – Bahia

26. Moreré, Boipeba – Bahia

Vizinha de Morro de São Paulo, a ilha de Boipeba tem praias paradisíacas e muito tranquilas. O destino é indicado para quem procura um lugar sossegado, com águas cristalinas e pode surpreender por suas paisagens bucólicas. Por lá não há carros ou badalação e certamente é um dos melhores praias do nordeste para quem quer passar dias relaxantes na beira do mar.

Moreré, Bahia

27. Lagoas dos Lençóis Maranhenses, Barreirinhas – Maranhão

Geralmente pensamos apenas nas praias de água salgada, mas o Nordeste também tem incríveis lagoas com praias de água doce e é justo que elas também recebam um espaço aqui!

Nalagoas dos Lençóis Maranhenses você poderá desfrutar um banho refrescante, em águas cristalinas, em um lugar que se difere completamente de outros cenários do país. Para conhecer as lagoas da região você pode usar como base as cidades de BarreirinhasAtins ou Santo Amaro, que oferecem passeios e atividades pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. 

Em Barreirinhas, uma alternativa de hospedagem são a Pousada do Porto e em Atins a Casa Acquamarina pode ser uma boa ideia.

melhores praias do nordeste lencois maranhenses

Lagoa dos Lençóis Maranhenses – Imagem: Monique Renne

28. Praia da Lagoa do Paraíso, Jericoacoara – Ceará

A Lagoa do Paraíso, em Jericoacoara, é outro lugar de sucesso no nosso Nordeste, que encanta por suas águas cristalinas, com redes para poder descansar em vários pontos da lagoa. É um passeio muito tradicional em Jericoacoara, que você não deve deixar de fazer! A Lagoa tem alguns restaurantes ao seu redor e até clubes de praia, tamanho o seu sucesso, então você pode passar o dia todo curtindo sua água, a brisa fresca tão comum nessa região enquanto toma uma bebida refrescante. Veja mais no nosso Guia de Jericoacoara.

melhores praias do nordeste

Lagoa do Paraíso, Jericoacoara

Veja também:


E você, tem alguma outra praia que visitou e incluiria nessa lista? Quais seriam suas melhores praias do Nordeste? Divida sua opinião com a gente nos comentários! Aproveite para conhecer algumas das melhores praias do nordeste ou planeje a sua viagem para os feriados 2025.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção